Lugares e cidades da Provence: roteiro incrível na França

por Aline Baroni

Lugares e cidades da Provence: roteiro incrível na França

É extremamente difícil listar apenas 10 entre as mais belas cidades da Provence francesa. A região é repleta de pequenas vilas antigas e vale muito um passeio — ainda melhor se você estiver de carro e planejando uma road trip.

Conhecida internacionalmente pelas ervas de Provence, pela decoração provençal e também pela produção de lavanda e azeite de oliva, é uma região administrativa do sul da França, que se chama Provence-Alpes-Côte d’Azur.

A região de Provence se estende do Rio Rhône até a fronteira com a Itália, englobando, como o próprio nome já diz, a Riviera Francesa e os Alpes Franceses. Essas três subdivisões, não oficiais, representam tantas semelhanças quanto diferenças, sobretudo no que diz respeito à atmosfera das cidades e vilarejos.

Por isso, aqui vamos falar da área mais “tradicional” de Provence, aquela que corresponde ao nosso imaginário de pequenos vilarejos antigos de ruas estreitas, cercado por campos de lavanda e oliveiras e clima ensolarado praticamente todo o ano.

Confira => Internet rápida na Europa

Seguro viagem para França »

 

Lugares imperdíveis na Provence francesa

  • Aix-en-Provence
  • Marselha
  • Arles
  • Gordes
  • Roussillon
  • L’Isle sur la Sorgue
  • Moustiers-Sainte-Marie
  • Cassis
  • Avignon
  • Lourmarin
  • Gorges du Verdon
  • Parque de Camargue

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Provence: história e gastronomia

Lugares da Provence
Campos de lavanda na região de Provence.

A Provence tem registros de desenhos pré-históricos, motivo pelo qual é considerada um dos locais habitados mais antigos da Europa. Depois disso, vieram os povos lígures, celtas e os gregos. Até que a região foi dominada pelos Romanos (ano 2 a.C.).

Foram os romanos que elegeram onde hoje é Aix-en-Provence como “capital” da região. Por causa da colonização romana, diversas cidades apresentam monumentos históricos característicos dessa civilização como arena, teatros romanos e aquedutos. Com a queda do Império Romano, diversos povos tentaram ocupar a região.

Não é à toa: as terras são férteis perto do Rio Rhône, tem uma estratégica saída para o mar e ainda visuais estonteantes. Por fim, quem acabou dominando a Provence foram os cristãos e até mesmo a sede da Igreja Católica, que hoje é o Vaticano, foi estabelecida na região, em Avignon.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Itália e depois pela Alemanha. Os portos de Marselha e Toulon foram intensamente bombardeados. Após a guerra, houve a reconstrução do que havia sido destruído e, assim, o turismo na região se tornou um dos mais intensos da França.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 

O que fazer nas cidades da Provence

Aix-en-Provence

Cidades da França
Aix-en-Provence.

Aix-en-Provence tornou-se uma das principais cidades da Provence francesa ao ser escolhida como capital da região durante a dominação romana. Desde essa época a cidade se modernizou muito, já que é uma importante cidade universitária, mas manteve também sua identidade mais antiga.

Na cidade é possível encontrar grandes lojas, para os turistas que gostam de fazer compras, restaurantes e cafés para passar o tempo vendo o movimento e muitas, mas muitas fontes de água. São nada menos que 130 espalhadas pela cidade!

Aix-en-Provence é linda e é um ótimo ponto para estabelecer uma base ao se passear pela Provença. A cidade, assim como outras de Provence, faz parte da nossa lista das mais bonitas cidades da França e nela você pode fazer passeios como degustação de vinho em Cézanne Country.

Planeje sua viagem => Hotéis em Aix-en-Provence

 

Marselha

Melhores cidades da Provence
Marselha.

Marselha é a maior cidade da Provence e segunda maior da França. Depois de ter sofrido com o abandono e ganhar a má fama de cidade mais perigosa da França, Marselha tem renascido.

Hoje é muito procurada pelos viajantes, sobretudo para quem aprecia cidades cosmopolitas. Uma boa forma de conhecê-la é fazer um tour com ônibus turísticos em Marselha.

Um caldeirão de pessoas de diferentes origens e culturas, é sem dúvida o melhor destino da região. Lá você encontra tanto clima francês, como também se enxerga no norte da África, Oriente Médio e Itália — de onde vem boa parte da população, já que Marselha tem um dos mais importantes portos voltados para o Mediterrâneo.

Economia => Hotéis em oferta em Marselha

 

Arles

Dicas de Arles
Arles.

Dessa lista, talvez a cidade que apresenta a mais visível herança romana seja Arles. A cidade murada é uma graça e pode ser conhecida em um dia, a pé. Não deixe de caminhar às margens do Rio Rhône, de se perder em suas charmosas ruas e de conhecer o anfiteatro e a arena romana.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O pintor holandês Van Gogh viveu em Arles entre 1888 e 1889 e eternizou a cidade em algumas de suas mais conhecidas obras como “A Noite Estrelada”, que mostra o Rio Rhône à noite; “Quarto em Arles” e “Terraço do Café à Noite”. O café em questão ainda está aberto tal qual era na época do artista!

Você pode fazer vários passeios, como o tour de Lavanda em Arles ou o tour Van Gogh em Arles, que leva para vários lugares que o pintor utilizou como cenário na cidade.

Dica => Hotéis em Arles

 

Gordes

cidades turísticas da Provence
Gordes.

Esse pequeno vilarejo de pedras construído no topo de uma colina já foi diversas vezes considerado um dos mais bonitos da França — e faz por merecer! Lá você vai encontrar uma igreja, castelo medieval, um museu dedicado à lavanda.

Há ainda uma rede de túneis subterrâneos (Caves du Palais St. Firmin) criada para que produtores e artesãos pudessem trabalhar, já que a cidade tem um tamanho limitado. A Abadia de Sénanque, que compõe, com seu campo de lavanda, um dos cartões postais mais famosos da Provence francesa, fica a apenas 10 minutos de carro de Gordes.

Veja => Hotéis em Gordes

 

Roussillon

cidades famosas da provence
Roussillon.

Roussillon fica pertinho de Gordes, a cerca de 20 minutos de carro, e pode ser visitada no mesmo dia. Apesar de próximas e de terem sido construídas sobre uma colina, as diferenças entre ambas é gritante: Gordes toda branquinha e Roussillon inteira ocre.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A cor alaranjada deve-se à exploração de ocre que sustentou a região durante muito tempo. É possível até mesmo visitar as reservas de onde era retirado o mineral, e o cenário mais parece um parque do oeste dos Estados Unidos do que a França.

Dicas => Hotéis baratos em Rousillon

 

L’Isle sur la Sorgue

maiores cidades da provence
L’Isle sur la Sorgue.

Ainda perto de Gordes e Roussillon, nessa região que se chama Louberon, você encontra L’Isle sur la Sorgue. O nome quer dizer “A Ilha sobre o Sorgue”, sendo Sorgue o rio que corta a cidade e é completamente integrado a seus lindos cenários: por meio de restaurantes e cafés que acompanham suas margens.

Na cidade é possível observar patos e gansos que nadam tranquilamente nas águas transparentes, moinhos e pontes floridas durante a primavera e verão. A tradicional feira ao ar livre que acontece aos domingos data do ano de 1596!

L’Isle também é conhecida por seus vários antiquários, então quem sabe lá você possa encontrar uma lembrança única da Provence francesa.

Lista => Hotéis em L´Isle sur la Sorgue

 

Moustiers-Sainte-Marie

cidades mais bonitas da provence
Moustiers-Sainte-Marie.

Apesar de ser considerada um dos vilarejos mais bonitos da França, Moustiers-Sainte-Marie não é uma figurinha carimbada das listas de cidades a se visitar na Provence francesa. Já viajei diversas vezes pela Provence e recomendo fortemente que você passe pelo menos algumas horas nessa cidadezinha.

Moustiers-Sante-Marie fica em um terraço construído em um penhasco e, mais acima, fica a Igreja Notre-Dame-de-l’Assomption e sua estrela dourada suspensa (ninguém sabe como a original foi parar lá!).

A igreja pode ser visitada se você tiver fôlego para subir os 262 degraus que levam até ela. A cidade é super pequena e encantadora, possui ruas estreitas e antigas tipicamente provençais, além do famoso trabalho de cerâmica e diversas lojinhas vendem itens típicos.

Conheça => Hotéis Moustiers-Sainte-Marie

 

Cassis

Roteiro pelas cidades da Provence
Cassis.

Ao lado de Marselha fica Cassis, uma pequena vila litorânea com um charmoso porto. A cidadezinha é bastante visitada porque, além de linda, é uma das duas portas de entrada para os Calanques.

Apesar de ficar cheia no verão, vale a visita na época que for! Os calanques são uma experiência a parte na visita a essa cidade. As grandes falésias formam praias no decorrer da costa entre Cassis e Marselha – você pode conhecê-las em um cruzeiro de catamarã com almoço no Parque dos Calenques.

Não bastasse o relevo peculiar, a água tem um tom turquesa impressionante! É um cenário realmente muito bonito e especial. Chegar até esses locais exige certo preparo físico: o acesso é feito a pé e é necessário subir e descer de cada falésia para acessar o mar.

Se você prefere algo mais tranquilo, a praia dentro da cidade de Cassis, chamada Bestouan, é uma boa opção (mas atenção: o chão é formado por pedras, o que é um pouco desconfortável, e a água é gélida). Apesar de não ser turquesa como nos calanques, a cor da água é espetacular!

Mais opções => Hotéis em Cassis

 

Avignon

Roteiro na região da Provence, na França
Avignon.

Avignon é parte importante da história mundial. Isso porque a cidade abrigou oficialmente a sede da Igreja Católica, substituindo Roma, entre os anos de 1309 e 1376.

A religião é ainda um fator visível da vida da cidade, sobretudo no que diz respeito à arquitetura e pontos turísticos, considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco.

Porém, a cidade se desenvolveu muito desde então e oferece diversas outras atrações para turistas. Delas, a mais famosa é o Festival de Avignon, evento de teatro, música, dança e cinema que acontece todos os anos, em julho. Uma forma bacana de conhecer a cidade é fazendo um walking tour em Avignon.

Oferta => Hotéis baratos em Avignon

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Lourmarin

Roteiro nas regiões da França
Lourmarin.

Na metade do caminho entre Aix-en-Provence e Roussillon fica a encantadora cidade de Lourmarin. Como na maioria das outras cidades listadas aqui, a graça de Lourmarin é andar pelas ruas a pé, descobrindo cantos desconhecidos, sentar em um dos diversos restaurantes e observar as pessoas.

Também é uma boa surpresa descobrir as pequenas (mas descoladas) lojinhas da cidade. Você também pode explorar os arredores e suas plantações de oliveiras, amendoeiras e vinícolas, o castelo de Lourmarin ou até mesmo o túmulo do escritor Albert Camus, que morou em Lourmarin e está enterrado no local.

Veja => Hotéis em Lourmarin

 

Gorges du Verdon

Dicas de viagem na região da Provence
Gorges du Verdon.

Se você seguiu minha dica de conhecer Moustiers-Sainte-Marie, você está na entrada do Gorges du Verdon, o maior desfiladeiro da Europa.

Surpreendentemente, esse local não é ainda tão conhecido, mas deveria ser: são monumentais cânions de calcário por onde correm águas profundamente verdes originárias das montanhas dos Alpes.

No verão, o local fica cheio de canoas, caiaques e stand up paddles que exploram as formações rochosas. É possível também ir de carro ou bicicleta por estradas que acompanham os desfiladeiros bem do alto (alguns trechos são bem estreitos) e fazer trilhas. É must-go para quem gosta de passeios ao ar livre.

Imperdível => Passeio em Gorges du Verson e Moustiers-Sainte-Marie

 

Parque Natural de Camargue

Cidades imperdíveis da França
Camargue.

Mais um destino para quem gosta de natureza: o Parque Natural Regional de Camargue é uma área costeira entre o Rio Rhône e o Mar Mediterrâneo que tem suas ricas fauna e flora protegidas desde 1970. É considerado uma uma Reservas da Biosfera da Unesco.

Lá é possível ver, dependendo da época do ano, cavalos brancos livres, búfalos, flamingos e muitos outros animais em seu habitat natural. Arles, sobre a qual falamos anteriormente, é uma das “entradas” do parque. Pode ser uma boa ideia aliar as duas visitas!

Passeio => Tour de meio dia pelo Camargue

 

Pontos turísticos imperdíveis da Provence

A região da Provence francesa é repleta de belas cidades e também de paisagens naturais estonteantes. É possível chegar lá partindo de Paris, em apenas 3 horas de trem, o que torna o local perfeito para uma road trip após explorar a capital.

A dica é estabelecer como bases Aix-en-Provence e Avignon, duas cidades com boa estrutura para turistas. Como as cidades são todas próximas umas das outras, é possível fazer viagens de bate-e-volta para conhecê-las. Tanto dá para escolher algumas cidades da lista como fazê-la inteira: você pode fazer um roteiro que se encaixa perfeitamente nos seu gosto!

Essa lista é apenas uma sugestão, uma base para você customizar do seu jeito. Mais sobre a Provence está no artigo mapa da França.

E para finalizar, nada melhor do que assistir esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo na França sobre a bela Avignon. Confira:

Você está com planos de viajar para região de Provence? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *