Zagreb

Fazer turismo em Zagreb é como explorar um lugar deserto. É claro que a capital da Croácia não é deserta, há muitas pessoas, construções e atividades para se fazer nela. É que como a capital da Croácia não tem praias banhadas pelo Mar Adriático, muitos viajantes excluem Zagreb do seu roteiro.

Ou ainda passam rapidamente pela cidade, no máximo por um dia, sem ter tempo de conhecer seus pontos turísticos e nem ter a oportunidade de ser bem recebido pela população local. Embora eles não estejam acostumados com uma grande massa de viajantes, mas são sempre atenciosos.

Além disso, quem não passa por Zagreb não conhece de forma mais profunda a história da única metrópole da Croácia e ainda parte da história do país. O que é tão interessante quanto observar os pontos turísticos.

Quer saber mais sobre o turismo em Zagreb? Veja neste artigo todos os links para os principais posts sobre Zagreb, entre eles seus pontos turísticos, como se locomover, temperatura, onde comer, onde ficar e tudo o que fazer em Zagreb.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Zagreb

Seguro viagem Europa »

 

Turismo em Zagreb: Mapa da cidade

  • País: Croácia
  • Área Total: 641,22 km²
  • Altitude: 158 m
  • População: 804.200

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Zagreb »

 

Tudo sobre Zagreb

Turismo em Zagreb, Croácia
Capital da Croácia: Turismo em Zagreb

Zagreb é a capital e maior cidade da Croácia com mais de 800 mil habitantes. Tem 641 km² e fica entre o Rio Sava e o Monte Medvednica.

Por ficar na encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático, é caminho de quem mora nesses países para o litoral.

É a única metrópole do país e a capital administrativa, científica, econômica e cultural do país. Tem mais de 20 museus, 10 teatros, 350 bibliotecas, universidades e mais.

No país, se fala o idioma croata e a moeda é a kuna croata. Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 90 dias na cidade, somente o passaporte com validade de 6 meses.

Moeda local da Croácia?
Igreja São Marcos.

O clima de lá é continental, uma vez que os Alpes Dináricos barram os ventos quem vem do litoral. Inclusive, o clima no litoral do país é diferente de Zagreb.

Na capital os invernos são muito frios e com neve e os verões são quentes. A não ser que você curta frio, vá fazer turismo em Zagreb entre abril e setembro, quando o tempo está mais quente.

O fuso horário de Zagreb é de +4 horas em relação ao horário oficial de Brasília, diminuindo para +3 horas durante o horário de verão brasileiro.

Para telefonar para a cidade, você deve usar o código telefônico 385 para a Croácia e 1 para Zagreb.

Explore => Excursão a Ljubljana e ao Lago de Bled saindo de Zagreb

 

Mais da história de Zagreb

zagreb população
Praça Rei Tomislav.

Indícios de habitação encontrados na região onde hoje é Zagreb datam do período Neolítico, mas registros escritos da cidade são apenas do século XI. Zagreb “nasceu” da junção de duas cidades.

São elas: Kaptol, a cidade eclesiástica, e Gradec, a cidade laica. Cada uma fica de um lado do rio. Ao longo dos anos, houve muitos conflitos entre as duas cidades, que tinham visões diferentes em vários assuntos.

Elas viraram Zagreb no século XVII. Na chamada cidade velha, há uma rua onde havia uma ponte entre as duas cidades chamada de Ponte Sangrenta, uma vez que vários conflitos aconteceram ali.

Zagreb se tornou capital da Croácia somente em 1991, quando o país se tornou independente. É que antes disso, ele fazia parte da Iugoslávia, país formado após a Primeira Guerra Mundial.

roteiro croácia
Somente em 1999 todos os territórios croatas foram devolvidos e tudo ficou em paz.

Houve uma tentativa de independência, mas sem sucesso. E, após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia se tornou um país comunista.

Em junho de 1991, em um plebiscito a população decide pela separação, que não foi muito pacífica. O exército sérvio constantemente invadia a área croata.

Somente em 1999 todos os territórios croatas foram devolvidos e tudo ficou em paz. Desde então, o país não parou de se desenvolver e o turismo em Zagreb passou a fazer parte da rota de muitos viajantes.

Curta => Excursão a Rastoke e Parque dos Lagos de Plitvice

 

O que fazer em Zagreb

Zagreb é um dos destinos mais visitados no país, mesmo sendo uma cidade que não tem praia, existem diversas atrações, além de uma culinária deliciosa, passeios e monumentos históricos para serem conhecidos.

Confira mais um pouco das belezas desse país, no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Croácia:

 

Onde ir em Zagreb

pontos de interesse em zagreb
Vista panorâmica de Zagreb

Zagreb, a capital da Croácia, é uma cidade muito bonita e que vale a pena conhecer. Citei lá no começo que ela costuma ser esquecida por muitos viajantes por conta da distância para as principais praias.

Além de por não ser necessário passar por Zagreb para chegar aos principais destinos turísticos do país. Mas, a cidade tem seus encantos, muito o que fazer em Zagreb e diversos pontos turísticos em Zagreb.

Como a  Igreja de São Marcos, um dos principais pontos de interesse de Zagreb, por ter uma arquitetura e o telhado de azulejos coloridos, bem diferente das outras igrejas europeias. Além disso, é um dos edifícios mais antigos da cidade, por ser do século XIII.

A Catedral de Zagreb é tipicamente gótica, assim como sua sacristia, que é de grande valor arquitetônico e um dos lindos pontos turísticos de Zagreb.

Outro ponto imperdível em Zagreb é a Torre Lotrscak é um dos lugares mais antigos da cidade, a torre foi construída no século XIII e originalmente, ela tocava toda meia-noite para marcar o horário de fechamento dos portões da cidade, já que as pessoas não tinham relógio, ou quando se aproximava algum inimigo.

 Dicas da Croacia
Torre Lotrščak.

E também, todos os dias, às 12 horas, é disparado um canhão (bem forte por sinal! mesmo sendo avisada do que ia acontecer, eu levei um susto) que serve para sincronizar todos os sinos das igrejas ou só para manter a tradição antiga mesmo.

E o Mercado Dolac, o Parque Zrinjevac, o Museu de Arqueologia, a estação ferroviária, do Parque Zrinjevac, onde está o Pavilhão da Arte, e do Parque Kralja Tomislava, entre outros, na Cidade Baixa.

Além da rua construída no local da antiga ponte sangrenta, a rua Tkalčićeva, que é uma atração a parte com lojas, diversos restaurantes em Zagreb e bares. Os restaurantes em Zagreb têm uma incrível variedade de cores e sabores. Portanto, não se preocupe com o que comer na capital da Croácia.

comidas típicas da croácia
Štrukli | Foto: Bonč via Wikimedia Commons.

Opções de restaurantes como La Struk, que serve štrukli tradicional, mas também interpretações modernas deste prato tradicional: com trufas ou variações doces com queijo e mirtilos.

O restaurante Nokturno é o local onde os visitantes podem saborear os melhores pratos da culinária italiana. Todas as opções são cozidas por chefs locais, de acordo com receitas clássicas. Este é o melhor lugar para experimentar saborosos risotos e massas com molho especial, além de deliciosas pizzas.

Já o restaurante Kavana Procaffe que nunca deixa de surpreender os visitantes com uma rica variedade de sobremesas e bebidas. Doces frescos, saladas de frutas tradicionais, sorvetes e batidos… esse é o melhor lugar para os visitantes que gostam de doces.

Dá para percorrer os lados a pé, mas uma opção mais charmosa e prática é usar os bondes elétricos que circulam por toda a cidade. Inclusive, recomendo a excursão a pé com funicular em Zagreb para conhecer mais da cidade.

cidades perto de zagreb
Parque Nacional dos Lagos Plitvice: Turismo em Zagreb

Além de outros passeios em Zagreb, inclusive para curtir a noite em Zagreb. Aproveite ainda para conhecer as cidades perto de Zagreb, há boas opções para seu roteiro.

Como Plitvice, onde localiza-se o Parque Nacional dos Lagos Plitvice uma das paisagens mais impressionantes da Croácia, é conhecida por ter 16 lagos, unidos por cachoeiras, que se estendem até um desfiladeiro de calcário.

Outra cidade nos arredores de Zagreb é Rastoke é o Centro Histórico do município croata chamado Slunj, situado na confluência de dois rios: Korana e o  Slunjčica a cidade é extremamente charmosa, com casinhas que parecem sair de um conto de fadas, rodeado de cachoeiras.

A cidades de Varazdin é mais uma opção para conhecer próximo a Zagreb, dizem que Varazdin é uma das cidades mais bonitas da Croácia, conhecida também como “a pequena Viena”. Não sei se é o fato de ter um estilo barroco maravilhoso ou por abrigar o majestoso castelo Trakoscan.

Conheça => Conto de Natal da Família Salaj em Zagreb

 

o que fazer em Zagreb

As construções, na grande maioria com estilo barroco e renascentista, estão espalhadas pela cidade baixa e alta. Há muitos prédios e casas medievais, afrescos do século 13 na parte alta e construções mais modernas na baixa.

E, antes de montar seu roteiro em Zagreb, veja os melhores hotéis de Zagreb. Como o Best Western Premier Hotel Astoria, um hotel super estiloso hotel 4 estrelas que fica bem na região “Old town” na área central da cidade, próximo de muitas atrações turísticas.

O Hotel President Pantovcak fica no centro da cidade de Zagreb, oferecendo um restaurante com serviço de bar. Os quartos são espaçosos e inundados de luz natural das portas de vidro deslizantes de parede a parede, com vista ou abertura direta para o tranquilo jardim.

E o Esplanade Zagreb foi construído em 1925 como uma parada glamourosa para os passageiros do Orient Express. O hotel de cinco estrelas é de longe o mais sofisticado de Zagreb. Este estabelecimento fica próximo da principal estação ferroviária da cidade e apenas a 10 minutos a pé da praça principal.

São itens importantes para escolher uma vez que influenciam quanto custa viajar para Zagreb, assim como o transporte do aeroporto de Zagreb.

 

Dicas de turismo em Zagreb

Zagreb é uma cidade bonita e muito interessante de se conhecer, por isso, é uma pena que os viajantes não guardem um tempinho no roteiro para conhecê-la.

Se estiver indo para a Croácia, tente incluir Zagreb na sua viagem, tenho certeza que irá gostar.

Para outras informações, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Croácia artigos produzidos por vários blogueiros de viagem.

Já fez turismo em Zagreb? Conte o que mais gosta na cidade. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

 

Background Tickets
Zagreb

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Zagreb

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Zagreb

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.