9 principais pontos turísticos de Estrasburgo, na França

9 principais pontos turísticos de Estrasburgo, na França

Visitar os pontos turísticos de Estrasburgo é um verdadeiro mergulho na história da Alsácia, região localizada no nordeste da França que faz fronteira com a Alemanha.

Justamente graças a essa proximidade com o país vizinho, você perceberá algumas particularidades; uma delas é a mistura de culturas nessa cidade, que já foi alemã em outras décadas.

Sem dúvida, a minha parte preferida sobre o que fazer em Estrasburgo é a Petite-France, que você conhecerá melhor neste artigo. Mas, além dela, há muito mais para se ver, já que o mapa turístico é bem amplo.

É claro que não se pode esquecer dos museus, que contam a história da cidade e de toda região, que inclui cidades como Colmar.

Além disso, para quem visita Estrasburgo em fevereiro ou janeiro (inverno), certamente é diferente de quem visita no verão. Apesar de ser uma região bem fria, isso não impede você de ter dias inesquecíveis!

Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas como a Catedral de Estrasburgo, que já chegou a ser a mais alta da Europa e os outros atrativos turísticos, com mapa, horário de funcionamento, preços e como chegar a cada um deles via transporte público.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Estrasburgo

Seguro viagem França »

 

Pontos turísticos de Estrasburgo

  1. Petite-France
  2. Catedral de Estrasburgo
  3. Place Kleber
  4. Pontes Cobertas
  5. Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo
  6. Museu Alsaciano
  7. Mercado de Natal
  8. Parque Orangie
  9. Parlamento europeu

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Estrasburgo »

 

O que fazer em Estrasburgo

estrasburgo petite france
Aproveite para conhecer cada canto dessa cidade histórica.

É possível afirmar que Estrasburgo é uma cidade eclética sendo considerada, inclusive, uma das melhores cidades da França para morar.

Quem a visita no fim do ano tem a oportunidade de conhecer as feiras de Natal; já quem visita no verão pode andar à beira do rio.

Mais do que isso, trata-se de uma cidade rica em cultura e com uma arquitetura única, além de parques e espaços ao ar livre! Para entender melhor o clima do país e decidir a época da sua viagem, veja quando ir para a França.

Prático => City Pass para 3 dias em Estrasburgo

 

Petite-France

estrasburgo petite-france
Bairro encanta pela beleza da arquitetura.

Conforme citei acima, essa é minha sugestão preferida entre os pontos turísticos de Estrasburgo! Na verdade, Petite-France é como se fosse um bairro – ou ilha – e transmite cores e uma mistura entre Alemanha e França.

O principal a fazer por ali é andar muito! Essa é a melhor forma de explorar a zona mais charmosa da cidade e também onde estão os prédios mais belos, sem dúvida.

Mas, mais do que a beleza, a Petite-France também possui uma grande importância histórica.

A região foi batizada pelos alemães, já que nessa área se localizava um hospital que tratava muitos pacientes com sífilis. Eles chamaram a sífilis de “doença francesa”, por isso denominaram assim a região.

Porém, essa história é passado e a zona é a mais bela da cidade hoje em dia.

Ela se caracteriza principalmente pelos canais, que cortam as dezenas de ruas e desde 1988 é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Confira outras curiosidades da França.

A Petite-France é um convite para uma cerveja ou um belo café da manhã, afinal, há muitos restaurantes e padarias para saborear as comidas típicas da França e da Alemanha também.

Além disso, a circulação de carros é controlada, por isso você tem ainda mais liberdade para explorá-la. Você também pode aproveitar para alugar uma bicicleta e se desbravar pelas ruas em volta!

  • Horário de funcionamento: como é um bairro, você pode visitar a qualquer hora. Porém, no início do dia e fim da tarde há uma movimentação maior.
  • Preço: gratuito
  • Transporte público: não há transporte público passando direto por ela, mas você pode acessá-la em poucos minutos andando da Grande Île.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Catedral de Estrasburgo

estrasburgo alemanha
Catedral tornou-se inigualável por ter apenas uma torre.

Ainda hoje essa catedral é um dos símbolos e pontos turísticos de Estrasburgo! E não é por acaso, afinal ela é realmente muito bonita e notável por dentro, mas principalmente por fora!

A Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo é considerada a catedral gótica mais antiga do mundo.

Além disso, é uma das poucas que possui um relógio astronômico; diariamente, às 12h30, ele apresenta um pequeno “show” ao público, a “La Découverte de l’Horloge astronomique de la cathédrale”. Vale a pena se organizar para ver o evento.

Uma curiosidade sobre a catedral é que você perceberá que ela tem apenas uma torre.

Na época, o grupo que apoiava sua construção ficou insatisfeito com algumas decisões e parou de patrocinar a obra; por isso, a igreja ficou assim mesmo, o que a deixa ainda mais única.

A sua construção iniciou em 1176 e finalizou em 1439. Ela foi a mais alta do mundo até o século XIX e hoje é considerada a 4ª em altura.

A catedral é um dos pontos de parada do walking tour no Centro Histórico de Estrasburgo. Além de admirar a sua parte externa, você pode entrar para vê-la por dentro.

Apesar de ser possível acompanhar a apresentação do lado de fora, há um tour pago, onde você acompanha um vídeo sobre a construção do relógio.

Você também pode subir até a plataforma da catedral e encarar os seus 330 degraus; a recompensa é única: uma visão panorâmica da cidade!

  • Horário de funcionamento: diariamente das 7 horas às 11h20 e das 12h40 às 19 horas
  • Preço: gratuita em seu interior; tour sobre a construção do relógio custa 2 euros.
  • Transporte público: qualquer transporte que leve para a Grande Île, ponto principal da cidade.

Imperdível => Excursão destaques da Alsácia

 

Place Kleber

estrasburgo colmar
Praça Kleber recebe feiras que vendem produtos diversos aos finais de semana.

Essa praça se destaca entre os pontos turísticos de Estrasburgo, principalmente aos finais de semana, quando há ótimas feirinhas locais.

Ali acontecem a maioria dos eventos culturais da cidade e também onde é montada a bela árvore de Natal, que a cada ano ganha novos detalhes.

   

Descubra quais são os feriados na França e aproveite as datas festivas da cidade.

Ao seu redor há belos edifícios, como o Aubette, construído em 1770 com pedras de arenito rosa. Ele foi um importante ponto para os soldados que buscavam ali suas ordens de serviço.

A praça é um ponto agradável principalmente no verão, onde todos se reúnem ao redor do chafariz. Além disso, há alguns cafés e restaurantes em volta que são ótimas opções para turistas.

  • Horário de funcionamento: está aberta o dia inteiro.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: linhas de ônibus que se dirijam para a Grande Île.

Como funciona => Aluguel de carro na França

 

Pontes Cobertas

pontos turísticos de estrasburgo
Pontes recebem iluminação especial à noite.

Conhecidas em francês como “Les Ponts Couverts”, essas pontes foram construídas como muralhas no século XIII e serviam para vigilância. Porém, hoje, estão desativadas, mas se tornaram um dos pontos turísticos de Estrasburgo!

Embora não exista mais a galeria coberta nas pontes como antigamente, isso não tira a beleza delas. Mas o que realmente encanta no local é mais do que as torres medievais, mas a vista em si. Confira outras importantes dicas da França.

Você pode andar em frente e subir no telhado da Barragem de Vauban, onde é possível avistá-las com a cidade ao fundo.

Certamente esse é um dos cartões-postais da cidade e uma experiência ótima para ver um pouco mais da beleza dela, desta vez de um ângulo diferente!

  • Horário de funcionamento: aberto o dia todo, mas o ideal é aproveitar o pôr-do-sol ou antes dele para avisar a cidade.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: o ideal é ir andando, pois fica a 1 km da Catedral de Estrasburgo.

Conheça => Tour guiado de bicicleta em Estrasburgo

 

Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo

estrasburgo museu
Museu tem obras de artistas franceses renomados | Foto: Sniper Zeta, via Wikimedia Commons.

A Petite-France guarda também alguns encantos como esse museu, próximo das Pontes Cobertas. Ele se destaca tanto pela arquitetura colorida e inovadora na parte externa quanto pelo acervo de obras. Por isso, não podia ficar de fora da lista de pontos turísticos de Estrasburgo.

No Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo você encontrará trabalhos de artistas como Monet, Picasso e Brauner, que são muito venerados em todo mundo, mas principalmente na França. A estrutura conta ainda com uma sala dedicada às artes gráficas.

O edifício imita uma grande nave toda de vidro que pode ser avistada logo do Centro da cidade.

Ao todo, são cerca de 6 mil obras, 15 mil desenhos e gravuras, além das mais de 4 mil fotos. É imperdível.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10 às 18 horas.
  • Preço: 12 euros inteira e 7 euros tarifa reduzida.
  • Transporte público: está localizado na Petite-France, por isso o ideal é ir andando.

Delícia => Excursão gastronômica em Estrasburgo

 

Museu Alsaciano

mapa turístico de estrasburgo
Museu conta a história da Alsácia | Foto: Anca Pandrea, via Wikimedia Commons.

O Musée Alsacien parece pequeno por fora, mas você se surpreende com o acervo no seu interior. Ele remonta um pouco da origem da região e principalmente de como vivia a população local em outras épocas.

Quanto ao acervo, conta com mobiliários originais, trajes e até mesmo artigos que eram usados para fabricar queijos e uma série de objetos.

Está aberto desde 1907 e localiza-se em um prédio tradicional à beira do rio que também chama atenção.

  • Horário de funcionamento: de quarta à segunda-feira, das 10 às 18 horas.
  • Preço: 6,50 euros tarifa inteira e 3,50 euros reduzida.
  • Transporte público: tram linha 10 com parada no Porte de l’Hôpital.

Como ter? => Internet na França

 

Mercado de Natal

pontos turísticos de estrasburgo natal
Mercado de Natal é o mais tradicional da França | Foto: Gzen92, via Wikimedia Commons.

Você sabia que o mercado de Natal mais antigo da França é o de Estrasburgo? Ele é chamado de Christkindelsmärik e tem fama em toda Europa, afinal ele é um dos mais incríveis do continente.

De fato, em pleno início de novembro você já vê uma grande movimentação na cidade, mas as feiras começam apenas no fim do mês. Em toda cidade são montados pequenos chalés pelas ruas que vendem desde artigos de Natal até comidas e bebidas.

   

Há também uma série de apresentações, principalmente nas zonas entre a Praça da Catedral e a Praça Broglie, atraindo milhões de turistas.

O clima na cidade é único nessa época do ano e você sente isso em cada rua ou vitrine, pois tudo vira um tema só.

Saiba como é o inverno na França para aproveitar melhor os mercados. Aliás, é difícil uma casa que não tenha fachada decorada nessa época!

O bom é que por onde você andar, encontrará um mercado diferente! Você pode fazer uma excursão de Estrasburgo para os Mercados de Natal da Alsácia.

  • Horário de atendimento: normalmente as feiras iniciam por volta das 14 horas e se estendem até o fim do dia.
  • Preço: gratuitas.

Incrível => Tour pelos mercados de Natal em Estrasburgo

 

Parque Orangie

pontos turísticos de estrasburgo a ceu abertp
Parque tem atividades a céu aberto | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Esse é o maior parque da cidade e se tornou um dos pontos turísticos de Estrasburgo. O Parc de l’Orangerie, como é conhecido, atrai turistas que visitam a França no verão, mas também no inverno! São 26 hectares de parque, há um mundo lá dentro!

De fato, você encontra espaços infantis, lugar para fazer um piquenique, praticar esportes e até um skatepark. No verão é muito comum ver  turistas  e locais passeando de canoa pelo lago; vale a pena também saborear um sorvete nos dias quentes.

  • Horário de atendimento: aberto o dia todo, mas é um pouco escuro durante a noite e não se pode ver muito.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: linhas L6 ou 30.

Divertido => Tour de Segway em Estrasburgo

 

Parlamento Europeu

principais pontos turísticos de estrasburgo
Suntuoso prédio do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Estrasburgo é uma das capitais europeias, a cidade é sede de instituições importantes do continente, como o Parlamento Europeu. É nele que se tomam algumas das decisões mais importantes da Europa!

Na verdade, essa é uma visita mais para apreciar do que qualquer outra coisa, pois nem sempre se pode visitar o interior do Parlamento.

Mas a caminhada até ele vale a pena, pois é um belo – e imenso – prédio em uma zona verde da cidade.

Anualmente, diversos eventos acontecem ao redor do Parlamento no mês de maio, quando se celebra o Dia da Europa.

  • Horário de funcionamento: isso varia conforme os dias de trabalho do Parlamento.
  • Transporte público: linhas B e E.

Saiba tudo => Visto para França

 

Conheça os pontos turísticos de Estrasburgo

Visitar Estrasburgo é também visitar uma capital européia. Mais do que isso, é visitar uma região inteira com uma história marcante desde antes da era medieval.

Ainda, você encontrará uma ótima gastronomia e uma população receptiva e acolhedora nesta que é uma das mais belas cidades da França. Por isso, aproveite as dicas dos pontos turísticos de Estrasburgo e explore a cidade!

E você, quais destes pontos turísticos de Estrasburgo gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma atração para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *