As mais bonitas cidades da França estão espalhadas por todas as regiões desse país da Europa que abriga cerca de 65 milhões de habitantes e respira arte e cultura. Sua capital, Paris, é o destino número um dos amantes de viagem, mas há outras cidades francesas maravilhosas!
Inclusive, não é exagero afirmar que a França abriga as mais belas cidades, os mais saborosos e diversos tipos de queijos, os mais deliciosos vinhos (são mais de 3 mil opções para degustar) e uma arquitetura de fazer qualquer um se emocionar. Além de um idioma extremamente charmoso e considerado o mais sexy do mundo!
A França é repleta de história, beleza, cultura, excelente culinária e muito romantismo! Todo cidadão deveria ter o prazer de visitar a França, ao menos uma vez na vida! São muitas as cidades mais bonitas da França, mas juntos faremos um pequeno tour por algumas delas!
Planeje sua viagem => Onde se hospedar bairro a bairro em Paris
Seguro viagem para França: qual é o mais indicado? »
Neste artigo você vai ver:
As mais bonitas cidades da França
- Paris
- Marselha
- Les Baux-de-Provence
- Nîmes
- Lyon
- Aix-en-Provence
- Avignon
- Tours
- Bordeaux
- Toulouse
- Estrasburgo
- Angers
- Montpelier
- Poitiers
- Nice
- Clermont-Ferrand
CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na França »
Paris
Ah… Paris! É uma cidade que faz qualquer um suspirar e, por isso, é impossível não estar no topo da lista das cidades imperdíveis da França.
Cosmopolita que só ela, a famosa Cidade Luz e capital da França, encanta, inebria e causa um saudosismo quando você vai embora.
A arte se faz presente em todas as direções para onde olhamos. Na cidade é possível ver pessoas de todos os lugares do mundo, uma mistura do antigo com o contemporâneo, muitas luzes e barulho, o tempo todo! Costumo dizer que os atrativos de Paris atendem a todos os gostos e bolsos.
A Torre Eiffel, cartão-postal da cidade, é parada obrigatória! Ela pode ser apreciada tanto de sua base (gratuitamente) ou do alto do seu 3° andar! Mas, de cima ou embaixo, de perto ou de longe, o êxtase é inevitável. Imagina, fazer uma reserva e jantar no restaurante da Torre Eiffel!?
E ainda há outras atrações como o Campo de Marte (Champ de Mars), onde sugiro um piquenique com vista para a Torre Eiffel; o Arco do Triunfo; a Avenida Champs-Élysées; o Rio Sena onde é possível fazer um passeio de barco.
Mais sobre Paris
Para os amantes de arte, recomendo fortemente aproveitar o maior museu de arte do mundo: o Museu do Louvre! Esculturas, gravuras, pinturas, arte islâmica, grega, marroquina, romana, egípcia, a Monalisa. Eu poderia passar horas o descrevendo!
Se é sobre beleza que estamos falando, inclua no seu passeio ir até Montmartre, de onde se tem uma vista panorâmica e esplendorosa de toda a capital!
No caminho, faça uma pausa no Moulin Rouge, mundialmente conhecido por apresentar diversos espetáculos.
Vou finalizar Paris com uma recomendação não muito comum, mas que, como brasileira e fã de futebol, tive a honra e sorte de estar na estreia do Neymar no estádio Parc des Princes pelo Paris Saint-Germain.
Quando estiver em Paris, veja se tem um jogo do PSG e se encante com franceses vestindo nossa “amarelinha” e cantando Aquarela do Brasil!
Marselha
Aos meus olhos Marselha está para a França assim como o Nordeste para o Brasil. Por isso, a cidade merece estar entre as mais belas da França!
É a terceira maior cidade do país, onde está o maior porto comercial, e distante 774 quilômetros da capital (8 horas de carro, 3 horas de metrô ou 1 hora de avião).
Marselha é a cidade francesa mais antiga, foi porta de entrada para diversos imigrantes, o que a faz especial e única, pois parece que cada povo que por ali passou, deixou um pouco de sua cultura, que se faz notória ao passear pelas ruas da cidade.
O clima é extremamente agradável e, no verão a sensação é de estar no nordeste brasileiro! Aproveite para conhecer a cidade a bordo de um ônibus turístico.
Sugiro uma caminhada pelo Centro Histórico passando pelo belíssimo Fort Saint-Jean, que abriga o Museu de Civilização da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM). Os bairros antigos da cidade, de arquitetura provençal, merecem atenção, em especial o Le Panier e o Vieux Port.
Mais sobre Marselha
Já a Place Notre-Dame du Mont abriga diversos bares e restaurantes e é uma boa pedida para quem quer um pouco mais de agito! Não muito distante dali fica o bairro Cours Julien, frequentado por artistas e famoso pela arte de rua nele expressada.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Há muito o que se ver em Marselha como a Catedral de la Major, a Basílica Notre-Dame de la Garde, o Museu de Belas Artes. No porto, você pode ir de barco até o Castelo D’If, que inspirou Alexandre Dumas a escrever o romance O Conde de Monte Cristo.
A cidade é repleta de atrativos para todos os gostos. No verão, uma típica brasileira jamais poderia deixar de recomendar umas horinhas na praia.
A praia do Prado é linda, tem um mar de um azul indescritível que, às vezes, se confunde com o céu. Não se esqueça de comprar os famosos sabonetes de Marselha como lembrança!
Les Baux-de-Provence
É impossível falar das cidades mais bonitas da França sem citar a pequena e inacreditável Les Baux-de-Provence. Sim, INACREDITÁVEL foi a primeira palavra que consegui expressar ao vê-la.
A pequena aldeia fica há aproximadamente 716 quilômetros de Paris e, de carro, o percurso pode ser feito em menos de 8 horas.
Demora, mas sinceramente, vale muito a pena! A cidade é toda arquitetada sobre uma pedra esbranquiçada e, olhando de longe, é impossível distinguir as casas das pedras.
Um verdadeiro e encantador mimetismo ali acontece! É dessa forma que consigo descrevê-la. Agende uma excursão para Ls Baux-de-Provence.
Uma dica para quem vai até lá: tênis e disposição! Para chegar até a cidade deixamos o carro na pista e o trajeto foi por escadas e pequenas ladeiras. Não sei se o fôlego é perdido por causa da caminhada da subida (curta, porém íngreme) ou pela paisagem que se revela a cada passo.
A cidade é graciosa e com pequenas ruelas de pedra, há diversos restaurantes e lugares para comprar lembrancinhas, roupas, perfumes e artigos de decoração.
Proponho ir até o Château des Baux de onde se tem uma vista magnífica do Vale do Inferno. Pelas ruelas da cidade só é permitido o trânsito de pedestres e não há mais moradores no local, apenas comerciantes que estão lá até o entardecer.
Nîmes
Nîmes é conhecida como a Roma francesa e basta chegar à cidade para você compreender esse título. Essa bela cidade está localizada há 713 quilômetros de Paris e fica próxima de diversas outras cidades históricas. Basta circular por Nîmes que dá para conhecer um pouco de Roma sem sair dos arredores franceses!
Os monumentos que se encontram são provenientes da colonização romana na região. Minha primeira parada foi na Arena de Nîmes que muito se assemelha ao Coliseu. A sensação de estar nesse anfiteatro é de estar fazendo parte da história contada nos livros.
Vale passar algum tempo no local, relaxar, ler um livro e contemplar! Outra parada obrigatória é na Maison Carrée, construída entre 19 e 16 a.C., que atualmente é uma sala de cinema que conta a história da cidade.
Vire-se em 180° para deparar-se com uma construção em vidro, aço e concreto onde fica o Museu de Arte Contemporânea, o Carré d’Art.
Essa mistura da arquitetura do século XX de um lado da rua e 19 a.C. do outro, concede a Nîmes um espaço na lista das cidades mais bonitas da França.
É aqui onde ficam também os Jardins de La Fontaine, um dos mais lindos jardins que já caminhei. Ele abriga diversos monumentos como o Templo de Diana e a Torre Magna.
Lyon
Lyon é uma cidade extremamente charmosa, conhecida como Paris do Sul, e considerada a capital da gastronomia. Para mim, Lyon certamente está entre as cidades mais bonitas da França.
Ela fica a aproximadamente 466 quilômetros da capital francesa. De carro é possível chegar em 4h30, mas o TGV te leva em menos de 2 horas.
Segunda maior cidade da França, Lyon é espetacular e se assemelha bastante à Paris, porém com menos aglomeração de pessoas e preços mais atrativos que na capital.
Recomendo um passeio pelo bairro Vieux Lyon, que é Patrimônio Mundial pela Unesco e hospeda muitos dos atrativos de Lyon. É um bairro renascentista onde só se circula a pé entre os muitos cafés, restaurantes, lojas, música e história! Uma das paradas obrigatórias do ônibus turístico.
Uma parada obrigatória é na Basílica Notre-Dame de Fourvière, onde o acesso pode ser feito em um bondinho. A arquitetura do lugar é indescritível externa, e principalmente, internamente. Lá existe uma homenagem para à padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida e uma bandeira da pátria amada.
Próximo à basílica está a Torre de Fourvière, cujo topo se assemelha bastante à Torre Eiffel. Não distante dali, tem o Museu Gallo-Roman que abriga um grande acervo de material romano. Dali vá para as ruínas do teatro romano, cuja acústica é extraordinária!
Seguindo o passeio procure pelo Museu de Miniaturas e Cinema. O Parc de la Tête d’Or é ótimo para uma caminhada, um piquenique, andar de bicicleta e entrar em contato com a natureza. E os Muros Pintados (Mur Peinte des Canuts), em Croix-Rousse, provoca uma divertida ilusão de ótica.
Não saia de Lyon sem fazer uma refeição em um Bouchon, a gastronomia lionesa é tida como uma das melhores do mundo.
Aix-en-Provence
Uma das cidades mais bonitas da França certamente é Aix-en-Provence, localizada na Região Provence-Alpes-Côte d’Azur.
Ela fica a aproximadamente 770 quilômetros de Paris e a viagem entre Aix e a capital francesa pode ser feita em pouco menos de 8 horas de carro e metade desse tempo por meio do TGV.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Aix é famosa por suas esplendorosas fontes de água, sendo que a maior delas e cartão-postal da cidade, é a Fontaine de la Rotonde.
Ela foi construída em mármore e representa a agricultura, a justiça e as artes. Vale passar alguns minutos admirando sua beleza, principalmente durante um tour guiado em Aix-en-Provence.
Essa fonte abre passagem para a principal rua da cidade, a Cours Mirabeau, que em sua extensão abriga mais três fontes: Fontaine des Neuf Canons (construída em 1961), Fontaine d’Eau Chaude (famosa entre os turistas pelas suas águas termais) e a Fontaine de Roi René (representando o rei portando as uvas).
Os mercados de rua em Aix são uma parada obrigatória e deliciosa, visto que são compostos por uma imensidade de produtos, aromas e pessoas.
Para quem deseja um passeio agradável e cultural, recomendo livraria Cité du Livre, famosa por sua entrada com livros gigantes.
Os amantes da arte gótica e neo-gótica devem visitar a Catedral de Aix (Cathédrale Saint-Sauvéur), cuja lenda diz ter sido construída em homenagem a Apolo.
Avignon
Avignon fica a cerca de 650 quilômetros de Paris, no sul da França. Por meio do TGV é possível fazer o trajeto entre as cidades em menos de 3 horas.
Apesar de ser pequena, há muito que ser ver e saber sobre essa cidade bonita da França, que já surpreende logo no chegada.
O Centro Histórico de Avignon tem mais 4 quilômetros de muralhas e torres que o cercam, construídos com a finalidade de proteger o papado que lá habitou a partir do ano de 1.309, quando a igreja católica teve sua sede na cidade. Impossível passar por Avignon e não visitar o Palácio dos Papas, cuja arquitetura gótica é maravilhosa.
Um dos marcos de Avignon é a famosa Pont Sain Bénezet, que segundo a lenda foi vista em sonho pelo pastor Bénezet após um encontro com Jesus.
Ele pediu ajudar para construir a ponte, mas os camponeses disseram que ajudariam se ele levasse um pedra enorme até as margens do rio. Lugares assim são ideais para fazer parte de um walking tour em Avignon.
Milagrosamente, Bánezet fez o que parecia impossível e com o apoio de todos, uma ponte de 22 arcos foi construída. Atualmente, só restam 4 arcos originais, os demais foram destruídos pelas enchentes do rio Rhone.
A belíssima Catedral de Notre Dame des Doms chama muito a atenção, pois no alto de sua torre está uma estátua dourada da Virgem Maria abençoando a cidade.
Visite também o Museu du Petit Palais (Pequeno Palácio) que abriga pinturas e esculturas do século desde o século XIII. Junto à Catedral está o Jardim des Doms, que é magnífico! Uma caminhada nesse lugar proporciona uma revigorada, além de uma vista espetacular. Como dizem os franceses: Profitez bien! (Aproveite!)
Tours
Essa linda cidade que já foi capital, fica na região central da França, conhecida como Vale do Loire. Está localizada a aproximadamente 240 quilômetros de Paris, cujo trajeto de carro pode ser feito em 2h30 ou com o TGV em 50 minutos ou você pode fazer uma excursão para Tours.
Essa região da França é muito conhecida por seus castelos e vinhedos, e Tours está localizada no coração dessa região, ganhando meu selo de uma das cidades mais bonitas da França.
A Catedral de Tours é um bom começo para um passeio pela cidade. Construída em homenagem ao primeiro bispo do local, Saint-Gatien, 377 anos para ficar pronta.
Sua arquitetura carrega variados estilos e seus vitrais são absolutamente deslumbrantes! Para os fãs de museu, poucos passos da Catedral te levam ao Museu de Belas Artes da cidade. O centro antigo de Tours seduz por conservar construções muito antigas de madeira e pedra.
A Basílica de Saint Martin é outro lugar a se visitar de passagem pela cidade, pois ele é um dos lugares de peregrinação mais visitados no mundo, por abrigar relíquias do santo. A Place Plumereau é um lugar excelente para refeições ou basta um café para sentar e admirar as casas magníficas do século XII ao seu redor.
Por último, meus dois lugares favoritos nessa cidade: o Jardim Botânico, cujo acesso é gratuito, e a biodiversidade incrível; e a Ponte Wilson as margens do Rio Loire para testemunhar um pôr do sol!
Bordeaux
Bordeaux jamais poderia faltar na lista das cidades mais bonitas da França. Essa belíssima cidade está situada no sudoeste e é um verdadeiro colírio para os olhos.
A 585 quilômetros de Paris, essa pequena cidade com influência romana é capaz de fazer qualquer um se apaixonar!
Há muito para fazer na cidade. Para os apreciadores de vinho e de conhecimento, recomendo iniciar por La Cité du Vin, um museu inaugurado em 2016 que tem um design sensacional, e abriga em seu interior tudo sobre a arte do vinho. A experiência não se limita a degustação, ela também é olfativa e audiovisual.
No Centro, conheça o belíssimo Grand Théâtre de Bordeaux que tem uma fachada deslumbrante. A igreja gótica Cathédrale Saint André que possibilita uma vista estonteante da cidade para os que se dispuserem a subir 230 degraus que levam ao seu topo. E para relaxar vá até o Jardin Publique e deite na grama.
O cartão postal de Bordeaux é a Place de la Bourse and Miroir d’Eau, que tem o maior espelho d’água do mundo em frente ao prédio que foi construído em 1755. O efeito visual vai te deixar boquiaberto e, a noite o efeito é mais especial ainda!
Sentar às margens do Rio Garonne e contemplar o estilo de vida dos locais é uma boa pedida, a todo o momento as pessoas estão por ali correndo, passeando com seus cães, brincando com as crianças ou apenas sentados na grama lendo! Se quiser, aproveite e faça um cruzeiro em Bordeaux. As pessoas da capital do vinho sabem como viver bem!
Toulouse
Como não citar Toulouse quando se fala das cidades mais bonitas da França? Essa cidade a 680 quilômetros de Paris dispensa a escolha entre mar e montanha, já que está perto de ambos.
Seu cartão-postal é o magnífico prédio da prefeitura, o Capitolium, na frente do qual acontecem as tradicionais feiras todas as manhãs.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
O prédio pode ser visitado, o que recomendo fortemente visto que seu interior é o mais lindo que já vi comparando-o com outras prefeituras.
A Basílica de Saint Sernin é um dos pontos mais visitados na cidade l encanta por sua arquitetura do estilo romântico. Ele é uma das paradas do tour guiado em Toulouse.
Para os fãs de museus, Toulouse é uma cidade que oferece um grande acervo:
- Museu de História Natural;
- Museu des Augustin;
- Museu Saint Raymond;
- Museu Georges Labit;
- entre outros.
Cada um carrega uma história que te proporciona emoções distintas e muito conhecimento!
Se você procura um entretenimento vá ao Theatre du Capitole. E para os que querem relaxar ao ar livre, minha sugestão é um passeio pela Pont Neuf que corta o Rio Garonne ou os Jardins Japoneses da cidade, onde a biodiversidade e atmosfera de paz podem te proporcionar momentos de extrema tranquilidade!
Estrasburgo
Situada na região Grand Est, originalmente conhecida como Alsace-Champagne-Ardenne-Lorraine, Estrasburgo fica na divisa entre a França e a Alemanha.
Rotulada como Capital Europeia e com seus 270 mil habitantes, Estrasburgo é uma cidade reconhecida pela sua riqueza cultural e histórica.
É a cidade mais importantes das outras seis cidades alsacianas que possuem mais de 100 mil habitantes (Belfort, Sainte-Louise, Hagnau, Colmar, Mulhouse). Localizada no coração da Europa, Estrasburgo é a sede de várias instituições europeias como o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu.
A cultura é um dos seus pontos fortes e a cidade conta com diversos museus, óperas, festivais e mais de 9 mil eventos por ano, incluindo o famoso Marché de Noël que é um dos mais bonitos e famosos da França.
A arquitetura dessa região é encantadora e é um atrativo por si só. Sem falar de seu Patrimônio Histórico reconhecido pela Unesco.
É uma cidade pequena, organizada, com bairros urbanos, parques verdes, vinhedos e lindas montanhas a 30 minutos de carro. Uma das suas prioridades é o meio ambiente e existem projetos que incentivam o uso de bicicletas e caminhada para os pedestres.
Devido a presença de parques urbanos, mais de 93% da população vive a 300 metros de um espaço verde. Por isso, uma ótima opção é alugar uma bicicleta em Estrasburgo. O clima é mais frio, como na maioria das cidades do norte da França, contudo no verão pode fazer muito calor.
Se você busca uma cidade segura, com uma boa qualidade de vida, tranquila, aconchegante e que respira cultura e história, Estrasburgo pode ser uma boa escolha para você entre as melhores cidades da França para visitar.
Angers
Angers é uma comuna situada no lado oeste da França, na região Pays de la Loire. Inclusive está na lista de cidades perto de Paris para visitar de trem. Com mais de 150 mil habitantes, está em primeiro lugar no ranking de melhores cidades para morar na França.
É um bom lugar para se viver devido a facilidade para se encontrar uma moradia e o custo e vida relativamente baixo.
A preocupação com a preservação do meio ambiente, o ótimo sistema educacional (do berçário à universidade) e a segurança são fatores que contribuem de forma efetiva para o alto nível de qualidade de vida.
Angers é uma cidade jovem (48% da população tem menos de 30 anos e 25% é estudante) e cosmopolita. Considerada Capital du Végetal ou Capital Vegetal, se destaca no setor agrícola e atrai muitos estudantes e profissionais dessa área.
É sede do primeiro cluster hortícola europeu de competitividade global, Végépolys, e também do Instituto Comunitário de Variedades Vegetais.
Suas universidades, festivais, museus, galerias de artes e vinhedos a transformam em um importante centro cultural, com destaque para o Castelo dos Duques de Anjou do século XIII, que abriga a maior coleção de tapeçaria medieval conhecida até os dias atuais.
Intitulada Ville d’art et Histoire ou Cidade da Arte e história, Angers é a capital histórica e fortaleza de Anjou e é considerada um dos centros intelectuais da Europa no século XV.
A cidade conta com um imenso patrimônio arquitetônico onde se destacam os estilos medieval, religioso, urbano e contemporâneo.
Angers recebeu o título de primeira cidade verde da França e investe pesado no desenvolvimento sustentável. 20% do território é ocupado por espaços verdes e 70% desses espaços são tratados sem pesticidas. Há mais de 18 parques e jardins espalhados por toda a cidade.
Montpellier
Montpellier é uma cidade localizada no Departamento Hérault, na região Occitanie. Está situada no sul da França em uma região privilegiada, próxima da Espanha e ao Mar Mediterrâneo.
Atraente, jovem, dinâmica e atual, Montpellier é uma cidade que mistura história, com monumentos de mais de 2000 anos, e modernidade.
É uma cidade que vem crescendo bastante nos últimos anos e atraindo novos moradores. Com uma população de mais de 280 mil habitantes, Montpellier foi considerada destino tendência em 2018 se tornando uma das melhores cidades para morar na França.
Sua riqueza natural, vida noturna agitada, restaurantes e bares a preços acessíveis são alguns dos fatores que chamam a atenção das pessoas. Montpellier tem um clima muito agradável e é a quarta cidade mais ensolarada da França, perdendo apenas para Marseille, Aix-en-Provence e Nice.
Oferece um ritmo de vida mais tranquilo, típico do sul da França e o custo de vida é bem mais barato se comparada à algumas cidades como Paris. Pelo fato de ser uma cidade milenar, é possível retornar mil anos no passado visitando o Centro Histórico de Montpellier.
Se afirma, também, como um polo de criação artística e é conhecida pela sua variedade de festivais e oferta cultural.
Por conta dos seus 48 espaços verdes e parques municipais presente em diversos bairros da cidade, Montpellier é considerada uma cidade verde.
Seu rápido desenvolvimento demográfico resultou na criação de novos bairros e novas instalações públicas nos últimos anos. Esse dinamismo demográfico atraiu várias empresas internacionais e startups inovadoras, o que tem chamado a atenção de imigrantes para viver na cidade milenar.
Montpellier é uma cidade que agrada muitos estrangeiros, incluindo brasileiros, pelo seu clima agradável, custo de vida acessível, localização privilegiada e por ser uma cidade acolhedora.
Poitiers
Situada no centro-oeste da França, no Departamento de Vienne, Poitiers está no segundo lugar do ranking de melhores cidades para morar na França. Poitiers é uma cidade universitária, uma vez que 1 habitante em 8 é estudante.
Possui cerca de 90 mil habitantes e oferece uma qualidade de vida e um clima apreciado por muitos. Sua boa posição no raking das melhores cidades da França para viver se deve a segurança, saúde, boa educação e os baixos preços de moradia.
Poitiers fica a 1h15 de Paris de TGV e a 1h30 da Rochelle de carro. Sua localização permite se locomover com facilidade até as praias do Atlântico e até Paris.
A ótima rede de transportes, os bons hospitais e equipamentos médicos são destaque na receita que fazem dessa cidadezinha um bom lugar para se viver.
A cidade propõe uma oferta cultural de qualidade que inclui teatro, cinemas e festivais de rua. Poitiers, é considerada como uma “cidade de 100 igrejas” – expressão utilizada para designar cidades que possuem muitas igrejas. Na verdade, possui em torno de 30 igrejas e edifícios que são uma herança religiosa que atrai muitos turistas.
Além disso, é sede do parque Futuroscope, que tem atrações baseadas em técnicas cinematográficas e audiovisuais. Se você está procurando uma cidade com uma boa qualidade de vida, próxima a Paris e onde a tranquilidade reina, Poitiers pode ser a cidade certa pra você.
Nice
Nice é uma cidade localizada no sudeste da França no Departamento dos Alpes-Maritimes, a 30 quilômetros da fronteira italiana e fica às margens do mar mediterrâneo. Possui cerca de 350 mil habitantes e a quinta maior cidade da França.
Destaque na região Côte d’Azur, Nice é um destino popular entre os turistas devido a seu clima quente (tem mais de 200 dias de sol por ano), lindas praias do Mar Mediterrâneo e os diversos pontos turísticos de Nice.
A cidade conta com uma mistura de nacionalidades e uma forte influência italiana.
Nice é uma cidade charmosa, com um brilho atípico, onde você vai poder admirar a arquitetura contemplando as ruas pitorescas com fachadas nas cores amarela e laranja nos muitos passeios e tours em Nice. É a cidade que possui mais museus depois de Paris.
A vida é animada de noite e de dia e existem diversas opções de lazer e entretenimento para todas as preferências. Desde uma simples caminhada pela belíssima Promenade des Anglais até os diversos festivais que a cidade oferece, Nice é uma cidade que vive.
Nice se tornou uma cidade aberta a atividades científicas, industriais e a novas tecnologias. Com a enorme quantidade de turistas que recebe, é uma cidade interessante para quem quer trabalhar no setor de turismo, oferecendo diferentes oportunidades de emprego.
Faça um cruzeiro até a baía de Villefranche saindo de Nice para entender o que falo. Então, se você busca um estilo de vida californiano, em uma das regiões mais lindas da França e com um clima quente e agradável na maior parte do ano: Nice espera por você!
Clermont-Ferrand
Clermont-Ferrand é uma cidade francesa situada na bela região de Auvergne-Rhône-Alpes. Circundada pelas montanhas vulcânicas da Chaîne des Puys, a cidade possui cerca de 140 mil habitantes e surpreende pela sua beleza natural.
O que faz de Clermont-Ferrand uma das melhores cidades da França, além dos seus atrativos naturais e culturais, é a eficiência do transporte urbano, a qualidade do ar, a segurança e uma oferta cultural, acadêmica e médica de alta qualidade.
O grupo Michelin, líder mundial em pneus, é sediado em Clermont-Ferrand e teve um papel fundamental na evolução urbana e cultural da cidade, gerando vários empregos.
Atualmente, a cidade recruta trabalhadores nas mais diversas áreas como comércio, meio ambiente, comunicação, sistema de informação etc.
Localizada aos pés da Falha de Limagne e da Chaîne des Puys, Patrimônio Mundial da Unesco, Clermont-Ferrand possui um clima ameno, no qual o sol brilha em grande parte do ano.
Possui uma numerosa lista de atividades de lazer e entretenimento que vão desde cabarés e casinos até festivais renomados, como o Festival Internacional de Curtas-metragens.
Essa cidade encantadora respira arte e cultura com a presença de muita música, teatro e festivais de cinema todos os anos. Clermont-Ferrand é um tesouro francês a ser descoberto entre lindas montanhas vulcânicas. Existem mais de 150 hectares de jardins, parques e espaços verdes na cidade.
Cidades mais baratas da França
Há várias cidades da França que são baratas para visitar e selecionar apenas algumas é uma tarefa difícil. Assim, fiz uma lista de cinco cidades, com base em estudos que têm como o principal indicador o preço dos aluguéis por m² e, também, despesas domésticas e transporte.
- Besançon
- Limoges
- Perpignan
- Saint-Étienne
- Brest
Besançon
Besançon é uma cidade situada no departamento de Doubs, na região Bourgogne-Franche-Comté, a 60 km da Suíça. Com seus mais de 115 mil habitantes, é uma cidade cercada por colinas e atravessada pelo rio Doubs. Seu clima se altera significativamente, no verão pode ser bem quente e no inverno muito frio.
É considerada uma cidade estudantil, uma vez que uma pessoa em cada cinco é estudante e, além disso, é uma cidade que abre diversas oportunidades no campo da pesquisa. Besançon foi o primeiro lugar que conheci na França e me encantei de primeira pela cidade natal do poeta e escritor Victor Hugo.
É reputada por sua tradição na relojoaria e possui lugares muito charmosos para visitar. Seu centro histórico revela uma arquitetura impressionante, uma vez que a cidade conserva seus edifícios de época que não foram destruídos pela guerra e foram erguidos com uma pedra típica da região nos tons azul e amarelo.
A cidade conta também com vestígios da era romana, como a Praça Castant e a famosa Porte Noire, que é um arco do triunfo. Foi considerada Cidade da Arte e da História devido ao seu rico patrimônio histórico, cultural e arquitetural que engloba museus, orquestra, teatro, bibliotecas entre outros.
A cidade conta com uma Citadelle, que é uma fortaleza construída por Vauban e impressiona pelo seu tamanho (11 hectares). Está localizada a 100 metros acima do nível da cidade, o que proporciona uma vista fantástica da Besançon. Veja outras opções de tours na França.
Ela é uma cidade pequena com toda a estrutura que uma cidade grande possui. Com um excelente sistema de transporte e uma grande preocupação com o meio ambiente, ela é upara quem quer aproveitar da natureza sem sair do meio urbano.
Limoges
Limoges fica na região sudoeste da França, em Nouvelle-Aquitaine. Possui cerca de 133 mil habitantes e é conhecida por suas porcelanas do século XIX, esmaltados e vitrais. Devido a sua localização, possui um clima ameno com invernos suaves e verões quentes e secos – é o tipo de cidade que pode interessar aos brasileiros.
A Capital da Porcelana, como é conhecida, possui características arquitetônicas gótica, romana, medieval e moderna. Além da produção de porcelana esmaltada, Limoges é conhecida também pela fabricação de tonéis de carvalho para armazenamento de conhaque.
A cidade se divide em duas partes: a La Cité ou a velha Limoges, cercada pela catedral de Saint-Étienne e suas ruelas estreitas; e La Ville Haute, antigo bairro do castelo dos viscondes. Seus 2000 mil anos de história fazem de Limoges uma cidade rica culturalmente.
Entre seus principais atrativos estão a catedral de Saint-Étienne que tem um estilo gótico e levou séculos para ser construída; os Jardins de l’Évêché, onde é possível admirar diversas esculturas e plantas aquáticas e o museu que conta a história da porcelana.
Limoges já foi considerada a segunda melhor cidade da França para se viver, devido ao seu baixo custo e qualidade de vida. Se você procura uma cidade pacata, de tamanho médio, que oferece uma variedade cultural e histórica significativa, a Capital da Porcelana pode ser uma boa escolha pra você!
Perpignan
Perpignan se localiza no departamento dos Pyrénées-Orientales, na região da Occitanie, sendo uma das cidades do sul da França, pertinho da divisa com a Espanha. Com cerca de 122 mil habitantes, ela está situada entre o mar mediterrâneo e a linda cadeia de montanha dos Pirineus.
Perpignan é de longe uma das minhas cidades preferidas da França. Essa região é completamente fascinante e traz uma forte influência espanhola que agrega um charme todo especial. O clima é bem quente no verão e os invernos são amenos. Talvez a parte um pouco desagradável sejam os ventos em excesso.
Antiga capital do Reino de Maiorca, Perpignan possui vestígios da sua rica e tumultuada história e conta com vários monumentos cívicos e militares. A cidade possui marcas da era medieval, época do seu nascimento. Ao passear por essa cidade encantadora, você vai se deparar com uma mistura da arquitetura francesa com a catalã.
Entre os seus principais pontos turísticos se encontra o Castillet, que é o emblema da cidade e representa a antiga porta principal da entrada de Perpignan. Esse “pequeno castelo” foi uma prisão no século XVIII e hoje é a Casa Parial, Museu Catalã de Artes e Tradições Populares.
A Catedral Saint-Jean de estilo gótico coleciona várias obras de arte, pinturas e estátuas e é considerada um importante monumento histórico da cidade. O Palais des Rois de Majorque é um dos símbolos mais imponentes da identidade catalã. Se trata de um palácio que testemunha a riqueza e a importância desse pequeno reino na época medieval.
Um outro ponto interessante é a proximidade com a Espanha, onde os preços são muito mais baixos que na França. Você pode até alugar um carro na França e cruzar a fronteira para visitar as cidades próximas na Espanha. Boa ideia, né?
Muitos perpignanais e franceses outras cidades fazem suas compras mensais nas cidades de Perthus e Jonquera, na fronteira dos dois países. Em alguns itens, é possível fazer uma economia de mais de 50%, o que torna a vida em Perpignan mais barata.
Saint-Étienne
A cidade de Saint-Étienne está localizada na região Auvergne-Rhône-Alpes, a 1 hora de Lyon.
Com cerca de 172 mil habitantes, ela tem a fama de ser uma cidade cinza entre os franceses, contudo, seu é clima é ameno e não apresenta invernos muito rigorosos, se compararmos com o norte da França e os verões são suaves, às vezes quentes.
Saint-Étienne possui tudo que as outras cidades têm: uma grande oferta cultural de qualidade, espaços verdes bem cuidados, igrejas centenárias e importantes monumentos históricos. Ela faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, juntamente com metrópoles como Berlin e Montreal.
A cidade possui alguns museus que ilustram o passado industrial e a extração de carvão, como o Musée d’Art et d’Industrie e Musée de La Mine.
A Cité du Design, reconhecida mundialmente, é um complexo onde se encontram diversas estruturas icônicas do design contemporâneo e a Tour d’Observation, que é uma torre onde se tem uma vista fantástica da cidade.
Mesmo sendo uma cidade pequena, Saint-Étienne oferece todo conforto de cidade grande. Nas proximidades, você poderá encontrar montanhas, floresta, uma base náutica, tudo isso a 15 minutos da cidade.
Em relação ao transporte, o plano mensal é um dos mais baratos da França (30 euros) e, por ser uma cidade pequena, você consegue fazer tudo o que precisa a pé ou de bicicleta, o que gera uma baita economia no final do mês.
Brest
Brest é uma cidade localizada na região Bretagne, no extremo oeste da França. Possui cerca de 140 mil habitantes habitantes e uma das principais vantagens é possuir uma oferta de serviços de uma cidade grande. O clima é frio.
Os invernos são frios e chuvosos e os verões são bem suaves, sendo raros os dias com mais de 30°C. Para entender o clima do país, veja quando ir para a França.
Devido a sua proximidade do Oceano Atlântico, Brest oferece uma infinidade de atividades marítimas, como o kitesurf, windsurf e paddle.
É uma cidade agitada em termos de eventos, principalmente festivais marítimos, como desfiles em pleno mar e fogos de artifícios que chamam atenção dos turistas.
Brest foi reconstruída depois da segunda guerra mundial, mas, ainda assim, é possível ver as marcas do seu passado no centro histórico da cidade. Pra quem gosta de cultura, há museus muito interessantes como o Musée National de la Marine e o Musée des Beaux-Arts.
Além disso, a cidade conta com o Océanopolis, um centro de pesquisa dedicado aos oceanos, onde é possível encontrar aquários com vida selvagem marinha em zonas temperadas, polares e tropicais e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Em termos de despesas com supermercados e custos domésticos, os preços são muito acessíveis e, novamente, em relação a Paris, é uma cidade bastante econômica.
Dicas para visitar as cidades da França
Como disse no início, a França é um país repleto de cidades bonitas e, tenho a impressão, inclusive, de que todas as cidades são belas e imperdíveis.
Além de falar das cidades bonitas do país, gostaria de finalizar este artigo falando do principal patrimônio que cada país abriga: seu povo!
Os franceses têm a fama de serem mal humorados e pouco cordiais para com os estrangeiros que não falam francês. Mas isso é uma impressão e, posso afirmar que, embora eles não sejam tão sorridentes como os brasileiros, eles são excepcionalmente educados!
Na França ou em qualquer outro lugar, minha dica é: aprenda ao menos as palavras mágicas no idioma local. Bonjour (Bom dia), S’il vous plaît (Por favor), Merci (Obrigada) e um belo sorriso no rosto podem te trazer experiências incríveis na Cidade do Amor!
Confira esse vídeo maravilhoso feito site oficial de turismo da França, sobre a região da Provence. Linda demais!
E, você já conhece alguma das cidades mais bonitas da França? Ficou com vontade de conhecer. Conte nos comentários.
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na França para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos da França. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a França, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na França. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na França
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na França, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na França
Ter um chip de celular na França com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.
Seguro viagem na França
Contratar um seguro viagem para a França é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *