Início / Europa / Suíça / 23 curiosidades da Suíça: costumes, cultura e fatos interessantes

23 curiosidades da Suíça: costumes, cultura e fatos interessantes

Antes de embarcar num avião rumo ao país do chocolate, conheça algumas curiosidades da Suíça, seus costumes, cultura e fatos interessantes. Com certeza, você ficará com ainda mais vontade de explorá-lo por completo.

A charmosa Suíça atrai visitantes de diversos países conhecer as belas paisagens. Mas, sabendo as curiosidades sobre o país você poderá ter um passeio mais tranquilo, conhecendo os costumes e até mesmo os defeitos suíços.

Sem sombra de dúvidas, ter em mente fatos interessantes sobre a Suíça pode ser um diferencial para aproveitar da melhor maneira seu roteiro nesse belo país europeu. Por isso, fique ligado para aprender um pouco mais sobre a cultura suíça.

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis da Suíça

Quanto custa o seguro viagem para a Europa obrigatório?

 

Curiosidades da Suíça: saiba tudo

1) A Suíça possui quatro línguas oficiais

Curiosidades da Suíça
Alemão é um dos idiomas da Suíça.

A Suíça não tem uma grande extensão territorial, mesmo assim, possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. O idioma varia conforme a região, então é provável que em seu roteiro de viagem visite pelo menos uma cidade com idioma francês e outra com idioma alemão.

Por isso, fique atento, embora o idioma seja o alemão, por exemplo, é o alemão suíço, que é um pouco diferente do alemão falado na Alemanha.

Um ponto positivo é que, na maioria dos locais turísticos, os suíços costumam falar inglês e respondem aos turistas cordialmente. Porém, é bom ficar atento aos rótulos no mercado para garantir que está adquirindo o produto desejado.

Saiba mais​ => Quando ir para a Suíça: melhor época e clima

 

2) Qualidade da água

Não compre água na Suíça. As fontes espalhadas pelas cidades e a água da torneira são potáveis e ótimas para consumo. Além do mais, na cidade de Zurique, por exemplo, possui mais de 1.200 fontes. Por falar nessa cidade, veja todos os principais atrativos de Zurique em uma excursão guiada.

Entretanto, a água suíça possui uma grande quantidade de calcário. Esse elemento é prejudicial aos cabelos, que ficam ressecados e com frizz. Por isso, na hora de fazer as malas não esqueça de levar seus cremes, principalmente os de estilo leave in.

Uma solução adotada por algumas pessoas é colocar um pouco de vinagre no couro cabeludo e depois enxaguar.

Conectado => Como usar whatsapp na Europa?

 

3) Domingos

Curiosidade e fatos sobre a Suíça
Domingo é dia de descanso.

Aos domingos, a paz paira nas principais cidades da Suíça. O descanso é considerado algo fundamental e levado a sério. Por isso, a maioria dos comércios e mercados não abre, inclusive alguns restaurantes.

Então, se programe para não ter que comer em redes de fast-food. Essa cultura é tão importante que tem até mesmo uma lei relacionada que garante o silêncio, sendo proibido até mesmo lavar o carro nesse dia da semana.

Conheça => Feriados da Suíça

 

4) Moeda

Curiosidades sobre a Suíça
Suíça não faz parte da Zona do Euro e usa moeda própria.

Ao contrário do que muitos pensam a moeda do país é o Franco Suíço e não o Euro (a Suíça não faz parte da União Europeia). Utilize suas moedas na Suíça, uma moeda de cinco francos pode chegar a valer mais do que uma nota de vinte reais.

Descubra​ => Cidades mais bonitas da Suíça

 

5) Abrigos nucleares

Apesar de ser considerado um país neutro, tendo até mesmo uma cidade conhecida como “Capital da Paz” (Genebra), a Suíça possui abrigos nucleares que são capazes de manter toda a população em segurança por até um ano, caso haja um possível ataque.

Alguns dos abrigos são utilizados atualmente para outras atividades como envelhecer queijos e até restaurantes. Conheça uma excursão turística por Genebra com cruzeiro.

Compras => Como funciona o Tax Free na Europa

 

6) Capital

Tudo sobre a Suíça
Berna fabrica 7 bilhões de barras de chocolate.

Muitos pensam a capital da Suíça é Zurique ou mesmo Genebra, mas na verdade a capital do país é a cidade de Berna. Por falar em Berna, uma curiosidade da capital é que cerca 7 bilhões de barras de chocolate Toblerone são fabricadas todo ano na cidade. Veja também onde ficar em Berna.

Na Suíça, também está localizada a montanha cuja imagem ilustra as embalagens deste chocolate, a Matterhor, localizada no município de Zermatt. Veja uma excursão até Matterhorn.

Prático​ => Ingressos para passeios imperdíveis em Genebra

 

7) Relógios

Fatos, costumes e curiosidades da Suíça
Relógios suíços são famosos no mundo todo.

Na Suíça estão localizadas algumas das lojas e também das fábricas das marcas mais luxuosas de relógio de todo o mundo.

Carro => Rotas para viagens de carro pela Europa

 

8) Montanhas

Os famosos Alpes Suíços ocupam mais de 60% de todo o território do país. Para aproveitar as vistas e infraestrutura as melhores cidades são Interlaken, St. Moritz e Zermatt. Encontre hotéis em Interlaken com menores preços.

Dicas​ => Atrações e passeios nas cidades mais bonitas da Suíça

 

9) Pets

Fatos sobre a Suíça
São Bernardo é o símbolo da Suíça | Foto: Blanky, via Wikimedia Commons.

Existem algumas curiosidades sobre ter animaizinhos na Suíça. Para ter um cachorro, por exemplo, é necessário fazer um curso. Nas aulas, os participantes aprendem sobre cuidados de criação.

Além disso, existe a obrigatoriedade de o dono providenciar uma licença e pagar um seguro para possíveis acidentes causados pelo cachorro. Determinadas raças são proibidas em todo o país, outras, tem proibição conforme a cidade do morador.

Falando em cachorro, um dos símbolos da Suíça é o cachorro São Bernardo (raça do filme Beethoven). Os animais eram utilizados como cachorros de resgate por terem um faro muito aguçado.

Para ter porquinhos da índia no país também há uma legislação específica. Só é permitido ter o animal em pares. De acordo com a legislação, ter outro animal para ser companheiro é muito importante para a saúde do porquinho. Curiosi, não?

Redes sociais​ => Chip de celular com internet ilimitada na Europa

 

10) Patinete

Na Suíça é comum ver pessoas utilizando patinete como meio de transporte, inclusive adultos. Não se espante.

Economia​ => Quanto custa internet da Europa?

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

11) Invenções

Diversos produtos que utilizamos são invenções suíças como: papel alumínio, papel celofane, velcro, o café instantâneo e o creme Bepantol.

Confira => O que fazer no verão na Suíça?

 

12) Estátuas

Cultura e costumes da Suíça
Estátuas na Suíça.

A cidade de Berna possui diversas estátuas, principalmente no centro histórico. Uma delas tem mais de 500 anos e retrata um homem comendo crianças. Apesar de bizarra, não se sabe ao certo qual a verdadeira história da construção.

Existe uma lenda antiga, segundo a qual os moradores tinham que alimentar um ogro para que ele não atacasse as crianças da cidade. Para ver de perto essa obra, experimente um passeio a pé por Berna por toda a cidade velha.

Outra estátua que também desperta interesse é a fonte Anna-Seiler-Brunnen. Localizada próxima a praça Bärenplatz, a construção representa a fundadora do primeiro hospital do município.

Útil​ => Apps para usar na sua Eurotrip

 

13) Sapatos

Um hábito comum na maioria das casas suíças é retirar os sapatos na hora de entrar em um casa. Por isso, se for convidado para ir à residência de algum morador local, observe essa regra para não cometer um erro por falta de educação.

Geralmente, há um armarinho ou local específico na entrada das casas para que esses itens sejam colocados.

Trem => Rotas mais populares de trem na Europa

 

14) Nome

Os sites oficiais do país possuem terminação de “ch” (como o br dos sites brasileiros, por exemplo) isso acontece porque o nome oficial da Suíça é Confederação Helvética.

Vale a pena => Passeios inesquecíveis em Zurique

 

15) Refrigerante de leite

Comidas e bebidas da Suíça
Bebida é feita com soro de leite | Foto: Walta, via Wikimedia Commons.

A bebida mais tradicional da Suíça é a Rivella, um refrigerante cuja base de produção é o soro do leite (o paladar não identifica em nada o sabor de leite). Existem diversas versões como tradicional e chá verde. O valor do produto é similar aos outros refrigerantes do mercado.

Passeios => 12 melhores atividades na Basileia na Suíça

 

16) Comidas

A maioria das comidas disponibilizadas no Brasil sob o codinome “suíço” como limonadas, doces e diversas receitas não existem, de fato, na Suíça. Mas não desamine: o fondue e dezenas de pratos que tem como base a batata serão encontrados nos restaurantes do país.

Conheça => Pratos e comidas típicas da Suíça

 

17) Bandeira

Fatos sobre a Suíça
Bandeira não é retangular e, sim, quadrada.

A bandeira da Suíça é quadrada. Além dela, apenas o Vaticano tem bandeira nesse formato.

Conheça => 50 melhores tours em Lucerna

 

18) Dia de sol

O inverno na Suíça é bastante longo e durante esse período os dias costumam ser curtos, escurecendo bem cedo. Por isso, o verão e os dias de sol são muito preciosos para os moradores.

Dessa forma, dependendo da previsão do tempo, ao ver que haverá um dia ensolarado um suíço pode não ir ao trabalho apenas para aproveitar o lago e passear. Como a população tem bastante responsabilidade, fazem isso compensando em outros dias o tempo perdido.

Roteiro => Destinos de inverno na Suíça

 

19) Qualidade de vida

A Suíça carrega o título de melhor país para se nascer, além disso, possui uma ótima qualidade de vida para os moradores. Inclusive, o país também é considerado um dos mais seguros de todo o mundo.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Descubra => Regiões turísticas da Suíça

 

20) Praia

Fatos curiosos sobre a Suíça
Lagos são as praias dos suíços.

A Suíça tem a localização no centro do continente europeu, dessa forma, faz fronteira com diversos países e não possui nenhuma área litorânea.

Contudo, isso não é considerado uma desvantagem aos suíços que transformam os diversos lagos do país (ao todo a quantidade de lagos é 1.300) em praias durante o verão.

O Rio Aare, inclusive, tem até uma estrutura que permite algumas ondas artificiais para que possa ocorrer a prática de surfe em território suíço.

Veja => Paisagens e monumentos imperdíveis na Suíça

 

21) Chocolate, queijo e vinho

Dicas sobre a Suíça
Fondue é um dos pratos típicos do país.

Conhecida em todo o mundo pelos famosos chocolates, a Suíça tem uma grande produção desse produto. Ao todo, são produzidos anualmente mais de 170 mil toneladas desse item. O chocolate ao leite, por sinal, foi uma invenção criada por dois suíços.

Os queijos da Suíça são outro item motivo de orgulho da população, as vaquinhas, responsáveis pelo leite são muito estimadas. Aliás, a maioria das lembrancinhas nas lojas de souvenir do país tem esse animal como ilustração. Na Suíça, existem cerca de 400 variedades de queijo, sendo o Gruyère o mais famoso.

O vinho suíço também tem uma produção relevante: cerca de 200 milhões de litros são produzidos anualmente. Todavia, menos de 3% desta quantidade é destinada à exportação. Na região francesa do país, os vinhedos de Lavaux são considerados patrimônios da humanidade pela Unesco. Existem passeios de bate-volta como o tour por Vevey, Montreux e Lavaux.

Sugestão => Hotéis em promoção perto de Gruyères

 

22) Relatividade

Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade enquanto morava na capital suíça. Atualmente, na cidade de Berna, a casa em que o físico morou foi transformada em um museu e é aberta para visitações.

Escolha => Mais de 100 passeios em Genebra

 

23) Defeitos

Sim, a Suíça não é um país perfeito, existem alguns defeitos na Suíça, pode acreditar. Primeiramente, a nação não dispõe de saúde pública. Todos os moradores são obrigados a ter um plano de saúde privado. Por isso, atente-se na hora de adquirir seu seguro saúde para a viagem.

Outro defeito no país é a alta taxa de suicídio, inclusive, lá é possível realizar suicídio assistido. Por fim, um último defeito, levando em consideração a visão de turista é o alto custa de vida, prepare os bolsos.

Programe-se​ => Melhores passeios da Suíça para você

 

Curiosidades sobre a Suíça: se encante!

Tudo o que saber sobre a Suíça
Suíça | Foto: McIntosh Natura, via Wikimedia Commons.

A Suíça é, sem dúvida, um dos melhores países para curtir um belo roteiro de viagem. Independente da estação do ano, esse destino tem muito a oferecer a todos os perfis de viajantes.

Esportes de aventura, belas paisagens e uma culinária atraente são alguns dos pontos positivos de uma viagem neste belo país europeu repleto de curiosidades.

Gostou das curiosidades sobre a Suíça? Conte nos comentários qual a sua preferida!

 

Leia nossos últimos artigos sobre a Suíça​:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *