Roteiro de viagem na Europa para 7, 15, 20, 25 e 30 dias

por Polly Batista

Roteiro de viagem na Europa para 7, 15, 20, 25 e 30 dias

Fazer um roteiro de viagem na Europa é algo que requer um bom planejamento para ser feito com sucesso.

Paris ou Atenas? Coliseu ou Muro de Berlim? Se você não sabe o que responder, experimente agora: Ilhas gregas ou Londres? Amsterdã ou Veneza? Tudo bem. Agora vou facilitar: Praga ou Finlândia?

A verdade é que qualquer um fica na dúvida quando se pode fazer uma Eurotrip, especialmente se esta é a sua primeira viagem a Europa e você não sabe quais países visitar, ou então quantos dias ficar em cada um deles e em quais roteiros turísticos focar.

Pensando em te ajudar no seu planejamento, trago neste artigo algumas sugestões de melhor roteiro de viagem na Europa para 7, 15, 20, 25 e 30 dias; te mostro também dicas de roteiros temáticos na Europa: castelos, gastronomia, religioso, mediterrâneo e fantasia,

Não importa se é a sua primeira viagem ao Velho Continente ou se você já é um visitante carimbado, o fato é que escolher os países ou cidades pelos quais passar é um adorável problema.

Vamos começar a resolvê-lo?

Planeje sua viagem => Internet confiável na Europa

 Seguro viagem com assistência na Europa »

Roteiro completo pela Europa

Sugestão de roteiro na Europa
Escolha os países no mapa da Europa que deseja conhecer | Foto: San Jose, via Wikimedia Commons.
  1. Macrorregiões europeias
  2. Regiões temáticas da Europa
  3. Roteiro de viagem na Europa: 7 dias
  4. Roteiro de 15 dias na Europa
  5. Roteiro de 20 dias na Europa
  6. Roteiro de 25 dias na Europa
  7. Roteiro de 30 dias na Europa

Como montar um roteiro de viagem pela Europa?


*Vídeo oficial do VisitEurope.

Com uma área ampla e espelhada por regiões geográfica e climaticamente diferentes, na Europa você encontra vários tipos de destinos turísticos, alguns com neve no inverno, outros com praias incríveis e dias quentes no verão  e aqueles com fenômenos naturais.

Agora duas coisa que todos os países da Europa possuem são história e cultura. Cada uma com suas peculiaridades, estas nações preservam e fazem turísticos os seus monumentos históricos, assim como a culinária e os costumes do seu povo.

Para conhecer um ou mais países no continente, é a forma mais prática é fazer uma viagem de trem na Europa entre os lugares que deseja conhecer, pois as distância são acessíveis e o meio de transporte é confortável.

Porém também existem os voos low cost na Europa, que custam bem menos do que as passagens aéreas convencionais e te permitem chegar mais rápido aos destinos; mas eles só compensam caso você tenha pouca bagagem, senão o valor ficará muito alto.

Outra possibilidade para se locomover é que você alugue um carro na Europa, mas eu recomendo apenas para trajetos entre cidades próximas; afinal, o fato de ter o conforto de fazer os as viagens no seu ritmo agrada a muitos turistas.

1. Macrorregiões europeias

Roteiro de viagem na Europa
Europa é dividida na regiões: Ocidental, Setentrional, Oriental e Meridional.

Alguns países da Europa são praticamente unânimes e você precisa conhecê-los. Outros são menos frequentados, mas igualmente interessantes. O fato é que o Velho Continente abre a possibilidade para inúmeros roteiros culturais, paisagens naturais e destinos históricos imperdíveis.

Mas as dúvidas começam com a proporção do continente, pois apesar de pequeno territorialmente, ele concentra quase 50 países. São 10 mil km² ocupados por países do tamanho da Bahia, como a França; do Ceará, como a Grécia; de Pernambuco, como Portugal; ou até do tamanho de São Paulo, como o Reino Unido.

Para facilitar um roteiro na Europa, muitas pessoas preferem escolher de acordo com as suas macrorregiões, que são:

Dessa forma, não se perde muito tempo de um lado para o outro e dá para apreciar bastante as peculiaridades de cada área, organizando um roteiro apenas com países mais próximos. Conheça-as!

Saiba como => Comprar euro online mais barato

Europa Ocidental

Roteiro pelos países mais visitados da Europa
Paris, na França, é uma das cidades mais visitadas do mundo.

A Europa Ocidental é aquela que inclui os roteiros mais tradicionais e visitados de toda a Europa, que podem ser visitadas em práticos roteiros de trem, que em algumas horas de levam da badalação de Londres para o  charme de Paris, da animada Amsterdam para a moderna Bruxelas ou da histórica Berlim até as belezas e atrativos culturais de Viena.

Se você prefere a Europa Ocidental, aproveite e conheça 15 lugares de Paris com as melhores vistas para a Torre Eiffel. Isso é obviamente imperdível!

Europa Setentrional

vilnius lituânia
Vilnius, a capital da Lituânia, é repleta de museus e possuí um charmoso centro histórico.

São os países escandinavos e também os países bálticos, que se localizam ao norte da Europa; muito por isso, é nesta região que você encontrará as temperaturas mais frias do continente,

Além de cidades portuárias que possuem a pesca como fonte de economia, você pode se encantar com o charme das ex integrantes da então União Soviética, especialmente a Lituânia.

Europa Centro-Oriental

Roteiro de 20 dias na Europa
Praga, na República Tcheca, é uma capital barata e muito turística para se conhecer.

Qual o roteiro mais barato para a Europa? A Europa Oriental é também conhecida como o Leste Europeu e conta com os países mais baratos da Europa para turismo; isso ocorre pelo fato de suas moedas terem um valor igual ou – muitas vezes – inferior ao do real. São lugares ótimos para conhecer muitos atrativos legais e gastar pouco na viagem.

Apesar de menos conhecido, o Leste europeu tem atraído cada dia mais visitantes por suas características culturais fortíssimas e patrimônios extremamente preservados. Entenda mais sobre o que estou falando no post com dicas de viagem para a República Tcheca, o país mais turístico da região.

Europa Meridional

Roteiro pelo Europa meridional
Madrid, na Espanha, é uma capital que preserva sua história nos seus pontos turísticos.

Compreende os países situados no sul do continente, como Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários microestados, como San Marino, Andorra, Mónaco, Vaticano e Malta.

Apesar de territórios maiores, como em um roteiro por Portugal e Espanha, a Europa Mediterrânea conta com menos países que as demais regiões. No entanto, sua beleza e atrativos não ficam para trás quando comparados. Para comprovar tudo isso, veja o post sobre turismo no Algarve, o que fazer em Albuferia. É lá que estão as praias mais bonitas de Portugal.

2. Regiões temáticas da Europa

Circuitos mais bonitos da Europa
Roteiro de viagem na Europa também pode ser segmentado por um tipo específico de turismo.

Além das divisões sócio-políticas, há sub-regiões na Europa que resultam em roteiros incríveis. Muitos países possuem várias áreas que são exploradas turisticamente de acordo com as suas características. Veja alguns exemplos abaixo!

Descubra => Rotas populares para viajar de trem na Europa

Roteiro de castelos na Europa

Roteiro pelo Valle de Loire
Chambord, no Valle de Loire, é um dos castelos mais famosos da Europa.

O Valle de Loire, rota com 300 châteaux (castelos), fica na França e alguns deles até dá para conhecer de trem a partir de Paris.

Mas também há o castelo Neuschwanstein, que inspirou o conto da Cinderela, na Alemanha; o fabuloso Monte Saint Michel, na França; o castelo de Praga, que é o maior castelo do mundo.

Ou os castelos exuberantes da Escócia, como o de Edimburgo. Sobre esse último, conheça o Castelo de Edimburgo: a atração mais visitada da Escócia.

Se você é fã desse tipo de atrativo, conheça também os principais castelos medievais da Irlanda. Ou ainda no País de Gales, visitando os castelos e pontos turísticos de Cardiff.

Roteiro gastronômico na Europa

Dicas de roteiro gastronômico pela França
Queijo parmesão italiano é só uma das iguarias típicas para degustar no Velho Continente.

Nem preciso dizer que a Itália é um dos paraísos da gastronomia europeia. Mas dá para se esbaldar também na França, Espanha e Suíça. Tem destinos do vinho, dos queijos, dos chocolates, das cervejas, dos destilados e todo tipo de delícias que você possa imaginar. Veja os artigos que publicamos sobre o que comer nos países da Europa.

Alemanha:

Áustria:

Bélgica:

Escócia:

Espanha:

França:

Grécia:

Inglaterra:

Irlanda:

Itália:

Portugal:

República Tcheca:

Suécia:

Roteiro religioso na Europa

Roteiro religioso pela Europa
Caminho de Santiago de Compostela Espanha é um famoso roteiro de fé na Europa.

Os grandes expoentes deste roteiro são Santiago de Compostela, na Espanha (aproveite para conhecer o projeto Caminhos Peregrinos), Fátima, em Portugal,  Turquia e o Vaticano, que é uma das atrações do tão famoso turismo religioso na Itália.

Mas, em geral, cada cidade histórica na Europa conserva muitas igrejas centenárias, dignas de apreciação, mesmo as com menos vocação religiosa.

Roteiro pelo Mediterrâneo

Sugestão de roteiro na Europa
Conheça a charmosa e bela ilha de Santorini na Grécia.

Para ser aproveitado principalmente no verão, as praias do mediterrâneo na Europa são uma ótima pedida: Malta, Itália e Grécia. Sem contar, o litoral português que é de tirar o fôlego de tão bonito; e as praias da Croácia. E por falar nelas, descubra dicas para planejar o melhor roteiro pela Croácia.

Já na Grécia, indico um roteiro em Zakynthos, uma das ilhas que ficou mais famosa nos últimos anos, principalmente por causa de Navagio Beach. Descubra também o que tem pra fazer em Celafônia, a ilha vizinha, também paradisíaca.

   

Como falar de Grécia, sem mencionar a ilha mais famosa? Veja nossas dicas sobre onde se hospedar em Santorini.

Roteiro da fantasia na Europa

Roteiro temático pela Europa
Eurodisney de Paris, na França, recebe turistas do mundo inteiro.

Já pensou se deparar com o Mickey em terras europeias na Disney Paris, ou entrar em igrejas feitas somente com osso na República Tcheca, ou ainda ver de perto os cenários de Game of Thrones?

Na Europa, tudo isso está disponível: tem a Eurodisney, catedrais e museus cheios de mistérios e as paisagens arrebatadoras da Irlanda do Norte. Para entender um pouco disso tudo, leia o artigo roteiro de Game of Thrones na Irlanda do Norte.

Roteiro selvagem pela Europa

alpes suíços
Jungfraujoch fica a 3.466 metros de altitude e é considerado o ponto mais alto da Europa.

Chegar bem próximo do Polo Norte e sair à caça da aurora boreal pode compor um roteiro bem selvagem na Suécia. Ou você pode observar ursos polares na Islândia, os vulcões e glaciares da Finlândia ou subir até o topo da Europa, na Suíça.

Outra dica é saber onde esquiar na Europa, afinal este é um programa muito comum que rende muito ao turismo europeu. Esses são apenas algumas atividades de aventura que podem ser exploradas em um roteiro de viagem na Europa de 7, 15, 20, 25 e 30 dias.

Roteiro de ecoturismo na Europa

Roteiro de ecoturismo pela Europa
Dolomitas, em Val di Funes, na Itália.

Os Alpes Franceses, Italianos e Suíços são verdadeiros deleites para quem curte destinos que unem belas paisagens e atividades em meio à natureza. As Dolomitas, por exemplo, são um espetáculo da formação geológica da Itália. Para saber como chegar lá é só ler o post viaje para Bressanone.

Na França, veja o que fazer em Annecy. Sério, é um lugar para se apaixonar!

Enfim, existem centenas de circuitos dentro de cada país da Europa! Se fosse tratar das infinitas possibilidades, seria muita informação. Mas, não há dúvidas de que sempre terá um segmento pelo qual você se interesse mais e, a partir dele, montar o seu roteiro.

E para facilitar, eu trago algumas sugestões de roteiro na Europa de 7, 15, 20, 25 e 30 dias que podem variar muito dependendo do seu perfil de viajante. Se você gosta de uma trip mais lenta, é só retirar alguns lugares e seguir para os subsequentes, uma vez que priorizei a ordem de acordo com a proximidade entre as regiões.

3. Roteiro viagem Europa 7 dias

Bem, agora é hora de montar algumas sugestões de roteiro pela Europa de 7 dias. A ideia é aproveitar os lugares mais próximos para não perder tempo entre os deslocamentos.

Por falar neles, a Europa é abundante em relação às opções de transporte. Ônibus, passagens de trem na Europa e avião interligam os principais destinos. À primeira vista, voar é mais rápido, mas os procedimentos de embarque, podem levar muito tempo.

Portanto, cada direção deve ser estudada para que nenhum minuto se perca, uma vez que uma semana na Europa é pouco demais para imergir nesse pedacinho do mundo tão fascinante! Confira as sugestões de roteiro para 7 dias na Europa.

Imperdível => Praias mais bonitas da Europa

Roteiro de 7 dias pela França

O que fazer em 7 dias pela Europa
Falésuas de Étretat e sua bela paisagem no Canal da Mancha, na França.

Inicialmente, sugiro que você aproveite uma viagem de 7 dias pela Europa para conhecer bem um único país, principalmente se você já esteve no continente. A França é magnífica e vai muito além de Paris. Para ter certeza disso, leia o post com 6 cidades perto de Paris, para visitar e ir de trem.

Nos 2 primeiros dias aproveite a capital, e depois faça o Vale de Loire, com pelo menos uma noite em uma pequena cidade do circuito, como Amboise, Tours ou Bois. Em seguida, siga para a Normandia e divida o seu tempo entre ver de perto as falésias lindíssimas de Étretat, os jardins de Monet em Giverny e um bate-volta em Mont Saint-Michel, na baixa Normandia.

Caso os castelos e a Normandia não sejam suficientemente atrativos para você, experimente substitui-los pela região de Côte d’Azur, também conhecida como a Riviera Francesa. É lá que ficam as cidades mais badaladas depois de Paris: Nice, Saint-Tropez e Cannes. Então, recapitulando:

ou

Melhores => Passeios imperdíveis na França

Roteiro de 7 dias pela Itália

Dicas de roteiro de 7 dias pela Europa
Veneza, na Itália, é a cidade mais romântica da Europa.

A Itália é um dos países com mais cidades turísticas da Europa, tendo como opções as cidades de Roma, Veneza, Florença, Assis, Milão, Pisa, Turim, Bolonha, Siena, Gênova, Pompéia, Palermo, Napóles, Sorrento, as Cinque Terre, este último destino perfeito para ser explorado com pouco tempo na Europa.

A começar por Roma. A capital é tão rica e cheia de descobertas que diria que se for para passar menos de 3 dias, nem vá! Por isso, um bom roteiro italiano destina 3 dias para Roma e os demais você pode distribuir entre as estonteantes Florença e Veneza, com um bate e volta em Verona, a terra de Romeu e Julieta.

Mas também há outras opções, como conhecer melhor a Toscana (além de Florença), explorar a região de Cinque Terre ou ainda vivenciar o charme da Sardenha. Ficaria assim:

ou

  • 1, 2, e 3 dias: Roma.
  • 4 e 5 dias: roteiro na Toscana (Florença, Pisa, Lucca e Siena).
  • 6 e 7 dias: Ligúria (Gênova e Cinque Terre com Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore).

ou

  • 1, 2, e 3 dias: Roma.
  • Demais dias: Ilha de Sardenha com visitas a La Maddalena, Cala Mariolu e Costa Esmeralda.

Mais famosos => Passeios para fazer na Itália

Roteiro de 7 dias pela França e Bélgica

O que fazer em uma semana na Europa
Bruxelas, na Bélgica, cada vez mais está na rota turística da Europa.

Se a ideia é passar por mais de um país e, principalmente, se for sua primeira vez na Europa, a ansiedade não vai lhe deixar ficar somente em um país. Portanto, a casadinha dos vizinhos França e Bélgica é uma boa pedida.

   

Na França, fique 4 dias em Paris. Nos demais dias aproveite para conhecer Bruxelas, capital da Bélgica, e terra do chocolate, das batatas fritas e do waffles! Faça um bate e volta em Bruges, a linda cidade conhecida como a Veneza do Norte.

Dicas => Passeios imperdíveis na Bélgica

Roteiro de 7 dias por Portugal e Espanha

Roteiro de 7 dias por Portugal e Espanha
Torre de Belém é destino certo para quem visita Portugal.

Por incrível que pareça, muita gente não viaja para a Europa com medo de se comunicar. Para a primeira vez no Velho Continente, é uma boa ideia explorar destinos com idiomas mais compreensíveis, embora garanto que isso não pode ser empecilho para desbravar qualquer lugar do mundo!

Você pode conhecer Portugal e um pedacinho da Espanha, já que são países vizinhos. Comece sua trip com alguns dias em Lisboa, com visita a Sintra, seguindo para Madri com destino final em Barcelona. Mas vale salientar que ambos merecem bem mais tempo do que apenas alguns dias.

Principais => Passeios para fazer na Espanha

4. Roteiro: o que fazer em 15 dias na Europa?

Para onde ir em 15 dias na Europa
Passeio de barco é um dos principais programas turísticos de Amsterdam, na Holanda.

Finalmente um roteiro de 15 dias na Europa! Com esse tempo, já dá para passar por 3 países com mais tranquilidade, ou ao menos conhecer melhor três cidades maiores, não necessariamente tão próximas. Há o trio clássico para uma primeira vez na Europa, como França, Inglaterra e Itália, focando nas capitais.

Mas se você não faz tanta questão de gastar seu suado dinheiro em Libras Esterlinas (moeda em vigor em Londres), você pode substituir a Inglaterra por Bélgica e trocar a Itália por Amsterdam, na Holanda. Ou investir a junção Itália e Grécia. Confira:

Roteiro de 15 dias pela Europa passando pela Inglaterra, França e Itália

  • 1, 2, 3 dias: Londres
  • 4, 5, 6 dias: Paris
  • 7, 8, 9 dias: Roma
  • 10, 11, 12 dias: Veneza com bate-e-volta em Verona
  • 13, 14 e 15 dias: Florença

Roteiro de 15 dias pela Europa passando pela França, Bélgica e Amsterdam

  • 1, 2, 3 e 4 dias: Paris.
  • 5 e 6 dias: Vale de Loire.
  • 7, 8, 9 dias: Bruxelas com bate e volta em Bruges.
  • 10, 11, 12 dias: Amsterdam
  • 13, 14 e 15 dias: Roterdã com bate e volta para Kinderdijk, a cidade dos moinhos.

Roteiro de 15 dias pela Europa passando pela Itália e Grécia

5. Roteiro: o que fazer em 20 dias na Europa?

Quais cidades visitar em 20 dias pela Europa
Navagio Beach em Zakynthos, na Grécia.

Em 20 dias pela Europa, você pode se divertir bastante. Se é a sua primeira vez, continuo sugerindo que você conheça os países tradicionais, como Portugal, Espanha, França e Itália. Mas, se você já conhece o básico pode aproveitar para explorar os Alpes Europeus, com cidades da Suíça, Itália e Áustria.

Outro roteiro possível, é para ter uma experiência mais intensa com países como a Turquia, Grécia e com as cidades mediterrâneas italianas. Ou ainda escolher o Reino Unido, com a Inglaterra, Irlanda e Escócia juntas em uma viagem irada! Enfim, preparado para escolher como você vai passar 20 dias inesquecíveis? Confira!

Roteiro de 20 dias pela Europa passando por Portugal, Espanha e Itália

  • 1, 2 e 3 dias: Lisboa
  • 4, 5, 6 dias: Madrid
  • 7, 8 dias: Barcelona
  • 10, 11, 12, 13 dias: Paris
  • 14, 15, 16 dias: Roma
  • 17, 18 dias: Florença
  • 19, 20 dias: Veneza

Roteiro de 20 dias pela Europa passando pela Itália, Suíça e Áustria

  • 1, 2 e 3 dias: Roma
  • 4, 5, 6 dias: Veneza
  • 7, 8 dias: Florença
  • 10, 11 dias: Berna
  • 12, 13, 14 dias: Interlaken
  • 15, 16 dias: Zurique
  • 17, 18 dias: Hallstatt
  • 19, 20 dias: Viena

Roteiro de 20 dias pela Europa passando pela Itália, Grécia e Turquia

  • 1, 2 e 3 dias: Roma
  • 4, 5, 6 dias: Veneza
  • 7, 8 dias: Florença
  • 10, 11 dias: Atenas
  • 12, 13, 14 dias: Ilhas Gregas
  • 15, 16, 17 dias: Istambul
  • 18, 19, 20 dias: Capadócia

Roteiro de 20 dias pela Europa passando por Londres, Irlanda e Escócia

Mais opções => Roteiro de três semanas para viajar de trem pela Europa

6. Roteiro Europa 25 dias

Roteiro para ver a aurora boreal
Aurora Boreal é linda de ser vista na Lapônia, norte da Finlândia.

Com 25 dias inteiros na Europa, eu dividiria a viagem por 2 regiões europeias para diversificar bem as experiências. Destinaria metade para a parte mais ocidental da Europa e outra metade para a Europa oriental. Ou ainda, exploraria todos os dias no norte do continente, com destaque para os países escandinavos que são inacreditáveis.

Uma sugestão interessante é, no inverno, buscar ver o fenômeno natural da Aurora Boreal, que na Europa pode ser visto na Islândia, Noruega e na Finlândia.

Vamos conferir como ficaria esse roteiro de 25 dias pela Europa? Lembrando que é um roteiro mais rápido, passando poucos dias em cada lugar. Se quiser esticar um pouco, vale a pena tirar um país e aproveitar mais os demais.

Roteiro de 25 dias por Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Hungria, República Tcheca e Alemanha

  • 1, 2 e 3 dias: Lisboa
  • 4, 5, 6 dias: Madrid
  • 7, 8 dias: Barcelona
  • 10, 11, 12 dias: Paris
  • 13, 14, 15 dias: Roma
  • 16, 17 dias: Viena
  • 18, 19 dias: Budapeste
  • 20 e 21 dias: Praga
  • 22, 23: Berlim
  • 24, 25 dias: Frankfurt

Roteiro de 25 dias por Alemanha, Polônia, Rússia, Ucrânia, Hungria, Croácia, Áustria e República Tcheca

  • 1, 2 dias: Munique
  • 3, 4 dias: Frankfurt
  • 5, 6 dias: Berlim
  • 7, 8 dias: Cracóvia
  • 9, 10 dias: Varsóvia
  • 11, 12, 13 dias: Moscou
  • 14, 15 dias: Kiev
  • 16, 17, 18 dias: Budapeste
  • 19, 20 dias: Zagreb
  • 21, 22, 23 dias: Viena
  • 24, 25 dias: Praga

Roteiro de 25 dias pelos países escandinavos: Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia

  • 1, 2, 3, 4, 5 dias: Copenhague
  • 6, 7, 8, 9, 10 dias: Estocolmo
  • 11, 12, 13, 14 dias: Helsinque
  • 15, 16, 17 dias: Oslo
  • 18, 19, 20, 21 dias: Tromsø
  • 22, 23, 24, 25 dias: Reykjavík

7. Roteiro Europa 30 dias

Roteiro de 30 dias pela Europa
Moscou, na Rússia, apresenta diversas possibilidades para turismo.

Um mês inteiro para curtir o Velho Continente! Esse tempo dá para explorar bem, visitando os seus maiores pontos turísticos ou passeando por cidades menos visitadas. Você pode unir a Europa mais tradicional, passando pelo Leste, com mais tempo para visitar outras cidades.

Ou percorrer a Escandinávia com um pulinho no Reino Unido. Certamente, uma viagem dessas não sairá de você tão cedo! Vale ressaltar que se você quiser uma viagem mais lenta, é só tirar alguns destinos e manter a ordem das sugestões, pois elas foram feitas de acordo com a proximidade das regiões.

Roteiro de 30 dias por Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, República Tcheca e Alemanha

  • 1, 2, 3 dias: Lisboa
  • 4, 5, 6 dias: Madrid
  • 7, 8 dias: Barcelona
  • 10, 11, 12 dias: Paris
  • 13, 14 dias: Lyon
  • 15, 16 dias: Interlaken
  • 17, 18, 19 dias: Roma
  • 20, 21 dias: Florença
  • 22, 23 dias: Veneza
  • 24, 25 dias: Viena
  • 26, 27 dias: Budapeste
  • 28, 29, 30 dias: Praga

Roteiro de 30 dias pela Alemanha, Polônia, Rússia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Turquia, Hungria, Croácia, Áustria e República Tcheca

  • 1, 2 dias: Munique
  • 3, 4 dias: Frankfurt
  • 5, 6 dias: Berlim
  • 7, 8 dias: Cracóvia
  • 9, 10 dias: Varsóvia
  • 11, 12, 13 dias: Moscou
  • 14, 15 dias: Kiev
  • 16, 17 dias: Bucareste
  • 18, 19 dias: Sofia
  • 20, 21, 22 dias: Istambul
  • 23, 24 dias: Budapeste
  • 25, 26 dias: Zagreb
  • 27, 28 dias: Viena
  • 29, 30 dias: Praga

Roteiro de 30 dias por Londres, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia

  • 1, 2 e 3 dias: Londres
  • 4, 5 dias: Liverpool
  • 6, 7 dias: Dublin
  • 8, 9 dias: Galway
  • 10, 11 dias: Belfast
  • 12, 13 dias: Glasgow
  • 14, 15, dias: Edimburgo
  • 16, 17, 18 dias: Copenhague
  • 19, 20, 21 dias: Estocolmo
  • 22, 23, 24 dias: Oslo
  • 25, 26, 27 dias: Helsinque
  • 28, 29, 30 dias: Reykjavík

Melhor roteiro de viagem na Europa

Passeios selvagens na Europa
Cachoeiras na Islândia são a prova de que a Europa possuí paisagens incríveis.

Como você pôde perceber, existem várias maneiras de fazer um roteiro pela Europa, seja de uma semana ou até de 1 mês, para aproveitar diversos cenários, poder experimentar os mais diversos sabores e conhecer monumentos arquitetônicos incríveis, sejam eles históricos ou modernos.

Depois de ler todas essas dicas e ter a viagem planejada, é interessante também conferir os tipos de tomada na Europa, para assim você saber como carregar seu smartphone e laptop em cada país que visitar.

Seja qual for o destino, é importante fazer as compras e reservas com antecedência (passagens das companhias aéreas e de trem, euros, hotel e passeios); agindo assim, você garante todo o seu planejamento para lugares que possuem alta demanda de turistas.

Para finalizar, leia este artigo com dicas de roteiro diferente na Europa, com lugares ótimos para quem já foi uma vez ou mais ao continente e busca por lugares turísticos que fogem das rotas tradicionais.

E você, quais países pretende conhecer no seu roteiro de viagem na Europa? Tem mais alguma dúvida ou alguma dica para visitar o Velho Continente? Deixe seu comentários com dicas ou dúvidas!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Geisiane

    Oi

  2. larissa pereira loiola

    Oi Guilherme, tudo bem? primeiramente parabéns pelo site. ótima iniciativa. Eu e meu namorado vamos para Europa em Junho. temos 27 dias. Gostaria de saber a sua opinião sobre a possibilidade, viabilidade e a melhor rota para conhecer os seguintes lugares: ESPANHA: madri, barcelona, valencia e palma FRANÇA: Paris CROACIA: Dubrovnik e Split ITALIA: Veneza e Roma Contando que vamos chegar por Madri. Muito obrigada desde ja.

  3. Polly Batista

    Oi, Larissa. Tudo bem?! Que ótimo que gostou do nosso site. Vamos às questões: eu chegaria por Madrid, mas não exploraria o país na chegada, mas sim no final da viagem. Melhor partir para os lugares mais distantes primeiro e no final da viagem (quando o cansaço já começa a bater) diminuir o ritmo e finalizar no litoral espanhol. Siga para Paris e depois veja as opções de transporte para a Itália (geralmente Milão é uma porta de entrada mais barata entre os dois países). Se tiver pouca bagagem (o que indico) aproveite os voos low cost e vá direto para Veneza. Depois chegue em Roma e parta para Croácia, entre as capitais. Boa viagem!!!

  4. Silvio Dagoberto Orsatto

    Olha Guilherme!! Gostei muito do teu site e da sua proposta. Quando conseguimos juntar nos negócios as nossas paixões, sem dúvida quem sai ganhando é o cliente. Bem, a questão que gostaria de te colocar diz respeito a internet fora do Brasil, especialmente na Europa. Já testei de tudo (rooming internacional da Vivo, simcard local; internet free em pontos públicos; internet no hotel ou apartamento do AirBnB; já comprei um chip "universal" da WorldSim)... e todas essas opções são insatisfatórias. Quando as empresas de Telecomunicações irão dar atenção ao turista?

  5. Polly Batista

    Oi, Silvio. É um ótimo questionamento! O turismo gera muita renda para os destinos e comunicação é parte de uma viagem bem sucedida. Embora, eu considere que a disponibilidade de wifi tem melhorado com o passar dos anos. Lembro que em 2012, quando visitei pela primeira vez a Europa, era difícil ter wifi livre até mesmo nos hotéis; Airbnb nem se fala! Já no final do ano passado, rodei o Leste Europeu de ônibus com wifi na estrada! Foi uma boa experiência!

  6. Dianna

    Oi, tudo bem? Eu e meu namorado estamos planejando ir para Munique em 2021 em setembro ou novembro, queríamos aproveitar para conhecer outras cidades e países, mas teremos apenas 8 dias.. Acha que conseguimos conhecer a rota romântica, alguma cidade da Suíça e Salzburg na Áustria dentro desses dias? Ou você sugere alguma rota pra aproveitarmos melhor esse pouco tempo ou cidades que poderíamos conhecer também?

  7. Polly Batista

    Oi, Dianna. Tudo bem? Estive em Munique no final do ano passado e gostei muito da cidade, mas com tão pouco tempo será difícil fazer tudo isso! Eu ficaria 3 dias em Munique (1 indo para o Castelo de Neuschwanstein) e os demais escolheria outro destino, pq vc precisa voltar para Munique para embarcar, correto? Acho que as cidades alpinas da Áustria são próximas e incríveis: Salzburg e Hallstatt. O que você acha? Será uma viagem maravilhosa! Boa sorte!

  8. Giovanna

    Parabéns pelo site, simplesmente maravilhoso!! Eu e meu noivo vamos passar a lua de mel na Europa, essa opção de roteiro Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Hungria, República Tcheca e Alemanha é maravilhosa. Mas temos uma dúvida nós conseguimos ir de trem em todos esse países?? E o que você acha de incluirmos a Suíça e tirar 2 dias pra ela??

  9. Polly Batista

    Oi, Giovanna! Uma super viagem mesmo! Você consegue fazer de trem tudo, inclusive, de ônibus também. Fui recentemente e diz esses 4 últimos países do Leste de ônibus e foi super prático: quase o mesmo tempo de duração do trem, muito mais barato, com wifi no bus e paisagens lindas da minha janela! Você pode mesclar trem e bus, a depender do tempo e preços. Assim tem as 2 experiências! Quanto à Suíça, vale muito a pena visitá-la. Porém, 2 dias é tão pouco pq é um país cheio de atrativos que merece muito mais. Se for imprescindível, vá a Zurique e, se puder, alguma cidade nos Alpes. Programe bem os dias pq são muitos países com deslocamentos e não vale fazer tudo muito rápido! Vai ser maravilhoso!

  10. Ana Luisa Dias

    Olá, achei o blog muito interessante! Desejo planejar uma viagem de 15 dias para a Europa e gostaria de visitar Portugal, Espanha, Itália e França. Acha 15 dias suficientes ou devo tiram um desses países da lista?

  11. Polly Batista

    Oi, Ana Luisa. Tudo bem?! 15 dias é pouco para conhecer 4 países, pois cada um tem muito mais do que a capital para visitar. Porém, se você só tem esse tempo, optaria por Portugal e Espanha ou Itália e França. 2 países e mais cidades dentro de cada um. A Itália, por exemplo, tem tantas cidades turísticas que seria um desperdício você conhecer apenas Roma. Boa sorte!!!

  12. Samantha

    Eu acho a Suíça um lugar lindo, mas vi que você não incluiu muito nos roteiros. Será que é melhor pular esse país e ir direto pra Itália? Penso em fazer uma eurotrip em 2021 (se tudo melhorar), com duração de 20 dias, iniciando por Portugal (4 dias), Espanha (5 dias), Paris 5 (dias) e finalizando na suíça (6 dias). O que acha?

  13. Polly Batista

    Oi, Samantha! Tudo bem? Realmente, a Suíça é linda e nem tinha percebido que não a coloquei tanto... Bem, a questão é também foi pela economia, já que a Suíça tem uma moeda mais valorizada (ou melhor, TINHA, pq depois que o Euro subiu muito, ficou até mais barata, acredita?). O fato é que, tradicionalmente, para chegar na Suíça as passagens dentro da Europa são mais caras e têm menos opções. Já para a Itália, são abundantes! A Itália tem tantos lugares incríveis para conhecer que merece até mais dias (Veneza, Roma, Florença e Cinque Terre...). Ambos os países são incríveis: Suíça e Itália. Talvez, para fechar o roteiro, você deve colocar na balança os detalhes. Se você quer algo mais barato e histórico, Itália. Já se você talvez você queira ver montanhas (dependendo da época até neve) e paisagens naturais, com certeza, a Suíça! Boa sorte!!!

  14. Polly Batista

    Oi, Beatriz. Tudo bem? A imigração de Londres é mais rígida. Se prepare com todos os comprovantes de vínculo com o Brasil e vale a pena estudar as perguntas básicas em inglês que o oficial pode fazer. Portugal é tranquilo. Sugiro a leitura dos posts: Roteiro em Portugal e Roteiro em Londres. Obg.

  15. Felippe Vasconcelos

    Olá, excelentes dicas, porém não me ajudou muito pela inúmeras opções rsrsrs,se possível me ajudem,somo um casal com um filho de 5 anos e queremos viver está experiência de conhecer a Europa também, porém não tenho disponibilidade de muitos dias,tenho o desejos de ir em Abril de 2021 ( ida 16 volta 27) e gostaria de conhecer ao máximo ,o que vcs podem nos ajudar com dicas? Sugestão: Disney Paris,Roma, Barcelona e outras mais que possamos conhecer. Nós ajudem a montar um roteiro. Obrigado.

  16. Polly Batista

    Oi, Felippe. Tudo bem? Sugeriria só 2 países: França (Disney Paris + Paris) e Espanha (Barcelona e Madri). A Itália tem muito o que ver, é desperdício ir só para Roma, além de ser mais longe. Boa sorte!

  17. Verônica Ramos de Assis

    Olá, amei o blog, gostaria de uma ajuda de sugestão pra meu roteiro saio do Brasil e vou ate Portugal fico 2 dias lá e tenho mais 2 dias de inervalo para que eu possa encontrar minha amiga em Roma, ai nao sei se vou para a Espanha ou a Grécia, ql seria sua sugestão?

  18. Polly Batista

    Oi, Verônica. Tudo bem? 2 dias é muito pouco para qualquer destino, quanto mais um novo país. Eu sugeriria que você explorasse mais Portugal mesmo, com Porto ou Aveiro. Se for para outro país, Barcelona, na Espanha, que é mais próximo. Grécia não dá para 2 dias. Boa viagem!

  19. Breno Yves

    Olá muito prazer! Primeiramente parabéns pelo blog. Ajuda muito gente perdida como eu kkk Gostaria de uma sugestão sua para lua de mel de 7 dias na Europa, sendo que seria bacana passar pro França, Itália ou Suíça! Desde já agradeço muito

  20. Polly Batista

    Oi, Breno. Td bem? Paris (4 dias) e Veneza (3 dias)! Duas cidades maravilhosas e românticas. Boa sorte!

  21. Pedro

    Boa noite, montei um roteiro de 30 dias, 3 dias Florença, 3 Roma, 3 napole, 2 praga, 3 Berlin,3 Amsterdam, 2 Bruxelas, 2 Paris, 5 Londres, 2 porto, 2 Lisboa. Oque você acha?

  22. Polly Batista

    Oi, Pedro. Tudo bem? Super corrido! Mas o mais importante é: vc já viu as simulações dos deslocamentos? Pq na teoria, ok. Mas na prática tem que conciliar o transporte e horários, pois 2 dias em um lugar, geralmente torna-se 1 dia depois que você insere a chegada e saída (lembre-se que tem que chegar antes do embarque pelo tamanho das estações da Europa, digo com toda certeza que você leva meio-dia para chegar e sair com tranquilidade de qualquer cidade). Você já conhece Paris? Se não, acho pouco tempo para a cidade. Enfim, deixaria 4 países para aproveitar bem as capitais e outras que valem a pena. Por que você está selecionando justamente países com muita coisa para ver... Eu faria: França + Bélgica + Holanda + Itália (vc n colocou Veneza? Vale muito). Boa viagem!

  23. Kelly Cristina da Siva

    Bom dia Achei a página fantástica, cheia de informações valiosas...Parabéns!!! Estou planejando fazer minha eurotrip em setembro...e quero conhecer estes paises: portugal, paris, suiça, roma, veneza e grécia. Acha mta loucura? teria até 20 dias para desfrutar. O que vc recomenda, estou perdidassa no roteiro.

  24. Polly Batista

    Oi, Kelly Cristina. Tudo bem? Não recomendo tantos destinos em tão pouco tempo. Explore o país onde desembarcar e mais 1 ou 2. Lembre-se que cada país europeu tem várias cidades interessantes. Boa sorte!

  25. Gustavo Miranda

    Olá, tudo bem? Eu estou começando a planejar uma viagem de 30 dias para a Europa em Setembro de 2020, e minha maior duvida fica em relação aos países que devo visitar, sei que Italia e França e Alemanha já estão no roteiro com certeza, mas o que você acha que seria bom para complementar? uma observação é que eu tenho um amigo que mora na Alemanha, então ficaria em torno de 7 dias apenas lá.

  26. Polly Batista

    Oi, Gustavo. Tudo bem? Depende do seu estilo de viagem: mais rápido ou mais lento... Esses 3 países têm cidades que merecem todo tempo do mundo... sem exageros, somente a Itália tem cidades turísticas para seus 30 dias! Mas se você que completar com mais países sugiro Bélgica e Holanda. Ambos próximos da França e Alemanha e dá para incluir sem grandes deslocamentos. Certamente, vc conhecerá os mais famosos destinos da Europa unindo Italia, França e Alemanha + Bélgica (Bruxelas e Bruges) e Holanda (Amsterdam). Boa Viagem!

  27. Polly Batista

    Oi, Raquel. Tudo bem? Acredito que 15 dias ficariam melhor distribuídos entre Itália e Alemanha, já que ambos têm muitas cidades bonitas. Se você passar 3 dias em 2 cidades de cada país, já preenche bem o seu tempo, uma vez que você deve considerar os deslocamentos. Boa viagem!

  28. Polly Batista

    Olá, Alana. Tudo bem?! Acho bem razoável 4 cidades para 20 dias. Ficaria 3 dias em Amsterdam / 5 em Paris / 4 em Berlim / 5 em Londres / e ainda sobre um tempinho para curtir mais Amsterdam, caso seu voo de volta seja por lá. Também consideraria incluir Bruxelas. Boa sorte!

  29. Polly Batista

    Olá, Marcia. Tudo bem?! Não é difícil ir por conta própria, sempre faço as minhas reservas online e nunca deu problema. Atente-se sempre ao seu email, pois é por onde é feita toda a comunicação, e leve todos os comprovantes. Já os passeios fecho antes para ter parte do roteiro organizado e não perder tempo. Boa sorte!

  30. DORMAN AUGUSTO FLEURY FILHO

    Boa tarde, Estou planejando viajar para EUROPA a passeio e gostaria de sugestões. Penso ficar de 60 a 90 dias a partir de abril 2020. Já estive em Lisboa, Madri, Porto, Barcelona, Paris, Londres, Roma e Veneza. Qual roteiro você sugere?

  31. Polly Batista

    Olá, Dorman. Tudo bem?! Sugiro duas regiões opostas: Leste (barato) e os países nórdicos (caros). Essas regiões tem lugares incríveis e exóticos para uma viagem mais longa. No Leste, gosto bastante da Romênia, Hungria, Rússia. Ah, também dá para conhecer os países nórdicos, como Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia... as possibilidades são infinitas. Boa sorte!!!

  32. Marcia Ferreira Bittencourt

    Obrigado Guilherme. Referente a sua resposta do dia 09/9/19 tenho uma outra dúvida vc considera muito dificil ir por conta propria agendar hotel pela internet e chegar la embarcar, ou vc acha que ja vamos com tudo certo pela agencia?

  33. Marcia Ferreira Bittencourt

    Bom dia estamos pensando em ir pela primeira vez para Europa passar 20 a 25 dias estive vendo seu roteiro de 1, 2 e 3 dias: Lisboa - 4, 5, 6 dias: Madrid - 7, 8 dias: Barcelona - 10, 11, 12, 13 dias: Paris - 14, 15, 16 dias: Roma - 17, 18 dias: Florença - 19, 20 dias: Veneza ou 25 Dias incluindo Áustria, Hungria, República Tcheca e Alemanha. Queremos aproveitar o que vc sugere? Vamos em um pacote ou por conta propria? Conto com vc e sua experiencia. Marcia

  34. Polly Batista

    Olá, Márcia. Tudo bem? Acredito que a quantidade de dias está ótima até Veneza. Porém com mais 5 dias, você não conseguirá visitar os 4 países restantes (Áustria, Hungria, República Tcheca e Alemanha). Para os 5 dias restantes, sugiro Holanda ou Bélgica para fechar a trip com destinos mais clássicos. Ir por conta é mais econômico, porém você terá muito mais trabalho em planejar os deslocamentos, hospedagem e passeios. Eu adoro essa fase, pois já me sinto viajando. Porém, ela é trabalhosa. Se você tiver 3 meses de antecedência, é o período ideal para comprar trechos de trem. Sugiro comprar os passeios antes de chegar nos destinos e aproveitar muito sua Eurotrip! Boa sorte!!!!

  35. Anderson George

    Oi Guilherme. Estou com passagens compradas para a Europa no final do ano. Chegarei em Lisboa dia 14/12 e voltarei de Bruxelas no dia 11/01/20. Estou pensando em: Budapeste Viena com Bratislava Praga Berlim Bruxelas com Brudges e Luxemburgo. O que você me diz?!?!?! Obrigado por compartilhar dicas tão importantes.

  36. Guilherme Tetamanti

    Oi Anderson, Acho ótimo, terá bastante tempo para cada cidade. São cidades incríveis, todas relativamente perto. Veja sobre passagens de trem na Europa, vale a pena! Abraços

  37. Mônica Gentile

    Gostei muito da sua matéria, tenho muita vontade de fazer essas viagens, qto mais ou menos a gente gasta , vc tem uma base ?

  38. Polly Batista

    Oi, Mônica. Tudo bem? Falar de valores é delicado pq depende muito do seu perfil de viajante. Tem gente que gasta mais em restaurantes, passeios e tem pessoas que cozinham no apto e fazem tudo por conta. Mas para uma média de 70 euros por dia é um valor justo para apresentar na imigração, caso seja solicitado. As passagens, hotéis e deslocamentos entre os países ou cidades você pode pagar tudo antes de sair do Brasil. Não é bicho de sete cabeças, não. Com planejamento, você realizará o seu desejo! Boa sorte!!!

  39. Ana Clara

    Olá Guilherme, estou programando uma viagem para Europa pela primeira vez em julho de 2020! É uma viagem em família e gostaria de visitar os pontos turísticos principais. Estive pensando em Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra, tenho entre 15 e 20 dias mas como não conheço nada não faço ideia de quantos dias devo passar em cada um e como me locomover, além da ordem em que visitar de acordo com a proximidade. Se puder me ajudar com essas questões :)

  40. Polly Batista

    Olá, Ana Clara. Tudo bem? Para 15-20 dias sugiro que você pense primeiro nas cidades de cada país que quer visitar. Por exemplo, na Espanha seria só a capital ou incluiria Barcelona? Acredito que são muitos países para pouco tempo. Melhor focar em 2 países com cidades, além da capital de cada um. Assim, você explora mais e não fica com a sensação de ter deixado muita coisa para trás. Por exemplo: Espanha e Portugal é uma casadinha excelente. Assim como Itália e França. Boa sorte e ótima viagem!

  41. ANTONIO EMILIO CAPORALI

    Oi Guilherme, suas dicas foram ótimas, porém fiquei na dúvida, quanto a temperatura, pois pretendo viajar para a Europa em janeiro de 2020, programando cerca de 20 dias, e somente conheço Portugal. Minha esposa e filha de 7 anos, sentem muito frio, e isso é um fator importante. Como viajaremos somente os 3, preciso também focar em passeios que não sejam entediantes para minha filha de 7 anos. Eu e minha filha temos passaporte italianos, e acredito que minha família seja da região da Calábria, na Itália, porém existe uma vila com meu sobrenome no norte da Itália. Também penso em conhecer melhor uma região, do que ficar rodando muito, sem falar no custo alto que isso representa. Por isso pergunto, você tem alguma sugestão de roteiro e de agência de viagem, por favor?

  42. Polly Batista

    Olá, Antônio Emílio, tudo bem?! Para passar menos frio na Europa, o ideal é explorar o sul de países como Portugal, Espanha e Itália. Quanto mais abaixo do mapa, melhor. Para reduzir os custos, você pode se concentrar entre Portugal e Espanha, Lisboa e Barcelona são destino mais amigáveis para crianças. E não esqueça de investir em roupas térmicas (blusas e calças térmicas, meias térmicas, luvas térmicas, proteção para orelhas, cabeça e pescoço etc). Se elas estiverem com as roupas ideais não irão passar frio e a viagem será muito mais agradável. Boa sorte!!!!

  43. Vera Amaral

    Olá Guilherme! Gostei muito das suas dias e gostaria de aproveitar seus conhecimentos para me ajudar a planejar um roteiro pela Europa em Dezembro de 2019. Terei 40/42 dias e gostaria de visitar o seguintes países: Holanda, Bélgica, Alemanha, Polônia, Áustria, Suíça , Inglaterra e Irlanda. Já conheço bem a Holanda, Bélgica e Inglaterra. Você me indica em começar por onde? Estou em dúvida por onde começar/terminar e quais lugares deveria ficar mais dias. Agradeço a ajuda.

  44. Polly Batista

    Oi, Vera. Tudo bem?! Vou tentar de ajudar... depende muito do seu voo de chegada e o de saída... Mas eu uso uma lógica que serve para todos os destinos: assim que chegar na Europa, visite primeiro os lugares mais distantes do lugar da sua volta. Assim, quando mais se aproxima o dia de você voltar para o Brasil, mais perto você estará da cidade de embarque. Isso evita que você perca o voo por greves, paralisações, tempo ruim... Eu já peguei uma greve geral na Bélgica um dia antes de voltar que quase me custa a passagem para o Brasil. Sorte que eu estava perto da cidade do meu voo. Se tivesse mais longe, não daria tempo de chegar. Sugiro que você explore mais a Áustria, Suíça e Polônia que são países bem diferentes dos que você já conhece bem. Boa viagem!!!

  45. Daniel

    Bom dia Guilherme , muito boas as suas dicas. Vou pela primeira vez a Europa em Outubro, ficar em torno de 20 dias... Acha muita loucura fazer o roteiro abaixo deixando cerca de 3 dias para cada país? Itália Alemanha Áustria Suíça França Bélgica Holanda Abraços amigo

  46. Polly Batista

    Oi, Daniel! Tudo bem? Não acho loucura, mas um desperdício tão pouco tempo para países fantásticos. A Itália, por exemplo, tem tantas cidades turísticas que valeria os 20 dias só para ela. Com esse tempo, daria somente para você visitar as capitais e ainda teria os deslocamentos (que mesmo sendo Europa, onde tudo é mais perto), demanda tempo para ir para as estações ou aeroportos. Eu faria metade, priorizando os países próximos: França, Bélgica e Holanda ou Itália e Suíça (dois países com inúmeras cidades incríveis) ou Alemanha e Áustria. Boa viagem!!!

  47. Conceção A Mraes Moraes

    Oi, Guilherme! Vi o roteiro popular e achei bem interessante. O blog é muuuuito interessante. Como estou programando para maio de 2020, quero aproveitar tudo de você. Um abraço e até breve.

  48. Polly Batista

    Oi, Conceição. Que bom que gostou! Muito obrigada pelo comentário e desejo uma ótima viagem para você!!!!

  49. EMILIO ROSSI

    Ola Guilherme, obrigado em compartilhas suas experiencias e por ter tempo em nos auxiliar. me da uma dica de roteiro pela Europa..tenho uns 25 dias disponíveis, meses posso adequar a melhor época....gostaria de conhecer as cervejarias por essas regiões e em que cidade conseguiria ver Aurora Bureau (sonho da minha esposa) queria unir tudo isso. Gostaria de conhecer Itália pelas minhas origens tb.

  50. Polly Batista

    Oi, Emilio. Tudo bem?! Um roteiro pela Europa é sempre um problema bom de resolver, pois são muitas as opções de destinos. Para um roteiro com cervejas 2 países se destacam: Alemanha e Bélgica. Eles são mais próximos e dá para fazer. A Itália tem muitas cidades para conhecer: Veneza, Roma, Florença... A aurora boreal é mais complicado, você terá que ir até os países chamados nórdicos, que ficam mais ao norte da Europa, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. São destinos caros e merecem um roteiro só para eles. Resumindo: Itália, Alemanha e Bélgica ou buscar a aurora boreal na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Boa sorte!!!

  51. Paula

    Olá, Guilherme! Irei pela primeira vez à Europa mês que vem e ainda tô indecisa quanto ao meu roteiro! rsrs Meu sonho de consumo sempre foi a Itália e será meu foco maior nessa viagem. Até pensei em ficar os 30 dias somente nela, mas terei 30 dias e estou com uma coceirinha para conhecer a Suíça e a França também, pelo menos! rsrs Mas não gosto de fazer batidões, quero imergir na cultura do local, fazer coisas que gosto, como visitar vinícolas, fazer mini-cursos de gastronomia/enologia/italiano/francês, procurar lugares para dançar (dança de salão) lá e praticar o italiano e quem sabe até o francês também. Na Suíça quero muito conhecer Zurique e beber daquela água para ver se me torno milionária como os milionários de lá (kkkkkk brinks) e a fábrica da Lindt. Estou totalmente perdida, mas estou tentando colocar foco nas coisas que gosto de fazer para não ficar apenas aquela coisa monótona de visitar lugares históricos. Pensei também em algum show legal de algum cantor que eu goste, mas tá difícil de encontrar nessa época. Alguma sugestão especial?

  52. Beatriz

    Ola Guilherme! Estou planejando ir a Londres e Portugal, visitar umas amigas, o que me sugere, não falo outra língua: o que conhecer, países, e para qual ir primeiro.

  53. Polly Batista

    Oi, Paula. Tudo bem?! 30 dias é um ótimo tempo para aproveitar a Europa, mas um país como a Itália lhe tomará um bom tempo! Tem inúmeras cidades e regiões turísticas! A Suíça também é incrível. Já a França é um pouco mais afastada. Se você quer aproveitar tantas atividades assim, sugiro dividir o seu tempo entre Itália e Suíça já que são vizinhos, talvez 15 dias em cada país ou 20 na Itália e 10 na Suíça. Enfim, essa é uma dúvida bem gostosa de ter! Boa viagem!!!

  54. Conceição Moraes

    Oi, Guilherme! Maravilhosas suas dicas e sugestões de roteiros. Só fiquei na dúvida quanto aos deslocamentos. Gostaria de fazer um roteiro de carro. Já visitei a Itália, a Suiça, a Hungria e a Turquia. Planejamos passar 25 dias e visitar França, Holanda, Itália, Áustria e Reino Unido. Se você puder, manda sugestão de roteiro nesses países. Grata.

  55. Guilherme Tetamanti

    Oi Conceição, Fico feliz em ajudar :) Ainda não tenho artigos específicos sobre esses roteiros, mas é um boa ideia fazer. Providenciarei! Enquanto isso, tenho esse artigo sobre rotas populares para viajar de carro na Europa. Espero que ajude! Abraços

  56. Paulo Henrique

    Olá, Guilherme!!! Primeiramente fico grato por disponibilizar essas dicas. Eu e meus amigos estamos fazendo um planejamento para um mochilão pela Europa. Iremos fazer em 20-25 dias. Estamos querendo conhecer o máximo de países possível. Entre eles, alguns que não abrimos mão são: Reino Unido (Londres – 5 dias), França (Paris – 5 dias), Bélgica (Bruges – 3 dias e Bruxelas – 3 dias), Países Baixos (Amsterdã – 3 dias) e Alemanha (Munique – 5 dias). Cheguei a pensar em tirar Londres e no lugar acrescentar outra cidade Alemã. É possível montar um roteiro e aproveitar bastante destes destinos em 20-25 dias? Tem alguma sugestão? Queremos ir no mês de setembro/outubro para aproveitar a Oktober. Muito Obrigado!

  57. Guilherme Tetamanti

    Oi Paulo, O roteiro está bem organizado. Se quiser inserir alguma cidade alemã, sugiro Frankfurt. A Oktober de lá é bem legal, menos cheia que em Munique. Abraços

  58. Leandro Brito

    Boa tarde. Parabéns! Muito bom os roteiros. Onde posso encontrar dicas de onde ficar? como ir (transporte)? Será minha primeira vez, e minha intenção é Portugal, Londres, Paris e Italia. Qual seria o melhor roteiro e qual seria a melhor forma de transporte entre elas? desde já agradeço pela atenção.

  59. Guilherme Tetamanti

    Oi Leandro, São muitas perguntas abrangentes para responder de uma vez só. Aqui no blog tenho artigos que indico "onde se hospedar". Basta fazer a busca, tem de Londres, Paris, Roma, Milão...dezenas de cidades. Sobre o transporte, leia mais sobre passagens de trem na Europa, ou uma experiência com uma cia aérea low cost na Europa. Meu livro responde várias dessas questões. Abraços

  60. Paulo Ferreira

    Divino !! perfeito !! maravilhoso !! Parabéns !!

  61. Raquel Lorencini

    Olá Guilherme, tudo bem? Eu e meu esposo vamos para Londres no final de maio e por conta de um curso dele e vamos ficar 1 semana lá, porém depois gostaríamos de sugestões para outros destinos, temos mais 15 dias para aproveitar em outros países... Eu amo a Itália, ele a Alemanha, rs, além de Amsterdã ambos, será que daria para contemplar todos estes lugares... Pode nos sugerir por onde começar depois desta 1 semana em Londres? Abraço e agradeço desde já. Aberta a outras dicas. É a nossa primeira vez na Europa.

  62. ALANA PIRES ROCHA

    Oi Guilherme, adorei as dicas, mas tenho uma dúvida...Irei viajar agora em Dezembro, passarei Natal e Ano Novo por lá. Serão 20 dias e vamos chegar por Amsterdam, dessa forma tínhamos imaginado França, Alemanha, Amsterdam e Londres. Acha que são muitos? Quanto tempo em cada local seria interessante? Desde já obrigada