Maravilhas do mundo: conheça todos os lugares

por Leo Vieira

Maravilhas do mundo: conheça todos os lugares

Você já deve ter ouvido falar sobre as 7 maravilhas do mundo, mas sabia que existem várias listas com esse nome?

Pois é, nosso planeta é tão rico em belezas, criadas ou não pela humanidade, que as maravilhas foram divididas em 4 categorias: maravilhas do mundo natural, do mundo antigo, do mundo medieval e do mundo moderno.

Nesse artigo, vou te mostrar o que há de mais interessante em cada uma das listas. Você conhecerá todos os monumentos considerados como maravilhas do mundo.

São diversos pontos turísticos ao redor do mundo e tenho certeza de que, pelo menos, alguns deles vão chamar muito a sua atenção.

Por isso, já vá preparando a sua listinha e roteiro de viagem para apreciar as mais diversas belezas encontradas ao redor do planeta.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta pelo mundo

Tudo sobre seguro viagem »

 

7 maravilhas do mundo natural

  1. Floresta Amazônica (América do Sul)
  2. Baía de Ha Long (Vietnã)
  3. Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)
  4. Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
  5. Parque Nacional Komodo (Indonésia)
  6. Parque Nacional de Puerto Princesa (Filipinas)
  7. Montanha da Mesa (África do Sul)
Maravilhas do mundo moderno
Floresta Amazônica é uma das maravilhas do mundo natural.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Conheça as maravilhas do mundo natural

7 maravilhas do mundo natural
Baía de Ha Long, no golfo de Tonkin, formada por 1.600 ilhas e ilhotas.

As maravilhas do mundo natural representam, de modo simples, alguns dos principais locais de belezas naturais encontrados ao redor do planeta.

Obviamente, o mundo possui muito mais do que sete, mas essas que foram listadas representam, com muita responsabilidade, alguns dos lugares mais bonitos da natureza.

Em primeiro lugar, a Floresta Amazônica vem se destacando como um dos principais locais onde é possível observar belezas naturais em todo o planeta.


*Vídeo do Ministério do Turismo

Com grande variedade de fauna e flora, a sua extensão se estende pelos seguintes países: Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Muita gente desconhece o fato de que o Vietnã é um dos países mais visitados quando o assunto é admirar belezas naturais.

Inclusive, é onde que fica a Baía de Ha Long, no golfo de Tonkin, formada por 1.600 ilhas e ilhotas entre pilares de calcário. Todo esse cenário majestoso não podia ficar de fora da lista das maravilhas naturais do planeta.

Localizadas na divisa entre do Iguaçu (PR, Brasil) e Puerto Iguazú (Missiones, Argentina), as 275 quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu se consolidam como uma das principais belezas naturais do mundo.

Estima-se que a vazão de água seja de 1.5 milhão de litros por segundos, em quedas que chegam até 65 metros de altura. Descubra qual o lado mais bonito das cataratas do Iguaçu.

7 maravilhas do mundo
Ilha de Jeju é considerada uma das praias mais bonitas.

O K-pop não é a única razão que atrai milhões de turistas para a Coreia do Sul todos os anos.

Existe uma área litorânea chamada Ilha de Jeju, considerada uma das praias mais bonitas e diversificadas quando o assunto é fauna e flora. É um lugar culturalmente muito rico também. Saiba tudo sobre a Ilha de Jeju na Coreia do Sul.

Ainda no Oriente, o Parque Nacional Komodo é um santuário para proteção dos dragões de Komodo, na Indonésia, onde as espécies podem viver em paz e são preservadas por especialistas.

É uma área de mais de 1.800 km² com ilhas vulcânicas, vegetação nativa, quedas de água, montes floridos, montanhas e outras belezas.

Consolidando ainda mais o oriente, Parque Nacional de Puerto Princesa, nas Filipinas, é reconhecido como um dos pontos mais exóticos do planeta Terra.

Além dos rios subterrâneos, o mar de água cristalina e areia branca, o lugar é rico em paisagens ecológicas, trilhas e possui uma das mais importantes reservas biológicas do mundo.

Por fim, a lista acaba com a impressionante Montanha da Mesa, na África do Sul. É um destino imperdível para quem gosta de belas paisagens naturais e aventura.

O seu topo, chamado de Pico do Diabo, possui uma das vistas consideradas como das mais impressionantes do continente africano.

Imperdível => Excursão de 2 a 4 dias na Floresta Amazônica com hospedagem

 

7 maravilhas do mundo moderno

  1. Cristo Redentor (Brasil)
  2. A Grande Muralha (China)
  3. Taj Mahal (Índia)
  4. Machu Picchu (Peru)
  5. Chichén Itzá (México)
  6. Coliseu (Itália)
  7. Ruínas de Petra (Jordânia)
As 7 maravilhas do mundo contemporâneo
Famoso monumento possui mais de 30 metros de altura.

Conheça => Visite o Cristo Redentor e Pão de Açúcar no Rio de Janeiro 

 

Conheça as 7 maravilhas do mundo moderno

A Grande Muralha
Muralha foi um marco da China Imperial, mesmo período em que foi construída.

Se, por um lado, o planeta por si só nos presentou com belezas naturais, a Humanidade também é responsável por construções consideradas maravilhas projetadas. Nesse caso, são chamadas de 7 maravilhas do mundo moderno.

Símbolo da cidade do Rio de Janeiro (e também do Brasil, no exterior), o Cristo Redentor é o primeiro item da lista de maravilhas do mundo moderno.

Localizado no Morro do Corcovado, o monumento que representa Jesus Cristo de braços abertos possui mais de 30 metros de altura e tem uma linda vista da cidade do Rio.

A China também é responsável por uma das estruturas mais conhecidas e apreciadas do planeta: a Grande Muralha da China.

Com aproximadamente 8.850 quilômetros de extensão, sendo também ruínas em alguns pontos, a gigantesca estrutura é um dos maiores pontos turísticos mundiais.

O mausoléu Taj Mahal, na cidade indiana de Agra, é considerado um dos edifícios mais bonitos já construídos.

Feito de mármore branco, a estrutura é o principal cartão postal da Índia e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Saiba tudo sobre o Taj Mahal.

Machu Pichu
Machu Pichu fica localizada no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru.

Tida como uma das construções mais impressionantes já feitas por seres humanos, Machu Pichu, a cidade secular da cultura da sociedade Inca fica localizada no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru.

Estima-se que tenha sido construída por volta do século XV, com todas as suas muralhas de pedra que emanam mistérios e muita beleza. Saiba tudo para Machu Pichu.

Apesar do nome estranho, você já deve ter visto alguma foto de Chichén Itzá. Trata-se de uma das principais cidades da civilização maia no México, com suas pirâmides e arquitetura únicas dos povos nativos americanos.

Localizada na cidade mexicana de Tinum, ela é patrimônio protegido pelo Instituto Nacional de Antropologia e História. Conheça os principais Cenotes no México.

A cidade de Roma também é dona de uma das maravilhas do mundo moderno. É claro que estou falando do Coliseu (Anfiteatro Flaviano, seu nome oficial).

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ocupando o lugar de um dos principais pontos turísticos italianos, o enorme edifício foi palco dos famosos duelos de gladiadores romanos. Atualmente é um museu e patrimônio histórico mundial. Saiba tudo sobre o Coliseu em Roma.

Por fim, as Ruínas de Petra, na Jordânia. Em 1985, foi considerada pela Unesco Patrimônio da Humanidade, um dos títulos mais importantes.

Situada entre as montanhas, a área arqueológica abriga ruínas de uma cidade esculpida em pedras, que já foi cenário de filmes de ficção e fantasia, como Indiana Jones e Senhor do Anéis.

Confira => Excursão para Machu Pichu com almoço

 

7 maravilhas do mundo antigo

  1. A Grande Pirâmide de Gizé (Egito)
  2. Jardins suspensos da Babilônia (Atual Iraque)
  3. Estátua de Zeus (Grécia)
  4. Templo de Ártemis (Turquia)
  5. Mausoléu de Halicarnasso (Turquia)
  6. Colosso de Rodes (Grécia)
  7. Farol de Alexandria (Egito)
Pirâmide de Gizé
De toda a lista, a Grande Pirâmide de Gizé é a única construção que ainda existe.

Conheça => Excursão às Pirâmides e Gizé e Grande Esfinge

 

Conheça as 7 maravilhas do mundo antigo

Maravilhas do mundo antigo
Jardins Suspensos da Babilônia | Foto: , via Wikimedia Commons

Antes das maravilhas do mundo moderno/contemporâneo já existiu uma lista de maravilhas feitas pelo homem: as 7 maravilhas do mundo antigo (também chamada de maravilhas da Antiguidade). Elas correspondem a grandes estruturas construídas há milhares de anos.

De toda a lista, a Grande Pirâmide de Gizé é a única construção que ainda existe, apesar de ser também a mais antiga. Localizada na cidade de Gizé, no Egito, estima-se que ela tenha sido construída há mais de 4.500 anos, apenas para servir se mausoléu para o corpo do faraó Queóps. Hoje, é um dos principais pontos turísticos mundiais.

Apesar de haver indícios da sua existência, principalmente registros escritos, muitos ainda duvidam se os Jardins Suspensos da Babilônia existiram.

Ele teria existido às margens do Rio Eufrates, na região que hoje é o Iraque; eles constituíam seis montanhas artificiais com terraços de pedra branca com vegetação local e quedas de água.

Estima-se que a Grande Estátua de Zeus media algo em torno de 10 a 15m de altura, localizada no templo de Olímpia, na Grécia.

A escultura retratava Zeus em seu trono, no centro do panteão grego. Teria sido levada para Constantinopla durante o império romano, onde foi destruída por volta de 470 a.C por um incêndio ou terremoto.

Grande Templo de Ártemis
Grande Templo de Ártemis | Foto: VikiPicture, via Wikimedia Commons

O Grande Templo de Ártemis foi construído em Éfeso, atual Turquia. Estima-se que tenha sido erguido por volta de 550 anos a.C e destruído em 356 a.C, durante a invasão bárbara dos godos.

Registros apontam a construção como uma das mais impressionantes já existentes. Os vestígios se encontram atualmente no Museu Britânico, em Londres.

Ainda na Turquia, o Mausoléu de Halicarnasso (ou “Mausoléu de Mausolo”) foi construído com a finalidade de sepultar os restos mortais do rei Mausolo.

Tratava-se de uma construção tão impressionante que é dela que surge o termo “mausoléu”. Seus restos se encontram também no Museu Britânico e na cidade de Bodrum.

O Colosso de Rodes foi uma gigantesca estátua de bronze com mais de 33 metros de altura, posta na entrada do porto da cidade de Rodes, na Grécia.

Estima-se que tenha sido construído aproximadamente 300 anos a.C. e, infelizmente, caiu e afundou no mar durante um terremoto em 226. a.C.

Construído por volta de 250 anos a.C., o Farol de Alexandria é descrito como uma torre de mármore com mais de 100 metros de altura.

Funcionava como guia para embarcações durante dias e noites. Infelizmente, começou a ruir por volta do século IV, após diversos desastres naturais.

De Cairo => Excursão histórica em Alexandria

 

7 maravilhas do mundo medieval

  1. Stonehenge (Inglaterra)
  2. Coliseu (Itália)
  3. Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito)
  4. Torre de porcelana de Nanquim – Bao’ensi (China)
  5. A Grande Muralha (China)
  6. Basílica de Santa Sofia (Turquia)
  7. Torre de Pisa (Itália)
Maravilhas do mundo medieval
Como povos antigos conseguiram mover rochas são grandes e pesadas?

Aproveite => Excursão de Meio Dia a Stonehenge

 

Conheça as as 7 maravilhas do mundo medieval

Coliseu Roma
Coliseu foi palco dos famosos duelos de gladiadores.

Dentre as listas, as maravilhas do mundo medieval é a mais controversa. Ela não é considerada oficial ou reconhecida por organizações e estudiosos como acontece com as outras.

Além disso, alguns dos itens da lista também integram outras já citadas. Mesmo assim, vale a pena considerá-la!

Stonehenge, a grande escultura de pedras gigantescas com mais de 50 toneladas, é um dos maiores mistérios da humanidade.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Muito se especula sobre as circunstâncias da sua construção e finalidade, mas nunca se soube tais respostas.

Localizado no condado de Wiltshire, na Inglaterra, é atualmente visitado por milhares de viajantes todos os anos. Descubra como chegar em Stonehenge.

Já citado na lista de maravilhas do mundo moderno, o Coliseu também integra as maravilhas do mundo medieval, o que faz muito sentido.

Palco dos famosos duelos de gladiadores, o anfiteatro e sua estrutura são um bom exemplo da arquitetura e história medieval romana.

O complexo de tumbas de Kom el Shogafa é uma necrópole localizada na cidade de Alexandria, Egito. O sítio arqueológico abriga diversas catacumbas ornamentadas que representam a união entre as estéticas egípcia, grega e romana.

Atualmente, o local é tombado como patrimônio histórico, mas visitas turísticas são permitidas. Conheça os pontos turísticos do Egito.

Torre de Porcelana de Nanquim
Infelizmente, foi destruída no século XIX na Rebelião Taiping.

Infelizmente a famosa Torre de Porcelana de Nanquim (Bao’ensi) não existe mais desde o século XIX, quando foi destruída na rebelião Taiping.

Estima-se que ela possuía aproximadamente 80 metros de altura e encantava por sua beleza e decoração.  Atualmente o local passa por um projeto de restauração.

Outra grande construção já citada é a Grande Muralha da China, presente também na lista de maravilhas do mundo moderno.

Vê-la presente na lista que engloba grandes criações da Idade Média condiz também pois a muralha representa bem o Oriente nesse quesito.

A Basílica de Santa Sofia é um ótimo exemplo de grandes edifícios da Idade Média.

Localizada na cidade de Istambul, ela foi construída no Império Bizantino por volta de 532 anos d.C. com o objetivo de ser a maior e principal cátedra da Constantinopla.

Atualmente, funciona como um museu repleto de obras do período bizantino.

Torre de Pisa
Edifício começou a inclinar-se logo no início da sua construção, em 1.173.

Por fim, mas não menos importante, temos aqui um dos edifícios mais famosos do mundo: a Torre Pendente de Pisa (também chamada de Torre Inclinada).

Localizada na cidade da Itália de mesmo nome, a construção mede quase 57 metros e o motivo da sua inclinação foi sua fundação mal construída.

Desde o começo das suas obras, a torre se inclinou para o sudoeste e assim mantiveram. Atualmente, é um dos pontos turísticos italianos mais visitados.

Além das sete maravilhas medievais citadas, algumas listas das grandes construções da Idade Média ainda incluem a Abadia de Cluny, na França, e o Taj Mahal, na Índia.

Conforto => Taj Mahal sem fila com traslado opcional

 

Conheça países através das maravilhas do mundo

Como você pode perceber, o planeta é rico em maravilhas de vários tipos: naturais, modernas, antigas, medievais e muitas mais.

Elas servem principalmente como atrativos turísticos e, vai por mim, vale muito a pena conhecê-las. Eu, por exemplo, morro de curiosidade/vontade de conhecer quase todos os itens existentes das listas!

Por isso, saiba que elas estão nessas listas por um motivo. É uma ótima ajuda na hora de planejar viagens ao redor do planeta, pois garantem a certeza de que você vai se impressionar e a viagem já valerá por causa disso; sem contar que cada lugar possui muitos atrativos que vão além das maravilhas citadas.

Para finalizar, recomendo o artigo internet fora do Brasil, com todas as dicas para economizar ao ficar conectado pelo mundo.

E você, quais dessas maravilhas do mundo tem vontade de conhecer? Já esteve em alguma delas? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *