Início / Europa / Bélgica / 10 dicas da Bélgica para você conhecer melhor o país

10 dicas da Bélgica para você conhecer melhor o país

Vai viajar e quer dicas da Bélgica para turismo? Então, confira este post aqui no blog com tudo o que você precisa saber para conhecer o melhor desse país encantador. Algumas curiosidades da Bélgica, dicas de viagem e os idiomas oficiais falados pela população.

Além de dicas práticas para viajar com mais facilidade, não podia deixar de falar sobre as comidas típicas belgas que você não pode deixar de experimentar. Fazem parte da tradição do país e são famosos mundialmente. Aproveite!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem para Europa »

 

1) Viajar de trem na Bélgica

Tudo sobre a Bélgica

A Bélgica é um país pequeno, com pouco mais de 30.000km². Essa extensão territorial equivale ao estado de Alagoas. Portanto, viajar de trem é a melhor opção para trechos curtos, em vagões moderníssimos e extremamente confortáveis! Se você curte esse meio de transporte, não deixe de conhecer o Museus dos Trens do Mundo em Bruxelas.

A companhia de trem belga disponibiliza um ticket especial, o Weekend Ticket, que oferece 50% de desconto no preço dos bilhetes. Ele entra em vigor às 19 horas da sexta-feira e vale para embarque até a noite do domingo.

Uma opção perfeita para viagens bate-volta, saindo de Bruxelas para Bruges ou para a Antuérpia, por exemplo. Para te ajudar, leia as rotas populares para viajar de trem na Europa e acesse www.b-rail.be para mais informações.

Oportunidade => Excursão de Bruxelas para Amsterdam

 

2) Quadrinhos belgas

Para quem não sabe, Bruxelas é considerada a capital mundial dos quadrinhos. A cidade respira essa cultura que é muito diferente para nós, brasileiros.

Para os viajantes que se interessam por essa incrível modalidade de arte e expressão, a visita ao Comic Arts Museum é indispensável. As exposições mostram a história e momentos marcantes de diversos personagens belgas, como o Tin Tin e os Smurfs. O museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h e custa 10 euros.

O MOOF (Museum of Original Figurines) apresenta uma galeria espetacular de figurinhas, estátuas em tamanho real, objetos, figurino e muitos outros detalhes de personagens das histórias em quadrinhos, um passeio que vale a pena!! Também custa 10 Euros e fica aberto nos mesmos dias e horários do Comic Arts Museum.

Para quem não é tão ligado no mundo das HQ’s, a Trilha dos Quadrinhos (Comic Strip Trail) traz às ruas grandes painéis retratando passagens de Asterix & Obelix, Tin Tin, Bob & Bobette e muitos outros. São mais de cinquenta muros espalhados pela cidade, provendo uma atmosfera super descontraída. Não deixe de fotografar os seus preferidos.

Adquira => Bruxelas Card até 72h

 

3) Tin Tin

Dicas sobre a Bélgica
Museu Hergé, em Louvain-la-Neuve.

Por falar em quadrinhos, o Tin Tin é um dos principais símbolos da cultura belga. Em Bruxelas, onde nasceu Hergé o criador do personagem, existem dezenas de lugares dedicados ao querido repórter, cujas histórias fizeram sucesso por todo o mundo durante o século passado!

Próximo a estação Gare du Midi, por exemplo, você conhecerá o Prédio do Tin Tin – Le Lombard – onde Hergé escrevia, desenhava e publicava as histórias de 1946 a 1988.  O prédio fica na Avenue Paul-Henri Spaak 7, e você logo o reconhecerá pela famosa placa do Tim Tim com o Milou.

Na Rue de la Colline, próxima a Grand Place, vá a La Boutique TinTin. É impossível sair sem algum souvenir marcante de lá. Já o Museu Hergé, fica na cidade de Louvain-la-Neuve. Saindo de Bruxelas, a viagem de trem dura cerca de uma hora. É uma volta ao passado a um dos principais personagens já criados no mundo.

Adquira => Tour gastronômico em Bruxelas

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

4) Chocolate belga

Turismo na Bélgica

Se você é chocólatra como eu, bem vindo ao paraíso. A Bélgica é o país dos doces. A fama que ouvimos falar durante toda a vida sobre os chocolates belgas, faz total jus a tradição do país. Realmente são os melhores do mundo! Aproveite e faça um workshop de chocolate Belga em Bruxelas.

E opção é o que não falta… em praticamente todos os quarteirões você se deparará com uma chocolaterie que te conquistará só pelo cheiro que espalha pela rua! São incontáveis as fábricas, as lojas, os passeios degustativos, as opções de presente.

Enfim, tudo que envolve essa iguaria dos deuses! Indicamos a visita à tradicional Godiva, além da Neuhaus, Pierre Marcolini, Leonidas e a Belgique Gourmande. Na Galeries Royales Saint-Hubert você encontrará uma concentração enorme dos mais saborosos e finos chocolates do mundo.

Incrível => Museu do Chocolate em Bruxelas

 

5) Waffle belga

Curiosidades da Bélgica

Esse assunto já está dando água na boca, mas ainda não falamos do Waffle! Pelas ruas do país será impossível você não se deparar com uma grande fila de turistas e locais, pedindo por um!

A receita é simples, uma massinha doce, prensada numa forma com relevo, que cria um dos melhores doces que já comi pelo mundo! Inclusive, você pode fazer uma aula de waffles na Bélgica, não é máximo?

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Os belgas comem a massa com açúcar apenas, mas experimente diversas montagens com frutas, caldas e coberturas! Você nunca esquecerá esse sabor!

Imperdível => Ônibus turístico em Bruxelas

 

6) Cervejas da Bélgica

Dicas de viagem da Bélgica

Uma dica importantíssima para quem viaja a Bélgica é: esqueça a paranóia de não engordar! Se você quer se jogar nessa cultura maravilhosa, vai acabar voltando com uns quilinhos a mais. E muito disso se deve às cervejas belgas.

Se o chocolate é famoso no mundo todo, a fama da cerveja se espalha pela galáxia. Tem uma cervejaria ou um bar em cada esquina das principais cidades do país. E as cervejas são maravilhosas! Não tem erro, converse com um garçom (todos falam inglês) e peça ajuda para escolher diferentes tipos, cores e sabores. Quase todas as cervejarias oferecem diversas opções de degustação. Agende um tour de cerveja.

Um destino must go em Bruxelas para apreciar uma boa cerveja é o Delirium Café. São mais de quatrocentos rótulos! Os preços variam entre 3 e 6 euros e cada cerveja é explicada nos mínimos detalhes. É muito legal explorar o cardápio e arriscar a cada próxima pedida. Só cuidado com seu limite, as cervejas são bem fortes. Entre a quarta e a quinta você já vai rir à toa.

Aproveite => Entrada sem fila para o Hard Rock Café em Bruxelas

 

7) Batatas fritas na praça

Blogs sobre a Bélgica

E para completar o tour gastronômico, as melhores batatas fritas que você vai comer na sua vida. Fresquinhas, crocantes e servidas com molhos maravilhosos.

Um passeio pelas Praças Flagey e Jordan e você verá o dia a dia dos moradores de Bruxelas. Duvido você não encontrar um morador tomando um sol, praticando esportes ou comendo uma porção bem caprichada das frites! Faça como eles, escolha uma barraquinha ou um bar, peça seu prato e saia comendo pelo parque.

Outra ótima opção é levar as fritas para algum bar ou cervejaria para acompanhar as cervejas. Os bares oferecem em seu cardápio, mas o preço é mais alto e o sabor da comida de rua é incomparável. Confira na entrada a placa informando que permite entrada de comidas (bem comum em Bruxelas).

Degustações => Tour de comida de rua em Bruxelas

 

8) Bruges

Dicas de Bruges, Bélgica

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, esse encanto de cidade possui o título de Capital Européia da Cultura. E não à toa, são dezenas de museus, teatros, artistas de rua, milhares de formas de expressão povoando as ruas da cidade. E não tem quem não ame esse pedacinho maravilhoso da Bélgica!

A arquitetura é detalhada, parece até de mentira! As ruas tem um estilo medieval, caracterizada pelo chão de pedras! E o rio que corta a cidade transforma o cenário em um verdadeiro conto de fadas! Nem mesmo a enorme (sim, enorme) quantidade de turistas atrapalhará seu passeio! Conheça os pontos turísticos de Bruges.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Saindo de Bruxelas, um tiro curto de trem (100 km) é uma opção perfeita de bate e volta. Mas caso você queira aproveitar mais, veja onde ficar em Bruges. A passagem custa cerca de 15 euros e os trens partem de meia em meia hora. Adicione 5 euros para o táxi ao centro da cidade (da estação de trem de Bruges ao centro da cidade são trinta minutos andando). Vale muito a pena!

Bate-volta => Excursão de Bruxelas para Bruges

 

9) Bélgica: preços

Quanto custa viajar para a Bélgica? Assim como a maioria dos países do norte europeu, a Bélgica não é muito barata não. Dormir em hostel custa em média 30 euros, já os hotéis de no mínimo 3 estrelas não possuem diária abaixo dos 150 euros (o casal). A alimentação fica a partir dos 15 euros por dia, para os mais econômicos. Já a passagem de ônibus e trem elétrico custa 2,50 euros por trecho. Ou seja, é praticamente impossível gastar menos que 50 euros por dia. Lembre-se dos passeios, compras, etc!

Como falado anteriormente, as cervejas não são tão caras, custam em média 3 euros, mas é a quantidade que você tomará que tornará caro o investimento.

Divertido => Entrada para a Mini-europa em Bruxelas

 

9) Idioma da Bélgica

Esta é uma dúvida muito comum: qual o idioma da Bélgica? Existem duas línguas oficiais na Bélgica: o francês e o flamengo – flamish (parecidíssimo com o holandês, só um pouco mais suave, soa como um toque de francês). As regiões ao norte do país, onde se localizam Bruges e a Antuérpia possuem o flamengo como língua mais utilizada. Já de Bruxelas para o sul você se dará bem se souber falar francês. Ainda, em uma pequena parte do território, fala-se alemão, ou dialetos locais.

Interessante => Ingresso para o Museu do Carro em Bruxelas

 

10) Trem Bruxelas – Londres

Turismo na Bélgica

Pouco se fala desse trecho, mas existe outra forma de ir a Londres a partir do continente europeu sem ser via Paris. E é de Bruxelas que ele parte! Esta incrível engenharia do transporte mundial liga as cidades de Londres e Bruxelas por baixo do Canal da Mancha. O trem bala é confortável, moderno e ultrarrápido chegando a 300km/h.

Os trens partem de Londres, da bela estação de Saint Pancras, na zona 1 da cidade, e chegam na moderníssima estação Gare du Midi, em Bruxelas.

Os preços das passagens variam de acordo com o período do ano, e com a classe a escolher. As classes Standard Premier (Primeira Classe Superior) e Business Premier (a Classe Executiva, a mais sofisticada de todas) oferecem refeições com bebidas incluídas no preço da passagem.

Se reservar com bastante antecedência, pelo menos quatro meses, pode encontrar passagens do Eurostar Londres Bruxelas por até 30 euros! Veja como comprar passagens de trem na Europa.

Quem já conhece o país, tem mais alguma dica de viagem da Bélgica? Deixe um comentário!

 

Mais dicas sobre a Bélgica:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Felipe Carloni

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por Geografia, Culturas, Pessoas e claro, Viagens! Sou Bacharel em Relações Internacionais justamente por achar que passaria a vida conhecedo cada canto, explorando as maravilhas do nosso mundo de ângulos completamente diferentes! De lá pra cá a diplomacia ficou pra trás, mas a paixão não! Sou sócio em uma operadora de turismo, a Rosso Tour e criei uma empresa de Concierge de Viagens em Ilhabela (cidade que mais amo nesse mundo), o Ilha Inn Confort! Conheci mais de trinta países, embora ainda falte o gostinho de pisar na África, continente que me atrai e me encanta de forma inigualável! Terei grande alegria em compartilhar com vocês, aqui no QVM, um pouco do que vi por aí e tenho certeza que aprenderei muito com vocês também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *