Roteiro na Croácia: dicas para planejar 7 dias de viagem
Definir o melhor roteiro na Croácia de 7 dias é uma tarefa que pode ser muito fácil e difícil, ao mesmo tempo. Devido à quantidade de pontos turísticos belíssimos e culturais espalhados pelo mapa do país. A princípio, o planejamento pode ser árduo. Dá vontade de fazer tudo e querer conhecer muitos locais, alguns distantes uns dos outros. Saber priorizar é importante.
Olhando por outro lado, é bem fácil definir um roteiro de viagem com o melhor da Croácia, pois são tantos destinos lindos e tudo vale a pena.
A fim de te ajudar a planejar sua viagem para a Croácia, eu dou dicas e conto aqui como foi o meu roteiro de uma semana. Além de citar os principais motivos para conhecer tais lugares, eu falo das vantagens e desvantagens.
Assim, você pode escolher as cidades que tem mais a ver com o momento da sua viagem e seus objetivos. Eu também conto abaixo os locais que eu ainda quero conhecer, mas não foi possível encaixar no meu roteiro de viagem de 7 dias. Quem sabe, você consegue incluir no seu!
Leia também => Hotéis exclusivos na Croácia
Seguro viagem para Europa: onde contratar? »
Roteiro de 7 dias na Croácia
- Split
- Hvar
- Dubrovnik
- Zadar
- Parque Nacional Krka
- Parque Nacional dos Lagos Plitvice
- Zagreb
Conto como foi a minha viagem pela Croácia mas você não precisa fazer seu roteiro exatamente igual. Tudo depende da cidade que irá chegar, da época do ano, e claro, do que espera com sua viagem.
Veja o que vale a pena para você. Eu fui para lá com o intuito de ir a um festival de música. No entanto, não queria só baladas, buscando atrativos históricos e momentos de relaxamento também.
Tem que vá para lá apenas para curtir a badalação do verão europeu. Isso não significa que casais e pessoas mais velhas não irão curtir suas férias. A Croácia possui atrativos que agradam, e muito, a todos!
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Antes de qualquer coisa, é bom entender algumas distâncias e quais são os principais atrativos turísticos da Croácia. Será que são os melhores destinos de férias que o país oferece para você? Confira!
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Croácia »
Split: o que fazer em 2 dias?
Split é sem dúvida um destino na Croácia imperdível. É a segunda maior do país e a maior cidade litorânea. É por onde muitos chegam, já que além de aeroporto, tem um importante porto.
Em dois dias em Split, não deixe de conhecer o Palácio Diocleciano, o coração da cidade. Para aproveitar melhor adquira uma excursão a pé pelo Palácio de Diocleciano em Split. Lá você encontra restaurantes, hotéis e museus. Apenas caminhar pela rambla, o calçadão, também é uma maneira deliciosa de conhecer Split.
O parque Marjan é um bom lugar para ver o sol se por, trilhar ou andar de bike. Fica bem próximo à cidade velha, se não fossem as subidas. No entanto, o caminho para chegar lá é o mais legal, pois dá para acompanhar a vista da cidade do alto.
Quem quer badalação não deve perder as animadas boat parties, que saem do porto de Split. A embarcação que tem cabine de dj se transforma em uma balada que ferve em plena luz do dia. Enquanto isso, você dá uma voltinha pelo mar Adriático curtindo as melhores paisagens.
Na Marina de Split também partem os famosos Yacht week. Trata-se de uma semana de festa dentro de um iate exclusivo para poucas pessoas. Os iates se encontram em alto-mar para festejar. Se quiser algo mais tranquilo para conhecer a região de barco, procure por uma das várias excursões que saem de Split para as ilhas.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Croácia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
+ Bate e volta para Hvar
Como cheguei na Croácia pelo porto de Split – peguei um barco noturno em Ancona, na Itália – já logo aproveitei para conhecer Hvar. Guardei as malas no próprio porto e peguei o próximo ferryboat que leva até a parte mais famosa da ilha: Hvar Old Town.
Com mais de 11 mil habitantes, Hvar é uma das ilhas mais populosas da Croácia e também a que atrai mais turistas. Se você quer conhecê-la, mas não faz questão de ir às baladas, um bate-volta pode valer muito a pena.
Caso queira passar uma noite, para curtir ou para ficar mais tempo por lá, saiba que se hospedar em Hvar pode ser mais custoso. São as diárias mais caras pelo que oferece, já que os melhores hotéis da Croácia não estão ali.
Isso significa que pode encontrar hospedagens mais baratas ou ficar em um lugar muito melhor pelo mesmo preço. Nesse caso, melhor deixar pra aproveitar a vida noturna de Zagreb.
Imperdível => 5 Ilhas de Hvar saindo de Trogir ou Split
Roteiro em Hvar
Assim como todas as cidades de praia da Croácia, o lugar é paradisíaco. Além das baladas famosas e hotéis luxuosos, o lugar possui muitos pontos de interesse históricos e bons restaurantes.
Inclusive existe uma excursão para fazer degustação de vinhos e chocolates em Hvar. Isso significa que há muito o que fazer em Hvar. Um dia foi suficiente para conhecer suas principais atrações.
Ao desembarcar no porto de Hvar, a praça principal e a igreja ficam logo ali. Indico que suba até a fortaleza logo depois que chegar, pois é um dos passeios mais cansativos. Depois, você pode caminhar pela costa até algumas praias mais próximas. O momento ideal para dar um mergulho ou descansar nas espreguiçadeiras encontradas em várias praias.
Também pode aproveitar para almoçar em algum restaurante à beira-mar. E ainda dá tempo de tomar uns drinks no famoso Hula Hula, bar à beira-mar. Antes de partir com o ferry boat, aproveite para checar a feirinha que vende produtos típicos produzidos em Hvar, como o mel e a lavanda. Vale muito a pena!
Uma dica importantíssima: não deixe para comprar seu bilhete de volta na hora. Você corre o risco de não ter, pois o destino é muito visitado e será obrigado a achar uma hospedagem em Hvar às pressas.
Incrível => Excursão de Lancha às Grutas Verde e Azul
Caminho de Split a Dubrovnik
O caminho de Split à Dubrovnik é lindo e tem vários lugares que merecem ser conhecidos. São pouco mais do que 200 quilômetros, que levam de 3 à 4 horas para serem percorridos, dependendo da estrada escolhida. É um trecho bem interessante de ser feito dirigindo, caso possa alugar um carro.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
As estradas da Croácia são muito boas e acompanham a costa. Isso significa que a vista é maravilhosa! Eu dirigi sete horas, tempo que não estou acostumada, e nem me cansei.
O melhor é dar aquela paradinha estratégica nos pontos que te atraírem mais, sem planejar muito. Indico o Arboreto de Trsteno, o mais antigo da Europa, que serviu de cenário para o jardim de Game of Thrones.
Entre as diversas praias, minha dica vai para a Praia Budima, no município de Banici. É para curtir com liberdade um lugar diferente e pacífico. É uma praia naturalista bem tranquila e com características bem típicas da Croácia. Não tem areia, e sim pedrinhas, e a água é muito cristalina. O acesso é bem próximo à estrada e tem local para estacionar. Perfeito para um mergulho rápido no meio da viagem.
A cidade de Makarska também é interessante e tem vários atrativos, além de possuir um porto bem importante. Antes de chegar lá, tem ainda, a belíssima praia de Punta Rata, em Brela.
Vale lembrar que para ir de Split a Dubrovnik, é preciso passar pela Bósnia e Herzegovina. Ao olhar o mapa da Croácia fica fácil entender o porquê. É apenas um acesso ao mar para a Bósnia. No entanto, você pode aproveitar e conhecer a cidade de Neum, a única da Bósnia que fica na beira do Adriático.
Foi bem tranquilo cruzar a fronteira de carro, só pediram o passaporte para carimbar e não haviam filas. Importante avisar a locadora, caso alugue um carro em Split e vá até Dubrovnik, pois é preciso pagar uma taxa, já que irá passar por outro país.
Sugestão => Dubrovnik: excursão guiada a pé na Cidade Velha
2 dias em Dubrovnik
Dubrovnik é uma das praias mais bonitas da Europa por combinar as belezas do Adriático com as fortificações que protegem a old town. Sem dúvidas é um dos lugares mais interessantes que eu já conheci na Europa.
A melhor coisa para fazer em Dubrovnik é andar pela cidade murada, o centrinho de Dubrovnik. Vá explorando e se sentindo um personagem de Game Of Thrones, caso seja fã da série, ou um personagem medieval. Depois da subida até a fortaleza, não deixe de dar um mergulho à beira da construção medieval.
Para isso, procure uma portinha, que é a entrada do Mala Buza Bar. Não espere muito do bar em si, muita gente se decepciona com o cardápio, altos custos e copos descartáveis. O legal é poder curtir a paisagem e nadar na beira da cidade murada.
Outra coisa muito legal para se fazer é um tour de Caiaque em Dubrovnik. É uma boa maneira de conhecer os arredores e existem várias agências no centro que oferecem o passeio.
Achei que dois dias em Dubrovnik foi suficiente para conhecer o principal, embora tenha me dado muita vontade de mudar o roteiro original e ficar mais tempo. É muito diferente e encantadora, tanto de dia quanto à noite. Por isso, dá vontade de apenas passar mais tempo e curtir.
1 dia em Zadar
Zadar é outra cidade que inclui no roteiro pela Croácia e não me arrependi. O tempo na cidade foi pouco, mas o mais importante foi visto: o pôr do sol. Não perca o pôr do sol em Zadar, se programe para isso.
O melhor lugar para assisti-lo é na região do Órgão do mar e o monumento de saudação ao sol. Que tal adquirir uma excursão a pé ao pôr do sol em Zadar para ouvir o órgão do mar?
E você já aproveita para conhecer estes pontos turísticos tão diferentes. Zadar tem vários outros pontos de interesse, como museus e igrejas, mas estes que citei são lugares únicos que você não verá em outros lugares.
Adquira => Excursão a pé guiada Zadar
Parque Nacional Krka
No meu roteiro de viagem pela Croácia inicial, o plano era ir de Zadar aos Lagos Plitvice. No entanto, percebemos que seria muito cansativo pela distância. Então optei por visitar o Parque Nacional Krka, que fica a 80 quilômetros de lá. O local também não é longe de Split, quase mesma distância.
Eu só consegui inserir no final do meu roteiro pela Croácia, por conta de eventos que fui em Split. Não deu tempo. No entanto, você pode encaixar a visita aos parques das cachoeiras na Croácia como for melhor. Mas não deixe de ir a um deles.
São várias trilhas e passeios de barco para fazer dentro do parque. Conhecer uma natureza linda e diferente, entre o verde das árvores e o azul da cor da água, que é impressionante!
Desfrute => Passeio completo até os Lagos Plitvice
Destinos na Croácia que valem a pena
Há muitos outros destinos na Croácia que valem a pena serem visitados. Infelizmente, não dá tempo de conhecer tudo em uma viagem só.
Por isso, venho contar para vocês alguns dos lugares que fiquei com mais vontade de ir. Quem sabe você não é um boa sugestão para incluir no seu roteiro pela Croácia.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Basta olhar as fotos para notar que o Parque Plitvice, o parque das cachoeiras mais famoso, é o parque nacional mais lindo da Croácia. Ainda mais azul turquesa que as cachoeiras do Krka, suas grandes e maravilhosas cachoeiras encantam e atraem muitos visitantes para o interior do país.Vale muito a pena conhecê-lo, se tiver tempo.
É necessário gastar algumas horas para conseguir percorrer suas trilhas e conhecer o principal do parque. Se for à capital, não deixe de ir. Fica bem no meio do caminho entre as praias e Zagreb.
Aventura => Excursão de dia inteiro de Plitvice Lakes de Split ou Trogir
Zagreb
Como qualquer capital da Europa, a cidade é muito interessante de ser visitada, pois as atrações turísticas de Zagreb são cheios de história e cultura.
Além de igrejas, tem galerias, exposições de arte e muitos museus. Tem até um museu dedicado a relacionamentos terminados. Conheça tudo isso em um passeio a pé por Zagreb.
Mesmo sendo distante das principais cidades de praia da Croácia, dá para incluir Zagreb no roteiro de viagem. Especialmente se você vai para outros países do leste europeu, como Hungria e Áustria, que ficam para os lados da capital croata.
Muita gente opta por voar até Zagreb, o principal aeroporto da Croácia. No entanto, considere que Zadar, Pula, Dubrovnik e Split também possuem aeroportos.
Dicas de roteiro Croácia
Além destes lugares citados, acredito que todo o litoral croata, incluindo as ilhas, mereça ser conhecido. Vale a pena ler o artigo dicas imperdíveis da Croácia. É uma praia mais bonita que a outra! Na minha opinião, você deve checar estes destinos da Croácia: Bol e a praia Zlatni Rat; Vis e Bisevo; Pula e Pag.
Confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo da Croácia sobre a herança cultural que você encontrará no país! Demais!
Tá com dúvidas na hora de montar o seu roteiro de viagem para Croácia? Têm sugestões de destinos e outras dicas de viagem para a Croácia? Deixe um comentário abaixo! 😉
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *