Cidades da França: as regiões principais e mais bonitas

Cidades da França: as regiões principais e mais bonitas

As mais bonitas cidades da França estão espalhadas por todas as regiões desse país da Europa que abriga cerca de 65 milhões de habitantes e respira arte e cultura. Sua capital, Paris, é o destino número um dos amantes de viagem, mas há outras cidades francesas maravilhosas!

Inclusive, não é exagero afirmar que a França abriga as mais belas cidades, os mais saborosos e diversos tipos de queijos, os mais deliciosos vinhos (são mais de 3 mil opções para degustar) e uma arquitetura de fazer qualquer um  se emocionar. Além de um idioma extremamente charmoso e considerado o mais sexy do mundo!

A França é repleta de história, beleza, cultura, excelente culinária e muito romantismo! Todo cidadão deveria ter o prazer de visitar a França, ao menos uma vez na vida! São muitas as cidades mais bonitas da França, mas juntos faremos um pequeno tour por algumas delas!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Cidades da França: as mais bonitas

  1. Paris
  2. Marselha
  3. Les Baux-de-Provence
  4. Nîmes
  5. Lyon
  6. Aix-en-Provence
  7. Avignon
  8. Tours
  9. Bordeaux
  10. Toulouse

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na França »

 

Paris

Turismo na França
Torre Eiffel é o cartão postal de Paris.

Ah… Paris! É uma cidade que faz qualquer um suspirar e, por isso, é impossível não estar no topo da lista das cidades imperdíveis da França. Cosmopolita que só, a famosa Cidade Luz e capital da França, encanta, inebria e causa um saudosismo quando você vai embora.

A arte se faz presente em todas as direções para onde olhamos. Na cidade é possível ver pessoas de todos os lugares do mundo, uma mistura do antigo com o contemporâneo, muitas luzes e barulho, o tempo todo! Costumo dizer que Paris atende a todos os gostos e bolsos. Para isso, confira os pontos turísticos de Paris.

Torre Eiffel, cartão postal da cidade, é parada obrigatória! Ela pode ser apreciada tanto de sua base (gratuitamente) ou do alto do seu 3° andar! Mas, de cima ou embaixo, de perto ou de longe, o êxtase é inevitável. Imagina, fazer uma reserva e jantar no restaurante da Torre Eiffel!

E ainda há outras atrações como o Campo de Marte (Champ de Mars), onde sugiro um piquenique com vista para a Torre Eiffel; o Arco do Triunfo; a Avenida Champs-Élysées; o Rio Sena onde é possível  fazer um passeio de barco com jantar em Paris.

 Ingressos => Passeios na França

 

Mais sobre Paris

Cidades turísticas da França
Museu do Louvre.

Para os amantes de arte, recomendo fortemente aproveitar o maior museu de arte do mundo: o Museu do Louvre! Esculturas, gravuras, pinturas, arte islâmica, grega, marroquina, romana, egípcia, a Monalisa. Eu poderia passar horas o descrevendo! Confira um tour guiado sem fila no Louvre.

Se é sobre beleza que estamos falando, inclua no seu passeio ir até Montmartre, de onde se tem uma vista panorâmica e esplendorosa de toda a capital! No caminho, faça uma pausa no Moulin Rouge, mundialmente conhecido por apresentar diversos espetáculos. Inclusive, adquira um jantar com champagne durante show no Moulin Rouge.

Vou finalizar Paris com uma recomendação não muito comum, mas que, como brasileira e fã de futebol, tive a honra e sorte de estar na estreia do Neymar no estádio Parc des Princes pelo Paris Saint-Germain. Quando estiver em Paris, veja se tem um jogo do PSG e se encante com franceses vestindo nossa “amarelinha” e cantando Aquarela do Brasil!

Leia também => Onde se hospedar em Paris

 

Marselha

Cidades mais visitadas da França
Fort Saint-Jean.

Aos meus olhos Marselha está para a França assim como o Nordeste para o Brasil. Por isso, a cidade merece estar entre as mais belas da França! É a terceira maior cidade do país, onde está o maior porto comercial, e distante 774 quilômetros da capital (8 horas de carro, 3 horas de metrô ou 1 hora de avião).

