A gastronomia da Bélgica não pode ficar de fora de nenhum relato sobre esse país de culinária rica e diversa. Sem dúvida, um dos momentos mais recompensadores da viagem para a Bélgica é a hora de saborear um prato típico. Apesar de ser conhecida mundialmente pelas cervejas, chocolates, waffles e batatas fritas, o país apresenta uma gastronomia variada e de identidade muito forte.
Mesmo com a presente influência de seus países vizinhos nos pratos do dia a dia, a culinária típica da Bélgica aproveita muito os ingredientes regionais, como alho-poró, batatas, aspargos, chicória, peixes de água doce e frutos do mar, queijos e embutidos. Há um ditado que diz que a comida na Bélgica é servida na quantidade de comida alemã, mas com qualidade francesa.
Com opções que vão do doce ao salgado – passando pela mistura dos dois sabores –; das sobremesas aos petiscos; dos frutos do mar às cervejas e destilados, a gastronomia belga tem ingredientes familiares para nós brasileiros, porém, uma maneira de preparo e combinações que podem ser diferentes do que estamos acostumados. Elaborei uma lista com algumas das principais comidas típicas da Bélgica que você deve experimentar.
Leia também => Onde se hospedar em Bruxelas
Seguro viagem obrigatório na Bélgica »
Neste artigo você vai ver:
Quais são os pratos típicos da Bélgica?
Entre as principais comidas típicas da Bélgica estão: batatas fritas, chocolates, waffles, mexilhões com fritas, tomates recheados com camarão e o waterzooi, um tipo de cozido.
Já as bebidas preferidas pelos belgas são as cervejas de inúmeras qualidades e o jenever, principal destilado local, com forte ligação histórica e identitária com o país – de forma semelhante à cachaça para o Brasil.
Esses alimentos são encontrados facilmente em bares, restaurantes e supermercados, com preços que podem variar de acordo com a época, região e estabelecimento. Veja como funciona para alugar um carro na Bélgica para conhecer bem o país.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
O que comer na Bélgica?
Batatas fritas
As batatas fritas são o lanche mais popular na Bélgica e são vendidas em todas as esquinas, a preços baixos. Geralmente são servidas em cones de papel grosso ou em caixinhas sem tampa (parecidas com as de fast-food) e comidas com as mãos.
Há uma variedade de molhos de acompanhamento que podem ser colocado em cima ou separadamente, apesar de maionese e ketchup serem os mais tradicionais. Também há opção de molhos quentes e doces.
Curiosamente, as batatas fritas receberam o nome internacional de french fries (fritas francesas), mas há evidências de terem sido inventadas na Bélgica.
A história explica que o nome foi dado por soldados norte-americanos, durante a Primeira Guerra Mundial, quando soldados belgas, que falavam francês, lhes apresentaram o prato. Conheça outras curiosidades sobre a Bélgica.
Os estabelecimentos que vendem as batatas fritas são chamados de frituur (holandês) ou friterie (francês) que são espécies e lanchonetes de rua, especializadas em alimentos fritos, como hambúrgueres e empanados.
Ótimos lugares para fazer um lanche entre passeios e tours na Bélgica.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Chocolates
Ao lado da Suíça, a Bélgica é um dos maiores produtores de chocolate do mundo e este é um importante item da economia do país e também de sua cultura.
As lojas de chocolate atraem visitantes do mundo inteiro. São vendidos em casas especializadas ou em supermercados e os preços podem variar de acordo com a quantidade, embalagem, teor de cacau, dentre outros fatores. São encontrados em três principais variações: bombons, trufas e ovos.
Os bombons tradicionais têm crosta de chocolate e recheio macio que pode ser de diferentes ingredientes, caramelo, nozes, café e licor. As trufas são redondas, lisas ou com flocos por fora e recheio de creme de chocolate.
Já os ovos ou chocolates no formato de personagens e animais são semelhantes aos que conhecemos, porém, fabricados com chocolate de qualidade muito superior.
Geralmente, são dados de presente no Dia dos Namorados ou Natal e não apenas na Páscoa. As embalagens sofisticadas e o sabor inigualável fazem do chocolate belga um ótimo presente.
Conheça => Workshop de chocolate em Bruxelas
Waffles
Os waffles ou wafels (em holandês) são outra especialidade na gastronomia da Bélgica e também foram criados no país. São feitos de uma massa confeccionada a base de farinha, leite, ovos, manteiga e açúcar. A massa é cozida em um molde de ferro que da o formato e a textura quadriculada.
Podem ter cobertura de chocolate ou açúcar cristalizado. Também é vendido como lanche de rua para ser consumido fresco, mas pode ser comprado em variedades industrializadas nos supermercados locais.
Imperdível => Oficina de Chocolate e Excursão a Pé em Bruxelas
Mexilhões com fritas
Esse prato combina duas paixões gastronômicas dos belgas: os frutos do mar e as batatas fritas. Uma das principais comidas típicas da Bélgica e muito procurada na região litorânea, os mexilhões são cozidos em vinho branco ou cerveja belga tradicional e é servido com batatas fritas como acompanhamento.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Como todo prato típico, existe uma maneira tradicional de comê-lo. Nesse caso, usa-se a própria concha do mexilhão como colher, dispensando o uso de talheres. Vem em grandes porções dentro do caldo de vinho ou cerveja que serve de molho.
Quem passeia pelas cidades da costa da Bélgica pode saborear esse prato em um restaurante à beira-mar. Saiba como ter internet na Bélgica para postar nas redes sociais.
Tomates recheados com camarão
A Bélgica sabe muito bem aproveitar o fato de ser banhada pelo Mar do Norte para extrair ingredientes deliciosos como o camarão cinza.
Essa espécie de camarão é usada no preparo de saborosos pratos, dentre eles os tomates recheados, outra iguaria local.
Tomates descascados, crus e sem a polpa, recheados com camarões refogados. Aos camarões mistura-se um molho a base de maionese que completam o recheio. Pratos de restaurante, servidos geralmente em porções pequenas como entrada ou com salada verde.
Waterzooi
Esse prato de nome esquisito é um cozido de peixe ou frango com legumes e outros vegetais e molho de ovos e nata. De origem muito antiga, é muito consumido dentre as comidas típicas da Bélgica.
Tradicionalmente o prato era preparado com peixes de água doce e mariscos, batatas, cenoura e alho-poró, refogados com cebola e manteiga; tudo isso cozido em um caldo de peixe que, depois de fervido, era engrossado com nata e gemas de ovos.
Hoje em dia, encontram-se versões do prato preparadas com frango picado em cubos substituindo o peixe. Mas o restante do prato segue a receita original. É um excelente prato quente para o fim de um longo dia de inverno.
Cervejas
As cervejas são um ponto a parte na gastronomia da Bélgica. Existem mais de 220 cervejarias ativas no país, produzindo a incrível marca de mais de 1.000 variedades da bebida.
As cervejas belgas podem variar em coloração, teor alcoólico e sabor. O que torna possível harmonizar cada prato da refeição com um tipo de cerveja diferente.
Também existe um modelo adequado de copo para cada cerveja, que supostamente, intensifica o sabor na hora de beber.
Restaurantes e pubs oferecem sugestões da bebida para harmonizar com os pratos e ela já vem acompanhada do copo apropriado. Existem cervejas para todos os bolsos e são encontradas em qualquer canto do país.
Engarrafadas, em latas ou direto da torneira no balcão, a qualidade e variedade das cervejas surpreende até quem já conhece a fama das cervejarias belgas no mundo. Para circular dentro do país reserve antecipadamente seu bilhete de trem em oferta na Europa.
Na Bélgica se consome muita cerveja. Pode causar estranhamento para turistas do Brasil, encontrar pessoas tomando uma cerveja no horário de almoço, por exemplo.
Cenas como essa são perfeitamente normais, não só na Bélgica, mas também na França com o vinho e na Alemanha com sua tradicional cerveja.
A tradição de fazer cerveja na região vem desde a Idade Média e desenvolveu-se principalmente através dos Monges Trapistas que ainda produzem esse tipo característico de cerveja em seis mosteiros no país.
Não perca => Degustação de cerveja em Bruges
Jenever
Bebida tradicional na gastronomia da Bélgica, o jenever ou genever, é um destilado a partir do qual evoluiu o gim. Feito com bagas de zimbro, uma planta muito comum no norte da Europa, utilizada na culinária e na fabricação de bebidas.
Patrimônio nacional dos belgas, só podendo ser produzido no próprio país, na Holanda e alguns lugares específicos da França e da Alemanha. A indústria da bebida mantém em segredo o processo de fabricação.
O jenever tem sabor neutro, semelhante a vodka, com leve aroma de zimbro e é encontrado facilmente em restaurantes, bares e supermercados. Apresentado em garrafas de vidro ou jarros de argila, o preço pode variar bastante.
Segundo a tradição, deve ser bebido em um copo de shot – tipo martelinho – recém saído do freezer e o primeiro gole deve ser dado sem usar os braços; feito isso, o restante pode ser bebido segurando o copo.
Costuma ser consumido puro, com gelo, acompanhado de uma cerveja ou como ingrediente no preparo de coquetéis.
Aproveite a gastronomia da Bélgica
Existem muitas comidas típicas que fazer parte da gastronomia da Bélgica, opções para os mais variados momentos, gostos e orçamentos. Para conhecer todas, leia o post sobre o que comer na Bélgica.
A influência de seus vizinhos e a característica cosmopolita das cidades se refletem na culinária diária do país, tornando perfeitamente possível degustar uma macarronada italiana, um kebab turco ou um cordeiro marroquino, feito à moda tradicional por cidadãos de origem, em restaurantes de qualquer cidade da Bélgica.
No entanto, sua identidade gastronômica mostra seus aromas e sabores nas comidas típicas. Do regionalismo dos ingredientes locais como frutos do mar e vegetais, ao retrato do pós-guerra trazido nos cozidos que o povo belga criou em uma época que dispunha de poucos recursos.
Experimentar as comidas típicas da Bélgica é algo que você não deve se negar ao passar por esse hospitaleiro país que encanta todos os sentidos, incluindo o paladar.
E não vá embora antes de ver esse vídeo incrível sobre as comidas de Bruxelas, uma produção do site oficial de turismo da Bélgica:
Qual das comidas típicas da Bélgica você mais gostou? Já conhece os sabores da gastronomia da Bélgica? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Bélgica
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Bélgica
Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.
Seguro viagem na Bélgica
Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *