Você já deve ter ouvido falar sobre as 7 maravilhas do mundo, mas sabia que existem várias listas com esse nome?
Pois é, nosso planeta é tão rico em belezas, criadas ou não pela humanidade, que as maravilhas foram divididas em 4 categorias: maravilhas do mundo natural, do mundo antigo, do mundo medieval e do mundo moderno.
Nesse artigo, vou te mostrar o que há de mais interessante em cada uma das listas. Você conhecerá todos os monumentos considerados como maravilhas do mundo.
São diversos pontos turísticos ao redor do mundo e tenho certeza de que, pelo menos, alguns deles vão chamar muito a sua atenção.
Por isso, já vá preparando a sua listinha e roteiro de viagem para apreciar as mais diversas belezas encontradas ao redor do planeta.
Neste artigo você vai ver:
7 maravilhas do mundo natural
- Floresta Amazônica (América do Sul)
- Baía de Ha Long (Vietnã)
- Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)
- Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
- Parque Nacional Komodo (Indonésia)
- Parque Nacional de Puerto Princesa (Filipinas)
- Montanha da Mesa (África do Sul)
Começo falando sobre as sete maravilhas naturais do planeta reconhecidas oficialmente. A lista foi elaborada em 2011 pela Fundação New7Wonders, com a participação de 220 países e mais de 440 atrações candidatas.
O resultado foi definido por voto do público e de especialistas, confira a seguir:
Floresta Amazônica (América do Sul)
A Floresta Amazônica assume um lugar de destaque na lista das maravilhas naturais oficiais do mundo. Ela é um dos principais destinos para ecoturismo no Brasil. Isso porque, se trata da maior extensão de mata atlântica no planeta.
Em questão de turismo pelo Amazonas, podemos destacar a cidade de Iguitos, no Peru e a região ao redor da cidade de Manaus. Nela, você pode adentrar em toda a magia que o local oferece e fazer diversas atividades ligadas a natureza.
Além disso, ela pode ser encontrada em nove estados do Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
*Vídeo do Ministério do Turismo.
A floresta é considerada um dos bens mais preciosos da humanidade, já que possui uma enorme variedade de fauna e flora.
Sendo assim, ela é reconhecida como uma peça fundamental para a manutenção do clima no mundo.
E o que mais chama a atenção é a sua beleza de tirar o fôlego e paisagens dignas de filmes.
Baía de Ha Long (Vietnã)
Pouca gente sabe, mas o Vietnã é um dos países mais visitados quando o assunto é turismo natural. Lugar de muitas belezas exóticas e atividades que envolvem a natureza, se destaca a Baía de Ha Long (Ha Long Bay, em inglês), que fica a 128 km da capital Hanói.
Ha Long fica localizada no golfo de Tonkin. Os especialistas definem a paisagem como algo “majestoso”, já que a baía é formada por 1.600 ilhas e ilhotas localizadas entre enormes pilares de pedra (calcários).
O grande destaque é navegar pelas águas tranquilas, passando por grutas, rios subterrâneos, recifes de corais, manguezais e praias belíssimas.
Além disso, o país conta com uma das melhores praias da Ásia, a deslumbrante Phu Quoc Island.
Vale ressaltar que outro diferencial é a culinária local.
Ou seja, as receitas encontradas nos melhores restaurantes da Ásia são baseada principalmente em animais marítimos e frutos do mar.
Portanto, este é um excelente destino para quem gosta de viagens a lugares exóticos e com culturas diferentes.
Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
As Cataratas do Iguaçu se encontram na divisa entre Foz do Iguaçu no Paraná, bem na fronteira com o Paraguai e a Argentina. Elas são formadas por 275 quedas de água, com uma média de 65 metros. Ou seja, estima-se que a vazão delas seja de 1.5 milhão de litros de água por segundo!
Aproveite e confira detalhes de como é o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu e sobre qual o lado mais bonito das Cataratas: o argentino ou o brasileiro?
Além disso, as quedas d’água fazem parte dos Parques Nacionais de Iguaçu e Iguazú, um dos destinos naturais mais visitados na América do Sul.
E fora as belezas das cataratas, é possível se aventurar de barco, fazer trilhas, navegar próximo às cachoeiras, fazer lindas fotos e apreciar a paisagem local.
Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
Pouca gente sabe, mas a Coreia do Sul possui um lindo cenário tropical. De tão incrível que é, acabou sendo selecionado como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.
Estamos falando da Ilha de Jeju, que fica a 454 km de Seul. Trata-se de uma província autônoma e o principal atração do país, que chega a receber mais turistas do que os principais pontos turísticos de Seul.
Tudo se deve às lindas praias, cataratas, cavernas, campos e esculturas milenares. Não deixe de ler o artigo com as principais dicas da Coréia do Sul.
O clima e a infraestrutura são considerados muito confortáveis por especialistas em turismo.
Além disso, você pode ficar em resorts de luxo ou mesmo participar da rotina local de vilarejos. Mas uma coisa é certa: tem muita coisa para fazer na ilha!
Parque Nacional Komodo (Indonésia)
Você já ouviu falar sobre o Dragão de Komodo?
Esse lagarto enorme pode ser muito assustador para muitas pessoas, mas o seu habitat original é considerado um dos locais mais bonitos e encantadores do planeta.
Trata-se do Parque Nacional Komodo, que fica localizado na Indonésia. O parque foi fundado como um santuário para a proteção da espécie e de outros animais da fauna local.
Seu tamanho equivale a 255 mil campos de futebol, já que conta com uma área de mais de 1.800 km².
Este complexo verde possui ilhas de origem vulcânica, quedas de água, montes floridos, montanhas e muito mais.
Parque Nacional de Puerto Princesa (Filipinas)
Esta é mais uma das maravilhas naturais do mundo que se encontra na Ásia. Mais precisamente, nas Filipinas. Trata-se do belíssimo Parque Nacional de Puerto Princesa, localizado na Ilha de Palawan.
Só pelas fotos dá para perceber porque esse lugar é considerado como um dos mais exóticos do planeta.
O rio subterrâneo do Puerto Princesa emerge em um mar de águas cristalinas e areia branca. Portanto, neste local você poderá ver linda paisagens, reserva biológica e atividades de trilha para apreciar a fauna e flora local.
Ou seja, opções de o que fazer nas Filipinas não faltarão.
Table Mountain (África do Sul)
Quem ama se aventurar na natureza vai simplesmente amar a Table Montain, na África do Sul.
Do topo da montanha, chamado de Pico do Diabo, é possível ter uma incrível vista de Cape Town e dos seus pontos turísticos (Cidade do Cabo), que fica a 15 km de distância.
Além disso, no Table Montain National Park você encontrará atividades de turismo são uma das coisas mais chama atenção, além das belezas naturais.
Sendo assim, você pode se aventurar de bicicleta pelas montanhas, fazer escalada, voar de asa delta, surfar, mergulhar e admirar uma enorme fauna marinha.
7 maravilhas do mundo moderno
As maravilhas do mundo moderno são riquezas arquitetônicas e construções da humanidade ao redor do planeta. Neste artigo, eu te mostro tudo de mais legal sobre as belezas construídas mais recentemente.
Elas acabaram se tornando pontos turísticos, históricos e culturais de importância mundial. E, se há uma certeza sobre seu potencial turístico, é o fato de que é impossível não ficar com vontade de conhecê-las.
Ao todo, são 7 maravilhas do mundo moderno oficiais, selecionadas após uma longa votação pública realizada pela organização suíça Open World Corporation.
A lista de monumentos inscritos contou com mais de 200, tendo 21 finalistas. O resultado – após mais de 100 milhões de votos – foi a conclusão das novas sete maravilhas, baseadas em sua importância cultural, histórica, curiosidades, beleza e, claro, seu potencial de atrair pessoas para contemplá-las.
Mas o que mais importa sobre esse tema é a resposta para a pergunta: quais são as maravilhas modernas e como posso aproveitar uma incrível viagem para conhecê-las?”. É o que vai descobrir aqui!
Abaixo, você verá todas as informações mais importantes e legais sobre cada uma das maravilhas do mundo contemporâneo.
Mas já aviso: assim como aconteceu comigo, as chances de você ficar super interessada(o) em conhecer todas elas são enormes!
- Cristo Redentor (Brasil)
- A Grande Muralha (China)
- Taj Mahal (Índia)
- Machu Picchu (Perú)
- Chichén Itzá (México)
- Coliseu (Itália)
- Ruínas de Petra (Jordânia)
Cristo Redentor (Brasil)
Vou começar com o ouro nacional: o lindíssimo e único Cristo Redentor.
Esse monumento está localizado na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. Certamente é uma das mais visitadas maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor é o cartão-postal brasileiro mais conhecido.
A obra retrata Jesus Cristo, mede mais de 30 metros e trata-se de uma das principais atrações do Rio de Janeiro, até mesmo para aqueles que não são religiosos.
Inaugurado em 1931, o Cristo Redentor é feito de concreto e pedra-sabão. Seus braços se esticam por 28 metros de largura e o monumento todo pesa cerca de 1.145 toneladas.
Além disso, esta é a terceira maior escultura que retrata Jesus Cristo no mundo, perdendo no ranking apenas para a Estátua de Cristo Rei, na Polônia, e a de Cristo de la Concórdia, na Bolívia.
Sendo assim, além de conseguir excelentes fotos, como fazem a maioria dos turistas e celebridades que visitam o local, você terá uma bela vista das praias cariocas, com toda sua beleza natural e tropical de tirar o fôlego.
E se tem uma coisa que a Cidade Maravilhosa possui são belezas para apreciar.
Portanto, uma ida ao Cristo Redentor é uma experiência muito maior do que apenas conhecer o monumento, que por si só já valeria a pena. É apreciar o Rio de Janeiro em toda sua grandiosidade.
A Grande Muralha (China)
Agora, um pulinho do outro lado do planeta para falar de outra maravilha do mundo moderno na Ásia.
A Grande Muralha da China é outra atração reconhecida e apreciada por todos que a visitam. Ela já impressiona pela sua gigantesca proporção, já que é considerada a maior estrutura militar de defesa do planeta. Estima-se que o comprimento total da estrutura seja de 8.850 km.
Os materiais usados na construção são diferentes dependendo da localidade visitada, já que se trata de uma junção de várias muralhas diferentes que foram unidas com o passar dos séculos.
Ou seja, isso a torna um dos monumentos mais famosos do mundo. Ir à Grande Muralha da China é uma aula presencial e viva de História.
É enxergar com os próprios olhos o que a humanidade é capaz de construir ao longo dos anos. Também é refletir e apreciar tudo com uma sensação de visita a ancestralidade e reconhecimento de todo potencial humano.
Neste local, você pode caminhar pela estrutura, fazer fotos magníficas e, ainda, pode fazer trilha de bicicleta.
Além disso, existem várias atividades diferentes espalhadas pela Muralha, que dependem da altitude, geografia local, etc. Há realmente uma infinidade de programas culturais, esportivos, artísticos e radicais para fazer nesta região.
Sendo assim, a forma mais “simples” de conhecer a Grande Muralha é através das excursões saindo da capital chinesa.
Isso porque Pequim fica a 80 km de distância. E a partir dela, é possível seguir em grupo e visitar vários trechos da muralha, em vários níveis de conservação (partes restauradas e partes históricas).
Taj Mahal (Índia)
O Taj Mahal é um mausoléu localizado na cidade de Agra, na Índia. Assim como o Cristo Redentor é o cartão postal do Brasil, este é o principal monumento dos indianos.
Este é um dos monumentos mais importantes e conhecidos no mundo, já que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Por si só, a história do monumento já é incrível. Foi construído entre 1632 e 1653, por aproximadamente 20 mil homens trazidos de várias cidades orientais.
Sua construção foi uma ordem do imperador Shah Jahan após a morte da sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, apelidada de Mumtaz Mahal (“Joia do Palácio).
Ela faleceu após dar a luz ao seu 14º filho, e o Taj Mahal foi construído sobre o seu túmulo.
Toda a estrutura do mausoléu é feita basicamente de mármore branco, um material de imensa qualidade e beleza. Além disso, há diversas inscrições feitas com pedras semipreciosas, ouro e metais valiosos.
O edifício possui duas mesquitas e é cercado por minaretes (torres). Conheça também os principais atrativos turísticos de Nova Deli.
Além de apreciar o monumento, há diversas atividades turísticas e culturais.
Quem visita a Índia sempre se depara com uma enorme riqueza de coisas para fazer, lugares para visitar e lugares para belíssimas fotos. Sem falar da experiência de visitar com uma cultura e musicalidade tão únicas.
Machu Picchu (Peru)
Machu Picchu é outra das maravilhas do mundo moderno que dispensa comentários.
Trata-se de uma cidade secular da cultura Inca, que fica no alto da Cordilheiras dos Andes, no Peru. Foi construída no século XV, repleta de muralhas de pedra e construções que te fazem pensar que você está em um filme.
A vista de no local é linda, de onde é possível ver o vale do rio Urubamba.
E além de sentir todo o impacto e beleza das lindas construções, você pode fazer trilhas e se encantar com a beleza dos Andes Peruanos. Aproveite e confira tudo o que conhecer em Machu Picchu.
Até hoje não se sabe exatamente o que motivou a construção de Machu Picchu, mas as teorias vão desde que seria uma cidadela comum até mesmo uma base para estudo de astronomia e astrologia.
Se o que você procura é uma viagem inesquecível, com belas paisagens, então esse é com certeza um dos melhores atrativos do Peru para você explorar.
Chichén Itzá (México)
Apesar de não ter o nome tão popular, provavelmente todo mundo já viu alguma foto de Chichén Itzá em algum livro de História. Pois saiba que este e’um dos lugares mais incríveis do México.
Ela foi uma grande cidade construída pela civilização maia no final do período clássico (entre os anos 800 e 900).
Hoje, é um patrimônio histórico e um sítio arqueológico de imensa importância pública mundial, protegido pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
Localizado na cidade de Tinum, no estado de Yucatán, Chichén Itzá é um dos lugares para conhecer no México.
É estimado que em 2007, quando foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno, a cidade tenha recebido aproximadamente 1.2 milhões visitantes.
De lá até hoje, o turismo local só aumenta, devido a curiosidade dos visitantes de apreciar as ruínas tão famosas do povo maia.
De acordo com as instituições federais que administram o local, são cerca de 1,4 milhões de visitas turísticas por ano.
O principal ponto turístico dentro da cidade histórica é a famosa pirâmide com degraus chamada de “El Castillo”, muito retratada em livros para se referir a arquitetura do povo maia.
Além disso, há várias esculturas, construções e resquícios desse povo tão importante para a história latino-americana.
Coliseu (Itália)
E aqui temos outra entre as maravilhas do mundo moderno que é bastante conhecida: o Coliseu em Roma.
Seu nome verdadeiro é Anfiteatro Flaviano, considerado o maior anfiteatro já construído no mundo e responsável por uma considerável parcela do turismo na Itália.
Estima-se que o começo da sua construção tenha sido no ano de 72 d.C., pelas ordens do imperador Vespasiano.
Sua conclusão, entretanto, foi no ano 80, já então no governo do seu sucessor e herdeiro, imperador Tito. Foi usado para diversos fins esportivos, de lazer, espetáculos e anúncios do reinado.
Inclusive, foi no Coliseu que se tornou conhecida a prática de combate entre gladiadores, por exemplo.
O edifício monumental é feito de mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo. Sua extensão elíptica mede aproximadamente 190 metros por 155 metros.
Além disso, existem várias outras alas onde é possível apreciar não só a arquitetura, mas riquíssimos detalhes da história local. Portanto, se você for à Itália, visitar o Coliseu é quase um item obrigatória do roteiro.
Ruínas de Petra (Jordânia)
Situada entre as montanhas, as Ruínas de Petra são um dos resquícios históricos mais impressionantes do planeta.
Em 1985, a Unesco concedeu-lhe o título de Patrimônio da Humanidade, devido a sua importância cultural, histórica e turística.
Petra é uma enorme região arqueológica da Jordânia, preservada pela Administração Federal do país. Suas construções foram esculpidas em arenito, ou seja, elas não foram construídas, mas esculpidas nas montanhas.
Portanto, este é um cenário digno de um filme de fantasia ou ficção. Inclusive ele teve um dos seus filmes gravados nesta região: “Indiana Jones e a Última Cruzada”.
Quando visitar a Jordânia, conheça também Gérasa, um dos principais sítios arqueológicos do mundo.
Petra é, com certeza, um destino certo para quem gosta de se aventurar e tirar fotos. Trata-se de uma das cidades mais impressionantes do mundo, mesmo que só restem as suas ruínas.
7 maravilhas do mundo antigo
As 7 maravilhas do Mundo Antigo são um conjunto de obras arquitetônicas feitas pela humanidade e listadas pelos intelectuais da Grécia antiga como as maiores construções e monumentos da Antiguidade.
Sendo assim, neste artigo, você vai saber tudo de mais interessante e curioso sobre cada uma dessas obras, já que até hoje elas são descritas em livros e museus como algumas das maiores construções já feitas pelo homem.
A maioria das maravilhas da Antiguidade não existem mais, já que foram erguidas antes de Cristo. De algumas, não há nem vestígios físicos da sua existência, apenas registros históricos e artísticos.
Contudo, ainda hoje elas mexem com o imaginário das pessoas, principalmente de quem gosta de viajar ou conhecer histórias sobre o mundo.
Portanto, hoje te convido reviver o passado e, para isso, você deverá usar bem a sua imaginação para vislumbrar todo o potencial de cada uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Confira a seguir!
- Pirâmide de Gizé
- Jardins Suspensos da Babilônia
- Estátua de Zeus
- Templo de Ártemis
- Mausoléu de Halicarnasso
- Colosso de Rodes
- Farol de Alexandria
As Maravilhas do Mundo Antigo ainda existem?
Infelizmente, apenas uma das sete maravilhas da Antiguidade permanece de pé: A Grande Pirâmide de Gizé.
Inclusive, é um ponto turístico de enorme relevância mundial presente no Egito.
Na verdade, permanecem de pé as 3 grandes Pirâmides de Giza que compõem a Necrópole de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Além disso, as três podem ser visitadas nos passeios pelo Egito, ao preço de uma taxa de visitação.
Visitar a Necrópole, que fica localizada no complexo de Gizé, é uma das opções passeios no Cairo. É nesse local que também está localizada a famosa Grande Esfinge, além de tumbas, cemitérios e templos do povo antigo do Egito.
Saindo da cidade do Cairo até o complexo arqueológico, a viagem de carro dura cerca de 40 minutos.
A Grande Pirâmide de Gizé
A Pirâmide de Gizé é a primeira das maravilhas do mundo antigo a ser construída e também a única que se mantém de pé nos dias atuais.
Imponente e gigantesca, estima-se que a pirâmide foi construída há mais de quatro mil e quinhentos anos, apenas para servir de mausoléu para o importante faraó Quéops.
Além disso, por muito anos, foi também considerada o edifício mais alto do mundo, com 146,6 metros de altura. Conheça os demais atrativos turísticos do Egito.
A construção é tida como uma das maiores provas do grande potencial intelectual e técnico dos construtores egípcios, já que já demostraram conhecimento em geografia, astronomia, geologia, matemática e física.
Tanto que permanece de pé mesmo após mais de 4 mil anos. Ou seja, algo impressionante até mesmo para os arquitetos e engenheiros da atualidade.
Jardins suspensos da Babilônia
Esse é um item da lista que levanta uma série de questões entre os curiosos, já que não há indícios concretos que provam que os jardins suspensos da Babilônia existiram.
Na verdade, eles são citados em escrituras e até foram pintados e desenhados por artistas da Antiguidade.
Mas existem poucos registros arqueológicos de suas ruínas presentes no Oriente Médio, em território que hoje corresponde ao Iraque.
Estima-se que os jardins foram criados por ordem do rei Nabucodonosor, no ano de 605 a.C, como um presente para a sua esposa, rainha Amyitis.
A estrutura seria composta por seis montanhas artificiais que formavam terraços de pedra branca sobrepostos cercados por vegetação local e quedas d’água.
Além disso, as representações e registros artísticos que retratam os jardins suspensos da Babilônia mostram um lugar incrivelmente lindo, limpo e majestoso.
No Iraque, arqueólogos e historiadores encontram, desde o século XIX, possíveis vestígios das ruínas e materiais que compunham os jardins da Babilônia.
Entretanto, parece que essa dúvida sobre a sua existência ou não deixa o assunto ainda mais interessante!
A Estátua de Zeus
A incrível estátua de Zeus foi um monumento que media entre 10 e 15 metros, segundo registros históricos.
O monumento ficava localizada no templo de Olímpia, na Grécia, e posteriormente levada para o centro do Império Romana do Oriente, na região da Constantinopla.
Acredita-se que ela teria sido destruída em um incêndio ou terremoto.
Construída por volta de 450 anos a.C pelo escultor Phídias, a obra retratava Zeus sentado em seu trono, indicando seu posto superior diante dos demais deuses do panteão grego.
Estima-se que a estátua foi destruída no ano de 470 a.C. Ou seja, o monumento durou intacto por apenas 20 anos. Mas foi tão marcante que esta escultura é lembrada até hoje, quase 2.500 anos depois.
A estátua era feita de ébano, ouro, marfim e uma série de pedras preciosas, o que também justificou sua transferência de Olímpia para o centro do domínio romano em Constantinopla; afina se tratava de uma peça preciosa.
Além disso, a História conta que o imperador Calígula inclusive tentou roubá-la certa vez.
O Templo de Ártemis
Localizado em Éfeso, local que hoje corresponde a Turquia, o templo à deusa Ártemis foi considerado uma das construções mais impressionantes da Antiguidade. Tanto que entrou facilmente na lista das maravilhas do mundo antigo.
Estima-se que tenha sido construído por volta de 550 anos a.C. Os registros em escrituras descrevem o local sem poupar elogios e apontam uma construção digna de filmes, já que foi feito todo em mármore de tons claros.
O templo conta com enormes pilares esculpidos e monumentos impressionantes. Porém, infelizmente, pouco restou de suas ruínas.
O Templo de Ártemis foi destruído no ano de 356 a.C, incendiado durante a invasão bárbara dos godos em Éfeso.
Escrituras indicam que o líder bárbaro teria destruído-o com a intenção de ficar famoso por derrubar a magnífica construção.
Além disso, os vestígios existentes da obra se encontram no Museu Britânico, que é um dos museus de Londres mais visitados.
O Mausoléu de Halicarnasso
O Mausoléu de Halicarnasso – também conhecido como o Mausoléu de Mausolo – foi uma construção que serviu de tumba para os restos mortais do rei Mausolo, do Império Aquemênida.
Ou seja, ele foi construído por volta de 350 a.C sob as ordens da rainha Artemísia II de Cária, viúva e irmã de Mausolo.
Além disso, foi a partir dessa maravilha do mundo antigo que surgiu a palavra “mausoléu”, em referência ao rei Mausolo.
A estrutura foi desenhada por dois grandes arquitetos gregos, Sátiro e Pítis.
Porém, não se sabe exatamente qual foi o material base para a construção, mas haviam muitos detalhes em ouro e em mármore, como mostram os vestígios da obra.
Estima-se que tenha sido destruído por volta do século XV por terremotos que atingiram a Turquia, onde ficava a cidade de Halicarnasso.
Sendo assim, os restos ainda existentes do mausoléu permanecem em exposição no Museu Britânico, em Londres, e na cidade turca de Bodrum.
Colosso de Rodes
Muito provavelmente você já deve ter assistido algum filme histórico que retratou uma estrutura parecida com o majestoso Colosso de Rodes (ou Rhodes).
Se trata de uma estátua de bronze com mais de 33 metros na entrada do porto da cidade grega de Rodes.
Muitas gravuras o retratam como um monumento gigantesco e imponente. A escultura tem seus seus pés apoiados em estruturas planas por onde as embarcações passavam entre as bases e por baixo da estátua.
Contudo, estudos e registros históricos mostram que se tratava sim de uma estátua enorme e inesquecível, mas que foi construída apenas sobre uma das bases da entrada do porto, com suas pernas juntas.
Construído cerca de 300 anos a.C, o Colosso foi uma homenagem ao deus Hélios – deus do Sol – como um agradecimento pela vitória sobre o exército de Demétrio Pollorcetes I, já que se situava em Rodes como liderança do poderio macedônio.
A estátua se manteve em pé por cerca de 50 anos. Porém, infelizmente, ela caiu e foi destruída durante um terremoto que atingiu Rodes no ano de 226 a.C.
Portanto, há poucos possíveis vestígios do monumento, uma vez que ele afundou no mar. Confira uma excursão turística em Rodes.
Farol de Alexandria
Por fim, mas não menos importante, a última das 7 maravilhas do mundo antigo é o famoso farol de Alexandria.
Construído cerca de 250 anos a.C no porto da cidade egípcia de Alexandria. A obra era uma gigantesca torre de mármore com mais de 100 metros de altura.
Além disso, ela funcionava como um guia para as embarcações durante a noite.
De dia, seus espelhos milimetricamente postos para o reflexo da luz solar, também ajudavam as embarcações a se localizar no mar. Estima-se que, mesmo durante o dia, o farol podia ser visto a uma distância de 50 km.
A obra é de autoria do arquiteto grego Sóstrato e foram usados como material base para a estrutura mármore e argamassa.
Foi uma construção que resistiu muito a ação do tempo e de terremotos, já que estima-se que começou a ruir somente por volta do século IV, após desastres naturais.
7 maravilhas do mundo medieval
Entre as diversas maravilhas do planeta, a lista das maravilhas do mundo medieval se destaca como uma das favoritas entre os estudiosos e aqueles que gostam de viajar para conhecer pontos turísticos cheios de história e mistérios.
Essas construções são a prova de que a Idade Média teve enorme contribuição quando o assunto são monumentos e locais que importância histórica. Antes de mais nada, você sabe o que foi a Idade Média? Trata-se do recorte histórico (476 d.C – 1.453) bastante relevante para a história mundial.
Apesar de também ser conhecida como “Idade das Trevas”, esse período teve forte impacto no âmbito da arquitetura e engenharia. Ainda nos dias atuais, muitas construções se inspiram em referências dessa época, como o estilo gótico de arquitetura europeia, por exemplo.
Desse modo, além das maravilhas do mundo moderno e do mundo antigo, as grandes obras da Idade Média também devem ser levadas em consideração na hora de citar as grandes construções da Humanidade através dos anos. Pensando nisso, hoje mostro as principais informações e curiosidades sobre tais maravilhas.
- Stonehenge (Inglaterra)
- Coliseu (Itália)
- Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito)
- Torre de porcelana de Nanquim – Bao’ensi (China)
- A Grande Muralha (China)
- Basílica de Santa Sofia (Turquia)
- Torre de Pisa (Itália)
- Abadia de Cluny (França)
- Taj Mahal (Índia)
Stonehenge (Inglaterra)
O Stonehenge é uma das estruturas mais famosas do mundo, entretanto, muita gente a não conhece pelo seu nome.
Mesmo assim, deve lembrar de vê-la em filmes, séries ou até mesmo jogos de videogame. Trata-se de um círculo de pedras que formam uma das sete maravilhas do mundo medieval e fica na Inglaterra.
Sua fama enquanto ponto turístico cheio de mistérios acabou fazendo dessa maravilha um símbolo da cultura pop, geek e nerd.
As rochas chegam a ter cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas. Alguns dos principais tópicos responsáveis pela popularidade da construção são as circunstâncias da sua criação e sua finalidade.
Afinal, como povos antigos conseguiram mover rochas são grandes e pesadas? E para que servia esse local que mais parece um altar místico?
Essas e outras questões ainda são um grande um mistério.
Apesar de ter sido construído há milhares de anos antes de Cristo, como apontam historiadores, o Stonehenge se encaixa nas maravilhas do mundo medieval por diversos motivos ligados ao começo da sua “fama” enquanto ponto turístico.
Localizado no condado de Wiltshire, ele pode ser visitado diariamente.
Coliseu (Itália)
O Coliseu de Roma, é, talvez, a construção que mais nos remete ao período medieval.
Seja pelo fato de ter sido palco dos famosos duelos de gladiadores ou até mesmo pelo seu estilo monumental que representa muito da arquitetura dessa época. É também eleita como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Seu nome oficial é, na verdade, Anfiteatro Flaviano e fica localizado em Roma.
Estima-se que tenha sido construído entre os anos 72 a 80 d.C., sob as ordens do imperador Vespasiano e, posteriormente, concluído pelo seu herdeiro, o imperador Tito.
Ainda nos dias atuais, trata-se de um dos principais pontos turísticos da Itália e Europa.
O Coliseu foi um espaço usado para várias finalidades: esportes, espetáculos e anúncios importantes, principalmente no período medieval.
É feito de diversos materiais, como mármore e pedra. Atualmente, é conservado enquanto patrimônio da humanidade, onde você pode fazer visitas e apreciar alas que funcionam como museu.
Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito)
Essa famosa necrópole está localizada na cidade de Alexandria, no Egito. Trata-se de um grande complexo de tumbas espalhadas na extensão de um dos sítios arqueológicos mais importantes da história egípcia.
Sua impressionante decoração, que utiliza características dos monumentos gregos, romanos e egípcios, facilmente transformaram as catacumbas de Kom el Shogafa em uma das maravilhas do mundo medieval.
Até hoje, as construções chamam a atenção, seja pela mescla das estéticas citadas ou pela aura mística e sagrada.
O local foi usado como câmara funerária e sepultura de diversas pessoas alexandrinas, inclusive grandes personalidades locais da época.
Estima-se que seu auge tenha sido entre o século II e o século IV. A partir do ano de 1900, os monumentos foram redescobertos após uma série de inundações e hoje é tombado como centro histórico.
Torre de porcelana de Nanquim – Bao’ensi (China)
Bao’ensi (Templo da Gratidão), também conhecida como Torre de Porcelana de Nanquin/Nanjing, é um sítio arqueológico da cidade de Nanjing, no sudeste da China.
Construída por volta de século XV, a estrutura foi um dos templos budistas mais importantes dessa região. Infelizmente, foi destruída no século XIX na Rebelião Taiping.
Tratava-se de uma torre octogonal (assim como outros templos comuns no Oriente) e possui quase 80m de altura e 30m de diâmetro na sua base. Possuía nove compartimentos que podiam ser acessados através de uma escada de quase 40m.
Com toda essa estrutura de tirar o fôlego, não foi surpresa nenhuma que ela tenha entrado para a lista de maravilhas medievais, mesmo tendo sido destruída.
Atualmente, ela passa por um processo de reconstrução, o que impede que seja acessada por viajantes.
Mesmo assim, Nanjing ainda conserva muitas relíquias do famoso templo e é uma cidade turística para apreciadores da filosofia e religião budista.
A Grande Muralha (China)
Ainda na China, é possível encontrar outra maravilha do mundo medieval: a Grande Muralha.
Também conhecida como Muralha da China ou Grande Muralha da China, estou falando sobre uma das maiores e mais impressionantes estruturas já feitas pela humanidade.
Construída para fins militares, a muralha foi um marco da China Imperial, mesmo período em que foi construída.
Estima-se que o começo da sua construção data do ano de 221 a.C., sob ordens do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang.
Entre pausas, mudanças de dinastias e batalhas que aconteceram durante a história da China, as últimas partes erguidas da muralha datam do século XV.
Atualmente, sua finalidade é exclusivamente histórica e turística. Ou seja, já não é mais usada com fins militares ou defensivos.
Não se sabe exatamente quantos trabalhadores foram responsáveis pela construção. Contudo, sabe-se que a obra se aproveitou de diversas fortificações já construídas, sendo uma ligação entre tais pontos militares.
Grandes blocos de pedra unidos por argamassa constituem a maior parte da estrutura de quase três mil km de extensão.
Basílica de Santa Sofia (Turquia)
Outra maravilha medieval está localizada na Turquia, mais especificamente em Istambul.
Construída pelo Império Bizantino entre 532 d.C e 537 com a finalidade de ser a principal catedral da Constantinopla, a Basílica de Santa Sofia hoje opera como dos museus turcos mais importantes e reconhecidos.
O edifício é considerado um dos principais exemplos da arquitetura e engenharia bizantina, o que atrai viajantes que apreciam esse tipo de construção.
Seu interior é decorado com uma série de mosaicos, esculturas e colunas de mármore, além de peças de alta importância histórica.
Por isso, se estiver em Istambul, é quase obrigatório visitar a Basílica de Santa Sofia e se impressionar com toda sua grandiosidade e relevância histórica.
Torre de Pisa (Itália)
A Torre de Pisa é um dos edifícios mais famosos do mundo. Quem não conhece a famosa torre inclinada, localizada na cidade de Pisa, na Itália?
Todo mundo já viu, nem que seja por fotografia. Conhecida também pelo nome de Torre Pendente de Pisa, trata-se de um campanário da catedral de Pisa, uma das cidades mais incríveis da Itália.
Embora tenha sido projetada para ser uma torre vertical, como a maioria das torres, o edifício começou a inclinar-se logo no início da sua construção, em 1.173.
O motivo foi a sua fundação mal construída e o solo mal trabalhado. Atualmente a torre se mantém inclinada na direção sudoeste e é um dos principais pontos turísticos italianos.
A torre possui quase 57m de altura, entre o solo e a ponta superior do seu lado mais alto. Estima-se que seu peso seja algo em torno de 14.500 toneladas.
É possível entrar na torre e conhecer o seu interior, mas os ingressos são limitados e precisar ser reservados com antecedência. Mas aviso, se prepare para uma grande escadaria em espiral.
Abadia de Cluny (França)
A Abadia de Cluny, na França, é uma das construções medievais mais impressionantes que existem.
Fundada em 910 d.C, o edifício representa o esplendor da Europa em um momento de algo poderio e imensa expressão política, artística e religiosa. Ela está localizada na cidade monástica de Cluny, na região da Borgonha, uma das regiões mais importantes da França.
Atualmente, funciona como um museu que atrai principais os amantes de arquitetura medieval.
O local ainda conserva grande obras artísticas e relíquias do período em que foi a maior ordem monástica do Ocidente.
Taj Mahal (Índia)
E é com o famoso e grandioso Taj Mahal que termina a lista de maravilhas do mundo medieval.
O que é uma chave de ouro na lista, pois trata-se de um dos principais pontos turísticos do Oriente, ainda nos dias atuais.
Localizado na cidade de Agra, na Índia, o grande mausoléu é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e integra também a lista das sete maravilhas do mundo moderno.
Sua posição entre as maravilhas do mundo medieval é controversa, pois é um edifício construído entre 1632 e 1653, período pós-Idade Média.
Contudo, ninguém pode negar que o Taj Mahal é um dos edifícios históricos mais importantes do mundo.
Estima-se que aproximadamente 20 mil homens foram necessários para sua construção. Sua finalidade foi servir de homenagem e sepultura para a esposa favorita do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Begam.
Seu apelido era Mumtaz Mahal (“Joia do Palácio”) e a mesma faleceu após dar a luz ao seu 14º filho. A maior parte do edifício é constituída de mármore branco.
Há ainda diversas inscrições feitas com pedras semipreciosas, ouro e metais valiosos por toda a extensão da obra. O edifício conta com mesquitas e é cercado por torres.
Quem escolheu as maravilhas da Idade Média?
Essa é uma pergunta sem resposta, infelizmente. Não há registros concretos que indicam quem ou qual grupo de pessoas ou instituição foi responsável pela listagem.
Além disso, há inúmeras controvérsias sobre esta lista como, por exemplo, a questão de que as estruturas não foram construídas no período medieval.
Antes de mais nada, o termo medieval é uma palavra surgida na época do Iluminismo na Europa e o conceito de Idade Média se popularizou somente a partir do século XVI. Isso indica que essa lista não surgiu de fato durante o período Medieval.
Estima-se que tenha sido feita durante ou a partir dos estudos iluministas sobre o período histórico. Mais especificamente sobre as contribuições para a arte, arquitetura, engenharia etc.
Contudo, muitas das estruturas listadas foram construídas antes do período medieval, como provam indícios históricos e arqueológicos.
Inclusive, alguns itens da lista também estão presentes na classificação das maravilhas do Mundo Antigo/Antiguidade, onde são mais condizentes com o seu tempo de construção, desenvolvimento e até mesmo destruição.
Quem escolheu as maravilhas da Idade Média?
Essa é uma pergunta sem resposta, infelizmente. Não há registros concretos que indicam quem ou qual grupo de pessoas ou instituição foi responsável pela listagem.
Além disso, há inúmeras controvérsias sobre esta lista como, por exemplo, a questão de que as estruturas não foram construídas no período medieval.
Antes de mais nada, o termo medieval é uma palavra surgida na época do Iluminismo na Europa e o conceito de Idade Média se popularizou somente a partir do século XVI. Isso indica que essa lista não surgiu de fato durante o período Medieval.
Estima-se que tenha sido feita durante ou a partir dos estudos iluministas sobre o período histórico. Mais especificamente sobre as contribuições para a arte, arquitetura, engenharia etc.
Contudo, muitas das estruturas listadas foram construídas antes do período medieval, como provam indícios históricos e arqueológicos.
Inclusive, alguns itens da lista também estão presentes na classificação das maravilhas do Mundo Antigo/Antiguidade, onde são mais condizentes com o seu tempo de construção, desenvolvimento e até mesmo destruição.
Conheça países através das maravilhas do mundo
Como você pode perceber, o planeta é rico em maravilhas de vários tipos: naturais, modernas, antigas, medievais e muitas mais.
Elas servem principalmente como atrativos turísticos e, vai por mim, vale muito a pena conhecê-las. Eu, por exemplo, morro de curiosidade/vontade de conhecer quase todos os itens existentes das listas!
Por isso, saiba que elas estão nessas listas por um motivo. É uma ótima ajuda na hora de planejar viagens ao redor do planeta, pois garantem a certeza de que você vai se impressionar e a viagem já valerá por causa disso; sem contar que cada lugar possui muitos atrativos que vão além das maravilhas citadas.
Para finalizar, recomendo o artigo sobre como usar internet fora do Brasil, com todas as dicas para economizar ao ficar conectado pelo mundo.
E você, quais dessas maravilhas do mundo tem vontade de conhecer? Já esteve em alguma delas? Deixe sua resposta nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *