Feriados na Suíça: 8 eventos imperdíveis para aproveitar o país

Feriados na Suíça: 8 eventos imperdíveis para aproveitar o país

Os feriados na Suíça são uma ótima oportunidade para visitar e conhecer um pouco da cultura desse charmoso país europeu. É que nessas datas, são realizados diversos eventos e festivais que, além de apresentar os costumes locais, oferecem ao viajante experiências únicas e deliciosas.

A Suíça é repleta de histórias e tradições bem antigas que variam conforme a região, uma vez que o país divide-se em áreas francesa, alemã e italiana. Os feriados nacionais em si são de certo modo similares aos brasileiros, como Natal. Mas, também existem outros que variam de cantão para cantão (estado). Os cantões têm a liberdade para definir seus próprios feriados, por isso, as datas variam bastante conforme a cidade.

Os feriados na Suíça não irão afetar muito sua viagem, ainda que a maioria dos mercados fechem será apenas por um dia, e você ainda poderá desfrutar de outras atrações. Como os eventos são um ponto muito importante na hora de montar seu roteiro, procure incluir pelo menos um deles para conhecer e desfrutar da cultura local, principalmente nas cidades menores. Confira agora as principais paralisações nacionais da Suíça.

Planeje sua viagem​ => Melhores ofertas de hotéis na Suíça

Seguro viagem para a Suíça »

 

Feriados na Suíça: eventos mais populares

  1. Natal
  2. Carnaval
  3. Dia da Pátria
  4. Geneva Lake Festival
  5. Festival de Jazz de Montreux
  6. Zibelemärit
  7. Festa da Castanha
  8. Chegada da Primavera

 

Natal

Feriados na Suíça
Festa começa três semanas antes do Natal | Foto: Roland zh, via Wikimedia Commons.

O Natal, principalmente as três semanas que o antecedem, é uma das melhores épocas para visitar a Suíça na Europa. Por ser inverno, existe a possibilidade de praticar esportes como esqui e patinação no gelo.

Todavia, a principal atração para esse período são os mercados de Natal. Praticamente toda cidade Suíça tem seu mercado de Natal, alguns grandes, outros mais modestos, mas todos com produtos locais e típicos da época.

Um dos principais (se não o principal) mercado é o da cidade de Montreux. Para conhecer bem a cidade, experimente se hospedar em um dos melhores hotéis de Montreux.

São diversos stands, todos muito decorados e iluminados com uma infinidade de itens que variam desde velas aromáticas, artesanato, a comidas como churros e macarons, além de Casa dos Desejos, onde você pode anotar seus desejos num papel e pendurar nas paredes.

Se você tiver sorte, é possível encontrar até Papai Noel andando de trenó sobre o lago. O trenó está preso a um cabo de aço, numa estrutura de um teleférico, como se chegasse voando. Assim, a chegada torna-se um momento bastante interessante, principalmente para as crianças.

Descubra​ => Passeios imperdíveis em Montreux

 

Carnaval

Datas comemorativas da Suíça
Feriados na Suíça: Carnaval suíço tem desfiles e bandas.

A Suíça também possui o feriado de Carnaval, mas esqueça todo o conceito da festa brasileira, as tradições desse país europeu são bastante diferentes. O destaque desta festa na Suíça é uma espécie de desfile, nos quais a população utiliza roupas bastante coloridas e com bastante tecido (em razão da temperatura que costuma estar baixa, já que a festa acontece em 11 de novembro, sempre as 11h11).

O ritmo musical da festa também é algo tradicional com músicos fantasiados e instrumentos locais, como gaitas e flautas (o ritmo é chamado de Guggenmusik). Muitas pessoas que não estão desfilando em bloco nenhum também vão fantasiadas para a festa. É um costume local.

Ainda que a festa aconteça em diversas cidades suíças, quem deseja realmente curtir o Carnaval deve optar por passar nas cidades de Lucerna ou Basileia.

Em Lucerna, a festa começa após uma chuva bem grande de papel picado sobre a cabeça de quem estiver no centro antigo do município. Descubra também os melhores hotéis em Lucerna.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já em Basileia, acontece um tradicional desfile noturno com fantasia iluminadas. Durante o desfile, todas as luzes da cidade são apagadas para deixar mais visível e diferente. Aproveite e explore a cidade em um passeio guiado pelas ruas de Basileia.

Prático​ => Como usar o WhatsApp na Europa

 

Dia da Pátria

Feriado na Suiça em agosto
Feriados na Suíça: Data é celebrada com patriotismo | Foto: Pierre Likissas, via Wikimedia Commons.

Em 1 de agosto de 1291, os primeiros três cantões suíços (similares a estados) fizeram um juramento acima do lago Lucerna afirmando que formariam uma nação. Essa data é celebrada em toda a Suíça com muito patriotismo.

No período noturno, são acessas fogueiras e realizadas queimas de fogos, inclusive, em algumas cidades a queima de fogos chega a ter uma duração de meia hora.

No período que antecede a data, algumas casas são enfeitadas com bandeiras e outros itens com as cores e símbolos suíços. As tradições variam conforme a região, mas em todos os locais esta data é comemorada.

Incrível​ => Melhores Passeios em Lucerna

 

Geneva Lake Festival

Feriados nacionais na Suíça
Geneva Lake Festival acontece todo ano em agosto.

No mês de agosto, a cidade de Genebra, conhecida como Capital da Paz, é palco do Geneva Lake Festival.Veja diversas opções de ingressos para passeios imperdíveis em Genebra

   

No evento, que dura dez dias, é possível experimentar a culinária local e observar uma grande queima de fogos no lago. Conheça uma excursão turística por Genebra com cruzeiro.

Dicas​ => Pontos turísticos incríveis da Suíça

 

Festival de Jazz de Montreux

Eventos e festivais na Suíça
Festival tem diversos estilos musicais | Foto: Jon.tilkin, via Wikimedia Commons.

Um dos principais festivais da Suíça, o Festival de Jazz de Montreux atrai visitantes de vários lugares do mundo. A cidadezinha onde o evento acontece é um charme a parte, banhada pelo Lago Genebra e com vista para os Alpes, a pequena Montreux já garante boa parte do encanto da viagem.

O festival acontece no início de julho (verão suíço) e com uma gama de shows gratuitos e alguns pagos. Apesar do nome, estão presentes músicos e bandas de diversos estilos musicais, como rock e blues. Por falar nessa época do ano, saiba quais são os destinos de verão na Suíça que valem a pena incluir no seu roteiro.

Aliás, diversos artistas brasileiros já se apresentaram no festival. Uma boa pedida é experimentar as comidas típicas da Suíça próximo ao lago, além disso, pode-se participar de alguns workshops gratuitos.

Por fim, para quem for a Montreux em razão do festival, não deixe de tirar uma foto com a estátua do Fred Mercury, um dos cartões postais da cidade. Até hoje alguns fãs levam flores e acendem vela como forma de homenagem ao artista.

Se você gosta bastante de música vale a pena incluir o festival no seu roteiro de viagem pela Suíça. Por outro lado, se você não gosta tanto assim deixe para conhecer Montreux em outra data, principalmente, pela alta exagerada nos preços dos produtos, hospedagens e demais itens na cidade.

Como funciona​ => Internet Portátil e rápida na Europa

 

Zibelemärit

Eventos na capital da Suíça
Festival da Cebola, em Berna | Foto: Micha L. Rieser, via Wikimedia Commons.

A cebola é um alimento que divide opiniões: alguns amam, outros detestam. Porém, na capital da Suíça, o município de Berna, esse ingrediente culinário (chamado de Zibelemärit) é a estrela de um festival. Você já sabe onde ficar em Berna? Descubra.

É isso mesmo! Todo ano, na última segunda-feira do mês de novembro, acontece um festival com diversas atividades, barraquinhas, além de mais de 50 toneladas de cebola nos mais diversos formatos.

É uma ótima oportunidade para conhecer mais da cultura local. Como o clima nesse mês costuma estar mais frio, a dica é provar a espécie de vinho quente, tradicional na feira. Para entender mais sobre as estações do ano, leia também o artigo sobre quando ir para a Suíça.

Dentre as comidinhas que você irá encontrar, estão a torta de cebola (a maioria das tortas tem uma massa que lembra um pouco a empadinha brasileira), sopa de cebola, pão recheado com creme de cebola, entre muitos outros pratos. Apesar de a maioria dos produtos ter como base a cebola é possível encontrar algumas barraquinhas de queijo e de doces suíços.

Dentre os produtos diferentes há diversas bonequinhas feitas de cebola, além de tranças e outros objetos de decoração, sempre seguindo o tema do evento. Para aproveitar bastante acorde cedo, geralmente às cinco da manhã a movimentação e quantidade de visitantes já é bem significativa e este costuma ser o melhor horário do festival!

Programe-se​ => Paisagens imperdíveis da Suíça

 

Festa da Castanha

Festas na Suíça
Feriados na Suíça: Evento acontece próximo ao Ticino.

Na região italiana da Suíça ocorre anualmente uma espécie de festival dedicado à castanha. A data exata varia um pouco, mas geralmente acontece no mês de outubro próximo a Ticino (um dos cantões suíços, chamado de Tessin, em francês) para relembrar que antigamente a castanha era um dos principais alimentos que compunha a base da alimentação dos moradores locais.

Além de muita castanha, o evento também possui algumas apresentações de dança. O festival é uma oportunidade especial para conhecer a cidade, banhada por lagos como o Lugano, Ticino também tem uma paisagem muito bonita.

   

Imperdível​ => Mapa das cidades mais bonitas da Suíça

 

Chegada da Primavera

Feriados e eventos típicos da Suíça
Festa tem queima de boneco de neve | Foto: Roland zh, via Wikimedia Commons.

O fim do inverno e chegada da primavera são momentos bastante esperados pelos suíços. Por isso, anualmente acontece um evento que simboliza este momento. Tradicionalmente, há o costume de guiar os animais, especialmente as vaquinhas, símbolo nacional da Suíça, para os Alpes e montanhas para que possam pastar.

A subida até as montanhas é um grande evento, cuja a data pode variar conforme a cidade, mas se possível, procure encaixar essa atividade no seu roteiro para conhecer um pouco mais da cultura do país. No geral, ao fim da caminhada são montadas diversas barracas com itens de produtores locais, como queijo e geleias.

Outro ponto interessante é que os animais são “vestidos” com coroas e colores de flores, para simbolizar o início da primavera. Ao final dos dias quentes, os animais são trazidos de volta e, novamente, há uma expectativa para observar as comitivas entrarem nas cidades.

Já na cidade de Zurique, uma das mais metropolitanas e urbanas do país, o evento que comemora a chegada da primavera recebe o nome de Sechseläuten no qual há um grande desfile acompanhado por muitos moradores.

Mais de três mil pessoas utilizando roupas típicas do país desfilam ao som de marchinhas. O auge da festa é a queima de um boneco de neve (feito de madeira) simbolizando que enfim o inverno acabou.

Saiba mais => Atrativos de Zurique em uma excursão guiada

 

Aproveite os feriados na Suíça

A história da Suíça é um dos patrimônios cultivados pela população que preserva, junto às novas gerações, as mais diversas tradições com suas festas e eventos populares.

Por isso, aproveitar eventos que acontecem nos feriados em uma viagem a Suíça vale muito a pena, além das experiências diferentes do cotidiano você poderá conhecer um pouco da história e da cultura local. Na hora de fazer seu roteiro pela Suíça, inclua eventos realizados nos feriados nacionais.

E, claro, que eu não poderia encerrar este post sem mostrar um vídeo lindo do natal na Suíça. Feito pelo site oficial de turismo da Suíça, são imagens emocionantes.:

Já visitou a Suíça em algum dos feriados? Qual é seu preferido? Conte nos comentários.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *