Inverno na França: quando ir, melhor época e temperatura

Inverno na França: quando ir, melhor época e temperatura

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O inverno na França inspira poesia até para os menos românticos e a atmosfera preenchida pelo charme sugere roteiros turísticos incríveis na terra dos vinhos e dos queijos.

Se você tem interesse em conhecer o país na estação mais fria do ano, mesmo que haja lugares quentes na Europa no inverno, acompanhe este artigo pois vou dar algumas dicas imperdíveis!

Para quem quer explorar a França no inverno, é interessante organizar a viagem entre os meses de novembro e fevereiro, pois estes são os meses onde os termômetros marcam as temperaturas mais baixas do ano.

Com a chegada do inverno europeu e o fim da alta temporada, há menos viajantes pelo país e a França volta a ser dos franceses. Ideal para quem quer fugir das multidões e aproveitar o país.

Seja nos Alpes, nos Pireneus, em Paris ou em qualquer outro lugar, a França possui cidades que são espetaculares nessa época do ano e oferece lugares repletos de charme e encanto na estação invernal.

Vou te dar dicas de alguns dos destinos mais interessantes para se visitar em terras francesas na época mais frias do ano.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Preço do melhor seguro viagem para a França »

Inverno na França: quando começa

França no inverno
Saiba tudo para aproveitar a França no inverno.

O inverno na França, e de todo Hemisfério Norte, começa em dezembro e vai até março. Porém, esse país da Europa possui uma grande variedade climática e, dependendo da região, ele pode ser temperado, continental, mediterrâneo ou mesmo oceânico.

E, por conta disso, é preciso analisar qual a melhor época para viajar na França e “pegar” o frio, pois pode variar um pouco. Em algumas regiões francesas, como a norte e a oeste, o inverno chega mais cedo com temperaturas mais baixas e dias mais úmidos. Elas já podem ser constatadas a partir de outubro e novembro.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na França, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Já no sul do país, as temperaturas são mais amenas e os dias mais ensolarados. Assim, normalmente, o frio sempre chega por volta do fim de novembro e dezembro. Você talvez esteja se perguntando quantos graus faz na França no inverno.

A temperatura é uma questão um pouco complicada de se responder, pois varia muito em relação ao ano, região e até mesmo fatores externos. Porém, a média da temperatura do país no inverno é de 5,4°C. Geralmente, os meses de dezembro e janeiro são mais frios.

Dependendo do ano, o inverno pode ser mais rigoroso, com dias em que as temperaturas ficam abaixo de 0°C e até mesmo neve. Os dias nessa época do ano são mais curtos, uma vez que o sol nasce por volta das 8 horas e se põe às 17 horas.

Nas regiões montanhosas, como os Pirineus, Vosges e os Alpes, o frio é mais intenso e é possível observar uma camada de neve no topo das montanhas mais altas. Uma paisagem espetacular!

Roupas de inverno para levar na mala

Recomendo comprar as roupas da Columbia Sportswear ainda no Brasil, para você não perder tempo procurando esses itens durante a viagem.

Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

Lugares para conhecer na França no inverno

  1. Colmar
  2. Annecy, Alpes
  3. Megève, Alpes
  4. Formiguères, Pirinéus Orentais
  5. Paris
  6. Aix-en-Provence

O que fazer na França no inverno

Colmar

Colmar França
Colmar é uma das principais cidades que se destacam na região.

A Alsácia é uma região encantadora situada no leste do país, sendo uma ótima opção para conhecer na França no inverno. A magia natalina preenche a região e as florestas nevadas nas montanhas do Vosges conferem um charme todo especial à região.

Colmar é uma das principais cidades que se destacam na região e é parada certeira de muitos viajantes. Ela carrega alta influência alemã, uma vez que fica situada próxima a sua fronteira. A arquitetura da cidade, com casinhas coloridas no estilo germânico em madeira, pontes e ruazinhas pitorescas são um atrativo por si só.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Possui uma variedade impressionante de edifícios medievais e renascentistas. É o cenário ideal para quem quer explorar o lado cultural da cidade. É impossível falar de Colmar e não falar do Marché de Nöel, evento imperdível que ilumina a cidade com as decorações e luzes de Natal.

cidades do interior da frança para morar
Estrasburgo.

Não deixe de dar um pulinho em Estrasburgo, que possui um dos mercados de natal mais famosos e de tradição secular da Europa. Estrasburgo é uma cidade encantadora que segue o estilo de Colmar e se situa bem na divisa com a Alemanha.

O Marché de Nöel é uma ótima oportunidade para degustar especialidades culinárias, como a flammekueche, chucrute, bolos alsacianos, bredeles e vinho quente.

Saiba quais são as cidades da França mais bonitas!

Annecy, Alpes franceses

Onde ver neve na França
Annecy possui edifícios medievais, canais sinuosos e casas em tom pastel.

Annecy é uma linda cidade no sudoeste da França, na região Auvérnia-Ródano-Alpes.

Conhecida como a Veneza dos Alpes, Annecy possui edifícios medievais, canais sinuosos e casas em tom pastel, que garantem uma paisagem encantadora, um dos destaques da França no inverno.

O lago de Annecy e as montanhas cobertas de neve a transformam em um verdadeiro cenário de filme. A antiga cidade promete passeios inesquecíveis em suas ruas pitorescas e a visita à Pont des Amours é obrigatória pra quem quer curtir uma vista linda dos Alpes Franceses e tirar ótimas fotografias.

No inverno, a cidade recebe menos viajantes, sendo um ponto positivo para quem quer descobrir e explorar melhor o lugar.

Os restaurantes turísticos ficam fechados e os estabelecimentos funcionam normalmente. Isso significa que você evita as armadilhas para “pegar turistas” e ainda pode comer com os moradores locais.

Annecy França
Annecy conta com diversas opções de atividades ao ar livre.

Os museus se tornam mais acessíveis, com menos filas e mais silenciosos. E, para quem gosta de atividades culturais, cidades como Genebra e Chamonix ficam situadas bem próximas a Annecy e possuem opções culturais abertas e acessíveis.

Além da paisagem de tirar o fôlego, Annecy conta com diversas opções de atividades ao ar livre relacionadas com a neve, como o esqui, snowboard, cães de trenó e construções de iglu. As estações de esqui mais próximas, como Chamonix, La Clusaz, Le Semnoz, ou Le Grand Bornand, ganham destaque. Inclusive, veja o que visitar em Chamonix no inverno.

Competições esportivas, esqui no meio da noite e festivais populares são opções de entretenimento presentes na cidade durante o inverno.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na França!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Tudo isso aliado às belas montanhas, ao ar fresco e à neve fazem de Annecy uma das cidades que valem a pena conhecer no inverno francês!

Para aproveitar a região, descubra o que conhecer em Annecy, como o seu incrível castelo, centro histórico e o famoso lago.

Megève, Alpes Franceses

neva em Megève
Megève tem estações de esqui | Foto: chisloup, via Wikimedia Commons.

Megève, conhecida como a pequena suíça dos Alpes, é uma cidade francesa na região Auvérnia-Ródano-Alpes, no departamento da Alta Saboia. Com localização privilegiada e vista para o Mont Blanc, Megève é uma das estações de esqui mais charmosas da França e da Europa.

Ela é considerada embaixadora da gastronomia local, com uma variedade de bares, salões de chá e restaurantes renomados, com estrela Michelin. Já pensou em degustar produtos locais, como queijos, embutidos e cogumelos silvestres, com uma vista incrível?

É um programa imperdível pra quem busca uma experiência culinária de primeira. Aproveite para saber quais são os pratos mais típicos da França.

Além das suas 198 pistas de esqui, distribuídas ao longo de 325 quilômetros, as opções de atividades ao ar livre são inúmeras, como a escalada e o snowboard.

Uma possibilidade de passeio oferecida pelo empresas locais (aeroclubes) são os circuitos feitos em pequenos aviões para descobrir as magnificas geleiras do Mont Blanc. Megève cultiva o charme de uma cidadezinha medieval.

Seus bairros antigos, ruas estreitas e suas praças com fontes são o conjunto que representa o selo de uma arquitetura desenhada pelas montanhas e que respeita a história. Os habitantes são pura simpatia e esse lado acolhedor a faz sucesso turístico. Não deixe de incluir essa cidade no seu roteiro da França no inverno.

Formiguères, Pirineus Orientais

Formigueres no inverno
Formiguères é um vilarejo de montanha | Foto: Jack ma, via Wikimedia Commons.

Formiguères é uma cidade localizada no departamento dos Pirineus Orientais, no Sul da França. Os Pirineus são uma cordilheira de montanhas que dividem a Espanha da França e se estendem por 430 km, que vão desde o golfo da Biscaia, no oceano Atlântico, até o mar mediterrâneo.

A cordilheira dos Pirineus é ainda mais antiga que os Alpes. Em várias cidades do sul do país são contornadas pelas montanhas e picos dos Pirineus, o que confere a essas cidades uma paisagem espetacular. Formiguères é um vilarejo autêntico de montanha que preserva os traços do seu passado.

A arquitetura da cidadezinha é marcada por casas de pedras, telhados em lauze (espécie de pedra plana em forma retangular ou quadrada) e ruas estreitas. Conjunto que confere um charme todo especial ao vilarejo.

Formiguères foge a regra dos destinos mais balados, como as cidades próximas aos Alpes, mas é justamente por isso que vale a pena a visita. Além de não ser abarrotada de viajantes, está situada nessa região fantástica e que merece ser explorada.

Você pode curtir o clima, aproveitar a cultura, e ainda é possível esquiar. A área de esqui é composta por 19 trilhas em um raio de 65 hectares, localizada bem no coração da floresta.

Para quem não é fã de esqui, mas quer aproveitar para fazer atividades na natureza, existem caminhadas guiadas nas montanhas, escaladas.

E ainda visita da gruta de Fontrabiouse, onde produtores locais fazem degustação de queijos e vinhos.

Ao visitar Formiguères, você terá a oportunidade de conhecer essa região deslumbrante. Não deixe de passear pelas cidades próximas como Les Angles, Prades e Perpignan.

E se você é apaixonado em vinhos, conheça também a rota do vinho na França.

Paris

Marché de Nöel em Paris
Marchés de Nöel espalhados pela cidade | Foto: Loïc LLH, via Wikimedia Commons.

Já ouviu a famosa frase “Paris é sempre uma boa ideia?”. É verdade! E no inverno se torna uma ideia melhor ainda. A estação começa com toda aquela magia e expectativa das festas de final do ano e preenche a cidade de luzes e cores.

Paris é uma excelente ideia de passeio no inverno, principalmente pra quem não está em busca particularmente de atividades que envolvam neve. Se torna uma boa opção também para quem quer evitar grandes multidões na cidade, que são sempre mais expressivas entre os meses de maio e setembro.

Se o mês é novembro ou dezembro, você poderá aproveitar o clima natalino e todo o encanto que ele traz. O que não faltam são atividades para o inverno em Paris.

Os Marchés de Nöel espalhados pela cidade com as comidas e bebidas típicas da França é parada obrigatória. As vitrines decoradas das tradicionais lojas como a Galeries Lafayette e a Printemps Haussmann, e as lindas luzes e decorações do Natal de Paris são um espetáculo à parte.

Paris é uma cidade fria no inverno, o que é uma ótima desculpa para se aquecer em ambientes fechados e, ao mesmo tempo, fazer uma visita aos museus, centros culturais e galerias de arte, enfrentando filas bem menores que nos meses anteriores!

Para quem quer um inverno com neve, não se empolgue, infelizmente neve não é tão recorrente em Paris, mas pode acontecer dependendo do ano.

Se o tempo ajudar, faça um passeio de barco no Rio Sena, caso contrário compre o Paris Museum Pass, para explorar todos os melhores museus da cidade, sem filas. Aproveite a capital da França no inverno.

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence faz frio
Aix-em-Provence é uma cidade com patrimônio e história riquíssima.

Talvez você seja aquele tipo de pessoa que quer ir para França no inverno, porém neve, montanha e muito frio não sejam seu objetivo principal. Então, que tal se aventurar pelo sul? Saiba que nem só de sol, piscina e lavanda vivem as cidades da Provence.

Aix-en-Provence, situada na região Proveça-Alpes-Côte d’Azur, oferece belas surpresas e opções de lazer fora da alta temporada de verão. Com um inverno mais ameno, as temperaturas médias na cidade variam em torno de 4°C e 11°C.

No inverno, a época em que a cidade recebe mais viajantes, já ficou pra traz e agora você poderá desfrutar de tudo que a região mais ensolarada tem a te oferecer.

Aix-em-Provence é uma cidade com arquitetura, patrimônio, monumentos e história riquíssima. É classificada como terceiro conjunto da arquitetura barroca na França, depois de Paris e Versalhes. Caminhar pelas suas ruas e descobrir tudo o que faz parte desse cenário oculto é uma das principais atividades.

Cidade natal do pintor pós-impressionista Paul Cézanne, é possível encontrar muitas das suas obras no Museu Granet e, para quem quer conhecer a intimidade do artista, é possível visitar o seu atelier. Aix tem uma vida noturna animada e conta com um casino, 10 discotecas e vários bares e pubs.

Se você deseja conhecer uma cidade universitária, com um inverno mais ameno, ela é uma excelente opção. Além disso, vários dos melhores passeios na França estão nessa região, como um degustação de vinho em Cézanne Country, excursão aos campos de lavanda saindo de Aix-en-Provence, excursão para Avignon, Gordes, Roussillon e Luberon, entre outros.

Aproveite inverno na França

A França no inverno possui inúmeras possibilidades de passeio, uma vez que o território é preenchido de atrações turísticas que agradam diversos gostos. Com a variedade climática do país, na hora de escolher o seu roteiro, é importante saber o que você busca como experiencia de viagem.

Pesquisar sobre as atividades que você deseja fazer e lugares que quer conhecer para formatar um roteiro pela França que caiba no seu bolso é muito importante.

Mas também é fundamental se informar sobre as temperaturas que você vai enfrentar, pois o inverno na França, tanto no norte quanto no sul, é bem mais rigoroso do que estamos acostumados no Brasil.

A boa noticia é que existe um leque enorme de possibilidades para explorar a França no inverno. Espero que minhas dicas te ajudem a montar um roteiro bem legal. Não esqueça seus casacos, botas e cachecol na hora de arrumar a mala e à bientôt!

Quer conhecer a França no inverno? O que você quer fazer e qual a região pretende conhecer? Conte mais nos comentários!

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na França – jan/2025

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios na França

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na França. Reservando ainda em janeiro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Onde comprar chip de celular na França?

Ter o melhor chip na França é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Qual o melhor seguro viagem na França?

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na França é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
Quero Viajar Mais