Roteiro em Zagreb: o que fazer em 2 dias na capital da Croácia

Roteiro em Zagreb: o que fazer em 2 dias na capital da Croácia

Existem muitas atrações para se fazer em um roteiro em Zagreb, a capital da Croácia. Por isso, preparei este guia especial de até 2 dias na cidade. Aqui fiz questão de incluir os principais pontos turísticos para você conhecer o melhor dessa bela cidade da Europa.

Conhecendo Zagreb a pé tive um contato maior com a cidade, por isso digo que o melhor meio de se locomover é andando, mesmo se você não tiver muito tempo.

Você sentirá a cultura, atmosfera e magia da cidade ao caminhar por outros lugares que não são apenas  os principais atrativos turísticos. Posso dizer que Zagreb é uma das cidades mais interessantes da Croácia, então fique ligado nas minha dicas para seus dias nesta incrível capital.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Zagreb

Seguro viagem Europa »

 

Como montar um roteiro em Zagreb?

Como montar um roteiro em Zagreb
Centro de Zagreb.

Acredito que você já saiba, mas não custa lembrar: toda viagem precisa de um planejamento tanto financeiro quanto de roteiro.

Em relação à elaboração desse segundo ponto, depende muito de quantos dias você ficará em Zagreb, e da sua “energia” em ficar “batendo perna” o dia inteiro, ou seja, basicamente tudo depende do seu perfil de viajante.

Em todo caso, fiz um roteiro com o “must have”, ou melhor, o “must go” de Zagreb, para os melhores e mais famosos pontos turísticos da cidade em até 2 dias.

Lembrando que em Zagreb não tem praia, o seu turismo será conhecer igrejas, museus e descobrir as ruas encantadoras da cidade. Caso queira estender a viagem para conhecer as praias, veja as cidades com as praias mais bonitas da Croácia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Zagreb »

 

Roteiro de 1 dia em Zagreb

turismo em Zagreb Croácia
Torre lotrščak | Foto: Jorge Láscar, via Creative Commons.
  • Walking tour
  • Igreja de São Marcos
  • Catedral de Zagreb
  • Praça Bana Josip Jelacic
  • Portão de pedra
  • Torre de Lotrščak

Quando eu vou viajar, sempre faço reserva para um walking tour, seja gratuito no Free Tour. É desse jeito que você conhecerá a história de Zagreb, contada por um morador local. Você pode pesquisar também no Get Your Guide, que tem os melhores passeios guiados.

São tantos detalhes em cada esquina da cidade que vai valer muito a pena, ainda mais que a maioria das placas está escrita em croata.

Aconselho a fazer o walking tour que dura cerca de 2h30 pela manhã. Você irá passar pelos principais pontos turísticos de Zagreb, como: igreja de São Marcos, Catedral de Zagreb, Praça Bana Josip Jelacic, Portão de Pedra e a Torre de Lotrščak.

O passeio guiado geralmente não entra nas igrejas, mas isso eu indico para você fazer depois do almoço sozinho.

Dicas => Monte seu roteiro na Croácia

 

Praça principal de Zagreb

 dicas Zagreb
Trg Bana Josip Jelačić | Foto: Miroslav Vajdic, via Creative Commons.

Provavelmente, você se encontrará com o guia na Trg Bana Josip Jelačić ou praça principal, usada como tal desde o século XVII.

Ela é o ponto de encontro dos locais e de passeios turísticos também. Nela, você encontrará uma estátua de Josip Jelačić e também a fonte Manduševac.

É o “centro nervoso” da cidade, onde centenas de pessoas passam todos os dias e os bondes circulam pelos diferentes em direção aos diferentes bairros. Posso dizer que é bastante grande e sempre muito confluente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Croácia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Durante o tour, você pode passar pela única porta preservada da antiga muralha da cidade, chamada Kamenita Vrata ou Portão de Pedra. Se você gosta de histórias antigas, vale conferir uma excursão de Guerra da Pátria Croata.

Logo após, existe um altar dedicado a uma pintura da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços, que sobreviveu ao incêndio que devastou a cidade em 1731.

A história conta que tudo foi queimado, menos o quadro que se manteve intacto! A pintura pertencia à viúva Modlar, que construiu uma capela no portão de pedra para proteger a cidade.

Para chegar à cidade alta ou antiga, como também é chamada, você consegue ir a pé ou pegar um funicular, construído em 1893, que faz uma rota de subida de 66 metros. Confira uma excursão a pé por Zagreb com passeio em funicular.

Após o walking tour, faça uma pausa rápida para o almoço. Tenho uma sugestão de prato típico que é o Štrukli, um prato tradicional croata feito com massa e queijo cottage fresco.

E os restaurantes que te indico são: La Struk e o Katedralis. Falando nisso, confira uma lista completa com os melhores restaurantes em Zagreb.

Prático => Ônibus turístico em Zagreb

 

Período da tarde

atrações turísticas em Zagreb
Visite a lindíssima Catedral de Zagreb no segundo turno do dia | Foto: Jorge Láscar, via Creative Commons.

Pela tarde, indico você entrar nos pontos turísticos que não teve oportunidade durante o walking tour como: a Catedral de Zagreb e subir na Torre de Lotrščak se quiser. Inclusive, essa igreja é um das principais paradas desse passeio turístico em Zagreb.

Eu não senti necessidade de subir, pois próximo de onde a torre fica já tem uma esplanada que você conseguirá ter uma bela vista de Zagreb.

A magnífica Catedral de Zagreb construída no século XI, também chamada de catedral do Santo Estêvão, é tipicamente gótica, assim como sua sacristia, que é de grande valor arquitetônico. Seus pináculos proeminentes são considerados marcos, pois são visíveis na maioria das partes da cidade.

   

Dentro da catedral, está o túmulo de Kardinal Stepinac, arcebispo de Zagreb, de 1946 a 1960, o ano de sua morte. A catedral também tem um dos maiores órgãos da Europa, achei incrível!

Um fato interessante contado pela guia turística é que o material doado para a construção do teto da Catedral de Zagreb veio diretamente de um casino de Las Vegas. Aposto que você não vai conhecer nenhuma igreja/catedral com uma parte de Las Vegas dentro.

Top => Hotéis de luxo na Croácia

 

Igreja de São Marcos

O que fazer em Zagreb
Azulejos coloridos no telhado da igreja | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons.

Quanto a linda igreja de São Marcos é um ícone da cidade de Zagreb, por ter uma arquitetura inconfundível, com o seu telhado de azulejos coloridos e bem diferente das outras igrejas europeias que estamos acostumados.

O problema é que raramente está aberta ao público, pois sempre tem algum evento acontecendo no monumento. Eu mesma só consegui observá-la por fora.

O último monumento deste roteiro em Zagreb de 1 dia é o Kula Lotrscak ou, em português, Torre dos Ladrões. É um dos lugares mais antigos da cidade, construído no século XIII.

Originalmente, a torre tocava toda meia-noite para marcar o horário de fechamento dos portões da cidade como um toque de recolher, pois nesta época as pessoas não tinham relógio.

O toque também acontecia quando se aproximava algum inimigo para avisar os moradores como, por exemplo, impedir que ladrões entrassem nas lojas de saques.

Atualmente,  todos os dias, às 12h, é disparado um canhão que serve para sincronizar todos os sinos das igrejas de Zagreb como diz a lenda, ou só para manter a tradição antiga mesmo.

De Zagreb => Excursão Parque Nacional de Plitvice e Rastoke

 

Roteiro de 2 dias em Zagreb

Dia 1

  • Walking tour
  • Torre de Lotrščak
  • Museu dos relacionamentos terminados
  • Igreja de São Marcos

Dia 2

  • Catedral de Zagreb
  • Mercado Dolac e Tkalciceva
  • Praça Bana Josip Jelacic
  • Portão de Pedra

 

Primeiro dia em Zagreb

Museus em Zagreb
Museu dos Relacionamentos Terminados  | Foto: Prosopee, via Creative Commons.

Já se você tem 2 dias, poderá conhecer Zagreb com mais tranquilidade, espaçando mais os passeios entre os pontos turísticos da cidade.

No dia 1, comece fazendo o walking tour, em que provavelmente o guia terminará próximo a Torre de Lotrščak, onde você poderá subir para ter uma bela vista da cidade ou caminhar pela região onde fica a torre.

Por ali existe uma “feirinha” de produtos locais e, às vezes, música ao vivo, com um clima muito gostoso.

Em seguida, conheça o Museu dos Relacionamentos Terminados, que é o museu mais diferente que eu já conheci.

Me emocionei e ri das histórias e objetos deixados por um dos ex-parceiros. Resumindo, a história do museu é que quando os artistas croatas Olinka Vistina e Drazen Grubisic se separaram, sua relutância em participar dos lembretes sentimentais de seu amor fracassado os inspirou a abrir o interessante museu, para que os itens pudessem permanecer juntos, assim como de vários outros ex-casais que estão em exposição.

Para finalizar o seu dia, tente entrar na Igreja São Marcos, se não conseguir separe uns instantes para admirá-la.

Se bateu uma fome ou você ainda não quer voltar para o hotel, conheça a Rua Tkalčićeva que é a mais vibrante e badalada da capital, repleta de bares e restaurantes. Aliás, aproveite para conhecer tudo sobre a noite em Zagreb e recomendo um tour guiado pelas cervejarias em Zagreb.

A Rua Tkalčićeva ainda abriga uma estátua de Marija Jurić Zagorka, escritora, feminista e jornalista croata. E logo atrás, você verá um relógio de sol muito antigo e interessante. Marque sua visita ao Museu os Relacionamentos Terminados agora!

   

Delícia => Excursão gastronômica em Zagreb

 

Segundo dia em Zagreb

o que conhecer em Zagreb
Rua Tkalciceva, colorida e imperdível | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons.

Pela manhã seguinte, comece o dia na linda Catedral de Zagreb. Aconselho também caminhar pela região se você estiver com tempo. Siga para o emblemático mercado Dolac e Tkalciceva, que de longe você avistará os guarda-sóis vermelhos.

A região é bem colorida, repleta de frutas, legumes e flores, além dos alimentos e objetos típicos croatas.

Acrescentei no roteiro esse mercado, porque você sentirá a verdadeira atmosfera da Croácia.

Além disso, ele é o caminho de alguns bons restaurantes que ficam pela região, descendo as escadas do mercado, na Rua Tkalciceva. Se preferir, faça um bike tour em Zagreb passando por todos os locais turísticos.

Ah! Algo interessante a dizer é que o local é apelidado pelos habitantes de “A Barriga de Zagreb”, porque alimenta a capital. O mercado é tanto um lugar social quanto um fornecedor de alimentos.

Bem próximo do mercado Dolac e Tkalciceva, existe a praça Bana Josip Jelacic, onde você poderá relaxar e fazer compras de souveniers em outra feira que fica pela praça e passear pelas lojas de roupas, sapato e cosméticos da região.

Para finalizar o seu dia, suba até o Portão de Pedra para agradecer alguma graça alcançada ou pedir por uma.

Confortável => Transfer privado do Aeroporto ao Centro de Zagreb

 

Curta seu roteiro em Zagreb

Planejar um roteiro em Zagreb é um dos passos mais importantes para o sucesso de uma viagem e para que você contemple todos os atrativos turísticos da cidade sem “perrengues”.

Isso fará você economizar tempo, “perna” (porque colocará os lugares para visitar próximos um do outro) e, posso até dizer, dinheiro.

Depois de preparar os seu roteiro, confira mais dicas de incríveis passeios em Zagreb e também pontos interessantes em cidades perto de Zagreb.

Preparei esses roteiros apresentados para você aproveitar melhor que a incrível Zagreb tem a oferecer! Espero que tenha gostado e boa viagem!

Curtiu as dicas de roteiro em Zagreb? Se você já esteve na cidade, tem mais alguma sugestão de ponto turístico para acrescentar? Participe nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *