Tudo sobre o que fazer em Montpellier, na França

por Bruna Correia

Tudo sobre o que fazer em Montpellier, na França

Há muito o que fazer em Montpellier e, se você vai desembarcar na França, deve estar procurando por informações a respeito deste famoso destino no sul do país da Europa.

Neste artigo, vou te dar algumas dicas de programas imperdíveis pra fazer nesta linda cidade francesa.

Montpellier, localizada na região da Occitânia, se consagra como uma das cidades mais visitadas da França.

Cheia de história, cultura, arte, atrativos turísticos e próxima à praia, Montpellier se situa em uma posição privilegiada no mapa francês.

Esta cidade que carrega fortes traços da cultura mediterrânea misturados com modernidade, me encantou desde o primeiro instante.

Montpellier é aquele estilo de cidade turística bem cosmopolita, mas com alma de cidade pequena.

Se você tomou a excelente decisão de visitar Montpellier e quer descobrir o que fazer por lá, fiz um guia com informações preciosas pra te ajudar a organizar sua viagem.

E posso garantir, é um passeio que vai ficar pra sempre guardado em suas memórias!

Planeje sua viagem => Internet ilimitada para a França

Seguro viagem para França »

 

O que fazer em Montpellier, na França

Como chegar em Montpellier

Trem na França
Trem bala é uma das melhores formas de chegar à Montpellier.

Por ser uma cidade turística e relativamente grande, há diferentes maneiras de chegar à Montpellier. A cidade possui um aeroporto internacional, o Aéroport de Montpellier-Méditerranée, mas aconselho sempre pesquisar voos para cidades próximas.

Há opções de aeroportos em cidades como Marseille, Perpignan e até mesmo Toulouse e pode haver uma grande diferença de preço.

Se você já está em território francês, talvez a maneira mais fácil e rápida de chegar a Montpellier seja o trem.

De Paris à Montpellier um bilhete de TGV (trem bala) custa entre 110 e 150 euros e leva cerca de 3h30. Aproveite e veja uma sugestão de roteiro de roteiro de trem pela França.

O ônibus também pode ser uma boa opção pra quem quer economizar e não liga para o tempo de viagem, uma vez que a passagem fica entre 21 e 45 euros e tem duração de 10h15. Bem como viajar de bla bla car, que oferece preços ainda mais em conta.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Montpellier »

 

Pontos turísticos de Montpellier

Montpellier respira a vida mediterrânea e em todas as estações do ano é atrativa, cultural e elegante. É considerada uma das cidades mais belas do sul da França, e, posso afirmar, o título é merecido.

A seguir, selecionei alguns dos programas que você não pode deixar de fazer quando estiver em Montpellier.

 

Centro Histórico de Montpellier – l’Écusson

Dicas da França
L’Ecusson é um ótimo ponto de partida | Foto: Fred Romero, via Creative Commons.

Montpellier é repleta de ruazinhas medievais e a melhor forma de explorá-las é fazendo um passeio a pé pelo l’Écusson, bairro situado no coração da cidade.

No bairro você vai se deparar com a linda rua de l’Ancien Courrier, pavimentada com mármore branco e com várias boutiques refinadas.

É onde fica situada a Praça e a Igreja Sainte-Anne. Você também vai encontrar pelo caminho a igreja Saint-Roch, padroeiro da cidade, e a torre de Babote, que desde o século XVIII se tornou um observatório de astronomia.

Divertido => Excursão de segway por Montpellier

 

Place de la Comédie

O que fazer em Montpellier
Place de la Comédie | Foto: Wolfgang Staudt, via Creative Commons.

A Place de la Comédie ou Praça da Comédia, em português, estava no topo da minha lista de passeios por Montpellier, uma vez que ela se destaca como o lugar mais famoso da cidade.

Muito bonita à luz do dia e completamente fascinante à noite, esta praça é rodeada de edifícios oponentes como a Opéra Comédie, um teatro italiano do século XIX. Em seu centro você encontra a linda Fontaine des Trois Grâces, que data de 1776 e que confere um charme inegável a praça.

É um ponto de encontro da cidade e está sempre muito animada e movimentada. Bem perto, você encontra algumas lojas, restaurantes e cafés. Então, é o lugar ideal pra tomar uma bebida em um dos terraços e admirar a praça.

Bem próximo à praça, na Esplanada Charles de Gaulle, fica situado o Office de Tourisme, caso você queira um mapa ou mais informações da cidade.

De Montpellier => Vinhedos e aldeias do Languedoc

 

Place Royale du Peyrou

Pontos turísticos de Montpellier
Passeio por esta praça é obrigatório | Foto: Christian Ferrer, via Creative Commons.

Um passeio pela Place Royale du Peyrou ou Promenade du Peyrou, como também é conhecida, é obrigatório na sua visita a Montpellier. Se trata de um parque erguido em dois níveis que data dos séculos XVII e XVIII.

A estátua equestre de Luís XIV, símbolo marcante da praça, é cercada por um lindo jardim francês. Considerado o ponto mais alto de Montpellier, no final da praça próximo a torre d’água (listada como monumento histórico), o lugar oferece uma vista linda da cidade e arredores.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Montpellier. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além de contemplar Montpellier por meio de um panorama especial, é possível observar o aqueduto de Saint-Clément que possui 4 quilômetros de extensão e data do século XVIII.

Do lado oposto da torre d’água, não deixe de admirar o Arco do Triunfo, construído no século XVII em homenagem a Luís XIV.

A praça é realmente linda e possui um estilo arquitetônico clássico.

Imperdível => Castelo de Grès em Montpellier com degustação de vinhos

 

Jardin des Plantes

O que fazer em Montpellier
Jardim botânico é imperdível para um passeio | Foto: Léna, via Wikimedia Commons.

O Jardin des Plantes é o jardim botânico mais antigo da França, construídos no ano de 1593. Ele foi criado pelo médico Pierre Richer de Belleval, a pedido do rei Henrique IV, com o objetivo de estudar as plantas medicinais.

Listado como um dos monumentos históricos da cidade, o Jardin des Plantes possui cerca de 4 hectares e conta com uma enorme e diversificada coleção de plantas.

O destaque do parque fica por conta de uma árvore de damasco prata, tradicionalmente conhecida como Ginkgo Biloba, que tem mais de 200 anos.

O jardim é um lugar muito agradável e bem estruturado, assim não é difícil achar um banquinho livre pra se sentar, curtir o espaço e descansar um pouco.

Você pode optar por passear por conta própria ou fazer uma visita temática com um guia. A visita é gratuita e o parque funciona de terça a domingo, de 12 às 18 horas (esse horário muda em função da época do ano).

 

Cathédrale Saint-Pierre

Igrejas em Montpellier
Catedral de Saint Pierre | Foto: Wolfgang Staudt, via Wikimedia Commons.

A Cathédrale Saint Pierre ou Catedral de São Pedro, em português, é um dos pontos turísticos mais famosos de Montpellier.

Fundada em 1536, esta catedral é o maior monumento gótico da região. Inclusive, ela é a única igreja medieval do bairro l’Écusson que sobreviveu as guerras religiosas da época.

A igreja é muito bonita e você se impressiona logo com a fachada, que possui duas torres imensas bem na entrada. É possível visitar o seu interior e admirar seus belíssimos vitrais e o seu órgão de madeira e ouro. E o mais legal é que a visita é gratuita!

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Museus de Montpellier

Museus em Montpellier
Museu Fabre  | Foto: Sabin Paul Croce, via Creative Commons.

Outra opção do que fazer em Montpellier, principalmente pra quem gosta de uma boa dose de arte e cultura, é visitar os museus da cidade, que são muitos.

  • Museu Fabre – Este é o museu de arte mais famoso da cidade e um dos mais prestigiados da Europa. Ele conta com uma das maiores coleções de pinturas francesas fora da capital do país, Paris, como quadros de Monet, Poussin e Rubens. Uma dica legal é ir no primeiro domingo do mês, pois a entrada é gratuita;
  • Museu de Anatomia – Também conhecido como “museu dos horrores” pertence a Faculdade de Medicina de Montpellier e é considerado um dos melhores do mundo nessa área. Diferente de obras de pintores consagrados, por lá, você vai se deparar com instrumentos cirúrgicos, corações, crânios, órgãos sexuais, pulmões deformados, entre outras partes do corpo humano, preservados por séculos para serem estudados;
  • MOCO – Considerado como um ecossistema artístico, é um centro de arte que possui três espaços diferentes: Hotel das Coleções, a Escola de Belas Artes e a Panaceé. Todos eles são dedicados a arte contemporânea e recebem diversas exposições durante o ano;
  • Museu Atger – Museu mais antigo de Montpellier, abriga mais de mil desenhos e mais de 5 mil gravuras, com obras de Carrache, Fragonard, Rubens e Tiepolo. Uma coleção impressionante de desenhos de escolas holandesas, flamengas, italianas, alemãs, além, claro, da francesa.

De Montpellier => Meio dia em Pic Saint Loup Wine

 

Centro comercial Polygone

Compras em Montpellier
Polygone | Foto: Jean-Louis Zimmerman, via Creative Commons.

Se você busca um local para fazer compras em Montpellier, o lugar certo é o Polygone. Quando foi inaugurado nos anos de 1960, o shopping foi considerado um dos maiores da França.

Esse centro comercial fica próximo a Place de la Comédie, em uma parte da cidade que representa a transição entre um bairro histórico e a parte mais moderna.

A primeira impressão que tive ao entrar nesse shopping foi a semelhança com o estilo de shopping que estamos acostumados a ver no Brasil.

Ele é bem grande, com mais de 100 lojas espalhadas por três andares e alguns restaurantes. Sua fachada também é bonita e moderna.

Além de algumas lojas tradicionais francesas e europeias, você ainda encontra a luxuosa Galeries Lafayette no interior do shopping.

  • Horário de funcionamento: das 10 às 20 horas – De segunda a sábado
  • Endereço: 1 Rue des Pertuisanes, Montpellier

 

Le château de Flaugergues

Pontos turísticos de Montpellier
Castelo também é imperdível | Foto: Vpe, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Flaugergues fica situado no bairro Millénaire, sendo considerado uma “folie”, o que significa um lar que servia como residência secundária para as famílias de aristocratas na época do Antigo Regime.

Montpellier era uma das cidades mais importantes da França nesta época, principalmente no que se refere a medicina.

Assim, vários nobres construíram suas “folies” ao redor da cidade. O castelo de Flaugergues é considerado um dos mais antigos e mais originais da cidade.

É possível visitar o castelo e passear pelos seus jardins franceses, seu parque inglês, pela plantação de laranjeiras e admirar uma grande variedade de plantas originarias de diferentes países.

Há também a presença de uma videira na parte inferior do parque e é possível fazer um passeio pela adega do castelo e degustar os vinhos produzidos no local.

Além disso, é possível conhecer o interior do castelo para admirar os móveis da época e a coleção incrível de tapeçaria flamenga.

Endereço: 1744, avenue Albert Einstein, Montpellier

 

Bairro Antigone

Bairros de Montpellier
Vista do Bairro Antigone | Foto: Paul-Louis Ferrandez, via Wikimedia Commons.

Um passeio pelo núcleo histórico da cidade é imperdível, mas a parte moderna da Montpellier também é merecedora de uma visita.

Quando estiver no Polygone, atravesse todo o shopping até chegar ao lado oposto da saída principal. Siga em frente e você chegará ao bairro Antigone. E sim, embora não pareça, você ainda está em Montpellier!

Alguns dos grandes arquitetos renomados internacionalmente deixaram seus nomes em edifícios fascinantes da cidade francesa. É o caso de Ricardo Bofil, que projetou este bairro de arquitetura pós-moderna que se estende até o rio Lez.

Uma boa pedida para quando estiver no Antigone e se sentar no gramado da belíssima Esplanade de l’Europe para se encantar com o Hôtel de Région, nas margens do Lez. Para admirar a arquitetura do bairro não deixe de visitar a Place du Nombre d’Or e a linda Place de Thessalie.

O quartier Antigone é um dos meus locais favoritos em Montpellier. É muito interessante ver como a cidade acolhe um espaço pós-moderno com traços atuais, agregando assim a contemporaneidade ao tradicional, histórico e medieval. É encantador!

Se você for no verão para França, fica ainda melhor, pois além de aproveitar deste visual lindo você poderá se apropriar dos espaços verdes do bairro, das fontes pra descansar e tomar um pouco de sol. Esse é um dos passeios imperdíveis da cidade e que você não pode perder!

Leia também=> Dicas de viagem para a França

 

Pic Saint-Loup

Arredores de Montpellier
Pico Saint Loup | Foto: Ophrys34, via Wikimedia Commons.

O Pic Saint-Loup é uma montanha que se situa aos arredores de Montpellier, à aproximadamente 20km de distância. Mas, com certeza vale o desvio de rota e já explico o porquê.

A montanha tem seu ponto mais alto a 658 metros e é cercada por uma paisagem magnífica, típica do sul da França, composta por falésias calcárias e vinhedos. O topo montanha é visível em grande parte do departamento Hérault.

Para os mais aventureiros, há a possibilidade de escalar o Pic Saint-Loup e de fazer trilhas com a escolha de 13 itinerários diferentes. Para os penhascos mais íngremes é possível contar com a ajuda de um guia.

A região vinícola do Pic Saint-Loup é uma das mais renomadas da antiga região Languedoc-Roussillon, portanto, após admirar o pico, você terá a oportunidade de visitar as vinícolas e participar de uma degustação de vinhos. Os vinhos desta região têm uma excelente reputação do país e no exterior.

Se você não estiver de carro alugado na França pode optar por fazer essa visita com um tour como a excursão gastronômica em Pic Saint-Loup.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se locomover em Montpellier

Transporte em Montpellier
Tram em Montpellier.

Montpellier, como a grande maioria das cidades grandes francesas, possui diversos meios de transportes para se locomover.

   

O transporte público, seja Tram ou ônibus, é bem estruturado e de qualidade e, portanto, a forma mais fácil de se deslocar na cidade.

Montpellier conta com o Tramway, que liga vários bairros possuindo 4 linhas, 84 estações, além de fazer ligação com mais 7 comunas no entorno da cidade. Semelhante ao tram, o ônibus possui amplo acesso e serve vários locais da cidade e comunas próximas.

Você pode comprar sua passagem para o Tram nos mais de 120 terminais eletrônicos em diversos pontos da cidade, incluindo nas paradas dos ônibus, no Office de Tourisme e em alguns quiosques.

Você tem várias opções pra comprar seu bilhete como passe único no valor de 1,60 euros (válido por 1 hora), passe válido para o dia inteiro que custa 4,63 euros, passe para 10 viagens no valor de 10 euros, passe válido por 7 dias 17,10 euros e por aí vai. Os preços são os mesmos tanto para ônibus quanto para o tramway.

Assim, é interessante escolher um plano que vai de acordo com sua estadia.  Se for se locomover usando o transporte público, sugiro o passe de um dia, pois é possível fazer muita coisa andando na cidade e é interessante ter a opção de transporte para atrações e programas mais distantes.

Montpellier oferecer mais de 150 km de ciclovias e é possível se locomover facilmente usando a bicicleta.

É possível alugar uma bicicleta nas mais de 50 estações automáticas espalhadas pela cidade. Em relação aos transportes privados, existe a opção de táxi e Uber.

Porém, os preços são bem salgados e, na minha opinião, não compensa. Montpellier é uma cidade grande e a chance de ficar parado em engarrafamentos é grande, o que, consequentemente, aumenta os preços destes meios de transporte.

 

Onde ficar em Montpellier

Onde ficar em Montpellier
Citadines Antigone é uma das opções de hotéis confortáveis | Foto: Booking.

Montpellier oferece uma extensa gama de acomodações acessíveis para seus visitantes. Para escolher um bom hotel é importante levar em consideração alguns fatores determinantes como preço, localização e serviços.

Dessa forma, a seguir, selecionei algumas dicas de acomodações na cidade para você:

  • Citadines Antigone Montpellier – Com um precinho bem camarada, o Citadines Antigone fica situado no bairro Antigone, bem próximo do centro histórico e a 10 minutos da Place de la Comédie. Os studios e apartamentos são bem equipados e amplos, com kitchenette à disposição.
  • Hôtel Oceania Le Métropole – Possui ótima localização, a apenas 4 minutos da estação de trem da cidade e da Place de la Comédie. Hotel elegante, possui uma piscina e situado bem no Centro, ideal pra quem quer conhecer a cidade a pé.
  • Ibis Montpellier Centre – Este hotel é pra quem procura uma opção de acomodação simples, em conta e bem localizada. Está localizado a 200 metros do Centro Histórico e a 3 minutos do ponto do tram.

 

Restaurantes em Montpellier

Comidas Sul da França
Frutos do mar são bem comuns na gastronomia local.

Muito embora Montpellier não possua um prato emblemático, a gastronomia local possui fortes influências da culinária mediterrânea.

Então, prepare-se para degustar muitos frutos do mar, legumes muito bem trabalhados e saladas deliciosas que levam ingredientes surpreendentes.

Em Montpellier é tradicional encontrar pratos como as famosas moules (mexilhões) acompanhadas com batatas fritas, pratos com uma grande variedade de frutos do mar (ostras, caranguejos), peixes grelhados, empanados etc.

Sem mencionar que Montpellier está localizada em uma das mais importantes regiões produtoras de vinho do mundo: Languedoc-Roussillon, hoje Occitânia. As vinícolas contam com a ajuda do tempo ensolarado da região para tornar os vinhos ainda melhores.

Para acompanhar o seu prato de frutos do mar experimente o famoso Picpoul-de-Pinet, que é o vinho branco famoso da região.

Eu, que não sou fã de bebida alcoólica, experimentei e realmente casa muito bem com frutos do mar. Se você é fã de vinhos, vai adorar!

Montpellier tem uma variedade grande restaurantes que vão ao encontro de todos os gostos. Alguns lugares legais para comer são:

  • Les t’OCqués – Restaurante charmoso na rua Roucher, n°15. Serve pratos bem elaborados e com gostinho de comida caseira. O menu inclui entrada, prato principal e sobremesa por cerca de 30 euros;
  • Les Bains de Montpellier – Na rua Richelieu, n° 6, o restaurante oferece muitas opções em seu cardápio. O menu com entrada, prato e sobremesa fica entre 30 e 40 euros;
  • L’AureliA – Na rua Chaptal, n° 23 você encontrará pizzas deliciosas, com massa caseira e com muito recheio.

 

Roteiro em Montpellier para 1 dia

Se você só tem um dia para aproveitar Montpellier, saiba que é possível visitar muitas coisas na cidade. Montei um roteiro de 1 dia pra você:

  • Passeio pelo bairro l’Écusson (centro histórico)
  • Visita a Catedral Saint-Pierre
  • Place de la Comédie
  • Passeio no Shopping Polygone
  • Desbrave o moderno bairro Antigone
  • Visita ao Jardin des Plantes
  • E por último, um passeio Place Royale du Peyrou

 

Tudo sobre o que fazer em Montpellier

Montpellier é uma das mais charmosas e bonitas do mapa da França. É, sem dúvidas, um passeio que você deve incluir no seu roteiro quando estiver em solo francês.

Além da sua beleza natural, há vários atrativos turísticos e monumentos históricos para descobrir e se encantar. E o país todo é incrível, não deixe saber mais sobre outras cidades para visitar na França que podem render boas experiências de viagem.

Neste artigo, dei algumas informações e dicas sobre Montpellier, no intuito de colaborar com o planejamento da sua viagem. Espero que tenha gostado e que ele possa te inspirar a visitar essa cidade fantástica! Au revoir!

Gostou das minhas dicas do que fazer em Montpellier? Deixe nos comentários qual foi a sua dica de passeio favorita.

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *