15 pontos turísticos da Bélgica em Bruxelas e outras cidades

15 pontos turísticos da Bélgica em Bruxelas e outras cidades

Conhecer os principais pontos turísticos da Bélgica é fundamental para planejar uma viagem pelo país. Buscando representar todas as províncias com pelo menos um ponto interessante em cada uma, preparei este artigo com os atrativos belgas que mais encantam os turistas.

No tempo em que morei na Antuérpia, pude conhecer a maioria desses locais, alguns tive vontade de ir mais de uma vez.

Quem estiver de malas prontas pra encontrar o que fazer na Bélgica, pode utilizar esse artigo para descobrir os pontos turísticos em Bruxelas, a capital, ou ainda saber em que cidades estão os castelos mais bonitos e mais visitados do país.

São muitos os lugares interessantes para ver nesse pequeno país da Europa, com população pouco maior de 11 milhões de habitantes. Confira agora este artigo e faça seu roteiro pela Bélgica.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem Bélgica »

 

Pontos turísticos na Bélgica imperdíveis

  1. Manneken Pis em Bruxelas
  2. Grand Place em Bruxelas
  3. Atomium em Bruxelas
  4. Catedral da Antuérpia
  5. Estação Central da Antuérpia
  6. Citadel de Namur
  7. Canais de Bruges
  8. Castelo Gravensteen em Gent
  9. Bonde elétrico no litoral belga
  10. Campos de batalha em Ieper
  11. Vale do rio Semois
  12. Monte do Leão em Waterloo
  13. Igreja São Pedro em Leuven
  14. Montagne de Bueren em Liège
  15. Centro Histórico de Mons

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Atrativos turísticos da Bélgica

1. Manneken Pis em Bruxelas

manneken pis belgica
Manneken Pis é um símbolo de Bruxelas | Foto: Trognouf, via Wikimedia Commons.

O principal símbolo da capital da Bélgica é uma estátua de um menininho fazendo xixi. Acreditem! Não apenas um símbolo local, o Manneken Pis è também um herói, segundo uma lenda contada pelos historiadores e guias de turismo.

Um relato conta que o menino em questão era um morador de rua em Bruxelas, que costumava fazer xixi durante a noite. Numa época em que esta cidade da Europa resistia há dias a uma invasão, os inimigos decidiram atear fogo aos muros que protegiam a cidade.

Perto de um dos pontos onde pegava fogo um pavio que espalharia chamas ao redor da comunidade, morava o tal menino, que resolveu urinar no pavio, evitando que o fogo se alastrasse.

Se tudo isso é verdade, pouco se sabe. Mas a estátua é um dos pontos turísticos na Bélgica que são mais visitados todos os anos.

Simbolizando também o ambiente descontraído que os habitantes locais criam na cidade, a estátua tem um guarda roupa próprio, sendo que nas épocas de festividades e feriados na Bélgica, aparece vestido com trajes comemorativos.

O Manneken Pis fica bem no centro de Bruxelas perto de outros lugares legais de conhecer.

Descontos e ingressos => Cartão de descontos em Bruxelas, Brussels Card

 

2. Grand Place em Bruxelas

pontos turísticos de Bruxelas
Grand Place enfeitada com o chão de flores.

Outro dos pontos turísticos da Bélgica que você não pode perder é a Grand Place em Bruxelas. Uma das mais belas praças do mundo e, junto do Manneken Pis, um dos principais cartões postais da capital belga.

Situada no coração da cidade, o entorno da praça é cheio de atrativos: bares, restaurantes em Bruxelas, cafés e lojas; além da prefeitura, o Museu da Cidade de Bruxelas, a Casa dos Duques de Brabant e as Guildas.

Durante 4 dias no verão, acontece o Tapete de Flores, que cobre a praça com begônias e dálias com um colorido tapete de 75 metros de comprimento por 24 de largura.

É um evento que atrai muitos turistas e deixa a praça ainda mais bonita, com luzes e música. Bem próximo da Grand Place, ficam outras atrações da capital que valem bastante a pena serem visitados.

Delícia => Excursão degustação de chocolates em Bruxelas

 

3. Atomium em Bruxelas

o que fazer em Bruxelas
Atomium é o cartão-postal de Bruxelas.

O Atomium em Bruxelas é uma estrutura metálica gigantesca (102 metros de altura) que consiste de tubos e esferas metálicas, replicando um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes.

Este monumento foi construído nos anos 50 como parte da Expo 58, uma feira mundial que aconteceu na cidade, com a intenção de ser desmontado ao término do evento. No entanto, a prefeitura decidiu mantê-lo e hoje é um importante símbolo da capital da Bélgica.

Dentro das esferas do Atomium existem mirantes, museus, salas de exposição, um restaurante e eventos temporários. Alguns passeios guiados passam pelo grande átomo e são bem interessantes.

Adquira => Ingresso para Atomium em Bruxelas 

 

4. Catedral da Antuérpia

categral da antuerpia
Catedral é o principal ponto turístico da Antuérpia.

Esta é a minha cidade favorita da Bélgica e o lugar onde morei por quase 3 anos. Embora minha experiência tenha me levado a residir em diferentes bairros da Antuérpia, nada fala mais sobre a cidade do que a região da Catedral de Nossa Senhora, no Centro Histórico.

A construção gótica do ano de 1352 tem um campanário de 123 metros de altura e é o prédio gótico mais alto dessa região da Europa. Foi bastante abalada na Segunda Guerra Mundial, mas hoje já ostenta novamente as formas de antigamente e lidera a lista quando o assunto é o que fazer na Antuérpia.

Além da bela arquitetura, no interior podem ser vistas diversas obras de arte, dentre elas algumas do pintor belga Peter Paul Rubens. O entorno da Catedral é repleto de lojas de presente, bares, restaurantes e praças.

A Catedral da Antuérpia fica bem perto das margens do rio Escalda, em um bairro bem turístico e com muitas ruas que não passam carro.

De Bruxelas => Excursão para a Antuérpia

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

5. Estação Central da Antuérpia

estaçao central antuerpia
Estação Central da Antuérpia | Foto: Txllxt TxllxT, via Wikimedia Commons.

Construída entre os anos de 1895 e 1905, tendo sido reformada e modernizada na primeira década dos anos 2000, a Estação Central da Antuérpia (Antwerpen Centraal) é um dos pontos turísticos mais legais de conhecer na cidade.

Ao chegar na Antuérpia de trem, aproveite alguns momentos para explorar os detalhes da arquitetura interna, como as passarelas, pilares e escadarias dos vários andares do prédio; assim como a enorme cúpula no topo. Ao sair, contemple a bela estrutura da praça que fica em frente.

A estação já foi eleita várias vezes uma das mais bonitas do mundo e é um exemplo de arquitetura férrea. Muito movimentada, é o lugar ideal para inicial um roteiro de trem na Bélgica ou para outras partes da Europa.

Também conta com várias lojas, restaurantes, telefones públicos, caixas eletrônicos e outros serviços.

A cidade da Antuérpia fica na província de mesmo nome, da qual é a capital, a cerca de 40 minutos de trem de Bruxelas.

Conheça => Passeio na Antuérpia com um local

 

6. Citadel de Namur

o que fazer em namur
Visual de Namur do Citadel.

Esta cidade fica na região da Valônia, parte francesa da Bélgica, em uma província também chamada Namur, da qual é a capital. Está a cerca de 1 hora de trem de Bruxelas.

A cidade fica às margens de dois rios: o Sambre e o Meuse e tem uma paisagem incrível. E o melhor lugar para apreciar essa vista é na Citadel de Namur.

As citadels – ou cidadelas – eram fortificações da época medieval que serviam de abrigo para o povo da comunidade em períodos de guerra, além de ser a casa dos nobres.  Confira tudo o que fazer em Namur.

Várias partes do castelo podem ser visitadas no seu interior, assim como o pátio da citadel e as torres e muralhas, de onde se vê a cidade.

Como ter? => Internet na Bélgica

 

7. Canais de Bruges

o que fazer em bruges
Bruges é a segunda principal cidade da Bélgica.

Como expliquei no meu artigo sobre os passeios em Bruges, mas não custa nada reforçar que está é uma das principais cidades da Bélgica, que tem como um dos pontos turísticos os charmosos canais.

Por causa deles, a cidade recebeu o apelido de A Veneza do Norte, fazendo menção à cidade italiana conhecida, mundialmente pelos corredores de água que passam por entre as casas.

Os canais de Bruges atraem muitos turistas no verão para um passeio de barco, apreciando a arquitetura e história locais.

   

Já no inverno também pode ser muito interessante fazer o passeio no seu roteiro em Bruges, pois dependendo da temperatura a superfície da água fica levemente congelada e o casco dos barcos vai quebrando o gelo à medida que avança canal adentro.

Bruges fica a 100 km de Bruxelas, na região de Flandres, na província de Flandres Ocidental, de onde é a capital.

Imperdível => Excursão em espanhol de Amsterdam a Bruges

 

8. Castelo Gravensteen em Gent

o que fazer em gent
Castelo Gravensteen é um dos mais bonitos da Bélgica.

Bem no meio da cidade de Gent (ou Gante) fica um dos pontos turísticos mais legais do país: Gravensteen, que é, sem dúvida, um dos principais castelos na Bélgica.

Construído no século 12, este castelo ao longo dos anos foi a morada de condes, serviu de prisão e abrigou fábricas, em épocas diferentes.

Muitos passeios em Gent passam pelo castelo, que mostra algumas exposições de equipamento bélico – armaduras, espadas, lanças e escudos – e também máquinas de tortura da idade média.

Gent é uma cidade bem movimentada e moderna, com um público jovem bem grande, em função das universidades. Localizada na região de Flandres Ocidental, é a capital da província e a terceira maior cidade da Bélgica.

Desfrute => Passeio de Barco em Gent

 

9. Bonde elétrico em Flanders

transporte na bélgica
Tram pela costa é um passeio muito comum | Foto: Marc Rycaert, via Wikimedia Commons.

A Bélgica tem a costa marítima banhada pelo Mar do Norte e toda a região costeira do país fica em Flandres, na província de Flandres Ocidental, cuja capital é Bruges.

Embora o litoral do país não seja seu carro chefe turístico, nessa parte do país tem um passeio bem legal pra conhecer a área. Uma viagem de pouco mais de duas horas a bordo de um bonde elétrico, o Coastal Tram.

O bonde, ótima dica para aproveitar a Bélgica no verão, percorre uma extensão de cerca de 70 km pela beira da praia, saindo de De Panne e indo até Knokke-Heist.

Parando em todas as cidades no caminho, como se fosse uma linha urbana convencional, você pode descer onde quiser, dar uma volta e reembarcar para terminar o tour.

Eu recomendo que faça todo o passeio, depois volte e desça em Oostende, a principal e maior cidade do litoral da Bélgica, que fica mais ou menos no meio do caminho.

De Panne, de onde sai o bonde, está a aproximadamente 150 km de Bruxelas.

Tudo sobre => Aluguel de carro na Bélgica

 

10. Campos de batalha em Ieper

ieper belgica
Campos de Ieper guardam a memória dos tempos d eguerra.

Ieper é uma cidade belga no oeste de Flandres Ocidental, na região de Flandres, muito próxima a fronteira com a França e a 1 hora e meia de Bruxelas.

A relação com o país vizinho está também no nome da cidade (Ypres, em francês e como é usado na língua inglesa) e na língua local, já que o idioma francófono é um pouco falado na cidade também. Confira outras curiosidades da Bélgica.

Com cerca de 35 mil habitantes, Ieper guarda nos arredores e em partes do Centro Histórico, memórias de tempos difíceis e destruição. A cidade sofreu muito nas duas Grandes Guerras Mundiais, especialmente na primeira.

Existem muitos memoriais no entorno de Ieper, como o Flanders Field Museum, além de um campo de batalha totalmente preservado, com as trincheiras praticamente intactas, que você pode visitar com um guia.

Assim como os cemitérios e museus da região, que contam a trágica história daqueles que morreram em conseqüência da guerra. Um passeio muito interessante para quem gosta de história e uma boa oportunidade para pisar no solo de cenários que vemos apenas em filmes.

Confira => Passeio pelos Campos de Flanders em Ieper

 

11. Vale do rio Semois

montanhas na bélgica
Rio Semois na Bélgica | Foto: Trognouf, via Wikimedia Commons.

O rio Semois nasce na cidade de Arlon, capital da província de Luxemburgo, na região da Valônia no mapa da Bélgica. Suas águas seguem penetrando as Ardenas, famosa área montanhosa e de mata fechada, que abrange também parte da França.

Nas Ardenas fica o Vale do rio Semois, uma parte da Bélgica longe do concreto das grandes cidades, mas que mantém o ar medieval com os vilarejos, as ruínas de castelos e fortificações.

Você pode caminhar pelas trilhas, passear de barco e acampar, ficando hospedado nas pousadas e hotéis presentes na região. Arlon fica a 2 horas de Bruxelas.

Saiba como => Estudar na Bélgica

 

12. Monte do Leão em Waterloo

batalha de waterloo
Monte do Leão representa a batalha de Waterloo | Foto: Alta Falisa, via Wikimedia Commons.

A famosa Batalha de Waterloo, que deu a Napoleão Bonaparte a sua derrota final, aconteceu em território belga, na cidade de mesmo nome, que fica na Valônia, província do Brabante Valão, a meia hora de Bruxelas.

Na área rural da cidade, foi erguido um morro artificial com o monumento de um leão colocado no topo, conhecido como Monte do Leão. A estátua homenageia um nobre holandês que teria sido alvejado naquele exato local, na batalha mencionada.

Também nos arredores do Monte do Leão há alguns museus importantes sobre o assunto e outros prédios históricos que valem a visita. Confira outras dicas da Bélgica para quem vai viajar para o país.

Do topo do morro, em um dia de céu limpo, se tem uma excelente vista do interior da Bélgica, com os campos e fazendas no horizonte.

   

Ingresso => Museu Train World em Bruxelas

 

13. Igreja São Pedro em Leuven

religião da Bélgica
Igreja de São Pedro é o principal ponto turístico de Leuven.

Alguns dos pontos turísticos da Bélgica que têm mais visitantes e são mais procurados por turistas são as igrejas históricas.

São inúmeras espalhadas pelo país e, em qualquer uma das cidades da Bélgica que você vá, vai encontrar uma igreja, catedral, abadia, mosteiro ou capela que vai te impressionar.

Na cidade de Leuven, ou Lovaina, como às vezes é chamada em português, fica a Igreja de São Pedro. Bem no meio da praça central, com seu estilo gótico e torre de 93 metros de altura.

Construída no século 15, o campanário da igreja nunca foi concluído; no interior estão expostas obras que são belos exemplos de arte sacra belga.

Leuven é a capital da província do Brabante Flamengo, na região de Flandres. Está a meia hora de Bruxelas.

De Bruxelas => Excursão medieval em Leuven

 

14. Montagne de Bueren em Liège

Montagne de Bueren
Escadaria é um grande atrativo da cidade | Foto: FaceMePLS, via Wikimedia Commons.

Agora vou falar de outra das minhas cidades favoritas da Bélgica: Liège. Fica na província de mesmo nome, da qual é capital, na região da Valônia, a cerca de 1 hora de trem de Bruxelas.

Esse ponto turístico da Bélgica eu demorei para descobrir. Uma das escadarias mais famosas do mundo é a Montagne de Beuren, que liga os bairros de Hors-Châteu à região da Citadel de Liège.

São 374 degraus costeados por casas residenciais, coladas uma na outra. Um extremo da Montagne de Beuren tem o bairro tradicional de casas e comércio; enquanto o outro tem um lindo parque com bosques e trilhas para caminhadas e uma visão do alto da cidade. Saiba mais sobre o que fazer em Liège.

Liège é um lugar muito bonito, banhado pelo rio Meuse em diferentes pontos e algumas pontes servindo para cruzar de uma margem a outra. A vida noturna é bem ativa e o mais legal é que em Liège existem várias opções turísticas de baixo ou nenhum custo, como é o caso da Montagne de Beuren.

Saiba tudo => Tipos de visto para Bélgica

 

15. Centro Histórico de Mons

mons bélgica
Cidade de Mons na Bélgica | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

A última cidade da lista é Mons, capital da província de Hainaut, na região da Valônia.

Mons fica a mais ou menos 1 hora de Bruxelas e tem um dos Centros Históricos mais bonitos do país, embora a cidade não seja muito badalada turisticamente fora da Europa.

São pouco menos de 100 mil habitantes e o movimento de visitantes é leve. No Centro da cidade, ficam os principais pontos de interesse locais: prédios que datam dos séculos 15 até 18.

A Chapelle Saint Calixte, o campanário e a Praça Saint Germain são apenas alguns dos lugares que você pode visitar caminhando. Passando um dia andando pela cidade, você vai descobrir muitos lugares e ruelas escondidos, além de ver as atrações esperadas.

Eu falei de Mons no artigo sobre roteiro de carro na Bélgica.

Tradicional => Degustação de cervejas em Bruxelas

 

Conheça os pontos turísticos da Bélgica

Pra mim, uma das coisas mais legais da Bélgica que merece destaque é o fato de ser um país pequeno, proporcionando ao visitante fazer um monte de coisa em pouco tempo.

Embora eu sempre diga que a melhor forma de conhecer os lugares quando a gente viaja, é ficar o máximo de tempo possível em cada cidade. Por isso, vale a pena também ler o artigo Bruges ou Bruxelas, onde comparo as duas principais cidades para te ajudar a decidir em qual delas permanecer por mais dias.

Um país muito pequeno e com tantos pontos turísticos como a Bélgica, pode confundir quem está planejando um roteiro de viagem. Por isso, tento esclarecer e oferecer um ponto de vista de quem já morou no país em questão.

Para te ajudar, preparei minhas sugestões de roteiro na Bélgica, com dicas de cidades para conhecer e do que fazer em cada dia.

E você, quais desses pontos turísticos da Bélgica gostaria de visitar? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Conte nos comentários!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *