Cidades perto de Zagreb: 7 lugares nos arredores da capital

por Aline Derísio
5/5 - (7 votes)

Cidades perto de Zagreb: 7 lugares nos arredores da capital

Existem algumas cidades perto de Zagreb que parecem que saíram de um livro de conto de fadas. São lugares de fácil acesso de carro ou transporte público por estar próxima da capital da Croácia, um dos lugares mais turísticos do país.

Zagreb por si só é um cidade turística e oferece vários pontos turísticos imperdíveis.

Entretanto, se você tem alguns ou um dia a mais na sua viagem, vale a pena conhecer as cidades ao redor para emergir na cultura local e fugir um pouco do clichê turístico. Tenho certeza que não irá se arrepender!

Nesse artigo, vou te ajudar a montar um roteiro de turismo incrível para conhecer as cidades perto de Zagreb e fazer a sua viagem para Croácia valer ainda mais a pena.

São pontos turísticos que ficam em outros municípios nos arredores de Zagreb, então, provavelmente, você gastará algumas horas ou o dia inteiro para visitá-los.

Planeje-se => Hotéis 4 e 5 estrelas na Croácia

Seguro viagem para países da Europa »

 

Cidades perto de Zagreb para visitar

  1. Plitvice
  2. Rastoke
  3. Rijeka
  4. Karlovac
  5. Varazdin
  6. Krapina
  7. Samobor

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Zagreb »

 

O que fazer nos arredores de Zagreb

1. Plitvice

Cidades imperdíveis na Croácia
Lagos mudam de cor de acordo com fenômenos químico e microbiológicos.

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um lugar que recomendo todo mundo visitar, sendo uma das paisagens mais impressionantes do país e um dos principais lugares turísticos da Croácia.

Os lagos que mudam de cor de acordo com fenômenos químico e microbiológicos, contrastando com as grandes árvores, parece aquele descanso de tela do computador que ficamos sonhando conhecer um dia.

Há 137,74 km de distância de carro de Zagreb (2h15), o Parque Nacional dos Lagos Plitviče é uma reserva florestal de 295 km2. É conhecida por ter 16 lagos, unidos por cachoeiras, que se estendem até um desfiladeiro de calcário.

Passarelas e trilhas, que você poderá escolher entre leve, moderada e intensa (para profissionais), serpenteiam ao redor da água e um barco elétrico liga os 12 lagos superiores e 4 inferiores.

O último é o local do Veliki Slap, uma cachoeira de 78 metros de altura, que deixa todo mundo boquiaberto. Inclusive, tem até passeio guiado até os Lagos Plitvice.

 

2. Rastoke

Rastoke Croácia
Rastoke é o Centro Histórico do município Slunj | Foto: Aline Derísio.

Rastoke é o Centro Histórico do município croata chamado Slunj, situado na confluência de dois rios: Korana e o  Slunjčica. A vila estava na minha lista de lugares para conhecer por vários motivos.

Um deles é por ser próximo de Zagreb, aproximadamente 106 km, e o outro por ser uma cidade extremamente charmosa, com casinhas que parecem sair de um conto de fadas, rodeado de cachoeiras. Reserve uma excursão particular aos Lagos de Plitvice e Rastoke saindo de Zagreb.

Esse destino foi confirmado ao ser também aconselhado pelo recepcionista do nosso hotel, já que Rastoke fica no meio do caminho entre os Lagos Plitvice e Zagreb.

Entretanto, nem tudo só flores. Chegamos na cidade e tivemos uma surpresa, tinha que pagar para entrar em um “museu”, que era em uma pequena casinha de madeira, para poder caminhar pela cidade e ver as casas que eu tanto sonhei.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Zagreb. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Optamos por não pagar. Claro que, ao caminhar, conseguimos observar a beleza do lugar, mas não a atração principal. Passamos no máximo 1 hora na cidade, mas, mesmo assim, aconselho conhecê-la.

Existe um restaurante no meio dessas casas, talvez assim valha a pena gastar kunas para observar a linda paisagem. É uma pena que Rastoke é ofuscada pelos turísticos Lagos Plitvice, o que também é compreensível.

 

3. Rijeka

Rijeka Croácia
Ela é considerada a principal cidade da região de Kvarner.

A cidade de Rijeka (que significa rio em croata) está localizada à 160 km de Zagreb e é considerada a principal cidade da região de Kvarner e fácil acesso para algumas das melhores praias da Croácia.

Se você quiser ir de carro, alugue um carro em Zagreb e pegue a estrada A6, que faz a ligação entre Rijeka e Zagreb, podendo facilmente fazer um passeio bate e volta.

Rijeka é a cidade litorânea mais próxima de Zagreb, entretanto, como quase toda cidade portuária, é difícil de encontrar uma praia adequada para banho.

Para te convencer a visitar Rijeka, basta jogar no Google e ver as imagens, pronto, te convencerei.

Mas, se você estiver realmente querendo tomar um banho de mar, existem várias cidade próximas de Rijeka que também valem a visita, como Opatija.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

4. Karlovac

Karlovac Croácia
Cidade é rodeada por quatro rios: Korana, Kupa, Mrežnica e Dobra.

Karlovac é outra cidade croata que fica a aproximadamente 40 km ao sul de Zagreb. Se você estiver de carro, conseguirá chegar facilmente pela estrada A6 que liga a capital croata à Rijeka.

Como muitas cidades que foram destruídas pela Guerra de Independência nos anos 90, a cidade de Karlovac mostra a sua resistência destacando-se com o seu charme, principalmente por ser rodeada por quatro rios, chamados Korana, Kupa, Mrežnica e Dobra.

Esses rios que cortam a cidade são a diversão de viajantes e locais, principalmente no verão. Cansou de se banhar?

Sugiro que a sua próxima parada seja o encantador castelo chamado Dubovac, que é aberto ao público como museu e, dentro de suas muralhas, existe um restaurante charmosíssimo.

Deixo aqui então outra cidade para quem quer ficar com mais contato com a natureza.

 

5. Varazdin

Varazdin Croácia
Cidade é conhecida também como “a pequena Viena”.

Dizem que Varazdin é uma das cidades mais bonitas da Croácia, conhecida também como “a pequena Viena”.

Não sei se é o fato de ter um estilo barroco maravilhoso ou por abrigar o majestoso castelo Trakoscan.

Se você estiver de carro, levará cerca de uma hora de Zagreb (87 km aproximadamente). Considero uma curta distância para quem procura um algo a mais na Croácia.

Varazdin tem um rico legado natural, entrelaçado em parques, um destino imperdível, localizado no norte da Croácia, na margem sul do rio Drava.

Vencedora nove vezes do prêmio apresentado pelo Conselho Nacional de Turismo, a indicação para a Flor Dourada da Europa (um prêmio nacional), fazem de Varaždin uma das cidades mais agradáveis.

A cidade também oferece eventos coloridos e mágicos, como o Špancirfest, festival de rua de verão, e o festival de música clássica Varaždin Barroco.

São noites que celebram música, a herança arquitetônica barroca e os instrumentos autênticos, no outono.

Imperdível => Excursão guiada ao Castelo de Trakoscan e Varazdin

 

6. Krapina

Krapina Croácia
Cidade tem um museu Neanderthal | Foto: Modzzak, via Wikimedia Commons.

A cidade de Krapina, que fica a aproximadamente 60 km ao norte de Zagreb, é para quem se interessa em arqueologia.

Existe um museu interativo chamado Neanderthal, construído próximo ao local onde foram descobertos os restos mortais já fossilizados dos Neandertais que viveram há mais de 125 mil anos na região.

Graças aos achados arqueológicos do professor Dragutin Gorjanović-Kramberger, em 1899, o museu se tornou um dos maiores da Croácia e da Europa nesse segmento.

Você encontrará mais de 900 ossos fossilizados de humanos, ursos, lobos, cervos e outros animais.

Essa é a explicação da existência de várias cavernas que são visitadas por milhares de viajantes apaixonados pela natureza.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A cidade também abriga o mais famoso castelo da Croácia, o Trakošćan. Construído no século XIII, ele está localizado a aproximadamente 20 km ao norte do Centro e é uma ótima opção de passeio.

   

Ah! Aproveite e caminhe nas redondezas para conhecer o lindo parque e lago. É possível alugar um pedalinho para explorar e comer em um dos restaurantes da região.

Você pode fazer um passeio privativo a Varazdin e aos castelos de Zagorje.

 

7. Samobor

Samobor Croácia
Samobor é uma cidade medieval de arquitetura barroca.

Samobor é uma cidade medieval de arquitetura barroca, situada nas encostas da Cordilheira Samoborsko Gorje. Na porta de entrada, você observará o vale e o estilo romântico do riacho Gradna.

Há apenas 20 km de Zagreb, Samobor é o destino de muitos viajantes.

A cidade pitoresca, com um toque francês, irá te encantar com a sua arquitetura, atmosfera descontraída e gastronomia (rica na tradição gourmet). Você tem que experimentar a especialidade local: kremšnita.

Além disso, a cidade é conhecida por sua rica tradição artesanal. Muitos produtos, como os biscoitos de gengibre, hidromel, licitars e cristais cortados manualmente podem ser encontrados na região.

Antes de planejar a sua viagem, verifique no site da cidade os eventos tradicionais culturais, musicais, festival de vinho e gastronomia para não ficar de fora.

Como se não bastasse, Samobor está cercado pelo Parque Natural Zumberak – Samoborsko gorje Hill Range que oferece inúmeras atrações, cachoeiras, ciclismo e parapente. Aproveite para fazer uma caminhada ao ar livre.

Explore => Excursão a Ljubljana e ao Lago de Bled saindo de Zagreb

 

Aproveite as cidades perto de Zagreb

Zagreb é a capital da Croácia e a maior cidade do país, devido à sua posição geográfica e, posso até dizer, estratégica. Por isso, existem várias opções de passeios para fazer em Zagreb, de um ou mais dias para você aproveitar ainda mais a sua viagem.

Reafirmo ainda que vale muito a pena fazer um bate e volta nas proximidades de Zagreb, a região tem uma beleza natural incrível.

Você conhecerá muitas coisas diferentes do roteiro tradicional, uma verdadeira aventura.

Neste artigo, quis te ajudar a montar um roteiro com lugares fora do básico. Espero que tenha se divertido durante a leitura e descoberto que existem muitos lugares incríveis nas cidades perto de Zagreb.

Qual das cidades perto de Zagreb você quer conhecer? Alguma indicação de passeio nelas? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *