Tour pela Europa: como viajar mais pelo Velho Continente
Sonha em fazer um tour pela Europa? A dúvida da maior parte dos viajantes, até dos mais experientes, é por onde começar um tour quando se decide desbravar novos continentes.
Me corrija se eu estiver errada, mas você já questionou se é mais vantajoso viajar de carro, circuitos low cost ou mesmo ônibus e trens, correto?
Fique tranquilo, neste artigo, vou apontar, além dos benefícios de cada opção citada acima, sugestões de como viajar mais pela Europa e como planejar a sua viagem.
Como não poderia faltar, apontarei dois roteiros imperdíveis que você pode fazer em países europeus. Para que este miniguia fique bem democrático, desta vez, irei sugerir um roteiro entre países e entre cidades.
O melhor tour pela Europa dependerá muito do seu estilo de viajante. As dicas que vou te apresentar a seguir tem por objetivo servir como um guia básico para que você possa montar o seu próprio itinerário.
Então fique ligado, pois vou oferecer muitas dicas para sua viagem pela Europa. No entanto, caso você ainda não saiba o que deseja fazer no seu tour europeu, talvez, alguns dos destinos possam servir para você!
Planeje sua viagem => Internet portátil e rápida na Europa
Seguro viagem para os países europeus »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Tour pela Europa
Conforme adiantei acima, saber qual é o melhor tour pela Europa depende não só do gosto pessoal, mas também do orçamento disponível.
Ainda assim, neste artigo irei apontar algumas sugestões para você fazer um mochilão ou ficar curtindo férias tranquilas.
Por isso, ressalto que as informações são gerais, isto é, podem funcionar para diversos formatos de viagem. Basta você adequar as dicas ao seu estilo!
CLIQUE AQUI para comprar um chip com internet na Europa »
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Dicas para montar um tour pela Europa
Um dos pontos mais importantes de todo o seu tour pela Europa terá início antes mesmo de você sair do Brasil. Por favor, não pule esta etapa. Sim, estou falando da organização da viagem.
Saiba que planejar o seu tour pelo velho continente não só te ajudará a chegar lá com menos dor de cabeça, uma vez que você já sai do Brasil com tudo organizado, mas ainda te permite ganhar mais dias viajando.
- O primeiro passo é montar o seu roteiro. Você precisa planejar quais países deseja conhecer, quantos dias você poderá viajar e qual o orçamento para a viagem. Ter atenção a estes itens evita perder dias ou gastar mais que o necessário.
- Depois é hora de buscar a passagem! Não é tão simples quanto parece, nem tão complicado (veja este guia de como economizar na passagem aérea. Sugiro começar a procura com oito meses de antecedência e busque alternativas como voos noturnos ou muito cedo, que decolam às terças e quintas-feiras, baixa temporada, dias após datas comemorativas ou feriados. Se você for visitar mais de um destino, compre a ida para o primeiro deles e a volta, do último.
- Função “múltiplos destinos” também é uma boa escolha quando você decide visitar mais de um país europeu. No entanto, a forma que te fará economizar mais, de verdade, é monitorar os destinos escolhidos. Isso por que, às vezes, comprar todas as passagens separadas poderá sair mais em conta.
- Mais uma opção e que você pode tanto monitorar, quanto comprar do Brasil, são os bilhetes para viagens em aviões low cost. Você compra a passagem de ida com saída do Brasil para o primeiro destino e a de volta do último. Assim, os voos feitos dentro do território europeu, poderiam ser com companhias de baixo custo.
- Agora que você já comprou a sua passagem pelo menor preço, não se esqueça do seguro viagem. Todos os países europeus incluídos no Tratado de Schengen, exigem que os brasileiros tenham este documento. Além disso, os países que não fazem parte do acordo, costumam solicitar este item na imigração. Fica a dica!
- Os dias da viagem, são geralmente perdidos. Além de ser cansativo viajar de uma cidade a outra e fazer trocas de hotel, ainda tem o quesito aeroporto. Então a sugestão é marcar os voos para o início ou final do dia.
Seguro => Comprar euro online
Dicas para montar roteiro
Depois de escolher seu destino e o como chegar até a Europa de forma econômica, o próximo passo é programar os dias para curtir a viagem. Esta lista deve ser feita da seguinte maneira: o primeiro e o último dia do destino não devem ser considerados.
Então, se você deseja ficar 7 dias em uma cidade, precisa contar com apenas 5 dias de tour. Tudo que você deseja realizar precisa estar planejado para este período!
E, mesmo que você queira e queira muito, saiba que nem sempre dará para fazer tudo que você deseja.
A sugestão é tentar organizar roteiros que permitam visitar o maior número de locais em uma extensão territorial menor.
Na Rússia você conhece mais de 5 atrações turísticas ao visitar a Praça Vermelha. Assim como no Vaticano, onde você pode conhecer museus e igrejas.
Se o seu destino for praia, organize sua viagem para os meses que vão de junho a setembro. Neste período você pode visitar as melhores praias europeias e desfrutar o melhor que elas podem oferecer como Algarve, em Portugal; Baleares, na Espanha, Coral Bay, no Chipre ou a Grécia.
Mas se você procura por neve e esportes como esqui, o melhor período para um tour pela Europa é entre novembro e o início de março. Nesse caso, você pode escolher países como a França, Croácia e Geórgia.
Para montar um bom roteiro, você precisa ter em mente a quantidade de dias disponíveis. Lembre-se que o primeiro e último dias não contam.
Então, se você planeja viajar por 15 dias, por exemplo, saiba que você passará na verdade, apenas 13 dias, curtindo de verdade o seu tour europeu.
Neste caso, se planeje para visitar no máximo três cidades grandes ou várias cidades pequenas, desde que o tempo de deslocamento não seja extenso.
Vale lembrar que fazem parte da Europa, 49 países, então roteiros turísticos não faltam. E dá até para comprar antecipado os passeios na Europa.
- O primeiro passo é ter em mente qual o seu estilo de viagem, mochilão ou turista comum? Agora, inclua nesta lista os pontos de interesse, museus, praias, parques, o que você deseja fazer? Destinos que podem incluir alguns destes desejos são Luxemburgo, Bélgica e França.
- Já disse acima, mas reforço, saber a época do ano que você irá viajar pode te ajudar e muito a definir os pontos de visitação!
- Em algumas situações, ao invés de escolher três grandes cidades em países diferentes, você também pode optar por três ou mais municípios dentro de um mesmo país. Neste caso, a sugestão é a Irlanda. Quatro cidades que valem a sua atenção são Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sueste.
- O tempo em cada destino depende da quantidade de atrativos do local e, claro, que você deseja conhecer. Uma sugestão é passar pelo menos 3 dias em cidades grandes e 1 dia nos municípios menores. Um exemplo, na Holanda, você precisa de pelo menos 3 dias para Amsterdam. Haarlem, por sua vez, é possível visitar em um único dia.
- Escolher cidades próximas também é uma boa opção para poder ver mais em menos tempo. Coloque as cidades no mapa, pesquise voos ou ainda melhor, conexão de trem. Por exemplo dá para ir de Viena, na Áustria a Bratislava, na Eslováquia de barco. Ou viajar no Eurotúnel da Inglaterra para a França. Além disso, há o ônibus – a Flixbus promove viagens entre 27 países; e a Eurolines, atende 26 -, as companhias low cost ou você pode viajar de carro. Entre os destinos que você pode percorrer estão a Romênia, Sérvia e Croácia.
- Outro item que você deve reservar com antecedência é a hospedagem. Primeiro porque ao chegar em muitos países você pode ser questionado sobre a sua estadia. Segundo porque fazer a reserva antecipada também pode te garantir descontos. Entre outros países que você pode incluir no seu roteiro estão Lituânia, Estônia e Letônia.
Dicas para se deslocar no seu tour pela Europa
Acima, já dei algumas dicas sobre algumas formas que você pode escolher para se locomover no seu tour pela Europa. Recordando, pelo velho continente, você pode optar por carro, trem, ônibus, barco ou avião.
