França

França

O turismo na França, não se aplica somente à linda Paris. Sim, a capital francesa é tudo aquilo que dizem e ir a Paris é sempre uma experiência mágica. Não importa se é a primeira vez ou a décima, simplesmente estar na Cidade Luz é uma delícia.

No entanto, existem muitas outras regiões da França imperdíveis para turismo. A Normandia, Alcácia, Cote D’Azur, Bordeaux e Borgonha costumam agradar muito aos turistas. Sem falar da Córsega, uma ilha paradisíaca pertencente à França.

Viajar por várias regiões da França tem seu encanto. Por isso, sugiro que você explore todo o país, sem reservas. E aproveite tudo o que o destino tem para oferecer e para isso comece conhecendo todos os post desse destino maravilhoso na Europa feitos por quem realmente conhece cada cantinho francês.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na França

Seguro viagem para França »

 

Mapa da França

tudo sobre a frança
Mapa da França | Foto: Trinaliv , via Wikimedia Commons.
  • Capital: Paris
  • Cidade mais populosa: Paris
  • Língua oficial: Francês
  • Governo: República unitária semipresidencialista
  • Área: Total 543 965 km²
  • População:  67 348 000[1] hab
  • Moeda Euro (EUR)
  • Clima: Temperado

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Turismo na França

cultura da frança

Conforme citei acima, a França, na Europa, é um país com muitos encantos e que vale muito a pena ser explorada, seja fazendo um roteiro de trem pelas regiões francesas, ou mesmo percorrendo a França de carro.

É claro que o primeiro ponto de parada, e o mais demorado, é Paris, mas há outros tão lindos quanto a Cidade Luz. Nessa hora, é importante conhecer o mapa das regiões turísticas da França para escolher quais são as cidades francesas mais belas para visitar.

Para te ajudar a ficar por dentro desse país, reuni as principais curiosidades francesas para você conhecer mais afundo a cultura e as melhores dicas de planejamento de viagem para França. Além de indicações de passeios e tours guiados na França, hotéis, e como se locomover nos trens franceses fazendo paradas em lindos lugares .

Se preferir mais conforto e liberdade, alugue um carro na França e percorra todo as cidades do Sul da França.

Mas, seja para qual região for, um roteiro pela França não decepciona o viajante! 30 dias talvez sejam o mínimo para aproveitar tudo que o país proporciona.

Inclua também no seu planejamento de viagem, a leitura do post sobre qual moeda levar para França e as dicas de câmbio para economizar mais. Para a experiência ser mais completa, não hesite em consultar os planos de internet na França.

 

Viajar na França

dicas de atração na frança

Saber como é o clima francês é primordial no planejamento da viagem, sobretudo para saber fazer a mala com os itens necessários para cada estação. Para tanto, leia o post sobre inverno na França e verão na França.

Por falar em inverno, visitar nessa estação os alpes franceses será uma experiência inesquecível! As cidades de Annecy e Chamonix-Mont-Blanc são as mais famosas. Essa última já faz fronteira com a Suíça.

E se você estiver visitando o país durante os últimos meses do ano, não pode deixar de apreciar os mais famosos mercados de natal franceses em cidades como Estrasburgo, Colmar, Lyon e tantas outras. Até hoje guardo na memória o cheiro desses mercados, que são regados a muito vinho, chocolate e canela!

E aos amantes da vinicultura, que tal aproveitar os feriados franceses para fazer a Rota do Vinho da França? Os produtores locais conservam técnicas milenares e aproveitam o terroir para produzir rótulos super famosos! E, para apresentar todas essas variedades, foram criadas 8 rotas, entre elas a Rota Vale de Loire, Rota Champagne, Rota Alsace entre outras. É só conferir o post!

Como todo bom vinho combina com uma boa comida, na França, o crepe é uma das comidas típicas da culinária francesa, além do croissant e o petit gâteau (que também é Suíço!). Como se não bastasse os monumentos, a arquitetura, a história e a beleza local, quem visita o país ainda se depara com uma experiência gastronômica indescritível.

 

Morar, trabalhar e estudar na França

pontos de interesse frança

Quando o assunto é turismo, a França dispensa comentários. Você já sabe que o país, é cheio de atrativos.  Mas, será que vale a pena viver na França? O artigo do link responde sua dúvida.

Imigrantes de diversos países do mundo se encantam pela França e isso a torna um dos dez países que mais recebem estrangeiros no mundo por ano.

Confira o post para quem pensa em se mudar para França. Mas antes, descubra as vantagens e desvantagens de morar na França. Veja tudo sobre custos, trabalho para brasileiros, cidades mais baratas para morar na França ou as cidades francesas com mais qualidade de vida para morar.

Com um mercado que acolhe estrangeiros, o fato de haver vagas de trabalho na França em diversos setores tem chamando a atenção de brasileiros.

Além dos que procuram o país para estudar na França (clique nesse artigo) e vejas as modalidades de intercâmbio e como utilizar o Campus France para descobrir cursos, as bolsas e financiamento do governo.

 

O que fazer na França

A França conta com municípios repletos de história, cultura, tradições e atrações turísticas. Há uma série de opções do que fazer na França e você tem a possibilidade de criar um roteiro no Sul, Norte etc.

Confira esse vídeo abaixo do site oficial de turismo da França sobre as belezas do país:

 

Pariso que fazer em paris

Paris é um destino da França que sempre vale a pena. Mesmo que você já conheça a Cidade Luz, sempre é bom voltar. Com certeza, você descobrirá novas coisas para fazer, diferentes visuais e pontos de vista.

Inicialmente, você precisa saber como ir dos aeroportos de Paris ao centro. Descubra como fazer esse trajeto a partir de todos os aeroportos da capital francesa que é bem servida de transporte público. Certamente, você não terá grandes dificuldades depois de entender como funciona o metrô da cidade.

As opções de estações são diversas e, com certeza, terá algumas nos melhores bairros se hospedar, perto dos melhores hotéis em Paris, principalmente aqueles com vista para monumentos incríveis (mas não espere pagar pouco pelas vistas!).

Quem não conhece a cidade, que é de fato uma das mais charmosas do mundo, pode começar a visita com os principais pontos turísticos de Paris. Existem 15 lugares que considero imperdíveis, entre eles são a Torre Eiffel e Champ de Mars, o Arco do Triunfo, a Champs-Élyséesz, a Catedral de Notre-Dame, o Palácio de Versalhes, os jardins das Tulherias e de Luxemburgo etc.

A cerca de 20 quilômetros de Paris na região de Île-de-France, está o Palácio de Versalhes. O lugar é notável principalmente pelo famoso Salão dos Espelhos, pela Royal Opera, suas jóias, apartamentos reais e o enorme e um dos mais bonitos jardins do mundo com fontes, canais, canteiros de flores e bosques geométricos. É também um atrativo que recomendo que você conheça.

E, claro, para aprender mais sobre a cultura francesa, não deixe de explorar os melhores museus de Paris e saiba quais são existem alguns passeios que recomendo a compra de ingresso antecipado para evitar filas, como Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Ópera Garnier entre outros.

o que fazer na França

Lugares em Paris como Trocadéro, Torre Montparnasse e Champ de Mars são ideais para quem nunca viu a Torre Eiffel ou quer ver de novo, sob uma nova perspectiva.

Agora, se estiver interessado em saber como é a vista lá do alto da Dama de Ferro, procure dicas de como evitar filas na Torre Eiffel,  comprando ingressos antecipados para subir.

Continuando pelos belos visuais parisienses, uma vez na cidade saiba que existem lugares para ver o pôr do sol, como no Arco do Triunfo e no alto da Basílica de Sacré-Cœur. E, quando anoitecer, você pode aproveitar a vida noturna em Paris.

Esse é um dos prazeres da capital francesa: sentar-se em um bar, restaurante ou café e apreciar o acender das luzes das cidade. Sempre acompanhado da boa mesa da a culinária francesa, com seus pratos e doces típicos.

Inclusive, é possível experimentar novas iguarias de acordo com a época do ano. Não só as paisagens mudam consideravelmente, como os tipos de passeios e gastronomia. A Paris do inverno, não é a mesma no verão e assim por diante.

Na verdade, você encontrará um guia super completo de Paris, com dezenas de posts exclusivos e cheios de experiência e dicas. É só clicar no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Paris aqui

 

Vale do Loire

cidades da frança

Ter o mapa do Vale do Loire em mãos na hora de conhecer a região da França vai te auxiliar bastante na tomada de decisão sobre o que conhecer neste lugar maravilhoso!

O Vale do Loire fica à sudoeste da capital da França, Paris, a aproximadamente 130 km. A região é composta por seis departamentos (Cher, Eure-et-Loir, Indre, Indre-et-Loire, Loiret-Cher e Loiret), sendo a quarta maior do país em extensão territorial.

As cidades do Vale do Loire são Tours, a capital do vale, Amboise, Angers, Blois, Nantes, Orléans e Saumur. A cidade de Tours é o ponto ideal de parada para quem quer fazer um roteiro na região, pois a partir dela, torna-se rápido e fácil o trajeto para os arredores.

Além das belezas naturais e dos atrativos turísticos, ou por causa deles, a região do Vale do Loire é muito procurada para o cicloturismo. As cidades selecionadas oferecem diversos lugares onde ficar no Vale do Loire, que vão de pequenos hotéis a hospedagens em castelos!

A localidade tem como marco principal os castelos nos quais os reis habitaram, imperaram e constituíram história. Conhecer os castelos do Vale do Loire te transporta para outras épocas. E, para os mais sonhadores, remetem aos contos de fadas, que citam príncipes e princesas.

O maior deles é o Castelo de Chambord, listado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1981 e está situado no maior parque florestal da Europa. E não há palavra que o define melhor do que extraordinário! O Castelo de Chenonceau é denominado como “Castelo das Damas” pertenceu a seis mulheres e é o mais visitado no país.

O Castelo de Amboise recebe visitantes desde o século XIX e do seu ponto mais alto oferece uma vista deslumbrante de toda a vila. As construções datam do século XV e XVI, por isso atraem os amantes da arquitetura, que permeia entre o estilo gótico medieval e renascentista.

Para ter uma ideia a região abriga ao todo 18 castelos.

 

Mont Saint – Michel

arredores de paris

A cidadela de Mont Saint-Michel é um dos pontos turísticos mais icônicos da França e sede de um fenômeno único no mundo. É que a mudança repentina de marés faz com que a pequena cidade medieval da Europa se torne uma ilha.

A cidade em si é pequena e os pontos turísticos “obrigatórios” podem ser visitados em uma tarde. Como o interior da Abadia do Monte Saint-Michel e a visita guiada aos bancos de areia que circundam a baía do Mont Saint-Michel.

O local fica a cerca de 360 quilômetros de Paris, por isso pode ser cansativo fazer um bate e volta partindo da capital francesa. Apesar de receber uma grande quantidade de turistas, o local não tem uma ampla estrutura de hotéis, o que torna inviável (e caro) dormir lá. O ideal é planejar-se para ir e voltar no mesmo dia e, para isso, escolher uma cidade maior ao redor de onde seja fácil o acesso.

São diversos os passeios no Mont Saint-Michel ou nos arredores dessa cidadela da França. A excursão para o esse cartão-postal na região da Normandia é a mais procurada; todos querem, com razão, visitar a cidadela medieval e a abadia.

Por conta disso, é comum que os passeios sejam cheios e tenha filas. Mas é possível fazer tours sem enfrentar filas e com ingressos garantidos e ainda agendar programas menos usuais, como andar pelos bancos de areia que se formam na baía.

 

Estrasburgo

cidades turisticas frança
Estrasburgo, França

Visitar os pontos turísticos de Estrasburgo (em breve) é um verdadeiro mergulho na história da Alsácia, região localizada no nordeste da França. Na capital da Alsácia você também terá muita gastronomia, passeios ao ar livre e museus, afinal, Estrasburgo é uma cidade com muita história para contar!

Todos os pontos turísticos de Estrasburgo são muito próximos, o que otimiza o seu tempo. Como exemplo o Petite-France, Catedral de Estrasburgo, Place Kleber, Pontes Cobertas, Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo e Museu Alsaciano.

O transporte público é um dos melhores da França, já que não é caro e funciona muito bem. Com isso, você já pode imaginar que Estrasburgo é uma cidade bem fácil para os turistas. E, de fato, ela é! Afinal, na maioria do tempo você pode fazer tudo andando e isso já é um grande bônus em comparação a muitas outras cidades, por exemplo.

A distância de Paris a Estrasburgo é de 491 km e as formas de fazer este trajeto são: trem, ônibus, voos low cost e carro alugado.

Não se esqueça de que Estrasburgo está localizada na fronteira com a Alemanha, por isso você pode aproveitar e visitar o país vizinho. No lado francês é uma oportunidade para conhecer Colmar, a segunda cidade mais importante da Alsácia e a poucos quilômetros de Estrasburgo.

Os restaurantes em Estrasburgo reúnem o melhor da culinária da Alsácia. Assim como toda cidade francesa, há muito vinho, queijo e pão, mas não se trata apenas disso: alguns dos melhores restaurantes da região estão na cidade, como o La Clocle à Fromage.

 

Marselha

viajar para a frança
Marselha, França

Marselha (em breve) é uma cidade cosmopolita e como tal é palco do mundo. Por onde quer que você passe, encontrará pessoas dos mais diversos cantos do planeta, e talvez essa seja uma das características que mais encanta aqui, a diversidade.

Há muito o que se ver em Marselha e seus pontos turísticos são para os mais variados gostos e bolsos. É possível ter acesso a diversos monumentos gratuitamente e ouso dizer que seu charme está intimamente ligado à oportunidade de pessoas com muitos ou poucos recursos desfrutarem dos mesmos lugares.

A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 784 km você poderá optar por utilizar ônibus, avião, trem ou um belo passeio de carro.

Os pontos turísticos de Marselha são tão impressionantes quanto a própria cidade, que destoa um pouco de todo restante da França, tornando-se única, apaixonante e inesquecível. O Vieux Port (Velho Porto), sem dúvida o coração de Marselha bate neste lugar.

Há 26 séculos o local  é onde a história da cidade se desenvolve e se transforma, desde quando era uma vila grega, romana ou medieval. Para proteger a entrada do Porto foram construídos os fortes Saint-Nicolas e Saint-Jean.

O Castelo d’If, Calanques está situado no arquipélago de Friuli e essa fortaleza, ao fim de sua construção em 1531 por ordem do rei François I, tinha o propósito de proteger as costas de uma possível invasão, além de cobrir as saídas e supervisionar a cidade. Entre 1580 e 1871, servia como uma prisão para os opositores do governo, após esse período tornou-se um farol e, por fim, um museu.

Aos pés da Notre Dame de la Garde (Nossa Senhora da Guarda) que é possível ter a mais bela vista da cidade de Marselha. Sobre sua história, posso dizer que a Colina da Guarda, que tem 154 metros de altura, era um posto de vigia marítima. Mais tarde um forte foi construído para proteger o exército e hoje o mesmo abriga a Basílica.

Marselha é uma cidade que cativa por destoar do restante da França. Ao meu ver se assemelha bastante com o nordeste brasileiro, com pessoas mais acolhedoras e de semblante tranquilo. Provavelmente é o reflexo do céu sempre azul e da brisa do mar!

 

Toulouse

mapa das cidades frança
Toulouse, França

Os pontos turísticos de Toulouse (em breve) comprovam que ela é um dos principais centros culturais do país. A Cidade Rosa, como Toulouse é conhecida, faz sucesso ao sul da França, com lugares como a prefeitura até um museu de aeronáutica.

Apesar de ser muito conhecida pelo Toulouse FC, time de futebol da cidade, há também igrejas que foram grandes centros de peregrinação em outras épocas! Ainda, buscar o que fazer em Toulouse à noite pode agradar ainda mais em volta da Praça do Capitólio!

Você ainda poderá provar da ótima gastronomia da região, principalmente os doces franceses!

Outro lado positivo é que a maioria dos lugares é com visitação gratuita, como igrejas e praças, por exemplo. Se você estiver hospedado pelo centro da cidade, o roteiro em Toulouse será ainda mais fácil!

Conhecer Toulouse é uma verdadeira imersão na cultura francesa. Por isso, é importante priorizar uma boa experiência na cidade de acordo com os seus interesses. Felizmente, há uma série de passeios em Toulouse que são oferecidos para que você possa conhecer não apenas a cidade, mas também os seus arredores!

 

Outros destinos da França

atrações próximas a Paris
Giverny, França

A França é cheia de cidades turísticas e regiões interessantíssimas para conhecer. Se não quiser sair dos arredores de Paris, veja cidades perto de Paris para visitar de trem, como Giverny, Chantilly, Fontainebleau, Angers, Auvers-sur-Oise, entre outras.

Além de conhecer vários castelos e construções lindíssimas, dá para conhecer Reims. A cidade faz parte da rota da Champagne, que na verdade é o nome da região francesa que dá nome ao típico vinho branco espumante feito no destino. Esse percurso sai de Reims e vai até Epernay.

cidades turisticas da frança
Lyon, França

Lyon é outra boa dica de cidade para conhecer. Uma das maiores e mais importantes cidades da França é considerada por muitos a mais bonita também. Se você quiser se hospedar na cidade, escolha os melhores bairros e hotéis de Lyon.

Vale a pena conhecer toda sua história visitando os principais pontos turísticos de Lyon,como a Basílica Notre Dame de Fourvière, o Muro de Canuts, que é o maior afresco na Europa, a sede da Ópera Nacional de Lyon e muito mais. Estando na cidade, uma boa ideia é comprar o Lyon City Card, com acesso ao transporte público e desconto nas atrações.

cidades bonitas da França
Annecy, França

Você também pode aproveitar e conhecer os Alpes Franceses. A região da França perto da Itália e Suíça, não é muito longe de Lyon. Na região, veja onde ficar e o que fazer em Annecy. A cidadezinha de montanha, que tem um lago com mesmo nome, é encantadora e tem clima super romântico.

É uma ótima opção para passar pelo menos uma noite (mas eu fiquei 10 e não me arrependi!). Annecy também fica próximo a Genebra, na Suíça; e a Chamonix Mont Blanc, onde está a famosa montanha Aiguille de Midi, marco com a Itália.

No Nordeste da França, na região de Lorena, Nancy é a principal cidade para conhecer. Se você quer conhecer a fundo e se deliciar com a culinária francesa, incluindo o vinho, precisa ir para Borgonha. Dijon, a cidade famosa pela mostarda, é a porta de entrada para conhecer esta região.

Carcassone é uma outra cidade turística da França, não muito longe do litoral sul, que parece um cenário de conto de fadas por conta de suas construções antigas.

Côte D’Azur frança
Mônaco, França

Curtir o verão europeu nas praias da Riviera Francesa, também não me parece um mau negócio. A região do litoral sul da França, banhado pelo Mediterrâneo, mais conhecida como Cote D’azur (Costa Azul), parte da fronteira com a Itália (dá até para estender a viagem até a Riviera Italiana).

São muitos destinos legais para ir parando e conhecendo: Cannes, Saint-Tropez, Nice, Mônaco. Saindo um pouquinho da costa, também tem a região da Provence, para conhecer seus lindos campos e comprar as famosas ervas.

Cote D’Azur não é a única região de praias na França que dá vontade de conhecer. Saint-Malo é uma cidade murada à beira do Canal da Mancha, que combina aquele mar azul de babar com belas construções.

lugares da frança para visitar
Honfleur, França

Honfleur, provavelmente já ouviu falar dessa pequena cidade do norte da França. Localizada ao lado de Le Havre e em plena região da Normandia, o município é extremamente turístico e atrai pessoas do mundo inteiro, em sua maioria querendo conhecer a história local e todos os encantos dessa parte da Europa.

A arquitetura do local impressiona, especialmente por ter características que vão desde as mais germânicas até as clássicas francesas, tudo junto a um charmoso centro comercial e gastronômico, com diversas lojas de tudo o que você puder imaginar, restaurantes em sua maioria de frutos do mar e um movimento intenso.

Le Havre localizada no norte da França, o município é bastante lembrado por conta de seu porto, que o torna um dos principais pontos de Cruzeiros da Europa. A cidade tem uma importância histórica imensa, visto que sua localização, na costa da região da Normandia, a fez ter grande destaque durante os eventos da Segunda Guerra Mundial.

Rennes, pouco conhecida dos turistas brasileiros, é considerada uma das cidades mais agradáveis para morar na França em relação à segurança, dinamismo econômico e a oferta cultural de qualidade.

Visitar Rennes por alguns dias ou em apenas um bate-volta,  é suficiente para conhecer esse lugar que dispõe de um rico patrimônio histórico, bela arquitetura que remonta a Idade Média e Renascença e gastronomia inconfundível.

mapa das cidades turísticas frança
Lille, França

No mapa francês, Lille está situada bem ao norte do país, na região Hauts-de-France, próxima à fronteira com a Bélgica. Em todas as oportunidades em que estive em Lille, percebi que a cidade é muito mais acolhedora do que os seus dias de tempo fechado (que são muitos!) podem sugerir.

Lille é cheia de história, um vasto patrimônio, arquitetura variada e vale a pena visitá-la em qualquer época do ano, inclusive no Natal e quando tem jogo de futebol.

Montpellier, localizada na região da Occitânia, se consagra como uma das cidades mais visitadas da França. Cheia de história, cultura, arte, atrativos turísticos e próxima à praia, Montpellier se situa em uma posição privilegiada no mapa francês.

Essa cidade que carrega fortes traços da cultura mediterrânea misturados com modernidade, me encantou desde o primeiro instante. Montpellier é aquele estilo de cidade turística bem cosmopolita, mas com alma de cidade pequena.

 

Tudo sobre o turismo na França

A França e, especificamente Paris, é o sonho de consumo de muitos viajantes. Até por isso, o país tem que fazer parte de um super roteiro de viagem pela Europa.

Para quem já está organizando seu roteiro de viagem pela França e ainda falta encontrar alguma dica, confira a seleção de blogs de viagem que falam sobre a França no site da RBBV.

E a sua lista de destinos na França? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir?

Até + !!!

 

:
França

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
França
Annecy
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Cannes
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Carcassonne
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Estrasburgo
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Honfleur
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Le Havre
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Lille
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Lyon
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Marselha
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Mont Saint Michel
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Montpelier
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Nice
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Paris
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Rennes
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Toulouse
conhecer destinos >
Imagem Postagem
França
Vale do Loire
conhecer destinos >
Background Tickets
França

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *