Quando ir para a Bélgica: época, clima e hora na Bélgica

por Matheus Osório

Quando ir para a Bélgica: época, clima e hora na Bélgica

É importante na organização de sua viagem decidir quando ir para a Bélgica. Muitos fatores determinam essa decisão: estação do ano, alta ou baixa temporada, variação de preços de produtos e serviços, clima e diferença de fuso em relação ao Brasil.

Muitas vezes, nossos dias de férias não coincidem com a alta temporada turística do país que desejamos visitar. Será que isso atrapalha? O caso inverso também pode acontecer: buscarmos uma folga no meio do ano de trabalho para desfrutar da alta temporada em um lugar diferente. E isso, faz mesmo sentido?

Vou apresentar algumas informações que vão lhe ajudar a escolher quando ir para a Bélgica e garantir uma experiência de viagem incrível de acordo com suas expectativas e adequada ao seu orçamento.

Leia também => Regiões para se hospedar em Bruxelas

Seguro viagem com cobertura para a Bélgica »

Melhor época para viajar para Bélgica

Quando ir para a Bélgica
Veja as dicas para decidir quando ir para a Bélgica.

Ao planejar quando ir para a Bélgica, você deve ficar atento aos períodos de maior fluxo de visitantes e qual época do ano é considerada alta ou baixa temporada no país.

A chamada alta temporada na Bélgica acontece no verão, durante os meses de junho, julho e agosto. As temperaturas mais elevadas da época atraem um grande número de visitantes de todas as partes da Europa e do mundo.

É durante esse período que os europeus têm férias escolares e de trabalho e também costumam viajar, fazendo com que o movimento nos aeroportos, estações de trem, pontos turísticos e ruas fique muito mais intenso.

Sem contar os turistas de outros continentes que também aproveitam os dias de calor para visitar este maravilhoso destino. Veja como é alugar carro na Bélgica para conhecer cada cantinho do país.

No entanto, durante o verão, a temperatura não é a única coisa que aumenta na Bélgica. Os preços de hospedagem, alimentação e alguns serviços também costumam ser mais elevados durante esses meses, o que pode tornar sua viagem um pouco mais cara.

No entanto, aqueles que preferem o calor e o agito do verão, não devem deixar de visitar a Bélgica durante esses meses e aproveitar as ruas movimentadas e cheias de gente.

O outro extremo da temporada turística no país acontece no alto do inverno, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Nessa época geralmente está nevando – o que por si só já é um atrativo turístico imperdível, principalmente para nós brasileiros que não vemos neve no nosso país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

Mais sobre quando ir para Bélgica

Quando neva na Bélgica
No inverno, os preços estão um pouco mais dentro da normalidade.

No inverno, os preços estão um pouco mais dentro da normalidade e o fluxo de turistas já não é tão intenso. O branco da neve e o fato de as pessoas estarem, na maior parte do tempo, abrigadas dentro de casa, fazem do inverno o período ideal para quem busca um pouco mais de tranquilidade na viagem.

Sem dúvida, é nessa estação que a paisagem belga adquire um ar mais romântico e bucólico. Campos cobertos por camadas brancas, lagos congelados e a fumaça das chaminés das casas formam uma imagem pitoresca que nenhum viajante esquece. Saiba como ter internet na Bélgica para postar nas redes sociais.

Porém, sempre existe um meio termo e uma maneira de fugir do sol abrasador ou da neve congelante do clima belga. A primavera e o outono oferecem condições mais agradáveis, não só financeiras, como também climáticas, de curtir sua passagem pela Bélgica.

Os meses da primavera (março, abril e maio) e do outono (setembro, outubro e novembro) são uma excelente alternativa para escapar dos elevados preços da alta temporada e encontrar condições mais acessíveis de visitar um ponto turístico, comer e se hospedar em um bom hotel.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Nessas estações, a circulação de turistas também já não é tão intensa e os termômetros atingem marcas bem mais amenas do que no restante do ano.

Qual é o clima da Bélgica?

Bruxelas
A temperatura média no verão é de 25°C.

A Bélgica tem clima temperado, típico de países litorâneos, o que garante temperaturas variadas e regulares que são bem definidas durante as quatro estações do ano. Verões de calor, invernos de muito frio e tempo ameno na primavera e outono. As chuvas são abundantes o ano todo, no país inteiro.

Chove ocasionalmente em qualquer estação, até mesmo em épocas mais secas. Em dias úmidos, a chuva pode ser constante e durar horas, mas normalmente não chove forte. De qualquer forma, é bom estar preparado para uma garoa.

A primavera e o outono têm temperaturas mais brandas e também oferecem boas condições de aproveitar o turismo ao ar livre e a vida noturna da Bélgica.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Parques públicos e praças das cidades da Bélgica são sempre muito movimentados por moradores e turistas. Os pubs costumam colocar mesas nas calçadas, que ficam lotadas para o happy hour e shows e música ao vivo.

Verão na Bélgica

A temperatura média no verão da Bélgica é de 25°C, já tendo registrado máximas de 32°C na mesma estação. Durante essa época, é muito comum encontrar moradores das cidades espalhados pelas ruas em momentos de descanso em qualquer dia da semana.

Os dias mais longos fazem com que a população aproveite ao máximo o sol e o calor que tanto faz falta no inverno. O verão propicia visitar o litoral do país e suas praias banhadas pelo Mar do Norte.

As inúmeras cidades que ficam às margens de rios também são uma ótima pedida. Inclusive é um ótimo período para você conhecer as lindas regiões da Bélgica.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

Inverno na Bélgica

Quando viajar para Bruxelas
Primavera e o outono têm temperaturas mais brandas.

Já o inverno na Bélgica é um caso à parte, especialmente para quem vem o Brasil e não está acostumado a enfrentar temperaturas negativas.

Com mínimas podendo chegar aos -12 °C, a temperatura média do inverno belga é de 7°C. Quando os termômetros aproximam-se de 0 °C, a neve embeleza as ruas da Bélgica, trazendo um charme especial à sua viagem.

Uma curiosidade da Bélgica e de outros lugares frios, é que os períodos de neve podem ter a sensação térmica de menos frio do que quando não está nevando, devido à qualidade de isolante térmico que tem a neve acumulada sobre o solo e nos telhados.

Mas o frio não deve fazer com que sua viagem seja menos agradável. Muito pelo contrário: os cafés e bares com lareira e lampiões a gás são parada obrigatória para aquecer o corpo.

Essa época do ano deve ser enfrentada sem problemas até pelo viajante mais despreparado para o frio. Os ambientes como estações de trem, museus, hotéis e restaurantes são perfeitamente adequados para as baixas temperaturas da rua.

Portanto, não se imagine coberto por mantas e casacos 100% do tempo. Não descarte também fazer umas compras. Roupas e acessórios de inverno são encontrados com bons preços, além de serem mais adequadas para o frio da Europa do que as opções que temos por aqui com preços equivalentes.

Qual é o fuso da Bélgica?

Quando for para a Bélgica atente para o fuso horário! A diferença de um país para o outro pode bagunçar nosso relógio biológico e causar estranhamento nos primeiros dias de viagem.

A diferença entre Brasil e Bélgica – pelo horário de Brasília – é de 4 horas, dentro do período em que os dois países estão com horário normal. Quando os belgas adotam o horário de verão, que vai do último domingo de março até o último domingo de outubro, essa diferença alcança 5 horas, já que lá eles adiantam seus relógios em uma hora.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Porém, no Brasil, em outubro, nós também adiantamos nossos relógios em 1 hora para ajustar ao horário de verão brasileiro. Nessa época a diferença cai para 3 horas.

   

Os dias no horário de verão são mais longos e com muita claridade, com o sol se pondo perto das 21h. Já os dias de inverno podem ser incrivelmente mais curtos e melancólicos, quando o sol aparece por volta das 9h e já começa a se esconder perto das 16h, em dias mais nublados.

Os países vizinhos da Bélgica, como Holanda, Alemanha e França também apresentam o mesmo fuso horário, consequentemente a mesma diferença de horas em relação ao horário de Brasília.

Como decidir quando ir para a Bélgica

A Bélgica é um país pequeno em tamanho, mas muito vasto no que pode proporcionar ao turista. O clima oferece condições para os amantes do frio e também para quem prefere um dia ensolarado – não deixando de fora quem busca encontrar temperaturas amenas.

Ruas lotadas e muita agitação também são características da alta temporada, que acontece no verão. Os meses de menor procura são a opção para quem quer fugir do tumulto e dos preços elevados. E antes de viajar, leia também o post com dicas da Bélgica.

O viajante deve considerar em seu planejamento, o tipo de experiência que deseja ter ao visitar a Bélgica, o que pode mudar de acordo com a época escolhida.

Os belgas estão acostumados a receber turismo o ano inteiro, fato extremamente comum em praticamente todos os países da Europa, porém, existem períodos de maior movimento do que outros.

Observar bem os detalhes que definem cada época do ano e ajustá-los a seu gosto, suas preferências e principalmente seu bolso são parte crucial ao pensar quando ir para a Bélgica.

Independente de se estiver frio ou calor, fica a certeza de que este lindo país irá recebê-lo de maneira incrível em qualquer época do ano.

Cabe a você analisar as dicas e decidir qual época oferece mais experiências que você está procurando e quer encontrar em sua próxima viagem. E para finalizar, veja esse vídeo sobre o Festival de Verão que acontece em Bruxelas, capital, divulgado pelo site oficial de turismo da Bélgica:

Já sabe quando ir para a Bélgica? Deixe o seu comentário!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *