Viajar para Sardenha, na Itália: 10 dicas essenciais

por Guilherme Tetamanti

Viajar para Sardenha, na Itália: 10 dicas essenciais

Ficar atento aos detalhes e dicas essenciais para viajar para a Sardenha é a primeira informação importante para quem pretende ir para esta ilha que é um “destino dos sonhos” e que cada vez mais está nos roteiros de viagem da Europa, sobretudo no verão.

A Sardenha está localizada a oeste da parte continental da Itália, logo abaixo da ilha francesa da Córsega. É a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, e de norte a sul, são 250 km de extensão, aproximadamente. Há ainda diversas ilhotas no seu entorno.

Ela tem uma população de 1,6 milhão de habitantes e a sua capital é Cagliari. As praias paradisíacas com águas azul turquesa são o grande atrativo, mas além delas vale a pena explorar as riquezas culturais e históricas de suas cidades.

Separei algumas dicas para quem deseja embarcar para esse paraíso. Você ficará por dentro de tudo sobre o turismo, mapa e praias, e assim poderá montar para a sua viagem um bom roteiro na Sardenha. Confira.

Planeje sua viagem => Onde ficar na Sardenha

Seguro viagem para a Itália »

 

Dicas para viajar para a Sardenha

  • Melhor época para visitar a Sardenha
  • Onde se hospedar na Sardenha
  • Como chegar na Sardenha
  • Como se locomover na Sardenha
  • Principais praias da Sardenha
  • Atrativos além das praias
  • Vistos, passaporte e documentos necessários
  • O que comer na Sardenha
  • Moeda da Sardenha
  • O que levar na mala para a Sardenha

Entenda => Alta temporada na Itália

 

1) Melhor época para visitar a Sardenha

Roteiro na Sardenha
Cala Coticcio | Foto: QVM.

A Sardenha fica localizada ao sul da Itália e possui clima mediterrâneo. Ela tem verões bem quentes e invernos amenos (mas ainda assim frios para o nosso padrão). Como o principal atrativo da Sardenha são as praias, a melhor época para marcar a viagem é durante o verão.

Os meses de temperaturas mais altas são entre junho e setembro. Mas esta é a altíssima temporada na ilha, e por isso, os preços também são altos.

Para quem quiser fugir da alta temporada e aproveitar preços mais acessíveis, a dica é viajar para a Sardenha nos meses de maio ou outubro, quando as temperaturas são agradáveis também. Você também conseguirá aproveitar muito bem o turismo, praias e pontos turísticos dessa ilha.

Por sinal, se você quiser se aprofundar um pouco mais com relação aos aspectos climáticos da região leia o artigo sobre o clima na Sardenha, com dicas sobre a melhor época na Ilha.

Agende => Melhores passeios na Sardenha

 

2) Onde se hospedar na Sardenha

Sardenha turismo
Hotel de luxo na Sardenha | Foto: zabuse, via Wikimedia Commons.

Uma dúvida muito comum para quem vai embarcar para está região é: “onde ficar na Sardenha?”. Por ser uma ilha bem extensa, é preciso escolher bem em qual região ficar hospedado.

As opções mais comuns são a Costa Esmeralda, o Golfo de Orosei e a região de Alghero.

A região mais buscada é a Costa Esmeralda. Ela abriga algumas das praias mais badaladas e bonitas da Sardenha. A desvantagem está no preço, que costuma ser mais alto que nas demais regiões. Além disso, principalmente no verão, algumas praias ficam lotadas.

Já o Golfo de Orosei é a região ideal para quem busca um lugar tranquilo ao visitar a Sardenha e com preços mais acessíveis. A região também abriga praias belíssimas, muitas quase intocadas.

O golfo era uma região de difícil acesso e durante muito tempo foi pouco visitada, o que fez com as praias ficassem muito preservadas.

Por fim, outra boa opção é a região de Alghero. Também mais indicada para quem quer fugir das áreas mais badaladas e busca lugares mais baratos e calmos. Confira mais no artigo Onde ficar na Sardenha.

Útil => Aplicativos úteis para viagem para Europa

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3) Como chegar na Sardenha

Sardenha Costa Esmeralda
Pista e terminal do Aeroporto de Olbia | Foto: Didierlefort, via Wikimedia Commons.

A ilha da Sardenha tem três aeroportos. O Aeroporto de Cagliari localizado na parte sul da ilha, o de Alghero e Olbia na parte norte.

O aeroporto de Olbia merece destaque, pois é considerado a porta de entrada/saída mais interessante na ilha. Ele está bem localizado e fica próximo a muitos atrativos da ilha. Confira um passeio a pé por Cagliari.

Uma dica interessante para quem vai viajar para a Sardenha é que, caso você vá ficar mais de 1 semana na ilha, vale a pena chegar por 1 aeroporto e sair por outro. Pois assim você vai ter mais tempo de explorar os destinos da região e aproveitar bem o turismo e as praias locais.

Economia​ => Chip de celular na Europa

 

4) Como se locomover na Sardenha

Dicas essenciais para viajar para Sardenha
Ônibus para Sassari, na Sardenha | Foto: Gianf84, via Wikimedia Commons.

A ilha tem uma grande extensão e a forma mais prática e rápida de se deslocar entre as cidades e as praias é de carro. Ele proporciona mais conveniência e liberdade. E, por falar nisso, confira um passeio de segway na Sardenha.

Mas quem não quiser alugar um carro não se preocupe, há transporte público entre as principais cidades. A dica para quem vai viajar para a Sardenha e pretende usar transporte público é: precisa ficar atento aos horários de saída dos ônibus, assim como o tempo de percurso até chegar nos destinos finais. Isso é crucial para não atrapalhar o roteiro da sua viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Melhores => Passeios na Itália

 

5) Principais praias da Sardenha

La Pelosa na Sardenha fotos
La Penosa na Sardenha | Foto: QVM.

Listar as principais e mais bonitas praias da Sardenha é uma tarefa difícil, pois são muitas opções com um visual paradisíaco. Entre as mais famosas e visitadas está a Cala Coticcio, que pertence a La Maddalena, um arquipélago ao nordeste da Sardenha que foi transformado em Parque Nacional Marinho.

Inclusive, confira um passeio de barco pelo arquipélago de Maddalena, recomendo também a leitura do artigo sobre o que fazer em La Maddalena.

Dicas de praias na Sardenha
Cala Mariolu | Foto: QVM.

A Cala Mariolu também está entre as mais belas. Ela esta rodeada por altos paredões rochosos e só é acessível por barco. Seu mar é cristalino e deslumbrante.

Dicas das melhores praias da Sardenha
La Pelosa | Foto: QVM.

Já a praia La Pelosa, parte noroeste da Sardenha, tem uma areia branca, um mar raso e calmo, que pode facilmente ser comparada com o Caribe! A La Pelosa tem uma boa infraestrutura para os visitantes, dando mais conforto aos visitantes. Desta forma, ela costuma ser muito movimentada, sobretudo nos meses de alta temporada. Veja um tour de bicicleta pela Sardenha.

Quais são as praias da Sardenha
Capriccioni | Foto: QVM.

Além delas, posso citar a Praia Porto Giunco, a Spiaggia del Principe, a Capriccioni – Porto Cervo, a Spiaggia La Cinta, a Cala Brandinchi, a Cala Luna e a La Cinta na lista das praias da Sardenha mais bonitas.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

 

6) Atrativos além das praias

Sardenha mapa
Nuraghes, na Sardenha | Foto: Norbert Nagel, via Wikimedia Commons.

A Sardenha tem inúmeros outros atrativos além das praias. Por ser uma região com uma história milenar, a ilha abriga castelos, ruinas e sitos arqueológicos. Entre os castelos estão o Castelo da Fava, Castelo Las Plassas e Castelo Bosa.

Já quando o assunto são os sítios arqueológicos destacam as Nuraghes, que são um tipo de pirâmide; além das ruínas romanas e as ruínas de Tharros.

Saiba mais => Dicas de viagem para a Itália

 

7) Vistos, passaporte e documentos exigidos

Precisa de visto para Sardenha
Passaporte brasileiro | Foto: UnknownUnknown author, via Wikimedia Commons.

Outra dúvida recorrente para quem vai viajar para Sardenha é se é necessário visto para entrar na ilha. Como ela é um território italiano, são consideradas as mesmas regras para entrar no restante da Itália. Dessa forma, os brasileiros que vão ficar até 90 dias não precisam de visto para entrar na Sardenha.

Mas é necessário portar passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada no país. Além disso, não são exigidas vacinas especificas.

Por fim, é bom sempre lembrar do seguro viagem, que é obrigatório na Itália devido a adesão do Tratado de Schengen. Veja onde comprar seguro viagem barato.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

8) Moeda da Sardenha

Sardenha moeda
Cédulas de euro | Foto: Santeri Viinamäki, via Wikimedia Commons.

A moeda vigente na Sardenha, assim como no restante da Itália é o euro. Ele circula em moedas de € 0,01, € 0,02, € 0,05, € 0,10, € 0,20, € 0,50, € 1,00 e € 2,00, além de notas de € 5,00, € 10,00, € 20,00, € 50,00, € 100,00 e € 200,00.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Como economizar => Dinheiro na Itália

 

9) O que levar na mala para a Sardenha

Sardenha dicas
Protetor solar é indispensável | Foto: Tamina212, via Wikimedia Commons.

Na hora de fazer as malas para visitar a Sardenha, para quem viaja no verão, a dica são roupas leves, sandálias e trajes de banho. E claro, não esquece o protetor solar e chapéu, já que a temperatura pode chegar a 45°C e não há muita sombra nas praias.

Vale a pena levar também um casaco leve, para usar durante à noite, já que a temperatura costuma cair um pouco e o vento costuma soprar mais forte.

Fácil => Aluguel de carro na Itália

 

10) O que comer na Sardenha

Dicas essenciais para viajar para Sardenha
Prato bruschetta, na Sardenha | Foto: © Benoît Prieur, via Wikimedia Commons.

A gastronomia sarda é caracterizada pela sua diversidade. Ao longo dos anos ela teve várias influências das diversas culturas presentes no Mar Mediterrâneo.

Ela é considerada parte da dieta mediterrânea, modelo nutricional considerado desde 2010 patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

É de tradição oral, uma vez que as receitas foram passadas de geração em geração. Com culinária muito variada, os pratos mais comuns na Sardenha incluem carnes, pães, queijos e vinhos. E claro, frutos do mar.

Aproveite e veja como participar de uma aula de culinária na Sardenha ou de um tour de vinhos na Sardenha.

Sem dúvida, você não vai precisar se perguntar muito sobre o que comer ou onde comer na Sardenha. A gastronomia da região é incrível!

Dica => Eventos e feriados na Itália

 

Anote as dicas para viajar para a Sardenha

Com essas informações já deu para perceber que essa é uma região da Itália que configura um destino incrível para se conhecer. Se você gosta de praia e história, planeje a sua viagem para essa ilha que não vai se arrepender.

Anote bem as dicas essenciais para viajar para a Sardenha, trace o seu mapa de turismo pela região e aproveite o passeio!

O que achou das dicas? Já foi para a Sardenha, o que você mais curtiu pela ilha? Deixe a sua opinião nos comentários! 

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Dani

    Meu marido e eu vamos para Sardenha no inicio de outubro (sou carioca mas moro em Barcelona) e suas dicas foram incríveis! Super completas! Devidamente anotadas. Alugaremos um carro. Sabe dizer se há pedágio na estrada que vai de Olbia a Cagliari? Muito obrigada!

  2. Polly Batista

    Oi, Dani. Tudo bem?! Que bom que gostou das dicas! Pelo que pesquisei no Mappy não há pedágio nesse trecho. Boa viagem!