Início / Europa / Suíça / Qual moeda levar para Suíça: franco, euro ou real?

Qual moeda levar para Suíça: franco, euro ou real?

Na hora de planejar a visita à terra do queijo e do chocolate, você terá uma dúvida: qual moeda levar para Suíça? O país europeu não faz parte da União Européia e, dessa forma, mantém como moeda oficial o Franco Suíço (CHF). Mas, será que é melhor levar real e fazer a troca por aqui? Já sair do Brasil com Franco Suíço ou ainda levar Euro e trocar no caminho? Sim, são muitas perguntas que pretendo ajudar a te esclarecer neste post.

A viagem para a Suíça é o sonho de todo viajante que deseja mesclar história, aventura e belas paisagens. Porém, o custo de vida no país, principalmente tendo o Real como base costuma ser bem alto. Por isso, planeje bem a viagem e estipule um valor diário para não fugir do orçamento.

Conheça também os preços das atrações turísticas que deseja visitar para não ter uma experiência negativa e precisar tirar algo importante do roteiro. Outra dica é adquirir o Swiss Pass, assim você poderá utilizar o transporte do país (inclusive alguns passeios de barco) e também será isento da entrada em algumas atrações.

Não se assuste, é possível, sim, realizar uma viagem pela Suíça de forma segura e com um bom planejamento financeiro você irá desfrutar do melhor do país de forma tranquila.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta na Suíça

Quanto custa o seguro viagem para a Europa obrigatório?

 

Qual moeda levar para Suíça?

Qual moeda levar para Suíça
Moeda oficial do país é o Franco Suíço.

Nas principais cidades da Suíça, como Genebra e Zurique, o Euro é bem aceito, por isso, se sua viagem incluir outros países da Europa você pode utilizar o Euro durante a estadia na Suíça. Por falar nisso, veja dicas de excelentes hotéis em Zurique e hospedagens em oferta em Genebra.

Por outro lado, é muito importante ter pelo menos um pouco de Franco para máquinas ou despesas pontuais. Em alguns pontos turísticos, como o porto da cidade de Lausanne caso o visitante queira desfrutar de uma vista com uma espécie de binóculo é necessário que se insira uma moeda. Para conhecer melhor a cidade, veja os se hospedar nos melhores hotéis de Lausanne.

Além disso, esteja preparado para que mesmo se pagar em Euro receber o troco em Francos, principalmente em fast-foods. Aliás, uma dica de ouro é: se você só tiver euros e for passar mais tempo na Suíça realize o pagamento com notas maiores para receber mais dinheiro em Franco e ter uma quantidade maior da moeda local.

Em contrapartida, os comerciantes de algumas cidadezinhas e vilarejos menores podem não aceitar o Euro. Se não tiver levado nada de Franco procure trocar pelo menos um pouco no aeroporto. Já o Real é a opção menos adequada para levar para a Suíça.

Programe-se​ => Melhores passeios guiados da Suíça

 

Cartão pré-pago

Moeda oficial da Suíça
Cartão pré-pago é uma boa opção para controlar gastos.

O interessante, dependendo do tempo da sua viagem é providenciar um cartão pré-pago, no Brasil e só ir debitando durante o uso, assim, você pode controlar melhor suas finanças e sacar de forma fácil em qualquer caixa eletrônico.

Outra vantagem dessa forma de levar o dinheiro é que, caso sua viagem englobe outros países com outras moedas como a Libra ou o Euro você conseguirá sacar na moeda local.

A Suíça é um país muito seguro, você pode caminhar à noite sem ter preocupações quanto a roubos e assaltos, porém, levar todo dinheiro em espécie pode não ser uma opção segura, principalmente por estar tudo com você e mesmo que divida o risco de perder é maior.

Isso pode fazer com que um tempo da viagem seja gasto com preocupações e contagens de verificação, o que não aconteceria se a maior parte estivesse em um cartão.

Uma última opção, (talvez a mais prática) é utilizar seu cartão de crédito, caso tenha um que seja internacional. Você somente tem que avisar o banco e utilizar em território internacional.

Mas, vale lembrar que ambas as opções possuem taxas. Por isso, vale a pena calcular para ver se vale a pena para você.

Saiba mais​ => Quando ir para a Suíça

 

Onde fazer câmbio para viajar para a Suíça?

Onde trocar dinheiro na Suíca
Aeroporto de Zurique | Foto: Maksim, via Wikimedia Commons.

A maioria das casas de câmbio brasileiras não dispõe de tantas moedas de Franco como Dólar ou Euro, contudo, há a necessidade de sair do país já com uma quantia para não desembarcar sem nada do dinheiro suíço. Por isso, procure ir com antecedência nas casas de câmbio de sua confiança para encomendar a quantia de Francos desejada.

Se por algum motivo não conseguir trocar Real por Franco ainda no Brasil escolha levar Euro, o câmbio na Suíça é realizado de maneira fácil, você troca suas moedas no aeroporto, tanto de Genebra como Zurique.

Algumas estações de trem também possuem casas de câmbio.  Em geral, sempre há uma por perto nas principais cidades do país. Aliás, lembre-se de levar dinheiro em espécie caso seu roteiro inclua vilarejos e cidades pequenas.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Conheça => Feriados da Suíça

 

Quanto vou gastar por dia na Suíça?

Como usar dinheiro na Suiça
Alimentação é cara na Suíça.

Prepare o bolso se quiser ter um passeio com mais luxo, mas ainda que a Suíça seja um país bastante caro se seguir algumas dicas para economizar na Suíça verá que é possível desfrutar de tudo que esse destino oferece sem abrir mão da economia.

O primeiro passo é contabilizar a quantidade de dinheiro disponível e quantos serão os dias, depois começar o planejamento. Tenha em mente todas as atrações que deseja conhecer e o preço de entrada de cada uma. Verifique com sua hospedagem se eles possuem algum bônus ou disponibilizam a entrada de algum museu ou castelo, por exemplo.

Comer na Suíça não é barato, portanto, escolha algumas refeições para conhecer restaurantes e nas outras procure por mercados. Por falar nisso, saiba quais são os pratos e comidas típicas da Suíça.

As redes Coop e Migros possuem diversos alimentos disponíveis para consumo imediato por um preço mais acessível e rede Denner costuma ter diversas promoções nos chocolates.

Em um restaurante será difícil encontrar uma refeição por menos de vinte francos. Desta forma, se sua hospedagem possuir cozinha preparar suas próprias refeições pode gerar uma economia diária bem significativa.

A carne bovina é a mais cara no país, pratos mais econômicos têm como proteína porco ou frango, porém, os dois alimentos mais consumidos durante sua estadia provavelmente serão queijo e batatas.

Uma outra observação antes de embarcar para este destino encantador: a maioria dos restaurante, hotéis e lanchonetes exige uma consumação mínima, geralmente de 15 francos para compras com cartão de crédito.

Chip​ => Como usar internet ilimitada na Europa?

 

Dicas para economizar dinheiro na Suíça

Melhor levar para Suíça Franco, euro ou real
Troco pode vir em Franco, mesmo pagando em Euro.

Organize-se para fazer suas compras de segunda a sábado, aos domingos será difícil encontrar algum mercado aberto, a maioria dos estabelecimentos estará de portas fechadas.

Para uma viagem mais modesta, considerando apenas uma refeição nas ruas, o gasto diário deve ficar por volta de 80 francos, mas isso é bastante particular e vai variar de acordo com o roteiro. Observação importante: caso for viajar no inverno certamente gastará bem mais, principalmente se precisar alugar roupas próprias para esqui.

Por outro lado, se quiser uma viagem mais economia escolha a estação do outono. Por ser a época das colheitas, a maioria dos restaures tem um menu especial e os mercados tem alguns produtos mais em conta.

Para economizar ainda mais na viagem, nunca compre água, pois as fontes espalhadas pelas cidades são potáveis e boas para consumo, tirando esse item você terá uma economia de até R$ 20 por dia. A cidade de Zurique por exemplo possui mais de 1.200 fontes.

Dúvida => Como usar Whatsapp na Europa?

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Dicas para lidar com dinheiro na Suíça

Moeda oficial da Suíça
Notas vão até o valor de 1000 francos.

Primeiramente, utilize suas moedas na viagem, o Franco Suíço possui várias de até cinco francos. Com uma moeda de cinco francos, por exemplo, é possível comprar um croissant, um refrigerante e ainda receber troco.  Em relação às cédulas, o Franco possui os valores de: 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 (provavelmente você terá mais contato com valores até 100, mas preste atenção para não se confundir).

Em alguns lugares é preciso ter uma moedinha, principalmente para usar alguns banheiros públicos, independentemente se preferir usar o cartão pré-pago tenha dinheiro em mãos,mesmo que em pouca quantidade.

As lembrancinhas também são caras, é difícil achar um chaveiro ou algo do tipo por menos de 6 francos, a dica é trazer algumas barras de chocolate para presentear. Conheça um tour com degustação de queijos e chocolates em Lausanne.

Descubra => Cidades mais bonitas da Suíça 

 

Qual moeda levar para a Suíça: dicas

Dinheiro na Suíça qual melhor moeda
Hotéis e restaurantes suíços exigem consumação mínima para gastos com cartão.

A Suíça tem uma beleza única e particular, por isso, desfrute do mais importante: as paisagens! Elas são de graça, assim como a possibilidade de realizar caminhadas pelas montanhas e conhecer os mais belos lagos. Para isso, leia o post Paisagens e monumentos imperdíveis na Suíça.

Em Lausanne, por exemplo, visite o Bois de Sauvabelin, um bom local para realizar um piquenique e desfrutar de uma vista incrível ao subir na torre de madeira instalada no local.

Depois de todas as dicas você deve ter percebido que, na minha opinião, a melhor maneira de levar dinheiro para a Suíça é o cartão pré-pago, com ele você consegue administrar a quantidade de dinheiro que gasta e pela internet ver saldos e realizar operações, como até mesmo, colocar mais dinheiro.

Além disso, os saques podem ser realizados sem dificuldades em qualquer uma das principais cidades suíças, garantindo portanto conforto e segurança.

Porém, vale consultar as tarifas sobre as operações para não ficar no prejuízo. Caso as taxas sejam altas, você deve levar dinheiro, mesmo que seja Euro, mas sempre com alguns Francos para pequenas despesas.

Lembre-se esta viagem é única, por isso, vale a pena economizar e se planejar para desfrutar desse destino, você certamente não irá se arrepender de conhecer as belezas da Suíça.

Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários suas dúvidas sobre uma viagem à Suíça.

 

Leia nossos últimos artigos sobre a Suíça:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *