Mapa da Bélgica: 11 regiões turísticas que valem a visita

Mapa da Bélgica: 11 regiões turísticas que valem a visita

O mapa da Bélgica divide-se em três principais regiões: duas oficiais e uma terceira, que inclui a capital do país. Esse pequeno território no oeste da Europa também se subdivide de outras formas: territorial e linguística.

As províncias, que são cinco em cada uma das duas regiões principais, oferecem belas cidades e ótimos destinos turísticos. Além de proporcionarem uma experiência única de pluralidade cultural, pois há três idiomas oficiais falados na Bélgica.

A região de Flandres, ao norte, tem o holandês como língua oficial; a parte sul, conhecida como região da Valônia, fala o francês e tem uma pequena comunidade que faz divisa com a Alemanha, onde predomina o idioma alemão. Já a capital Bruxelas e sua região são oficialmente bilíngues, apesar de atualmente o francês ser o idioma de maior influência na área.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem Bélgica »

 

Regiões turísticas da Bélgica: o que conhecer

  1. Antuérpia
  2. Brabante Flamengo
  3. Flandres Ocidental
  4. Flandres Oriental
  5. Limburgo
  6. Brabante Valão
  7. Hainaut
  8. Liège
  9. Luxemburgo
  10. Namur
  11. Região de Bruxelas-Capital

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Antuérpia

Mapa da Bélgica
Bela e cosmopolita cidade é uma das mais internacionais do país.

A província da Antuérpia, que tem sua capital a cidade de mesmo nome, fica no ponto mais ao norte da Bélgica, na divisa com a Holanda no mapa da Europa.

A bela e cosmopolita cidade, que fica a 54 km da capital Bruxelas, é uma das mais internacionais do país. O Porto, os prédios históricos, o clima moderno e os cidadãos do mundo inteiro que lá residem garantem uma experiência única.

Já para quem busca uma estadia mais sossegada, a região da Campina, no nordeste da província, é a pedida certa. Parques nacionais, reservas florestais, caminhos e trilhas para ciclistas podem ser aproveitadas por quem se hospeda nas inúmeras pousadas e hotéis da região.

Fazendas, antigamente abandonadas, foram convertidas em instalações para receber turistas e mostrar um lado mais calmo e rural da Bélgica. Para quem vem de Bruxelas, a distância de trem da capital da província é de cerca de 50 quilômetros.

Conheça=> Rotas populares para viajar de trem na Europa

 

Brabante Flamengo

Cidades mais bonitas da Bélgica
Universidade Católica de Lovaina, Bélgica | Foto: Juhanson, via Wikimedia Commons.

A província do Brabante Flamengo fica na região central do mapa da Bélgica e sua capital, e principal ponto turístico é a cidade de Lovaina, pólo universitário e de rica bagagem cultural.

Além da arquitetura estonteante dos prédios da universidade e demais construções históricas, Lovaina e outros pequenos municípios da província têm uma vasta diversidade de produtos locais para o turismo gastronômico. Dentre eles as cervejas belgas, famosas no mundo inteiro. Confira uma excursão guiada de Bruxelas para Lovaina.

Na província do Brabante Flamengo é possível visitar várias cervejarias, como da marca Jupiler – umas das mais populares no território belga – e a Stella Artois, muito consumida no Brasil.

Apesar de não fazer parte desta província, Bruxelas está localizada no interior do Brabante Flamengo e é uma região independente, facilitando o acesso à região para quem está na capital do país.

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

Flanders Ocidental

Mapa Bélgica e países vizinhos
West Flanders | Foto: Ed3678, via Wikimedia Commons.

A província de Flandres Ocidental engloba toda a parte costeira do mapa da Bélgica e parte da fronteira sul com a França. Devido a esse último fator, parte da população da região adota o francês como língua oficial, apesar de estarem em uma parte do país onde predomina o holandês.

A principal cidade é Bruges com seus canais que imitam a cidade italiana de Veneza. Em virtude dessa característica, Bruges ficou conhecida como a Veneza do Norte. É também a capital da província. Saiba os principais pontos turísticos de Bruges.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A região costeira, banhada pelo Mar do Norte, é uma parada imperdível. E Ostende é o destino principal com o cassino, corridas de cavalo e agradáveis restaurantes que servem frutos do mar. A distância entre Bruges e Bruxelas é de cerca de 100 quilômetros.

Divertido => Carruagem de bicicleta por Bruges

 

Flandres Oriental

Lugares bonitos da Bélgica
Foto: Cesar.ruiz, via Wikimedia Commons.

Localizada entre Flandres Ocidental e o Brabante Flamengo, a província de Flandres Oriental tem a cidade de Gante como capital – a segunda maior da região de Flandres.

Festivais de cinema, música e teatro, gastronomia e parques verdes fazem de Gante uma parada obrigatória. Inclusive, veja esse incrível tour de barco por Gante.

Turismo ao ar livre é a principal característica do interior desta província no mapa da Bélgica. Algumas rotas e percursos para ciclismo e motociclismo popularizaram a região de Denderstreek, por exemplo. Cerca de 40 minutos separam Bruxelas da província de Flandres Oriental.

Preço => Quanto custa internet na Europa

 

Limburgo

Mapa da Bélgica informações
Castelos e igrejas muito antigos dão à localidade um ar de Europa mais tradicional.

A província de Limburgo, a mais ao leste das províncias da região de Flandres, proporciona uma paisagem inesquecível para os amantes de história, esporte e cultura.

A capital Hasselt está a 85 quilômetros de Bruxelas e sedia anualmente o Pukkelpop (um dos maiores festivais de música da Europa) e o Grand Prix de Hasselt – importante campeonato de ciclismo, um dos esportes mais adorados pelos belgas.

O mapa da Bélgica ainda oferece a medieval cidade de Tongeren – a mais antiga da Bélgica – com fortificações e muralhas da época do Império Romano.

Já o município de Voeren é peculiar pelo fato de fazer parte da província de Limburgo, mas seu território não estar fisicamente conectado a ela. Castelos e igrejas muito antigos dão à localidade um ar de Europa mais tradicional.

   

Preço => Hotéis em oferta em Hasselt

 

Brabante Valão

Roteiro pela Bélgica
Wavre |Foto: Smiley.toerist, via Wikimedia Commons.

Divisa com a província do Brabante Flamengo – em Flandres – a província do Brabante Valão está localizada no centro do país, a cerca de 40 quilômetros de Bruxelas.

Sua capital Wavre é a principal parada para essa região do mapa da Bélgica. A arquitetura gótica de suas construções contrasta com a modernidade do Walibi Belgium – um dos maiores parques de diversão da Europa e o maior da Bélgica – principal atração da região. Vale a pena conferir os hotéis bem avaliados em Wavre, para estender sua visita.

Onde comprar? => Seguro viagem barato

 

Hainaut

Bélgica turismo
Charleroi tem um charme especial por sua bela arquitetura urbana e ar bucólico.

A província de Hainaut fica no oeste do país e faz fronteira internacional com a França. A capital Mons – a 80 quilômetros de Bruxelas – oferece anualmente a Ducasse de Mons, festividade religiosa que dura uma semana e enfeita as ruas com desfiles, encenações e música. Saiba como ter internet na Bélgica para postar nas redes sociais.

A maior cidade da província é Charleroi, berço econômico e cultural da região. Pólo industrial na mineração de carvão e fundições de aço, esta cidade tem um charme especial por sua bela arquitetura urbana e ar bucólico.

Confira => Hotéis em promoção em Charleroi

 

Liège

Cidades para conhecer na Bélgica
Foto: Rick Ligthelm, via Wikimedia Commons.

Liège não é apenas o nome da província, como também de sua capital e um belo ponto turístico no mapa da Bélgica. Uma das mais lindas cidades da região da Valônia, Liège deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem pelo país. Não deixe de conhecer o Wildlife Park.

As diversas pontes que ligam as partes da cidade por onde passa o rio Meuse são imagens dignas de cartões-postais. Confira hotéis em Liège para você conhecer melhor a cidade.

A vida noturna da cidade também chama atenção e facilita a oportunidade de degustar as mais de 200 marcas de cervejas belgas.

Entre a capital da província e a fronteira com a Alemanha, fica o pitoresco município de Verviers. Cidade que se constituiu sob forte influência dos cursos d’água que a banham.

Por esse motivo, fontes estão distribuídas por toda Verviers, reforçando a alcunha de Capital da Água da Valônia. Bruxelas e Liége separam-se em cerca de 100 quilômetros.

Dicas => Roteiro de viagem na Europa

 

Luxemburgo

Bélgica curiosidades
Estação de Luxemburgo | Foto: Cornischong, via Wikimedia Commons.

A província de Luxemburgo não deve ser confundida com o país vizinho de mesmo nome. Está no mais extremo sul no mapa da Bélgica e sua capital é a menor de todas as capitais de província do país: a cidade de Arlon.

A uma distância de quase 200 quilômetros da capital do país, Arlon ostenta o mais rico sítio arqueológico da Bélgica e fragmentos arquitetônicos da era Romana, que podem ser visitados.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Namur

Namur | Foto: CEphoto, via Wikimedia Commons.

Namur é a mais central das províncias da região da Valônia. Sua capital é a cidade que também carrega o nome de Namur e fica a pouco menos de 100 quilômetros de Bruxelas.

Construções da época medieval embelezam a cidade – uma delas no ponto mais alto presenteia o visitante com uma vista incrível. Veja os hotéis de Namur para aproveitar as melhores vistas da cidade.

Porém, a parada imperdível ao visitar Namur é a região das Ardenas – uma vasta extensão territorial onde predominam montanhas e florestas. As Ardenas são mundialmente famosas pela importância estratégica nas batalhas das duas Grandes Guerras que foram disputadas em território belga.

   

Atualmente, as trilhas e caminhos pela floresta estão adornados com pousadas e hotéis para aqueles atrás de uma experiência no campo. As Ardenas ocupam uma área muito representativa do território europeu que se estende não apenas pelo mapa da Bélgica, mas também por Luxemburgo, Alemanha e França.

Como funciona => Tax free na Europa

 

Bruxelas-Capital

Mapa da Bélgica o que visitar
Bruxelas é um centro diplomático mundial e uma cidade globalizada e cosmopolita.

A capital dos belgas está no coração do Brabante Flamengo, mas não é parte da província. Bruxelas e municípios ao seu redor constituem sua própria região e não formam uma província individual.

A cidade mais populosa é, muito provavelmente, o destino inicial para quem chega de avião ao país. Confira os passeios imperdíveis em Bruxelas.

Bruxelas é um centro diplomático mundial e uma cidade globalizada e cosmopolita. Nela está a sede da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e é a capital não-oficial da União Européia.

Além do lado moderno da capital, seus visitantes também vão se deslumbrar com a imponência arquitetônica de seus prédios históricos que abrigam, por exemplo, museus e órgãos do governo.

O principal aeroporto fica em Zaventem, município da região metropolitana, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, região que recomendo para quem busca sobre onde ficar em Bruxelas.

Programe-se => Rota das melhores cervejas em Bruxelas

 

Desbrave o mapa da Bélgica

A Bélgica é um país com inúmeras belezas entre os parques nacionais e a ostentação arquitetônica, ambos de conservação exemplar.

A gastronomia vai de chocolates a frutos do mar, passando pelas renomadas batatas fritas – inventadas no país – que são encontradas em cada esquina; também inclui um enorme cardápio de cervejas que diferem em teor alcoólico, sabores, colorações e harmonizações. Leia sobre o que comer na Bélgica.

A hospitalidade do povo belga pode surpreender quem pensa no europeu não-latino como um povo fechado. A qualidade cosmopolita do país garante a habilidade de receber muito bem seus visitantes.

As excelentes estradas e modernas linhas férreas oferecem duas ótimas opções para deslocamento. Alugar um carro e desbravar rotas menos movimentadas pode significar uma maior distância entre cidades, porém mais aventura no caminho desconhecido. Inclusive, recomendo que você compare os preços do aluguel de carro na Bélgica.

Uma viagem em um confortável trem traz o romantismo da paisagem como atributo, além de encurtar distâncias. Ambas alternativas levam a qualquer um dos belos destinos no mapa da Bélgica.

E não vá embora antes de ver esse vídeo incrível com a região de Flandres na Bélgica vista de cima. Produção do site oficial de turismo da Bélgica:

Quer colocar o mapa da Bélgica no seu roteiro? O que você ficou com vontade de fazer? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *