Aluguel de carro na Bélgica: preços, documentos e dicas

Aluguel de carro na Bélgica: preços, documentos e dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Para aqueles que estão pensando em viajar e dirigir, vou mostrar tudo sobre aluguel de carro na Bélgica: os preços, a documentação, os locais, as estradas e muitos outros detalhes. Embora existam outras opções para conhecer as cidades de maneira mais econômica, pegar a estrada é uma experiência completamente diferente.

O combustível com preço honesto e as excelentes condições das rodovias permitem que qualquer pessoa, maior de 18 anos, possa visitar a Bélgica de carro. Com o auxilio de aplicativos e a boa sinalização das estradas, fica fácil criar seu próprio roteiro à medida que vai avançando território adentro.

O aluguel de carro na Bélgica não é nada complicado, mas exige alguns preparativos que devem ser cuidados ainda no Brasil. Com este artigo, espero tirar algumas dúvidas e explicar algumas particularidades sobre esse tipo de viagem para brasileiros que estão se planejando.

Onde alugar carro na Bélgica

Alugar um carro na Bélgica parece muito simples, basta pegar o veículo no aeroporto, sair dirigindo e devolvê-lo antes de embarcar de volta para casa. Mas, na verdade, são diversos fatores a serem observados quando se visita um país no exterior e se lida com empresas de aluguel.

Se você não sabe o que está fazendo, pode facilmente acabar gastando mais dinheiro do que o previsto e estourar o orçamento da viagem.

Antes de tudo, existem muitos sites dedicados especificamente a comparar o aluguel de carro na Bélgica. Estes sites podem comparar tarifas de empresas confiáveis e buscar ofertas que ajudem os viajantes a economizar dinheiro, sem complicações.

Pesquisar esses sites e entender tantos detalhes pode parecer desafiador, mas estou aqui para te ajudar 🙂

Melhores sites para alugar carro na Bélgica

site para alugar carro na belgica
Rentcars é o melhor site para alugar carro na Bélgica.

Se você está planejando uma viagem a Bélgica e quer saber como economizar dinheiro, precisa entender como funciona o aluguel de carros para ter certeza de que você está conseguindo o melhor negócio possível.

A primeira coisa que você deve considerar é alugar o carro através de um site comparador como Rentcars (minha favorita), Discover Cars ou Rental Cars. Eles comparam os veículos das principais locadoras, preços e demais características que estão inclusas na reserva.

Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar?

A melhor coisa é já deixar o seu carro reservado antes de viajar. Dependendo da época, os carros econômicos são muito disputados e você pode acabar tendo que alugar um carro caro ou ainda viajar pra outra cidade para conseguir a opção que deseja. Isso tudo vai ser uma grande perda de tempo na sua viagem.

O site da Rentcars simula a reserva de todos os tipos de aluguel de carro na Bélgica que atendem as suas exigências. Ali você escolhe a data de retirada e devolução, os atributos que precisa no carro e as condições de pagamento.

Locadoras confiáveis para aluguel de carro na Bélgica

Todas as locadoras listadas ao fazer uma busca com a ferramenta da Rentcars passam por um filtro do próprio site, que é líder mundial em locação de veículos online. Ou seja, dificilmente você terá algum problema que não possa ser resolvido.

Contudo, é de extrema importância analisar as avaliações das locadoras e dar preferência para empresas com boa reputação. Nem sempre o serviço mais barato é a melhor escolha 😉

Melhores locadoras na Bélgica
Filtro para encontrar as melhores locadoras.

Basta aplicar o filtro de avaliação de clientes para encontrar ofertas somente de locadoras bem avaliadas. Eu já reservei carros ao redor do mundo de empresas com notas mais baixas, para pagar mais barato, e nunca tive problemas.

Mas o ideal é sempre confiar nas avaliações!

Rentcars no Reclame Aqui

Rentcars no Reclame Aqui

Uma das formas que avalio uma empresa que quero contratar é fazendo uma pesquisa sobre ela no Reclame Aqui, site especializado em receber críticas reais de usuários.

E a Rentcars conquistou o selo RA1000 do Reclame Aqui, que reconhece empresas com excelência no atendimento. Na prática, isso significa que ela tem uma boa reputação com que já utilizou os seus serviços e mais: soluciona e atende as queixas dos usuários.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além isso, a Rentcars também conquistou também o título de melhor atendimento da categoria “aluguel de carros” no Trustpilot, a maior plataforma de avaliações de clientes do mundo.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Como funciona o aluguel de carro na Bélgica

Aluguel de carro na Bélgica
Descubra como funciona o aluguel de carro na Bélgica.

É muito fácil alugar um carro na Bélgica, você só precisa entrar no site da Rentcars, preencher os espaços de pesquisa com a cidade ou aeroporto do destino e os dias em que precisa do carro. A ferramenta de comparação traz as opções de veículos, preços e especificações de cada um.

É possível escolher o modelo do veículo e conferir informações importantes de segurança e conforto, como airbags, número de passageiros e tipos de freios, por exemplo. Além disso, você pode escolher o filtro de menores preços, para ver quais veículos estão com valor mais baixo. É ótimo para verificar o custo-benefício do aluguel.

Isso gera uma economia de tempo incrível, pois ao invés de você acessar cada site das locadoras locais e ter que buscar os melhores preços, em um único site você já tem acesso às melhores empresas.

Brasileiro pode dirigir no país?

Permissão Internacional para Dirigir Bélgica
Permissão Internacional para Dirigir | Foto: Detran/Rio Grande do Sul.

Sim. Qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, pode dirigir na Bélgica – mas precisa ser maior de 21 para alugar um carro. No entanto, este é um dos processos que mencionei antes, que precisa ser iniciado no Brasil, antes da viagem.

A Permissão Internacional para Dirigir é um documento que valida a CNH em todos os países que assinaram a Convenção de Viena – a Bélgica está entre eles.

Para solicitar a PID, basta ir até uma agência do Detran do Estado ou preencher os requisitos no site. Existe uma taxa para essa solicitação que varia de acordo com a região do Brasil. No Rio Grande do Sul custa cerca de R$60, enquanto que em São Paulo o valor passa de R$250.

Existem alguns relatos afirmando que a PID não é um documento necessário, entretanto, outras pessoas dizem ter tido seu pedido de aluguel de carro negado por possuírem penas a CNH.

Acredito ser muito mais prudente viajar com o documento de permissão para evitar surpresas desagradáveis com a polícia belga.

Quanto custa alugar um carro na Bélgica?

Quilometragem ilimitada

O primeiro item importante para verificar ao fazer a pesquisa é se a reserva oferece quilometragem livre ou não. Isso quer dizer que você pode viajar o quanto quiser com o carro alugado, sem pagar taxas extras, não importa a quantidade de quilômetros rodados.

Diárias de aluguel

O preço das diárias para alugar um carro na Bélgica variam bastante de acordo com a época do ano. Na alta temporada, entre os meses de junho e agosto, dentro do verão no Hemisfério Norte, a locação fica mais cara.

Uma maneira de conseguir alugar um carro mais barato, é aumentando o número de diárias. Geralmente, o custo por diária fica mais barato a partir de 7 dias. O valor mensal é ainda mais barato.

Devolução do veículo em outra cidade

Devolver o carro alugado em uma cidade diferente da Bélgica, pode gerar uma “taxa de retorno”, ou seja, alguém precisará dirigir o veículo até a cidade original. Dependendo da distância entre elas, a taxa vai ficando mais cara na mesma proporção da quilometragem.

Portanto, faça várias pesquisas no site da Rentcars para saber se a locadora cobra a taxa entre os destinos escolhidos, pois nem sempre há esse custo. Ou então, organize um roteiro pela Bélgica para fazer a devolução do carro na mesma cidade.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Seguro

A maioria das agências oferece seguro incluído no preço de seu aluguel, mas isso normalmente cobre apenas a responsabilidade e danos ao próprio carro. Se você desejar proteção adicional contra roubo e danos, precisará adquirir uma apólice adicional, ou então usar o seguro gratuito do cartão de crédito.

Combustível

Os preços dos combustíveis na Bélgica variam muito de acordo com a oferta de petróleo, crises globais etc. Porém, proporcionalmente quase sempre está mais barato do que no Brasil.

No momento das pesquisas, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o combustível na Bélgica.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

A gasolina na Bélgica custa cerca de 1,40 euros o litro; os estacionamentos dentro das cidades são quase todos pagos no parquímetro; algumas áreas residenciais têm as zonas proibidas liberadas a partir das 18 horas para estacionamento dos moradores.

Pedágio

Existe apenas um pedágio no país que fica em um túnel na Antuérpia – ligando a Bélgica à Holanda – e os valores são entre 4 e 6 euros, dependendo do carro. Nas demais estradas não existem pedágios.

No entanto, para rodar em algumas estradas na França e na Alemanha, é necessário comprar um adesivo que é vendido em postos de gasolina e garante passagem livre em pedágios nesses países. O preço também varia de acordo com o modelo do carro, potência do motor, etc.

No caso de carros de aluguel, eles já vêm com o adesivo colado. Então, basta estar atento à pista “sem parar” do pedágio e passar direto, caso você esteja indo para a Bélgica de um país vizinho, ou deseja sair do território belga de carro.

Serviços extras

É possível incluir serviços opcionais na locação do veículo, como aparelho de GPS. Na minha opinião, vale mais a pena utilizar o GPS sem internet baixando os mapas para usar offline.

Além disso, é essencial comprar o chip de internet na Bélgica.

Já a cadeirinha para bebê ou criança é item obrigatório ao viajar com os pequenos. Dependendo da quantidade de dias, vale a pena comprar a cadeirinha em alguma loja local.

Condutor adicional

Ao fazer uma road trip pela Bélgica é mais seguro dividir o tempo de direção. Se é o seu caso e outra pessoa também pretende dirigir o carro, é preciso incluir o condutor adicional no contrato de locação.

Na maioria dos casos entra como serviço extra, sendo cobrada uma taxa por dia de locação.

Caução

É necessário deixar um valor de garantia, que fica bloqueado no cartão de crédito ao retirar o veículo alugado. Chamado de caução ou pré-autorização, esse valor é desbloqueado logo após a devolução do carro nas mesmas condições.

Na prática não é um custo embutido no preço do aluguel e só é cobrado caso a locadora precise fazer alguma cobrança adicional.

Aluguel de carro barato na Bélgica

Aluguel de carro barato na Bélgica
Use o filtro “Menor Preço” para encontrar as melhores ofertas.

O custo varia de acordo com a quantidade de dias reservados, se a devolução for feita em outra cidade e quantidade de opcionais. Porém, o principal fator que faz você conseguir um aluguel de carro barato na Bélgica é a época do ano.

Para economizar e não correr o risco de perder as melhores oportunidades de locação, preferencialmente, faça sua reserva com cerca de 90 dias de antecedência caso sua viagem seja na alta temporada, que acontece entre os meses de junho e agosto, dentro do verão no Hemisfério Norte.

Para as estações menos concorridas, fazer a reserva com pelo menos 30 dias de antecipação já garante os melhores preços.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Conforme a imagem acima, após fazer a pesquisa na ferramenta de comparação, use o filtro “Menor Preço” para filtrar os carros mais baratos para alugar na Bélgica.

ATENÇÃO: algumas vezes o melhor preço é oferecido por locadoras com as piores avaliações. Ou seja, nem sempre vale a pena reservar o carro mais barato.

Alugar o carro no aeroporto ou cidade?

Geralmente é mais barato alugar carros no aeroporto da Bélgica. Porém, em alguns casos é mais econômico retirar o veículo em outras lojas da cidade. Ao fazer a busca você consegue limitar para aparecerem as ofertas para retirada apenas no aeroporto, ou em toda a região.

Aluguel de carros de luxo e esportivos na Bélgica

Aluguel de carros de luxo na Bélgica
O filtro de categorias permite pesquisar carros de luxo.

Se o seu desejo for alugar um carro de luxo na Bélgica, seja um esportivo conversível ou mesmo um carrão clássico, basta pesquisar usando o filtro das categorias Premium, Luxo e Especial.

Normalmente somente boas locadoras oferecem o aluguel de carros luxuosos e mais caros. Portanto, se o orçamento permitir, alugue sem medo porque certamente a experiência será sensacional.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Vantagens de alugar veículos online com antecedência

Dirigir na Bélgica é uma aventura em si, mas uma vez que você começa a pesquisar os preços e detalhes do aluguel, aparecem inúmeras dúvidas. Felizmente, há muitos recursos disponíveis online para te ajudar a classificar os detalhes e encontrar o que você precisa.

Muitas pessoas desconhecem que existem muitos custos ocultos de utilização de um veículo de aluguel na Bélgica. Da gasolina ao seguro, você pode acabar pagando muito mais do que o preço da locação em si.

Entretanto, se você fizer seu dever de casa e se preparar com antecedência, pode economizar algum dinheiro e não ter dor de cabeça enquanto estiver de férias.

Confira as vantagens de alugar carros através da Rentcars:

  • Comparar as locadoras e encontrar as melhores tarifas;
  • Cancelamento gratuito até 48h antes da retirada;
  • Garantia de melhor preço;
  • Pagamento em até 12x sem IOF;
  • Suporte 7 dias por semana.

Mais de 200 locadoras

A principal vantagem de utilizar a ferramenta de busca da Rentcars é comparar preços em mais de 200 locadoras em um só lugar, com o melhor atendimento e promoções exclusivas.

Cancelamento gratuito

Caso aconteça algum imprevisto você pode fazer o cancelamento gratuito do aluguel, sem burocracia diretamente pelo site. Não importa o motivo!

Melhor preço garantido

Encontrou uma tarifa menor depois de ter reservado com a Rentcars? Basta fazer a solicitação para ter o reembolso da diferença.

A Garantia de Melhor Preço Rentcars serve para assegurar que você está fazendo a reserva com o melhor preço. Saiba mais detalhes sobre como funciona a garantia de melhor preço.

Pague em reais em até 12x

O pagamento do aluguel de carro na Bélgica pode ser parcelado em até 12x nos cartões de crédito Visa ou Mastercard, à vista via PIX ou boleto bancário. Ainda ganhe até 10% de Cashback para a próxima reserva!

Diferente do que acontece em outras plataformas de comparação, onde o pagamento é feito em dólar ou outra moeda para reservas internacionais feitas no Brasil, reservando através do site da Rentcars você paga em reais, não paga taxa de uso do cartão internacional e ainda economiza o IOF de 6,38%.

Atendimento

Equipe especializada em atendimento ao cliente disponível 7 dias por semana por telefone, chat no site ou WhatsApp.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Tudo sobre seguro para carros alugados na Bélgica

Restrições

Os carros alugados na Bélgica não podem circular em estradas ou rodovias não pavimentadas fora das cidades (a menos que seja observado o contrário). Caso ocorra algum sinistro em tais situações, você não tem cobertura de nenhum tipo de seguro!

Seguro de carro gratuito do cartão de crédito

Você sabia que boa parte dos cartões de crédito populares oferece seguro gratuito de viagem e de aluguel de carros na Bélgica? Se não sabia, aproveite para conhecer um benefício que você pode usar ao seu favor.

Geralmente, eles são oferecidos para as categorias Platinum ou superior, quando o cliente aluga um carro usando o cartão de crédito.

Assim, você não precisa contratar o seguro oferecido pela locadora no balcão, ao fazer o check in para pegar o veículo, mas estará segurado para usar o carro alugado com tranquilidade.

O único detalhe é que a locadora faz o bloqueio de um valor no seu cartão, como se fosse um caução, que é liberado no final do aluguel se nada acontecer. Caso ocorra um sinistro, o seguro do cartão entra em ação.

O valor do caução varia, mas geralmente fica entre 1.000 e 2.000 dólares. Portanto, é importante viajar com um cartão de crédito com limite que cubra esses valores, além de autorização para uso no exterior.

Seguro de carro pago direto para a locadora

Melhor seguro para carro alugado no exterior

Caso você não tenha um cartão de crédito que oferece o benefício gratuito do seguro de carro alugado, recomendo você contratar o seguro adicional oferecido pela locadora, diretamente no site da Rentcars.

Após escolher o veículo, basta selecionar a opção Full Protection.

Você também pode contratar diretamente no balcão ao retirar o carro. Porém, geralmente o valor é equivalente ao preço da locação, dobrando o custo com o carro alugado.

Por isso, o ideal é mesmo contratar a cobertura completa oferecida pela Rentcars no site, pois além de valer a pena, o valor pode ser parcelado em até 12x sem a cobrança de IOF.

Tipos de seguro para aluguel de carro

Proteções do veículo – Seguro CDW e LDW

As proteções do carro alugado normalmente têm as siglas CDW (Collision Damage Waiver, ou Dispensa de Indenização por Colisão) e LDW (Loss Damage Waiver, ou Desistência de Danos por Perda) e protegem o veículo contra roubo e danos causados por acidentes.

Proteções a terceiros – Seguro ALI

A cobertura ALI (Additional Liability Insurance, ou Seguro de Responsabilidade Adicional) é referente a proteções contra terceiros. Se o segurado se envolver em um acidente e um terceiro tiver ferimentos corporais e danos materiais, o seguro cobre até o valor em contrato.

Seguro pessoal – PAI

O Seguro de Acidentes Pessoais (PAI – Personal Accident Insurance) garante aos motoristas de um carro alugado e seus passageiros despesas médicas acidentais, atendimento de emergência e morte acidental durante a viagem de aluguel, até um certo limite.

Seguro suplementar – SLI

O Seguro de Responsabilidade Suplementar (SLI – Supplemental Liability Insurance), mais comum para aluguel de carro nos Estados Unidos, protege o segurado contra ferimentos em outros motoristas e seus veículos.

A maioria dos estados americanos exige que a locadora de veículos tenha responsabilidade civil que cubra o locatário. No entanto, eles só são obrigados a ter limites mínimos estaduais que podem ser bastante baixos e insuficientes para acidentes mais graves.

Seguro de bens pessoais – PEP

O PEP (Personal Effects Insurance, ou Proteção de Bens Pessoais) cobre os pertences do locatário e passageiros em caso de perda ou dano durante o período da locação.

Ao reservar o veículo, seja no balcão ou pela internet, confira quais coberturas estão inclusas no contrato, para ter a certeza de que você tem cobertura caso algum imprevisto aconteça. Tenha o mesmo cuidado ao analisar a apólice do seguro oferecido pelas companhias de cartão de crédito.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Requisitos para alugar um carro na Bélgica

Abaixo, listo os requisitos que as locadoras geralmente exigem para o aluguel de carro na Bélgica, mas não são uma regra. Portanto, recomendo que você sempre verifique as informações no momento da busca no site da Rentcars, pois todas as exigências estão presentes no contrato.

  • Idade Mínima => A maioria das locadoras permite o aluguel para condutores com pelo menos 21 anos de idade.
  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) => O locatário deve apresentar seu documento de habilitação original, emitido no Brasil, válido e dentro do prazo de vencimento.
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) => Algumas locadoras e órgãos governamentais exigem a carteira de habilitação internacional, que deve ser apresentada no balcão de atendimento antes de retirar o veículo. Para maiores informações sobre sua exigência, consulte a locadora.
  • Passaporte Brasileiro => O locatário deve apresentar seu documento passaporte original e válido.
  • Cartão de Crédito Internacional => O locatário deve apresentar um cartão de crédito liberado para uso no exterior de sua titularidade, dentro do prazo de vencimento e com limite disponível para a pré-autorização do caução de garantia.
    • Recomendo você ter mais de um cartão internacional, pois acontece de serem reprovados, principalmente se forem cartões não vinculados a instituições bancárias.
    • Em caso do pagamento ser feito online e antecipado, segue obrigatória a apresentação do cartão no momento da retirada do veículo, para cobrir a pré-autorização e demais possíveis taxas.
  • Comprovante de Reserva => Ao emitir sua reserva através da Rentcars, guarde a confirmação de reserva recebida por email, pois nele estão listados todos de serviços contratados, tipo de veículo escolhido, condições de pagamento, tarifas etc.

Cuidados ao alugar um carro na Bélgica

Cuidados ao alugar carro na Bélgica
Um GPS vai te ajudar muito a se orientar no trânsito de um país desconhecido.

Uma dica que é bem comum sobre aluguel de carro na Bélgica é o seguro. No momento da locação, uma taxa de seguro já está incluída no preço da diária, mas é quase certo que, na hora de retirar o carro e assinar o contrato, a locadora tente vender um seguro extra. Não compre!

Esse seguro é contra danos materiais pequenos, como vidro quebrado, arranhões na lataria e coisas do tipo. O valor é alto e deixa a diária bem mais cara. Já os outros seguros contra roubo e acidentes são altamente recomendáveis.

Caso você não possa ou não queira usar o GPS do seu telefone celular para ajudar na navegação, é possível alugar um aparelho desse tipo junto com o carro.

Um GPS vai te ajudar muito a se orientar no trânsito de um país desconhecido e onde há placas escritas em holandês, francês ou alemão.

As estradas na Bélgica são boas?

Dicas para dirigir na Bélgica
Autoestradas são sinalizadas com a letra E em branco.

Os belgas dirigem no mesmo lado da pista que nós brasileiros e os carros tem o volante também na esquerda, como aqui. Na maioria das autoestradas, rodovias e estradas secundárias, a sinalização é muito boa e as condições da pista também.

Autoestradas são sinalizadas com a letra E em branco, sobre um fundo verde; e a velocidade mínima é de 70 quilômetros por hora. Existem telefones de cor laranja nos acostamentos para ligações de emergência.

Os postos de combustível são bem estruturados com restaurantes, banheiros, borracharias, oficinas e até centros de informação, em alguns casos. Fique atento, pois muitos fecham durante à noite.

Tem bastante estacionamento na Bélgica?

As grandes cidades como Bruxelas, Antuérpia, Liège, Charleroi e Gante tem bastante trânsito. Na capital, é bem difícil estacionar a qualquer hora do dia. Em Centros Históricos, há algumas ruas onde carros não são permitidos.

O estacionamento é com parquímetro nas ruas. Outra opção é comprar um ticket (em supermercados ou bancas de jornal e tabacarias) de uma das redes de estacionamento espalhadas pelas cidades. Dessa forma, estacionar não deve ser um problema.

Tenha em mente que na Bélgica o motorista de carro divide as ruas com outros carros, veículos particulares, ônibus e bondes do transporte público, e ciclistas. Além dos pedestres. Em alguns momentos parece muito caótico, principalmente durante a hora do rush, mas é normal.

Os bondes elétricos que circulam pelas ruas têm sempre prioridade em relação aos carros. No geral, os motoristas são corteses e respeitam pedestres e ciclista.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Vale a pena alugar um carro na Bélgica?

Existem muitos fatores que afetam a sua decisão de alugar um carro para conhecer um novo país. As condições climáticas estão entre eles. Se sua viagem for durante o inverno, prepare-se para dirigir na neve, pois em algum momento é provável que isso aconteça.

Embora os carros removedores de neve estejam sempre ativos nas estradas e nas ruas da cidade, dirigir em cima de uma camada de gelo pode ser um pouco assustador para quem nunca passou por isso. A dica é dirigir naturalmente e em baixa velocidade. Se não se sentir confiante, não faça.

Aluguel de carro na Bélgica é um assunto bem longo e existem diferentes experiências de motorista para motorista. As opções de agências, modelos de veículo, cidades de destino, estradas percorridas, horários de viagem, época do ano, etc., vão influenciar diretamente no resultado da sua experiência pessoal.

Vale a pena também ficar de olho nas promoções dos sites de locação. Em determinadas épocas são oferecidas algumas que podem caber no seu orçamento. Recomendo que você compare os valores e carros no site da Rentcars.

Além do menor preço, você tem benefícios como pagamento em até 12x sem IOF, suporte 7 dias por semana, cancelamento gratuito até 48h antes da retirada, entre outros. Se quer fazer uma road trip, saiba tudo sobre o aluguel de carro na Bélgica.

Dúvidas frequentes

Qual é a melhor locadora de carros na Bélgica?

As melhores e mais confiáveis empresas de aluguel de carro na Bélgica são Avis Rent a Car, Alamo Rent a Car, National Rent a Car, Keddy Rent a Car, Europcar Rent a Car, com lojas no aeroporto e regiões turísticas.

Quanto custa alugar um carro na Bélgica?

A diária com o preço mais baixo encontrado em Bruxelas nos últimos 30 dias foi de R$ 365,04 com a locadora Sixt.

Qual a locadora mais bem avaliada na Bélgica?

A locadora mais bem avaliada na Bélgica é a Avis Rent a Car com 75% de aprovação.

Qual modelo de carro é mais alugado na Bélgica?

O modelo de carro mais popular em Bruxelas é o Volkswagen Polo.

Qual a média de preço do aluguel de carros na Bélgica?

Nos últimos 30 dias, a média de preço das diárias foi de R$ 611,52. A Rentcars tem os melhores preços.

Como comparar carros de aluguel na Bélgica?

Os melhores sites para fazer a comparação de preços para aluguel de carro são Rentcars, Rental Cars e Discover Cars, pois eles comparam tarifas e condições de locadoras confiáveis para você encontrar facilmente opção que mais vale a pena. Confira tudo sobre como alugar carro na Bélgica.

Como não ser enganado no aluguel de carros na Bélgica?

Para evitar complicações com o veículo alugado, é importante fazer o aluguel de carro na Bélgica com uma locadora confiável. Os sites para comparação de carros e locadoras são a melhor forma de ter a certeza de que você está fazendo um bom negócio, pois mostram avaliações de pessoas reais que já usaram os serviços das locadoras.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Bélgica

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Bélgica

Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.

Seguro viagem na Bélgica

Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais