Oriente Médio

Oriente Médio

O turismo no Oriente Médio mistura paisagens de tirar o fôlego, cidades e capitais modernas e cosmopolitas, monumentos históricos, religiosidade e gastronomia única.

Esta região, banhada pelo Mar Mediterrâneo e pelo Golfo Pérsico, é formada por países localizados na África, Europa e Ásia, embora a maior parte deles esteja no continente asiático.

Dessa forma, em cada canto do Oriente Médio há países com pontos de interesse que agradam todo o tipo de viajante.

Mas, para viajar para esta região do mundo, é preciso ficar atento as regras culturais, costumes de cada local, divisão e curiosidades evitando assim qualquer tipo de “problema”, além de pesquisar bem sobre as regiões com conflitos religiosos.

Assim você conhecerá somente a melhor parte do Oriente Médio e ficará admirado com a beleza das paisagens e com a história dos países da região. Para conhecer mais sobre o turismo no Oriente Médio, leia este artigo e descubra quais os países mais visitados e os pontos turísticos mais procurados pelos viajantes.

Dicas => Como usar internet fora do Brasil

Seguro viagem para o Oriente Médio »

 

Oriente Médio: países

  1. Arábia Saudita
  2. Bahrein
  3. Catar
  4. Chipre
  5. Emirados Árabes Unidos
  6. Iêmen
  7. Israel
  8. Irá
  9. Iraque
  10. Jordânia
  11. Kuwait
  12. Líbano
  13. Omã
  14. Palestina
  15. Síria
  16. Egito
  17. Turquia

O Oriente Médio é uma região pertencente a Ásia, formada para diferenciar os países de cultura árabe das demais nações do continente.

Ao todo, são 17 os países do Oriente Médio, com a ressalva de que alguns deles possuem regiões territoriais pertencentes a outros continentes, com a Turquia (Europa) e o Egito (África). O caso mais curioso é o do Chipre, que geograficamente é um país asiático, mas é tido como europeu por conta da sua cultura.

oriente médio religião
No Oriente Médio nasceram algumas da religiões mais importantes do planeta.

Foi nessa região que nasceram e se desenvolveram religiões como cristianismo, judaísmo, islamismo, mitraísmo, zoroatrismo, maniqueísmo, entre outras.

Mas, apesar de ser o local de origem dessas religiões, o tema é bastante delicado em alguns países e motiva diversos conflitos e guerras.

Apesar disso, o Oriente Médio é um grande centro religioso, além de cultural e de negócios, sobretudo nos países exportadores de gás natural e petróleo, como os Emirados Árabes Unidos.

Nos países da região, o clima é desértico, muito seco, com grandes períodos sem chuva, além de poucos rios.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato no Oriente Médio »

 

O que fazer no Oriente Médio

Arábia Saudita

Arábia Saudita pontos turísticos
Cidade de Al Medinah é uma das mais turísticas da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita é daqueles países com regras rígidas baseadas na religião e que aos poucos vem abrindo as portas para o turismo.

Antes, o país não emitia visto para turismo e, por isso, somente quem estava a trabalho ou tinha alguma ascendência poderia entrar no território saudita. Essa flexibilização das regras ainda está acontecendo a partir de 2018, por isso, cheque na hora de montar seu roteiro.

Também é importante pesquisar bem as cidades que você pretende visitar, isso por conta das regras religiosas. Em Riyadh, capital da Arábia Saudita, as mulheres não podem viajar sozinhas, dirigir e nem conversar com outros homens, além de não poderem usar roupas curtas e calças.

Apesar disso, a Arábia Saudita possui locais muito interessantes, como a cidade de Al Madinah, onde estão diversos locais sagrados do Islã,  Al-Masjid al-Naba, local de peregrinação para o túmulo do profeta Maomé, a maior divindade da religião, a Mesquita de Quba, além de Meca, a sagrada mais sagrada do Islã.

Prático => Ônibus turístico em Al Madinah

 

Emirados Árabes Unidos

burj kahlifa
Burj kahlifa é só um dos pontos turísticos modernos e exuberantes de Dubai.

Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos pelas deslumbrantes Dubai e Abu Dhabi, mas ele é formado por outros 5 emirados -Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e  Ras Al-Khaimah.

O país, localizado na região do Golfo Pérsico, possuí áreas de pântanos, montanhas e praias, mas a maior parte é desértica.

Dubai é o destino mais famoso e procurado nos Emirados Árabes. O emir é moderno, tecnológico e cheio de atrativos turísticos.

Dentre os principais pontos turísticos de Dubai está o prédio mais alto do mundo, o Burj Kahlifa, além de enormes hotéis e edifícios, paisagens desérticas muito bonitas no Dubai Miracle Garden, o maior jardim do mundo no meio do deserto.

Se o seu sonho como turista é conhecer essa cidade moderna e riquíssima, pode preparar o seu planejamento completo ao ler os artigos hotéis de Dubai, tudo sobre como se locomover em Dubai, se precisa visto para Dubai, o que fazer em Dubai à noite, onde fazer compras em Dubai e, claro dicas para montar um roteiro em Dubai para até 6 dias de viagem.

Por sua vez, Abu Dhabi é a capital do país e reúne os aspectos tradicionais da cultura árabe, mesclando o que há de mais luxuoso e tecnológico no mundo.

Entre os pontos turísticos mais famosos estão a Sheikh Zayed Grand Mosqueuma das maiores e mais belas mesquitas do mundo, o Emirates Palace,  hotel mais famoso do país, o Ferrari World, que é o maior parque indoor do mundo e foi construído ao lado do circuito de Fórmula 1 de Abu Dhabi, entre outros. Confira tudo o que fazer em Abu Dhabi.

Além deles, há atrativos nos outros emirs. Em Fujairah, há a mais antiga mesquita da região, a Mesquita Al Bidya, construída em 1446; em Umm Al-Qaywayn há belas praias, parque aquático e o UAQ National Museum, com acervo de transportes antigos, canhões, e uma prisão.

Adquira => Ingresso para o Burj Kahlifa em Dubai

 

Israel

pontos turísticos de Israel
Visitar Jerusalëm é uma grande imersão com a história.

Israel possui muitos pontos turísticos interessantes. O local mais famoso é Jerusalém, cidade habitada desde 3.000 a. C, e que reúne lugares sagrados para católicos, judeus e muçulmanos. A capital israelense é considerada um dos lugares místicos do mundo, que todo turista deveria conhecer.

Na cidade, você pode conhecer os locais da Via Sacra, o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e a Esplanada da Mesquita, além dos Jardins de Getsêmani.

Tel Aviv é moderna, desenvolvida e com lindas praias, onde as pessoas nadam, aproveitam a areia e ainda praticam esportes aquáticos, como o Stand Up Paddle. É considerada o centro cultural do país, por conta dos vários museus, cinemas, teatros, galeria de arte.

No sul de Israel, na região do Deserto da Judéia fica o Mar Morto e as ruínas de Massada. O Mar Morto está a 400 metros abaixo do nível do mar e é tão salgado que não há fauna e flora nele, por isso o nome.

Para aumentar o clima exótico da região, há sempre um nevoeiro no mar. Ali perto estão as ruínas de Massada, região onde fica o sítio arqueológico de Qumeran, local onde encontraram os Pergaminhos do Mar Morto, há mais de 2 mil anos.

Como é de sabedoria geral, Israel é um país que trava conflitos frequentes com a vizinha Palestina por conta de divergências históricas entres eles, especialmente de cunho religioso. Obviamente viste apenas um deles em seu roteiro e respeite os costumes do país que irá visitar.

Confira => Passeio turístico em Jerusalém

 

Qatar

doha turismo
Doha é mais “ocidental” que as demais capitais da região e esbanja riqueza.

Este certamente é o país que mais cresce no turismo no Oriente Médio. Dono do maior PIB per capta do mundo, o Qatar é um pequeno país asiático pertencente a região, com menos de 3 milhões de habitantes, a maior parte deles de imigrantes.

Tanto é que, diferente dos demais países do Oriente Médio, a língua inglesa é praticamente predominante e regras religiosas para locais e turistas são menos rígidas que nas nações vizinhas. As mulheres, por exemplo, não precisam andar todas cobertas (porém com trajes respeitosos), mas é proibido consumir bebida alcoólica em locais públicos.

O país vem se desenvolvendo ainda mais por conta da Copa do Mundo no Qatar de 2022, que deixa a infraestrutura turística ainda mais impecáveis, até porque a cidade de Lusail está sendo construída do zero ao redor do estádio, que será palco da abertura e da final do torneio. Leia também sobre pacote para Copa no Qatar.

A principal cidade do Qatar é a capital Doha, onde você se depara com a riqueza ostentada: carros de luxo, pessoas muito bem vestidas, sem pessoas em situação de pobreza e construções ultra-modernas, como o The Pearl-Qatar e o Museu Nacional do Qatar.

Porém nem tudo são flores, afinal esse fatores todos desencadearam conflitos no Oriente Médio com Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Omã e Bahrein, que impuseram um bloqueio aéreo ao país; ou seja, quando for visitar o Qatar, esqueça a possibilidade de esticar o roteiro com países vizinhos.

Imperdível => Safári com passeio de Camelo em Doha

 

Jordânia

petra jordania
Sítio Arqueológico de Petra preserva ruínas fascinantes.

A Jordânia é um país com cenários desérticos, diversos sítios arqueológicos com vestígios de uma civilização que morou por ali em 1.000 a.C e uma das sete maravilhas do mundo, Petra.

O sítio arqueológico de Petra fica no deserto da Jordânia, entre cânions, vales e grutas. As ruínas ali presentes atraem turistas to mundo inteiro por conta da sua representatividade e beleza impressionante, tanto que o local é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

No meio da rocha, foi esculpido o Al-Khazneh (The Treasury), uma espécie de mausoléu que impressiona pelo tamanho: 43 metros de altura por 30 de largura. É um lugar espetacular.

Situado a 130 km de Petra está o Deserto de Wadi Rum. Sua paisagem é lindíssima, com areia bem vermelha, alguns arbustos e montanhas gigantescas. É um lugar maravilhoso, onde foi gravado o clássico “Perdido em Marte”, um dos melhores filmes sobre viagens para assistir.

Ainda na Jordânia, você pode visitar a cidade de Amã, onde ficam as ruínas do Templo de Hércules, construída quando a cidade estava sob domínio do Império Romano.

E também Jerash, um dos sítios arqueológicos romanos mais bonitos do Oriente Médio onde há um Arco do Triunfo, construído em homenagem a Zeus. No país, também é possível visitar o Mar Morte, que fica na divisa com Israel.

Conheça => Excursão particular para Petra

 

Outros destinos no Oriente Médio

capadócia turquia
Fazer um passeio de balão na Capadócia é uma experiência fantástica.

Além dos citados acima, há diversos destinos turísticos interessantes no Oriente Médio. O Líbano, por exemplo, possui praias e picos nevados, assim, você pode viajar para o país em qualquer época do ano, dependendo da sua preferência por paisagens e temperaturas.

No Chipre também há lindas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo e suas águas azul-turquesa, além da Rocha de Afrodite, onde diz a lenda nasceu a deusa da mitologia grega.

No Egito, há diversos atrativos de uma das mais antigas civilizações do mundo. Cairo, onde estão as Pirâmides de Gizé, o Templo de Karnak e o Vale dos Mestres, são passeios imperdíveis no país, além do Deserto Branco. Conheça melhor cada um dos pontos turísticos do Egito.

Já na Turquia, que assim como o Egito pertence a dois continentes, as cidades turísticas mais importantes são Istambul, que possui igrejas, mesquitas, museus, palácios e muralhas.

O lugar mais turístico é, sem dúvidas, a Capadócia, com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, resultado da ação vulcânica e erosão e onde é possível fazer um fantástico voo de balão. Confira tudo o que fazer na Turquia.

Incrível => Passeio de balão na Capadócia

 

Dicas de turismo no Oriente Médio

Fazer turismo no Oriente Médio é como descobrir um mundo a parte do que conhecemos. Isso vale para as paisagens, as questões religiosas e também para os atrativos turísticos históricos e modernos.

São destinos fantásticos e que vale muito a pena conhecer. E te digo há ainda vários outros locais para visitar, além dos citados no artigo.

Mas, antes de fazer turismo no Oriente Médio, não se esqueça de pesquisar bem os costumes de cada local e se há autorização para entrada de viajantes no país.

Assim, você conseguirá aproveitar tudo o que cada destino tem a oferecer, sem ter nenhum tipo de dificuldade que atrapalhe o passeio. Além disso, sempre carregue água e use protetor solar, porque o clima é quente e seco, especialmente no verão.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro no Sudeste Asiático, onde você confere quais os principais países e cidades para conhecer na outra região turística do continente.

E você, quais dos países do Oriente Médio gostaria de conhecer? Já esteve em algum deles?  Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Oriente Médio

Países para conhecer

Imagem Postagem
Oriente Médio
Emirados Arabes
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Oriente Médio
Israel
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Oriente Médio
Qatar
conhecer destinos >
:
Oriente Médio

Cidades mais visitadas

Imagem Postagem
Turquia
Istambul
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Emirados Arabes
Abu Dhabi
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Emirados Arabes
Dubai
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Israel
Jerusalém
conhecer destinos >
Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *