12 pontos turísticos da Suíça: paisagens e monumentos lindos

12 pontos turísticos da Suíça: paisagens e monumentos lindos

Charmosos e encantadores, os principais pontos turísticos da Suíça atraem visitantes de todo o mundo, inclusive brasileiros. As atrações têm características que agradam aos gostos mais variados, desde Alpes e oportunidades de escalada para aventureiros até belos castelos e construções repletas de histórias, lendas e curiosidades.

As imagens dos pontos turísticos na Suíça são fascinantes e as descobertas recheadas de experiências e paisagens inesquecíveis. Como o território não é muito extenso, a tarefa de incluir uma grande quantidade de pontos turísticos na Suíça em uma mesma viagem pode ser executada com êxito, ainda que com poucos dias. Por isso, prepare as malas e conheça este destino fantástico.

Planeje sua viagem => Roteiro nos lagos da Suíça

Melhor seguro viagem para a Suíça: qual fazer? »

 

Pontos turísticos da Suíça: locais imperdíveis

  1. Matterhorn
  2. Castelo Chillon
  3. Fábrica de chocolates Cailler
  4. Catedral de Lausanne
  5. Museu Olímpico
  6. Relógio Zytglogge
  7. Castelo de Gruyères
  8. Ponte Kapellbrücke
  9. Monte Pilatus
  10. Lago Genebra
  11. Ponte Tibetano
  12. Rua Bahnhofstrasse

Apesar de ser um pequeno país da Europa, os pontos turísticos da Suíça são variados, capazes de agradar aos mais variados tipos de turista. São eles:

 

Matterhorn

Pontos turísticos da Suíça
Montanha na Suíça possui grande altitude.

Uma das montanhas mais conhecidas do mundo, a Matterhorn (estampada nas embalagens de chocolate da marca Toblerone) encontra-se na cidadezinha de Zermatt.

Com paisagens exuberantes, típicas de regiões de Alpes Suíços, o destino atrai turistas para esportes, como escalada e esqui, mas também para desfrutar de charme e conforto.

Além disso, é ponto de partida para o trem panorâmico, cujo trajeto revela as paisagens nevadas do país. A montanha possui uma grande altitude e percorre um longo caminho até o último ponto acessível.

Todavia, a cidade dispõe de teleféricos para trazer ainda mais encanto e facilidade ao passeio. Matterhorn está localizada a cerca de duas horas e meia da capital Berna. Conheça tudo isso em um passeio para Matterhorn.

O ideal é usar roupas confortáveis para fazer os passeios, ainda mais que fará muitas caminhadas para explorar os pontos turísticos. Por isso, recomendo as roupas da Columbia, por causa da tecnologia para dispersão de evaporação do suor.

 

Castelo Chillon

Pontos turísticos na Suíça: Castelo Chillon
O castelo está situado na cidade de Montreux.

Antiga casa da nobreza suíça, considerado um dos monumentos mais visitados por turistas no país, o castelo, situado na cidade de Montreux (a uma hora de distância de Genebra), retrata a história de períodos passados.

Durante o passeio, tem-se uma bela vista dos Alpes Franceses e do Lago que circunda a região. O castelo tem quase mil anos (o primeiro documento com o nome dele data do ano de 1.150) e o visitante pode observar antigas armaduras e objetos de séculos atrás. Sugiro que você alugue um carro na Suíça para explorar bem todos esses arredores.

Apaixone-se ainda mais pelo cenário suíço ao redor do Lago Leman por meio de um tour passando pelo Castelo Chillon.

 

Fábrica Cailler

Imagens de pontos turísticos da Suíça
Fábrica de Chocolate | Foto: Fridolin freudenfett, via Wikimedia Commons.

Impossível falar de Suíça e não pensar em chocolate. O país leva bastante a sério a cultura e tradição de ser um dos principais fabricantes do mundo. Uma das fábricas mais interessantes é Maison do Cailler, localizada na cidade de Broc.

Ela é acessível de trem, principalmente se o ponto de partida for a cidade de Montreux. A distância aproximada de Zurique é duas horas. O tour, com ar de suspense, começa contando a história do cacau e do chocolate, desde as origens com os astecas, no México.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os ambientes são aromatizados com cheirinho de chocolate, sempre ressaltando a importância do leite das vaquinhas suíças na produção. Aliás, uma curiosidade: as vaquinhas são tão importantes para eles que a maioria das souvenires e lembrancinhas têm elas como estampa: cadernos, chaveiros, dentre outros.

Ao final do tour que, inclusive tem áudio em português, há o momento tão aguardado: visita a área de produção e, por fim, degustação de diversos sabores.

Não deixe de ler a matéria sobre onde comprar chocolate em Bruxelas.

 

Catedral de Lausanne

Pontos turísticos na Suíça imperdíveis
A famosa catedral possui uma arquitetura de estilo gótico.

A Catedral de Notre Dame ou Catedral Protestante de Nossa Senhora teve suas construções iniciadas em 1170 e possui uma arquitetura de estilo gótico. A torre da Catedral é aberta a visitações, mediante a pagamento, e possibilita uma bela vista da cidade.

Após visitar esse ponto turístico (veja aqui opções de tours), uma boa dica é passear pela Praça Riponne e conhecer as ruazinhas do centro antigo da cidade, repletas de cafés, bistrôs e uma atmosfera com ar de tranquilidade e elegância.

 

Museu Olímpico de Lausanne

Curiosidades da suiça
Foto: Mark and Allegra Jaroski-Biava, via Wikimedia Commons.

Em matéria de museus, a suíça é um paraíso. São diversas opções históricas e contemporâneas, dentre elas, destaca-se o Museu Olímpico da cidade de Lausanne (sede do Comitê Olímpico Internacional e da Corte Arbitral do Esporte).

O Museu está localizado numa das regiões mais bonitas da cidade, às margens do lago, com uma vista de tirar o fôlego. Logo nas escadarias e na área de acesso, existem diversas esculturas e obras interessantes relacionadas aos jogos olímpicos.

O acervo inclui exposições temporárias e permanentes sobre as olimpíadas, inclusive tochas, medalhas e itens de vestuário. No piso inferior, ao final da visita, há um setor interativo com jogos e brincadeiras.

   

É possível fazer uma visitação de barco + ônibus ao Museu Olímpico.

 

Relógio Zytglogge

Atrações da Suíça
A torre do relógio é um marco para a cidade de Berna.

Um dos principais cartões postais da Suíça, o relógio Zytglogge, está localizado na capital Berna. A torre em que ele está é um marco da cidade! O local já foi uma base para observar a entrada e ajudar na proteção de Berna até uma prisão para mulheres.

Atualmente, a cada hora, turistas se reúnem em frente a torre para observar uma apresentação, pois, o relógio possui bonecos que se movimentam de acordo com o sino, uma espécie de historinha com a presença de ursos, outro símbolo da capital da Suíça.

Se você preferir pode subir e acompanhar de perto o funcionamento do Zytglogge.

 

Castelo de Gruyères

Imagens de pontos turísticos da Suíça
Foto: Timo Newton-Syms, via Wikimedia Commons.

Cenário que remete a conto de fadas e histórias de princesas. O castelo, localizado na cidade de Gruyères, possui uma das paisagens mais lindas de toda a Suíça, com a incrível magia de se transformar a cada estação do ano.

O outono é uma das estações mais bonitas! A primavera é bastante charmosa e o inverno muito aconchegante para um chocolate quente e fondue. Veja um passeio com degustação de chocolate e queijo em Gruyères.

No castelo, o visitante passa por várias salas e aposentos com artefatos de mais de 500 anos, como uma sala de armaduras e um hall com um piano, tudo bastante conservado.

A aldeia medieval, onde está situado o castelo, é cercada por uma muralha e as construções são características do  período. Além disso, a cidade também possui uma fábrica/museu de produção do queijo mais famoso do país, aberta a visitações com áudio descrição disponível em português.

 

Ponte Kapellbrücke

Turismo na Suíça
Ponte possui cerca de 200 metros de extensão com mais de cem pinturas distribuídas.

Considerada uma das pontes de madeira mais antigas de toda a Europa, a Ponte da Capela, na cidade de Lucerna, atrai visitantes de todo o globo. A estrutura possui cerca de 200 metros de extensão com mais de cem pinturas distribuídas.

As obras contam um pouco da história da cidade. A ponte está ligada a uma torre que no passado já foi uma prisão e servia de sustentação para um farol. Conheça as belas paisagens de Lucerna em um iate com passeio de 1 hora.

 

Monte Pilatus

Montanhas da Suíça
No topo do monte há um grande parque de arvorismo.

Um dos pontos turísticos na Suíça mais bonitos, o Monte Pilatus fica próximo à cidade de Lucerna e tem fácil acesso. A paisagem é impressionante e impossível de ser descrita sem imagens.

Para conferir tudo de perto, você pode fazer um passeio de trem até o Monte Pilatus em Lucerna.

Ouvem-se várias lendas sobre o local: de acordo com moradores, dragões habitavam aquela montanha e tinham poder de cura. Para os aventureiros, no topo do monte há um grande parque de arvorismo e oportunidade de realizar trilhas guiadas.

 

Lago Genebra

Rios mais bonitos da Suíça
O passeio de barco no lago é um clássico.

Grande parte das cidades suíças possui lagos, o Lago de Genebra é uma boa opção para desfrutar desta característica do país.

Além de um clássico passeio de barco, aproveite para observar o jato de água com mais de cem metros de altura e caminhar pelas calçadas as margens. Conheça opções de tours pelo Lago Genebra.

   

Outro ponto turístico interessante, e próximo à região, é o Jardim Inglês, um refúgio para uma pausa nos passeios e palco do famoso relógio florido de Genebra.

Ponte Tibetano

Belas paisagens na Suíça
Ponte Charles Kuonen | Foto: Theo Lauber, via Wikimedia Commons.

Inaugurada há cerca de um ano (agosto de 2017), a obra é a mais longa ponte suspensa para pedestres do mundo. Certamente, você já deve ter visto fotos incríveis nas redes sociais dessa paisagem (confira como ter um chip com internet na Suíça para viajar conectado!)

A ponte liga as cidades de Zermatt e Grachen, fazendo parte de circuitos de trekking. Com certeza uma opção de passeio para turistas corajosos!

 

Rua Bahnhofstrasse

Pontos turísticos na Suíça
Avenida possui muitas lojas e boutiques de marcas famosas.

Para os amantes de compras e luxo, uma caminhada pela Rua Bahnhofstrasse em Zurique é obrigatória. A avenida liga o centro da cidade até a área do lago e possui muitas lojas e boutiques de marcas famosas e também relojoarias.

Aproveite para olhar vitrines, conhecer e, quem sabe, adquirir seu exemplar de relógio suíço. Ainda na Rua Bahnhofstrasse, uma boa opção é conhecer a confeitaria Confiserie Spüngli e se deliciar com os macarrons exclusivos. A rua é limpa e a sensação de segurança durante as caminhadas é marcante.

 

Belezas dos pontos turísticos na Suíça

Belezas dos pontos turísticos na Suíça
Ponte suspensa | Foto: Theo Lauber, via Wikimedia Commons.

Uma viagem pelos pontos turísticos na Suíça é bem democrática e encanta todos os perfis de viajantes: os cosmopolitas, aventureiros e aqueles que buscam por conhecimento e experiências históricas.

A Suíça não exige visto de brasileiros que permanecerão por até noventa dias, entretanto, não se esqueça de ter a passagem de volta e comprovantes de hospedagem para realizar a imigração.

O que visitar na Suíça
Matterhorn na Suíça.

O país não é grande e o transporte de trens funciona muito bem, por isso, o sonho de conhecer diversos pontos turísticos em uma mesma viagem pode ser realizado, principalmente porque alguns hotéis oferecem um cartão de gratuidade no transporte e descontos para a entrada da maioria das atrações.

Uma curiosidade que vale a pena levar em consideração ao montar o roteiro da viagem é que aos domingos a paz reina na maioria das cidades da Suiça. A tarefa de encontrar um mercado aberto se torna árdua, por isso, programe-se para conhecer algum ponto de funcionamento permanente, como os lagos e deixe as lojas e vitrines para outro dia da semana.

A beleza da Suíça está espalhada por todos os cantos, até mesmo vilarejos pouco conhecidos revelam uma paisagem de tirar o fôlego, deixando esse destino ainda mais especial.

Confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Suíça e descubra que por trás de cada monumento há uma cidade e povo acolhedores.

Já está nos seus planos conhecer a Suíça? Quando pretende ir?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *