Início / Suíça

Suíça

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalQuando o assunto é o turismo na Suíça, na Europa, você já pensa em chocolate, fondue e esportes na neve? Bom, esse pensamento está certo e errado. Isso porque, embora esses três itens sejam bem característicos no país, famosos mundialmente e um grande atrativo para viajantes de todo o canto do mundo, a Suíça é muito mais.

Charmosa por natureza – são muitos lagos e montanhas nevadas que deixam a paisagem maravilhosa -, a Suíça possui uma atmosfera romântica, uma bela arquitetura medieval, e muita história para contar. Outro aspecto fascinante do país, é que a Suíça é dividida por regiões com forte influência recebida dos países fronteiriços, como Alemanha, Itália e França.

Neste artigo, você receberá indicações de artigos sobre a Suíça desde clima, moeda, alimentação, pontos turísticos e muitas dicas de viagem. Assim, poderá montar um roteiro de viagem maravilhoso e dentro do seu perfil de viajante. Dá uma olhada!

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis da Suíça

Precisa fazer seguro viagem para a Suíça?

 

Tudo sobre o turismo na Suíça

Tudo sobre a Suíça
Alpes suíços.

A Suíça é daqueles países que podem ser visitados o ano inteiro e, a cada estação, você descobre uma paisagem e atrativos bem diferentes. Por isso, escolher depende do seu gosto pessoal por frio ou calor, ou mesmo por uma data comemorativa.

Para começar sua pesquisa sobre o país e que resultará na escolha da data da sua viagem e dos passeios que fará pela Suíça, primeiro você deve ler o artigo sobre quando ir para a Suíça. O post explica como é o clima, o fuso horário e a melhor época para visitar o país. Vale destacar que a Suíça tem quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche).

Também é importante saber se é obrigatório fazer seguro viagem para a Suíça, qual moeda é melhor levar (em breve) para a viagem, e sobre aluguel de carro na Suíça (em breve), com dicas sobre documentação e preços. Por fim, antes de fazer o seu primeiro roteiro para o país, leia o artigo sobre a comidas típicas da Suíça e  esse com dicas importantes para sua primeira viagem para a Suíça (em breve).

Programe-se​ => Melhores passeios da Suíça

 

O que fazer na Suíça?

Há muito o que fazer durante viagem para a Suíça. Em todas as regiões há lindas cidades e atrativos turísticos para todo o tipo de viajante. Conheça neste artigo um mapa com as 9 cidades mais bonitas da Suíça e neste outro os pontos turísticos imperdíveis do país. Para entender onde ficam cada um desses pontos turísticos e dessas cidades destacadas, leia o artigo sobre as regiões turísticas da Suíça.

Útil => Aplicativos de viagem para Eurotrip

 

Região Francesa

Turismo na Suiça onde ir
Lausanne.

A região francesa da Suíça, formada pelas cidades de Lausanne, Genebra, Montreux, o Vilarejo de Gruyères, entre outras, tem entre seus maiores charmes os vários lagos localizados por lá.

Lausanne e Montreux, inclusive, são algumas das cidades listadas no artigo sobre o verão na Suíça, que dá dicas de onde aproveitar os dias mais quentes do país.

Genebra é a Capital Mundial da Paz, uma vez que sedia diversos órgãos de trabalhos humanitários e sempre reúne líderes de todo o mundo para debater o tema. Mas, não é só isso, Genebra é linda e possui atrativos como o relógio de flores e os jatos de água que chegam a mais de 100 metros.

A Catedral de Genebra é outro ponto turístico bem visitado na cidade e para conhecer outros lugares, confira os ingressos para passeios imperdíveis em Genebra.

Lausanne mistura o ar medieval de suas construções com o clima moderno dos estudantes universitários que lotam a cidade em período de aula. Entre os passeios mais bacanas  está caminhar pelo bosque Bois de Sauvabelin, que é cheio de animais como as tradicionais vaquinhas suíças, visitar o Museu Olímpico, entre outros passeios, como um tour com degustação de queijos e chocolates em Lausanne.

O que fazer na Suíça
Vinhedos em Montreux.

Na região de Lausanne ainda estão os Vinhedos de Lavaux, declarados Patrimônios da Humanidade pela Unesco. Já em Monteux, conhecida como Riviera Suíça por ter lagos e alpes nevados na sua paisagem, são realizados diversos festivais e um famoso Mercado de Natal.

A principal atração da cidade é o castelo de Chillon, construído em uma ilha e com exposição de armaduras. Por falar nesse local, confira uma excursão com parada no Castelo de Chillon.

O Vilarejo de Gruyères, como o próprio nome já indica, é a “casa” do famoso (e delicioso) queijo gruyère. Na cidade, que é um aldeia linda e com apenas uma rua principal, é possível conhecer a fábrica de queijo suíço com degustação do produto e também de chocolate. Imperdível.

Oportunidade => Melhores hotéis de Montreux

 

Região Italiana

O que fazer na região italiana da Suiça
Lago em Lugano.

Entre as cidades mais famosas da região italiana da Suíça, estão Lugano, Bellinzona e Locarno. Nessa região, é bacana conhecer o Lago Maggiore (que em português significa Lago Maior), que divide a Suíça da Itália, sendo o segundo maior lago italiano. A região é tão bonita que vale pesquisar os hotéis em oferta em Locarno e ficar pelo menos 2 dias.

Destino de férias de muitos suíços e também italianos, Locarno possui belos jardins e muitas áreas verdes. A arquitetura é bem diferente do restante do país, lembrando mais a de cidades italianas.

Em Bellinzona, há três castelos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco: Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro. As obras foram feitas por duques de Milão durante a Idade Média com objetivo de fortificar, ajudando na defesa da região.

Já Locarno, tem clima de cidade de praia, uma vez que tem mais de 2.300 horas de sol por ano, lagos, calçadões com lojas, bares, restaurantes e festivais de música.

Outro atrativo é o Santuário Madonna del Sasso, muito visitado em rota de turismo religioso. Menor que Locarno, mas com o mesmo “clima” está a cidade de Ascona, repleta de hotéis de luxo e restaurantes badalados.

Descubra => Como usar o Whatsapp na Europa

 

Região Alemã

roteiro de turismo pela suíça
Berna, capital da Suíça.

A região alemã na Suíça é a maior, em termos territoriais, e onde está situada a capital do país, Berna. Além dela, fazem parte dessa região cidades como Zurique, Lucerna, além dos Alpes Suíços, onde ficam as cidade de Zermatt, St. Moritz, Interlaken, Davos, entre outras.

Embora haja cidades de outras região, a maior parte dos destinos citados no artigo Suíça no inverno: melhores cidades para explorar a neve e o frio faz parte da região alemã, com destaque, claro, para os vilarejos dos alpes.

Berna tem um Centro Histórico lindo, inclusive considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e que vale a pena ser percorrido a pé. Lá as ruas são estreitas, com prédios de arenito e muitas fontes de água, sempre com uma estátua colorida. Outros pontos turísticos são a torre do relógio (Zytglogge), a Casa do Parlamento, a Catedral de Berna, o Parque dos Ursos, o Museu de Berna e a Casa de Albert Einstein, entre outros.

Zurique tem uma atmosfera urbana da cidade e é considerada a mais cosmopolita de todo o país. Agitada possui muitos atrativos culturais e opções para curtir à noite, além de diversos museus, como o da Fifa e também, uma fábrica da Lindt, com chocolates com um bom preço e uma parte interativa.

Já Lucerna é destino para aventureiros e apreciadores de belas paisagens, uma vez que possui muitos lagos e montanhas onde são praticados esportes de aventura.

 

Alpes Suíços

Roteiro de inverno pela Suíça
St. Moritz.

Zermatt possui diversas pistas de esqui, sendo que uma delas com 25 quilômetros de extensão é considerada uma das maiores de toda a Europa. Também fica lá a montanha mais conhecida do país, estampada nas embalagens do chocolate Toblerone: a Matterhorn. Para chegar até ele, confira uma excursão até Matterhorn.

De Zermatt também sai o Glacier Express, um trem panorâmico pelo alpes até a cidade de St. Moritz, que é um dos destinos de inverno mais procurados pelos viajantes. Saiba onde se hospedar em Zermatt.

Isso porque, St. Moritz tem uma das melhores infraestrutura do país para curtir o frio e a neve, tanto que já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. Há muitos hotéis, lojas e estações de esqui, sendo o destino mais caro do país.

Um dos atrativos mais bacanas da cidade é o lago, que sempre congela no inverno e permite caminhar sobre as águas congeladas. A cidade também é conhecida pelas águas termais e spa.

Já Interlaken fica entre dois lagos (Brienz e Thun) e possui teleféricos, bondinhos e pistas de esqui. O passeio mais famoso de Interlaken é o Jungfraujoch, que tem como destino o chamado “topo da Europa”.

Nesse local, há um complexo turístico no qual há a possibilidade de praticar diversas atividades de inverno e conhecer um “palácio” de gelo. Inclusive, descubra uma excursão para Jungfraujoch, a partir de Interlaken.

Com uma altitude de mais de 1.500 metros, Davos é a cidade mais alta dos Alpes Suíços e um dos principais centros para a prática de esportes de inverno. Com ótima estrutura, conta com quase 60 teleféricos, diversas pistas de esqui e também três pistas de trenó.

Dica => Hotéis em Interlaken com menores preços

 

Dicas de turismo na Suíça

Dicas de passeio na Suíça
Gruyère.

Neste artigo, você vê a beleza e os atrativos turísticos da Suíça, mas é claro, que as descrições nunca fazem jus a beleza real. Para conhecê-la você tem que visitar o país o que, convenhamos, não é uma tarefa nada difícil.

Além de tudo que falei nos parágrafos aí de cima, na hora de montar seu roteiro é interessante saber quais são feriados na Suíça, são 8 datas que podem tornar seu atrativo ainda mais bacana. E também ver os melhores passeios da Suíça e já garantir seu ingresso, fugindo das filas e ainda economizando.

Também vale ressaltar que a Suíça figura nos artigos sobre os hotéis mais incríveis do mundo e também fica no país alguns dos barcos mais bacanas do mundo para se hospedar. Mesmo que você não vá se hospedar em nenhum deles, vale conhecer e fotografar.

Por fim, veja as 23 curiosidades sobre a Suíça. O artigo conta um pouco dos costumes dos suíços, da cultura e outros fatos interessantes do país. Agora que você já sabe tudo sobre o turismo na Suíça é só fazer sua mala e partir para os Alpes.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão de passeio pela Suíça? Conte para a gente nos comentários.

 

Leia os últimos artigos sobre a Suíça:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *