Mapa das cidades mais bonitas da Suíça: 9 lugares incríveis

por Alana Romão

Mapa das cidades mais bonitas da Suíça: 9 lugares incríveis

As cidades mais bonitas da Suíça são a essência do país, pois carregam uma atmosfera de romance, charme, história e, até mesmo, aventura.

O país encantador, lembrado pelos chocolates, queijos e famosos alpes suíços é repleto de lugares que revelam paisagens naturais e uma arquitetura que, por vezes, nos remete a conto de fadas, com construções pitorescas e castelos bem conservados.

Quem nunca sonhou em conhecer Interlaken, Lucerna ou as lindas montanhas que vemos nas fotos?

Por isso, trago uma coletânea das cidades mais bonitas da Suíça para você planejar a sua viagem pela Europa. Confira agora e impressione-se com as belezas deste destino.

Planeje sua viagem => Melhor moeda para levar para a Suíça

Seguro viagem para a Suíça »

Mapa da Suíça com cidades mais bonitas

  1. Berna
  2. Zermatt
  3. Zurique
  4. Montreux
  5. Gruyères
  6. Interlaken
  7. Lausanne
  8. Lucerna
  9. Genebra

A Suíça, ainda que não seja um país extenso territorialmente, tem quatro línguas oficiais (francês, alemão, italiano e romanche), diante disso, ao montar um roteiro de viagem para a Suíça, procure conhecer ao menos uma cidade de cada cultura.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Cidades imperdíveis na Suíça

*Vídeo do dite de turismo oficial da Suíça

O mapa turístico da Suíça na Europa tem belas cidades espalhadas em diversas regiões. Separei algumas que se destacam pela boa gastronomia, cultura e claro, as belas paisagens, principalmente, dos incríveis Alpes Suíços.

A boa rede de trens facilita o deslocamento entre as cidades. Por isso, é possível conhecer lugares tanto do lado alemão do país, como a capital, Berna, e, em poucas horas estar na francesa Genebra.

Dentre as cidades mais bonitas, destacam-se: Zermatt, Zurique, Lucerna, Montreux, Interlaken, a pequena Gruyères, a universitária Lausanne e claro, Berna e Genebra. Conheça todas agora:

 

1) Berna

Mapa da Suíça com cidades
Berna, a linda capital da Suíça.

Ainda que muitos viajantes pensem que a capital do país seja Zurique, este título é da encantadora Berna. A cidadezinha possui uma infinidade de fontes, cada uma retratando uma história e um centro antigo protegido pela Unesco.

O símbolo da cidade são os ursos, inclusive, na entrada do município há um parque dedicado a eles. Aliás, são muitos os museus da região, como a Casa de Albert Einstein, Museu de Comunicação, Museu de Históriae Museu dos Alpes Suíços.

O principal ponto de visita para uma foto típica de Berna é o relógio Zytglogge. A torre do monumento possui mais de 800 anos de história e já fora desde prisão até base de observação para proteção contra invasores. Para aproveitar esse ponto turístico de Berna, você pode subir até o relógio Zytglogge por apenas 13 euros, com direito a conferir como funciona o mecanismo dele e ver o show de marionetes.

Todavia, o rio Aare também deve fazer parte de uma visita à capital suíça, com águas límpidas e de uma tonalidade esverdeada, ele encanta os visitantes. Existem passeios a pé por Berna por toda a cidade velha.

O aeroporto mais próximo da capital é Zurique, o qual está localizado a cerca de uma hora de trem.

Descubra => Onde é melhor se hospedar em Berna

 

2) Zermatt

Montanhas mais bonitas da suiça
Zermatt, cidade e montanha juntas na foto.

A montanha mais famosa do mundo está em Zermatt, a melhor cidade para conhecer os Alpes Suíços e ver pessoalmente o morro da embalagem do chocolate Toblerone, o Matterhorn.

Além de ser palco de uma das montanhas mais bonitas da Suíça, há diversas descobertas no encantador vilarejo, como trilhas próximas a riachos e diversas lojinhas. Esse destino é uma ótima opção para quem deseja realizar trilhas e trekking.

Carros não circulam no vilarejo, todavia, há um trem panorâmico com viagens diárias.

Confira => Hotéis em oferta em Zermatt

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3) Zurique

Cidades da Suíça
Zurique é histórica e urbana.

O maior e mais populoso município suíço (cerca de 400 mil habitantes) possui uma atmosfera histórica e urbana. Além disso, é sede da maioria dos famosos bancos suíços.

A cidade de Zurique tem unidades de lojas das principais marcas de joias e grifes de roupas do mundo, some-se ainda os conhecidos relógios e canivetes suíços, localizadas principalmente na Rua Bahnhofstrasse, que liga o centro ao belo lago.

De todas as cidades mais bonitas da Suíça, Zurique se destaca pela vida noturna mais agitada do país. Outro ponto positivo para incluir esse destino no roteiro pela Suíça são os chocolates: na cidade há uma loja de fábrica da Lindt, com uma parte interativa.

Ainda que a cidade possua muitos museus, o preferido entre a maioria dos turistas brasileiros é o Museu da Fifa, cujo principal foco é retratar a memória das Copas do Mundo. Além disso, você poderá conhecer os principais passeios e tours em Zurique.

Dica imperdível: Zurique possui mais de mil e duzentas fontes espalhadas pela cidade, com água potável, carregue uma garrafinha e economize dinheiro com esse item!

Economia => Dicas de hotéis em Zurique

 

4) Montreux

Castelos na Suíça
Montreux e seu Castelo de Chillon.

Montreux é uma das cidades mais linda da Suíça. Com um bônus especial, ela se torna diferente em cada estação do ano. Por ser banhada pelo lago é muito procurada por turistas durante o verão.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Por outro lado, no inverno é uma das principais localidades para compras em mercados natalinos. Montreux recebe visitantes de todo o país e se transforma com a decoração repleta de cores e luzes.

Seu principal ponto turístico é o famoso castelo de Chillon, um dos dos 7 principais castelos da Suíça, que era a antiga casa da nobreza suíça e ainda a estátua de Freddie Mercury.

Outras atrações para incluir no roteiro na região são os vinhedos, declarados patrimônios pela Unesco, que você pode conhecer em um tour por Vevey, Montreux e Lavaux.

Encontre => 30 melhores hotéis de Montreux

 

5) Gruyères

Cidade medieval na Suíça
Gruyères possui apenas uma rua na Suíça.

Essa aldeia medieval merece o título de cidade mais bonita da Suíça. Cercada por uma muralha, a pequena Gruyères possui apenas uma rua.

Porém, com casas extremamente charmosas, algumas cobertas por um ramo de flor vermelha e um castelo repleto de história, cuja visita desencadeia numa das vistas mais românticas do país.

Se fosse necessário definir a cidadezinha em poucas palavras, as escolhidas seriam: conto de fadas!

Além disso, logo na entrada há uma pequena fábrica/museu do principal queijo do país. A visita guiada, com degustação, possui áudio em diversos idiomas, inclusive português (detalhe: o áudio sugere que o guia do passeio é uma vaquinha, símbolo suíço, encontrado estampado em diversas lembrancinhas).

Há também excursão saindo de Genebra com degustação de chocolate. Hum… delícia!

 

6) Interlaken

Alpes suíços cidades
Interlaken fica entre dois lagos.

Dentre as principais cidades da Suíça, a bela Interlaken é conhecida por sua localização privilegiada: o município encontra-se entre dois lagos. Teleféricos e barcos fazem parte do turismo na cidade e por eles a paisagem pode ser observada por outros ângulos.

Se o seu objetivo for conhecer os belos Alpes Suíços, Interlaken deve fazer parte do roteiro, obrigatoriamente, pois está situada próxima às montanhas mais bonitas da Suíça, sendo considerada refúgio de inspiração para artistas. Saiba mais sobre a cidade aqui neste Guia de Interlaken.

E um dos passeios mais disputados é a excursão de um dia para Jungfraujoch a partir de Interlaken.

 

7) Lausanne

Cidades imperdíveis na Suíça
Lausanne fica às margens do Lago Léman.

Às margens do Lago Léman e a poucos minutos de distância da França, Lausanne reúne tudo em um único município, e por isso, torna-se uma das mais bonitas cidades da Suíça.

A vista dos Alpes faz parte do cenário da região, que conta com um grande bosque no qual está situada uma torre de madeira de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.

Lausanne é conhecida como capital olímpica, pois abriga o COI (Comitê Olímpico Internacional), a Corte Arbitral do Esporte (CAS) e o Museu Olímpico.

A cidade é bem eclética e possui diversas universidades. No centro, a arquitetura predominante lembra o período medieval, porém, há alguns bairros industriais, como Flon.

E como toda cidade da Suíça você pode aproveitar para fazer um tour com degustação de queijos e chocolates.

O aeroporto mais próximo da cidade é o de Genebra, com apenas quarenta minutos de trem chega-se a Lausanne.

Top => 10 melhores hotéis de Lausanne

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

8) Lucerna

Lucerna Suíça
A bela Lucerna na Suíça.

Destino perfeito para aventureiros, a encantadora Lucerna possui uma paisagem na qual os destaques são os lagos e as montanhas. Muitos turistas aproveitam para desfrutar de um cruzeiro panorâmico em Lucerna.

   

Para chegar ao município, que se encontra ao norte da Suíça, há trens saindo a cada meia hora da agitada Zurique (a duração da viagem é de aproximadamente cinquenta minutos).

Um dos pontos mais visitados da cidade é a escultura do leão. Talhada diretamente na pedra da montanha, a atração está em Lucerna há cerca de duzentos anos.

Mas o título de principal local da cidade para turistas destina-se à ponte da capela, uma das pontes de madeira mais antigas de todo o continente europeu. A ponte possui mais de cem pinturas que retratam a história do município.

Dúvida => Onde ficar em Lucerna?

 

9) Genebra

O que conhecer na Suíça
Genebra é conhecida como Capital da Paz.

Conhecida como Capital da Paz, Genebra é sede de órgãos que realizam trabalhos humanitários, como ONU e Cruz Vermelha, sendo um importante ponto de encontro de líderes mundiais.

Além disso, é uma das melhores cidades para se iniciar um roteiro de viagem na Suíça, o aeroporto da cidade recebe diversos voos e está situado próximo ao centro (cerca de cinco quilômetros).

A principal região para se explorar a cidade é próxima ao lago. Nele, encontra-se um jato de água com mais de cem metros de altura, porém, o município também possui uma extensa área verde, como o jardim inglês, no qual, localiza-se o relógio florido. Tudo isso já incluso em uma excursão turística por Genebra com cruzeiro.

Dicas de ouro => Melhores hotéis em Genebra

 

Dicas de lugares para visitar na Suíça

Dicas de lugares para visitar na Suíça
Matterhorn na primavera, Suíça.

Ainda que a Suíça possua muitas cidades e vilarejos dignos de uma visita, ele não tem um território extenso, por isso, conhecer diversas cidades na mesma viagem é extremamente possível. Planeje seu roteiro tendo como base Genebra ou Zurique, por possuírem aeroportos.

Um dos pontos positivos é o transporte, extremamente organizado e funcional. A maioria dos hotéis oferece um cartão com o qual o visitante pode se deslocar sem nenhum custo. Falando em custos, lembre-se que a moeda do país é o Franco Suíço e não o Euro.

O Franco possui moedas altas, utilize suas moedas, uma moeda de cinco francos, por exemplo, pode valer mais de vinte reais.

Chocolates e queijos já fazem parte do cardápio, mas, curiosamente, não existem crepes suíços, limonadas suíças ou algum dos pratos vendidos no Brasil como se fossem herança desse país. Porém, aproveite e conheça a bebida típica do país, a Rivela, uma espécie de refrigerante fabricado a partir do soro do leite.

Uma dica amiga é que água da Suíça possui muito calcário, ainda que seja boa para consumo, traz bastante prejuízos aos cabelos que ficam ressecados e com frizz. Não obstante, nos mercados locais não se encontram cremes de pentear no estilo leave in, uma dica: já leve o seu na mala!

Uma solução adotada por algumas pessoas é colocar um pouco de vinagre no couro cabeludo e depois enxaguar.

Agora é só fazer as malas e conhecer esse país incrível e suas belas cidades e Alpes, seja para fazer um roteiro pela Riviera Suíça ou então pelos destinos suíços para o inverno.

Está nos seus planos incluir a Suíça na sua Eurotrip? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Irene

    Bom dia. Quero conhecer a suiça em junho deste ano, queria ir por conta mas tenho um pouco de medo por cauda do idioma, quero um tour no interior da suiça e tbm as principais cidades. O que vc me aconselha?.

  2. Guilherme Tetamanti

    Olá Irene, Recomendo procurar no Get Your Guide, é um site europeu que disponibiliza passeios e excursões. Espero que ajude! Abraços