Início / Europa / Passo-a-passo: como comprar passagens de trem na Europa

Passo-a-passo: como comprar passagens de trem na Europa

Quem gosta de viajar e deseja conhecer a Europa, certamente já se imaginou fazendo um tour de trem pelo continente. De verdade é irado! Afinal, o trem é um dos meios de transporte mais característicos da Europa e além de eficiente, seguro e confortável, a viagem a bordo de uma locomotiva é charmosa demais.

O desejo de ter essa experiência é ainda maior para nós brasileiros, uma vez que o transporte ferroviário é quase inexistente no Brasil. Mas na hora de planejar e colocar no papel a viagem surgem muitas dúvidas: Vale a pena? Como comprar passagens de trem na Europa? Tantas dúvidas aparecem justamente por não termos muita familiaridade com o transporte.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

Quais as principais dúvidas?

Uma das dúvidas mais comuns que surgem nesse processo de planejamento é exatamente como fazer para comprar as passagens para a viagem de trem na Europa. Dá para comprar pela internet do Brasil? É seguro? Sempre vale a pena ir de trem? Tem que reservar antes e com quanto tempo de antecedência?

As dúvidas são muitas e pode ter certeza que não são só suas! Eu mesmo, em minha primeira viagem pela Europa fiquei muito inseguro e cheio dúvidas de como comprar as passagens, qual rota valia a pena ir de trem e qual não valia, se eles eram confortáveis, entre várias outras questões. Porém, depois da primeira viagem fui me acostumando, descobrindo algumas ferramentas que auxiliam nesse processo e hoje está entre os meios de transporte que mais utilizo quando estou em solo europeu, pelo seu conforto e praticidade.

Como sei que várias pessoas têm as mesmas dúvidas que eu tinha, resolvi escrever este post para quem está embarcando para a Europa e preparando viagens de trem pela primeira vez 🙂

 

Primeiro Passo

Como comprar passagens de trem na Europa

O primeiro passo para começar a sanar as dúvidas, é entender como funcionam os trens na Europa. O sistema ferroviário é bastante eficiente, com uma rede de ferrovias gigantesca, com mais de 250 mil quilômetros de extensão. As linhas cortam literalmente toda a Europa, ligando centenas de cidades de vários países diferentes.

As estações são organizadas e com boa estrutura, é comum terem restaurante, posto de informações, casa de câmbio, etc. Além disso, os trens também oferecem conforto ao passageiro, com vagão-restaurante, muitas vezes wi-fi, assentos confortáveis, entre outros. Geralmente há divisão entre primeira e segunda classe, mas mesmo a opção mais simples costuma ser bastante confortável. Há vários tipos de trens, como trens regionais, que ligam cidades de um país (eles costumam ser mais simples), trens de alta velocidade, trens noturnos e até panorâmicos.

A rede é extensa e existem infinitas rotas de trem na Europa, sendo possível chegar a quase todas as cidades de trem. Mas uma das questões que geram mais dúvidas nos turistas é: sempre vale a pena o trem como meio de transporte? A resposta é o clássico “depende”, pois isto vai variar de acordo com cada trecho. Em alguns casos o trem é a melhor opção, já em outros é melhor o avião.

A lógica é mais ou menos assim: para viagens curtas e médias, de até 4 horas, os trens são quase sempre melhores. Isso porque além de seguros e confortáveis, não tem a burocracia de check-in, despachar bagagens, como acontece em viagens de avião.

E por fim, as estações de trem de forma geral são centrais, e assim não tem o custo e o tempo de deslocamento de ir até um aeroporto, que muitas vezes fica afastado do centro. Já para viagens mais longas, o avião é mais aconselhável por ser mais rápido e barato. Porém, se a viagem longa for noturna o trem pode ser melhor novamente. Isso porque eles são extremamente confortáveis (o conforto vai depender da classe da sua passagem, tendo a opção até de cabines em trens noturnos), e como você conseguirá dormir normalmente, é uma ótima tática para economizar uma diária de hotel.

 

Passe ou comprar passagens avulsas?

Uma outra dúvida que sempre surge na hora de planejar a viagem, é se vale a pena comprar um passe de trem para rodar a Europa, ou simplesmente passagens avulsas. Mais uma vez a resposta é depende do seu roteiro, depende do tempo de viagem, depende de quantos trajetos serão feitos utilizando o passe, etc.

De uma forma geral, não compensa quando se tem poucos trechos de viagens (2 ou 3) e quando eles são trechos longos. Nestes casos é mais vantajoso comprar os bilhetes avulsos. Mas se você for percorrer muitos trechos em um curto espaço de tempo, é bem provável que compense comprar um passe. Em todos os casos é essencial colocar no papel, fazer as contas e ver qual é mais vantajoso no seu caso.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Qual a antecedência certa para comprar?

Uma vez decidido se vale a pena comprar passagem avulsa ou passe, surge outra dúvida: com quanto tempo de antecedência devo comprar meu bilhete? A precificação das passagens de trem seguem um método de cálculo semelhante aos das passagens aéreas. Elas costumam ficar disponíveis para compra com cerca de 90 a 180 dias de antecedência, e geralmente os melhores preços são encontrados com 3 meses de antecipação.

Mesmo assim é muito comum encontrar promoções especiais de passagens, mas os preços não variam tanto com nas passagens aéreas. Então a dica é, assim que marcou a viagem, comece a monitorar os preços dos bilhetes. Esta lógica serve para quase todos os tipos de trens, mas em alguns casos, como os trens regionais, que fazem trechos pequenos dentro do mesmo país, muitas vezes é desnecessário comprar com antecedência.

Isso acontece porque os trens regionais têm uma grande frequência de partidas, os valores das passagens não se alteram, e caso o planejamento de sua viagem mude de alguma forma, você conseguirá comprar com facilidade o bilhete na hora da viagem. A dica é sempre checar com antecedência os valores das passagens e a frequência do trecho.

 

Vale a pena comprar pela internet?

Outra dúvida que atormenta iniciantes no assunto na hora de planejar a viagem é a compra dos bilhetes de trem pela internet. Bate uma grande insegurança se devemos ou não comprar, quais sites são seguros, etc. Mas esta insegurança é mais do que justificável. É muito comum ficarmos receosos ao comprar coisas simples pela internet, ainda mais passagens de trem entre duas cidades do outro lado do mundo. Imagine se atrapalhar a viagem dos meus sonhos? Mas na verdade, comprar uma passagem de trem pela internet é mais simples do que parece.

Comprar as passagens de trem não é nenhum bicho de sete cabeças e o processo é muito semelhante ao de comprar uma passagem aérea. Há basicamente duas formas: você pode entrar no site de cada companhia ferroviária, responsável pelos trechos que vai percorrer. Aí basta efetuar a pesquisa do trecho, data, horário e comprar. Nestes casos, você deve ficar atento se o cartão de crédito brasileiro é aceito pelas companhias, pois algumas pessoas relatam que tiveram problemas com este tipo de compra. Outro problema é por não haver sites e/ou suporte em português.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Por sua vez, a segunda forma é através de sites que reúnem informações de várias companhias ferroviárias e comercializam as passagens em uma só plataforma virtual. Através dessas plataformas podemos pesquisar sobre os principais trechos das ferrovias na Europa e valores. Ao fazer a compra podemos reservar os assentos, entre outras vantagens.

Entre eles está o Rail Europe, que é o site que utilizo há vários anos para comprar bilhetes de trem na Europa. Sempre o indico, pois a plataforma é segura, funciona e entre outras vantagens, o site tem uma versão em português, o que ajuda muito a evitar qualquer tipo de erro e confusão na hora de comprar as passagens.

Além disso, é muito mais prático você comprar em um só lugar e de uma só vez, as passagens para todos os trechos que pretende fazer. Por fim, após efetuar a compra é só imprimir o bilhete e pronto! Muito mais prático que ter que entrar em site por site das empresas de trem para fazer a compra de cada bilhete.

 

Porque indico a Rail Europe?

Passagens de trem na EuropaAndar de trem pela Europa é ótimo e prático, uma experiência que indico para todas as pessoas. Ao fazer um mochilão ou viagem por algum país do continente, tente pelo menos uma vez andar de trem. No início pode parecer confuso, pois não estamos familiarizados com o sistema. Mas com o tempo vamos nos adaptando e, como eu já disse, vamos conhecendo as ferramentas que nos ajudam durante a viagem.

É verdade que ganho uma comissão quando você reserva através dos links da Rail Europe presentes aqui no blog. Porém, só recomendo a empresa porque realmente aprovo o serviço e VOCÊ NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO, assim como faço ao indicar hotéis, seguro de viagem e tantos outros produtos. Para saber mais, leia as políticas do blog, onde explico o formato que mantém o site no ar!

Eu uso a Rail Europe para tirar minhas dúvidas sobre rotas, preços, passes e para comprar as passagens de trem pela internet. Indico pela praticidade e por ter certeza que é um site seguro, minha dica de ouro para quem está planejando viajar de trem na Europa!

Se ainda tiver dúvidas sobre como comprar as passagens pela RailEurope, se o site é realmente confiável ou qualquer outra questão, deixe um comentário abaixo. Respondo cada mensagem pessoalmente e faço de tudo para te ajudar a viajar mais e melhor 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

79 Comentários

  1. Anaina S Coelho

    Olá Gui. Adorei as suas dicas e gostaria de mais algumas. Eu e meu namorado vamos em novembro para Amsterdan, Berlin, Bruges e Bruxelas e Paris. Chegaremos em Amsterdan dia 6/11 e voltamos para o Brasil dia 21/11 por Paris. Então, Belgica e Alemanha ainda não sabemos em qual vamos primeiro. Estou cotando os trens e esta somando aproximadamente 155 euros. Vi que o passe para 4 paises custa 170 Euros. Acha que vale a pena comprar ele?
    Outra duvida é que estamos pretendendo fazer o trecho mais longo (que é para Alemanha) a noite para economizar com hotel. É uma furada essa idéia? as poltronas dos trens na categoria economica sao tipo as de avião economica ou são mais confortaveis?
    E aonde poderia cotar a passagem aérea para esse trecho mais longo?
    Muito obrigada

    • Oi Anaina,

      Ahhh, pela pouca diferença eu compraria o passe, pois é ilimitado o uso. Vai que aparece alguma outra necessidade.

      Sobre o trem noturno, sempre faço isso para economizar 🙂 As poltronas são bem mais confortáveis, mais até que ônibus.

      Boa viagem

      • Anaina S Coelho

        Muito obrigada. E mais uma duvida. Estou tentando fazer as reservas do trem pelo Rail Europ que vc indicou. Mas na opção de passe a vontade para 4 paises, na hora de selecionar os países nao aparece nem a Holanda e nem a Belgica. Acho que então nao da certo né Preciso para Alemanha, Belgica, França e Holanda.
        E mais uma ajuda. Estou vendo od passeios pelo GUETYOURGUIDE.COM
        Será que se eu comprar os passeios direto quando chegar lá fica mais barato?
        Obrigada

  2. Oi Guilherme,

    Viajo dia 09/09 em lua de mel, o roteiro é roma, Veneza (hospedagem em mestre), Salzburg (Áustria), bate e volta para Munique e bate e volta para Hallstatt, após de Salzburg seguiremos para milão, onde parte nosso voo para o Brasil. Estou muito na dúvida com relação aos trens. Olhei no site da raileurope e vi que de mestre para Salzburg por exemplo tem uma conexão em villach hbf de 5, 6 ou 11 minutos. Estou com medo de atrasar e acabar perdendo o próximo trem. Outra dúvida é a seguinte, comprando pela raileurope o assento já é reservado? Pq li que se não tiver reservado não embarca. Como sei que é reservado ou não? Também não entendi muito bem o Passe de 3 países, ele me dá direito a andar livremente em todos os trechos pelo valor do passe? Mesmo esses bate e voltas de hallstatt e Munique?
    Primeira vez na europa! Estou cheia de dúvidas! rs
    obrigada
    O site é show! Parabéns

    • Oi Graziele,

      Em relação aos atrasos, isso raramente acontece. Só se houver um desastre natural, algo extremo. Isso é super pontual. Claro que é bom ter mais tempo, principalmente para se localizar na estação. Pesquise se é uma estação pequena ou não… se você fala inglês, só perguntar por lá que não terá problemas.

      Sobre a reserva, isso depende da companhia. Mas você tendo o passe, não te impedirão de embarcar…fique tranquila em relação a isso.

      O passe de 3 países (ou qualquer que seja) te permite andar livremente em todos os trens, ilimitado. É bem prático!

      Abraços

  3. Márcia Jacobi

    Boa noite, Gui!!
    Estou tentando comprar uma passagem de Amsterdam para Bruxelas no site da raile Europa, mas n consigo digitar o nome do passageiro todo…como esta no passaporte ,so abreviando….inclusive já comprei o trecho paris / amsterdam abreviando….tem problema???
    Conto com sua ajuda…
    Obrigada…

  4. Fala Gui!
    Conseguimos um preço bacana de aereo com chegada e partida por Paris.

    Iremos em 6 pessoas, em Outubro.

    Ideia é:
    Paris>Amsterdam>Antuerpia>Gante>Bruges>Bruxelas>Londres>Paris

    Por Antuerpia,Gante e Bruxelas serem trechos próximo a Amsterdam.

    Vc acha que vale a pena comprar o passe. O que me deixa em dúvida é o tempo de uso, que pelo que vi é de 15 dias.
    Iremos ficar mais tempo que isso.

    Fiz simulações pela RailEurope, tudo ok a principio, a chega é por Paris, porém ida no mesmo dia pra Amsterdam para inciar a eurotrip por lá.

    Valeu!!

    • Fala Matheus,

      Quando são muitos trechos e países diferentes, vale sim a pena comprar o passe. Nesses casos o ideal é comprar as passagens com alguma antecedência, por causa da variação de preço. Com o passe, você se protege disso.

      Abraços

  5. Boa Noite me chamo Eunice, tudo bem?
    Tenho passagens aéreas compradas para ida dia 25/08/2018 para Lisboa, Portugal e de lá vamos para alguns países da Europa de trem, estou tentando comprar os bilhetes direto no site da Rail Europe e só aparece disponível até dia 29/07/2018 a partir desta data aparece uma mensagem que ainda “é muito cedo para comprar esta viagem.”
    Se eles liberam com 90 dias de antecedência por que será que ainda não esta disponível o bilhete sendo que o primeiro é para dia 27/08/2018.
    Se puderes me ajudar ou dar alguma dica fico muito agradecida.

  6. Carlos Proete

    Bom dia Guilherme, me responda uma coisa, no site da Rail Europe os valores são apresentados em euro, quando eu efetuo uma compra nesse site vou ser cobrado por uma compra internacional? Com IOF e valor da moeda no dia do fechamento da fatura? Ou vem na fatura como uma compra qualquer? Obrigado!

  7. Marilda Lara

    Olá. estou tentando comprar bilhetes no site da Rail Europe. Selecionei os trajetos e cliquei em FINALIZAR. Abaixo da relação dos bilhetes aparece mensagem avisando não ser possível entregar os bilhetes no local em que estou (Brasil-São Paulo) ou antes da data de partida, que será dia 16 de junho. Com isso não consigo finalizar a compra pois não achei outra opção para receber os bilhetes (por e-mail, por exemplo).

    Obrigada, abraço,
    Marilda

    • Oi Marilda,

      Isso acontece porque algumas companhias de trem não aceitam o ticket online, apenas impresso. Você tentou comprar diretamente no site da companhia? Procure para saber qual faz o trecho que você precisa!

      Abraços

  8. Boa tarde Guilherme

    Farei uma viagem com seguinte roteiro: Sevilha – Granada – Córdoba – Madrid – Bordeaux – Nantes – Saint Malo – Paris
    Como faço para saber se comprar passagens de trem avulsas ou comprando passe fica mais barato?
    Se eu compro um passe preciso pagar a mais por cada trecho reservado?
    Se eu comprar avulso já faço reserva de assento?
    Como são até 8 trechos, vale mais a pena comprar um passe?
    Obrigada

    • Oi Marlene,

      Para saber o que fica mais barato, é preciso entrar no site das companhias de trem de cada país, fazer a simulação e cotar os valores.

      Comprando o passe, não precisa pagar taxas extras. Comprando avulso, a reserva de assento depende da companhia, algumas sim, outras não. Como a maioria dos trechos são dentro do mesmo país (Espanha – Renfe ou França – SNCF), acredito que seja melhor comprar avulso.

      Abraços

  9. VANINA MULLER

    Boa tarde Guilherme! Estaremos em Londres em Julho e iremos para Liverpool de trem. Como saber s a companhia (Virgin Train) aceita meu cartão de crédito habilitando-o para compra internacional? É seguro fazer uma simulação? Seria arriscado comprar com uns 2 dias de antecedência em Londres mesmo pois trata-se de alta temporada? Obrigada!

    • Oi Vanina,

      O cartão estando habilitado, não vejo porque não aceitarem. Não lembro de ter tido esse tipo de problema.

      Sobre a antecedência, geralmente em viagens dentro de um mesmo país, não há problema de aumento de preço. Mesmo assim o ideal é comprar com a maior antecedência possível.

      Abraços

  10. Olá!
    Muito esclarecedor seu blog. Amei! Gistaria de saber se o trem noturno de Milão para Paris, pela empresa que você indica é possivel homens e mulheres dormirem no mesmo colchettes? No nosso queremos reservar um com 6 camas.
    Obrigada.

  11. Boa noite estou indo para Viena e de lá vou para Cracovia depois Alemanha e inglaterra. O q vc sugere? Quais cias para esses destinos?

  12. Oi Guilherme,

    Vou pela primeira vez pra Europa e queria saber se compensa deixar pra comprar bilhetes para o trem em viagens dentro da Itália na hora? Depois vou de trem de Milão pra Zurique, e depois tenho que voltar de Zurique direto pra Roma, melhor trem ou avião? Depois vou de Roma pra Paris de avião pela Alitália, será que só pode levar bagagem de mão ou isso só vale para Low Cost?

    Abraço

    • Oi Valdívia,

      Trechos de trem entre países, compre antecipado. Dentro da Itália é mais tranquilo deixar para comprar por lá. Veja nosso relato sobre a TrenItalia.

      Sobre a franquia de bagagem, isso depende da companhia e do tipo de tarifa que comprar. Se não me engano na Alitalia tem direto a despachar bagagem, mas não deixe de conferir na sua confirmação de compra.

      Abraços

  13. Bom dia Guilherme,

    Estou comprando um trecho de AMS x Bélgica e Bélgica x Paris no site da Rail Europe. Minha pergunta é a seguinte, vou pagar com cartão de crédito e só vou saber o real valor quando fechar minha fatura certo?

  14. Olá!
    Fiz a compra de algumas passagens na Itália pelo rail europe. Imprimi as passagens e parece que está tudo certo.
    Contudo, quando acesso a minha conta no site da rail europe, as minhas compras não aparecem lá.
    É normal? Achei que ficaria um registro do meu histórico.

  15. Hellen Martins

    Olá Guilherme
    Comprei passagens de trem pela Rail Europe e imprimi os bilhetes. Mas escuto e leio tanto sobre não deixar de validar os bilhetes ou tickets antes de entrar no trem. Como fazer neste caso que imprimi em casa e neste caso são folhas de impressora. Como validar isso? Teria que trocar na estação por algum tipo de ticket?

    • Oi Hellen,

      Isso varia muito de campanhia para companhia. Geralmente, você pode entrar no trem e mostrar esse seu bilhete impresso quando o funcionário do trem te pedir. Validar os tickets em máquinas, geralmente é para trens do metrô, ou trens normais dentro das cidades.

      Abraços

  16. Infelizmente o site recomendado não mostra as promoções. Acho furada!
    No site da rail europe a passagem está mais de 50% mais cara que a do site do trem suíço (SBB).
    Consegui comprar tranquilamente passagem para Áustria e Suíça de trem pelos sites originais.

    • Oi Aline,

      O Rail Europe é uma boa para encontrar trechos, o site é em português e tem os passes completos, pois é um aglomerador de passagens. Mas realmente comprar nos sites específicos de cada companhia é mais barato.

      Obrigado por contar a experiência!

      Abraços

  17. João carlos

    Infelizmente ,mesmo sendo bem fácil e prática,a Rail europe não mostra todas as opções. Por exemplo,entre bruxelas e Antuérpia nao mostra trens entre as estações centrais de ambas.No site da ferrovia belga já aparecem os trens intercity diretos.

  18. Olá!

    Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.

    Mas ainda tenho algumas dúvidas que talvez vc possa ajudar:
    – O Rail Europe está um pouco confuso quando busco por Genebra x Zermatt para abril/2018, isso me deixou um pouco receoso. Será que é normal?
    – Outros trechos como Londres x Paris e Paris x Genebra estão muito mais baratos hoje do que há 2 meses, será que vale esperar mais um pouco?
    – É possível parcelar a compra?

    Ainda estou conhecendo seu site, mas outro ponto que estou bastante em dúvida é se vale a pena comprar aqueles “City Pass” para cidades como Paris e Roma. Se vale, qual o site mais indicado?

    Desde já obrigado e parabéns novamente!
    Abs,

    • Fala Vinicius,

      Quando forem trechos internos no país, tente sempre buscar na companhia nacional. Na Suiça, tente na SBB ou Swiss Railways. Sobre os preços, difícil dizer se vão baixar mais ou não, mas evite comprar muito em cima. Com duas semanas antes da viagem, ou até um mês, fica bem mais caro. Se achou bom o preço, compre! Não parcela!

      Sobre o City Pass, vale a pena financeiramente se você fizer de 2 a 3 atrações por dia. E vale sim muito a pena para evitar as filas!

      Abraços

  19. Olá!!
    Estou querendo comprar alguns trechos pelo site da Rail Europe:

    Munich-Vienna
    Vienna-Budapeste
    Budapeste-Praga

    No entanto, não achei informações sobre limitação de mala!

    Saberia informar quantas malas posso levar Vs peso e como proceder?

    Obrigada!!!

  20. Marcia Damasio

    Guilherme, estou querendo comprar um bilhete Madri/Lisboa, mas como o trem é noturno, queria comprar uma cabine. O site não oferece essa opção. Como faço??

  21. Larissa Zamboni

    Olá Guilherme, poderia me ajudar? Estou indo para a Europa em fevereiro/2018 (Suíça e Itália). Na Suíça pretendo comprar o swiss travel pass, mas na itália estou na duvida se compensa comprar as passagens avulsas ou se compensa mais alugar um carro (Milão, Veneza, Florença e Roma). O que você sugere? Obrigada!!!

    • Oi Larissa,

      Geralmente é tranquilo comprar passagens de trem dentro de um mesmo país, na Itália veja direto na TrenItalia. Difícil saber o que vale mais a pena, depende da época, quantas pessoas, etc.

      O trem é muuuito confortável e prático, as estações são bem localizadas. De carro, a partir de 3-4 pessoas normalmente é mais barato. Você terá que colocar na ponta do lápis!

      Abraços

  22. Joao Staff Neto

    Boa tarde Guilherme, gostaria de fazer um tour de Amisterdã e algumas cidades da Holanda e dar uma esticadinha até Paris, e depois voltar para Amisterdã com voo para o Brasil.
    Qual mes vc me indicaria sem muito frio, e qual trajeto seria melhor.
    Obrigado.

  23. Olá, Guilherme,
    procurando por informações a respeito de compra de passagens, eu encontrei seu site,
    minha dúvida é a seguinte, essas CIAS tem balcão de venda? Caso tenham, pretendo comprar os bilhetes uma semana antes da viagem, vc acha q é será mais barato do que comprar na hora? Vou viajar para Londres mês que vem e por conta do IOF levarei apenas dinheiro e um cartão de crédito com limite baixo, que pretendo usar somente em casos de emergência, todas as compras no geral quero comprar no dinheiro. Oq vc acha?
    E parabéns pelo seu blog, muito bom.

    • Fala Matheus,

      Sim, sempre é possível comprar passagens na estação de trem. A questão é, muitas vezes o preço fica bem mais alto, principalmente trechos internacionais. Transitar dentro do mesmo país geralmente não tem erro comprar na hora, mas de um país para outro recomendo comprar a passagem antes, com a maior antecedência possível. O IOF será pequeno perto da diferença de preço.

      Pra você ter ideia, eu deixei de comprar uma passagem de trem de Amsterdã para Londres, minhas amigas pagaram uns 60 euros. Eu deixei para o dia, estava uns 250. Acabei indo de avião por 100.

      Abraços

  24. Boa noite
    Não consigo ver os preços dos bilhetes durante o verão europeu. Eles ficam muito mais caros?
    Obrigada

    • Oi Talita,

      Os preços ficam mais altos sim, afinal é a alta temporada. Mas comprando com antecedência é possível conseguir bons preços. Tente diretamente no site das companhias de trem. Por exemplo: na Alemanha é a Bahn, na Espanha é a Renfe, etc. Pesquise no Google “train + nome do país”.

      Abs

  25. Letícia Pacheco dos Reis Westphal

    Olá, Guilherme! Estou tentando fazer uma compra no site da Rail Europa, porém quando vou preencher meu nome, na hora de colocar o sobrenome (tenho 3) o site marca em vermelho indicando erro, como ali orienta que seja preenchido como está no passaporte fiquei com medo de omitir algum dos sobrenomes… Percebi que o erro se dá pelo excesso mesmo, já que o nome da minha mãe (que são apenas 2 sobrenomes) não gerou problemas. O que tu indicas que eu faça?

    • Oi Letícia,

      Humm difícil dizer o que fazer, eu mesmo estou com o mesmo problema comprando um ferry boat na Colômbia hahahah. O que faz mais sentido é colocar as iniciais e o último sobrenome.

      Abraços

  26. MAIANE CARVALHO

    Boa noite guilherme, estou com duvidas em relação a reserva de assentos, comprando bilhetes tenho que reservar os lugares pelo site ou na estação? Sabe me informar como funciona?

  27. olá guilherme, estou tentando comprar pelo site, mas tem uma taxa de 16 euros para entregarem a passagem por Fedex, tem como evitar essa taxa, e somente imprimir um voucher, para trocar pela passagem na Europa? obrigada

    • Oi Aline,

      Algumas companhias exigem que a passagem seja impressa e enviam direto para o cliente, sem a opção de imprimir depois. Outras companhias aceitam o bilhete no celular. Infelizmente são regras diferentes, é assim mesmo.

      Abraços

  28. Danielle martorelli

    Comprando pelo site Rail Europe , como receberei as passagens?

  29. Olá Guilherme,

    Gostaria da seguinte informação:
    Comprando bilhetes avulsos online pelo site da Eurorail ocorre a emissão do bilhete ou terei um código ou protocolo para posteriormente executar a troca pelo bilhete na estação de trem. E se esse procedimento é necessário se há custo para o mesmo.
    Obrigado
    Giulia

    • Oi Giulia,

      Depende da companhia de trem, a RailEurope vende do continente todo, cada empresa tem sua política. Em alguns casos, você receberá o bilhete por email, em outros um voucher. Mas nunca há custo por isso!

      Abraços

  30. Olá, vou para Europa chegando e voltando de Paris.

    Quero visitar Paris, Londres, Amsterdam e Bélgica. Estou perdida na sequência de onde devo ir primeiro. A única certeza que tenho é que vou ficar os últimos dias da viagem em Paris para evitar problemas com o voo de volta ao Brasil. Pode me ajudar a montar o trajeto?

    Vou ter apenas 13 dias, como distribuo esses dias nos 4 lugares?

    • Oi Rosimeire,

      Eu farei o mesmo roteiro agora em julho, minha opção foi Paris – Bruxelas – Brugges – Amsterdam. Não vou para Londres, mas seria minha próxima opção, depois voltando para Paris.

      Em 13 dias, eu faria 4 em Paris, 3 em Bruxelas/Brugges, 3 em Amsterdam e 3 em Londres.

      Abraços

  31. Oi Guilherme, tudo bom?
    Cara, to com um dilema aqui, espero que você possa me ajudar. Em dezembro, eu e mais 4 primas vamos curtir uns diazinhos na Europa. Só que o tempo vai ser valioso, então não queremos desperdiçar um segundo. A questão é queremos muito pelo menos fazer uma viagem de trem durante o dia para aproveitar a paisagem, e por hora decidimos que este trecho será Berlim – Munique.
    Mas os demais trechos, Amsterdã – Berlim e Munique – Paris, queremos que sejam trens noturnos.
    Eu já visitei dezenas de blogs e eles falam sobre trens noturnos, sobre poltronas reclináveis, sobre um monte de coisa, mas cara, nao to achando. Especialmente no site da Rail Europe que você indicou, eu não acho nenhuma opção de escolher meu tipo de trem ou de acomodação. Vc pode me ajudar?
    Obrigada!!

    • Oi Erica, bem e por aí?

      Não acredito que você encontrará trens noturnos para esses trechos, daquelas cabines com camas. Serão poltronas normais, máximo primeira classe com poltronas mais confortáveis. O esquema de fazer a viagem de trem à noite, é um perrenguinho mesmo, para economizar com a acomodação.

      Abraços

  32. Bom dia. Vou estar em janeiro de 2018 aí. E gostaria de saber se compensa eu fazer paris/ amsterdan e amsterdan /bruxelas de trem? Como posso ter certeza dos preços das passagens e em que mes elas são liberadas pra comprar!? Tem perigo se nevar do tem não funcionar!? !? Obrigada. ….nunca viajei de trem…..fico receosa. Rs

    • Oi Raquel,

      Na questão do preço, geralmente é possível encontrar voos mais baratos, até mesmo ônibus. Porém, o trem é mais confortável, pontual, não precisa fazer check-in e não tem limite de bagagem…o que é uma chatisse se você viajar com uma cia aérea low cost.

      Sobre a neve, não sei te dizer ao certo, mas acredito que só haja alguma interrupção em caso de uma forte nevasca. Imagino que bem raro!

      Vá sim de trem, é uma experiência deliciosa!

      Abraços

  33. Olá, para um roteiro: Frankfurt, Praga, Bratislava, Budapeste, Viena, Veneza e Milão, dois adultos 20 dias. Qual bilhete você recomendaria? Outra dúvida: os bilhetes que são multitrechos (ex 7 dias em 30) tem que ser enviados via correio (pelo que vi no site nao são enviados via correio para o Brasil) ou consigo imprimir o voucher de livre acesso via internet também? Muito obrigado.

    • Oi Danilo,

      No site da Rail Europe, no menu superior tem o opção “Passes de Trem”. Existem passes que incluem até 4 países, além disso apenas o Eurail Global Pass.

      Na grande maioria dos casos não é necessário ter o bilhete impresso, mas isso varia de acordo com a companhia. Após finalizar a compra, logo no primeiro email são enviadas todas as instruções.

      Abraços

  34. Olá!
    Ao comprar as passagens pelo site da Rail Europe, posso pagar com cartão de crédito nacional ou apenas internacional? Consigo imprimir os bilhetes na hora?

    Obrigada!

    • Oi Márcia,

      O site da Rail Europe é voltado também para o público brasileiro, pode sim pagar com o cartão normal. Sobre os bilhetes, depende. Cada companhia trabalha de uma forma, você saberá após a compra ou consultando o FAQ.

      Abraços

  35. Bruna Cristina Silva

    Olá Guilherme!

    Fiz a compra da passagem Londres – Paris pela Rail Europe, e ainda não recebi o email de confirmação. Porém, recebi uma mensagem no celular do banco relatando a compra. Agora estou na dúvida se foi realmente concluído a compra ou não. Como posso proceder?

    • Oi Bruna,

      Você checou sua caixa de spam? Se não estiver lá, entre no site da Rail Europe e clique em “Contate-nos”, no menu superior. Tem uma opção “Email de confirmação de reserva”, basta colocar seus dados para receber o email.

      Abraços

      • Debora de Faria Franchi

        Olá! O mesmo problema aconteceu comigo. Finalizei a compra e não recebi o e-mail de confirmação. A compra foi autorizada pelo cartão de crédito e não encontro nem as reservas no site da Rail Europe. Agora não sei o que fazer. Alguma sugestão? Obrigada

  36. Olá , quero comprar uma passagem de trem de barcelona para madrid, pelo site da rail europe . Minha filha de 12 anos , coloco como adulto ou jovem ? Outra duvida: consigo comprar o bilhete com 20 dias de antecedência ? abraço

    • Oi Patty,

      O adulto é a partir de 18 anos, pois menores não podem viajar sem companhia. Sobre a antecedência, isso varia de acordo com a companhia, mas em geral até 3 meses antes da viagem. 20 dias está dentro de todas!

      Abraços

  37. LUANA COSTA ROSA

    Para uma viagem de 3 meses ou mais de trem pela Europa, o passe compensa mais?

  38. Olá! Há a possibilidade de escolher o assento no qual irei viajar? Esta possibilidade existe tanto na opção de Bilhete ou Passe de trem?

    • Oi Elisangela,

      Existe sim a possibilidade de reserva de assento. Alguns é até obrigatório, como trens de alta velocidade, internacionais e noturnos, pois são mais concorridos. Outras não são obrigatórios, mas é recomendável. É preciso pagar uma pequena taxa, 1, 5, 10, 20 euros dependendo do trecho, mas garante que você terá um bom lugar no trem!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *