Sul da França: mapa das 13 principais cidades da região

Sul da França: mapa das 13 principais cidades da região

Planejar uma viagem pelas cidades do sul da França não é uma tarefa fácil. Isso porque, apesar de uma estrutura excelente para turistas, é difícil escolher apenas alguns destinos para visitar.

Toda essa área, que engloba as regiões de Nouvelle-Aquitaine, Occitânia e Provença-Alpes-Côte d’Azur, as duas últimas com acesso ao Mediterrâneo, é belíssima!

Tem destinos para todos os gostos, cidades medievais, locais para curtir o inverno ou verão (como Nice), pequenos vilarejos ou grandes metrópoles.

Para te ajudar, vou fazer como um mapa detalhado do sul da França. Você encontra aqui informações e fotos de algumas das cidades mais imperdíveis.

Planeje sua viagem => Hotéis para ficar na França

Seguro com assistência viagem para a França »

 

Quais as cidades do sul da França mais bonitas?

  1. Marselha
  2. Aix-en-Provence
  3. Arles
  4. Nîmes
  5. Avignon
  6. Nice
  7. Perpignan
  8. Montpellier
  9. Carcassonne
  10. Toulouse
  11. Albi
  12. Lourdes
  13. Béziers

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Principais cidades do sul da França

Marselha

sul da frança cidades medievais
Marselha é ideal para passeios ao ar livre.

Segunda maior cidade da França, Marselha é um caldeirão de culturas. Muito disso se deve ao fato dela ser uma cidade portuária e ponto de entrada de vários imigrantes, sobretudo do norte da África, onde a França teve colônias.

Há alguns anos era conhecida por suas altas taxas de criminalidade, mas essa má fama ficou para trás.

Hoje, Marselha é vista como cosmopolita e vibrante, cheias de belezas naturais, lojas, museus, monumentos históricos, parques e restaurantes.

Marselha é famosa por ser a mais ensolarada entre as maiores cidades da França, o que a torna ideal para passeios ao ar livre. Outra boa forma de conhecê-la é fazer um tour guiado em Marselha.

A cidade tem uma arquitetura tão eclética quanto sua população, passando da inspiração bizantina da Basílica de Notre-Dame-de-la-Garde até as construções modernistas de Le Corbusier e da grandiosidade de projetos de Zaha Hadid.

Por si só, Marselha já vale a visita. Mas ela pode ser também uma boa base para se visitar outras cidades do sul da França, como Cassis e os calanques, Aix-en-Provence, Arles e o Parque Natural Regional de Camargue.

 

Aix-en-Provence

mapa detalhado do sul da frança
Aix-en-Provence é a terra de pintores e escritores famosos.

Aix-en-Provence (lê-se “éx”) é uma cidade que representa muito bem as cidades da Provence: ensolarada, cheia de ruas charmosas e pessoas bebendo vinhos ou cafés. É uma cidade de médio porte, porém com estrutura de grande e clima de cidade pequena.

Seu nome deriva de Aquae Sextiae, como era chamada pelos romanos do momento de sua fundação, há 2 mil anos. Desde aquela época ela já era conhecida por suas águas termais. Ainda hoje há cerca de 130 fontes de água espalhadas pela cidade.

Aix é também famosa por ser onde nasceu o pintor impressionista Cézanne e onde o escritor Émile Zola viveu durante 18 anos.

Cézanne inclusive retratou paisagens de Aix diversas vezes, e é no Musée Granet que estão expostas muitas de suas obras.

Para conhecer a cidade você pode fazer diversos passeios como uma degustação de vinho em Cézanne Country, entre outros.

Economia => Hotéis em promoção em Aix-en-Provence

 

Arles

vilarejos no sul da frança
Arles está localizada entre Nîmes e Marselha.

Pequena, mas muito charmosa cidade na entrada do Parque Natural Regional de Camargue, Arles muitas vezes passa batida nos roteiros pela Provença, mas não deveria. Ela pode ser visitada em uma viagem que envolva Nîmes e Marselha, por se localizar entre essas duas cidades.

A cidade foi fundada há mais de 2500 anos pelos romanos e possui diversos pontos turísticos ainda dessa época, como o teatro e a arena, que são Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Construída entre muros, a vila é belíssima, cheia de ruas estreitas e floridas e casas antigas.

Muitos desses locais foram retratados por Van Gogh, que se mudou para Arles em 1888 e lá pintou algumas de suas mais famosas obras. Alguns dos locais retratados pelo pintor até mesmo são sinalizados na cidade, como um café e as margens do Rio Rhône.

Você pode fazer vários passeios na cidade, como o o tour Van Gogh, que leva para vários lugares que o pintor utilizou como cenário na cidade. Se quiser ficar na cidade, veja os hotéis em Arles.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Nîmes

sul da frança no inverno
Templo mais bem preservado do mundo | Foto: Abderitestatos, via Wikimedia Commons.

No mesmo estilo de Arles, mas em maior escala, temos Nîmes. A cidade também foi fundada por romanos e possui diversos Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco, como a Arena de Nîmes e a Maison Carrée (considerado o templo romano mais bem conservado do mundo).

Não é à toa que é conhecida como a Roma francesa. Entre imponentes monumentos, as tradicionais ruas estreitas e casas antigas do sul da França completam o ambiente.

Uma boa opção para conhecer a cidade é fazer um passeio a pé por Nîmes.

A história e cultura de Nîmes são, com toda a certeza, riquíssimas. Ela já foi romana, camarga, provençal, hispânica e até protestante. Desse modo, Nîmes também está entre as cidades do sul da França que devem entrar no seu roteiro.

Lista => Hotéis em Nîmes

 

Avignon

avignon sul da frança.
Avignon é um importante centro cultural do sul da França.

Avignon é conhecida, sobretudo, por ter sido a sede da Igreja Católica durante o século 14, substituindo Roma. Por isso, em um passeio por Avignon você encontrará diversas igrejas e capelas.

O Palais des Papes, construído para ser o lar dos sacerdotes, é o maior palácio medieval gótico do mundo. Mas a cidade está longe de ser (apenas) um destino para religiosos ou de peregrinação.

Avignon é um importante centro cultural e uma das cidades de interesse do sul da França, visto que conta com eventos como o Festival de Avignon, que reúne teatro, música, dança e cinema, todos os anos, em julho.

Assim, Avignon é mais uma das cidades do sul da França que valem a visita. Uma forma bacana de conhecer a cidade é fazendo um walking tour em Avignon.

Outra opção é o tour estrada de Van Gogh, que em 5 horas te leva a locais frequentados pelo artista ou que serviram de cenário para quadros.

Pesquise => Hotéis em Avignon

 

Nice

sul da frança nice
Nice fica perto da fronteira com a Itália.

Nice é a segunda cidade mais turística da França, e não é por menos. Os lugares turísticos de Nice reúnem lindas praias e belezas naturais, compras, badalação, bons restaurantes, muita história e museus. Assim sendo, Nice é um destino completo, às margens do Mediterrâneo.

   

Além disso, ela é um ótimo ponto para se instalar e explorar cidades ao redor, como passeios para fazer em Cannes, St. Tropez, Menton, Êze, Antibes e tantas outras pérolas que essa região tem.

Por estar quase na divisa com a Itália, a influência desse país se mistura com a cultura francesa, criando um ambiente e uma arquitetura únicos. Os contrastes não param por aí!

Ao lado de grandes construções localizadas em largas avenidas, há também áreas de pequenas casas pintadas em cores vibrantes em ruas estreitas e tortas.

Entre os passeios mais procurados na cidade estão:

Descubra => Hotéis em Nice

 

Perpignan

perpignan frança.
Perpignan | Foto: Florent Pécassou, via Wikimedia Commons.

Se Nice fica quase na divisa com a Itália, Perpignan se localiza no extremo oposto da costa mediterrânea da França. Ou seja, quase na fronteira com a Espanha, já na região de Occitânia. É marcada por uma forte identidade catalã e dominada pela arquitetura gótica.

Perpignan pertenceu por muito tempo ao reino de Maiorca, sendo anexada à França em 1659.

As construções que foram testemunhas desse período permanecem por lá, imponentes e bem preservadas. Você pode se hospedar na cidade para poder explorá-la, para isso, veja os hotéis em Perpignan.

Perpignan é famosa também por um caso inusitado. Tendo tomado substâncias alucinógenas, o pintor Salvador Dalí teve uma alucinação de que a estação rodoviária da cidade era o centro cósmico do mundo — sendo que nem mesmo é o centro de Perpignan.

 

Montpellier

Montpellier costa mediterranea.
Montpellier é a cidade em que Comte nasceu | Foto: Greywood, via Wikimedia Commons.

Montpellier é a terceira maior cidade da costa mediterrânea francesa, atrás apenas de Marselha e Nice. Tem uma arquitetura belíssima, mesclando bairros tradicionais, patrimônio histórico muito bem preservado, largas avenidas e belas e badaladas praças.

É um prato cheio para os turistas que gostam de bater perna! Que tal fazer uma caminhada com degustação de vinho em Montpellier?

Na cidade também está a Universidade de Montpellier, uma das mais antigas do mundo. Isso faz com que essa cidade seja composta sobretudo por jovens.

Estima-se que estudantes sejam um terço da população. Com isso, a cidade tem uma efervescência única e, de quebra, é mais barata do que outras cidades da região.

Porém, a intelectualidade de Montpellier vem de antes da criação das universidades. A cidade foi, por exemplo, onde o criador da sociologia, Auguste Comte, nasceu, e onde viveu Jean-Jacques Rousseau. Para aproveitar mais a cidade, veja os hotéis em Montpellier.

 

Carcassonne

Mapa do sul da França
Visitar Carcassone é como voltar no tempo | Foto: Henri Sivonen, via Wikimedia Commons.

Essa cidade murada medieval é o passeio ideal para quem gosta de visitar castelos. Carcassone é a maior citadela da Europa, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Mas a história do local data de muito antes: há indícios de que a área já era habitada desde o período neolítico, e ela foi, posteriormente, dominada pelos romanos. Nem precisa dizer que visitar a cidade é como voltar no tempo!

Carcassone fica a apenas uma hora de carro de Perpignan e de Toulouse. Dessa forma, a cidade é ideal para um bate-volta se você estiver hospedado em alguma delas. Não perca a oportunidade de conhecer essas cidades do sul da França em conjunto e para isso saiba como funciona o aluguel de carro na França.

Explore bem a cidade com uma excursão a pé de 2 horas em Carcassone.

 

Toulouse

Dicas de Toulouse
Toulouse é conhecida como cidade rosa | Foto: Olivier Jaulent, via Wikimedia Commons.

Toulouse é a capital da região da Occitania. É conhecida como “cidade rosa”, por causa de sua arquitetura única com construções feitas com terracota rosado. Toulouse é também conhecida por ser a mais rica cidade francesa em mansões renascentistas.

Assim como Montpellier, é uma grande cidade universitária, igualmente vibrante por causa de sua jovem e intelectual população. Isso fica evidente quando se visita o coração da cidade, a Place du Capitol, onde pessoas se reúnem em bares e cafés para conversar ao ar livre.

Para os fãs de museus, Toulouse é uma cidade que oferece um grande acervo: Museu de História Natural, Museu des Augustin, Museu Saint Raymond, Museu Georges Labit, e mais. Outra opção de entretenimento é o Theatre du Capitole.

Para conhecer um pouco do que a cidade tem para oferecer faça:

Dica => Hotéis bem avaliados em Toulouse

 

   

Albi

Cidades antigas no sul da França.
Albi possui construções em tijolo vermelho | Foto: Ignis, via Wikimedia Commons.

Se Toulouse é conhecida como cidade rosa, Albi é a cidade vermelha. Isso porque o local abriga diversas construções em tijolos dessa cor.

Ela é famosa por sua catedral fortificada e tida como um destino romântico, por suas pontes, Centro Histórico com ruas estreitas e vistas incríveis — sobretudo as do jardim do Palácio Berbie.

Amantes de arte, principalmente, não podem deixar uma visita a Albi fora do roteiro pela região. Foi nessa cidade que nasceu o pintor Toulouse-Lautrec, a quem é dedicado um museu no Palácio Berbie, antes um palácio episcopal.

Planeje-se => Hotéis em Albi

 

Lourdes

Turismo religioso na França
Lourdes é um centro de peregrinação | Foto: Marek7400, via Wikimedia Commons.

Essa pequena cidade aos pés da Cordilheira dos Pireneus tem uma longa história e um belíssimo castelo fortificado construído nas montanhas. Veja mais sobre os Pireneus e outros lugares no post sobre as cadeias montanhosa da Europa.

Ela ficou famosa por ter sido o local de 18 supostas aparições da Virgem Maria para uma criança chamada Bernadette Soubirous em 1858.

Desde então, a cidade se tornou o terceiro mais importante centro de peregrinação dos católicos. Fica atrás apenas de Roma e da Terra Santa. Não é à toa que, depois de Paris, é Lourdes que tem a maior rede hoteleira da França.

Dessa maneira, Lourdes é uma das cidades mais populares do sul da França. Conheça a cidade fazendo uma excursão a pé pelo Santuário de Lourdes.

Sugestões => Hotéis em Lourdes

 

Béziers

Cidades históricas na França
Béziers foi construída pelos gregos | Foto: Michiel1972, via Wikimedia Commons.

Béziers é uma bela surpresa para quem viaja para as cidades do sul da França. Trata-se da cidade mais antiga do país, construída pelos gregos no século 7 a.C ao redor do rio Orb.

Atualmente, a paisagem é composta por belas vinícolas e dominada pela Catedral, que se localiza, imponente, sobre a colina. É lá também que fica o Centro Histórico, local por onde turistas podem fazer uma encantadora caminhada.

O melhor de tudo: ainda sem grandes aglomerações, já que a cidade não é o destino mais tradicional para quem passeia pela Occitania. Veja a lista de hotéis em Béziers.

 

Conheça as cidades do sul da França

países europa.
Sul da França tem diversas cidades imperdíveis.

Ao longo deste artigo fiz um mapa detalhado do sul da França com 13 das mais importantes, turísticas e belas cidades da região.

São destinos para todos os tipos de turistas, dos que gostam de cidades cosmopolitas ou medievais, destinos religiosos e de impressionante beleza natural.

Afinal, cada pessoa tem suas preferências e, sabendo o que mais te agrada em uma viagem, você poderá elaborar um roteiro com o seu perfil. Além dessas cidades, a região tem diversos atrativos nas estradas, indo de um local para o outro.

Isso vale sobretudo para quem gosta de belas paisagens e passeios ao ar livre – seja no inverno ou no verão – o que torna o sul da França perfeito para uma road trip! Aproveite e descubra mais sobre o mapa das regiões da França.

Confira mais no vídeo abaixo publicado pelo site oficial de turismo da França sobre os encantos de Marselha, uma das cidades dessa região:

Está planejamento uma viagem pelas cidades do sul da França? Quais delas irá incluir no seu roteiro? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jane

    Ola EU gostaria muito de viver no sul de France, particularmente fico dividida entre Nice e Provence, gostaria de saber se existe trabalho de hotelaria/ restauracao/limpezas e como fazer para alugar um pequeno apartamento ou estudio e como fazer para abrir conta Bancaria? Sou portuguesa mas vivo no reino unido Obrigada Jane

  2. Né Gaspar

    Estou planejando essa viagem para abril /20 usando transporte público.

  3. Senhorinha marlene de Moraes

    Olá Aline adorei teu post, é possível conhecer essas cidades encantadoras usando transporte público? Obrigada