Ultimamente, a Europa não está nos meus roteiros de viagem. Talvez porque morei na Espanha, fiz mochilão, viajei de carro e passei os últimos dois meses da volta ao mundo no continente. Tenho outras prioridades, mas sei que há muitas praias da Europa para conhecer.
Lendo os meus artigos, seja de volta ao mundo ou de outras viagens que fiz, você já deve ter percebido que sou viciado em praia e sol com muito calor. Assim, sempre que penso em viajar, procuro uma região litorânea para conhecer.
E, falando em praias da Europa, ainda não conheço a maioria das praias mais bonitas da Europa, e olha que há muitas boas opções nos países do continente como Portugal, Espanha e Itália ou mesmo na Croácia, Turquia e Grécia, por exemplo.
Já conheci diversas das praias mais bonitas do mundo – muitas delas no extenso litoral do Brasil e em locais mais exóticos da Ásia.
Mas, assim como os blogueiros fazem listas de lugares que sonham conhecer, eu tenho a minha wish list em relação as praias da Europa.
Neste artigo vou documentar as cidades que abrigam as praias mais lindas e famosas da Europa, para organizar melhor minhas próximas viagens.
São tantos lugares, mas como adoro listas, selecionei 15 praias que gostaria muito de conhecer localizadas dentro do continente europeu. Venha ver.
Planeje sua viagem => Internet para usar na Europa
Seguro viagem obrigatório para a Europa »
Praias da Europa: mais bonitas e famosas
- Öludeniz, Fethiye – Turquia
- Navagio Beach, Zakynthos – Grécia
- Sveti Jakov Beach, Dubrovnik – Croácia
- Spiaggia del Principe, Costa Esmeralda – Itália
- Praia da Marinha, Algarve – Portugal
- Nissi Beach, Ayia Napa – Chipre
- Formentera, Ilhas Baleares – Espanha
- Cala Macarelleta, Menorca – Espanha
- Plage Mala, Côte D’azur – França
- Balos Beach, Creta – Grécia
- Blue Lagoon, Ilha de Comino – Malta
- Ksamil, Sarandë – Albânia
- Sveti Stefan Beach, Sveti Stefan – Montenegro
- Larvotto Beach, Distrito de Monte Carlo – Mônaco
- Praia de Areia Negra, Vik – Islândia
Muitas das praias da Europa desta lista ainda sonho em conhecer. Enquanto isso, veja como foi a minha viagem de volta ao mundo, que durou 365 dias.
Quais as melhores praias da Europa?
1. Öludeniz, Fethiye – Turquia
A Turquia é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes, neste caso Europa e Ásia. Sendo assim, o país abre a lista de praias da Europa.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.
O vilarejo de Öludeniz é uma pequena cidade de praia localizada na Riviera Turca, no distrito de Fethiye da província de Muğla.
A praia de Öludeniz, ou se preferir Lagoa Azul, é frequentemente escolhida entre as praias mais lindas do mundo. É uma praia de seixos, totalmente rodeada por montanhas.
O mar tem um tom de azul que chega a ser difícil de acreditar, muito visitada por amantes de esportes como mergulho livre e paragliding.
Outros destinos turísticos importantes são Capadócia, Pamukkale, Marmaris, Fethiye, além das lindas praias da Riviera Turca, em cidades como Bodrum e Antalya.
Saiba mais => O que conhecer na Turquia
2. Navagio Beach, Zakynthos – Grécia
Admito que é difícil escolher qual das ilhas gregas visitar e qual das praias incluir nesta lista de praias da Europa. Tudo é tão lindo no país! Bom, eu mesmo passei por isso e acabei decidindo ir para Santorini.
Quase cai pra trás quando vi as melhores praias de Zakynthos, mais precisamente Navagio Beach, com suas grandes falésias, mar azul turquesa e naufrágio na praia de areia branca.
Também conhecida como “praia do naufrágio” – ou shipwreck beach – Navagio se tornou o principal destino turístico de Zakynthos, ilha grega que até então era desconhecida do grande público.
Por ser uma das praias mais incríveis do mundo, decidi ficar mais tempo em Zakynthos para explorar as diferentes maneiras de visitar Navagio Beach. Recomendo que você vá ao mirante e faça passeios de barco.
Além da Navagio Beach, agumas das praias da ilha que merecem destaque são: Laganas, Kalamaki, Gerakas, Keri, Limnionas, Makrigialos e tantas outras.
3. Sveti Jakov Beach, Dubrovnik – Croácia
O que mais me motivou para conhecer essa cidade costeira na Croácia, Dubrovnik, por mais incrível que pareça não foi suas lindas praias do Mar Adriático.
É claro que eu estava louco para visitá-las, mas a motivação principal eram as muralhas e fortificações que rodeiam a cidade, classificados como Patrimônio Mundial pela Unesco.
E valeu super a pena. A cidade murada de Dubrovnik é um dos principais lugares turísticos da Croácia e um dos meus lugares favoritos e que todo que mundo que vai, adora.
A impressionante cidade medieval que já serviu de cenário para Game of Thrones é banhada por um mar azul anil. Uma das praias da Croácia que cercam a cidade é Sveti Jakov Beach.
A praia fica a cerca de 1km da cidade murada, que pode ser observada da areia. Para chegar na praia é preciso descer cerca de 160 degraus desde o topo do penhasco.
4. Spiaggia del Principe, Costa Esmeralda – Itália
Essa região que se estende por 88 km da costa da Ilha da Sardenha, na Itália, recebeu esse nome obviamente pela cor do mar que banha esse pedaço do paraíso.
Outros dizem que o motivo do nome é por ser a joia mais preciosa do Mar Mediterrâneo. Enfim, são praias e pequenas ilhas que formam uma região com muitas das praias mais badaladas da Europa.
A Spiaggia del Principe é uma das praias da Sardenha mais movimentadas, fica na cidade de Porto Cervo. Ela é formada por uma faixa de areia e por águas muito cristalinas e azul turquesa, como é tradicional da Sardenha.
5. Praia da Marinha, Algarve – Portugal
A região do Algarve, no extremo sul de Portugal, é caracterizada por verões longos, quentes e secos, o que a transformou no polo turístico mais importante para o país.
No levantamento disponível na Entidade Regional de Turismo do Algarve, há mais de 70 praias nessa região de Portugal.
A Praia da Marinha, na cidade de Lagoa, é o lugar que pretendo passar a maior parte de meus dias durante essa viagem para conhecer as melhores praias da Europa.
Faz parte das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin por diversos motivos como as falésias que circundam a praia e pelas águas transparentes, em que você pode nadar e ver o fundo.
A praia também é a primeira – ou a última – do percurso dos Sete Vales Suspensos. Essa trajeto é uma trilha de 5,7 km, de nível médio, por cima das arribas, com término – ou início – na Praia de Vale Centeanes.
Além da Praia da Marinha, existem outras ótimas opções de praias no Algarve como a Praia da Falésia, Praia do Carvalho, Praia dos Pescadores, Praia do Pinhão, Praia de Dona Ana, Praia do Camilo, entre outras.
6. Nissi Beach, Ayia Napa – Chipre
A Ilha de Chipre é um destino ainda pouco explorado por turistas brasileiros, mas esse pequeno país ao sul da Turquia, é uma ilha que vem se transformando em destino de festas similar a Ibiza, na Espanha.
Ayia Napa, na costa sul, deve ser um lugar daqueles que sempre me deixarão com vontade de voltar. Também com águas tão claras e limpas e bastante estrutura, é uma ótima opção no verão europeu.
A praia se estende por 500 metros e percorre toda a extensão de sua enseada, leva o nome da pequena ilhota de Nissi, localizada perto da costa.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
7. Formentera, Ilhas Baleares – Espanha
Por falar em Ibiza, a vizinha Formentera é o destino de muitos que decidem descansar depois de alguns dias curtindo as baladas da prima mais popular.
As incríveis belezas naturais fazem dessa região espanhola, precisamente nas Ilhas Baleares, um Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco, por suas enseadas e reservas ambientas que estão entre as mais belas da Europa.
Nesse caso, acabei colocando a ilha inteira na lista de praias da Europa, afinal todas as praias da ilha de Formentera são verdadeiros paraísos.
Se você perguntar a alguém que já esteve no local qual é a mais bela das praias de Ilha Formentera, existe uma grande chance da resposta ser Ses Illetes.
Ses Illetes faz parte de um parque natural protegido. Então, principalmente no verão, o acesso com carro é limitado e cobrado. Por outro lado, quem chega a pé ou de bicicleta consegue ter acesso gratuito.
8. Cala Macarelleta, Menorca – Espanha
Mais uma das Ilhas Baleares, a famosa ilha espanhola de Menorca não é maior do arquipélago e oferece muito menos agito.
Cala Macarelleta é uma das praias mais lindas de Menorca sendo, com certeza, uma das praias mais populares de Menorca e uma das maiores também.
Ela fica no meio das rochas e tem acesso depois de caminhar numa trilha por 30 minutos, compensados por uma praia paradisíaca e exclusiva.
9. Plage Mala, Côte D’azur – França
Côte D´azur, ou simplesmente Costa Azul, no litoral sul da França, também bastante conhecida como Riviera Francesa, é uma das áreas mais caras, luxuosas e sofisticadas do mundo.
Fora isso, as belezas naturais são incontestáveis, com cidades incrustadas em morros bem em frente ao mar. A cidade de Nice é a principal da região de Côte D’azur.
E em Nice ficam algumas das praias da Europa mais famosas por receber celebridades. Mas, o destaque neste artigo de praias da Europa é a Plage Mala, na comuna de Cap-d’Ail.
Embora esteja na França, fica próxima ao principado de Mônaco, sendo muito visitada por moradores de Nice e Monte Carlo, e também por visitantes de todo o mundo.
Fica entre montanhas e mansões luxuosas, águas claras e um pouco geladas. Pode ser uma boa opção de bate-volta de Nice, Mônaco ou mesmo Cannes.
10. Balos Beach, Creta – Grécia
Creta é a maior e mais populosa das Ilhas Gregas, com mais de 1000 km de litoral possui procurados destinos turísticos como Malia, Matala e Hersonissos, além de belas praias como Erimoupoli e Kouremenos.
Fora as belezas naturais que ostenta, Creta também é parte significativa da economia e do patrimônio cultural da Grécia.
E, Balos Beach (chamada de Gramvousa pelos gregos) é considerada por muitos a praia mais bonita do país. Fica a mais de 53km da cidade de Chania e a mais de 100 km de Retimno.
Para acessar a praia é preciso pegar uma trilha de cerca de 2km do alto da montanha, descendo até chegar na areia branca. A água é tão tranquila que mais parece uma lago, ao invés de uma praia.
11. Blue Lagoon, Ilha de Comino – Malta
Malta é um dos menores países da Europa sendo muito procurado por intercambistas para estudar inglês, mas no geral um destino que não é o mais divulgado, conhecido ou cobiçado.
Talvez, pelo tamanho quase imperceptível que ocupa no mapa da Europa, ou porque a ilha se tornou um país independente há apenas 71 anos.
O destaque de Malta nesta lista de praias da Europa é a Blue Lagoon, localizada na Ilha de Comino, uma das três maiores e habitadas do arquipélago.
A praia mais parece uma lagoa ou piscina natural, uma vez que está cercada de rochas. Falando em rochas, elas chegam bem perto da água, não há faixa de areia. E uma dica, chegue cedo, porque a praia fica bem lotada no verão.
12. Ksamil, Sarandë – Albânia
Localizada na península Balcânica, a Albânia é um dos menores países da Europa Oriental. Para você ter uma ideia, ela possui apenas 28 km².
Na Riviera Albanesa fica Ksamil, uma comuna da Albânia localizada no distrito de Sarandë. E uma das praias mais bonitas do país.
Há quem reclame que a cidade é cheia, tem muitos prédios pintados com cores fosforescentes, mas visitar a praia compensa o resto.
Por não ser um dos destinos mais procurados do continente, essa acaba sendo uma das praias da Europa baratas para conhecer.
13. Sveti Stefan Beach, Sveti Stefan – Montenegro
Embora Budva seja a praia mais famosa de Montenegro, uma das praias da Europa mais bonitas fica em outra cidade, em Sveti Stefan.
A Sveti Stefan Beach fica a cerca de 6km de Budva, no Mar Adriático. Na verdade são duas praias em formato meia lua que formam um istmo (estreita faixa de terra que separa mares ou liga uma península ao continente) ligado a uma ilha.
Essa ilha tem um vilarejo medieval e um hotel de luxo, o Hotel Ãman Sveti Stefan. Um dos lados é uma praia pública mas é preciso pagar uma taxa, onde você pode utilizar uma espreguiçadeira e guarda-sol.
Já do outro lado, as praias pertencem ao hotel e só podem ser utilizadas pelos hóspedes. A Sveti Stefan Beach é a praia pública, de águas tranquilas e claras. E, como toda boa praia, fica bem lotada no verão.
14. Larvotto Beach, Distrito de Monte Carlo – Mônaco
O Principado de Mônaco não é bem um país, é uma cidade-estado dentro do território da França. O clima é mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos.
E, em Monte Carlo, está a Larvotto Beach a mais bonita e popular praia do principado – além de ser uma praia com áreas públicas e privadas.
Diferente das “obras da natureza” que são as praias da Europa desta lista, a Larvotto Beach é uma praia artificial. Pois é, essa beleza foi construída pelo homem.
Por estar dentro da Cotê D´azur, a Larvotto tem grande concorrência e acaba não sendo tão procurada como as praias de Cannes ou Nice, mas se engana quem acha que ela está sempre vazia.
Sobretudo no verão, o local fica bem lotado. Por isso, vá cedo e aproveite as águas claras e calmas que são ótimas para nadar. Há também restaurantes no entorno.
15. Praia de Areia Negra, Vik – Islândia
A Islândia é um dos locais mais incríveis do mundo. Possui vulcões, águas termais, cascatas surpreendentes, campos forrados de lava fumegante e imensas cavernas de gelo, e ainda praias com areia preta.
Uma delas fica em Vík í Mýrdal, uma pequena localidade do sul da Islândia, na região de Suðurland, entre o mar e o glaciar de Mýrdalsjökull, na proximidade do vulcão Katla.
A Praia de Areia Negra se destaca na paisagem. Tem cerca de 5 km de extensão e uma vista com rochedos que ficam no mar.
A areia da praia tem essa cor por conta do vulcão Katla, cuja última erupção foi registrada em 1918. Quando a lava de erupção de encontra com as águas geladas do mar, acaba formando os pequenos fragmentos de basalto, que tem essa cor escura.
Não dá para dizer que é um destino de verão para a maioria dos viajantes do mundo, uma vez que a Islândia é um país bem frio e as águas geladas dificilmente atraem banhistas.
Por outro lado, é um destino lindíssimo e exótico, por isso, vale a pena conhecer a Praia de Areia Negra e incluí-la na sua lista de praias da Europa para visitar.
Quais praias da Europa mais bonitas?
Quais as mais bonitas praias da Europa para você? Escolhi lugares de países diferentes, mas é claro que existem muitas outras praias incríveis para conhecer durante viagem para a Europa.
Cada canto do continente, dependendo do clima e do mar que banha aquele destino, você encontrará paisagens diferentes: areias finas mais brancas, areias douradas ou mesmo areias pretas.
No geral, as águas são mais transparentes e cristalinas, azul turquesa ou verde, águas mais quentes ou frias. Algumas das opções de praias da Europa são mais badaladas e caras, mas dá para achar praias mais baratas.
De qualquer forma, tenho certeza que qualquer das praias da Europa que você escolher visitar será uma viagem inesquecível e dará vontade de conhecer mais uma, mais uma e mais várias.
Qual a praia que você mais gostou??? Tem lugares para indicar??? Destinos que se apaixonou e gostaria de conhecer???
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *