Quando ir para Suíça: melhor época, clima e hora na Suíça

Quando ir para Suíça: melhor época, clima e hora na Suíça

A Suíça, além de muito charmosa, é um país muito versátil que se transforma a cada estação do ano: outono, inverno, primavera e verão. Por isso, escolher quando ir para Suíça é uma das partes mais importante na hora definir seu roteiro de viagem.

Verões ensolarados com banhos nos lagos, invernos gélidos com muito esqui nos Alpes, um lindo outono e, claro, a bela primavera suíça, cada período do ano possui uma particularidade especial para ser aproveitado.

Descubra neste artigo qual é a melhor época para ir para Suíça de acordo com as suas preferências de clima, temperatura e atividades.

Planeje sua viagem =>Melhores hotéis da Suíça

Seguro viagem para a Suíça »

 

Qual a melhor época para visitar a Suíça?

Quando ir para Suíça
Bastei Bridge, Suíça.

Para a primeira viagem a bela Suíça na Europa, a estação mais indicada é o outono, pois, a paisagem, de longe, se torna a mais bonita de todos os períodos do ano, principalmente, nas janelas e varandas do castelo do vilarejo de Gruyéres. Aproveite e veja um passeio com degustação de chocolate e queijo em Gruyères.

A estação mais agitada é o verão, muitos moradores tiram férias nos meses mais quentes e aproveitam bastante, a cena de várias pessoas tomando banhos nos lagos (que mais parecem praias) é bastante comum.

Estação mais agitada na Suíça
Locarno, na Suíça.

Além disso, o humor dos suíços muda bastante. No verão, são mais alegres, pois os dias são longos. Aliás, as estações do ano são tão importantes para os suíços que eles costumam relacionar os acontecimentos da sua vida relacionando ao período do ano como: “no verão do ano passado almocei em tal lugar” ou “no outono de 2016, comprei um relógio”.

Melhor época para viajar para a Suíça
Gaggersteg na Suíça.

Quem visita o país nos meses sem neve tem a oportunidade de praticar outras atividades bastante difundidas na Suíça, como hiking, uma espécie de caminhada nas montanhas e ciclismo.

Como é o natal na Suíça
Mercado de Natal em Montreux | Foto: Luca Florio, via Wikimedia Commons.

O mês de dezembro se destaca como o mais enfeitado e iluminado de todos em razão da espera pelo natal. Quase todas as cidades do país recebem mercados especiais nesse período do ano, com produtos típicos que vão desde velas e sabonetes a churros e macarons.

Porém, há um detalhe negativo: os dias costumam ser bem curtos, escurecendo antes das 17 horas.

Dicas para viajar para Suíça
Genebra em agosto.

Uma dica muito importante é observar o calendário de eventos das cidades que compõem o seu roteiro de viagem na Suíça.

Em Genebra, por exemplo, uma boa pedida é o mês de Agosto em função do Geneva Lake Festival, um evento bom para experimentar a culinária local e observar uma grande queima de fogos.

Conheça mais essa região de Genebra por meio de um tour panorâmico por Genebra pelo lago.

Temperatura no verão na Suiça
Zurique no verão.

E quem tem como foco a cidade de Zurique, os meses quentes também são a principal escolha para o agito, pois a vida noturna se torna mais intensa. Veja dicas de hotéis em Zurique.

Por outro lado, para aproveitar bem os Alpes, principalmente Interlaken (duas horas de viagem a partir de Zurique), sem dúvidas, o melhor período é o frio.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Estações do ano na Suíça

Primavera

Quando é primavera na Suíça
Primavera na Suíça.

A bela primavera suíça (20 de março até 21 de junho) encanta os visitantes com o verde que desabrocha depois de um longo inverno.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esta estação é bastante esperada pelos moradores, inclusive, algumas cidades realizam festivais para comemorar o fim do frio.

A temperatura média nesta estação circula nas casas entre 8 e 15 graus (nos Alpes essa média pode ser um pouco mais baixa).

Outra vantagem incrível dessa estação, principalmente para turistas econômicos é financeira, pois esse período tem uma procura mais baixa, por isso, diversas hospedagem realizam promoções e diminuem os valores das diárias.

Dentre os destinos imperdíveis nesta estação está Lucerna. Veja opções baratas de hotéis  em Lucerna.

A ponte de madeira, símbolo da cidade, fica mais charmosa na estação das flores. Conheça as belas paisagens de Lucerna em um iate com passeio de 1 hora.

Leia também => Mapa das cidades mais bonitas da Suíça

 

Verão

Quando é verão na Suíça
Verão em Berna, capital da Suíça.

Essa estação começa no final do mês de junho é a mais agitada, entretanto, tem como desvantagem ser marcada por chuvas, o que pode influenciar bastante o roteiro da viagem.

Mês para viajar para Suíça
Genebra na Suíça.

Os dias se tornam longos (realmente longos, por vezes, perto das 21 horas ainda está claro). Uma parte das pessoas sai mais cedo do trabalho (compensam depois) para aproveitar os lagos e rios nesses meses, cuja temperatura média fica na casa dos 21 graus.

É importante observar que embora os lagos estejam lotados de banhistas as águas suíças não são quentes nem mesmo nessa estação.

Quando começa o verão na Suíça
Festival de jazz de Montreux | Foto: Bugaboo, via Wikimedia Commons.

Caso sua viagem esteja agendada no período do verão suíço, um destino imperdível é a cidade de Montreux. Veja os 30 melhores hotéis de Montreux

   

Conhecida como Riviera Suíça, a cidade recebe muitos turistas nesse período do ano, principalmente em julho, mês que acontece o famoso festival de jazz.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

Outono

Época mais bonita da Suíça
Outono em Lilienstein | Foto: Merops, via Wikimedia Commons.

As cores mais bonitas das paisagens Suíças estão na estação do outono, as folhas caindo das árvores deixam o país com um charme especial, especialmente em parques e bosques, como o Bois de Sauvabelin, em Lausanne. Conheça os 10 melhores hotéis de Lausanne.

Contudo, o inverno pode chegar adiantado. Então, se sua viagem for no final do outono há uma grande possibilidade de os belos tons alaranjados e dourados já terem dado lugar ao branco do frio. Dessa forma, se for viajar neste período não se esqueça de levar casacos de frio nas malas.

Clima no outono na Suíça
Outono em Lötschental | Foto: Ewirz, via Wikimedia Commons.

Uma pequena desvantagem de viajar nessa estação são os nevoeiros, neblina, que podem atrapalhar a observação de vistas de montanhas e alguns pontos turísticos. A temperatura nessa fase do ano costuma estar entre 8 e 15 graus.

Por outro lado, há um grande ponto positivo: nesta estação, costuma-se encontrar alguns restaurantes com preços melhores, pois geralmente são realizadas colheitas, tendo assim maior oferta de alimentos.

Aliás, se for viajar no outono poderá encontrar alguns festivais espalhados pelo país, como a Festa da Cebola, na cidade de Berna; e os festivais da castanha, em Ticino, na região italiana.

 

Inverno

Quando é inverno na Suíça

Estação de esqui nos Alpes, o inverno suíço é bastante procurado por turistas em busca de aventura. Nos roteiros que incluem as grandes cidades também se pode aproveitar, pois em diversos locais são montadas pistas de patinação no gelo.

Para aproveitar o esqui, a gama de opções é variada. As principais localidades para desfrutar dos Alpes são Zermatt (veja hotéis em Zermatt), Interlaken e St. Moritz.

Atividades de inverno na Suíça

Esses meses do ano são ideais para ver aquela cena de vilarejos encobertos de neve e casinhas iluminadas nas montanhas.

Além da neve, o charme da estação fica por conta das luzes e decoração natalina que começa a tomar forma na estação mais fria do ano. A Suíça está preparada para as baixas temperaturas, então não se preocupe: tudo é aquecido: de pontos de ônibus a mercados.

Quando começa o inverno na Suíça
Berna na Suíça.

Uma das desvantagens são dias mais curtos, escurece bem cedo, então programe seu roteiro levando isso em consideração para não perder nada.

Além disso, alguns lugares turísticos podem estar fechados em função do clima. As temperaturas no país variam conforme a cidade, mas, no geral, são abaixo de zero.

Temperatura no inverno na Suíça
No inverno, os ursos hibernam.

Para quem deseja conhecer Berna, saiba que os famosos ursos, moradores do Parque dos Ursos, na entrada da cidade, tiram essa estação para hibernar. No entanto, ainda há a possibilidade de conhecer o parque e comprar lembrancinhas. Aproveite e descubra onde ficar em Berna.

Comida de inverno na Suíça
Comida de inverno na Suíça.

Alguns restaurantes oferecem um menu especial durante os meses mais frios do ano. Uma boa dica é aproveitar a noite suíça com um fondue e conhecer os pratos típicos do país.

Quando conhecer a Suíça
Natal em Zurique | Foto: Roland zh, via Wikimedia Commons.

Caso for viajar nessa época, principalmente próximo ao natal, certifique-se de realizar a reserva da sua hospedagem com antecedência, por ser um conhecido destino de inverno o país recebe muitos visitantes nas festas de final de ano.

   

Um conselho muito importante, a Suíça possui diversos spas e locais com piscinas, então, mesmo no inverno, ao montar sua bagagem, não se esqueça de incluir itens de banho.

 

Qual é o fuso horário na Suíça?

Qual é o fuso horário na Suíça?
Zug na Suíça.

No geral, a diferença de fuso horário entre Brasil e Suíça é de quatro horas. Por exemplo, se for oito horas da manhã pelo horário de Brasília, na Suíça será meio-dia. Porém, a questão do fuso não é simples e varia durante o ano.

Por alguns meses, essa diferença pode ser de três horas, em outros, de cinco. Isso acontece devido ao horário de verão brasileiro e suíço.

Entre os meses de março e outubro, o país europeu muda o relógio para aproveitar mais os raios solares. Com isso, deixa de estar no horário da Europa Central para adotar o horário de verão, fazendo com que a diferença de horas em relação ao Brasil seja de cinco horas.

Em contrapartida, quando entra em cena o horário de verão brasileiro a diferença passa a ser de apenas três horas.

 

Quando viajar a Suíça?

Quando viajar a Suíça?

Viajar para um país com estações do ano tão demarcadas é uma experiência muito rica. Conhecer a suíça do verão tem suas particularidades, quem for no inverno não saberá a sensação de nadar em lagos, por exemplo.

O ideal seria poder conhecer o país em cada estação, porém, caso tenha que escolher, observe bem quais são as suas expectativas para esta viagem e escolha a estação que mais combina com seus anseios.

As estações podem influenciar desde a roupa vestida ao alimento, pois os mercados também se adaptam aos produtos típicos de cada época do ano.

Com todas as características tão marcantes é importante saber o que procura e montar seu roteiro de viagem pela Suíça valorizando as qualidades de cada estação do ano e aproveitando todos os festivais e particularidades de cada mês.

Viajar no final de uma estação pode ser uma boa pedida para aproveitar as características de dois cenários na mesma viagem.

E, para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Suíça. É incrível a forma como eles apresentaram um trabalho simples como o de fazer pistas nas montanhas nevadas em algo tão poético. Sério: olha esse pôr do sol.

Você já esteve na Suíça ou pretende visitá-la? Qual seria sua estação preferida no país?

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Laís S. Lepri

    Excelentes artigos sobre a Suíça. Apesar de já conhecer , pretendo voltar este ano entre agosto e setembro. Suas dicas são muito valiosas e acrescentaram bastante ao que já conhecia. Parabéns pela clareza de linguagem e imagens!! Obrigada

  2. Polly Batista

    Obrigada, Laís! Boa viagem!