O que fazer em Honfleur, França: como chegar e se locomover

por Will Junqueira

O que fazer em Honfleur, França: como chegar e se locomover

Se você quer saber o que fazer em Honfleur, provavelmente já ouviu falar dessa pequena cidade do norte da França. Localizada ao lado de Le Havre e em plena região da Normandia, o município é extremamente turístico e atrai pessoas do mundo inteiro, em sua maioria querendo conhecer a história local e todos os encantos dessa parte da Europa.

Com pouco mais de 8 mil habitantes, segundo levantamento feito em 2010, e cerca de 14 km², Honfleur é uma das queridinhas dos franceses, que lotam suas pequenas ruas aos finais de semana, especialmente no verão ou em épocas mais quentes. Além disso, ainda existe todo o movimento dos navios cruzeiros que atracam em Le Havre, levando assim milhares de pessoas de uma só vez.

A arquitetura do local impressiona, especialmente por ter características que vão desde as mais germânicas até as clássicas francesas, tudo junto a um charmoso centro comercial e gastronômico, com diversas lojas de tudo o que você puder imaginar, restaurantes — em sua maioria de frutos do mar — e um movimento intenso.

Planeja sua viagem => Hotéis em oferta em Honfleur

Saiba mais sobre seguro viagem para França »

Como chegar a Honfleur

Honfleur
Muitos desembarcam dos navios cruzeiros e aproveitam o dia para conhecer esse curiosa cidade.

Por ser um município muito pequeno, você não encontrará abundância de opções de chegada, até porque o local não comporta um grande aeroporto ou estação de trem.

Sendo assim, a melhor maneira de chegar a Honfleur é através de carro, o que na verdade só deixa o passeio mais interessante, visto que assim será possível verificar toda a beleza dos arredores com calma. Leia também o post sobre como viajar de carro na Europa.

Saindo de Paris, o município encontra-se a aproximadamente 200 quilômetros, trajeto feito quase que por completo através da autoestrada Autoroute 13 — L’Autoroute de Normandie.

O caminho é parecido ao que faz o Rio Sena, passando pela capital francesa e chegando ao Canal da Mancha, exatamente com as cidades de Honfleur em uma margem e Le Havre em outra. Confira outras cidades perto de Paris para visitar de trem.

Falando de Le Havre, esse é o principal ponto de chegada dos turistas que visitam Honfleur, visto que muitos desembarcam dos navios cruzeiros e aproveitam o dia para conhecer esse curiosa cidade — assim como eu fiz.

Se esse for seu caso, o percurso entre as duas cidades dura cerca de 30 minutos e pode ser feito de carro, ônibus ou com auxílio de empresas de turismo. Aproveite e veja as sugestões sobre o que fazer em Le Havre.

No meu caso, optei pela última opção, já que tinha pouco tempo para conhecer o local e não podia me dar ao luxo de perder preciosos segundos perdido por aí.

Com isso, fiz o passeio com a Bee Le Havre (www.beelehavre.com) que saía do centro de Le Havre, passava pela maravilhosa Ponte da Normandia, nos deixava por três horas no ponto mais agitado de Honfleur e, por último, ainda terminava o trajeto no porto de embarque para o cruzeiro. Simplesmente perfeito!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Honfleur »

O que fazer em Honfleur

Honfleur o que fazer
Le Vieux Bassin | Foto: Txllxt TxllxT, via Wikimedia Commons

Como pequena cidade turística que é, não espere que Honfleur ofereça muitas coisas a fazer, sendo então um dia o período mais do que perfeito para conhecer os seus encantos.

Ainda assim, é possível gastar algumas belas horas se divertindo por lá, aproveitando os melhores passeios na França, sem deixar o seu tour cansativo.

Em primeiro lugar, o que melhor posso indicar para seu dia é andar pela cidade sem rumo. Suas ruas estreitas e arquitetura impecável fazem o passeio ficar marcado para sempre em sua mente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Honfleur. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Entre nas lojinhas, verifique o cardápio de cada um dos inúmeros restaurantes, curta cada detalhe sem planejamento. E não se preocupe, em pouco mais de uma hora, você consegue fazer todo trajeto.

Depois disso, quando já estiver um pouco cansado e com fome, vá ao Le Vieux Bassin — o velho porto da cidade — e sente-se em um dos restaurantes disponíveis.

As mesas ficam espalhadas pela calçada, às margens do Rio Sena, e as pessoas se apertam para conseguir um pedaço do sol, quando ele aparece. As casinhas ao redor do antigo porto são todas datadas dos anos 1.600 e encantam ainda mais.

Para os mais fanáticos por história e artes, é possível também visitar a Igreja de Santa Catarina — considerada a maior igreja de madeira da França — e o museu Eùgene Boudin — um dos principais pintores, precursor da arte impressionista e um dos mais famosos filhos de Honfleur.

Descubra => Excursão para Honfleur saindo de Paris

Como se locomover em Honfleur

Como se locomover em Honfleur
A melhor forma de se locomover em Honfleur é a pé.

Como já explicado acima, o município é bem pequeno, o que o torna o local perfeito para se andar sem rumo.

Essa é, portanto, a melhor forma de se locomover em Honfleur, especialmente quando pensamos na falta de transporte público — que nem necessário é — e na dificuldade de estacionar seu carro em locais próximos ao centro.

Pensando nisso, o que posso te indicar é que, se for de carro, procure estacioná-lo em algum local próximo ao Le Vieux Bassin. Depois disso, esqueça-se dele e vá andar.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O mesmo vale para quem for de ônibus, visto que o principal meio de transporte que irá utilizar durante o dia serão seus pés.

Com isso em mente, lembre-se de ir com um sapato confortável, boa parte de sua caminhada será em ruas de paralelepípedo.

Para aqueles que não são muito fãs de andar, posso garantir que, embora pareça cansativo, o passeio é bem legal e não cansa tanto assim.

Isso se dá, principalmente, por conta do tamanho da cidade, já que para se fazer todo esse percurso não é necessário andar tanto assim.

Como disse, em um período de três horas eu consegui andar tudo, tirar milhares de fotos e ainda almoçar com calma.

Aproveite => Passeio guiado em Honfleur 

Onde ficar em Honfleur

Onde ficar em Honfleur
O Hotel l’Ecrin é um dos melhores da cidade. | Foto: Booking

Um dia é mais do que o suficiente para conhecer todos os encantos de Honfleur.

Mais do que isso acaba sendo mais do mesmo, visto que o centro turístico da cidade é bem limitado, fazendo com que você visite os mesmos pontos novamente a cada dia.

Ainda assim, se você quiser relaxar ou aproveitar mais de um dia por lá, existem algumas opções de hospedagem, sim.

  • Ibis Style Honfleur: Para os que precisam apenas de um lugar para passar a noite, ele é uma ótima opção, além de ser uma das mais baratas da cidade. Por ser uma rede mundial, o que você encontrará por lá é bastante parecido ao padrão dos hotéis que temos no Brasil. Além disso, sua localização é um ponto bem forte, visto que fica a apenas alguns quarteirões do Le Vieux Bassin. Localização: 3 quai de la Tour, 14600, Honfleur, França. Nota Tripadvisor: 4,0 estrelas.
  • La Cour Sainte-Catherine: Se você preza por um pouco mais de espaço e conforto — e não se importa em pagar por isso —, outra alternativa é o La Cour Sainte-Catherine Ele fica a cerca de 500 metros à Igreja de Santa Catarina. Com isso, ele está localizado no meio do centro da cidade e a alguns passos dos principais pontos turísticos. Localização: 74 rue du Puits, 14600, Honfleur, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.
  • Hotel l’Ecrin: Por último, se seu desejo é aproveitar uma estadia mais luxuosa e com alguns mimos, o Hotel l’Ecrin é a sua escolha. Esta é uma opção com diversos atrativos a mais que os listados acima, como piscina, SPA e uma arquitetura de encher os olhos. A 300 metros do Le Vieux Bassin, o hotel cobra por todo esse plus, então, verifique bem se o custo-benefício dessa alternativa compensa. Localização: 19 rue Eugene Boudin, 14600, Honfleur, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.

Agende => Excursão para Honfleur e Mont Saint Michel

Onde comer em Honfleur

Bistro La Grenouille
Bistro La Grenouille é um dos restaurantes mais famosos da cidade. | Foto: Bistro La Grenouille

Como boa cidade turística, Honfleur apresenta diversas opções de restaurantes dos mais diferentes preços e pratos. De toda forma, a especialidade local são os frutos do mar, nada mais lógico para uma cidade portuária, não é?

Se você não quiser procurar muito, a melhor dica é ir até o Le Vieux Bassin e analisar as opções à beira do porto. A vista é incrível e com certeza você encontrará algo lá que lhe agrade. Ainda assim, segue abaixo algumas dicas:

  • Chez D.D.: Ele é um clássico bistrô francês, onde você poderá experimentar o melhor da culinária local com todos os pratos que você já conhece. O local fica a 5 minutos de caminhada do centro da cidade e apresenta uma invejável nota 5,0 dos seus clientes no Tripadvisor. Localização: 28 Rue Cachin, 14600 Honfleur, França.
  • Bistro La Grenouille: Estando em Honfleur, é praticamente uma obrigação provar um pouco de seus frutos do mar. Sendo assim, esta é uma ótima opção, localizada bem no início do centro histórico. Além disso, ainda é possível encontrar por lá uma bela vista do antigo porto de Honfleur, disponível tanto na hora do almoço quanto no jantar. Localização: 12 quai de la Quarantaine 14600 Honfleur. Nota Tripadvisor: 3,5 estrelas.
  • Glaces de la Ferme: Após um belo almoço, seja da culinária francesa ou de frutos do mar, uma sobremesa é sempre uma ótima pedida, não é? Pensando nisso, apresento o Glaces de la Ferme, uma bela gelateria localizada às margens do Rio Sena. Além do delicioso sorvete, ainda é possível sentar em uma de suas mesas, admirar a vista e, para os mais jovens, fazer ótimas fotos para o Instagram. Localização: 4 Place de l Hotel de Ville, 14600, Honfleur, França. Nota Tripadvisor: 5,0 estrelas.

Incrível => Passeio de um dia pela Normandia

Roteiro de um dia em Honfleur

Passeios em Honfleur
Ao chegar em Honfleur, já comece a andar por suas ruas.

Mesmo com um dia, o ideal é esquematizar muito bem seu roteiro de viagem pela Europa para que possa curtir o máximo possível, sem ter que correr em algum momento ou ainda deixar passar algo importante.

Para começar, é preciso analisar de onde você irá sair e, assim, determinar o horário que chegará à cidade.

O ideal é chegar antes do horário de almoço, se possível até às 11h, o que te possibilitará conhecer todo o centro histórico sem pressa e a tempo de chegar aos restaurantes antes que todos estejam lotados e com fila — especialmente aos fins de semana.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ao chegar em Honfleur, já comece a andar por suas ruas, iniciando seu roteiro no Le Vieux Bassin e subindo até os pontos mais altos.

   

Você irá perceber que o maior agito está nos arredores do antigo porto, mas ainda assim pode ser interessante se afastar um pouco, ainda mais se estiver com tempo.

Imperdível => Excursão para grupos pequenos para Honfleur

Tour por Honfleur
Em todas as ruas da cidade há diversos restaurantes.

Após dar suas voltas e conhecer um pouco de tudo, está na hora de almoçar. Não deixe de conferir os melhores restaurantes da Europa.

Em todas as ruas da cidade há diversos restaurantes e, se encontrar algum que lhe agrade, você já pode entrar e aproveitar um pouco dos sabores franceses.

Se não tiver achado nenhuma opção que lhe chame a atenção, o ideal é voltar à pequena região portuária, visto que é lá onde se encontram a maioria dos restaurantes. Escolha um — se possível em uma mesa ao ar livre, com vista para as águas — e relaxe.

Estando alimentado, minha sugestão é — não se assuste — voltar a caminhar pelas ruas da cidade.

Porém, dessa vez é interessante ir para o outro lado do porto, onde há uma arquitetura um pouco mais moderna e diversas opções de lojas mais requintadas. Para completar, compre um sorvete e aproveite a caminhada sem nenhuma pressa.

Como é o => Aluguel de carro na França

Coloque Honfleur em seu roteiro

Em minha viagem pela Europa passei por 13 cidades, sendo elas as mais diversas possíveis, desde grandes capitais a pequenos vilarejos.

Posso dizer, sem dúvida alguma, que Honfleur foi um dos lugares na Europa mais charmosos que visitei, com uma vibe que não se encontra em qualquer lugar.

Por conta disso, indico a todos que visitem essa pequena cidade do norte francês, nem que seja por algumas horas, para ter uma verdadeira experiência inesquecível.

A vista das casas refletindo no rio é um cartão postal pronto para os visitantes, e a forma como os habitantes locais te recebem é bem melhor do que em outras cidades francesas — ainda que eles também não gostem de falar inglês.

Com tudo isso, acredito que você não somente sabe o que fazer em Honfleur, mas também já se convenceu que esse é um ponto obrigatório em sua visita à Normandia e um dos melhores destinos na Europa!

Quer visitar Honfleur? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Até + !!!

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Eva

    Wil seu texto me empolga, espero poder desbravar a França, sinto uma identificação, que só se explica com outras vidas.. rs..rs