Marselha é a cidade francesa mais antiga, foi porta de entrada para diversos imigrantes, o que a faz especial e única, pois parece que cada povo que por ali passou, deixou um pouco de sua cultura, que se faz notória ao passear pelas ruas da cidade. O clima é extremamente agradável e, no verão a sensação é de estar no nordeste brasileiro! Aproveite para conhecer a cidade a bordo de um ônibus turístico de Marselha.

Sugiro uma caminhada pelo Centro Histórico passando pelo belíssimo Fort Saint-Jean, que abriga o Museu de Civilização da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM). Os bairros antigos da cidade, de arquitetura provençal, merecem atenção, em especial o Le Panier e o Vieux Port.

 

Mais sobre Marselha

Cidades mais conhecidas na França
Castelo D´If.

Já a Place Notre-Dame du Mont abriga diversos bares e restaurantes e é uma boa pedida para quem quer um pouco mais de agito! Não muito distante dali fica o bairro Cours Julien, frequentado por artistas e famoso pela arte de rua nele expressada.

Há muito o que se ver em Marselha como a Catedral de la Major, a Basílica Notre-Dame de la Garde, o Museu de Belas Artes. No porto, você pode ir de barco até o Castelo D’If, que inspirou Alexandre Dumas a escrever o romance O Conde de Monte Cristo.

A cidade é repleta de atrativos para todos os gostos. No verão, uma típica brasileira jamais poderia deixar de recomendar umas horinhas na praia. A praia do Prado é linda, tem um mar de um azul indescritível que, às vezes, se confunde com o céu. Não se esqueça de comprar os famosos sabonetes de Marselha como lembrança!

Veja => Hotéis em Marselha

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Les Baux-de-Provence

Maiores cidades da França?
Chateau de Baux | Foto: Nikater, via Wikimedia Commons.

É impossível falar das cidades mais bonitas da França sem citar a pequena e inacreditável Les Baux-de-Provence. Sim, INACREDITÁVEL foi a primeira palavra que consegui expressar ao vê-la. A pequena aldeia fica há aproximadamente 716 quilômetros de Paris e, de carro, o percurso pode ser feito em menos de 8 horas.

Demora, mas sinceramente, vale muito a pena! A cidade é toda arquitetada sobre uma pedra esbranquiçada e, olhando de longe, é impossível distinguir as casas das pedras. Um verdadeiro e encantador mimetismo ali acontece! É dessa forma que consigo descrevê-la. Agende uma excursão para Ls Baux-de-Provence.

Uma dica para quem vai até lá: tênis e disposição! Para chegar até a cidade deixamos o carro na pista e o trajeto foi por escadas e pequenas ladeiras. Não sei se o fôlego é perdido por causa da caminhada da subida (curta, porém íngreme) ou pela paisagem que se revela a cada passo.

A cidade é graciosa e com pequenas ruelas de pedra, há diversos restaurantes e lugares para comprar lembrancinhas, roupas, perfumes e artigos de decoração. Proponho ir até o Château des Baux de onde se tem uma vista magnífica do Vale do Inferno. Pelas ruelas da cidade só é permitido o trânsito de pedestres e não há mais moradores no local, apenas comerciantes que estão lá até o entardecer.

Dica => Hospedagem em Les Baux-de-Provence

 

Nîmes

Menores cidades da França
Arena de Nîmes.

Nîmes é conhecida como a Roma francesa e basta chegar à cidade para você compreender esse título. Essa bela cidade está localizada há 713 quilômetros de Paris e fica próxima de diversas outras cidades históricas. Basta circular um pouco por Nîmes que dá para conhecer um pouco de Roma sem sair dos arredores franceses! Veja um excursão para Nîmes.

Os monumentos que se encontram são provenientes da colonização romana na região. Minha primeira parada foi na Arena de Nîmes que muito se assemelha ao Coliseu. A sensação de estar nesse anfiteatro é de estar fazendo parte da história contada nos livros.

Vale passar algum tempo no local, relaxar, ler um livro e contemplar! Outra parada obrigatória é na Maison Carrée, construída entre 19 e 16 a.C., que atualmente é uma sala de cinema que conta a história da cidade. Vire-se em 180° para deparar-se com uma construção em vidro, aço e concreto onde fica o Museu de Arte Contemporânea, o Carré d’Art.

Essa mistura da arquitetura do século XX de um lado da rua e 19 a.C. do outro, concede a Nîmes um espaço na lista das cidades mais bonitas da França. Lá ficam também os Jardins de La Fontaine, um dos mais lindos jardins que já caminhei. Ele abriga diversos monumentos como o Templo de Diana e a Torre Magna.

Lista => Hotéis em Nîmes

 

Lyon

Dicas de Lyon
Basílica de Notre-Dame de Fourvière | Foto: Mirej, via Wikimedia Commons.

Lyon é uma cidade extremamente charmosa, conhecida como Paris do Sul, e considerada a capital da gastronomia. Para mim, Lyon certamente está entre as cidades mais bonitas da França. Ela fica a aproximadamente 466 quilômetros da capital francesa. De carro é possível chegar em 4h30, mas o TGV te leva em menos de 2 horas.

   

Segunda maior cidade da França, Lyon é espetacular e se assemelha bastante à Paris, porém com menos aglomeração de pessoas e preços mais atrativos que na capital. Recomendo um passeio pelo bairro Vieux Lyon, que é Patrimônio Mundial pela Unesco e hospeda muitos dos pontos turísticos de Lyon. É um bairro renascentista onde só se circula a pé entre os muitos cafés, restaurantes, lojas, música e história! Uma das paradas obrigatórias do ônibus turístico de Lyon.

Uma parada obrigatória é na Basílica Notre-Dame de Fourvière, onde o acesso pode ser feito em um bondinho. A arquitetura do lugar é indescritível externa, e principalmente, internamente. Lá existe uma homenagem para à padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida e uma bandeira da pátria amada. Aproveite para fazer também um cruzeiro em Lyon.

Próximo à basílica está a Torre de Fourvière, cujo topo se assemelha bastante à Torre Eiffel. Não distante dali, tem o Museu Gallo-Roman que abriga um grande acervo de material romano. Dali vá para as ruínas do teatro romano, cuja acústica é extraordinária!

Seguindo o passeio procure pelo Museu de Miniaturas e Cinema. O Parc de la Tête d’Or é ótimo para uma caminhada, um piquenique, andar de bicicleta e entrar em contato com a natureza. E os Muros Pintados (Mur Peinte des Canuts), em Croix-Rousse, provoca uma divertida ilusão de ótica. Não saia de Lyon sem fazer uma refeição em um Bouchon, a gastronomia lionesa é tida como uma das melhores do mundo.

Descubra => Onde se hospedar em Lyon

 

Aix-en-Provence

Cidades bonitas nos alpes franceses
Fontaine de la Rotonde | Foto: François GOGLINS, via Wikimedia Commons.

Uma das cidades mais bonitas da França certamente é Aix-en-Provence, localizada na Região Provence-Alpes-Côte d’Azur. Ela fica a aproximadamente 770 quilômetros de Paris e a viagem entre Aix e a capital francesa pode ser feita em pouco menos de 8 horas de carro e metade desse tempo por meio do TGV.

Saiba mais sobre cada região:

Aix é famosa por suas esplendorosas fontes de água, sendo que a maior delas e cartão postal da cidade, é a Fontaine de la Rotonde. Ela foi construída em mármore e representa a agricultura, a justiça e as artes. Vale passar alguns minutos admirando sua beleza, principalmente durante um tour guiado em Aix-en-Provence.

Essa fonte abre passagem para a principal rua da cidade, a Cours Mirabeau, que em sua extensão abriga mais três fontes: Fontaine des Neuf Canons (construída em 1961), Fontaine d’Eau Chaude (famosa entre os turistas pelas suas águas termais) e a Fontaine de Roi René (representando o rei portando as uvas).

Os mercados de rua em Aix são uma parada obrigatória e deliciosa, visto que são compostos por uma imensidade de produtos, aromas e pessoas. Para quem deseja um passeio agradável e cultural, recomendo livraria Cité du Livre, famosa por sua entrada com livros gigantes.

Os amantes da arte gótica e neo-gótica devem visitar a Catedral de Aix (Cathédrale Saint-Sauvéur), cuja lenda diz ter sido construída em homenagem a Apolo.

Economia => Hotéis em promoção em Aix-en-Provence

 

Avignon

Cidades medievais na França
Palácio dos Papas, em Avignon.

Avignon fica a cerca de 650 quilômetros de Paris, no sul da França. Por meio do TGV é possível fazer o trajeto entre as cidades em menos de 3 horas. Apesar de ser pequena, há muito que ser ver e saber sobre essa cidade bonita da França, que já surpreende logo no chegada.

O Centro Histórico de Avignon tem mais 4 quilômetros de muralhas e torres que o cercam, construídos com a finalidade de proteger o papado que lá habitou a partir do ano de 1.309, quando a igreja católica teve sua sede na cidade. Impossível passar por Avignon e não visitar o Palácio dos Papas, cuja arquitetura gótica é maravilhosa.

Um dos marcos de Avignon é a famosa Pont Sain Bénezet, que segundo a lenda foi vista em sonho pelo pastor Bénezet após um encontro com Jesus. Ele pediu ajudar para construir a ponte, mas os camponeses disseram que ajudariam se ele levasse um pedra enorme até as margens do rio. Lugares assim são ideais para fazer parte de um walking tour em Avignon.

Milagrosamente, Bánezet fez o que parecia impossível e com o apoio de todos, uma ponte de 22 arcos foi construída. Atualmente, só restam 4 arcos originais, os demais foram destruídos pelas enchentes do rio Rhone. A belíssima Catedral de Notre Dame des Doms chama muito a atenção, pois no alto de sua torre está uma estátua dourada da Virgem Maria abençoando a cidade.

Visite também o Museu du Petit Palais (Pequeno Palácio) que abriga pinturas e esculturas do século desde o século XIII. Junto à Catedral está o Jardim des Doms, que é magnífico! Uma caminhada nesse lugar proporciona uma revigorada, além de uma vista espetacular. Como dizem os franceses: Profitez bien! (Aproveite!)

Pesquise => Hotéis em Avignon

 

Tours

Igrejas mais bonitas da França
Basílica de Saint Martin | Foto: Allan Jay Quesada, via Wikimedia Commons.

Essa linda cidade que já foi capital, fica na região central da França, conhecida como Vale do Loire. Está localizada a aproximadamente 240 quilômetros de Paris, cujo trajeto de carro pode ser feito em 2h30 ou com o TGV em 50 minutos ou você pode fazer uma excursão para Tours.

Essa região da França é muito conhecida por seus castelos e vinhedos, e Tours está localizada no coração dessa região, ganhando meu selo de uma das cidades mais bonitas da França. A Catedral de Tours é um bom começo para um passeio pela cidade. Construída em homenagem ao primeiro bispo do local, Saint-Gatien, 377 anos para ficar pronta.

Sua arquitetura carrega variados estilos e seus vitrais são absolutamente deslumbrantes! Para os fãs de museu, poucos passos da Catedral te levam ao Museu de Belas Artes da cidade. O centro antigo de Tours seduz por conservar construções muito antigas de madeira e pedra.

A Basílica de Saint Martin é outro lugar a se visitar de passagem pela cidade, pois ele é um dos lugares de peregrinação mais visitados no mundo, por abrigar relíquias do santo. A Place Plumereau é um lugar excelente para refeições ou basta um café para sentar e admirar as casas magníficas do século XII ao seu redor.

Por último, meus dois lugares favoritos nessa cidade: o Jardim Botânico, cujo acesso é gratuito, e a biodiversidade incrível; e a Ponte Wilson as margens do Rio Loire para testemunhar um pôr do sol!

Barato => Promoções de hotéis em Tours

 

   

Bordeaux

O que fazer em Bordeaux?

Bordeaux jamais poderia faltar na lista das cidades mais bonitas da França. Essa belíssima cidade está situada no sudoeste e é um verdadeiro colírio para os olhos. A 585 quilômetros de Paris, essa pequena cidade com influência romana é capaz de fazer qualquer um se apaixonar!

Há muito para fazer na cidade. Para os apreciadores de vinho e de conhecimento, recomendo iniciar por La Cité du Vin, um museu inaugurado em 2016 que tem um design sensacional, e abriga em seu interior tudo sobre a arte do vinho. A experiência não se limita a degustação, ela também é olfativa e audiovisual. Veja um ingresso para o La Cité du Vin em Bordeaux.

No Centro, conheça o belíssimo Grand Théâtre de Bordeaux que tem uma fachada deslumbrante. A igreja gótica Cathédrale Saint André que possibilita uma vista estonteante da cidade para os que se dispuserem a subir 230 degraus que levam ao seu topo. E para relaxar vá até o Jardin Publique e deite na grama.

O cartão postal de Bordeaux é a Place de la Bourse and Miroir d’Eau, que tem o maior espelho d’água do mundo em frente ao prédio que foi construído em 1755. O efeito visual vai te deixar boquiaberto e, a noite o efeito é mais especial ainda!

Sentar às margens do Rio Garonne e contemplar o estilo de vida dos locais é uma boa pedida, a todo o momento as pessoas estão por ali correndo, passeando com seus cães, brincando com as crianças ou apenas sentados na grama lendo! Se quiser, aproveite e faça um cruzeiro em Bordeaux. As pessoas da capital do vinho sabem como viver bem!

Pesquise => Hospedagem em Bordeaux

 

Toulouse

Cidades históricas da França
Capitolium de Toulouse | Foto: Benh LIEU SONG, via Wikimedia Commons.

Como não citar Toulouse quando se fala das cidades mais bonitas da França? Essa cidade a 680 quilômetros de Paris dispensa a escolha entre mar e montanha, já que está perto de ambos. Seu cartão postal é o magnífico prédio da prefeitura, o Capitolium, na frente do qual acontecem as tradicionais feiras todas as manhãs.

O prédio pode ser visitado, o que recomendo fortemente visto que seu interior é o mais lindo que já vi comparando-o com outras prefeituras. A Basílica de Saint Sernin é um dos pontos mais visitados na cidade l encanta por sua arquitetura do estilo romântico. Ele é uma das paradas do tour guiado em Toulouse.

Para os fãs de museus, Toulouse é uma cidade que oferece um grande acervo:

Cada um carrega uma história que te proporciona emoções distintas e muito conhecimento!

Se você procura um entretenimento vá ao Theatre du Capitole. E para os que querem relaxar ao ar livre, minha sugestão é um passeio pela Pont Neuf que corta o Rio Garonne ou os Jardins Japoneses da cidade, onde a biodiversidade e atmosfera de paz podem te proporcionar momentos de extrema tranquilidade!

Dica => Hotéis bem avaliados em Toulouse

 

Cidades da França: dicas

Como disse no início, a França é um país repleto de cidades bonitas e, tenho a impressão, inclusive, de que todas as cidades são belas e imperdíveis. Além de falar das cidades bonitas do país, gostaria de finalizar este artigo falando do principal patrimônio que cada país abriga: seu povo!

Os franceses têm a fama de serem mal humorados e pouco cordiais para com os estrangeiros que não falam francês. Mas isso é uma impressão e, posso afirmar que, embora eles não sejam tão sorridentes como os brasileiros, eles são excepcionalmente educados!

Na França ou em qualquer outro lugar, minha dica é: aprenda ao menos as palavras mágicas no idioma local. Bonjour (Bom dia), S’il vous plaît (Por favor), Merci (Obrigada) e um belo sorriso no rosto podem te trazer experiências incríveis na Cidade do Amor!

Confira esse vídeo maravilhoso feito site oficial de turismo da França, sobre a região da Provence. Linda demais!

E, você já conhece alguma das cidades mais bonitas da França? Ficou com vontade de conhecer. Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Angela Avila

    Estive em Paris e certamente quero voltar!! E claro, aproveitar e conhecer outras cidades e seus encantos. Este artigo atiçou e muito minha vontade de visitar todas! ????

  2. Polly Batista

    Oi, Angela. Eu também ameiiii esse artigo!!! Só cidades lindas!!! Obrigada pelo comentário!

  3. Alexandre Fonseca

    Olá, excelente texto e informações que poucos sabem...fique com muita vontade de conhecer a França, principalmente Marselha... Parabéns e continue postando informações.

  4. Polly Batista

    Oi, Alexandre. Que ótimo que gostou. Muito obrigada e volte sempre!

  5. Aline

    Ótimo artigo, incentivou ainda mais meu sonho em conhecer a França e suas belezas... Ansiosa pelos próximos artigos. Obrigada Denise Rodrigues!

  6. Polly Batista

    Oi, Aline! Que ótimo que gostou. A França é um sonho mesmo! Agradecemos seu elogio!

  7. Ana Beatriz Prado Quintino

    Parabéns a escritora! Fiquei apaixonada e com mais vontade de conhecer todos os lugares. O texto também esta incrível, e com uma ótima descrição de cada lugar.