Contudo, a sua escolha depende não só do trajeto que pretende realizar, mas também do estilo de viagem. Isso por que, tanto você pode preferir o avião, por ser o meio de transporte mais rápido, quando falamos em ir de um país ao outro.
Como pode escolher o trem, ônibus, carro e até barco para apreciar as paisagens. Para você não ficar confuso na hora de escolher seu meio de transporte, sugiro o aplicativo Omio.
Além de ser uma plataforma muito simples, que funciona no computador e no celular, basta você inserir na busca o seu destino que ele te fornece todas as opções de trajetos existentes e valores.
Viajar de ônibus
As duas maiores empresas de transporte de ônibus na Europa são a Flixbus e a Eurolines. A primeira, para você ter uma ideia faz viagens entre 27 países. São mais de 1200 destinos.
As viagens feita por esta empresa também costumam oferecer alguns confortos aos viajantes, entre eles: wi-fi, banheiros e tomadas para carregar aparelhos eletrônicos.
Vale destacar que o preço de cada viagem varia de acordo com a distância, mas vale a pena ficar de olho, já que eles adoram fazer promoções e já ofereceram, inclusive, viagens a 1 euro. Por falar nisso, só para ilustrar, a segunda empresa oferece mais de 600 destinos. Bora escolher um?
Viajar de trem
Fazer um tour pela Europa pelas rotas populares de trem pode ser um passeio muito interessante. Isso por que o velho continente oferece desde equipamentos antigos, até os mais modernos.
Além disso, alguns deles são preparados para viagens longas e noturnas, o que pode te fazer se sentir dentro de um filme.
Outro ponto positivo de viajar dentro das cidades europeias com este meio de transporte é que ele é rápido e geralmente, você compra passes para viajar de trem entre país da Europa pela internet.
Viajar de carro
Fazer um tour pela Europa de carro, mesmo um automóvel alugado, pode facilitar e muito a sua vida. Um dos benefícios é poder parar onde e quando quiser.
Mas uma dica aqui é ficar atento ao momento da locação. Isso por que o procedimento, quase sempre vai exigir um caução.
Ou seja, você precisa ter uma quantia já reservada para este item! Se curte essa opção veja dicas para alugar carro barato.
Viajar de bicicleta ou barco
Viajar de bicicleta ou barco também são duas opções para pequenas distâncias. Isso por que o primeiro meio de locomoção cada dia mais se torna costume nas cidades europeias e muitas delas contam com estações para locação de bicicletas.
Você precisa apenas fazer o cadastro, pagar a taxa de acordo com o percurso e ao invés de andar de metrô, por exemplo, passear com duas rodas.
Já o barco, pode ser uma opção para pequenas travessias, além de ser um passeio muito legal, modifica um pouco o cenário!
Viajar de avião
O avião costuma ser a escolha mais óbvia pela maior parte dos viajantes quando se trata de viajar de um país a outro. Escolher esta opção, em muitas situações, pode ser a mais acertada.
Leve em consideração alguns detalhes, tempo gasto na viagem de avião em relação a outros meios de transporte e valor da passagem.
Não esqueça de buscar voos low cost. Conforme já citei neste artigo, você pode comprar as passagens do Brasil e, quanto antes finalizar a compra, mais irá economizar.
Por outro lado, se você dispõe de tempo e recursos financeiros, por que não viajar conhecendo as estradas?
Saiba também => Como usar WhatsApp na Europa
Dicas para gastar pouco na Europa
Uma das dúvidas mais frequentes dos viajantes é saber qual valor será necessário investir em uma viagem pelo velho continente europeu.
Mais uma vez a resposta é: depende do estilo de viagem que você deseja fazer! Um mochilão na Europa ou uma viagem comum?
Nesta conta você precisa incluir, por exemplo, almoçar em restaurantes ou comer comida de rua? Se hospedar em hostels, casas, pousadas ou hotéis mais refinados? Quantas atrações turísticas pagas serão visitadas?
Vale destacar que o número de refeições feitas em restaurantes ou a hospedagem escolhida poderão interferir bastante no valor final da sua viagem.
A dica nesse caso é optar por almoçar ou jantar em restaurante, assim você elimina pelo menos uma refeição mais cara, e escolher hostel ou ainda hotéis mais distantes da cidade. Veja dicas para ficar a primeira vez em hostel.
Por falar em economia, lembre-se que muitas atrações turísticas, como museus e galerias de arte, tem um dia da semana com entrada mais barata, além disso, comprar os bilhetes antecipadamente e por meio de aplicativos também costuma oferecer mais descontos em relação a compras feitas na hora da entrada! Também existe o tax freeque estorna para você os impostos.
Dicas de roteiros na Europa
Roteiro entre Amsterdam, Bélgica e Paris
Esse tour, assim como os citados nas dicas para montar roteiro, é estrategicamente pensando na distância que você irá percorrer de um país ao outro.
Dito isso, a sua primeira parada é Amsterdam, onde você pode ficar 5 noites para aproveitar bem os atrativos.
O próximo destino é a Estação Central, onde você irá pegar um trem para Bélgica. Em Bruxelas, você também deve ficar pelo menos 4 noites. Para aproveitar a cidade, você deve conhecer os pontos de interesse de Bruxelas.
Da Bélgica, você segue para Paris, onde pode ficar 6 noites. A viagem pode ser feita de trem, novamente, ou de avião.
Na capital da França há muito o que se ver, organize-se conhecendo os lugares turísticos.
Vale lembrar que neste tour, já que ele é livre, você pode optar ainda por ir parando nas cidades perto de Paris ou dos outros destinos e ir conhecendo o maior número possível de lugares!
Para esse roteiro você pode comprar o bilhete múltiplos destinos. Neste caso, a ida é para Amsterdã e o retorno de Paris.
Roteiro entre Roma, Florença e Milão
Outra opção é viajar entre cidades, dentro de um mesmo país. Escolhi as cidades de Roma, Florença (Firenze) e Milão.
Esse roteiro nas regiões turísticas da Itália inclui muita arte, história, belas paisagens e gastronomia. Anote as dicas!
O tour começa por Roma, sua primeira parada, onde pode ficar 5 noites para aproveitar tudo o que fazer em Roma .
Na sequência, Florença, onde você pode passar mais 5 noites. Também sugiro ler o artigo com sugestão de roteiro em Florença para quem vai ficar de 1 a até 5 dias na cidade.
Por fim, siga para Milão, cidade de retorno. Leia o artigo com o mapa dos locais imperdíveis em Milão para até 4 dias na cidade.
Este roteiro oferece diversas opções, já que você pode fazê-lo de carro, ônibus ou trem. E, assim como você pode fazer na viagem entre países, na hora de comprar a passagem de ida e volta do Brasil pode optar por pontos diferentes. Nesse caso a ida tem como destino Roma e a volta de Milão.
Mais opções =>
Tour pela Europa: viaje mais, gaste menos
Se você leu este artigo já descobriu que é totalmente possível fazer um tour pela Europa de maneira organizada e econômica. Porém, para que isso seja possível é preciso planejar cada detalhe da sua viagem.
Você precisa somar todos os possíveis custos e atrações que pode querer fazer, isso não só ajuda a economizar, mas também te oferece uma margem extra caso decida fazer um novo passeio que não estava no seu roteiro europeu.
Além disso, planejar e comprar todas as passagens e bilhetes turísticos com antecedência também te dará vantagens, já que provavelmente tudo sairá com descontos em relação ao valor de comprar na hora.
Então, agora que você já sabe o que é preciso fazer, que tal começar a planejar a sua viagem pela Europa? Confira as magnificas cidades do continente no vídeo do site oficial de turismo da Europa:
Quer fazer um tour pela Europa? Quais são os planos para seu roteiro pelo velho continente? Deixe o seu comentário!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *