Roteiro na Bélgica: dicas para viagens de 7 até 30 dias

Roteiro na Bélgica: dicas para viagens de 7 até 30 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (7 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Para criar o melhor roteiro na Bélgica, primeiro é preciso entender um pouco da geográfica local. Alguns detalhes favorecem certos destinos, mais do que outros, dependendo de quantos dias você deseja passar no país.

Apesar de não ser um território dos mais expressivos em termos de tamanho, a Bélgica tem muito a mostrar para os que a visitam. Localizada no oeste da Europa, faz divisa com Holanda, França, Alemanha e Luxemburgo, e ainda é banhada pelo Mar do Norte.

O país é encantador e vale muito a pena conhecê-lo em um roteiro de 7, 15 ou 30 dias pelas suas cidades mais importantes, como Bruxelas, Bruges e outras.

Veja sugestões de coisas legais para conhecer nas cidades da Bélgica, seja sua primeira vez ou mesmo se já conhece o país. E para garantir uma experiência perfeita, recomendo que você compre os ingressos antecipados e agende os seus tours preferidos no Get Your Guide e Civitatis. Eles são sites super confiáveis e oferecem descontos, cancelamento grátis e os melhores passeios pelas mais lindas cidades belgas.

Planeje sua viagem => Hotéis incríveis na Bélgica

É necessário seguro viagem para a Bélgica »

Regiões da Bélgica

O mapa da Bélgica compreende três regiões e dez províncias com suas respectivas capitais e a região de Bruxelas.

  • Antuérpia – Antuérpia (Região de Flandres)
  • Brabante Flamengo – Lovaina (Região de Flandres)
  • Flandres Ocidental – Bruges (Região de Flandres)
  • Flandres Oriental – Gante (Região de Flandres)
  • Limburgo – Hasselt (Região de Flandres)
  • Liège – Liège (Região da Valônia)
  • Brabante Valão – Wavre (Região da Valônia)
  • Namur – Namur (Região da Valônia)
  • Hainaut – Mons(Região da Valônia)
  • Luxemburgo – Arlon (Região da Valônia)

A capital Bruxelas tem sua própria região homônima.

A seguir faço uma série de sugestões de roteiros para aproveitar as cidades turísticas da Bélgica de forma prática, podendo passar tempo suficiente em cada lugar para realmente conhecer o que o país tem de melhor.

Como fazer um roteiro na Bélgica

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para a Bélgica. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo país, há vários destinos da Bélgica que são quase obrigatórios. E saber quantos dias ficar na Bélgica é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias em cada destino, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em cada cidade da Bélgica só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro na Bélgica:

  • 7 dias: Bruxelas (opções Antuérpia, Gante, Bruges, Liège ou Namur).
  • 10 dias: Bruxelas, Lovaina, Antuérpia.
  • 15 dias: Bruges, Oostende, Ieper, Gante.
  • 20 dias: Liège, Hainaut, Namur, arredores: Alemanha, Holanda, Luxemburgo, França.
  • 25 dias: Bruxelas, Lovaina, Antuérpia, Gante, Bruges, Hainaut, Wavre, Namur, Arlon, Liége, Hasselt.
  • 30 dias: Bruxelas, Lovaina, Antuérpia, Gante, Bruges, Mons, Wavre, Namur, Arlon, Liége, Hasselt, Holanda, França.

Quantos dias ficar na Bélgica?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias em cada cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer na Bélgica, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

O país tem muito a oferecer, principalmente em destinos como Gante ou Bruges, Antuérpia, Bruxelas, e até destinos nos países vizinhos.

Uma semana na Bélgica: o que fazer?

O que fazer em Bruxelas
Bruxelas, capital da Bélgica.

A Bélgica é um país da Europa muito pequeno geograficamente. Por isso, em uma estadia de uma semana dá tempo para ver muita coisa e conhecer mais de uma cidade (embora eu sempre aconselhe os viajantes a passarem o maior tempo possível em cada lugar).

Para quem pretende passar 7 dias fazendo um roteiro na Bélgica, sugiro que aproveite a chegada – que provavelmente vai ser por Bruxelas – e conheça bem a capital dos belgas.

A cidade, que recebe turistas do mundo inteiro tanto no inverno quanto no verão, merece tempo e calma para ser apreciada devidamente em um tour a pé por Bruxelas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Com uma semana para desfrutar Bruxelas (compre aqui o Bruxelas Card até 72h, passe para curtir as atrações sem fila) há tempo suficiente para dar uma boa descansada da viagem e entrar no horário local, que pode variar entre 3 e 5 horas de diferença, em relação ao Brasil, dependendo da época do ano.

Bruxelas oferece museus, prédios históricos, castelos, bares, restaurantes, parques e praças – dentre elas a Grand Place, uma das mais belas do mundo. Aproveite para ler este artigo sobre as principais atrações turísticas de Bruxelas.

Agora, se seu destino de preferência não for a capital, sugiro que tire a mesma quantidade de tempo para conhecer a fundo outras importantes cidades do país e as regiões ao seu redor.

Antuérpia, Gante, Bruges, Liège ou Namur são excelentes destinos para seu roteiro de uma semana pela Bélgica. Se você for passar por essas cidade, não deixe de marcar um passeio de barco em Gante.

Sugestões de passeios para 7 dias de viagem

Como você viu acima, esses são os lugares na Bélgica que não podem faltar na sua primeira vez na cidade.

Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas dos destinos belgas e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos.

E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para uma semana na Bélgica:

Roteiro de 10 dias na Bélgica

Um roteiro de 10 dias já possibilita que o turista conheça bem duas ou três cidades, para aproveitar ainda mais opções de tours para conhecer a Bélgica.

Além de passar uns dias na capital é possível pegar um trem e em 30 minutos chegar à cidade universitária de Lovaina, onde é possível passar mais uns dias e até fazer um free tour por Lovaina.

Roteiro de 10 dias na Bélgica
Impressionante prédio da Administração Municipal da Lovaina | Foto: Wikimedia Commons.

Encerre o itinerário com uma ida até a Antuérpia, a cerca de 1 hora de trem de Lovaina. Veja um roteiro de trem pela Bélgica.

Esse roteiro passa por algumas das mais belas e cosmopolitas cidades do país, em três diferentes regiões que são bem próximas. Inclusive, confira os melhores passeios em Antuérpia.

Além dos já citados atrativos turísticos da capital, visite cervejarias no Brabante Flamengo durante um tour gastronômico e caminhe pela orla do rio Escalda na capital da província da Antuérpia.

  • Dias 1, 2, 3 e 4, em Bruxelas;
  • Dias 5, 6 e 7, em Lovaina;
  • Dias 8, 9 e 10, na Antuérpia.

Sugestões de passeios para 10 dias de viagem

Para garantir o melhor roteiro na Bélgica sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para os 10 dias no país.

Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis na Bélgica:

Roteiro de 15 dias na Bélgica

Quinze dias é um período excelente para desbravar mais de uma província da Bélgica. Uma semana em Flandres Ocidental oferece dois dos mais procurados destinos turísticos da Bélgica: a capital da província, Bruges, e o litoral belga que fica nessa área do país. Confira logo os principais pontos turísticos de Bruges.

Roteiro de 15 dias na Bélgica
Um dos lindos canais de Bruges.

A Veneza do Norte, como Bruges é conhecida, deve ser visitada por alguns dias com a inclusão de um tour panorâmico. Um trem saindo da cidade leva 20 minutos até Knokke-Heist, cidade litorânea bem ao norte; e 15 minutos até Oostende, a principal cidade da costa da Bélgica.

Mais ao sul fica a histórica Ieper, perto da divisa com a França. A viagem de trem de Bruges até Ieper dura cerca de 1 hora e meia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já a última etapa desse roteiro pode ser feita na província vizinha: Flandres Oriental. Sua capital, Gante, é uma linda cidade e você vai querer passar mais de um dia passeando pelas margens dos rios ou por algum dos seus parques verdes. Veja como chegar a Ghent e Bruges saindo de Bruxelas.

  • Dias 1, 2, 3 , 4 e 5 em Bruges.
  • Dias 6, 7, 8, 9, e 10 pelo litoral.
  • Dias 11 e 12 em Ieper.
  • Dias 13, 14 e 15 em Gante.

Sugestões de passeios para 15 dias de viagem

Você percebe como a Bélgica tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado.

As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer em 15 dias de viagem para a Bélgica:

Roteiro de 20 dias na Bélgica

Ao leste da Bélgica, fica a província de Liège, com a capital de mesmo nome sendo um ótimo destino para seu roteiro na Bélgica.

A cidade tem uma ativa vida noturna e é entrecortada por pontes, sendo a segunda maior da região da Valônia, próxima da fronteira belga com a Alemanha.

Ao norte de Liège fica Limburgo, outra província. Essa por sua vez tem como capital a cidade de Hasselt e faz divisa com a Holanda.

Roteiro de 20 dias na Bélgica
Vista da cidade de Liège. | Foto: A. Savin, via Wikimedia Commons

A província de Luxemburgo localiza-se ao sul de Liège e faz fronteira com o país de mesmo nome e com a França. Marque uma excursão a pé.

Além de Luxemburgo, as províncias de Hainaut e Namur, que também fazem parte da região da Valônia, são regiões fronteiriças com a França.

Passar alguns dias nessas províncias que são divisas internacionais, possibilita quem visita a Bélgica, dar uma escapada e ir para o outro lado da fronteira conhecer um pouco desses países.

  • Dias 1, 2 e 3 em Liège.
  • Dia 4 e 5 atravessando a fronteira com a Alemanha.
  • Dias 6 e 7 em Limburgo.
  • Dias 9 e 10 na Holanda.
  • Dias 10 e 11 em Luxemburgo (província).
  • Dias 12 e 13 em Luxemburgo (país).
  • Dias 14 e 15 em Hainaut.
  • Dias 16 e 17 em Namur.
  • Dias 18 e 19 na França.
  • Dia 20 para retorno.

Sugestões de passeios para 20 dias de viagem

Depois de conhecer o básico da Bélgica, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para os destinos Belgas e até arredores. Confira a seguir como montar um roteiro para 20 dias com os seguintes tours:

Roteiro de 25 dias na Bélgica

Uma passagem de 25 dias pela Bélgica é uma oportunidade perfeita para conhecer todas as dez regiões, províncias e suas capitais.

principais cidades da bélgica
Escritório do Porto, na Antuérpia, e sua deslumbrante arquitetura.

Muitas das principais cidades do país e os destinos mais procurados são capitais de províncias ou estão nas regiões metropolitanas dessas cidades.

  • Dias 1, 2 e 3 em Bruxelas;
  • Dias 4 e 5 em Lovaina, no Brabante Flamengo.
  • Dias 6, 7 e 8 na Antuérpia.
  • Dias 9 e 10 em Gante, na província de Flandres Oriental.
  • Dias 11, 12 e 13 em Bruges, na província de Flandres Ocidental.
  • Dias 14 e 15 em Mons, província de Hainaut.
  • Dias 16 e 17 em Wavre, no Brabante Valão.
  • Dias 18 e 19 em Namur.
  • Dias 20 e 21 em Arlon, na província de Luxemburgo.
  • Dias 22 e 23 em Liége.
  • Dias 24 e 25 em Hasselt, província de Limburgo.

Sugestões de passeios para 25 dias

Depois das primeiras semanas na Bélgica é hora de relaxar conhecendo mais um pouco dos melhores atrativos antes de ir embora. Como explicado acima, os tours para reservar antecipadamente são:

Roteiro de 30 dias na Bélgica

Quem tem o privilégio de ficar um mês passeando e fazendo um roteiro na Bélgica pode reunir em uma só ocasião todas as dicas e itinerários sugeridos anteriormente, incluindo ainda as travessias de fronteira para outros países.

Cidades da Bélgica para conhecer em 1 mês
A bela Namur é uma das opções para um roteiro. | Foto: Jean-Paul Grandmont, via Wikimedia Commons.
  • Dias 1 e 2 em Bruxelas;
  • Dias 3 e 4 em Lovaina, no Brabante Flamengo.
  • Dias 5 e 6 na Antuérpia.
  • Dias 8 e 9 em Gante, na província de Flandres Oriental.
  • Dias 10 e 11 em Bruges, na província de Flandres Ocidental.
  • Dias 12 e 14 em Mons, província de Hainaut.
  • Dias 15 e 16 em Wavre, no Brabante Valão.
  • Dias 17 e 18 em Namur.
  • Dias 19 e 20 em Arlon, na província de Luxemburgo.
  • Dias 21 e 22 em Liége.
  • Dias 23 e 24 em Hasselt, província de Limburgo.

Dias 25, 26, 27, 28, 29 e 30 ficam para serem aproveitados no roteiro quando os destinos forem fronteira com outro país e você desejar conhecê-los.

Exemplo: quando estiver na Antuérpia, nos dias 5 e 6, pode usar os das 7 e 8 para conhecer Breda, na Holanda, que fica a menos de 30 minutos de trem da capital da província.

Ou, ainda, para quem estiver em Flandres Ocidental nos dias 10 e 11, a cidade de Courtrai está a apenas 30 quilômetros de Lille, na França, que pode ser visitada nos dias 12 e 13.

Há também alguns passeios saindo de outras cidades, como:

Sugestões de passeios para 30 dias de viagem

Pouca gente tem a oportunidade de ficar tanto tempo de férias em um país. Porém, se você tem esse privilégio, aproveite para curtir um lugar na Bélgica que você gostou muito ou ainda agende essas visitas:

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Quanto custa viajar na Bélgica por dia?

Para descobrir quanto custa Bélgica por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis na Bélgica, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro na Bélgica, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios na Bélgica?

O ideal para organizar o roteiro Bélgica é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais Bélgica, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios na Bélgica

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes e passes de atrações na Bélgica

pacote de atrações em Bruxelas  ou os famosos passes turísticos da Bélgica te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para vários passeios.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como o Atomium e outros 49 museus de Bruxelas, além de mais atrativos.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Brussels Card

O cartão Brussels Card é uma opção para quem quer conhecer bem a cidade, já que ele inclui acesso gratuito a 49 museus e monumentos de Bruxelas e importantes descontos em lojas, restaurantes e pubs. Há opções com validade entre 1 e 3 dias, com e sem acesso ao transporte público.

Bruxelas: Brussels Card c/ Transporte Público STIB

Também com validade de até 3 dias e acesso gratuito a 49 museus de Bruxelas, essa opção de cartão turístico já vem incluso o transporte público na cidade. E ainda oferece descontos exclusivos em lojas, bares e restaurantes parceiros.

Antwerp City Card

Com duração de 1 a 3 dias, você pode adquirir o cartão turístico da Antuérpia, com acesso a 16 museus, 4 igrejas e outras 3 atrações turísticas da cidade. Além disso, poderá usar de forma ilimitada o transporte público durante a validade do cartão.

Guias brasileiros que fazem passeios na Bélgica

A melhor maneira de aprender sobre a Bélgica é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na Bélgica há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na Bélgica.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em Português na Bélgica. Os melhores são:

Roteiro pelos museus da Bélgica

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus da Bélgica é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus da Bélgica, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de barco na Bélgica

Bélgica é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro na Bélgica, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus turístico na Bélgica

Os roteiros de ônibus na Bélgica são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com audiodescrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus na Bélgica incluem paradas nas principais atrações das cidades, como Bruxelas, Bruges, Antuérpia.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro na Bélgica:

Roteiro de bicicleta na Bélgica

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar a Bélgica e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta na Bélgica são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares na Bélgica:

Roteiro a pé na Bélgica

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé na Bélgica é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros na Bélgica para fazer a pé:

Roteiro na Bélgica com crianças

Montar um roteiro na Bélgica com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças na Bélgica.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro gratuito na Bélgica

Nem todos os passeios na Bélgica precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor da Bélgica com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

Roteiro romântico na Bélgica para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam a Bélgica para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica na Bélgica, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos na Bélgica para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno na Bélgica

Planejar um roteiro noturno na Bélgica é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite na Bélgica:

Roteiro gastronômico na Bélgica

Durante seu roteiro na Bélgica, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário na Bélgica é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer na Bélgica:

Roteiro de aventura na Bélgica

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, a Bélgica oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo na Bélgica

Quer fugir do óbvio na Bélgica? Veja esse roteiro com o lado B na Bélgica e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro na Bélgica para viajar sozinho

Bélgica é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro para final de semana ou feriados na Bélgica

Vai passar um feriado na Bélgica e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira alguns passeios que acontecem na temporada de Natal:

Roteiro barato na Bélgica

Programar um roteiro com pouco dinheiro na Bélgica não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções na Bélgica para você economizar.

Dicas finais para organizar o melhor roteiro na Bélgica

Passeio de bicicleta em Bruges
Passeio de bicicleta pelo Grote Markt, em Bruges. | Foto: Ajay Suresh, via Wikimedia Commons

A melhor forma de deslocamento no país é de trem. O transporte tem um preço justo, é seguro, acessível, eficiente e rápido. Os trens belgas te levam a qualquer parte, inclusive além das fronteiras do país.

A viagem então é uma atração à parte, pois o trajeto ferroviário percorre trechos do interior por onde as rodovias não passam, fazendo disso uma experiência única. Mas se preferir veja como funciona para alugar carro na Bélgica.

Obviamente os destinos dos roteiros sugeridos neste artigo são apenas ideias e algumas sugestões dentre muitas possíveis para conhecer a Bélgica.

Penso que o ideal é sempre ficar um tempo confortável em cada cidade, para poder conhecer tudo, dos pontos turísticos até os lugares mais escondidos e peculiares. Por isso, saiba como usar internet na Bélgica para pesquisar muito sobre o destino.

Em uma visita com pressa, muitas vezes perdemos de descobrir os segredos que as cidades escondem e tendemos a ficar mais atentos ao óbvio. Pessoalmente, as experiências mais ricas de viagem acontecem no que não está planejado.

Mas é natural que quando pretendemos passar muitos dias em um só país, queremos conhecer o maior número de lugares e regiões possível. A Bélgica oferece roteiros incríveis para passar o frio gelado do inverno ou curtir o sol do verão. Inclusive, vale a leitura dos posts sobre o que fazer na Bélgica no verão, assim como atividades para o inverno na Bélgica.

Embora as temperaturas mais amenas sejam bastante indicadas para viajantes brasileiros – pois os preços estão mais baixos e o número de turistas no país é mais baixo.

Espero que aqui você encontre alguma inspiração para começar a elaborar sua viagem e traçar o seu roteiro na Bélgica. Algo que caiba no seu bolso, se encaixe nos dias que dispõe para viajar e agrade o seu gosto. Seja para uma semana ou um mês, esse incrível país está cheio de destinos fantásticos aguardando a sua visita.

Além disso, garanta suas reservas antecipadas e já compre os ingressos para os lugares mais concorridos, assim você não enfrenta filas ou deixa de conhecer esses atrativos imperdíveis.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 7 dias na Bélgica?

Em uma semana na Bélgica você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Bruxelas Card até 72h
Tour a pé por Bruxelas 
Destaques da Antuérpia: excursão de bicicleta
Passeio de barco em Gante

O que fazer em 10 dias na Bélgica?

Em 10 dias na Bélgica aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Bruxelas Card até 72h
Tour a pé por Bruxelas 
Tour Gastronômico: Parte Antiga da Antuérpia
Free tour por Lovaina

Vale a pena programar um roteiro na Bélgica antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis na Bélgica você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo na Bélgica.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Bélgica

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Bélgica

Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.

Seguro viagem na Bélgica

Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais