Centro Georges Pompidou, Paris: história, ingresso e dicas

por Bruna Correia

Centro Georges Pompidou, Paris: história, ingresso e dicas

Se Paris é seu próximo destino, você não pode deixar de incluir o Centro Georges Pompidou no seu roteiro de viagem. O museu dedicado à arte moderna e contemporânea se configura como uma atividade essencial na capital francesa.

O Beaubourg, como é chamado pelos parisienses, vai te surpreender, assim como me surpreendeu, já no primeiro contato. Sua arquitetura bastante original é composta por canos e tubos coloridos visíveis e escadas rolantes na fachada do prédio.

O Centro Georges Pompidou possui uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea da Europa. É um lugar carregado de história e significado, sendo um dos monumentos mais democráticos da Cidade Luz.

Se você está em busca de informações como ingresso, história, espetáculos, como chegar, planta, obras de arte continue a leitura deste artigo, pois separei algumas dicas importantes pra você!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Melhor seguro viagem para a França »

 

Mapa do Centro Georges Pompidou

O Centro Georges Pompidou, também conhecido como Beaubourg, se localiza na rua San Martin, uma das ruas mais antigas da capital da França, no 4º arrondissement de Paris, próximo a Les Halles.

Ele é o terceiro monumento mais visitado entre os museus mais visitados de Paris, lista que abriga o Museu do Louvre e o Museu Rodin. A cidades inclusive, é palco dos museus mais famosos da Europa.

Todos esses famosos pontos turísticos de Paris, assim como a Torre Eiffel. No espaço se encontra o Museu Nacional de Arte Moderna, composto por seis pisos e a biblioteca pública.

Além disso, ainda possui um centro de investigação musical, salas de cinemas, lojas, salas de conferência e um restaurante.

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Centro Georges Pompidou »

 

História do Centro Georges Pompidou

centro georges pompidou analise
Construção do Centro Georges Pompidou em 1960 | Foto: Site oficial.

O Centro Georges Pompidou foi projetado por Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini e inaugurado em 1977.

Surgiu de um desejo do presidente Georges Pompidou de criar um espaço dedicação as artes contemporâneas dos séculos XX e XXI.

O Centro Pompidou ou Beaubourg, como também é conhecido, é um estabelecimento multicultural, que desde a sua criação tem como objetivo integrar uma série de atividades culturais como literatura, artes visuais, música e cinema.

A construção gerou algumas polêmicas e debates no início. O presidente Pompidou estava preocupado na década de 1970, pois Paris havia perdido seu posto como líder no cenário artístico mundial contemporâneo para Nova York.

centros culturais na frança
Fachada do Centro Georges Pompidou em 2015 | Foto: Site oficial.

Dessa forma, a construção de um centro multicultural seria uma maneira interessante para a capital francesa oferecer um lugar voltado para arte contemporânea e recuperar seu espaço reconhecido mundialmente.

Uma das prerrogativas principais do presidente Pompidou, além de criar um espaço que favorecesse todas as expressões artísticas modernas, era que o local fosse democrático que atendesse a todos os públicos e não só a elite.

Contudo, o desejo do presidente de criar um espaço popular desagradou alguns e gerou muitos debates. Inclusive, abriu-se um verdadeiro embate entre os partidários a favor da cultura popular contra os que eram a favor da cultura elitista.

Apesar dos confrontos, em 1977 o sucessor de Pompidou, Valéry Giscard d’Estaing, inaugurou o Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou.

centro georges pompidou plantas
Detalhe da fachada do Centro Georges Pompidou | Foto: Site oficial.

O burburinho da inauguração ressoou para além do território francês e contou com a presença de figuras políticas e culturais do mundo todo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Após a inauguração, a arquitetura do espaço gerou mais debates e controvérsias.

As escadas, tubos, passarelas e canos expostos, que são marca registrada do museu, surpreendeu muitas pessoas.

Os franceses adotaram rapidamente o Centro Georges Pompidou. No início de sua inauguração, era esperado receber 5000 visitantes por dia, mas o sucesso foi tão grande que o espaço recebia cinco vezes mais pessoas do que o previsto.

Em 1997 o centro foi fechado para uma reforma e reaberto no ano 2000.

Houve uma ampliação da sua área de superfície em mais de 8.000 m² e alguns novos espaços foram construídos para receber espetáculos de dança, teatro e apresentações musicais.

Atualmente, o Centro Georges Pompidou é um dos lugares mais visitados da capital francesa.

 

Como chegar no Centro Georges Pompidou

centro georges pompidou historia
Centro fica na Place Georges-Pompidou, Centro | Foto: Site oficial.

O Centro Georges Pompidou está situado na Place Georges-Pompidou (Rue Saint Martin), bem no Centro de Paris e é bem fácil chegar até ele.

Você pode utilizar o transporte público em Paris, é bem fácil se locomover pela cidade.

Algumas das opções mais utilizadas e acessíveis são:

   
  • Metrô: Rambuteau (linha 11), Hôtel de Ville (linhas 1 e 11), Châtelet (linhas 1, 4, 7, 11 e 14)
  • Ônibus: 29, 38, 47, 75
  • RER: Châtelet Les Halles (linhas A, B, D)

 

Como funciona

centro georges pompidou ingresso
Local funciona todos os dias.

O Centro Georges Pompidou abre todos os dias de 11 às 21 horas exceto às terças. A biblioteca pública abre de segunda à sexta de 12 às 22 horas, exceto as terças. Fim de semana e feriado o funcionamento é das 11 às 22 horas.

Os preços dos ingressos variam de acordo com as possibilidades de acesso ao museu. A tarifa de entrada do Museu Nacional de Arte Moderna e suas exposições é de 14 euros e a tarifa reduzida é de 11 euros.

Os ingressos para shows e espetáculos variam entre 10 e 18 euros. O acesso à Biblioteca de Informações Públicas (BPI) é gratuito.

Para quem quer fazer uma visita rápida no museu, existe um ingresso de 5 euros para apreciar a vista fantástica de Paris que o espaço oferece.

centro georges pompidou museu de orsay
Centro possui museu, cinema e biblioteca | Foto: Site oficial.

As sessões de cinema custam 5 euros e a tarifa reduzida 3 euros para menores 18 anos, pessoas com mobilidade reduzida, desempregados, entre outros.

Algumas sessões são gratuitas. O museu oferece entrada gratuita todos os primeiros domingos do mês, durante todo o ano, exceto para exposições temporárias. Vale checar se com o Paris Museum Pass a entrada é gratuita.

É importante sempre verificar os horários de visita e programação no site do museu antes da sua visita, pois alterações podem ocorrer durante o ano. Para mais informações sobre ingressos e tours, clique aqui.

 

O que fazer no Centro Georges Pompidou

pompidou arquiteto
Centro Pompidou possui mais de 100 mil obras de 6.400 artistas | Foto: Site oficial.

O Centro Pompidou, considerado uma maravilha arquitetônica de Paris por muitos, recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano para contemplar a programação do Pompidou.

Visitar o Centro Pompidou em Paris significa conhecer a terceira maior coleção de arte moderna e contemporânea do mundo, perdendo apenas para o “Museu de Arte Moderna” de Nova York e o ” Tate Modern “de Londres.

Nele você terá a possibilidade de descobrir mais de 100 mil obras de 6.400 artistas de todo o mundo. O espaço ainda oferece exposições temporárias e permanentes, cinemas, teatros e a primeira biblioteca pública da Europa.

O Museu Nacional de Arte Moderna abriga várias salas com exposições temporárias e permanentes, dividas ao longo dos seus seis pisos. Várias obras mundialmente famosas podem ser visitadas como Fontaine, de Marcel Duchamp.

pompidou significado
Atelier de Brancusi | Foto: gigi4791, via Creative Commons.

Outras obras icônicas de nomes como Picasso, Francis Bacon, Francisco Dalí, Julio Gonzalez, Pallock, Henri Matisse, Marc Chagall e Frida Kahlo.

De obras da arte contemporânea há trabalhos monocromáticos de Yves Klein, Niki de Saint Phalle e Jean Tinguely, Agam, Andy Warhol (um dos maiores representantes do pop art). Não deixe de visitar o atelier de Brancusi.

Ele e situa ao lado norte da praça Beaubourg. Brancusi foi um escultor romeno, que viveu grande parte de sua vida em Paris. O seu ateliê, que abriga ferramentas, obras e móveis, foi cedido para o governo francês e virou um museu.

 

Tours para o Centro Georges Pompidou

tours centro pompidou
Excursões para o Centro Georges Pompidou.

Uma maneira interessante de explorar o museu é por meio de visitas guiadas e excursões. Os tickets podem ser adquiridos pela internet, o que é um ponto positivo para todos aqueles que querem ganhar tempo e evitar filas.

A seguir, separei para você algumas opções de tours e excursões no Centro Georges Pompidou:

  • Georges Pompidou: excursão privada – Este ingresso promove o acesso prioritário as exposições, sem pegar fila. Além disso, você pode aproveitar da linda vista de Paris que o edifício oferece em um apasseio de 2 horas. O valor do ingresso é de 150 euros;
  • Excursão Guiada Sem Fila ao Centro Pompidou – Este ingresso inclui entrada sem fila no espaço, visita ao museu e um guia de turismo profissional. A duração do passeio é de cera de 2h30. O valor do ingresso é de 95 euros;
  • Passeio de ônibus com paradas em pontos abertos e cruzeiro no Sena – Esse é um passeio imperdível para todos que querem conhecer um pouco de todos os principais pontos turísticos da cidade. O passeio de ônibus passa por 45 pontos, entre eles o Centro Georges Pompidou. Além do passeio de ônibus, é oferecido um passeio de cruzeiro no rio Sena. O valor do ingresso é de a partir de 43 euros.

 

Hotéis perto do Centro Pompidou

onde ficar em Paris
Apartment WS Louvre – Etienne Marcel | Foto: Booking.

Se hospedar em Paris, como em toda cidade turística, tem um alto custo. Então é preciso pesquisar bem e com antecedência sobre onde ficar na Cidade Luz.

Se você deseja se hospedar perto do Centro Georges Pompidou, o 2º e 3º arrondissement podem ser boas opções próximas. A seguir confira algumas opções de hospedagem que separei para você:

   
  • Apartment WS Louvre – Etienne Marcel – Localizado a 1km do Centro Pompidou e a 800 metros do Louvre, este estabelecimento conta com quartos equipados com cozinha, área de estar, além de café da manhã servido no quarto. A diária é a partir de 82 euros;
  • Hôtel Des Fontaines – Este hotel está localizado a apenas 800 metros do Centro Georges Pompidou, no famoso quartier Marais e a 400 metros do Museu de Artes e Ofícios. A diária do hotel é a partir de 85 euros;
  • Hotel d’Orléans Paris Gare de l’Est – Situado no 2º arrondissement, este hotel fica a 1km do Centro Georges Pompidou. É um hotel mais simples, mais bem centralizado. O valor da diária é a partir de 72€.

 

Dicas do Centro Georges Pompidou

o centro georges pompidou mostra obras de arte de que século
Há diversos atrativos ao redor do Centro Georges Pompidou.

Para quem tem mais tempo e quer aproveitar ao máximo a visita ao Centro Georges Pompidou, uma pausa no restaurante do museu – Le Georges é uma boa alternativa para uma experiência completa.

A vista do restaurante, sem dúvidas, é um dos pontos fortes do restaurante.

O espaço serve refeições no almoço e jantar e oferece um cardápio variado, com opções que incluem diferentes carnes e pratos para vegetarianos.

Um espaço bem interessante próximo ao Centro é a esplanada em frente ao museu.

A população parisiense se apropria deste espaço de diversas formas e o ambiente é sempre animado por músicos, pintores fazendo retratos, atores e turistas que estão explorando os melhores passeios de Paris.

Outra atração que você não pode deixar visitar quando estiver passeando no museu é a Place Igor Stravinsky.

Criada em 1983 pelos artistas Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle a praça fica localizada ao lado direito do museu.

A praça é famosa pelas suas 16 esculturas coloridas e lúdicas, animadas por jatos de água que evocam o trabalho do famoso compositor russo que dá o nome a praça. É um espaço divertido que chama atenção de crianças e adultos.

 

Curiosidades do Centro Pompidou

roteiro na França
Complexo recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano | Foto: Site oficial.

Como todos os monumentos e espaços importantes do país, o Centro Georges Pompidou possui algumas curiosidades e fatos interessantes. Alguns deles são:

  • O centro Georges Pompidou é um dos espaços mais visitados na Cidade Luz. Estima-se que ele recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano;
  • Entre os arquitetos presentes no júri para a escolha do projeto do museu esteve nomes célebres como Oscar Niemeyer e Philip Johnson;
  • A biblioteca pública no interior do Centro Georges Pompidou é a maior biblioteca pública da Europa, recebendo cerca de 4.000 pessoas por dia.

 

Tudo sobre o Centro Georges Pompidou

O Centro Georges Pompidou é um lugar que conseguiu criar um elo entre todas as artes, do cinema ao desenho, por meio da música, design e escultura. É um dos espaços mais importantes de criação e oferta de arte moderna e contemporânea do mundo.

Além de suas exposições permanentes e temporárias, o Centro Georges Pompidou se destaca por abrigar a biblioteca pública mais importante da Europa com cerca de 400 mil documentos e salas de espetáculos e de cinema com mais de 100 mil espectadores/ano.

Sem mencionar o Instituto de Coordenação e Pesquisa Acústica/Música (IRCAM), que é o maior laboratório do mundo na pesquisa de música e som. Todos esses elementos fazem do museu um dos atrativos mais prestigiados e visitados de Paris.

Espero que este artigo possa te auxiliar no planejamento da sua visita ao museu e que logo, logo você possa visitar este que é um dos centros culturais mais importantes da França e do mundo.

Gostou das dicas e informações contidas neste artigo? Compartilhe para que possa servir como inspiração!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *