Lyon, na França: o que fazer e mapa dos pontos turísticos
Uma das maiores cidades da França, tanto em área urbana quanto em número de habitantes, Lyon é literalmente cheia de história. Fundada em 43 a.C. pelos romanos, era a capital da província de Gália, principalmente graças à sua localização conveniente na junção de dois rios navegáveis. Hoje em dia, os rios Saône e Rhône estão entre os principais pontos turísticos de Lyon.
Considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da França, assim como Annecy, quem visita Lyon encontra heranças deste período em sua arquitetura e nos sítios arqueológicos. Além disso, museus, igrejas, parques e praças, concentrados no centro antigo, são os pontos de interesse mais visitados de Lyon.
Leia também => Onde se hospedar em Lyon
Vá direto ao ponto
O que fazer em Lyon, na França
- Vieux Lyon (Velha Lyon)
- Basílica Notre Dame de Fourvière
- Le Mur des Canuts
- Parque de la Tête d’Or
- Ópera Nacional de Lyon
- Rios Saône e Rhône
- Praça do Terreaux
- Museus em Lyon
- Catedral São João de Lyon
- Sítios Arqueológicos do período romano
CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Lyon »
1) Vieux Lyon (Velha Lyon)
Com mais de 2 mil anos de história, a Velha Lyon é o centro turístico da cidade, na França. É lá que estão localizados os principais atrativos e lugares históricos. Às margens do Rio Saône, o bairro preservou suas construções medievais e renascentistas. Permita se perder nas ruazinhas exclusivas para pedestres, onde encontrará muitas lojas, restaurantes, capelas e igrejas.
O passeio é acompanhado pelo inconfundível cheiro de crepe francês que ocupa quase que completamente o ar do centro histórico, culpa dos vendedores de rua. Pegue seu mapa dos pontos turísticos da cidade, compre um crepe e comece a caminhar.
2) Basílica Notre Dame de Fourvière
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Uma das principais igrejas da cidade, a Basílica Notre Dame de Fourvière, está localizada no topo Fourvière, ponto mais alto da cidade. A atual construção data do século XIX e combina os estilos romanesco com o bizantino. Ela foi erguida onde antes existia uma pequena capela do século XV, que foi preservada. É bastante inusitado poder visitar as duas construções, o antes e o depois.
O acesso é feito através de um funicular (bondinho) que sai da Place de St. Jean, integrado ao sistema de transporte público na estação Vieux Lyon. A própria viagem já é uma experiência e tanto. Da Basílica se tem uma vista privilegiada de Lyon, um ótimo lugar para tirar fotos, sendo possível observar o encontro dos Rios Saône e Rhône.
3) Le Mur des Canuts

O Muro de Canuts é o maior afresco na Europa, com aproximadamente 1200 m² de pintura. Localizado no bairro de Croix Rousse, foi criado em 1987 e restaurado em 1997. O afresco representa a vida dos trabalhadores de seda (os canuts são os tecelões). É um símbolo da cidade.
4) Parque de la Tête d’Or
É o mais frequentado da cidade e o maior parque urbano da França, ótimo para caminhar, pedalar, fazer um piquenique ou simplesmente sentar e contemplar a paisagem. Além de sua grande variedade de flora, o parque mantém um zoológico com macacos, porcos-espinhos, tigres, leões, girafas, entre muitos outros animais. Ele fica localizado no sexto distrito e a entrada é gratuita, tanto para o parque, quanto para o zoológico.
5) Ópera Nacional de Lyon
A sede da Ópera Nacional de Lyon é uma belíssima construção, que alia um edifício histórico em estilo neo-clássico, de 1831, com aspectos da arquitetura contemporânea. O projeto é do arquiteto Jean Nouvel. O prédio pode receber no salão principal até 1.100 pessoas, além de um pequeno anfiteatro para 200 pessoas. Lá são realizados espetáculos de balé, ópera e concertos de música erudita.
6) Rios Saône e Rhône
Lyon é cortada pelo Rio Saône, que desagua, ainda em Lyon, no rio Rhône (Ródano em Português) e as suas margens foram as primeiras regiões a serem povoadas. O encontro dos dois rios forma uma área conhecida como Presque-Île (Quase-Ilha). Ao longo dos rios existem diversas pontes de onde é possível observá-los. O casario às suas margens é tão característico da cidade, quase sempre em tons amarelo-laranja, que já viraram cartão postal de Lyon.
7) Praça do Terreaux
Situada no 1º distrito de Lyon, a Praça des Terreaux é um espaço importante do patrimônio histórico da cidade. Ela abriga a fonte Bartholdi, o Hôtel de Ville (onde funciona o conselho municipal e importantes decisões são tomadas), o Musée des Beaux Arts (Museu de Belas Artes), e está pertinho da Casa da Ópera de Lyon.
Era lá que as pessoas eram decapitadas durante a Revolução Francesa. Por causa disso, há várias superstições sobre o local, uma delas é que você deve atravessa-la na diagonal para não ter azar na vida.
8) Museus em Lyon

Lyon possui vários museus que valem a visita. Entre os principais estão: Museu de Arte Contemporânea, Museu Fourvière, Museu de Belas Artes, Museu Galo-Romano e Museu Africano. Há ainda o Museu Lumière de Lyon, que conta a história dos irmãos Lumiére e do cinema.
9) Catedral São João de Lyon
Construída no século XII, a Catedral de São João é um dos mais belos edifícios da cidade. Em estilo gótico, sua fachada tem 320 medalhões esculpidos que representam episódios do Génesis, outras cenas bíblicas e mitológicas. No seu interior a principal atração é um relógio astronômico.
10) Sítios Arqueológicos do período romano
A cidade abriga importantes sítios arqueológicos e outras edificações do período do Império Romano. O Amphithéâtre des Trois Gaules é um deles. Considerado o mais antigo dos anfiteatros romanos da Gália, ele foi construído no ano 19 d.C e era dedicado ao culto de Roma e de Augusto. Outro importante atrativo é o sítio arqueológico Fourvière, composto por um teatro antigo e um Odeon. As construções datam, respectivamente, do século I d.C e III d.C.
Principais pontos turísticos de Lyon
Muitos dizem que Lyon está entre as cidades mais autênticas da França, não só por ter preservado sua arquitetura e construções históricas, mas também o estilo de vida francês. Comer bem e aproveitar o dia-a-dia da cidade, como por exemplo sentar-se sem pressa em um de seus inúmeros cafés, é algo que não pode faltar em seu roteiro.
Pesquisando sobre os principais pontos turísticos de Lyon? Ainda tem dúvidas sobre os melhores pontos de interesse na cidade? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
Marina Santos
Visitei Lyon em 2017. Adorei! Como era a primeira vez, contratei uma guia, para me mostrar tudo do local (e que falasse português, rs...). Se não me engano o nome dela era Priscila, da Gim Travel. Foi a melhor coisa. Os passeios foram mais ricos, pois tinha alguém que já sabia de tudo do local. Além disso, ela é especialista em vinhos, o que deixou nossa experiência (minha e do meu marido) mais rica. Adoramos! Vendo o seu artigo eu fiquei com saudade de lá e das experiências vividas!
Guilherme Tetamanti
Oi Marina, Obrigado por compartilhar seu relato :) Bateu saudades mesmo de Lyon hehehe Abraços