Onde comer chocolate em Bruxelas: melhores marcas belgas

por Matheus Osório

Onde comer chocolate em Bruxelas: melhores marcas belgas

O chocolate belga é o item mais famoso da gastronomia da Bélgica e é frequentemente comparado com o suíço em termos de qualidade e sabor, por isso, hoje você descobrirá onde comer chocolate em Bruxelas e mais cidades belgas.

Quando morei no país, fui apresentado a diferentes tipos de chocolate, que eram acrescentados também a alguns pratos tradicionais como o waffle; é impossível não se apaixonar pelo sabor.

Nesse artigo te falo mais sobre esse doce, que é preparado na Bélgica por gerações, mostrando algumas marcas de renome (como Leonidas e Callebaut), apresentando o preço e onde comprar.

Falo também sobre o Museu do Chocolate em Bruxelas, onde você pode aprender tudo sobre a história e o preparo, não fica de fora do assunto.

Lado a lado com as cervejas, a batata frita e os waffles, o chocolate é um dos símbolos gastronômicos da Bélgica e os belgas adoram demonstrar aos seus visitantes o quanto este produto é valorizado.

Fazendo da culinária do país, talvez o principal bônus para quem está visitando a Bélgica em busca de pontos turísticos. Portanto, confira as deste artigo para saborear e trazer o melhor do chocolate belga para casa.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem para Bélgica »

 

Chocolate belga é o melhor do mundo?

melhor chocolate do mundo
Chocolate belga é para muitos o melhor do mundo.

Isso é realmente uma questão de gosto pessoal. Deixando de lado os detalhes observados por quem estuda o alimento ou produz profissionalmente, o chocolate belga sem dúvida agrada aqueles que visitam a Europa e gostam de boa comida, principalmente de doces.

O gosto é bem diferente do chocolate comum que estamos acostumados a comprar nos mercados no Brasil, tipo bombons e em barra. Existe um alto padrão de qualidade que é respeitado na fabricação; o que garante o sabor de chocolate de verdade, independente da marca.

Existem tantas variedades que até mesmo quem não é muito de comer doce – o que é o meu caso – acaba encontrando um tipo de chocolate belga que o agrade.

Talvez o que melhor se compare ao chocolate é a cerveja belga, que é produzida com tamanho rigor de qualidade, que mesmo as marcas mais inferiores têm sabor diferenciado. O que faz com que o bebedor mais casual também encontre o seu tipo de bebida.

As primeiras fábricas de chocolate na Bélgica nasceram ainda no século 17 e se tornaram parte de uma grande indústria do país dois séculos depois. Esse cenário era liderado pelas primeiras famílias, locais e de imigrantes, que começaram a produzi-lo comercialmente.

loja de chocolate em Bruges
Chocolates em Bruges em formatos de objetos eletrônicos | Foto: Drow male, via Wikimedia Commons.

Hoje é um dos principais produtos da cultura e economia locais. Segundo pesquisas recentes, a média anual de consumo do doce pelos belgas é de 6 quilos por pessoa. A Bélgica é um dos maiores exportadores e um dos melhores lugares do mundo para comer chocolate.

O chocolate belga é premiado no mundo inteiro, tanto por sabor e qualidade, quanto porinovação e tecnologia nos métodos de preparo. Com o crescimento da indústria do ramo, uma legislação que abrange tudo sobre a produção do produto foi criada.

Apesar de serem rigorosamente seguidas pelos produtores locais, tanto as multinacionais quanto as pequenas fábricas familiares de chocolate artesanal, essas leis não determinam oficialmente um padrão para definir o chocolate como belga.

A única característica obrigatória é a de ser produzido no território da Bélgica. Além da da capital Bruxelas, existem muitas cidades no país que abordam o chocolate com o viés turístico.

Por exemplo, no artigo sobre passeios em Bruges, eu falei sobre um workshop de chocolate belga que você pode fazer quando estiver na cidade.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Principais marcas de chocolate belga

chocolate belga marcas
Lojas de chocolate fazem parte do comércio e turismo na Bélgica | Foto: Zorro2212, via Wikimedia Commons.
  1. Leonidas
  2. Godiva
  3. Neuhaus
  4. Guylian
  5. Callebaut

Existem mais de 2 mil chocolatarias em toda a Bélgica, de vários tamanhos. Algumas multinacionais e outras empresas mais familiares; do chocolate industrializado até os feitos manualmente por pequenos produtores; todas cumprindo seu papel para fazer o melhor chocolate belga.

Para não fazer uma lista enorme com os nomes das maiores marcas, separei 5 das principais, buscando cobrir as mais populares, com fácil acesso nas lojas, de melhor custo-benefício e mais tradicionais.

Leia também => Comidas típicas da Bélgica

 

1. Leonidas

marca de chocolate belga
Marca é uma das mais famosas da Bélgica | Foto: Leonidas.

Fundada em 1913 pelo turco Leonidas Georges Kestekides, que após uma tentativa frustrada de viver nos Estados Unidos e participar de algumas feiras na Bélgica (onde recebeu prêmios pelos chocolates que fazia) decide se mudar para Gent com sua esposa.

Atualmente existem 450 lojas da Leonidas apenas na Bélgica e em Luxemburgo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Adquira => Tour em Gent com degustação de chocolates artesanais 

 

2. Godiva

godiva chocolate
Famosas trufas são um ótimo presente | Foto: Godiva.

Em 1926, a família Draps abre sua primeira loja na Grand Place em Bruxelas. Nos anos 50 e 60, os produtos Godiva se espalhavam pela Europa e America do Norte.

Apesar da origem belga, a marca tem apenas uma fábrica no país, na capital.

Delícia => Excursão Degustação de Chocolates em Bruxelas

 

3. Neuhaus

neuhaus bélgica
Chocolate é um dos mais tradicionais da Bélgica | Foto: Neuhaus.

Jean Neuhaus, um imigrante suíço, fundou a marca em 1857 em Bruxelas. A praline, que é um bombom de chocolate belga, foi inventada pelo seu neto, em 1912.

A Neuhaus é, provavelmente, a marca mais antiga do país.

Como ter? => Internet na Bélgica

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

4. Guylian

dark chocolate
Chocolate dark com 84% de cacau | Foto: Guylian.

A Guylian foi fundada em 1958 pelo casal Guy e Liliane Foubert, que combinaram os dois primeiros nomes para batizar a chocolataria. As pralines que fazem são seu produto mais conhecido.

Em 2007, entraram para o Guinness Book, depois de terem construído o maior ovo de Páscoa o mundo, na praça central da cidade de Sint-Niklaas.

Aprenda => Oficina de chocolate belga em Bruxelas

 

5. Callebaut

 chocolate belga callebaut
Marca possuí linha de chocolates de vários países | Foto: Callebaut.

Na pequena localidade de Wieze, a cerca de 40 km de Gent, Octaaf Callebaut, em 1911 iniciou a produção, formalizando-se como uma fábrica de chocolates em 1930.

A Callebaut é uma das marcas mais premiadas, dentre as condecorações estão medalhas de sustentabilidade e qualidade. Foi a primeira fábrica de alimentos do país a receber um certificado ISSO-9002, pelo constante cuidado com a qualidade dos chocolates.

Imperdível => Excursão a Gante e Bruges saindo de Bruxelas

 

Onde comprar chocolate na Bélgica?

chocolate belga preço
Você encontrará chocolaterias em toda a Bélgica.

A região de Flandres, no norte do país é conhecida como a capital do chocolate no país, mesmo que as mais famosas chocolatarias fiquem no sul, na Valônia. Veja o mapa da Bélgica para entender mais sobre as regiões e províncias.

Provavelmente seja nessa parte do país a maior concentração de lojas de chocolate; são nelas que se encontram maiores variedades de produtos e é bem comum cada marca ter a sua loja.

Elas estão espalhadas pelas ruas de comércio das grandes cidades, estações de trem, aeroportos e galerias. Curiosamente, o local do país onde o chocolate é vendido em maior quantidade é dentro do aeroporto de Bruxelas.

Os supermercados e mercadinhos de bairro também oferecem uma boa variedade do produto. A marca Cote d’Or é a mais popular no país e muito fácil de encontrar.

Uma barra de chocolate ao leite custa em torno de 3 euros e uma caixa com 20 bombons 8 euros, mais ou menos.

Saiba mais => Compras em Bruxelas

 

Onde comer chocolate na Bélgica?

belgian chocolate house
Franquia conta com 3 lojas dentro do aeroporto de Bruxelas | Foto: Belgian Chocolate House.

A Belgian Chocolate House é a loja no Aeroporto de Bruxelas que mais vende chocolate no país; ideal para quem procura variedade e também deseja experimentar no local mesmo.

Os três produtos principais de chocolate belga são os bombons (pralines), as trufas (truffles) e os ovos e figuras (figurines). Claro que existem também as barras e outros tipos que temos também no Brasil, como achocolatados, pastas e cremes, em barra com biscoitos e o que você possa imaginar.

As padarias, confeitarias e quiosques de waffles utilizam chocolate de verdade nas coberturas dos doces. Confira outras curiosidades da Bélgica.

Esta é outra forma de apreciar esse prato típico da Bélgica: sentar em uma confeitaria e pedir um waffle com cobertura de chocolate.

Em praticamente qualquer restaurante ou café, há uma ou outra opção de doces e sobremesas, que geralmente levam chocolate. No artigo sobre o que fazer em Liège, eu recomendei o Pollux como um bom lugar para experimentar os waffles.

Quando falei sobre o que fazer em Namur, também dei uma dica de um lugar legal para comer chocolate belga em outros formatos: o Le Maison des Desserts.

Incrível => Tour gastronômico em Bruxelas

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Museu do chocolate na Bélgica

museu do chocolate bruxelas
Você poderá degustar diversos tipos de chocolate | Foto; TripAdvisor.

O Museu do Cacau e do Chocolate fica em Bruxelas (Het Museum van Cacao em Chocolate, em holandês; e Le Musée du Cacao et du Chocolat, em francês), na Rue de la Tete d’Or, números 9 e 11. Um beco nos arredores da Grand Place, no Centro Histórico, em Bruxelas.

Trata-se de um casarão de 3 andares que conta a história do chocolate na Bélgica através de demonstrações e exibições. Uma cozinha montada mostra os processos de fabricação e oferece uma degustação no final.

As exposições apresentam fatos sobre o cacau e o chocolate, com exemplos interativos. Conheça os melhores museus em Bruxelas (em breve).

No primeiro andar é dada uma série de informações sobre como as sementes viram fruto e este é transformado em chocolate belga. Você vai descobrir que a Bélgica importa toda a matéria prima para a fabricação do produto; o cacau, por exemplo, vem da Africa, das Américas Central e do Sul.

O segundo andar mostra os diferentes exemplos do produto em seu estágio de consumo, enaltecendo a relação do país com o chocolate. Você sabia que a Callebaut é dona da maior fabrica de chocolates do mundo?

museu do chocolate belgica
Chocolate em Bruxelas: história do chocolate na Europa | Foto: TripAdvisor.

Aproveite também para desmascarar alguns mitos envolvendo o chocolate como integrante freqüente na sua dieta. O site oficial dos museus de Bruxelas mostra uma tabela com os seguintes preços de ingressos para o Museu e o link para comprá-los:

  • Crianças menores de 6 anos: não pagam.
  • Crianças entre 6 e 12 anos: 3,50 euros.
  • Adolescentes entre 13 e 18 anos: 5 euros.
  • Adultos entre 18 e 64 anos: 6 euros.
  • Idosos acima de 65 anos: 5 euros.

Lembre-se que comprar ingressos para o Museu do Chocolate de antemão pode ser bem prático. Tanto no formato digital, quanto os impressos em papel, os tickets antecipados vão te fazer pular as filas e não perder tempo.

Dica: para facilitar o seu roteiro cultural na capital da Bélgica, recomendo que adquira o Brussels Card, que te dá direito a acesso livre a 41 museus, além de descontos em restaurantes, bares e alguns pontos turísticos.

Confira => Ingressos para para o Museu Choco-Story em Bruxelas

 

Saboreie o fabuloso chocolate belga

De fato, viajar para a Bélgica sem provar o chocolate fabricado no país é uma falha que não pode constar no seu currículo de viajante. O doce está espalhado pelo país inteiro em lojas especializadas, mercadinhos, confeitarias, restaurantes, padarias, cafés e supermercados.

Os formatos e preços são muito variados e certamente você vai encontrar algum que se encaixe no seu gosto e no seu paladar.

Atualmente, a Bélgica produz mais de 170 mil toneladas do produto, que é exportado para o mundo inteiro. Mas não há nada como experimentar uma comida típica em seu país de origem; especialmente quando o assunto é a gastronomia da Bélgica.

O chocolate belga, além de ser famoso mundialmente, faz parte de muitos roteiros turísticos – workshops, museus, degustações, lojas de souvenires e, é claro, a gastronomia. Todos estes aspectos têm o chocolate envolvido, de uma forma ou de outra.

Conhecer a gastronomia da Bélgica é tão fundamental quanto ver o Manneken Pis, os canais de Bruges, a floresta das Ardenas ou qualquer outro dos pontos turísticos da Bélgica (em breve) que revelam muito da identidade do povo.

O chocolate belga, sem dúvida, conta muito sobre o passado dos belgas, através de sua história com imigrantes e famílias locais que ajudaram a indústria a chegar onde está hoje.

Este trabalho feito no presente, de mostrar aos turistas a sua história e a dedicação para produzir um produto de qualidade inquestionável, garante o futuro das gerações que estão por vir.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro na Bélgica, com dicas quais cidades visitar em cada dia da sua viagem.

E você, ficou com ainda mais vontade de saborear o chocolate belga? Já esteve no país e tem mais alguma dica para comprá-los? Deixe seus comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *