Bélgica no verão: 6 destinos para curtir o calor no país

por Matheus Osório

Bélgica no verão: 6 destinos para curtir o calor no país

A Bélgica no verão é um excelente destino turístico. Os que pensam que o país só é interessante no inverno, durante as baixas temperaturas, estão completamente enganados.

Trata-se de um país que oferece muitas atrações de cultura e lazer para apreciar as belezas arquitetônicas, a variedade da gastronomia, a riqueza da vegetação e natureza local.

As altas temperaturas da Bélgica no verão propiciam passeios pelas praias e uma passada em algum dos inúmeros festivais de música que acontecem entre julho e agosto.

Tanto as grandes cidades da Europa quanto algumas praias repletas de pessoas vão fazer qualquer um esquecer que está em um país que não vê sol ou um céu azul na maior parte do ano.

Localidades mais pacatas e longe do agito também estão no roteiro da Bélgica no verão. No interior e na região marítima estão alguns dos destinos mais procurados para quem deseja descanso com sossego e calmaria.

O povo belga tem uma maneira diferente e interessante de aproveitar o verão, muito diferente de nós brasileiros que temos as altas temperaturas como predominantes em grande parte do nosso país.

Passar um verão na Bélgica é uma experiência e tanto, que pode nos fazer repensar nossa relação com o lugar onde vivemos.

Planeje sua viagem => Como ter Internet na Bélgica

Seguro viagem para a Bélgica »

 

Quando começa o verão na Bélgica?

* Vídeo do site oficial de turismo de Flanders

O verão da Bélgica começa no final de junho e termina no fim de setembro, embora já em abril as temperaturas comecem a ficar mais elevadas.

A temperatura média da estação é de 18°C, podendo passar dos 30°C nos dias mais quentes. Também pode chover irregularmente, portanto, não estranhe se uma nuvem escura se aproximar em um belo dia de sol.

O clima quente da Bélgica nos meses de junho, julho e agosto faz com que os dias sejam muito mais longos do que no inverno . Às vezes em determinadas áreas, o sol só se põe por completo perto das 22 horas.

Em função disso, as pessoas ficam muito mais tempo nas ruas, os estabelecimentos comerciais fecham mais tarde e bares e restaurantes ocupam as calçadas com mesas.

As altas temperaturas e o sol brilhando por muitas horas dão um ar diferente ao dia do povo belga. Cada momento que pode ser passado no sol é aproveitado.

Para nós brasileiros, acostumados com verões muito quentes, quando vemos uma sombra, não perdemos a oportunidade de dar uma fugida do sol.

Para os belgas, é o contrário: parecem não se importar com o vermelhão da pele e o calor da luz solar de uma tarde de julho. Afinal, o sol quase não dá as caras no inverno, então, é preciso aproveitar ao máximo quando ele está por perto.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Lugares para conhecer na Bélgica no verão

  • Bruxelas no verão
  • Festivais de música pelo país
  • Praias do litoral de Flandres Ocidental
  • Jardim Botânico Nacional em Meise
  • Passeio de bonde elétrico de De Panne à Knokke-Heist
  • Terra dos Lagos na Valônia

Leia também => Bélgica no inverno

 

Bruxelas no verão

Museus na Bélgica no verão
Mont dês Arts | Foto: Trougnouf (Benoit Brummer), via Wikimedia Commons

Quem vem de viagem para Bélgica, tem Bruxelas como destino de chegada.

Localizada no centro do território belga, a cidade recebe uma multidão de viajantes durante o verão e oferece muitas opções de lazer, passeios culturais e ao ar livre, feiras, festivais, paisagens, bares e restaurantes para conhecer melhor a gastronomia local.

A capital da Bélgica é repleta de história, que é contada através da arquitetura dos prédios antigos e do interior de seus museus.

Desde o MIM (Museu de Instrumentos Musicais) até o Belgian Brewers Museum (Museu da Cerveja) onde os visitantes podem aprender tudo sobre a bebida que é tradição no país em seus mais diferentes sabores, colorações e teores alcoólicos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O centro da cidade conta com diversos bares que servem todos os tipos de cerveja produzidos no país. Fazer passeios imperdíveis em Bruxelas em uma tarde de verão incentiva experimentar as tradicionais batatas fritas no cone ou os famosos waffles.

Você pode fazer isso nas proximidades do Mont dês Arts (Monte das Artes), um complexo urbano que inclui a Biblioteca Real da Bélgica e o Arquivo Nacional, no centro histórico.

Praias da Bélgica
Bruxelles les Bains | Foto: Miguel Discart, via Wikimedia Commons

Uma ótima dica para um dia sem nuvens por Bruxelas é visitar o Ascenseur Marolles-Poelaert, o elevador panorâmico que leva o turista a uma das mais belas vistas.

Ver a cidade de cima ao entardecer e esperar até o por do sol vai fazer você testemunhar os pontos turísticos de Bruxelas do alto. O acesso ao elevador é grátis.

Uma das atrações mais bizarras e divertidas é a Bruxelles les Bains – uma praia artificial com tudo que o litoral proporciona, exceto é claro, o mar. Areia, música, comida, bebida, coqueiros, jogos, cadeira e guarda-sol.

Além de ser de graça, passar uma tarde de calor na praia artificial pode ser um bom programa para fazer em família.

O verão em Bruxelas também vale a pena para que gosta de fazer compras, já que no início da estação acontecem as liquidações de verão, que dão descontos e ofertas em artigos variados.

 

Festivais de música pelo país

Tomorrowland Bélgica
Tomorrowland | Foto: Global Stomping, via Wikimedia Commons

É impressionante a quantidade de festivais de música que acontecem na Bélgica, em todos os verões. São muitas opções espalhadas pelo país, que abrangem os mais diversos gêneros musicais.

Talvez o mais famoso seja o mundialmente conhecido Tomorrowland – festival de música eletrônica que acontece na cidade de Boom, que fica à uma hora de Bruxelas, nas proximidades da Antuérpia e faz parte da região de Flandres.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O Rock Werchter é um dos maiores e mais antigos festivais de música. Sediado no vilarejo de Werchter, na província do Brabante Flamengo, a cerca de 15 quilômetros da cidade Leuven e 30 quilômetros da capital Bruxelas.

Esse festival recebe artistas de rock, pop e hip-hop. Para os fãs de heavy metal e rock pesado, a pedida certa é curtir o Graspop Metal Meeting. A cidade de Dessel, na região de Flandres (60 quilômetros da Antuérpia e 100 quilômetros de Bruxelas) recebe o maior festival do gênero no país.

Eventos da Bélgica
Pukkelpop | Foto: Priscilla Jordão, via Wikimedia Commons

Quem pretende visitar Bruges no verão deve aproveitar para prestigiar um dos mais ecléticos festivais de música do país, o Moods Festival, que acontece no centro histórico da cidade. Priorizando artistas locais menos conhecidos, o Moods tem ingressos mais acessíveis que os grandes festivais.

Bruges fica na província de Flandres Ocidental, a pouco mais de uma hora de trem de Bruxelas. O Pukkelpop é também um dos grandes festivais. Com base na cidade de Hasselt, na província de Limburgo (uma hora de trem de Bruxelas, mais ou menos), ele traz artistas de grande nome e com evidência no momento.

Todos os festivais oferecem opções para compra de ingressos antecipados através dos respectivos sites oficiais. Saiba como ficar com .

São uma ótima forma de aproveitar os dias de calor do verão da Bélgica, interagir com os cidadãos locais e conhecer pessoas do mundo todo, além de curtir boa música, é claro.

Na Europa acontecem os maiores festivais de música do mundo, pois o verão é o período de férias escolares e trabalho. Durante esses meses, muitos europeus aproveitam para viajar e os festivais da Bélgica são uma parada bem concorrida nos roteiros.

 

Praias do litoral de Flandres Ocidental

Praias no verão da Bélgica
Oostende | Foto: JoJan, via Wikimedia Commons

Quando o assunto é praia, talvez a Bélgica não seja um dos primeiros destinos a vir à mente. No entanto, o litoral é uma ótima opção para curtir o verão do país.

Na província de Flandres Ocidental está toda a costa marítima da Bélgica, que é banhada pelo Mar do Norte e é nesse território do mapa da Bélgica que estão as melhores praias.

Oostende é a maior cidade do litoral belga e, sem dúvida, a que oferece mais opções para viajantes no verão. Por isso, é inevitável falar dela.

Localizada a cerca e 1 hora e 30 minutos da capital dos belgas, Oostende oferece prédios históricos e museus, o Hipódromo Wellington onde acontecem corridas de cavalos e um cassino; além dos 9 quilômetros de praias e o belo calçadão à beira mar.

Uma atração que é imperdível é o Sand Sculpture Festival (Festival de Esculturas de Areia) que acontece de junho a setembro nas praias da cidade.

Knokke-Heist fica a 120 quilômetros de Bruxelas, ao norte da província na fronteira com o litoral da Holanda.

Conhecida por ser uma das cidades da Bélgica mais sofisticada do litoral belga, ela conta com galerias de arte, cassino, campo de golfe, calçadão, reservas naturais e um festival de música gratuito durante o verão.

Cidades da Bélgica
De Haan | Foto: Gamgee, via Wikimedia Commons

O pitoresco vilarejo de De Haan fica a cerca de duas horas de Bruxelas.

É a opção ideal para quem prefere um cenário mais calmo, passeios de bicicleta à beira-mar e observar a bela arquitetura dos chalés e casas locais. Durante o verão são realizados festivais de cerveja, feiras, exposições, mercado de pulgas e brechós.

A 130 km da capital fica a praia de Nieuwpoort, que é o lugar perfeito para os amantes de esportes aquáticos. A cidade recebe diversas competições de surfe, remo, vela e natação; além dos passeios de barco e outras opções de recreação.

Se o que você está procurando é uma praia com vida noturna, então, seu destino é Blakenberge. A pouco mais de 100 quilômetros da capital Bruxelas, a cidade tem como cartão de visita a excitante vida noturna.

Muitas vezes comparada com as praias do litoral da Espanha, ela conta com inúmeros bares e restaurantes.

 

Jardim Botânico

Tour no verão da Bélgica
Jardim Botânico Nacional | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons

Quem quer conhecer um pouco mais da vegetação da Bélgica não deve deixar de visitar o Jardim Botânico Nacional, que está situado na cidade de Meise, no Brabante Flamengo, dentro dos domínios do castelo de Bouchout.

Ela fica a 50 minutos de Bruxelas. O jardim é uma ótima opção para aproveitar um dia de calor caminhando no meio das plantas, estufas e herbários, que contam com espécies do mundo todo.

Há anos atrás, o Jardim Botânico foi palco de um raro espetáculo da natureza: o florescimento da maior flor do mundo. A planta conhecida no Brasil como jarro-titã recebeu muitos visitantes em função de ter raros momentos de floração.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Esse jardim é um dos maiores do mundo! Os visitantes devem aproveitar para conhecer o Castelo Bouchout.

   

Aberto ao público e utilizado para conferências e exposições de arte, o castelo tem boa parte de suas salas e quartos disponíveis para visitação. É cobrado um valor pequeno para a entrada no Jardim, que garante também acesso ao castelo.

 

Bonde elétrico

Bonde da Bélgica
Bonde Elétrico | Foto: TobyJ, via Wikimedia Commons

Uma excelente pedida para um dia quente pelo litoral da Bélgica é um passeio de bonde elétrico. Eles fazem viagens em intervalos de 10 minutos e percorrem toda a extensão da costa (cerca de 70 quilômetros, a linha de bonde mais longa do mundo).

São 70 paradas onde você pode subir e descer, como bem quiser. As passagens unitárias custam 3 euros, mas é possível comprar um passe para um ou mais dias por um valor um pouco mais alto.

Esse bilhete permite fazer mais viagens, desembarcando para um passeio em uma praia qualquer ou uma caminhada pela cidade e depois embarcar novamente. A viagem completa, de um extremo ao outro – da De Panne até Knokke-Heist – leva 2 horas e 23 minutos, segundo o site da companhia que administra a linha.

Esse serviço existe a mais de 130 anos e é possível visitar um vagão do bonde original na estação de De Panne, que fica a cerca de duas horas da capital Bruxelas. Alguns dos bondes antigos foram restaurados e fazem parte da frota que está atualmente em funcionamento.

 

Terra dos Lagos

Lagos da Bélgica
Terra dos Lagos | Foto: Marc Lambert, via Wikimedia Commons

Perto da fronteira com a França, entre as províncias de Namur e Hainaut, na região da Valônia, fica o Eau d’Heure Lakes – uma vasta área com cinco lagos artificiais, que são uma ótima maneira de curtir a Bélgica no verão.

A região dos lagos atrai muitos viajantes que querem aproveitar as altas temperaturas perto da água, com atividades ao ar livre e longe do movimento das cidades.

Os lagos foram criados nos anos 1970 em consequência das barragens construídas para uma usina hidrelétrica que funcionou na região.

São 1.800 hectares de água, matas e campos. Os cinco lagos se chamam Plate Taille, Feronval, Eau d’Heure, Ry Jaune e Falemprise e formam a maior área aquática em território belga.

No local, os visitantes podem praticar várias atividades, como stand-up paddle, caiaque, kite surfe, mergulho, ciclismo, pesca, tênis e outros; além dos passeios de barco ou à bordo do Red Crocodile, um veículo anfíbio que faz um tour pelo território, parte por terra parte dentro d’água.

A região fica próxima às cidades de Charleroi,  Mons e Namur; e a cerca de 20 minutos do aeroporto Charleroi-Brussels South.

 

Aproveitando o melhor do verão a Bélgica

As atrações belgas no verão oferecem opções para todos os gostos e orçamentos. Qualquer um que passe um tempo entre os meses de junho e agosto vai encontrar algo que lhe agrade para o seu roteiro na Bélgica.

Pela areia das praias, em meio à multidão dos festivais de música, à beira da água calma dos lagos do sul, curtindo a sombra da vegetação ou ainda em uma mesa de calçada em um pub de Bruxelas, tomando uma cerveja.

Sem dúvida, a Bélgica dispõe de muitos pontos que merecem ser visitados.

Quer conhecer a Bélgica no verão? Qual das dicas você mais gostou? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *