Arredores de Estrasburgo e o que fazer nas proximidades

Arredores de Estrasburgo e o que fazer nas proximidades

Sem dúvida, os arredores de Estrasburgo, na França, revelam a bela região da Alsácia e suas riquezas culturais. Para quem visita a cidade, algumas opções são a rota do vinho de Estrasburgo a Colmar. Afinal, as vinícolas da Alsácia são famosas no mundo todo.

Há ainda opções de belos passeios como o próprio trem de Estrasburgo a Colmar, mesmo que você não faça a rota do vinho. Aliás, em uma pesquisa você descobrirá que há muito o que fazer em Colmar, uma cidade medieval que atrai turistas o ano todo.

Por outro lado, você pode se perguntar como ir de Estrasburgo a Riquewihr, considerada uma das vilas francesas mais bonitas do país. Há muitas opções de passeios bate e volta partindo de Estrasburgo, especialmente porque o transporte de ônibus ou trem facilita a viagem.

Por isso, se você irá passar pela cidade, pode criar um ótimo roteiro pelos seus arredores. Neste artigo você conhecerá algumas das melhores opções para planejar a sua viagem.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Estrasburgo

Melhores passeios e tours para fazer em Estrasburgo »

 

Arredores de Estrasburgo para visitar

  1. Colmar
  2. Riquewihr
  3. Ribeauvillé
  4. Kehl
  5. Kaysersberg

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Estrasburgo »

 

O que fazer perto de Estrasburgo

1. Colmar

Arredores de Estrasburgo
Bela e turística Colmar | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons.

Você já percebeu que Colmar é uma das principais cidades nos arredores de Estrasburgo. Além de integrar a rota do vinho da Alsácia, ela também é famosa pelos seus ares medievais que até hoje permanecem vivos. Apesar de pequena, Colmar possui cerca de 67 mil habitantes e muitas vinícolas.

Um fato histórico é que ela não foi destruída nas principais guerras que passaram pela França, incluindo a Revolução Francesa e II Guerra Mundial, por isso é tão preservada.

O que mais encanta em Colmar é o seu Centro Histórico. Limpo, com belas construções antigas e o rio atravessando a cidade, ele é o ponto turístico que você não pode perder.

Mas não se esqueça de que Colmar é a capital dos vinhos alsacianos. Por isso, a dica é experimentar o máximo de vinhos possível, caso você seja fã da bebida.

Ainda, a cidade possui um museu famoso, o Unterlinden. Ele conta com obras de artistas como Renoir e Picasso, por exemplo.

Um dos atrativos em Colmar, nos arredores de Estrasburgo, é o passeio de barco pelos rios.

É quase uma imitação de Veneza, mas a beleza da cidade vale a pena, por isso recebe o nome de “La Petite Venise”! Se quiser aproveitar mais faça uma excursão de degustação de vinhos na Alsácia.

 

Mercados de rua

Você também pode conferir os mercados de rua, que são encantadores e há uma série de produtos locais.

Já quanto às vinícolas, você encontrará o mapa delas no site de Turismo de Colmar. Algumas das mais famosas são a Alphone Meyer e Fils, Caves des Vignerons de Pfaffenheim, entre outras.

Para ir de Estrasburgo a Colmar não é difícil e você pode pegar um trem na estação principal.

Os horários são bem frequentes e há uma máquina para comprar a passagem sozinho, mas é preciso validar o bilhete em uma máquina amarela na plataforma.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A viagem dura cerca de 30 minutos de trem e custa 14 euros. Já o ônibus, através da empresa FlixBus, custa cerca de 5 euros, mas a viagem pode durar até 1 hora.

De Colmar => Excursão pelas 4 maravilhas da Alsácia

 

2. Riquewihr

Cidades da Alsácia
Riquewihr e a arquitetura típica da Alsácia | Foto: Vitold Muratov, via Wikimedia Commons.

Outra cidade nos arredores de Estrasburgo é Riquewihr, uma das mais bonitas do país e que é praticamente dentro de uma antiga muralha.

Ela está entre as Montanhas Vosges, o que dá uma beleza ainda mais incrível na paisagem e é bem receptiva. Saiba mais sobre Vosges no post sobre as cadeias montanhosas mais bonitas da Europa.

O clima todo da cidade é como se ela fosse do século XVI, quando viveu o seu auge. Toda arquitetura marcante é praticamente dessa época, sendo inclusive conhecida por “Pérola da vinha da Alsácia”.

As casas são no estilo enxaimel, que predominou entre os séculos XIII e XVIII.

Como é uma cidade pequena, não é difícil visitá-la, por isso um bate e volta com certeza é suficiente. Nela você pode também explorar mais a rota do vinho da Alsácia ou então as lindas flores que formam sua paisagem na primavera. Já no Natal, ela fica repleta de mercados por todos os lados.

Alsácia Medieval => Passeio de 1 dia saindo de Estrasburgo

Cidades da França
Torre Dolder | Foto: Jpkrebs, via Wikimedia Commons.

A rua principal é a “Rue du General de Gaulle”, que leva até à Torre Dolder.

   

Essa torre foi construída em 1291 e é o ponto turístico mais famoso da cidade, sendo a sua antiga porta de entrada. Há também um pequeno museu onde você pode conhecer melhor a cultura local.

Ainda, você pode visitar o Castelo de Württemberg, construído no século XVI e onde está localizado o Museu da Comunicação. Já quanto aos vinhos, há algumas caves que podem ser visitadas na cidade com degustação. Elas são chamadas de Winstubs e totalizam mais de 20.

A má notícia é que o acesso a Riquewihr não pode ser por trem, já que não há estação no vilarejo. Você deverá ir de ônibus nesse caso. O valor da passagem é de cerca de 5 euros.

A duração da viagem é de mais ou menos 1 hora. Outra opção seria alugar um carro.

 

3. Ribeauvillé

Arredores de Estrasburgo
Cidade é linda e vale o passeio | Foto: Ralph Hammann, via Wikimedia Commons.

Ainda nos arredores de Estrasburgo e muito próximo de Riquewihr está Ribeauvillé.

Ela é um pouco maior do que a cidade anterior, mas também tem seus ares medievais que encantam os turistas. Essa é considerada uma das cidades mais antigas da região, por isso há muita história e cultura.

É curioso que há três grandes fortalezas que foram construídas há muitos séculos e até hoje permanecem na cidade: a Saint Ulrich Castle, Girsberg Castle e Haut-Ribeaupirre Castle.

No Centro, procure pela Grand Rue, a rua principal. Nela estão os restaurantes e lojas mais charmosas e você pode andar ao redor para descobrir as pequenas ruelas.

Em Riberauvillé também há os Winstubs para degustação de vinhos e você encontra vários andando pelo centro. Se você estiver por lá em maio, há o Festival de Kougelhopt, enquanto que em julho acontece a Feira do Vinho.

Em dezembro a atração são os mercados de Natal, alguns dos mais populares da região. Você pode fazer uma excursão de Estrasburgo para os Mercados de Natal da Alsácia.

É um pouco difícil chegar em Ribeauvillé de trem ou ônibus, pois as opções são apenas para cidades próximas e custam cerca de 14 euros cada passagem. Por isso, o ideal é alugar um carro em Estrasburgo.

 

4. Kehl

O que fazer em Kehl
Kehl fica na Alemanha | Foto: Uwe Barghaan, via Wikimedia Commons.

É possível dizer que o bate- volta mais fácil nos arredores de Estrasburgo é para Kehl, que fica na Alemanha. Apesar de ser em outro país, você pode chegar na cidade com o próprio transporte público de Estrasburgo, já que elas são realmente próximas.

No caminho entre as cidades você passa pelo Rio Reno, que estabelece a fronteira entre França e Alemanha e corta diversas cidades no país vizinho.

Ao chegar em Kehl, você pode visitar a MarktPlatz, uma das suas principais praças e próxima do Centro Histórico. A cidade tem um estilo de interior, mas com uma bela arquitetura e muitas lojas, restaurantes e cafés.

Além disso, ela é super arborizada e chama ainda mais atenção na primavera. Se você passar por lá no verão ou primavera, pode visitar o Rheinpromenade Park, um parque perfeito para atividades ao ar livre.

E, é claro, que um dos atrativos preferidos são os restaurantes com menus de cervejas alemãs que há por toda cidade! O melhor de tudo é a facilidade para chegar em Kehl.

Você pode simplesmente pegar o tram em Estrasburgo pelo valor de 1,70 euros o bilhete e descer na estação de Kehl. O trajeto dura cerca de 25 minutos e você pode partir do Centro de Estrasburgo, na estação central (Homme de Fer).

E não se preocupe com a burocracia de trocar de país: ela não existe. É apenas como se você estivesse indo de um lado a outro de uma mesma cidade.

Conectado => Chip de celular na Europa

 

   

5. Kaysersberg

Perto de Estrasburgo
Vista da linda Kayserberg.

Embora seja menos turística do que as demais cidades nos arredores de Estrasburgo citadas acima, Kaysersberg também é muito charmosa e atrativa.

Para quem deseja um lugar mais sossegado, é a aposta ideal para conhecer no roteiro em Estrasburgo.

A cidade é conhecida também por ter sido onde o famoso chef francês e apresentador de televisão Anthony Bourdain foi encontrado morto em 2018.

Ela fica a 14 quilômetros de Colmar e em apenas um dia é possível conhecer praticamente tudo, já que é realmente pequena.

O Centro Histórico concentra as principais atrações dessa cidade que tem uma bela arquitetura, herança dos seus tempos mais ricos.

Você pode aproveitar para iniciar seu roteiro na Rue General de Gaulle e conhecer o que há em volta. Há ainda uma atração especial: a residência de Albert Schwitzer, ganhador de um Prêmio Nobel.

Você pode se arriscar a conhecer as ruínas do Castelo de Kaysersberg. Apesar de ser uma trilha bem íngreme, ela é curta e pode valer a pena pela vista.

Os mercados de Natal da cidade também são bem famosos e ela já eleita inclusive a vila preferida dos franceses em 2017.

Outra curiosidade é que Kaysersberg foi uma das inspirações para o cenário de “A Bela e a Fera” filmado em 2017 com a atriz Emma Watson.

Porém, também não há estação de trem na cidade, apenas um ônibus que parte de Colmar na linha 145. Por isso, você pode fazer a rota de Estrasburgo até Colmar e de lá para Kaysersberg.

 

Dicas dos arredores de Estrasburgo

Explorar a Alsácia é uma oportunidade de conhecer muitas das cidades mais belas da França e até mesmo esticar a viagem para a Alemanha. Por isso, as cidades nos arredores de Estrasburgo são tão atrativas.

Conforme você viu acima, algumas delas têm o acesso difícil, por isso é tão importante se planejar antes. A dica pode ser alugar um carro, pois assim fica muito mais fácil fazer essa rota.

Portanto, aproveite as dicas e explore a rica cultura da região da Alsácia para nunca mais se esquecer dessa viagem.

Se você for viajar em dezembro, não deixe de pesquisar sobre os Mercados de Natal e aproveite para conhecer essas feiras incríveis.

Gostou das sugestões de passeios nos arredores de Estrasburgo? Compartilhe estas dicas com seus companheiros de viagem.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *