Onde ficar em Zagreb: melhores bairros e dicas de hotéis

por Aline Derísio

Onde ficar em Zagreb: melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Zagreb é um dos primeiros questionamentos do viajante. São muitas opções de hotéis, hostels e apartamentos para todos os gostos e bolsos.

Para te ajudar com essa dúvida e fazer com que você check esse item da lista de planejamento da sua viagem, selecionei os estabelecimentos com melhor custo-benefício, econômicos e até os mais luxuosos para que você escolha o melhor de acordo com o perfil da sua viagem.

Afinal, a capital da Croácia é uma cidade grande e nela existem muitas opções para você escolher como o melhor bairro para se hospedar. Antes de dar o veredito final, é preciso avaliar qual o objetivo da sua viagem e para quais lugares pretende ir; assim ficará mais fácil de definir o melhor hotel para se hospedar em Zagreb.

O centro histórico de Zagreb é dividido em duas partes, a Donji Grad (cidade baixa) e a Gornji Grad (cidade alta). A região mais procurada pelos viajantes é a cidade alta, onde tem construções mais antigas e por ficar mais próxima dos principais pontos turísticos deste lugar incrível da Europa.

Independente de qual for a sua escolha, já adianto uma dica: verifique se a hospedagem tem uma estação de metrô próxima ou um bom acesso aos outros tipos de transporte público, como o famoso tram croata. Isso facilitará e muito os seus deslocamentos na cidade e evitará que perca tempo. Bom, tudo isso, explicarei ao longo deste texto. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Zagreb

Seguro viagem Europa »

 

Onde ficar em Zagreb

zagreb o que fazer
Centro de Zagreb é bastante badalado. | Foto: Nick Savchenko, via Wikimedia Commons.

Mesmo que já tenha dado um spoiler na introdução deste texto, repito. O melhor lugar para ficar em Zagreb é na região central, em razão da ótima localização e fácil deslocamento para os principais pontos turísticos dessa cidade da Croácia.

A cidade Alta reúne os edifícios históricos, igrejas e museus por ser uma região mais antiga. Já a cidade baixa aglomera algumas construções históricas mais recentes (depois de 1800) e também será uma ótima escolha.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Zagreb »

 

Melhores regiões de Zagreb para turistas

Cidade baixa

cidade baixa Zagreb
Vista da Cidade Baixa de Zagreb | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

Começo com a parte mais nova da capital Croata, sendo assim é ideal para aqueles turistas que buscam maior modernidade. Na área da Cidade Baixa estão muitos dos pontos turísticos de Zagreb.

Nela estão atrações como o Museu Arqueológico de Zagreb, o parque Zrinjevac, uma estátua de São Jorge e o Pavilhão da música.

Na cidade baixa você encontrará muito jovens nos bares e restaurantes; sem contar que o transporte público funciona muito bem.

  • Hotel barato na Cidade Baixa | Hostel Bureau: disponibiliza dormitórios e quartos privados no centro da cidade, a 5 minutos de carro da Estação Central de Zagreb. Possui uma sala de jogos com mesas de bilhar, sala de TV e uma cozinha partilhada. O hostel também situa-se a 400 metros da praça principal e a uma curta caminhada de todos os outros principais locais de interesse.
  • Hotel com melhor custo-benefício na Cidade Baixa | Hotel Dubrovnik: tem uma localização imbatível. Fica no coração do centro histórico da cidade, próximo das encostas que levam à cidade velha medieval. Além disso, fica a menos de 15 minutos a pé da principal estação ferroviária; podemos concordar que com essa localização do hotel tudo ficará bem mais prático e rápido para você explorar os pontos turísticos mais importantes. O hotel ocupa um bloco moderno e quadrado no lado sul da praça principal. Você logo irá reconhecer pela escultura do deus Mercúrio na fachada.
  • Melhor hotel na Cidade Baixa | Hotel Jägerhorn: é o mais antigo de Zagreb, fundado em 1827. Entretanto, foi reformado em 2011 e é um dos queridinhos dos turistas. Com o seu porte médio, alocando 18 quartos aconchegantes, com certeza é um refúgio tranquilo depois de um dia inteiro de andanças pela cidade. Além disso, o hotel fica bem próximo da medieval “cidade alta”, chamada de Gornji Grad, lar da Catedral de Zagreb e do famoso Museu dos Relacionamentos Terminados. Suas 18 acomodações são calorosas e caseiras pelo o seu estilo antiquado; já onde é servido o café, é elegante com um toque contemporâneo.

Incrível => Ônibus turísticos em Zagreb

 

Cidade Alta

cidade alta Zagreb
Sol nascendo na região da Cidade Alta de Zagreb | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

Aqui nada mais é que o centro histórico de Zagreb. Na área da Cidade Alta ficam os pontos turísticos históricos da cidade, como por exemplo a Catedral de Zagreb, com mais de cem anos de construção e que chama a atenção pela arquitetura.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Croácia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Creio que a Cidade Alta é uma boa opção para quem deseja conhecer a história da região e todas marcas lá guardadas da época em que o país não era independente da Iugoslávia. Confira dicas de viagem para a Croácia que irão te ajudar muito.

O lugar mais movimentado da região é certamente a Praça São Marcos, onde é possível ver muitos turistas que buscam conhecer o Palácio do Vice-Rei, o Parlamento croata e a Igreja de São Marcos.

  • Hotel barato na Cidade Alta | Lobagola: é uma opção próxima ao centro histórico de Zagreb para quem não quer ou não pode gastar muito e gosta de fazer amizades. Ele fica em uma casa grande, de meados do século XX, convertida em uma pousada elegante; tem um grande e espaçoso terraço com redes e um estacionamento como se fosse uma garagem, O hotel fica em uma rua residencial tranquila, a apenas cinco minutos a pé da Britanski trg e a 15 minutos da praça principal de Zagreb, a Trg Bana Josipa Jelačića.
  • Hotel com melhor custo-benefício na Cidade Alta | President Pantovcak: hotel boutique  fica no centro da cidade de Zagreb, oferecendo um restaurante com serviço de bar; os quartos são espaçosos e inundados de luz natural das portas de vidro deslizantes. Na propriedade, você poderá usufruir de um jardim com espreguiçadeiras e cadeiras dobráveis. Quanto a localização, a rua Pantovčak é residencial e tranquila, ficando a cinco minutos a pé da Britanski trg, com cafés e feira de antiguidades aberta aos domingos pra você se sentir ainda mais inserido na cultura local.
  • Melhor hotel na Cidade Alta | Pod Zidom Rooms: tem um restaurante incrível, um bar e um charmoso terraço onde você poderá ter uma vista da cidade. A localização também é ótima, está a poucos passos da Praça Ban Jelacic, a 100 metros da Catedral de Zagreb e a 200 metros do famoso Mercado (feira) Dolac.

Imperdível => Excursão Parque Nacional de Plitvice e Rastoke

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Complexo de Parques Lenuci

onde comer zagreb
Vista aérea da região do Complexo de Parques Lenuci | Foto: Suradnik13, via Wikimedia Commons.

Trago também para você uma outra região de Zagreb que não tem só prédios históricos.

Acho interessante se hospedar no Complexo de Parques Lenuci, que também é chamado de ferradura de Lenuci, por ter um série de parques, lindas praças e um jardim botânico na região da cidade baixa.

Próximo a esse complexo existe uma rede internacional de hotéis e outros ainda mais luxuosos.

Essa região é interessante para conhecer alguns dos melhores restaurantes em Zagreb e quem quer se hospedar próximo às atrações turísticas e à estação de trem, porém, em um lugar mais tranquilo e charmoso.

Para você que estará de carro, essa região também tem a vantagem de ter mais estacionamentos.

Para alugar um veículo na Croácia, acesse o site da Rentcars e compare os preços das principais locadoras que operam no país.

Hotel barato em Lenuci | Apartments & Rooms Flowers: a vantagem dele é a excelente localização, a apenas 400 metros do Parque Zrinjevac, a 750 metros da Praça Ban Jelacic e próximo dos bares e restaurantes. Além disso, a propriedade possui desde quartos duplos até grandes apartamentos para quem viaja em grupo ou em família.

Hotel com melhor custo-benefício em Lenuci | Best Western Premier Hotel Astoria: é um super estiloso hotel e fica bem na região “Old town” no Centro da cidade. Ele está próximo de muitas atrações turísticas, ficando a apenas 7 minutos a pé do museu de arqueologia de Zagreb. Oferece um ótimo restaurante e estacionamento gratuito com funcionários bem simpáticos. O café da manhã em formato de buffet também é gratuito, agradando qualquer brasileiro já que mesmo nas férias acordamos cedo para não perder essa boquinha livre.

Melhor hotel em Lenuci | Esplanade Zagreb: trata-se do o hotel mais clássico e tradicional da cidade; é como se fosse o Copacabana Palace croata, quase um ponto turístico. Um luxo só! A localização é fantástica, mais próximo dos pontos turísticos impossível, bem perto do Jardim Botânico, do Teatro Nacional e dos principais parques da cidade.

História => Excursão de Guerra da Pátria Croata

 

Onde não ficar em Zagreb?

onde não ficar em Zagreb
Regiões afastadas da área central podem não compensar a estadia | Foto: Miroslav Vajdic, via Wikimedia Commons.

Respondendo a questão “onde não ficar em Zagreb” posso falar aqui sobre a minha experiência quando estive na cidade.

Optei por fazer uma viagem mais econômica, já que viajei pela Croácia inteira praticamente, e faço o tipo de turismo que só vou ao hotel para dormir.

Mas sei que grande parte das pessoas prefere o conforto e a melhor localização possível para fazer um roteiro em Zagreb; por isso cada detalhe importa.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Entretanto, acabamos nos hospedando em uma região mais afastada do centro de Zagreb e não era um hotel muito bom (Hotellux B&B), embora no Booking a avaliação estava 8. De tram, chegávamos em 30 minutos no centro histórico, mas não gostamos da experiência.

Outra observação era que a recepção não era 24 horas e não falavam inglês muito bem, passamos por alguns perrengues por falta de comunicação que não vale prolongar aqui.

Resumindo, não fique muito afastado das regiões mais turísticas, mesmo sendo um pouco mais caro, pois não valerá a pena. Sobretudo porque fora das áreas turísticas não é todo mundo que fala inglês e a língua é muito diferente da nossa.

Interessante => Tour do socialismo em Zagreb

 

Dicas de onde ficar em Zagreb

A capital da Croácia disponibiliza uma grande quantidade de hotéis, estúdios, apartamentos para alugar, sendo bem democrático.

Há opções para quem quer luxo e conforto e para os que desejam uma viagem mais econômica. Se você tem o perfil de fazer amizades enquanto viaja, como quem costuma ficar em hostels, também há diversas opções.

As regiões da cidade alta e baixa são consideradas centrais, próximas das atrações turísticas de Zagreb com muitos mercados, restaurantes, bares, transporte público e até casa de câmbio.

O importante para uma viagem de sucesso, segura e divertida é escolher um hotel confortável, com boa localização e avaliação pelos hóspedes anteriores.

Espero que tenha gostado das minhas dicas e do texto e aproveito para te deixar dicas de cidades perto de Zagreb para incluir em seu roteiro pela Croácia. Ah, e para quem curte badalação, não perca o guia da noite em Zagreb.

Boa viagem!

E você, já definiu onde ficar em Zagreb? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *