Paris: onde comer pratos e doces típicos da culinária francesa

por Guilherme Tetamanti

Paris: onde comer pratos e doces típicos da culinária francesa

A culinária francesa é famosa em todo o mundo, com pratos e doces típicos que realmente merecem a atenção de qualquer turista que preze pela boa gastronomia. Claro que a capital Paris reúne grande parte dessas comidas tradicionais, oferecendo variedade imensa de restaurantes e bistrôs, com opções para todos os gostos e bolsos.

Conhecida por seus sabores, Paris foi eleita inúmeras vezes como a Capital Internacional da Gastronomia. Portanto, não há como visitar a Cidade Luz e deixar de experimentar algumas dessas iguarias. Preparei uma lista com os principais pratos típicos de Paris, sobremesas e dicas de alguns restaurantes para conhecer de perto a comida francesa.

Leia também => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Comidas tradicionais de Paris

Não importa o destino da viagem, se é um lugar mais simples ideal para provar as delicias vendidas em barracas de rua, ou uma cidade como Paris que oferece desde restaurantes bons e baratos, até opções mais refinadas. De qualquer maneira, será um verdadeiro prazer descobrir o que comer em Paris, por haver grande variedade de receitas típicas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Foie Gras

Comidas típicas de Paris
Foto: Luigi Anzivino, via Wikimedia Commons.

O foie gras é uma iguaria popular francesa, considerado um dos símbolos do país, feito de fígado de pato ou ganso, especialmente engordados. Geralmente é vendido como um patê ou mousse, para ser servido com pães e torradas. Ele também é servido como entrada e acompanhamento de carnes e saladas.

Quem quiser experimentar, um dos melhores é vendido na Comptoir de la Gastronomie, uma “delicatéssen” e restaurante fundado em 1894. Lá também você encontrará várias comidas e ingredientes típicos da culinária francesa.

Confira => Internet portável e rápida na Europa

 

Coq au vin

Pratos tradicionais de Paris
Foto: Stevendepolo, via Wikimedia Commons.

O coq au vin é um prato muito comum da culinária francesa, feito à base de carne de galo e vinho. A receita original é preparada com vinho tinto, mas em algumas regiões é usado o branco ou até mesmo champagne. É facilmente encontrado em restaurantes ao redor de Paris.

Vida noturna => Show no Moulin Rouge em Paris

 

Sopa de Cebola

A sopa de cebola está presente muito na mesa dos parisienses, e faz parte do cardápio de quase todos os estabelecimentos, desde os mais simples aos mais requintados. A receita é antiga e com o passar do tempo ganhou várias adaptações, e hoje a mais comum é gratinada com diferentes queijos.

Romântico => Excursão de Paris à noite

 

Escargot

Onde comer em Paris
Foto: J. Patrick Fischer, via Wikimedia Commons.

Muita gente torce o nariz para o escargot, mas é uma das iguarias mais tradicionais da França e que ganhou o mundo. Nada mais é do que um caracol comestível, normalmente servidos dentro de sua concha e acompanhados por um molho à base de manteiga e alho. Ele é tão querido e popular, que existe um talher especial só para comê-lo! Um dos restaurantes especializados em escargot é o Comptoir de la Gastronomie.

Prático => Ônibus turístico em Paris

 

Crepes

Comidas tradicionais da França

Difundido pelo mundo todo, o crepe é uma das especialidades da culinária francesa. A receita tradicional da massa leva somente farinha de trigo, leite e ovos. Os recheios são os mais variados, podendo ser tanto salgado como doce. Existem várias casas especializadas espalhadas pela cidade toda, ou creperias. A Breizh Café é uma das mais famosas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Delícia => Jantar no restaurante da Torre Eiffel

 

Queijos

O que comer em Paris

Não dá para ir a Paris e não se deliciar com os queijos, que são muitos e produzidos por toda a França. Entre os principais estão o Brie (vários tipos), Camenbert, Roquefort, Chavignol, Gruyère, entre vários outros. A dica é passar em bons supermercados, onde é encontrada grande variedade a preços mais em conta, ou mesmo fromageries, que são casas especializadas em queijo. No blog Viver Paris, há um guia com os queijos franceses que você precisa experimentar.

Descubra => Baladas e vida noturna de Paris

 

Croissant

Pratos típicos de Paris
Café da manhã tradicional em Paris, por €8,50.

Dizem que não há no mundo croissant igual ao de Paris! Feito de massa folhada, com seu tradicional formato em meia lua, eles são deliciosos e encontrados facilmente em supermercados, padarias, bistrôs e qualquer lugar que sirva um bom café da manhã.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Exclusivo => Tour sem fila pela Notre-Dame

 

Doces e sobremesas francesas

Ainda mais famosas do que as comidas típicas, as sobremesas de Paris merecem um lugar especial no coração de qualquer um. Mesmo eu não sendo grande fã de doces, confesso que foi difícil resistir.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

Profiteroles

Sobremesas de Paris
Foto: Seth Anderson, via Wikimedia Commons.

O Profiterole é uma sobremesa muito famosa na França. Consiste em uma massa em formato de pequenas bolas, açucaradas e recheadas com cremes, servida com sorvete e calda. Os sabores variam de acordo com a preferência de cada um, chocolate, creme, doce de leite, etc.

Barato =>  Walking tour guiado pelo bairro Quartier Latin em Paris

 

Macaron

Doces e sobremesas de Paris

Lindos, coloridos e gostosos, os macarons já fazem parte da identidade de Paris. Não tem como fugir, uma vez em Paris, tem que experimentar um tradicional macaron francês. Sua massa é feita de açúcar, farinha de amêndoa e ovos, e os recheios são os mais variados possíveis. Talvez o sucesso e a fama dos macarons (além de serem deliciosos) se deva a sua beleza, pois é um doce tão lindo e delicado, que você come com os olhos.

Entre as casas mais famosas estão a Ladurée, que tem lojas espalhadas pela cidade, mas a primeira (que vale a pena conhecer) fica na 21 Rue Bonaparte, Metrô Saint-Germain-des-Près. Outra loja muito famosa é a Pierre Hermé, que também tem vários endereços na cidade.

É uma ótima pedida para experimentar nos intervalos dos passeios imperdíveis em Paris.

Recomendo =>  Excursão de Paris para Versalhes

 

Crème brûlée

Doces típicos de Paris
Foto: Cyclonebill, via Wikimedia Commons.

O Crème Brûlée é uma das sobremesas típicas mais famosas da França. O doce consiste em um creme à base de creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, mas o detalhe é a sua crosta superior, feita de açúcar e queimada com um maçarico.

Transporte Público => Como funciona o metrô de Paris

 

Mille-feuille

Sobremesas típicas da França
Foto: Georges Seguin, via Wikimedia Commons.

Outro doce muito conhecido é mille-feuille, ou bolo mil-folhas. O bolo é preparado com massa folhada e recheado com creme. A receita é muito antiga e tradicional, e o primeiro registro oficial da receita data de 1651, no livro de culinária “Cuisinier François”, de François Pierre La Varenne, que ficou conhecido como o criador do bolo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Incrível => Roteiro de viagem pela Europa

 

Onde comer barato em Paris

Paris é uma cidade cara, fato. Por isso, uma das principais dúvidas dos turistas é onde comer barato em Paris, gastando pouco. Tomar o café da manhã não é o grande problema, afinal geralmente está incluso na diária do hotel, ou então não é nada difícil encontrar um mercado próximo a sua acomodação. Por falar nisso, leia também o artigo e descubra os melhores hotéis em Paris com vista.

Praticamente todos os restaurantes de Paris, até mesmo da França, oferecem a conhecida “formule du jour“, ou fórmula do dia, que nada mais é que um refeição composta por dois pratos, variando entre entrada, prato principal e sobremesa + bebida, que pode ser até uma taça de vinho. O valor varia de 10 a 20 euros, e come-se muito bem! O blog Vida Francesa fez um guia muito legal sobre como comer barato em Paris.

Curiosidade => Melhores vistas da Torre Eiffel de Paris

 

Restaurante tradicional em Paris

Restaurantes onde comer em Paris

Um dos restaurante de Paris que tem feito mais sucesso entre os turistas, é o tradicional Le Relais de l’Entrecôte. São três unidades em Paris, que servem exatamente o mesmo menu: salada de entrada, e um filé com molho especial acompanhado de batatas fritas.

Parece simples, mas é exatamente por ter se especializado que virou tão requisitado. O preço está na média dos bons restaurantes de Paris, cerca de 30 euros. Com vinho e sobremesa, o valor sobe facilmente para 50 euros por pessoa.

Dicas => Onde ver o pôr do sol em Paris

 

Culinária da França

A culinária francesa é de fato baseada nos queijos e ingredientes únicos, mas que normalmente se adequam bem ao paladar dos brasileiros.

Porém, as comidas tradicionais vão muito além disso, com variações que farão você perceber que existe um mundo de possibilidades para quem quiser explorar o que e onde comer em cada cantinho de Paris.

Para te dar água na boca, confira esse vídeo do site oficial de turismo de Paris com todos os sabores e experiências gastronômicas que a cidade oferece. Uma delícia!!!

Pesquisando sobre os pratos e comidas típicas de Paris? Procurando doces e sobremesas tradicionais para se deliciar? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *