Bairros de Paris: regiões e arrondissements imperdíveis para conhecer

Bairros de Paris: regiões e arrondissements imperdíveis para conhecer

Na hora de programar seu roteiro para a capital da França, é preciso considerar os bairros de Paris, aqueles mais essenciais. Isso vai te ajudar a não deixar escapar nenhum dos pontos imperdíveis da cidade e também a contemplar o máximo de atrações possíveis.

Paris é um destino tão fascinante que sempre haverá coisas legais para se fazer em cada um dos seus distritos (por lá, chamados de arrondissements). Porém, pensando em quem não tem tantos dias disponíveis para explorar a cidade, preparei este guia com os principais bairros para serem visitados.

Se você quer ficar por dentro das regiões mais indicadas para passear, se hospedar e também saber quais bairros de Paris combinam mais com o seu perfil de viajante, acompanhe as minhas dicas e bon voyage!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Bairros de Paris que valem a pena conhecer

O que fazer na frança
Conheça as atrações que Paris tem a oferecer.

Antes de descobrir quais são os essenciais bairros de Paris, saiba que a cidade é pequena (seus pontos extremos têm menos de 10 km de distância um do outro) e que ela está dividida em arrondissements, como um verdadeiro caracol.

Sendo assim, os arrondissements com números mais baixos (1,2,3,4,5…) correspondem às áreas mais centrais da capital da França.

Em contrapartida, conforme os números aumentam, as regiões vão ficando mais afastadas do centro e também dos principais pontos turísticos de Paris.

A seguir, confira uma lista dos bairros imperdíveis dessa bela cidade da Europa:

  • Le Marais
  • Montmartre
  • Quartier Latin
  • Île de la Cité
  • Île Saint-Louis
  • Saint-Germain-des-Prés
  • Les Halles
  • Faubourg-du-Roule
  • Faubourg-Saint-Germain

Programe-se => Passeios imperdíveis em Paris

 

Le Marais

Melhores bairros de Paris
Bairro Le Marais em Paris | Foto: AINo, via Wikimedia Commons.

Qualquer lista sobre bairros de Paris que se preze tem que conter o Le Marais.  O bairro está localizado em uma área central, que se divide entre o 3° e o 4° arrondissement, regiões conhecidas, respectivamente, como o Alto Marais e o Centro Histórico de Paris.

O Marais é um destino certo para quem gosta de arte, história, compras e ainda quer mergulhar na cultura e gastronomia local. É, sem dúvidas, um dos bairros mais turísticos, charmosos e agitados da cidade. Confira dicas para compras em Paris.

Por isso, quem gosta de tranquilidade é bom cogitar outro endereço para se hospedar, já que algumas áreas do Marais podem ser bastante boêmias, com bares que ficam abertos até tarde e fregueses animados batendo papo nas mesinhas das calçadas.

Os principais pontos de interesse localizados no Marais são o Hôtel de Ville (o prédio da Prefeitura de Paris), a Place des Vosges e o Museu Picasso. Fora isso, pelo bairro passa a famosa Rue de Rivoli, que é um dos melhores endereços para fazer compras na cidade.

O bairro ainda é repleto de cafés, restaurantes, bistrôs, lojas, livrarias, galerias de artes e ainda é o epicentro da comunidade LGBT em Paris. Para quem gosta de moda no estilo second hand, esse bairro ainda concentra os melhores e mais descolados brechós da cidade.

Se a sua intenção é ficar perto dos principais atrativos parisienses e não perder tempo se deslocando de metrô, se hospedar nesse entre os bairros de Paris é uma excelente escolha.

Mas, como tudo o que é bom tem o seu preço, os hotéis do Marais estão longe de serem os mais baratos. Se você quer economizar, a minha dica é fugir dessa região.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Montmartre

Atrações turísticas da França
Basílica de Sacré-Coeur em Paris.

O Montmartre está localizado em um arrondissement afastado das demais atrações turísticas da cidade, mas é um dos mais famosos bairros de Paris.

A área é conhecida como um reduto dos artistas locais e da boêmia, mesmo que atualmente esses artistas tenham migrado para regiões com alugueis menos inflacionados pelo turismo.

Apesar de ser famoso por essas características, Montmartre é um bairro bastante grande — e por isso híbrido –  contendo algumas regiões mais tranquilas e até mesmo bucólicas.

Seus principais atrativos turísticos são a majestosa Basílica de Sacré-Coeur (de onde você pode apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade) e o cabaré Moulin Rouge.

O bairro merece uma manhã ou tarde inteira para ser explorado e a minha dica é: esqueça os mapas ou aplicativos e se perca pelas charmosas ruelas e escadarias. Para quem não tem preguiça ou dificuldade para andar, recomendo saltar do metrô na estação Blanche (linha 2) e sair bem em frente ao Moulin Rouge.

Depois é só seguir pela Rue Lepic — onde fica o café em que trabalhava Amélie, personagem de Audrey Tatou no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” — e ir subindo devagar em direção à Basílica. Para quem quer economizar algumas pernadas, uma estação um pouco mais central do bairro é a Abesses (linha12), que fica próxima ao Les mur des Je T’aime.

Imperdível: depois de visitar a Basílica de Sacré-Coeur, saia pela parte dos fundos (à esquerda da igreja) em direção à Rue Cortot, onde está o Museu de Montmartre.

Dali, siga em frente para caminhar pela encantadora Rue de L’Aubreuvoir, uma das mais charmosas do bairro e de toda a cidade. Aproveite para tirar muitas fotos e registrar o passeio nesta opção dos bairros de Paris.

Aproveite => Espetáculo Moulin Rouge com champagne

 

Quartier Latin

Bairros para conhecer em paris
Todo o charme do Quatier em Paris | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

O Quartier Latin (5° arr.) é o bairro universitário de Paris, onde fica localizada a Universidade Sorbonne, uma das mais antigas da Europa. Por ela, já passaram alunos célebres como Tomás de Aquino, Roland Barthes, Simone de Beauvoir, Jean-Luc Godard, entre outros.

Além do próprio prédio da universidade, outros destaques deste entre os bairros de Paris são o Panteão, o Jardin des Plantes (um lugar lindo para ser visitado na primavera em Paris), a Fontaine Saint-Michel e o Museu de Cluny, um resquício da dominação do Império Romano na cidade.

Além disso, a região conta com uma série de livrarias, cafés e muitos botequins tipicamente parisienses.

Um ponto pouco explorado pelos turistas no bairro é o Instituto do Mundo Árabe, uma construção que impressiona pela sua arquitetura moderna; do topo, o prédio oferece uma excelente vista das torres da Basílica de Notre Dame. A melhor notícia é que para subir até lá não paga nada.

A localização do Quartier Latin é bem privilegiada e fica em uma região bastante central do “caracol” de Paris.  Por isso, se hospedar nessa área também pode ser bem interessante.

O bairro sempre foi um reduto de intelectuais e por ali, além dos alunos da Sorbonne, também circulavam personalidades como o escritor norte-americano Enerst Hemingway, o filósofo Jean-Paul Sartre e o romancista James Joyce.

Uma dica para começar a explorar o Quartier Latin é descer do metrô na estação Saint-Michel-Notre-Dame e caminhar em direção à Rue de La Huchette, uma ruela estreita que é uma das mais turísticas da cidade e remete à Paris medieval.

Fácil => Ingresso e tour autoguiado no Panteão de Paris

 

   
   

Île de la Cité

Dicas de Paris
Pequena ilha as margens do Rio Sena | Foto: Sorin Craciun, via Wikimedia Commons.

A Île de la Cité é uma pequena ilha fluvial bem no meio ao Rio Sena e também é o marco zero da história de Paris, ou seja, este dos bairros de Paris é onde tudo começou. Somente esse fato já faz desse um dos bairros essenciais para se conhecer durante uma estadia na cidade, mas por ali ainda existem outros inúmeros atrativos.

A ilha do Sena foi o ponto de partida para a expansão de Paris. Nela, encontra-se a belíssima Catedral de Notre Dame de Paris e a maioria dos outros monumentos medievais da cidade, como a igreja Sainte Chapelle.

Na Île de la Cité ainda está a Conciergerie, que é uma construção remanescente do primeiro castelo real da França. Posteriormente, o prédio foi transformado em um presídio, onde ficou detida Maria Antonieta, a ex-rainha da nação francesa. Na ponta da ilha, está a Pont Neuf, que é a mais antiga da cidade, construída em 1578.

Por ser muito turística, a região também não é das mais baratas da cidade, mas ficar hospedado na área pode ser útil para economizar tempo andando de metrô.

Prático => Bilhete Conciergerie sem fila

 

Île Saint-Louis

Bairros residenciais em Paris
Île Saint-Louis é um bairro mais pacato em Paris | Foto: Milvus, via Wikimedia Commons.

A Île Saint-Louis, a outra ilha do Sena, é um bairro completamente residencial e, por esse motivo, extremamente charmoso. É um dos interessantes bairros de Paris.

Por ali não há pontos turísticos, mas os cafés e restaurantes costumam ser sempre muito disputados e, aos domingos, o bairro se transforma em um dos poucos endereços de Paris que se mantém animados. Isso porque nesse dia a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade fica fechada.

Na Île Saint-Louis se misturam moradores locais e turistas, em um vaivém tranquilo às margens do Rio Sena. É nessa ilha que está localizada a tradicional Sorveteria Berthillon, considerada por muitos o endereço do melhor sorvete de Paris.

Se o tempo estiver quente, vale descer até as margens do Sena com um pequeno lanche ou garrafa de vinho e aproveitar o sol, vivenciando um momento tipicamente parisiense. E para melhorar a experiência, leia também sobre os lugares para ver o pôr do sol em Paris.

Divertido => Passeio de segway em Paris

 

Saint-Germain-des-Prés

Pontos turísticos em Paris
Toda a beleza natural do jardim de Luxemburgo em Paris.

Saint-Germain-des-Prés (6° arr.) é um dos bairros mais visitados pelos turistas na capital da França e um endereço que não pode ficar de fora do seu roteiro.

É conhecida por ser uma região de intelectuais, já que no passado era frequentada por famosos escritores e ainda hoje atrai muitos visitantes curiosos para desbravar suas ruas. Por isso, em alta temporada, o bairro pode estar excessivamente lotado.

A região tem inúmeras galerias de arte, antiquários e algumas das pâtisseries mais famosas da cidade. Para quem gosta de sair às compras, nesse bairro fica a Rue de Rennes, um endereço com muitas lojas de departamento, como Zara, Fnac, H&M entre outras; sem contar também as de objetos de decoração e acessórios.

Na região também está o Le Bon Marché, que é um centro comercial pouco explorado pelos turistas, além da incrível loja de especiarias, a La Grande Épicérie, um dos melhores endereços gastronômicos de Paris.

Bem próximo da Rue de Rennes está o Jardim de Luxemburgo, um dos parques mais famosos e visitados da cidade, que é sem dúvida um passeio imperdível para se fazer em Paris.

Vale a pena? => Paris Pass

 

Les Halles

Principais atrações em Paris
Vista iluminada do Louvre em Paris.

O Quartier Les Halles (1° arr.) está no coração de Paris e pode-se dizer que é a região do “centrão” da cidade. Nele está localizada uma das mais importantes estações de transporte de Paris, a Chatelet Les Halles, onde passam todos os trens RER e outras importantes linhas que conectam a cidade. Veja como funciona o transporte público em Paris.

Nessa região, que fica colada ao Marais, está o Museu Centre Georges Pompidou, além de muitos cafés, restaurantes e lojas de diversos segmentos.

No mesmo arrondissement, fica um dos principais pontos turísticos de Paris, o Museu do Louvre. Ainda estão localizados nessa região essencial de Paris, o Jardin de Tuileries e o Palais Royal.

Se você está cogitando se hospedar nessa área, saiba que por se tratar de um bairro com bastante fluxo de turistas, também não é muito indicado para quem quer fugir do burburinho dos viajantes.

Incrível => Tour guiado pelo Museu do Louvre

 

Faubourg-du-Roule

Lugares mais visitados da França
Arco do Triunfo na Champs-Élysées.

O Quartier Faubourg-du-Roule (8° arr.) é um endereço de luxo e nele está localizada a rua mais famosa de Paris: a Champs-Élysées. Por esse motivo, conhecer a região é fundamental.

   
   

A Champs-Élysées é um destino de compras, repleta de lojas luxuosas e de grifes caras. O passeio por essa rua vale a pena, mesmo que você não tenha a intenção de comprar nada. Afinal, ir até Paris e não ver de perto um dos seus cenários mais explorados pelo cinema, não tem a menor graça, não é?

Se você está viajando com um orçamento baixo, também não é recomendado se hospedar ou simplesmente comer na região do Faubourg-du-Roule. Acredite, por ser um bairro nobre e turístico, tudo por ali custa bem mais caro do que em outras regiões da cidade.

A região contempla também outro monumento que é um ícone da cidade, o Arco do Triunfo. Se tiver tempo, suba até o topo para ter outro ponto de vista sobre a cidade. Gosta de explorar a cidade? Então confira alguns passeios diferentes em Paris.

Para passear por essa região, minha dica é começar a visita pelo Arco do Triunfo (vá até a estação de metrô Charles de Gaulle-Étoile, que sai bem aos seus pés), descer a Champs-Élysées e finalizar o passeio na Place de La Concordia.

O percurso tem aproximadamente 2,3 km e pode ser feito devagar, no seu ritmo, com algumas paradas pelo caminho.

Vista incrível => Entrada para o terraço do Arco do Triunfo

 

Faubourg-Saint-Germain

Cartões postais da França
Torre Eiffel é a a atração do bairro Faubourg-Saint-Germain.

Por fim, mas não menos importante, está a região do Faubourg-Saint-Germain (7° arr.), que é sem dúvida um dos bairros essenciais de Paris. É nessa área que fica nada mais nada menos do que ela, a estrela da cidade, a impressionante Torre Eiffel.

Outros pontos interessantes para se visitar nessa região são o Hôtel des Invalides e os museus Rodin e Orsay. A região é considerada bastante nobre, com construções imponentes e, por estar aos arredores da torre, tem preços altíssimos. Afinal, estamos falando de uma área em que é completamente movimentada pelo turismo.

Para quem quiser ter a experiência de fazer uma refeição em um restaurante de luxo e degustar a alta gastronomia francesa, nessa área não faltam opções. Aproveite e faça um tour pelos restaurantes com estrelas Michellin em Paris.

Também localizado na margem esquerda do Sena, o bairro não está muito distante do badalado Saint-Germain-des-Prés. Explorar a área a pé pode ser muito interessante para apreciar a torre de diferentes ângulos. E, por falar nisso, confira o post com as melhores vistas da Torre Eiffel.

Faça um tour caminhando pela região e deixe-se surpreender ao avistar a dama de ferro emoldurada pela paisagem das próprias ruas.

Prático => Ingresso sem fila para a Torre Eiffel

 

Como visitar os bairros essenciais de Paris

Além de linda e de oferecer verdadeiros tesouros turísticos em quase todas as suas regiões, Paris é também uma cidade extremamente privilegiada quando o assunto é transporte público.

Por esse motivo, existem inúmeras formas de visitar os principais bairros da cidade para descobrir o que fazer em Paris, de modo que você pode escolher ir de metrô, ônibus ou até mesmo de bicicleta.

No mapa de Paris, é possível checar quais são as principais linhas do transporte público que passam pelas regiões essenciais. É só clicar em cima dos ícones que representam o metrô ou o ônibus e conferir o nome ou número das linhas.

Ah, e se preferir visitar alguns pontos caminhando, lembre-se de calçar sapatos confortáveis. Para te inspirar a explorar a cidade, veja esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Paris:

:

Gostou das dicas ou conhece algum outro bairro essencial de Paris? Conte qual é o seu favorito nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *