Roteiro de carro na França: paradas que valem a pena

Roteiro de carro na França: paradas que valem a pena

Vai desembarcar em solo francês e quer montar um roteiro de carro na França? Então, continue a leitura deste artigo, pois vou dar algumas dicas para sua próxima viagem.

Rodar de carro pelo país é uma excelente opção para quem quer explorar e descobrir cidades além da capital.

A França conta com municípios repletos de história, cultura, tradições e atrações turísticas.

Viajar de carro é uma forma mais flexível de conhecer o país, uma vez que é possível se organizar para sair mais cedo e aproveitar mais de cada lugar, fazer paradas onde você deseja e quando você deseja.

Fazer um roteiro de carro na França significa ter liberdade de escolha e ganhar tempo. Há uma série de opções do que fazer na França e você tem a possibilidade de criar um roteiro no Sul, Norte ou mesmo na Itália.

Este talvez seja o maior ponto positivo de viajar de carro: a independência! Neste artigo, vou te dar algumas sugestões de roteiro de carro para você saber o que fazer o país das baguetes e dos vinhos, na Europa!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Roteiro de carro na França

Roteiro de carro na França
Brasileiros têm direito de dirigir em solo francês com a CNH.

Para fazer um roteiro de carro na França, Europa é importante se informar sobre algumas regras antes de pôr o pé na estrada. Primeiro, é importante saber que os brasileiros têm direito de dirigir em solo francês com a CNH. É importante possuir o documento atualizado, juntamente com o seu passaporte.

Mesmo assim, sugiro que faça também o pedido da PID, que é carteira internacional, para apresentar com os outros documentos. Outra opção é fazer a tradução juramentada da sua CNH, pois é necessário ter carteira traduzida para o francês. É bom ressaltar que a tradução juramentada ou a PID só são validas acompanhadas pela CNH original.

Fique atento à sinalização nas estradas e ao limite de velocidade, que geralmente é de 130 km/h nas estradas, e, quando há chuva ou neve, é de 110 km/h. As estradas possuem fiscalização, seja com radar ou com a polícia, então, respeite sempre as regras de trânsito, pois em território francês o jeitinho brasileiro não funciona.

As estradas francesas são excelentes, modernas e seguras. Todo esse conforto e excelência tem um preço que são conhecidos como os pedágios. Estes possuem preços bem elevados. Contudo, as autoroutes são para aquelas pessoas que não tem muito tempo e/ou que querem chegar mais rápido em seus destinos.

Roteiro norte da França
Outra opção é pegar as estradas secundárias que passam por pequenos vilarejos.

Há outra opção para evitar os pedágios que é pegar as estradas secundárias que passam por pequenos vilarejos e cidadezinhas. Eu já fiz isso várias vezes e te garanto, você vai encontrar paisagens incríveis. Contudo, tem que ter tempo e paciência, pois, dependendo do seu destino, a viagem pode ser bem longa.

Uma dica importante na hora de visitar cidades maiores, como Paris, Marseille e Lyon, é sempre procurar hospedagem que possua estacionamento. Há muito engarrafamento e o trânsito é bem estressante.

Sugiro que, uma vez nessas cidades, use o transporte público para se locomover, assim, você não perde tempo e nem se irrita desnecessariamente. Veja onde se hospedar em Lyon e ainda os hotéis em oferta em Marselha.

Escolher uma hospedagem com estacionamento é importante também, pois é difícil estacionar o carro e os preços são elevados. Isso vale para qualquer cidade. Verifique se o local onde você vai se hospedar possui um estacionamento privado ou, pelo menos, áreas gratuitas por perto onde você possa deixar o carro de maneira segura.

CLIQUE AQUI para reservar carro na França »

 

Roteiro de carro de 10 dias na França

Para a primeira sugestão de roteiro de carro na França, já pensou em conhecer a região leste e central do país? Há várias cidades próximas a Paris que são muito interessantes.

Dez dias no país é a oportunidade certa para visitar esses destinos. O resumo do roteiro de carro de 10 dias na França fica assim:

  • Dia 1 e 2: Paris
  • Dia 3: Reims
  • Dia 4 e 5: Estrasburgo
  • Dia 6: Colmar
  • Dia 7 e 8: Lyon
  • Dia 9: Dijon
  • Dia 10: Paris

O roteiro começa e termina em Paris, levando em consideração que a maioria dos brasileiros chegam e partem da Cidade Luz. Se não for o seu caso, basta readaptar o roteiro acrescentando e alterando as cidades.

Os dois primeiros dias começam em Paris e aproveite para se encantar com a capital francesa. Com dois dias, provavelmente não vai dar pra conhecer tudo o que você deseja, mas dá pra visitar várias coisas.

Visite os principais pontos turísticos de Paris, como a Torre Eiffel (compre as entradas com antecedência), o Arco do Triunfo, caminhe pela Champs-Élysées, visite os jardins e alguns museus da cidade e conheça o bairro mais bucólico de Paris: Montmartre.

Como são dois dias na cidade, aproveite para fazer um tour à noite e conhecer os monumentos iluminados. Paris já é deslumbrante a luz do dia, mas a noite ela se torna ainda mais mágica.

Roteiro França verão
Aproveite para fazer um tour à noite e conhecer os monumentos iluminados.

Existem alguns passeios organizados para conhecer as iluminações da cidade à noite, como o tour  para ver as luzes de Paris e vale muito a pena conferir. Veja outros passeios imperdíveis em Paris.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A segunda cidade do roteiro de carro na França é Reims, que fica a 1h30 de Paris e situada na região Champanhe-Ardenas. Visitá-la significa descobrir a cidade do champanhe e parte importante da história da França.

Além das casas de champanhe, ela possui 4 sítios tombados pelo patrimônio mundial da Unesco. Não deixe de conhecer a casa de champanhe Maison Ruinart. É possível conhecer o processo de fabricação do champanhe, as instalações e degustar.

O Palais du Tau também é parada obrigatória pra quem gosta de objetos antigos, principalmente da monarquia. Ele era utilizado para encontros dos reis. Hoje, guarda um arsenal de objetos relacionados como coroas, mantos e objetos usados pela igreja.

No terceiro dia, pegue a estrada para a região da Alsácia, especificamente para Estrasburgo que fica a 3 horas de Reims. Veja como chegar em Estrasburgo.

Sugiro sair cedo para aproveitar bem o dia nessa cidade encantadora. É a sede do Parlamento Europeu e fica na fronteira com a Alemanha, o que influencia a cultura local.

Viajando pela França
Estrasburgo que fica a 3 horas de distância de Reims.

A arquitetura é um dos pontos turísticos de Estrasburgo. A catedral Notre Dame é um espetáculo a parte. Se você quer apreciar a cidade do alto, suba na torre com 66 metros de altura. A vista é fantástica. Visite o bairro La Petite France, que é o mais turístico, com seus canais, casinhas floridas em enxaimel e ruazinhas de paralelepípedo.

Para uma visita de dois dias, sugiro fazer o passeio de barco pelos canais. É bem legal e você conhece os principais pontos de uma perspectiva diferente. Veja ainda outros passeios em Estrasburgo para aproveitar ainda mais a cidade.

Aproveite também para desfrutar a maravilhosa gastronomia local e experimentar os diversos pratos alsacianos. Pra quem vai a Estrasburgo, a parada obrigatória é Colmar, que fica à menos de 1 hora de distância. Conheça as comidas típicas da França.

Caminhar pelo Centro Histórico de Colmar e visitar o famoso bairro La Petite Venise, onde você vai encontrar casinhas em enxaimel e tirar fotos lindas no Quai de la Poissonnerie, são atividades imperdíveis. Para quem gosta de museus, existem alguns interessantes na cidade, como o Unterlinden e o Bartholdi.

Destaco ainda o Museu Hansi, que é dedicado ao desenhista que dá nome ao lugar. Outra forma de mergulhar na cultura local é visitando o mercado de Colmar – Marché Couvert de Colmar. Nele é possível encontrar diversos produtos locais, como pães orgânicos, queijos, legumes, bretzels (especialidade local) e foie gras.

Tour pela França de carro
Lyon detém o título de Capital Gastronômica da França.

O próximo destino do roteiro de carro na França fica a 3h58 de Colmar e é uma das cidades mais visitadas da França. Lyon, que detém o título de Capital Gastronômica da França, é o destino perfeito pra passear quando se tem mais de tempo.

Considerada a terceira cidade da França, ela é cheia de história e riquíssima culturalmente. Com dois dias é possível descobrir muitas coisas nessa cidade que mistura o contemporâneo e o moderno. Já veja os principais pontos turísticos de Lyon para escolher seus locais preferidos.

Não deixe de visitar a Notre-Dame de Fourvière, que é um monumento emblemático. Ela possui uma decoração muito rica com mosaicos que representam a história da Virgem Maria na França e na Igreja.

   

Passeie também pela Velha Lyon, um bairro pitoresco que conta com dos maiores conjuntos do estilo renascentista da Europa.

Visite também o bairro Presqu’île para admirar suas construções clássicas. Se você visitar Lyon no fim de ano, não deixe de aproveitar La Fête des Lumières, que acontece todos os anos, no início de dezembro.

Durante alguns dias, as ruas, monumentos e edifícios ficam iluminados. É mágico e vale a pena conferir! E, claro, aproveite para degustar as especialidades locais, como as quenelles, bugnes e pralines.

Conhecer Dijon de carro
Dijon está localizada na região ‎Borgonha-Franco-Condado.

Seguindo nosso roteiro, no nono dia, a próxima parada é a cidade da mostarda, Dijon. Situada a 2h15 de Lyon, Dijon está localizada na região ‎Borgonha-Franco-Condado.

Ela é uma cidade pequena, mas que apresenta uma gama imensa de atividades, como museus, igrejas, lojas e monumentos. Inclusive, Dijon está na lista de passeios na França.

Uma boa opção para conhecer o Centro Histórico em apenas um dia é seguir o Parcours de la Chouette, que é um circuito de 22 etapas. Faça no seu próprio ritmo para descobrir os pontos turísticos.

Para fazer esse circuito, é só seguir umas flechinhas desenhadas no chão e comprar um guia no Office de Tourisme ou baixar o aplicativo no smartphone para ter uma orientação mais detalhada.

É uma alternativa muito interessante que te permite explorar a cidade da sua maneira e no seu tempo.

No décimo dia do roteiro de carro na França é o retorno para Paris, que leva em torno de 3h45, partindo de Dijon. E, de acordo com o horário do seu voo, talvez seja possível explorar um pouco mais da Cidade Luz.

Prático => Aluguel de carro na França

 

Roteiro de carro de 15 dias na França

O roteiro de carro na França de 15 dias usa a base do roteiro de 10 dias, acrescentando algumas cidades.

Com 15 dias é possível explorar mais regiões e conhecer algumas cidades no sul que são muito turísticas e recebem muitos visitantes o ano todo. Dessa forma o roteiro fica assim:

  • Dia 1, 2 e 3: Paris
  • Dia 4: Reims
  • Dia 5 e 6: Estrasburgo e Colmar
  • Dia 7 e 8: Lyon
  • Dia 9, 10: Nice
  • Dia 11 e 12: Marseille
  • Dia 13: Aix-en-Provence
  • Dia 14: Clermont-Ferrand
  • Dia 15: Retorno a Paris

Para começar, adicionei mais um dia em Paris e, dessa forma, é possível conhecer mais a Cidade Luz que conta com uma infinidade de atrações turísticas e atividades para se fazer.

Você pode aproveitar algum dos passeios diferentes em Paris ou mesmo fazer um roteiro temático como o Amélie Poulain.

Em seguida, como no roteiro anterior, as próximas paradas são Reims, Estrasburgo, Colmar e Lyon. Após Lyon, vamos em direção ao sul do país e a primeira parada obrigatória é a Riviera Francesa, mais especificamente Nice, que fica a 4h40.

Esta é uma das cidades mais ensolaradas da França e tem uma vibe jovial e animada, sendo uma das belas cidades da Côte d´Azur. É super indicada se a sua viagem for para a França no verão.

Se for esse o caso, não deixe de aproveitar as praias de águas cristalinas e pedras no lugar da areia, mas saiba que a cidade é linda o ano inteiro.

Marseille de carro
Marseille é uma cidade portuária, considerada a mais antiga do país.

Caminhe pela icônica Promenade des Anglais, linda avenida beira-mar, descubra o Vieux Nice ou a Velha Nice com suas fachadas coloridas e ruas sombreadas e o seu mercado de flores e frutas. Em seguida, a próxima cidade é Marseille, localizada a 2h20 de Nice.

Ela é uma cidade portuária, considerada a mais antiga do país e que recebe muitos viajantes no verão francês. Entre algumas das coisas a se fazer em Marseille está a visita ao centro histórico, ao Museu da História de Marseille, ao Forte de Saint Jean, aos Calanques, ao Vieux Port ou porto velho e aos monumentos do Second Empire.

A próxima parada obrigatória é a encantadora Aix-en-Provence, que fica a 41 minutos de Marseille. Aix, como é conhecida, é considerada a capital cultural da Provença. A cidade é destaque entre os destinos indicados para o inverno na França.

A cidade possui um rico cenário com vários museus e centro de artes, como o Atelier do pintor Cézanne e o Caumont Art Center, que é uma instituição cultural dedicada às belas artes. Inclusive, você pode fazer uma degustação de vinho em Cézanne Country.

Aix-en-Provence França
Aix, como é conhecida, é considerada a capital cultural da Provença.

Aproveite também para descobrir um pouco mais da gastronomia local por meio dos grandes mercados que acontecem três vezes por semana na Place des Fleurs, Place de la Madeleine nos bairros Encagnane e Jas de Bouffan. Aix deve ser descoberta andando.

Você poderá admirar monumentos e edifícios emblemáticos, como Pavillon de Vendôme, Palais de l’Ancien Archevêché, Hôtel de Ville e Catedral Saint-Sauveur. A última parada é em Clermont-Ferrand, que fica à 4h30 de Aix.

Localizada aos pés da Falha de Limagne e da Chaîne des Puy, Clermond-Ferrand possui paisagens naturais impressionantes. E ainda um Centro Histórico com a arquitetura medieval e renascentista com destaque para a Basílica Notre Dame du Port e a catedral em estilo gótico Notre Dame de l’Assomption.

Se possível, visite os vulcões extintos no parque Naturel Régional des Volcans d’Auvergne, é um passeio imperdível! Uma sugestão é a excursão de carro pelos vulcões de Auvergne.

   

No último dia do roteiro de carro na França, retorne a Paris e, se possível, aproveite um pouco mais da capital francesa, antes de pegar seu voo de volta ao Brasil.

Agende => Excursão para Colmar

 

Roteiro de carro de 20 dias na França

Com 20 dias na França é possível conhecer cidades em todos os lados do hexágono francês. A base do roteiro segue os anteriores com a adição de algumas cidades da região oeste e sudeste. Dessa forma, o roteiro fica assim:

  • Dia 1, 2 e 3: Paris
  • Dia 4: Reims
  • Dia 5 e 6: Estrasburgo e Colmar
  • Dia 7 e 8: Lyon
  • Dia 9, 10: Nice
  • Dia 11 e 12: Marseille
  • Dia 13: Aix-en-Provence
  • Dia 14: Carcassonne
  • Dia 15 e 16: Toulouse
  • Dia 17,18: Bordeaux
  • Dia 19 : La Rochelle
  • Dia 20 : Retorno à Paris

Assim como no roteiro de carro na França por 15 dias, nesta opção de 20 dias sugiro ficar três dias em Paris, seguir para um dia em Reims e mais um dia para Estrasburgo e outro para Colmar, chegando assim ao sexto dia de viagem pelo país.

Em seguida, fique dois dias aproveitando a cidade de Lyon, que é sede de um dos belos Mercados de Natal na França. Siga para Nice e fique dois dias neste paraíso, viajando depois para Marseille (Marselha) e por Aix-en-Provence.

Depois da passagem por Aix-en-Provence, a próxima parada é Carcassonne. Situada na região da Occitânia, Carcassonne é conhecida por sua famosa citadela medieval. Você estará prestes a conhecer a maior e mais conservada cidade medieval da Europa.

É uma parada obrigatória para aqueles que são fascinados por história. Se der, faça um passeio guiado na Cité. Quer saber se há outros atrativos na cidade também? Saiba mais no artigo sobre o que fazer em Carcassonne.

Bordeaux de carro
Bordeaux é conhecida por sua arquitetura que se assemelha a de Paris.

O próximo destino que fica a 1h15 de distância de Carcassonne é Toulouse.A Ville Rose ou a Cidade Rosa é uma cidade estudantil, animada, dinâmica e cosmopolita. É detentora de um grande patrimônio histórico e cultural e uma vida noturna vibrante.

São dois dias na cidade, então já veja os principais pontos turísticos de Toulouse e os passeios em Toulouse para aproveitá-la melhor. Logo em seguida, a 2h26 de distância, a parada obrigatória é Bordeaux.

Conhecida como a “Petit Paris”, por sua arquitetura que se assemelha a de Paris, ela é famosa por suas vinícolas e possui um imenso patrimônio natural, cultural e histórico. Por falar nisso, confira a rota do vinho na França.

A última parada antes do retorno a Paris no roteiro de carro na França é a Rochelle, localizada na região Nova Aquitânia. Esta cidadezinha portuária conta com uma arquitetura interessante, que mistura casas medievais em enxaimel com o estilo renascentista.

O turismo na cidade é voltado para as atividades marítimas e o seu museu marítimo é um dos principais atrativos de Rochelle. Você pode aproveitar o belo cenário da cidade, indicada no roteiro na França, fazendo uma excursão de segway em Rochelle.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França

 

Aproveite o roteiro de carro na França

Neste artigo, sugeri algumas opções de roteiro de carro na França. A construção de um roteiro é muito pessoal e deve se basear, sobretudo, nas preferências e gostos pessoais.

Sugeri cidades que, para mim, representam paradas obrigatórias no país e, para a construção destes roteiros, privilegiei a proximidade entre elas.

São roteiros que tentam abranger um maior numero de cidades, mas fique livre para modificar da forma que desejar. Talvez seu objetivo seja passar mais dias em algumas cidades e conhecê-las a fundo.

De qualquer forma, saiba que fazer um roteiro de carro pela França é uma das formas mais interessantes e legais de conhecer o país. Conheça também o mapa da França e as cidades do sul da França.

Quer fazer um roteiro de carro na França? Quais são seus planos? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *