25 comidas típicas da França: culinária e gastronomia

por Denise Rodrigues
4.5/5 - (8 votes)

25 comidas típicas da França: culinária e gastronomia

As comidas típicas da França são mais um atrativo turístico nesse país incrível. Se não bastasse os monumentos, a arquitetura, a história e a beleza local, quem visita a França se depara ainda com uma experiência gastronômica indescritível.

São diversos pratos na culinária francesa, alguns mais característicos em determinadas regiões, outros originados a partir do estado de pobreza enfrentado durante as guerras, quando houve escassez de alimentos, e alguns extremamente refinados, desenvolvidos por renomados chefs e que despertam sensações gustativas jamais experimentadas.

Não é exagero afirmar que um tour pelas comidas típicas da França são verdadeiramente indissociáveis à visita ao país, visto que carregam em si características que muito se assemelham aos diversos monumentos visitados: beleza e história.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para entrar na França »

 

Quais são os pratos típicos da França?

  1. Magret de canard
  2. Moules frites
  3. Boeuf bourguignon
  4. Raclette
  5. Pot au feu
  6. Poulet frites
  7. Tartiflette
  8. Ratatouille
  9. Confit de canard
  10. Fondue bourguignonne
  11. Cassoulet
  12. Escalope de veau a la creme et aux champignons
  13. Coq au vin
  14. La bouillabaisse marseillaise
  15. Croque monsieur
  16. Flan alsacien aux pommes
  17. Profiterole
  18. Teurgoule
  19. Croissant
  20. Petit gâteau
  21. Madeleine
  22. Mousse au chocolat noir
  23. Opéra
  24. Paris-Brest
  25. Macarons

*Vídeo produzido pelo site oficial do turismo de Paris

 

Qual o prato mais famoso da França?

1. Magret de canard: o prato preferido dos franceses

culinária francesa
Comidas típicas da França: Magret de canard.

O magret de canard é um dos pratos preferidos da França. Ele é feito com carne de pato, mas pode ser renovado, pois combina com diversos tipos de ingredientes, do doce ao azedo, e pode ser servido grelhado, defumado ou cozido. Esse suculento prato é uma herança da região sudoeste.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na França »

 

2. Moules frites

gastronomia francesa
Comidas típicas da França: Moules frites | Foto: LittleGun, via Wikimedia Commons.

Ainda há rumores sobre a origem desse prato entre belgas e franceses, porém a versão francesa é a mais plausível, segundo historiadores, e data de 1789.

O moules frites é um prato de mexilhão com batata frita, de simples preparo e relativamente barato, o tempo de cozimento (entre 5 e 10 minutos) é o segredo para fazer qualquer um pedir bis. E se você gosta mesmo de descobrir novos sabores, agende um tour gastronômico em Paris.

 

3. Boeuf bourguignon

receitas da frança
Comidas típicas da França: Boeuf Bourguignon | Foto: Pierre-Arnaud KOPP, via Wikimedia Commons.

O boeuf bourguignon é um prato originalmente da Borgonha e bastante comum nas refeições de domingo na França. A carne bovina é cozida por um longo período, mergulhada em vinho tinto, acrescido de cebola, alho, bacon e buquê garni.

Pode vir acompanhado de batatas cozidas, cenouras e feijão verde. Recomendo não sair da França sem antes provar essa delícia, principalmente em algum dos restaurantes com vista em Paris.

 

4. Raclette

Turismo gastronômico na França
Raclette.

Geralmente conhecido por nós brasileiros como fondue de queijo, a raclette é uma tradição que veio da Suíça, mas se disseminou facilmente na França e é comumente feita pelos amantes de queijo no inverno.

Geralmente, é servido com batatas e, preferencialmente, um bom vinho! Aliás, para Paris no inverno, minha recomendação pessoal para driblar o frio é: raclette, vinho e boa companhia! E se o clima estiver mais frio, aproveite para descobrir o que fazer com chuva em Paris.

 

5. Pot au feu

Pratos típicos de Paris
Pot au feu.

O pot au feu é um prato ancestral, apreciado com muito prazer até os dias atuais. Traduzido como pote ao fogo, faz referência ao pote onde a carne e os vegetais eram dispostos para o cozimento. Era tido como um prato dos pobres, sendo apresentado à burguesia em meados do século XVIII.

Daí em diante, várias versões começaram a surgir, utilizando pato, cordeiro, frango, entre outros. O segredo para o sucesso dessa receita é selecionar carnes e legumes frescos, além de produtos de qualidade. E para conhecer alimentos frescos, experimente um tour pelos mercados de Paris.

 

6. Soufflé au fromage

culinária das regiões da França
Comidas típicas da França: Soufflé au fromage.

Extremamente saboroso, esse soufflé de queijo é de comer rezando! Seu preparo exige certa técnica e conhecimento, pois o segredo está justamente na temperatura e tempo de cozimento, mas o resultado final é de fazer qualquer um se apaixonar pelo sabor!

 

7. Tartiflette

Gastronomia da França
Comidas típicas da França: Tartiflette | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

Outro prato costumeiramente preparado no inverno é um pouco mais recente, originado em meados de 1980, ele é composto por bacon, batatas, cebola, e claro, queijo! Ele cai bem também no outono em Paris, quando o clima começa a esfriar.

O mestre desse prato é o queijo Reblochon de Savoy, que possui um certificado atestando sua fabricação de acordo com o conhecimento ancestral. Todas essas calorias maravilhosas são assadas juntas proporcionando uma experiência incrível!

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

8. Ratatouille

Comida francesa
Comidas típicas da França: Ratatouille.

O ratatouille ficou imensamente famoso após o filme do ratinho em 2007 e é essencial para a culinária francesa.

De origem provençal, essa receita nada mais é que uma explosão de sabores provenientes do cozimento de: pimentão, abobrinha, berinjela e tomate, adicionado de cebolas, alho, azeite e algumas ervas! O sabor final é divino após o cozimento em fogo baixo!

 

9. Confit de canard

Esse prato foi criado com base numa técnica ancestral de conservação da carne de pato com sal grosso. A gordura dessa ave é retirada antes da mesma ser coberta pelo sal, e é posta mais tarde em uma panela para fazer parte do cozimento, que dura em média 2 horas.

E isso é o suficiente para uma refeição deliciosa, que pode vir acompanhada de uma boa salada!

 

10. Fondue bourguignonne

Opções de pratos com carne na França
Fondue bourguignonne | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

Esse fondue é um verdadeiro sucesso! A escolha da carne é o segredo para a experiência ser inesquecível. A mesma é cozida no óleo que fica disposto na mesa.

Os molhos são parte importante, podendo ser dos mais variados: maionese, molho tártaro, molho inglês, salsa e cebolas picados também são uma boa pedida! Ah, e por favor, um vinho da região Borgonha!

 

11. Cassoulet

Dicas de comida na França
Cassoulet | Foto: BrokenSphere. via Wikimedia Commons.

O cassoulet é um prato de origem medieval que se consagrou durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453).

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

É considerado um “prato dos pobres”, pois a população da época reuniu todos os alimentos que tinham (bacon, carne de porco, feijão, salsicha) para alimentar os soldados da Guerra, que bem alimentados tiveram êxito em sua batalha, difundindo assim, o delicioso cassoulet!

Passeio => Food Experience em Paris

 

12. Escalope de veau a la creme et aux champignons

O que se come na França
Escalope de veau a la creme et aux champignons.

Verdadeiramente, suculento esse prato é cremoso e imperdível numa passagem pela França! O creme é a grande estrela dessa receita normanda. Como a região é famosa pela produção de leite e derivados, geralmente os melhores cremes são os produzidos localmente.

A carne do bezerro é macia, extremamente saborosa e sem muita gordura, por isso a mesma é preparada com manteiga e o creme é adicionado em seguida para completar a explosão de sabor!

 

13. Coq au vin

Receitas francesas com vinho
Coq au vin | Foto: Ewan-M, via Wikimedia Commons.

Sem dúvidas, o coq au vin pode ser considerado o carro chefe da gastronomia francesa. Reza a lenda que essa receita histórica cuja criação foi ordenada por Júlio César, foi em resposta à provocação do povo de Arverne que teria enviado um galo a fim de insultá-lo.

O mesmo ordenou que o galo fosse preparado ao vinho, que era um símbolo de luxo e poder na época, e convidou o chefe gaulês para a degustação. Sorte a dele!

 

14. La bouillabaisse marseillaise

Roteiro gastronômico em Lyon
La bouillabaisse | Foto: Muesse, via Wikimedia Commons.

De origem simples, essa receita surgiu quando alguns pescadores voltaram de uma pescaria entre Marseille e Toulon, e colocaram em água fervente os peixes que não conseguiriam vender (sem cabeça ou danificados), formando assim, o que podemos chamar de sopa de peixe.

Mais tarde o mesmo foi aprimorado para ganhar espaço na cozinha burguesa onde faz sucesso até hoje!

 

15. Croque monsieur

O que comer na França no lanche
Croque monsieur | Foto: Michael Brewer, via Wikimedia Commons.

O aparecimento desse sanduíche na França foi em 1910, a origem de seu nome ainda é uma incógnita, já seu sabor é marcante e bem conhecido! Sua fórmula: pão de forma, presunto e queijo derretido!

Hoje é comum encontrar diversas variações em sua apresentação, com salmão, abacaxi, banana… acompanhado de uma saladinha também é ótimo!

 

16. Tarte alsacien aux pommes

Doces franceses com maçã
Torta de maçã.

Essa torta é um verdadeiro clássico da culinária francesa e a boa notícia é que não há nenhum segredo na hora da preparação. O que faz diferente das tradicionais tortas é que antes de ir ao forno a mesma é coberta com um creme à base de ovos e canela. Inclusive, descubra passeios diferentes em Paris.

A disposição das fatias de maçã dá graça à receita que pode ser apreciada quente, morna ou fria!

 

17. Profiterole

Sobremesas típicas da França
Profiteroles.

Essa receita divina foi sendo aperfeiçoada no decorrer dos séculos. Inicialmente, o profiterole era um bolinho de massa que era adicionado a uma sopa, ou seja, era salgado. Outras variações foram surgindo até que no século XIX, o brilhante Antonin Carême imaginou adicionar chocolate e chantilly e eis o nascimento dessa sobremesa divina!

 

18. Teurgoule

Sobremesas típicas da França
Teurgoule | Foto: Raphael Labbé, via Wikimedia Commons.

Teurgoule é uma especialidade normanda que tem como base ingredientes bem conhecidos por nós brasileiros: arroz, leite e canela!

No início os ingredientes chegavam à França por embarcações que partiam da América do Sul, mas o modo de fabricação se mantem fiel desde o século XVII. Sua preparação é simples, basta juntar os ingredientes e aguardar o cozimento que leva em média 5 horas!

 

19. Croissant

Pães franceses
Croissant.

Embora seja marca registrada como símbolo francês, o famoso croissant surgiu na verdade na Áustria, como símbolo da vitória de uma batalha travada com a Turquia. No século XVII essa deliciosa receita chegou à França e ganhou o coração e o paladar dos franceses, tornando-se uma especialidade do país!

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

20. Crèpe

Comidas internacionais da França
Crepe.

O crepe nasceu na Bretanha em meados do século XIII, e tem como ingrediente principal um trigo inicialmente importado da Ásia. Na França, essa receita é facilmente encontrada em qualquer evento, seja em um aniversário, numa de festa de rua ou em um bistrô.

   

Seu sucesso é devido à sua versatilidade em ser apreciado com acompanhamentos doces ou salgados! E por falar nisso, descubra onde comer doces em Paris.

 

21. Madeleine

Comidas francesas para o chá da tarde
Madeilene.

Já antecipo o enorme risco de se viciar em Madeleine após degustá-lo! Trata-se de um bolo servido em pequenos pedaços que derretem na boca. Uma das versões sobre sua origem, e a mais disseminada, diz que a massa que o compõe foi moldada para ser oferecida aos peregrinos de Santiago de Compostela, e quem o fez foi uma moça chamada Madeleine!

 

22. Mousse au chocolat noir

Doces franceses com chocolate
Mousse de chocolate.

Quem nunca se deliciou com um mousse de chocolate? Bom, essa receita amada por pessoas do mundo inteiro conta com duas versões sobre sua origem. A primeira é de que foi inventada por Charles Fazi, que era um servo de Luís XVI, já outros atribuem sua invenção ao pintor Toulouse-Lautrec.

Inicialmente, a sobremesa era chamada de maionese de chocolate! Independente de quem tenha sido o real criador, particularmente eu sou eternamente grata!

 

23. Ópera

Sobremesas típicas das cidades francesas
Torta Ópera.

Eis um clássico francês criado em 1955 por um chef cujo conceito se baseava em deixar à mostra todas as partes da sobremesa, para que em apenas uma mordida você fosse capaz de apreciar todos os sabores e texturas.

Sobre suas camadas, são compostas de um biscoito, creme, ganache e uma cobertura de chocolate. Não preciso comentar sobre o sabor!

 

24. Paris-Brest

Doces franceses
Paris-Brest | Foto: Deror_avi, via Wikimedia Commons.

É uma sobremesa que foi criada por um confeiteiro francês para simbolizar uma competição de bicicleta entre Paris e Brest. O mais interessante dessa receita, fora o sabor incrível, é o seu formato que remete à roda de uma bicicleta.

Sua parte exterior é uma massa crocante e seu interior é cremoso. Ah, seu tamanho varia de 30 a 50 centímetros, à escolha do freguês!

 

25. Macarons

O que comer em Nice
Macaron.

Tão famosos quanto os principais pontos turísticos de Paris são os macarons. Não saia da França sem experimentar os mais diversos macarons, que além de lindos agradam a todos, pois se apresentam em diversos sabores. No início, era apenas um biscoito “normal” à base de amêndoas, açúcar e clara de ovos, destinados aos reis e nobres da época.

No século XX foi lançado o macaron parisiense, uma versão mais doce e saborosa, e o melhor, a partir daí o mesmo foi democratizado, sendo acessível a todas as classes sociais.

 

Dicas do que mais se come na França

A partir da década de 70 houve uma mudança na culinária francesa, e, daí em diante, deu-se maior ênfase à apresentação. Os pratos já não se validavam apenas pelo sabor, a apresentação começou a ser associada fortemente à experiência gustativa.

Espero que essa leitura te remeta um pouco de conhecimento sobre as comidas típicas da França e que fique como um convite para a degustação numa visita ao território que detém uma das culinárias mais tradicionais em todo o mundo!

Após conhecer todos esses pratos, minha dica é fazer as malas, e como dizem os franceses: Profitez bien! (Aproveite!).

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que considera que provar as comidas típicas é parte importante do roteiro!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *