Mercados de Natal na Suíça: 6 destinos e o que comer

Mercados de Natal na Suíça: 6 destinos e o que comer

Os mercados de Natal da Suíça podem ser um ótimo motivo para visitar o país no mês de dezembro. Decorações impecáveis e repletas de luzes se misturam com os itens típicos encontrados em cada barraca.

Se o cenário das cidades na Suíça já é um charme por si só, nesse período se torna ainda mais encantador. Todas as principais cidades do país possuem mercados de Natal, alguns singelos, outros, com muitas opções, esta é uma das formas de como é comemorado o Natal na Suíça.

Esses mercados da Suíça são considerados alguns dos mercados de Natal na Europa mais importantes. A variedade é enorme, desde itens de culinária, decoração e produtos que só são encontrados nessa época do ano. Neste artigo, você conhece mais desses mercados tão encantadores.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta na Suíça

Seguro viagem para a Suíça »

 

O que são os mercados de Natal da Suíça?

mercado de natal zurich 2018
Alguns artigos dos mercados de Natal | Foto: Popo le Chien, via Wikimedia Commons.

Antes que o Natal chegue, geralmente em novembro, as principais cidades da Suíça se tornam palco desses mercados que são realizados há séculos. Uma tradição encantadora.

Esses mercados são espaços repletos de comidas típicas, doces, artesanatos locais e um cenário muito bem feito. A maioria dos produtos é feita a mão, deixando os itens ainda mais especiais.

Além disso, também acontecem diversas apresentações musicais, principalmente de corais.

Em síntese são uma espécie de feira, contudo, com barracas feitas de madeira, enfeitadas e iluminadas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Suíça »

 

Quando começam os mercados de Natal?

Com sorte você poderá desfrutar dos mercados já no período de neve, eles começam a ser montados em novembro, e acontecem no inverno, o principal período é claro, durante mês de dezembro, quando o Natal é celebrado, uma dos feriados na Suíça mais encantadores.

A data correta varia de cada mercado, mas em dezembro não há erro, você certamente irá se deparar com algum, ainda que não seja os maiores. Saiba mais sobre quando ir para a Suíça.

Imperdíveis​ => Passeios na Suíça

 

Melhores mercados de Natal da Suíça

natal na suiça 2018
Mercado de Natal em Montreaux | Foto: Luca Florio, via Wikimedia Commons.

Tarefa difícil elencar os melhores mercados, cada cidade possui suas características, mas, dentre elas, alguns se destacam. Confira:

  1. Montreux
  2. Basel
  3. Lucerna
  4. Berna
  5. Bremgarten
  6. Zurique

 

Montreux

Como é o mercado de natal na Suíça
Montreux | Foto: Popo le Chien, via Wikimedia Commons.

A Vila de Natal da cidade é muito famosa e as barracas são muitas. À noite, costuma acontecer um espetáculo com a chegada e desfile do Papai Noel.

Vale a pena gastar mais tempo nessa cidade que é conhecida como Riviera Suíça devido à beleza e atrações. A cidade também é palco de um dos castelos mais visitado da Suíça. Consulte um ticket para trolley turístico em Montreux.

Os mercados de natais, apesar de serem tradicionais, são renovados e trazem novidades em todos os anos, não sendo exatamente iguais ao ano anterior.

Em Montreux, o Papai Noel já sobrevoou o mercado em um trenó instalado nas alturas, uma experiência diferente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas, o mercado de Montreux também pode ser uma ótima opção durante o dia. Ele é montado às margens do Lago tendo ao fundo os Alpes Suíços como cenário, um verdadeiro sonho.

Se tiver a oportunidade poderá desfrutar de um passeio de roda gigante e observar essa vista de outro ângulo. Confira um passeio para um glaciar em Montreux.

Próximo de Montreux, existe ainda uma outra cidade, não tão conhecida, mas que abriga uma espécie de “Casa do Papai Noel”, o município de Caux também simula uma vila de Elfos, um passeio que pode ser interessante caso seu roteiro permita acrescentar mais um local para descobertas natalinas.

Internet​ => Bilhete de entrada no Mundo de Chaplin em Montreux

 

Basel

Quando começam os mercados de Natal?
Natal em Basel | Foto: Benutzer, via Wikimedia Commons.

Um dos maiores da Suíça, o mercado de Natal de Basel possui, além de todos os itens clássicos de comida e decoração, uma parte interativa para crianças.

É possível realizar a confecção de velas decoradas, decorar biscoitos, enfim, diversas atividades natalinas, uma experiência diferente. Agende um food tour guiado em Basel.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

Lucerna

Lucerna mercados de natal
Lucerna no natal | Foto: David Lienhard, via Wikimedia Commons.

Assim como as principais cidades do país, em Lucerna, as praças se tornam local para barracas do típico mercado natalino. Normalmente, ela já é uma das cidades mais bonitas da Suíça e fica mais mais no final de ano.

Aliás, em alguns municípios o mercado não fica reunido em uma única localidade, é possível encontram um pouquinho por diversos espaços e ruas. Agende um cruzeiro em Lucerna.

   
   

O diferencial de Lucerna, que deixa esse período do ano mais especial é a pista de patinação no gelo montada as margens do lago, uma tradição.

Além disso, na cidade você pode ter a chance de comprar uma árvore de natal legítima e depois decorá-la.

Descubra => Excursão a pé em Lucerna

 

Berna

Berna mercados de natal
Foto: David Haberthür, via Wikimedia Commons.

O mercado de Berna geralmente ocorre próximo à principal catedral da cidade, que é a igreja com a maior torre da suíça. O mercado possui um aroma de gengibre, que é usado no preparo de alguns pães.

Aproveite este mercado em particular para provar e conhecer queijos suíços artesanais.

Os pontos turísticos mais importantes da cidade estão próximos, por isso, aproveite para ver a torre do relógio, um dos cartões postais da cidade que de hora em hora tem uma apresentação com bonecos que são sincronizados com as batidas dos sinos. Veja uma excursão ao relógio de Berna.

Planeje-se => Qual moeda levar para a Suíça

 

Outras opções de Mercado de Natal na Suíça

natal em zurique 2018
Foto: © Roland Fischer, via Wikimedia Commons.

Além dessas cidades, existem diversas opções de mercados espalhados pelo país, por ser algo cultural, dificilmente você estará em dezembro em um lugar sem barracas de natal.

Mais algumas sugestões: o município de Bremgarten, localizado a cerca de 20 Km da agitada Zurique, uma cidadezinha com ares medievais é outra das opções que recomendo.

Zurique inclusive é também uma boa opção de lugar para conhecer um mercado de Natal suíço. Nela, como diferencial, é possível encontrar mercados em locais cobertos e fechados, ao contrário das outras citadas, que acontecem ao ar livre.

Uma ótima opção para fugir do frio da Suíça no inverno.

Existem sim, barracas de mercado de Natal espalhadas por alguns dos principais pontos turísticos de Zurique, mas, o mercado indoor é tipo como o maior da Europa nesse tema.

A tradição desse mercado é a enorme árvore de natal (de 15 metros de altura) montada com cristais. Marque uma excursão para degustação de chocolate em Zurique.

Além disso, já fora do mercado, na principal avenida de compras da cidade, a Bahnhofstrasse uma estrutura em formato de árvore é montada para apresentações musicais de grupos de crianças, conhecida como árvore cantante as apresentações se tornaram outro símbolo do natal no maior município suíço.

Vale a pena?​ => Aluguel de carro na Suíça

 

O que comer nos mercados de Natal?

mercado de natal alemanha
Na Suíça há uma fartura de queijos e fondues.

Essa lista não teria fim, pois são diversos produtos bastante tentadores. Para uma experiência mais Suíça, experimente um fondue de queijo. Confira uma excursão para Interlaken para provar queijo e chocolate.

Aliás, falando em queijo, os mercados de natal também são uma boa opção para provar diversos tipos de queijo suíço. Existem diversos produtores locais e você poderá degustar em diversas das barracas.

Outra opção salgada para experimentar são as salsichas suíças, bastante diferentes das brasileiras.

Já as duas bebidas principais são o típico chocolate quente e o vinho quente com especiarias, vinho que por sinal costuma ser produzido em terras Suíças. Nessas espécies de feiras típicas há uma certa dose de patriotismo que faz com que os produtos comercializados sejam produzidos na própria Suíça.

Os doces de Natal são um caso de amor à parte, chocolates são clássicos, mas existem também churros (diferentes dos encontrados no Brasil). Há ainda alguns biscoitos típicos, não somente do país, como exclusivos deste período do ano, não perca a experiência.

   
   

Inclusive, sobre biscoitos, além das feiras tradicionais das cidades outros locais também acabam recebendo espécies de mercados de Natal, a exemplo da entrada da Fábrica de biscoito Kambly (bem próxima da cidade de Berna).

A fábrica também prepara anualmente uma espécie de minimercado de Natal com muitas opções, tais como: iogurtes caseiros, embutidos suíços e doces típicos.

Recomendo => Montanhas, queijo e chocolate na Suíça

 

Tudo sobre os mercados de Natal na Suíça

Uma das dicas essenciais é observar a previsão do tempo.

Esse período do ano na Suíça é inverno e faz bastante frio, como a maioria dos mercados de Natal suíços é totalmente ao ar livre, certifique-se de estar com a roupa adequada para poder aproveitar sem estar congelando.

Os principais mercados de Natal na Europa, e isso inclui os da Suíça, deixam no site oficial do país os dias e horários de funcionamento, vale a pena dar uma checada na hora de escolher qual irá visitar, inclusive para ver horários de apresentações musicais ou possível chegada do Papai Noel.

Existem muitas tradições que permeiam este período do ano. Muito além de decorações, são atitudes que a população carrega, como a contagem do advento, que corresponde aos dias que antecedem o Natal, celebrando a cada semana.

Vale a pena conhecer um pouco mais da cultura e descobrir mais sobre os visto para Suíça.

Falando em Papai Noel, na Suíça existe uma outra tradição, não muito amistosa. Em alguns desfiles, principalmente em cidades menores, próximo ao conhecido velhinho dos presentes uma outra figura vestida de preto com um saco o acompanha.

Segundo a tradição, esse vem para castigar as crianças que não foram obedientes ao longo do ano. No final o clima de felicidade é maior, mas, não deixa de ter um arzinho assustador.

A principal dica é: aproveite ao máximo as formas de como é comemorado o Natal na Suíça!

Experimente as comidas, com sorte encontrará várias com degustação, para te ajustar na hora de escolha. Os preços são mais altos que o normal, mas o clima vale a pena. Saiba também como fazer uma viagem barata para Suíça.

Em alguns dos mercados você se comunica bem em inglês e eles entendem, mas, isso não é maioria. Com um pouco de mímica e risadas você conseguirá entender sobre os produtos, e essas memórias são as melhores desse momento.

Não importa o roteiro que montar para sua viagem para Suíça nesse período do ano, você provavelmente irá se deparar com mercados natalinos e aproveitar toda uma magia e para postar tudo consulte como ter a internet na Suíça.

Aproveite tudo e boa viagem! E depois escreva para a gente contando qual é o seu mercado de Natal preferido.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *