9 comidas típicas da Suíça: tudo da culinária e gastronomia

9 comidas típicas da Suíça: tudo da culinária e gastronomia

As comidas típicas da Suíça garantem um encanto ainda maior durante uma viagem a esse país tão charmoso. É claro que, pensando em alimentos tradicionais da Suíça já temos em mente a imagem de chocolates e queijos.

Sim, esses dois itens bem presentes na gastronomia do país, porém, a culinária é repleta de outros pratos típicos. Muitos deles, inclusive, com forte influência de países vizinhos como Alemanha, França e Itália.

Muitos dos pratos são a base de batata. Você ficará impressionado com a quantidade de receitas preparadas com esse ingrediente. A proteína mais consumida na Suíça é a carne de porco, por conta do custo elevado da carne bovina, mas também encontramos pratos produzidos com carne de cavalo.

O fato é: a gastronomia Suíça tem muito sabor e os pratos típicos costumam agradar os diversos paladares. Aproveite, experimente e surpreenda-se!

Planeje sua viagem​ => Onde ficar na capital da Suíça

Tudo sobre seguro viagem para a Suíça »

 

Quais são as comidas típicas da Suíça?

  1. Fondue
  2. Raclette
  3. Queijos
  4. Rösti
  5. Rivella
  6. Birchermüesli
  7. Schnitzel
  8. Chocolate suíço
  9. Menção honrosa: Croissants (Gipfeli)

CLIQUE AQUI e veja passeios incríveis na Suíça »

 

1. Fondue

Comidas típicas da Suíça
Comidas típicas da Suíça: Fondue é encontrado em todas as regiões do país.

Se fosse necessário escolher apenas um prato da Suíça para falar sobre a culinária local, o fondue seria o eleito. A receita tradicional é produzida com uma mistura de queijos típicos do país, vinho branco e especiarias. Tradicionalmente, o prato é acompanhado de batatas e pães, mas nas versões mais modernas os acompanhamentos podem variar um pouco.

O fondue é encontrado em todas as regiões do país. E, ainda que a versão de queijo seja a mais consumida também há a opção doce, com base de chocolate. Este fondue é acompanhado de diversas frutas, geralmente as da época.

 

2. Raclette

pratos típicos da suíça

A raclette, assim como o fondue, tem como base o queijo. O nome do prato deriva de um verbo que significa “raspar” e em tese é isso mesmo o que acontece. Na receita, derrete-se o queijo e ele é servido no prato, na verdade, raspado nos pratos. É tão bonito quanto delicioso.

No geral, o prato de raclette é acompanhado de alguns legumes da época, salames e batatas. A raclette é um prato que remete ao coletivo, a “comunhão”. Por isso, raramente um suíço come raclette sozinho, este é um prato para ser compartilhado.

 

3. Queijos

Gastronomia da Suíça
Comidas típicas da Suíça: Gruyère, Emmental e o picante Appenzeller são queijos suíços.

Além de ser base para a maioria das receitas do país, o queijo em si também é um prato típico da Suíça. São  diversas as variações e estilos.

Se precisar escolher um opte pelo Gruyère, principalmente pelo fato de que você pode ter a oportunidade de conhecer uma das 100 fábricas desse produto, como a La Maison du Gruyère. Tem até uma excursão saindo de Genebra com degustação em Gruyère.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As instalações da produção abertas ao público estão em uma das cidadezinhas mais encantadoras do país, que carrega o mesmo nome do queijo. Dentre as facilidades, há a opção de audioguia em português.

A voz é de uma “vaquinha” que te orienta ao longo da fábrica para conhecer os processos de fabricação e sentir aromas das flores. Vale a pena conhecer.

Além deste queijo, há muitas outras opções por todo o país. Estima que existam cerca de 400 tipos diferentes em toda a Suíça. Depois de provar e conhecer mais sobre o Gruyère outras boas opções são o Emmental (típico dos desenhos, aquele queijo com furinhos) e o picante Appenzeller.

Uma dica imperdível: se tiver uma oportunidade de conhecer uma feira de produtos locais não deixe de experimentar queijos artesanais suíços.

 

4. Rösti

Quais os pratos típicos da Suíça
Comidas típicas da Suíça: Rösti brasileira é bem parecida com a original da Suíça.

Ainda que a maioria dos produtos vendidos no Brasil como sendo “suíços” não sejam encontrados no país europeu, como “limonada suíça”, a Rösti é uma exceção à regra.

A receita suíça se assemelha em certos pontos a vendida em restaurantes brasileiros, mesmo assim, experimentar um prato autêntico produzido por restaurantes locais deve ser uma das experiências gastronômicas da viagem.

A receita consiste em uma espécie de bolinho de batata com casca, sendo algumas versões cozidas, porém, tradicionalmente, fritas em manteiga ou gordura. Curiosamente, esse prato é bastante consumido por nativos no café da manhã.

Existem diversas opções de acompanhamentos, mas, a principal, sobretudo na região de Zurique é a carne de vitelo com molho de vinho branco e cogumelos (geschnetzeltes). Aproveite e conheça principais atrativos de Zurique em uma excursão guiada.

   

Aliás, se estiver na cidade e estiver em dúvida sobre o que comer em Zurique, uma boa opção de restaurante é o Zeughauskeller. Ainda que a Suíça seja conhecida por ter neutralidade diante de guerras, o prédio do Zeughauskeller tem mais de 500 anos e nos primórdios era utilizado para armazenar armamento e munição. Apenas em 1.926 o local passou a ser restaurante.

 

5. Rivella

Bebidas típicas da Suíça
Rivella é produzida com soro de leite, mas tem sabor frutado.

A Rivella é a bebida mais tradicional do país, uma espécie de refrigerante produzido com o soro do leite. Mas, não se assuste, o sabor não lembra em nada o leite em si. Existem diversas versões, sendo que a tradicional tem um sabor que remete mais à algo frutado.

O preço da Rivella se assemelha aos demais refrigerantes, todavia, por ser produzida com o soro do leite ela tem uma vantagem: o cálcio, algo muito interessante para um refrigerante. Dentre as versões encontram-se a tradicional, com baixo teor de açúcar, sem lactose e chá verde.

 

6. Birchermüesli: o que os suíços comem no café da manhã?

Opções de pratos da gastronomia da Suíça
Comidas típicas da Suíça: Típico café da manhã suíço.

O nome pode parecer um pouco estranho, como de uma receita muito elaborada, mas, o Birchermüesli trata-se apenas do típico café da manhã suíço. A receita contém cereal, aveia, suco de limão, leite condensado, maçãs ou outros frutos secos.

Normalmente em pousadas e hotéis ele é preparado na noite anterior para servir os hóspedes pela manhã, sempre acompanhado de iogurte.

 

7. Schnitzel

Dicas da gastronomia da Suíça
Comidas típicas da Suíça: Schnitzel lembra o bife à milanesa brasileiro.

O Schnitzel é feito com um bife bem fino empanado com farinhas, ovo e pão, e depois frito, ou seja, um “bife à milanesa”. Mas, diferentemente dos encontrados no Brasil, a receita tradicional suíça é produzida com carne de vitelo ou, para economizar, carne de porco.

Dessa receita, originou-se também o Cordon Bleu, bastante presente na culinária do país. E por falar em país, veja os monumentos e paisagens imperdíveis da Suíça.

Esse outro prato é produzido com duas fatias de carne enroladas de uma forma em que é possível recheá-la com presunto cozido e claro, queijo. O queijo do recheio varia conforme a região do país, o mais comum para a receita costuma ser o Emmental.

 

8. Chocolate suíço

Chocolate suíço pratos típicos
Comidas típicas da Suíça: Fábricas suíças realizam tour de degustação de chocolate.

O chocolate suíço não poderia ficar de fora da lista uma vez que, assim como o queijo suíço, ele é reconhecido mundialmente pela qualidade. Por conta disso, o chocolate é mais que um item da gastronomia local, é uma atração à parte. Há diversas marcas com sabores bastante variados com lojas e fábricas distribuídas ao longo do território.

Na região de Zurique, uma das cidades mais bonitas da Suíça, há uma loja de fábrica da Lindt com possibilidades de degustação e uma parte interativa.

Já próximo a capital, Berna, um passeio imperdível é a fábrica de biscoito Klamby (os produtos por sinal são uma ótima lembrancinha para trazer ao Brasil), com centenas de sabores para degustação. Um dos produtos mais acessíveis e saborosos é o suspiro (merengue) coberto de chocolate. Descubra todos os melhores passeios de Berna.

Mas, a melhor opção para conhecer os chocolates e degustá-los é uma visita a fábrica de chocolates Cailler, em Broc. Dá para chegar de trem saindo da região da cidade de Genebra ou se hospedar perto de Broc.

O tour, com ar de suspense conta a história do cacau e do chocolate, desde as origens com os astecas, no México e depois passa por diversas salas que recontam a história. Pasmem: os ambientes são aromatizados com cheirinho de chocolate! Uma dica é dividir com alguém para conseguir provar mais opções.

 

9. Croissants (Gipfeli)

Gastronomia típica da Suíça
Croissant suíço tem versões doces e salgadas.

Não retorne da Suíça sem comer o máximo de croissants (gipfeli). O prato costuma ser bem barato (cerca de um ou dois francos) e é encontrado em cafés, mercados e diversos lugares.

   

Há versões salgadas e doces, com recheio de abacaxi, creme e claro: chocolate. Todavia, a versão tradicional sem nenhum tipo de recheio também é muito saborosa e difícil de ser reproduzida, por isso, aproveite.

 

Curiosidades sobre a culinária suíça

Pratos tipos e gastronomia da Suíça
Culinária da Suíça tem influência de países vizinhos.

A culinária suíça tem muito sabor e é um dos pontos mais interessantes para as descobertas da viagem. No entanto, fique ciente de alguns detalhes: para os suíços é importante ingerir alimentos que tenham certa qualidade nutricional.

Por isso, a maioria dos produtos possui poucos corantes, a Fanta Laranja, por exemplo, tem uma cor muito diferente da vendida no Brasil. Além disso, a quantidade de açúcar utilizada no preparo do itens costuma ser baixa. Iogurtes, sorvetes, cereais, em diversos itens o adocicado chega a ser imperceptível.

Em relação às frutas, usadas no fondue de chocolate, prepare-se para consumir produtos diferentes. É que como o clima da Suíça é bastante distinto do brasileiro o preço das frutas costuma divergir bastante do que encontra-se no Brasil.

Uma manga grande, por exemplo, pode chegar perto de R$ 50, enquanto para blueberrys, o valor é quase insignificante.

Outra diferença é em relação às carnes. Comentei que a bovina é cara e as alternativas são as carnes de porco e até de cavalo. Nos mercados, inclusive, há bandejas com bifes de cavalo. Então preste atenção caso vá fazer suas compras, afinal, a língua contendo as informações da bandeja pode ser alemão, francês, italiano ou romanche (dependendo da região que estiver), tenha um bom corretor para saber qual carne você está comprando.

 

Experimente as comidas típicas da Suíça

Desfrutar da culinária local é um dos pontos mais importantes em uma viagem, seja ela no Brasil ou no exterior. Por isso, ao visitar a Suíça conheça as comidas típicas do país.

Aproveite, claro, os queijos e chocolates, mas vá além e experimente pratos tradicionais na Suíça. As descobertas alimentícias, com certeza, farão parte das suas memórias da viagem ao país.

Ah, e para você confirmar que a Suíça é mais que queijo e chocolate, dá uma olhada neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Suíçaa presentando a comida local! É de dar água na boca!

Gostou das dicas? Qual comida típica da Suíça é sua preferida? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *