Moulin Rouge em Paris: história, tickets, tours e dicas

por Aline Derísio

Moulin Rouge em Paris: história, tickets, tours e dicas

O Moulin Rouge em Paris é um tradicional e famoso teatro que serviu de inspiração para o filme com mesmo nome.

Considero um dos lugares mais icônicos da França, recebendo milhares de turistas que mesmo não assistindo o magnífico espetáculo das bailarinas profissionais que performam o Cancan, passam para deslumbrar e tirar fotos do pitoresco monumento vermelho. 

A atração do lugar também é se deliciar com a incrível gastronomia típica francesa, que também é oferecida no restaurante do local, com direito a entrada, prato principal, sobremesa, queijos, bons drinques e cafézinho.

Na avenida principal de Paris, chamada “Boulevard de Clichy” você encontrará o espetacular Mouling Rouge e muita badalação nas casas noturnas próximas, se você quiser estender a sua noite. Também a poucos metros está o bairro Montmartre, onde se encontram lindas atrações turísticas. 

Como moradora de Paris, sou encantada pela história e beleza do Moulin Rouge, por isso, separei as principais informações dessa magnífica atração turística que é referência na Europa, incluindo valores de ingresso e curiosidades.

Para adicionar esse lugar fabulosos no seu roteiro em Paris, continue comigo ao longo desse texto.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Paris?

Seguro viagem mais barato para a França »

 

História do Moulin Rouge

moulin rouge onde fica
Moulin Rouge fica no bairro Montmartre e é uma marca da noite parisiense.

Após a derrota de Napoleão III na Guerra Franco-Prussiana de 1870 e a subsequente depressão econômica que o país sofreu até 1896, a França tentou descartar o passado e curar suas cicatrizes, mergulhando em um período de celebração, esquecendo os horrores da guerra.

Esse sentimento de otimismo foi sentido em todo o país, mas foi totalmente abraçado em Paris, uma cidade conhecida por atitudes liberais. 

Durante esse período pós guerra, a Europa desfrutou de um momento positivo, que abrangeu inovações científicas, descobertas artísticas e literárias, paz regional e progresso social, político e econômico.

A própria capital francesa estava no meio da reconfiguração e modernização, tanto que os parisienses de classe média aproveitavam sua nova prosperidade e tinham tempo livre e renda disponível para gastar em cafés, cabarés e salas de música.

Esse foi o período que ficou conhecido como a Belle Époque (bela época em português). A região central para esta idade de ouro de 40 anos foi o bairro de Montmartre , que se tornou bem emblemático na época.

Foi nesse cenário que a casa de shows/teatro Moulin Rouge abriu suas portas ao público em 6 de outubro de 1889. Situado no bairro vibrante de Montmartre em Paris, o cabaré teve sucesso imediato.

moulin rouge historia
Cartaz do local em 1922 | Foto: Pyramid Pictures, via Wikimedia Commons.

Foi a visão dos dois empresários criativos de Paris, Joseph Oller  e Charles Zidler que tornaram tudo isso possível, pois estabeleceram um local para entretenimento colorido, com atmosfera elétrica e ousada que poderia ser frequentado por pessoas de todas as esferas da sociedade, desde os trabalhadores mais ricos aos mais humildes.

O burguês iria para o cabaré para confraternizar com as damas da noite. Artistas e escritores podiam beber em meio a lugares emocionantes e ao mesmo tempo reunindo material para inspirar suas melhores obras. Por essas e outras é um dos principais atrativos de Paris.

Já a aparência do Moulin Rouge foi instantaneamente reconhecível entre os outros edifícios do bairro que continua assim até hoje. Um moinho de vento com grandes palhetas giratórias pintadas inteiramente de vermelho foi decorado com figuras de um moleiro e sua esposa.

No interior, o local incorporava todo o glamour e decadência da Belle Époque na Cidade Luz. Nas paredes foram pendurados espelhos refletindo a luz de enormes lustres suspensos no teto.

Atrás do prédio havia um jardim formal para desfrutar em dias ensolarados, dominado por um colossal modelo de elefante que sobrara da Exposição Universal de 1889. Uma dançarina do ventre dentro do animal provou ser uma verdadeira surpresa para os clientes. 

A decoração extravagante surgiu da imaginação febril do artista francês Adolphe Willette, era totalmente diferente de qualquer outra coisa. Nenhum lugar poderia se igualar ao Moulin Rouge. 

Como convinha a um templo dedicado à música, arte e dança, o Moulin Rouge exibia os talentos dos dançarinos mais renomados da época.

Mas, foi uma forma de quadrille (quadrilha) criada em 1850 no Mabille Ball por Celeste Mogador que formou a base da dança que se tornaria sinônimo de Paris, a francesa Cancan.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
moulin rouge 1952
Encardo do Moulin Rouge nos anos 50 | Foto: Arie m den toom, via Wikimedia Commons.

Naquela época, o Quadrille estava imensamente na moda, especialmente como tocava a música de Jacques Offenbach. Curiosamente, porém, foi no outro lado do Canal, em Londres, que o Cancan francês, como o conhecemos, foi criado.

O proprietário do music hall, Charles Morton, teve uma trupe de dançarinos em 1861, resultando em um furor no mundo da dança. 

Alegre, escandaloso e charmosamente ousado, o Cancan francês era um frenesi de meias pretas, pernas nuas, ligas, calcinha com babados, renda, sapatos de salto altos e saias rodadas, que era considerado bastante chocante na época. Naturalmente, encantou a todos os clientes do Moulin Rouge. 

Muitos dançarinos como La Goulue, Miss Jenny e Nini Pattes-en-l’air tornaram-se símbolos do  cabaré parisiense, atraindo clientes em busca de descobertas novas e emoções. Tudo isso torna o Moulin Rouge uma grande atração da vida noturna local, assim como as melhores baladas em Paris.

No dia 27 de fevereiro de 1915, o adorado Moulin Rouge foi completamente devastado em um incêndio. O estabelecimento foi completamente fechado por seis longos anos, durante os quais a reconstrução ocorreu. Reabriu logo após a Primeira Guerra Mundial, em 1921.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Ingresso para o Moulin Rouge

moulin rouge tickets
Realize o sonho de assistir um show no Moulin Rouge.

O valor do show com o jantar é a partir de 102 euros e aumenta dependendo do seu pacote de jantar e bebidas. P

  • Endereço: 82 boulevard de Clichy (praça de Clichy), 18º arrondissement.
  • Estação de metrô: Blance/Place de Clichy/Abbesses.

Adquira => Ingresso Moulin Rouge com Champanhe

 

Dicas de tours no Moulin Rouge

moulin rouge show
Espetáculo “Féerie” é a grande atração da casa | Foto: Moulin Rouge.
  • Show com Jantar no Moulin Rouge: esse pacote custa mais caro, entretanto você desfrutará de um delicioso jantar completo, com pratos típicos da culinária francesa com opções de cardápio vegetariano e vegano, assistindo ao maravilhoso espetáculo “Féerie”.
  • Show no Moulin Rouge com cruzeiro no Rio Senaeste ingresso inclui dois dos principais programas de turismo em Paris; o melhor de tudo é que o cruzeiro de 1 hora pode ser feito em qualquer momento da sua estadia.
  • Espetáculo de Natal no Moulin Rouge: se estiver em Paris na época de Natal, desfrute do espetáculo natalino do Moulin Rouge, com direito a um jantar especial durante o show.
  • Tour noturno com Moulin Rouge em Paris: essa é uma excursão que eu amo! Conheça, acompanhado de um guia e com traslado, os principais pontos turísticos de Paris à noite, culminando com o espetáculo no  Moulin Rouge com chmpanhe.
  • Jantar na Torre Eiffel, cruzeiro e Moulin RougeSaboreie de uma menu tradicional no restaurante da Torre Eiffel, passeie de barco no Rio Sena e veja o espetáculo “Féerie” no Moulin Rouge.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Curiosidades do Moulin Rouge

Números expressivos

moulin rouge curiosidades
Casa coleciona números impressionantes de público | Foto: Moulin Rouge.
  • O Moulin Rouge recebe 600.000 espectadores a cada ano, sendo 2 shows por noite durante todos dias
  • Ao todo, 240.000 garrafas de champanhe por ano são servidas em 750 baldes de champanhe feitos de prata (o maior consumidor de champanhe da Europa, claro é a França). 
  • São utilizadas 81.000 fantasias de penas (espero que sintéticas), brilhos e lantejoulas; além de 800 pares de sapatos. 
  • O espetáculo emprega 455 funcionários, incluindo os 80 dançarinos.

Como ter? => Internet na França

 

Foi o primeiro edifício em Paris a receber eletricidade

moulin rouge original
Fachada original em 1900 | Foto: Moulin Rouge.

Andando pelas ruas de Pigalle hoje, você nunca imaginaria que essa vila existisse em completa escuridão.

O Moulin Rouge original foi a primeira propriedade em Paris a receber eletricidade

Os recursos de iluminação vermelha foram projetados por um homem chamado Adolphe Léon Willette. Todas as noites, às 22 horas em ponto, o local recebia sua onda de energia da cidade de Paris; era o único edifício na cidade autorizado a fazê-lo. 

Prático => Paris Pass

 

O Moulin Rouge tinha um esconderijo de ópio

moulin rouge paris vale a pena
Letreiro do local diz que “sexta-feira tudo é permitido” | Foto: Moulin Rouge.

Você sabia que grande parte do sucesso inicial do cabaré teve a ver com o fato de que este era um dos únicos lugares em Paris onde se podia desfrutar de absinto e ópio?

No ano de abertura, os proprietários encontraram um elefante gigante de gesso em uma exposição loca; eles compram e o transportam para o café do jardim do Moulin Rouge. Conheça os passeios diferentes por Paris que fogem dos roteiros mais tradicionais.

O interior foi transformado em uma cova de ópio, com dançarinas do ventre e outras festas. Era cobrado um único franco para entrar.

 

O Cancan foi inventado no Moulin Rouge por “mistake”

cancan dança
Registro de dança Cancan em 1889 | Foto: Moulin Rouge.

Este modo como este movimento de dança icônico que foi inventado no Moulin Rouge vai surpreender sua mente.

O Cancan surgiu como resultado das bailarinas terem que chutar repetidamente homens excedentes, que chegariam ao palco na tentativa de tocá-las inadequadamente. 

Isso acontecia com tanta frequência que, eventualmente, viu-se o nascimento dessa dança mundialmente famosa.

Tudo sobre => Alugar um carro na França

 

Edith Piaf se apresentou no Moulin Rouge em 1944

edith piaf
Diva Edith Piaf se apresentou no Moulin Rouge | Foto: Eric Koch, via Wikimedia Commons.

A Libertação de Paris aconteceu em 1944 após a terrível guerra. Para celebrar esse evento histórico, Edith Piaf concordou em se apresentar no Moulin Rouge algumas noites depois. Confira 8 dicas de viagem para a França para sua primeira vez na capital do país.

Ela apresentou um novo artista para os clientes do cabaré, Yves Montand, que esteve ao lado dela durante a noite e foi um verdadeiro momento histórico para o clube.

 

Os trajes de penas são feitos em Montmartre

moulin rouge fantasia
Figurino com penas é produzido em Paris | Foto: Moulin Rouge.

Enquanto as próprias fantasias são feitas pela equipe interna das instalações, as penas vêm de outros lugares de Montmartre. 

A mesma empresa familiar é responsável pelo fornecimento das penas do Moulin Rouge desde 1929. Elas as trazem não tratadas de todo o mundo e as produzem meticulosamente, até que estejam na forma correta para serem enviadas às costureiras do Moulin Rouge. 

Como eu falei anteriormente, espero que eles tenham mudado esse conceito e começado a utilizar penas sintéticas.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Toulouse-Lautrec era frequentador regular do Moulin Rouge

Henri de Toulouse-Lautre
Toulouse-Lautre (o mais baixo) era frequentador do Moulin Rouge | Foto: Tremolada, via Wikimedia Commons.

O amor do artista francês Henri de Toulouse-Lautre por Montmartre é amplamente conhecido devido às muitas representações da vila encontradas em sua obra.

   

Ele ficava praticamente mergulhado nas ruas e cafés do distrito, onde conheceria a dançarina La Goulue. 

Impulsionado pelo amor, Toulouse-Lautre continuava frequentando o cabaré todas as noites, sempre sentado à mesma mesa da esquina da qual bebia absinto e desenhava os clientes da noite.

 

Dançarinos do Moulin Rouge fizeram parte do Guinness Book

moulin rouge guinness
Dançarinas entraram para o livro dos recordes | Foto: Moulin Rouge.

Na celebração do aniversário de 125 anos do Moulin Rouge, os dançarinos foram lembrados pelos oficiais do Guinness World Record como capazes de chutar as pernas acima da cabeça em uníssono 29 vezes em 30 segundos.

 

É permitido homens dançarinos no Moulin Rouge

moulin rouge elenco
Moulin Rouge aceita homens e mulheres no elenco.

A audição para dançar no Moulin Rogue sempre foi aberta a indivíduos de todos os sexos.

O único pré-requisito é um corpo adequadamente musculoso e uma personalidade um pouco mais feminina para ornar entre as dançarinas mulheres. 

Ah! Uma formação em dança clássica e moderna do jazz também é o ideal. Parece que são 60 dançarinas e 40 dançarinos, além de acrobatas e mágicos talentosos.

 

A dançarina Mistinguett teve suas pernas asseguradas

paris história
Mistinguett ganhou fama mundial no Moulin Rouge | Foto: Meurisse, via Wikimedia Commons.

Durante seu tempo trabalhando no Moulin Rouge, Mistinguett foi a artista feminina mais bem paga do mundo. Mistinguett era o nome artístico de Jeanne Florentine Bourgeois, a dançarina principal do cabaré depois de reabertura após o incêndio.

A célebre dançarina teve tanto sucesso na época que assegurou as suas pernas por 500.000 francos, o que na época era uma quantia insondável de dinheiro.  Saiba onde passar o Réveillon em Paris.

 

Moulin Rouge em Paris vale a pena?

O cabaré Moulin Rouge foi e ainda é tão importante para a população francesa, que foi imortalizado em pinturas por artistas famosos da Belle Époque.

Embora a casa de entrenimento nunca seja o que era durante esses tempos tumultuados de controvérsia e proibição, com certeza já entrou para história e para a sua lista de lugares que você quer conhecer em Paris.

O Mouin Rouge que sempre está cheio de curiosos para poder vivenciar um pouco mais da cultura francesa. Acredito que valerá muito a pena a sua visita a essa atração francesa. Se você não puder pagar para assistir o espetáculo, pelo menos passe na frente para ver como é lindo!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro de viagem por Paris, com dicas sobre o que fazer na Cidade Luz (passeios clássicos e alternativos), em até 5 dias de viagem.

Bon voyage!

E você, o que achou do Moulin Rouge em Paris? Já esteve na capital francesa e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *