Roteiro por 10 cenários do filme Amélie Poulain em Paris

Roteiro por 10 cenários do filme Amélie Poulain em Paris

Já pensou fazer um roteiro alternativo na Cidade Luz e conhecer os cenários de Amélie Poulain em Paris? Se sua resposta é sim, continue a leitura deste artigo para reviver as cenas desse clássico da França.

Se você gosta do cinema francês, estuda francês ou simplesmente é apaixonado por Paris, com certeza já deve ter assistido o célebre filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de Jean-Pierre Jeunet.

Em sua fabulosa aventura, como o próprio do filme diz, Amélie vai cruzar o caminho de vários personagens e, ao som de Yann Tiersen, passará por lugares em Paris que irão despertar sua curiosidade para visitá-los.

Prepare-se para descobrir um roteiro bem legal em Paris, que foge do tradicional e revive os passos de Amélie Poulain na cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

É obrigatório ter seguro viagem para França? »

 

Roteiro de Amélie Poulain em Paris

  1. Café des 2 Moulins
  2. Catedral Notre Dame
  3. Sacré Coeur
  4. La Gare du Nord
  5. Foire du Trône
  6. L’épicerie Maison Collignon
  7. Gare de l’est
  8. Studio 28
  9. Gare Lamarck-Caulaincourt e Abbesses
  10. Canal Saint-Martin

Antes de falar da lista de lugares da França para conhecer a história de Amélie Poulain, explico sobre o filme que conta a história de Amélie, uma jovem que viveu uma infância solitária e com 22 anos se muda para Paris e começa a trabalhar em um restaurante como garçonete.

Amélie possui uma maneira especial e peculiar de olhar para vida. Um belo dia ela descobre uma caixinha com brinquedos escondida no banheiro da sua casa.

Ela decide, então, procurar o dono da caixa e observa os sentimentos e emoções que ela desperta nele ao receber o objeto.

Contente com esses sentimentos que ela proporcionou ao dono da caixa, ela decide ajudar as pessoas ao seu redor a viverem uma vida melhor e mais feliz por meio de seus pequenos gestos.

Após esse resumo para relembrar o contexto do filme, o roteiro na França em Paris que contempla alguns dos lugares por onde Amélie passou fica assim:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Lugares para fãs de Amelie Poulain visitar em Paris

Café des 2 Moulins

Amelie Poulain em Paris
Vale a pena visitar o local | Foto: Jgp1723, via Wikimedia Commons.

Um dos pontos de peregrinação mais marcante quando o tema é Amélie Poulain em Paris é o Café des 2 Moulins, onde a protagonista trabalha como garçonete. Pertencente a um antigo artista de circo, situado na Rue Lepic, no 18° arrondissement.

A rua, rica em detalhes, é vista no filme diversas vezes quando ela vai trabalhar ou sai do trabalho.

Grande parte da trama se passa no café, onde Amélie está sempre presente, além de outros personagens, também divertidos, como é o caso da hipocondríaca Georgette.

O estabelecimento é um café e também um dos inúmeros restaurantes em Paris. É uma parada obrigatória para os fãs do filme.

Embora tenham sido feitas algumas modificações, como exemplo o tabac da Georgette que desapareceu, você ainda encontra traços do filme no café por meio de fotos e de itens originais utilizados na película.

Vale a pena sentar e degustar um delicioso café acompanhado de um crème brûlée, o qual você pode desfrutar da mesma forma que Amélie faz no filme, quebrando a camada crocante do topo com a ponta da colher. Descubra outros lugares para tomar café em Paris.

 

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame
Notre Dame de Amiéns é a maior catedral Gótica do mundo.

A lindíssima Catedral Notre Dame aparece no filme em um momento muito triste da trama. Amélie vai com sua mãe todos os anos ascender uma vela na catedral para pedir um irmãozinho mais novo.

No momento em que as duas deixam a catedral, uma turista decide tirar a vida pulando do telhado e mata mãe da pequena Amélie. A cena foi trágica, contudo, a Catedral de Notre Dame se configura como um dos lugares turísticos de Paris mais emblemáticos e visitados.

Sendo assim dirija-se ao 4° arrondissement, para admirar essa belíssima obra de arte inaugurada em 1345, que possui estilo arquitetônico gótico e faz parte do tour Amélie Poulain em Paris.

 

Sacré Coeur

Sacré Coeur
A Sacré Coeur foi desenhada por Paul Abadie.

Um dos bairros mais históricos e mais bucólicos de Paris, Montmartre é o local onde a maior parte do filme se passa. Esse bairro boêmio e cheio de histórias pra contar é um dos lugares que mais atraem turistas na capital francesa.

A Basílica de Sacré Coeur é palco de algumas das cenas do desenrolar da história de Amélie com Nino, jovem por quem a personagem se apaixona.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ela cria um jogo com várias pistas, as quais Nino deve desvendar até subir na catedral para recuperar seu álbum de fotos. Nino é colecionador de fotografias de pessoas desconhecidas, encontradas nas cabines automáticas de foto.

Possuindo o notável estilo romano-bizantino, a basílica Sacré Coeur é maravilhosa e fica no ponto mais alto de Paris, a 130 metros de altitude.

É muito interessante entrar para conhecer o seu interior, mas só de subir as escadas e se deparar com uma das vistas mais bonitas da capital francesa, já vale a visita. O entorno da basílica é bem agitado e sempre tem algum músico tocando e cantando canções bem agradáveis para embalar seu passeio.

Você encontrará alguns artistas fantasiados de estátuas vivas, que são bem divertidos nas escadarias da igreja.

Atenção com os vendedores ambulantes que tentam a todo custo vender suas lembrancinhas. Eles são bem insistentes e se você der muita corda pode ser meio frustrante. Então, preste atenção para continuar seu passeio tranquilamente.

Aproveite também para tomar um sorvete na praça Saint-Pierre admirando seu lindo carrossel, que fica bem aos pés da Sacré Coeur.

A praça foi palco da cena em que Amélie utiliza o telefone publico para orientar Nino no jogo para recuperar seu álbum.

 

La Gare du Nord

Tudo sobre Amélie Poulain em Paris
Gare du Nord já foi cenário de mais de uma dezena de filmes.

Amélie viaja frequentemente para visitar seu pai na antiga casa onde ela morou durante toda infância, em Enghien-les-Bains. A Gare de Paris Nord é a estação em que Amélie se encontra para pegar o trem em direção a sua cidade natal.

Situada no 10° arrondissement, a Gare du Nord já foi cenário de mais de uma dezena de filmes, foi também título de algumas obras literárias, além de ser tema de várias canções francesas.

Esta estação faz parte dos seis terminais da rede da SNCF em Paris e serve o norte da França juntamente com países vizinhos.

A Eurostar oferece conexões para a Inglaterra e o Thalys está conectado a Bélgica, Alemanha e Holanda.

Detentora do título de Monumento Histórico em 1975, a Gare du Nord ocupa o primeiro lugar na Europa em termos de tráfego e o segundo relação a capacidade de passageiros.

   

Visitar está estação significa reviver vários momentos de Amélie no filme, além de admirar uma bela construção.

No seu entorno há vários restaurantes e cafés, onde você poderá fazer uma pausa antes de continuar com o roteiro.

 

 

Foire du Trône

Quem foi Amélie Poulain em Paris
Mais antigo parque itinerante europeu | Foto: Eric Jappini, via Wikimedia Commons.

Lembra do parque de diversões onde Nino trabalha? Pois bem, esse parque recebe o nome de Foire du Trône e é o mais antigo parque itinerante da Europa. Claro que não ia ficar de fora da lista de atrações Amélie Poulain em Paris.

Amélie decide ir atrás de Nino no parque e começa a lhe dar alguns indícios para que ele possa reencontrá-la e recuperar seu álbum.

E para encontrar o seu amado, ela da uma voltinha de trem fantasma, que é o brinquedo no qual ele trabalha.

A feira fica localizada no 12° arrondissement no Bois de Vincennes, todos os anos do mês de março ao mês de maio. O parque recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes e possui mais de 300 atrações entre brinquedos e lojas.

Se você estiver visitando Paris nessa época, não deixe de dar um pulinho na Foire du Trône, que além de fazer parte da história de Amélie é uma ótima opção para aproveitar passeios em Paris com crianças.

 

L’épicerie Maison Collignon

o que saber sobre Amélie Poulain em Paris
Mercearia fica na rue des Trois Frères | Foto: Roby, via Wikimedia Commons.

A mercearia do senhor Collignon fica a 5 metros do apartamento de Amélie.

Ela passava frequentemente pela mercearia para fazer algumas compras, escutar a conversa da vizinhança e enfiar sua mão nos sacos de grão, que eram um dos seus momentos mais felizes favoritos no filme.

Na mercearia, havia também Lucien, um funcionário que é constantemente maltratado e zombado pelo seu patrão.

Amélie gosta de Lucien e detesta o comportamento do senhor Colligon. Sendo assim, ela acaba entrando na casa do proprietário da mercearia e apronta várias pequenas emboscadas divertidas para ele.

A mercearia ainda existe e fica na rue des Trois Frères, número 56 no 18° arrondissement. Antes conhecida como “Chez Ali”, a mercearia conserva o nome que recebeu no filme.

Nela você pode encontrar frutas, legumes, especiarias e vários artigos que lembra Amélie Poulain e lembrancinhas do filme. Há também vários jornais e revistas que deram destaque a mercearia, que virou um sucesso após o filme. Veja mais sobre onde fazer compras em Paris.

 

Gare de l’est

Rota sobre Amélie Poulain em Paris
Local foi inaugurado em 1849 | Foto: Tangopaso, via Wikimedia Commons.

Outro ponto da lista Amélie Poulain em Paris é a Gare de l’est que aparece no filme quando a protagonista vai tirar suas fotografias na cabine onde Nino recupera as fotos caídas no chão.

Algumas reformas aconteceram nesta estação desde a realização do filme. Você pode visitar a Salle des Pas Perdus ou, em português, a Sala dos Passos Perdidos, local onde fica a famosa cabine fotográfica.

A Gare l’est foi inaugurada em 1849 e como seu próprio nome diz, ela atende as cidades do Leste Francês como Estrasburgo, Mulhouse, Metz e Alemanha.

Essa estação fica em um ponto estratégico de Paris, uma vez que dá acesso aos subúrbios e outros locais parisienses.

O que tem de mais legal para fazer é, sem dúvida, encontrar uma cabine de fotos para tirar uma foto como Amélie. Assim, além de conhecer um dos lugares por onde ela passou no filme, você imortaliza esse passeio.

 

Studio 28

Por onde foi Amélie Poulain em Paris
Hoje em dia o local recebe exposições | Foto: LPLT, via Wikimedia Commons.

O Studio 28 é o cinema onde Amélie costumava a ir às sextas à noite. Ele fica na rue Tholozé, número 10. Se você quer algo mais agitado, confira o post com as melhores baladas de Paris.

Mas voltado à  Amélie, esse cinema foi inaugurado em 1928 e era frequentado pelos artistas mais vanguardistas da época, como Abel Gance, Bunuel e Jean Cocteau.

Era nesse cinema que a protagonista adorava observar os detalhes de cada filme, detalhes estes que geralmente ninguém prestava atenção, além de se admirar com a reação dos outros espectadores.

O cinema atualmente recebe exposições de pinturas e fotos e conta com uma programação de filmes durante a semana.

Talvez não seja o ponto mais interessante do roteiro, mas ainda sim vale uma visita, principalmente para tirar uma foto da sua fachada.

   

 

Gare Lamarck-Caulaincourt e Abbesses

Como foi a vida de Amélie Poulain em Paris
Estação fica no 18° arrondissement | Foto: Bellomonte, via Wikimedia Commons.

A estação Lamarck-Caulaincourt, localizada no 18° arrondissement, protagoniza uma das cenas mais emocionantes e bonitas do filme, na minha opinião.

Sabe aquela cena em que Amélie ajuda um senhorzinho cego a atravessar a rua? É quando, a partir do seu olhar, ela começou a narrar todos os lugares por onde eles passavam e a descrever as pessoas, os animais e os estabelecimentos que ela via de uma maneira bem emocionante.

Aproveite para subir as escadarias, assim como ela fez no filme e admirar cada detalhe da estação.

A próxima estação que fica entre as estações Pigalle e Lamarck – Caulaincourt, também muito conhecida do filme, é a estação Abbesses. As plataformas da estação são as mais profundas de Paris, chegando a 36 metros abaixo do nível do solo.

E nessa estão que Amélie oferece moedas para o homem cego que toca discos em uma vitrola e é também palco da cena em que ela vê Nino pela primeira vez, enquanto ele procura as fotografias embaixo da cabine de fotos.

Ao passar por essas duas estações, tenho a certeza que você vai reviver alguns desses momentos marcantes do filme de Amélie Poulain em Paris. Recomendo também a leitura do post sobre passeios diferentes para fazer em Paris.

 

Canal Saint-Martin

Canal Saint martin
Canal já foi Monumento Histórico | Foto: Joe deSousa, via Wikimedia Commons.

É no canal Saint Martin que Amélie adora jogar pedras na água para passar o tempo.

Localizado no 10° e 11° arrondissement, o canal Saint-Martin não é um lugar extremamente popular e procurado por turistas na Cidade Luz, mas é um lugar cheio de charme e apresenta Paris por um ângulo diferente.

O canal de Saint-Martin, com 4,55 km de extensão, liga a Bacia de la Villette ao Porto de l’Arsenal. Foi listado como Monumento Histórico da cidade em 1993 e é responsável pelo fornecimento de água potável de Paris.

Um espaço público muito bem apropriado pela população parisiense na estação mais quente do ano, o verão em Paris.

As pontes de pedestres arqueadas, as passarelas venezianas, as pontes móveis e o trafego de barcos conferem um charme único ao lugar.

Há vários bares e bistrôs próximos ao canal onde você pode pegar algo pra beber e beliscar enquanto admira a paisagem sentado as margens do canal. Ou, ainda, experimentar um dos prazeres de Amélie, jogar pedrinhas no rio.

 

Aproveite o roteiro Amelie Poulain em Paris

Neste artigo te dei algumas dicas para fazer um roteiro pelos lugares de Amélie Poulain em Paris. Se você é fã do filme, tenho certeza que visitar esses lugares vai te fazer reviver algumas das cenas da película.

Visitar os lugares pelos quais Amélie passou significa se encantar com a velha Paris, sua poesia, seus artistas, suas ruelas estreitas e seu charme incontestável.

Uma experiência que pode ser muita divertida e emocionante pra quem é fã.

Se você ainda não viu o “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, fica como sugestão de filme para sua próxima sessão de cinema em casa.

Espero que você tenha gostado das dicas e que você possa ir pra Paris fazer desse roteiro uma viagem inesquecível!

Agora nos conte, você já fez ou pretende fazer o roteiro Amelie Poulain em Paris? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *