Mapa das linhas de trem na Europa para planejar sua viagem

por Guilherme Tetamanti

Mapa das linhas de trem na Europa para planejar sua viagem

As linhas de trem na Europa cobrem todo o continente, Afinal, quem nunca sonhou em fazer um tour pela Europa de trem? Seguro e confortável, o trem é o meio de transporte europeu mais charmoso e alimenta o desejo de vários brasileiros de cruzar o velho continente.

Porém, antes de planejar todo o seu mochilão viajando de trem é preciso conhecer as rotas e saber em quais trechos vale a pena usar o transporte ferroviário e em quais trechos não!

Para ajudar em seu planejamento, separei algumas dicas para mapear as principais linhas de trem da Europa. Ah, é importante salientar que tudo precisa ser feito com três meses de antecedência para você encontrar os melhores preços das passagens e programar os deslocamentos.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para Europa

Comprar chip de celular na Europa »

 

Linhas de trem na Europa

Mapa das linhas de trem na Europa

A Europa tem cerca de 250 mil quilômetros de ferrovias que ligam mais de 20 países, já pensou em quantas cidades e vilas ela não passa? É um grande convite para andar de trem na Europa. Para percorrer toda essa malha, existem diversas rotas de trens, e entre as mais famosas estão as linhas que ligam Paris a Londres, Paris a Amsterdã, Paris para Barcelona, Madri a Barcelona, Viena para Budapeste, entre outras. Confira todos esses trechos no site da Eurail

Além disso, percorrer alguns trechos de trem cruzando a Suíça, pode ser um dos passeios mais bonitos que você fará na Europa. Falo mais sobre as principais rotas de trem da Europa, num artigo para te ajudar a pesquisar e escolher as entre as várias alternativas.

O mapa de trem na Europa é complexo e cheio de alternativas, e até mesmo quem tem mais experiência nesse tipo de viagem pode se perder. Para ajudar, o mapa de trens da Eurail é interativo e certamente facilita essa busca. Basta entrar no site e clicar em “Organize sua Viagem” no menu superior. As ferramentas são bastante úteis para planejar os trajetos de forma mais eficiente. As linhas mais populares da Europa são:

  • Trem de Madrid para Barcelona
  • Trem de Madrid para Amsterdam
  • Trem de Barcelona para Paris
  • Trem de Lisboa para Porto
  • Trem de Lisboa para Madrid
  • Trem de Amsterdam para Paris
  • Trem de Amsterdam para Berlim
  • Trem de Roma para Florença
  • Trem de Roma para Veneza
  • Trem de Paris para Londres
  • Trem de Paris para Bruxelas
  • Trem de Paris para Roma

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

 

Trens de alta velocidade

Como é o trem bala na Europa
Trem bala alemão.

Para cruzar todos esses quilômetros de ferrovias, existem diversas empresas de trem na Europa, que oferecem uma grande variedade de categorias, como os trens europeus de alta velocidade que circulam a 320 km/h, trens panorâmicos, com suas vistas incríveis e os trens noturnos que são verdadeiros hotéis sobre trilhos. A vantagem de tanta variedade é que existem trens para todos os gostos, bolsos e tipos de viagem.

Mapa de trens de alta velocidade na Europa
Mala dos trens de alta velocidade na Europa | Foto: BIL 2011 SVG, via Wikimedia Commons.

Os famosos trens de alta velocidade europeus atingem velocidades de até 320 km por hora e são a maneira mais rápida de viajar entre as principais cidades européias. Os principais são o TGV, o Eurostar, o Thalys, o AVE e o ICE. São chamados popularmente de trem bala.

Oportunidade => Passes de trem na Europa com desconto

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Trens panorâmicos

Rotas mais bonitas de trem na Europa
Bernina Express.

Já nos trens panorâmicos o destaque é para as paisagens, onde a própria viagem já é um passeio e tanto. Os mais famosos estão na Suíça, como o Golden Pass Line, que liga as cidades de Montreux a Zweisimmen, ou o Bernina Express, que percorre os Alpes.

Além da paisagem ser maravilhosa, a própria ferrovia com seus túneis e viadutos, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco. Se sua viagem inclui a Suíça, vale muito a pena colocar este passeio na programação e até mesmo comprar o Swiss Travel Pass.

Dicas => Europa do inverno

 

Trens regionais

Trem barato na Europa
Trem regional alemão.

Outro tipo são os trens regionais, que cruzam cada país e todo o continente, levando os turistas a praticamente qualquer lugar da Europa, das capitais até aqueles pequenos vilarejos. Eles não são luxuosos como os de alta velocidade, mas mesmo assim são uma forma muito confortável de viajar.

Malha ferroviária da Europa
Malha ferroviária da Europa | Foto: Bernese media, via Wikimedia Commons.

Entre as vantagens estão o preço, o fato de não ser necessário fazer reserva antecipada (apesar de ser recomendável) e por ser o tipo de transporte mais utilizado por moradores locais. Assim, consequentemente, você conhecerá melhor os costumes do país que está visitando.

Inspire-se => Roteiro pela Europa

 

Trens noturnos

Dormir no trem na Europa
Trem noturno na Europa.

Por fim, os trens noturnos europeus são outra opção bastante utilizada. Eles são uma ótima escolha para grandes distâncias, em viagens com mais de 6 horas. Muito confortáveis, são quase um hotel sobre trilhos. Oferecem diferentes níveis de confortos, chegando a ter até camarotes. São uma ótima alternativa para mochileiros e/ou viagens com cronograma apertado. Isso porque viajando a noite otimizamos o tempo e ainda é possível economizar uma diária de hotel.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Na hora de decidir se vai de trem e qual tipo de trem utilizar é importante ficar atento a alguns detalhes. O principal deles é o tempo de viagem. Para distâncias curtas ou médias os trens são imbatíveis, definitivamente o melhor meio de transporte! Já para grandes distâncias, superior a 4 horas de viagem, o avião ganha a batalha, pois longas viagens de trem podem ser muito desgastantes.

Contudo, como toda regra tem sua excessão, os trens noturnos para longas distâncias são uma ótima opção. Confortáveis e seguros, eles te ajudam a economizar tempo e hospedagem! Eu dou várias dicas essenciais sobre o tema no post completo sobre trem na Europa.

Para quem deseja pesquisar os trajetos e preços, dou todas as dicas no artigo sobre como comprar passagens de trem na Europa. Leia também o post onde mostro porque o site Rail Europe é seguro.

Quanto custa? => Internet na Europa

 

Conclusão

Ao for fazer um mochilão pelo continente, a dica mais importante é: não deixe de fazer viagens de trem pela Europa pelo menos uma vez. Como não temos este tipo de transporte difundido no Brasil, e ele é a cara do europeu, vale muito a pena vivenciar esse tipo de experiência.

Também sugiro que você acesse a Eurail que vende apenas passes de trem dentro dos países ou combos entre os países da Europa. Consulte aqui os passes para viajar de trem ilimitado dentro de cada país.

Se ainda tiver dúvidas sobre as linhas de trem na Europa, ou como comprar as passagens, deixe um comentário abaixo. Leio pessoalmente cada uma das mensagens e sempre tento ajudar da melhor maneira possível 🙂

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fernando Cotias

    Boa tarde Guilherme, parabens pelo site!! Farei uma viagem com minha esposa chegando por Lisboa. Meu roteiro inclui Madrid, Barcelona, Roma, Zurich e finalizando em Amsterdam. Pretendo fazer todo o trajeto de trem comprando o raileurope pass. Vale a pena, ou é melhor comprar as passagens separadamente na hora? Estarei lá entre Janeiro e Fevereiro (inverno, portanto), e acredito que a procura esteja menor.. o que me leva a segunda questão: Eu gostaria que o roteiro fosse flexível, ou seja, caso nós gostemos mais de um lugar que outro poderíamos optar por mudar de cidade mais cedo ou mais tarde. Será que é confiável decidir comprar passagens na hora? ou é necessário mesmo fazer reservas? Agradeço se puder responder. Abraço

  2. Polly Batista

    Olá, Fernando. Tudo bem?! Não recomendo que você compre as passagens de trem na hora, pois elas ficam bem mais caras. Vou te dar um exemplo prático: comprei um bilhete por 9,90 euros e quase perdi o trem. Por curiosidade, fui consultar quanto seria o bilhete para comprar no guichê da estação e ele estava por 57 euros! Isso porque era um trecho dentro de um único país. Entre países, isso ficaria bem mais caro. Então, se você quer mais flexibilidade vai pagar por isso. Caso queira economizar, tem que programar bem e ficar com um roteiro mais fechado mesmo! Boa sorte!

  3. Lurin

    Boa tarde Guilherme, tenho algumas dúvidas de como usar o trem para os deslocamentos entre as cidades que pretendo visitar. Viajarei com minha filha de 5 anos e iremos para Amsterdam, Paris e Londres. Estive pesquisando como ir de Amsterdam para Londres, se é melhor ir até Paris, ou Bruxelas ou tem outra opção. Estaremos na Hollanda e de lá talvez primeiro Londres e depois Paris para retornar ao Brasil por Paris. Alguma sugestão? Qual empresa vc sugere? Eurostar? Tales? já tentei olhar os mapas, fazer simulações mas confesso que estou confusa. Agradeço se puder ajudar.

  4. Polly Batista

    Oi, Lurim. Tudo bem?! Vou te dar uma dica: vá primeiro para o lugar mais longe do seu voo de volta. Se seu voo de volta é de Paris, vá para Londres, depois de Amsterdam. Assim, você volta para Paris para curtir a cidade e para embarcar de volta. Tem trem, ônibus e avião de Amsterdam para Londres e o mesmo de Londres para Paris. Consulte o site da GoEuro. Você pode consultar todos os meios de transporte e escolher o melhor para você. Em geral, o trem é mais vantajoso, apesar de o avião ser mais barato, mas os aeroportos podem ser longe. Boa sorte!

  5. Vanderson

    Muitissimo obrigado pelas dicas !!!

  6. Vanderson

    Boa noite, vou a Milao em abril e visitar alguns lugares, posso fazer de trem a seguinte rota, Milao, Espanha, e Portugal , se tiver, qual tipo de trem posso usar, sera minha primeira viagem para a Europa, vou para uma feira em milao, e vou fazer a volta para o brasil por Portugal !! Obrigado e parabéns pelo site !!!

  7. Polly Batista

    Oi, Vanderson! Tudo bem? Sua viagem será ótima para Europa!!! Milão tem muitas rotas de trem e avião (até mais que Roma), então você poderá sair e chegar facilmente. Pelo que entendi sua parada final é Portugal. Milão é meio longe e sugiro que você pesquise voos low cost para Portugal e de lá vai de trem mesmo para Espanha. Mas isso depende muito das cidades que você estiver e do tempo que você tem. Outra ideia (sem querer comprometer o seu roteiro) é aproveitar mais a Itália. Já pensou nisso? Veneza, Roma, Florença, Pisa, Cinque Terre... São muitas cidades fantásticas! Dá uma olhada nesse site Goeuro, você compara todos os trechos de avião, trem ou ônibus na Europa. Assim sabe qual é o melhor meio de uma cidade para outra. Boa sorte!!!

  8. Marcio

    Boa noite!! N estou conseguindo colocar o nome completo no site da ralé europa ...tem problema??

  9. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcio, Pode abreviar, só deixa o último completo. Isso poderia ser um problema em voos, mas trem é tranquilo. Abraços

  10. Carla

    Será minha primeira viagem para a Europa com o meu marido, minha dúvida é melhor fechar um pacote de viagem ou não? queremos conhecer a Europa de trem só poderemos ficar lá uns15 dias, quais os lugares vale a pena se hospedar, e quantos dias devemos ficar em cada lugar? Quero uma rota que inclua Grécia, Suíça, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Viena. Me ajuda! Obrigada

  11. Guilherme Tetamanti

    Oi Carla, Tenho um post com sugestão de roteiro de trem na Europa. Pode ajudar :) Abraços