Croácia

Croácia

A Croácia é um país no leste da Europa, banhado pelo intenso azul do Mar Adriático. Com um litoral bastante recortado, cheio de penínsulas e mais de mil ilhas, o forte do turismo na Croácia, sem dúvida, é a costa. É onde estão algumas das praias mais bonitas da Europa!

Por isso, de uns tempos para cá, o país despontou como destino de férias para quem quer curtir a badalação do verão europeu. São várias baladas, beachbars e até festas em barcos no meio daquele visual incrível. Além disso, o país é cheio de parques naturais com maravilhosas cachoeiras.

Mas, o turismo na Croácia não é só verão, praia e badalação. A gastronomia local, muito influenciada pela cozinha mediterrânea e pelos italianos, também agrada muito os viajantes. E ainda, tem muitos lugares históricos. Sem dúvidas, é um lugar que vale muito a pena conhecer, independente do seu estilo. Saiba tudo sobre a Croácia neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis de luxo na Croácia

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Croácia

croácia turismo
Mapa da Áustria | Foto: Trinaliv, via Wikimedia Commons.
  • Capital: Zagreb
  • Cidade mais populosa: Zagreb
  • Língua oficial: Croata
  • Governo República: Parlamentarista
  • Área: Total 56 594 km²
  • Fronteiras: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro
  • População: 4 154 200 hab
  • Moeda: Kuna croata (HRK)
  • Clima: Oceânico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Croácia »

 

Turismo na Croácia

o que fazer na croácia

Já comentei acima que a Croácia, na Europa, é famosa, e com razão, pelo seu litoral. Também, com mais de mil ilhas no azul cintilante do Mar Adriático, a costa da Croácia tem mais é que ser conhecida. Por isso, independente de você ser um  viajante “praieiro” ou não vale a pena conhecer as melhores praias da Croácia.

Conhecer os principais pontos turísticos da Croácia é descobrir o que tem de mais interessante no país dos Balcãs. Não é só de ilhas paradisíacas e praias banhadas pelo intenso azul do mar Adriático que o turismo na Croácia vive.

A beleza natural e selvagem do país é preservada em áreas de proteção máxima: os Parques Nacionais da Croácia como os Lagos Plitvice e Krka,  com suas fascinantes cachoeiras.

O Lagos Plitvice é considerado um dos lagos mais bonitos do mundo. Na realidade, é um complexo de lagos e cachoeiras, que se destacam pela cor impressionante da água. Não é permitido entrar na água, mas vale a pena ir apenas para contemplar e se sentir no meio de toda essa natureza.

Já no Parque Krka é possível nadar em alguns lagos e fazer um passeio de barco. O lugar não deixa a desejar na cor da água e nas belezas naturais. Além do Parque Nacional de Kornati e do Parque Nacional Risnjak.

parque das cachoeiras, croácia
Lagos Plitvice na Croácia

Antes de montar seu roteiro de viagem pela Croácia, veja o artigo sobre os 10 melhores hotéis da Croácia. Há opções nas cidades de Dubrovnik, Zagreb, Split e muitas outras.

Além disso, para te ajudar a montar o roteiro de viagem, veja as nossas dicas de viagem para a Croácia como moeda, clima, como chegar, comidas típicas e tudo o que fazer no país.

 

O que fazer na Croácia

Os pontos turísticos da Croácia são muitos, e bastante diversificados. Além das lindas praias croatas, os parques com cachoeiras na Croácia e sua natureza bem preservada são as principais atrações.

A belíssima arquitetura também são grandes pontos de interesse para os turistas, conservando e contando a história do lugar. Essa combinação de paisagens faz o país parecer, e ser, cenário de filmes e séries.

Confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo da Croácia, um resumo de tudo o que país pode oferecer, é demais!

 

Zagreb

capital da croácia

Zagreb, a capital da Croácia, também é uma cidade super bonita de conhecer. Só é um pouco esquecida, por conta da distância para as principais praias. Além disso, como é fácil pegar vôos ou até barcos para as principais cidades turísticas, não é necessário ir até Zagreb.

Mas o fato é que existem muitas atrações para se fazer um roteiro de até 2 dias em Zagreb, a capital da Croácia. É tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos dessa bela cidade da Europa.

As construções espalhadas pela cidade baixa e alta, são na grande maioria do estilo barroco e renascentista. . Há muitos prédios e casas medievais, afrescos do século 13.

Entre os pontos turísticos mais famosos estão Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria, na Praça Kaptol, a Torre Lotrščak e a Porta de Pedra, isso na Cidade Alta, e o Mercado Dolac, o Parque Zrinjevac, o Museu de Arqueologia, entre outros, na Cidade Baixa.

Zabreb está cada vez mais sendo reconhecida por sua beleza e riqueza histórica e recebendo mais turistas ao longo dos anos.

Com isso, a cidade vem melhorando a sua estrutura e principalmente os seus hotéis. O melhor bairro para se hospedar em Zagreb é na região central, em razão da ótima localização e fácil deslocamento.

Para se locomover em Zagreb você pode usar o transporte público que funciona muito bem. O ônibus é o principal meio de transporte, até para sair do aeroporto para chegar ao centro da cidade.

O que fazer em Zagreb

Durante o dia você pode fazer vários passeios guiados por Zagreb como por exemplo, uma excursão de bicicleta clássica, visitar os Castelos Varazdin e Zagorj.

Se gostar de aproveitar a noite, divirta-se nas baladas Spunk, um bar para estudantes durante o dia e bar de música alternativa, AKC Medika e Aquarius que misturar ritmos dançantes com estilos inovadores dos DJs.

Quanto a gastronomia, você se depara com a comida italiana, austríaca, húngara e turca. A sua cozinha tradicional é ampla, variada e as iguarias têm a sua própria interpretação.

Se você tiver um tempinho extra de viagem, aconselho conhecer as cidades ao redor da capital, que são um charme e fazem o bate e volta valer a pena.

Para ler mais sobre o que fazer em Zagreb veja no blog Esse mundo é nosso, onde o Rafael Carvalho conta da viagem dele. Sem dúvidas, se você quer aprofundar sua viagem para a Croácia, vale a pena conhecer a cidade.

Afinal, qual capital europeia que não vale a visita? Veja abaixo todos os posts de Zagreb:

Leia todos os posts sobre Zagreb aqui

 

O que mais conhecer na Croácia

turismo em split
Split, uma das principais cidades da Croácia.

Embora a capital do país seja Zagreb, as principais cidades turísticas da Croácia são Split  e sem dúvida, Dubrovnik, a cidade murada, cenário do seriado Game of Thrones.

Essas duas cidades fazem parte da costa litorânea do país que recebe, todos os anos, mais de 800 cruzeiros marítimos.

Split é a maior cidade da região da Dalmácia, e segunda maior do país, depois de Zagreb. Fica em uma península no Mar Adriático e está a aproximadamente 410 quilômetros de distância da capital da Croácia.

Era um pequeno povoado até a chegada do imperador romano Diocleciano, entre os anos 293 e 305 d.C. O imperador construiu um palácio e uma pequena cidadela dentro protegida por um grande muro.

A cidadela abrigou muitos refugiados de cidades e regiões vizinhas, como os de Salona, cidade que foi devastada por ávaros e eslavos sobrando apenas as ruínas, que ainda podem ser visitadas. O Palácio Diocleciano é o mais famoso ponto turístico da cidade e um dos principais do país. Além de ser considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Além do palácio, outro pontos turísticos da cidade são a Catedral de São Dômnio e o Museu da Cidade de Split. A cidade é uma mistura interessante de muita história, contada pelas ruas do Centro Histórico de Split, mas com agitação e modernidade, encontrada em hotéis, praia, bares, restaurantes e lojas de Split.

turismo em dubrovnik
A bela Dubrovnik

Você também não pode deixar de conhecer Dubrovnik, a cidade murada. Já citei acima que ela serviu de cenário para o seriado Game of Thrones o que já é atrativo suficiente para muitas pessoas quererem visitá-la.

Mas, a magia de Dubrovnik ultrapassa o que é mostrado no seriado. Com ar medieval, a cidade é protegida por uma grande muralha, onde inclusive é permitido fazer um tour e subir, há um centro histórico florido, cheio de vida e história, além de praias belíssimas, onde os viajantes podem nadar e praticar esportes aquáticos, como caiaque.

Tem universidades, fortes, monastérios, museus, sinagogas, restaurantes, bares e hotéis  bem avaliados.

Não a toa, Dubrovnik é conhecida como “Pérola do Adriático”. Também localizada na região da Dalmácia, assim como Split, a cidade fica a aproximadamente 620 quilômetros de Zagreb. A partir de Dubrovnik ou Split é possível ir para a ilha mais famosa da Croácia: Hvar.

A paradisíaca Ilha de Hvar é considerada o lugar mais ensolarado do país, possui praias maravilhosas como Hula Hula, Pokonji Dol, além de pontos turísticos como o Forte de Hvar e a Praça e Catedral de São Estéfano.

 

Dicas de turismo na Croácia

A Croácia é um país que tem atraído cada vez mais turistas em busca de suas praias paradisíacas e ilhas na costa e parques nacionais. No entanto, o país do Leste Europeu, ainda é um pouco desconhecido. Mas espero que esse guia te convença a incluir o país na sua lista de viagens.

As dicas dos artigos do blog, já dão uma ideia de tudo o que tem pra fazer por lá. Mas, se quiser alguma dica de viagem para a Croácia mais específica, busque no índice da Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV).

São tantas ilhas e praias, que tudo na Croácia, é merecedor da sua visita. E quem conhece, sabe que são muitos os motivos para voltar. Afinal, são tantos lugares para conhecer na Croácia, que dificilmente você irá conseguir incluir tudo no roteiro da sua primeira viagem.

Gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários qual lugar da Croácia você ficou com mais vontade de conhecer.

Até + !!!

 

:
Croácia

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Croácia
Hvar
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Croácia
Zagreb
conhecer destinos >
Background Tickets
Croácia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *