Lyon, na França: o que fazer e mapa dos pontos turísticos

por Guilherme Tetamanti

Lyon, na França: o que fazer e mapa dos pontos turísticos

Uma das maiores cidades da França, tanto em área urbana quanto em número de habitantes, Lyon é literalmente cheia de história. Fundada em 43 a.C. pelos romanos, era a capital da província de Gália, principalmente graças à sua localização conveniente na junção de dois rios navegáveis. Hoje em dia, os rios Saône e Rhône estão entre os principais pontos turísticos de Lyon.

Considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da França, assim como Annecy, quem visita Lyon encontra heranças deste período em sua arquitetura e nos sítios arqueológicos. Além disso, museus, igrejas, parques e praças, concentrados no centro antigo, são os pontos de interesse mais visitados de Lyon.

Leia também => Onde se hospedar em Lyon

Seguro viagem para França »

 

O que fazer em Lyon, na França

  1. Vieux Lyon (Velha Lyon)
  2. Basílica Notre Dame de Fourvière
  3. Le Mur des Canuts
  4. Parque de la Tête d’Or
  5. Ópera Nacional de Lyon
  6. Rios Saône e Rhône
  7. Praça do Terreaux
  8. Museus em Lyon
  9. Catedral São João de Lyon
  10. Sítios Arqueológicos do período romano

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Lyon »

 

1) Vieux Lyon (Velha Lyon)

Pontos turísticos de Lyon

Com mais de 2 mil anos de história, a Velha Lyon é o centro turístico da cidade, na França. É lá que estão localizados os principais atrativos e lugares históricos. Às margens do Rio Saône, o bairro preservou suas construções medievais e renascentistas. Permita se perder nas ruazinhas exclusivas para pedestres, onde encontrará muitas lojas, restaurantes, capelas e igrejas.

O passeio é acompanhado pelo inconfundível cheiro de crepe francês que ocupa quase que completamente o ar do centro histórico, culpa dos vendedores de rua. Pegue seu mapa dos pontos turísticos de Lyon, compre um crepe e comece a caminhar.

 

2) Basílica Notre Dame de Fourvière

Principais pontos turísticos de Lyon

Uma das principais igrejas de Lyon, a Basílica Notre Dame de Fourvière, está localizada no topo Fourvière, ponto mais alto da cidade. A atual construção data do século XIX e combina os estilos romanesco com o bizantino. Ela foi erguida onde antes existia uma pequena capela do século XV, que foi preservada. É bastante inusitado poder visitar as duas construções, o antes e o depois.

O acesso é feito através de um funicular (bondinho) que sai da Place de St. Jean, integrado ao sistema de transporte público na estação Vieux Lyon. A própria viagem já é uma experiência e tanto. Da Basílica se tem uma vista privilegiada de Lyon, um ótimo lugar para tirar fotos, sendo possível observar o encontro dos Rios Saône e Rhône.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3) Le Mur des Canuts

Pontos de interesse em Lyon
Foto: www.dvalot.free.fr (Veja em zoom).

O Muro de Canuts é o maior afresco na Europa, com aproximadamente 1200 m² de pintura. Localizado no bairro de Croix Rousse, foi criado em 1987 e restaurado em 1997. O afresco representa a vida dos trabalhadores de seda (os canuts são os tecelões). É um símbolo da cidade de Lyon.

 

4) Parque de la Tête d’Or

Lugares mais visitados de Lyon
Foto: Simlaurent, via Wikimedia Commons.

É o mais frequentado da cidade e o maior parque urbano da França, ótimo para caminhar, pedalar, fazer um piquenique ou simplesmente sentar e contemplar a paisagem. Além de sua grande variedade de flora, o parque mantém um zoológico com macacos, porcos-espinhos, tigres, leões, girafas, entre muitos outros animais. Ele fica localizado no sexto distrito de Lyon e a entrada é gratuita, tanto para o parque, quanto para o zoológico.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

5) Ópera Nacional de Lyon

Lugares históricos de Lyon

A sede da Ópera Nacional de Lyon é uma belíssima construção, que alia um edifício histórico em estilo neo-clássico, de 1831, com aspectos da arquitetura contemporânea. O projeto é do arquiteto Jean Nouvel. O prédio pode receber no salão principal até 1.100 pessoas, além de um pequeno anfiteatro para 200 pessoas. Lá são realizados espetáculos de balé, ópera e concertos de música erudita.

 

6) Rios Saône e Rhône

Atrações turísticas de Lyon

Lyon é cortada pelo Rio Saône, que desagua, ainda em Lyon, no rio Rhône (Ródano em Português) e as suas margens foram as primeiras regiões a serem povoadas. O encontro dos dois rios forma uma área conhecida como Presque-Île (Quase-Ilha). Ao longo dos rios existem diversas pontes de onde é possível observá-los. O casario às suas margens é tão característico da cidade, quase sempre em tons amarelo-laranja, que já viraram cartão postal de Lyon.

 

7) Praça do Terreaux

Lugares turísticos de Lyon

Situada no 1º distrito de Lyon, a Praça des Terreaux é um espaço importante do patrimônio histórico da cidade. Ela abriga a fonte Bartholdi, o Hôtel de Ville (onde funciona o conselho municipal e importantes decisões são tomadas), o Musée des Beaux Arts (Museu de Belas Artes), e está pertinho da Casa da Ópera de Lyon.

Era lá que as pessoas eram decapitadas durante a Revolução Francesa. Por causa disso, há várias superstições sobre o local, uma delas é que você deve atravessa-la na diagonal para não ter azar na vida.

 

8) Museus em Lyon

Museus de Lyon
Museu de história natural “des Confluences”.

Lyon possui vários museus que valem a visita. Entre os principais estão: Museu de Arte Contemporânea, Museu Fourvière, Museu de Belas Artes, Museu Galo-Romano e Museu Africano. Há ainda o Museu Lumière de Lyon, que conta a história dos irmãos Lumiére e do cinema.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

9) Catedral São João de Lyon

Lugares para visitar em Lyon

Construída no século XII, a Catedral de São João é um dos mais belos edifícios da cidade. Em estilo gótico, sua fachada tem 320 medalhões esculpidos que representam episódios do Génesis, outras cenas bíblicas e mitológicas. No seu interior a principal atração é um relógio astronômico.

 

10) Sítios Arqueológicos do período romano

Sítios arqueológicos de Lyon

Sítios arqueológicos de Lyon

A cidade de Lyon abriga importantes sítios arqueológicos e outras edificações do período do Império Romano. O Amphithéâtre des Trois Gaules é um deles. Considerado o mais antigo dos anfiteatros romanos da Gália, ele foi construído no ano 19 d.C e era dedicado ao culto de Roma e de Augusto. Outro importante atrativo é o sítio arqueológico Fourvière, composto por um teatro antigo e um Odeon. As construções datam, respectivamente, do século I d.C e III d.C.

 

Principais pontos turísticos de Lyon

Muitos dizem que Lyon está entre as cidades mais autênticas da França, não só por ter preservado sua arquitetura e construções históricas, mas também o estilo de vida francês. Comer bem e aproveitar o dia-a-adia da cidade, como por exemplo sentar-se sem pressa em um de seus inúmeros cafés, é algo que não pode faltar em seu roteiro.

Pesquisando sobre os principais pontos turísticos de Lyon? Ainda tem dúvidas sobre os melhores pontos de interesse na cidade? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marina Santos

    Visitei Lyon em 2017. Adorei! Como era a primeira vez, contratei uma guia, para me mostrar tudo do local (e que falasse português, rs...). Se não me engano o nome dela era Priscila, da Gim Travel. Foi a melhor coisa. Os passeios foram mais ricos, pois tinha alguém que já sabia de tudo do local. Além disso, ela é especialista em vinhos, o que deixou nossa experiência (minha e do meu marido) mais rica. Adoramos! Vendo o seu artigo eu fiquei com saudade de lá e das experiências vividas!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Marina, Obrigado por compartilhar seu relato :) Bateu saudades mesmo de Lyon hehehe Abraços