O que fazer em Île de la Cité, ilha no coração de Paris

por Aline Derísio
4/5 - (4 votes)

O que fazer em Île de la Cité, ilha no coração de Paris

A Île de la Cité (ilha da cidade) é uma ilha localizada no rio Sena, no coração de Paris. O local alcança o 1° e 4° arrondissement (distrito) da cidade e é considerado o berço da capital, antigamente chamada de Lutecia, no qual foi o núcleo inicial para o desenvolvimento da cidade.

Foi neste lugar que Paris foi fundada. Portanto, preserva muitos monumentos históricos que hoje são essenciais para você conhecer profundamente a capital da França: a Catedral de Notre-Dame (no momento fechada devido ao incêndio), o Palácio da Justiça, a Sainte Chapelle, a Conciergerie, o Quai (cais) des Orfèvres e a Prefeitura de Polícia.

O seu passeio pela Île de la Cité poderá demorar 30 minutos de barco ou até levar o dia inteiro para conhecer todas as atrações que a ilha tem a oferecer e indicarei neste artigo, assim como lhe mostrarei os melhores lugares para comer e se hospedar.

Planeje sua viagem => Bairros para se hosdpedar em Paris

Preço do seguro viagem para França »

 

O que fazer em Île de la Cité?

Você poderá chegar em Île de la Cité em Paris por 5 pontes de ambos os lados do rio Sena e caminhar por elas já é um passeio especial, pois você poderá prestigiar a linda paisagem e de vários monumentos da bela capital da França.

Indico o passeio pela Pont Neuf, que é uma das famosas e apesar do nome (ponte nova), é a mais antiga da cidade, ligando as duas margens.

Na ponta da ilha forma-se um pequeno jardim, chamado Square du Vert Galant, que fica no nível do rio Sena. Você poderá ir até lá e fazer um piquenique vendo o movimento dos barcos no rio que é um mais famosos da Europa.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Sainte Chapelle

Passeios baratos em Paris
Pinturas da capela retratam passagens bíblicas | Foto: Aline Derísio.

A Sainte Chapelle é uma capela real no estilo gótico, construída por Saint Louis em meados do século XIII. E assim como a Conciergerie, está no coração do Palácio da Justiça do Estado Francês (antigo palais de la Cité), para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo (hoje estão na Catedral de Notre Dame).

Essa capela é conhecida pelo seu conjunto exclusivo de quinze vitrais ornamentais altos, com pinturas que retratam as passagens bíblicas.

Lugares mais bonitos de Paris
Saint Chapelle em Paris | Foto: Aline Derísio.

A sua visita poderá começar na parte inferior, que tem um aspecto de cripta com várias ruínas e estátuas dedicadas à Virgem Maria.

Para chegar à capela superior, onde tem os vitrais e foi o local onde a família real rezava, você subirá por uma escada em caracol cuidadosamente decorada.

Eu, particularmente, acho esse lugar um dos mais bonitos de Paris, porque as luzes refletindo os vitrais coloridos me trás uma experiência incrível.

Igrejas mais bonitas de Paris
Saint Chapelle | Foto: Aline Derísio.

Durante o ano todo realizam-se aqui vários concertos de música sacra, recomendo e muito você tentar ir em algum. Uma opção que sugiro é a de ingresso combinado para a Sainte-Chapelle e a Conciergerie.

  • Endereço: 8 Boulevard du Palais, 75001
  • A entrada gratuita no primeiro domingo do mês.
  • Horário de funcionamento: de março a outubro 9h30 – 13h e 14h – 18h, de novembro a fevereiro 9h – 13h e 14h – 17h e entre 15 de maio e 15 de setembro 9h – 21h.

 

Conciergerie

Lugares para conhecer em Paris
Vista noturna da Conciergerie em Paris.

A Conciergerie foi construída no início do século XIV no estilo gótico a pedido do Rei Philippe le Bel e foi integrado ao Palácio Real da época.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Desta época restaram apenas três salas. O local serviu como prisão e dentre os seus prisioneiros ilustres teve Maria Antonieta como uma das mais famosas que saiu de lá para ser guilhotinada na Praça da Concórdia, assim como tantos outros. Hoje tornou-se o Palácio da Justiça

Esse edifício é enorme e impressionante, com quatro torres remanescentes do antigo Palácio Real. Você poderá visitar a Galeria dos Prisioneiros, onde é possível ver as celas da época da Revolução Francesa.

As janelas desta galeria estão viradas para a Praça das Mulheres, onde os presos costumavam andar.

É possível apreciar as diferenças entre as várias classes sociais dos prisioneiros, uma vez que as celas dos mais pobres nem sequer tinham camas, enquanto que os ricos tinham direito a mobília e inclusive criados. A masmorra da Maria Antonieta foi reconstruída e a sua cela original é agora uma capela.

  • Endereço: 2 Boulevard du Palais, 75001
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 9:30 às 18:00

 

Catedral de Notre Dame

Pontos turísticos de Paris
Catedral Notre-Dame antes do incêndio | Foto: QVM.

É impossível falar dos principais atrativos de Paris sem citar a Catedral de Notre Dame, mas todos nós sabemos que, infelizmente, ela foi atingida por um incêndio, destruindo-a em grande parte.

Ninguém sabe como ficará a situação dela nos próximos anos para receber visita dos turistas.

Por estar em isolamento por policiais, é possível ver a catedral apenas de longe. O local ainda recebe muitos turistas curiosos para ver como ficou depois do desastre ou para os nunca tiveram a oportunidade de conhecê-la e a opção é admira-la à distância.

Lugares para visitar em Île de la Cité
Notre-Dame | Foto: Aline Derísio.

Caso você tenha o interesse de passar pela região, já aviso que o local fica bem lotado nos finais de semana, principalmente.

Uma outra dica, se você tiver um tempinho a mais no dia, aproveite para conhecer a Île Saint Louis, que fica colada com a Île de la Cité.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram. Aproveite a Black Friday com 50% OFF, até 26/11.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

É só pegar a ponte Saint Louis que liga as duas ilhas. Trata-se de uma área mais residencial e não há monumentos tão turísticos, mas a construções são lindas e, aos finais de semana, a região e a ponte se transformam em um palco a céu aberto com apresentações de artistas e músicos de rua.

 

Mercado de Flores

O que fazer em Paris
Mercado de Flores em Île de la Cité| Foto: Wikimedia Commons.

Além dos monumentos históricos, a ilha se destaca como um dos melhores bairros de Paris por ter vários espaços agradáveis, como lojas e mercados de flores onde você poderá desfrutar da parte antiga da cidade.

Na borda da Île de la Cité, existe um extenso pavilhão de barracas de flores e plantas, conhecida como Mercado de Flores ou Feira de Flores.

O seu passeio ficará mais cheiroso e charmoso ao comprar um bouquet de lavanda de Provence; muitos parisienses são apaixonados por esse mercado e tem essa cultura de comprar flor para enfeitar a casa ou dar de presente.

  • Endereço: Place Louis Lépine – Quai de la Corse, 75004.
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 9:30 às 7 pm.

 

Onde comer na Île de la Cité?

Onde comer em Paris
Restaurante clássico no bairro mais antigo de Paris | Foto: au Bougnat.

Há muitos pequenos restaurantes na ilha, experimente algumas dessas opções interessantes listadas abaixo:

 

Bistrot au Bougnat

Começo a minha lista de onde comer na Île de la Cité com o Bistrot au Bougnat, que serve pratos tradicionais da culinária francesa e vinhos da região para combinar. Este ambiente íntimo fica em uma das pequenas vielas chamadas Cloître.

  • Endereço: 26 Rue Chanoinesse, 75004
  • Horário de funcionamento: das 12h às 22h.

 

Café Saint Regis

O Saint Regis é um café no estilo bem clássico parisiense. Este local oferece comida tradicional francesa de ótima qualidade e com preços razoáveis.

A decoração com parede de azulejos e pisos xadrez dão um ar antigo ao ambiente movimentado. Por lá você também poderá fazer um happy hour, experimentando o coquetel de absinto desfrutando a vista da ilha.

  • Endereço: 6 rue Jean du Bellay, 75004.
  • Horário de funcionamento: das 6h30 às 14h.

 

La Rose de France

O restaurante La Rose de France tem o mesmo estilo de culinária do anterior, entretanto mais luxuoso, ainda que com preços acessíveis.

  • Endereço: 24 Place Dauphine, 75001.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 22h.

 

Le Soleil d’Or

O Le Soleil d’Or é uma brasserie onde você encontrará crepes, glaces e sorvetes, assim como refeições completas da culinária francesa e européia.

  • Endereço: 15 boulevard du Palais, 75004.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 12h às 15h e das 18h às 00h.

 

Berthillon

Lugares famosos em Paris
Franceses formam filas para comprar sorvete | Foto: Berthillon.

Se a sua preferência é tomar um sorvete o Berthillon é fácil de achar, basta ver uma fila cheia de pessoas ansiosas para experimentar esse sorvete legendário.

Os sabores da loja são tradicionais e as porções são pequenas, mas o sabor desse delicioso e cremoso soverte fará você entender o porquê das filas.

Muitos lugares vendem sorvetes da marca Berthillon, mas nada melhor do que degusta-lo na localização original.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 22% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Endereço: 29-31 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004.
  • Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo das 10h às 20h.

 

   

L’annexe

Finalizando a lista o restaurante L’annexe fica no centro da ilha e está idealmente localizado na frente do Palácio da Justiça.

  • Endereço: 5 Boulevard du Palais, 75004.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 7h às 12h, sábado das 9h às 12h e domingo das 9h às 22h.

 

Onde se hospedar na Île de la Cité?

Onde se hospedar em Paris
Hotéis em Île Saint-Louis possuem bom custo-benefício | Foto: Booking.com.

Não existem hotéis na Île de la Cité (apenas um que está fechado), portanto a melhor opção é hospedar-se em Île Saint-Louis (outra pequena ilha), que é bem próxima. Eu separei as 3 propriedades com melhor custo-benefício:

 

Hôtel Saint-Louis en l´Isle

Hotel com 3 estrelas (avaliação do Booking), o Saint-Louis en l’Isle tem uma ótima localização e quartos muito bem decorados.

  • Endereço: 75 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004.
  • Diária para duas pessoas: a partir de €177.

 

Hotel de Lutèce

Também com ótima localização (próximo a pontos turísticos e bons restaurantes), o Hotel de Lutèce possuí avaliação de 3 estrelas pelo Booking e uma decoração com um estilo rústico, dispondo de quartos bem confortáveis e vista para o rio Sena.

  • Endereço: 65 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004.
  • Diária para duas pessoas: a partir de €133.

 

Hotel Du Jeu De Paume

Com 4 estrelas e uma estrutura restaurada do século XVII, o Hotel Du Jeu De Paume possuí ótima localização e funcionários extremamente simpáticos.

  • Endereço: 54 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004.
  • Diária para duas pessoas: a partir de €215.

 

Desfrute ao máximo Île de la Cité

A île de la Cité é a região central da cidade onde Paris começou, nas margens do rio Sena, com vários monumentos históricos importantes, excelentes restaurantes, parques, transportes público em cada esquina e excelentes lojas para fazer compras.

O único defeito é não ter hospedagem na região, entretanto o problema é facilmente resolvido ao atravessar uma das pontes e se acomodar nos hotéis que indiquei na Île de Saint-Louis.

Esse bairro tem uma beleza particular em cada canto e uma riqueza histórica fará você se encantar. Admire os músicos de rua que improvisam alguns números para entreter os turistas e parisienses.

A Île de la Cité também é o lugar perfeito para fazer piqueniques a beira do rio Sena e para aproveitar a euforia das noites de verão em Paris.

E você, qual lugar tem mais vontade de conhecer em Île de la Cité? Deixe sua resposta nos comentários. Merci!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *